24 competências do QPCC - Questionário de Perfil de Competências

:

1) 2) 3) 4) 5) 6)

Domínio: Capacidade para determinar atividades a serem realizadas; Habilidade para comandar equipes; Exerce poder e autoridade sobre os demais; Capacidade de liderança natural. Energia: Tem boa vitalidade para as ações; Apresenta postura pró-ativa e realizadora; Age com certa impulsividade, mesmo sob forte pressão; Facilidade em emitir seus pareceres e opiniões. Competitividade: Disponibilidade para competir; Compara seus resultados com de outros; Seu objetivo é ser o melhor; Prefere atuar em ambientes regidos pela competição. Ambição: Evidencia esforços para alcançar os objetivos traçados; Busca bens materiais, status e reconhecimento social; Regido por forte obstinação; Visa alcançar altos ganhos, cargos e resultados. Decisão: Destemido, toma a ação sem hesitação; Assume riscos; Toma decisões com rapidez; Não perde as oportunidades. Otimismo: Acredita sempre que seu esforço apresentará o melhor resultado; Mantém disposição positiva nas mais variadas situações; Sua expectativa é sempre a melhor possível; Procura animar os outros para ir adiante.

7)

Raciocínio Lógico: Capacidade para abordar situações de forma lógica, sistemática e seqüencial; Expressa idéias bem fundamentadas; Busca embasamento conceitual na solução de problemas; Avalia as situações através de modelos lógicos.

8)

Estratégia: Analisa situações, considerando-as as como campos de batalha; Capacidade de lidar com múltiplas variáveis; Visão sistêmica de processos e resultados; Desenvolve estratégias sempre em sintonia com os interesses da empresa e mercado.

9)

Análise Crítica: É lógico e detalhista na análise criteriosa de todos os elementos que compõem uma situação; Chega a uma conclusão clara sobre o problema analisado; Habilidade em apresentar análise dos fatores, avaliando prós e contras das situações.

10)

Observação: Está atento todo o tempo ao que se passa ao seu redor; Atenção difusa: presta atenção em várias coisas ao mesmo tempo; Capacidade de ouvir, atendo-se as minúcias do ambiente; Percepção das mudanças ambientais.

11)

Detalhamento: Está atento e é cuidadoso com detalhes, assegurando que não existam lacunas no processo sob sua coordenação; Observa os mínimos detalhes em qualquer situação; Procura executar tarefas com perfeição; Preocupação com a apresentação e forma das tarefas.

12)

Concentração: Capacidade de se manter atento em uma determinada tarefa; Mantém-se alheio as interferências do meio até a finalização; Capacidade de terminar uma tarefa antes de iniciar outra; Habilidade para focar um objeto isoladamente para análise.

13) 14)

Conservadorismo: Fortes princípios estabelecidos; Resistente à mudanças; Estável e plenamente previsível; Cumpre à risca os modelos existentes. Disciplina: Ter auto-disciplina no cumprimento de suas tarefas; Cumpre prazos, sabendo administrar tempo e recursos; É disciplinado no trabalho e cumpre as determinações; Mantém a ordem no ambiente de trabalho.

15) 16)

Rotina: Facilidade de adaptação às tarefas previsíveis; Atua com disposição nas tarefas repetitivas; Cumpre tarefas rotineiras sem questionamento; Prima pelos padrões tradicionais. Organização: Atua através de métodos e sistemas pré-estabelecidos; Visa sempre a maior praticidade das coisas; Tem sempre em mente o começo, meio e fim das ações; Executa as atividades exatamente como foram planejadas.

17)

Persistência: Não desiste frente à obstáculos; Está sempre disposto para tentar novamente; Procura sempre uma nova solução; Motivado para buscar soluções.

18)

Autocontrole: Capacidade de controlar suas emoções diante de hostilidades e provocações; Bom equilíbrio entre racionalidade e emotividade; Plenamente equilibrado nas situações de estresse; Reage ponderadamente frente a pressões e imposições.

19)

Criatividade: Capacidade de pensar fora dos padrões estabelecidos; Consegue sair do fluxo comum do pensamento em busca de inovação; Busca sempre alternativas criativas para solucionar problemas.

20)

Independência: Age por impulso e sem restrições; Tem fé nas suas próprias idéias; Sente-se livre para pensar e agir. Não tem receio de ser cerceado; Identifica, antes dos outros, o que precisa ser feito; Toma a ação livremente diante de decisões difíceis.

21)

Companheirismo: Capacidade natural de desenvolver empatia; Facilidade de relacionamento interpessoal; Relaciona-se com facilidade em todos os níveis sociais; Companheiro ideal fazendo aumentar o comprometimento das pessoas nas ações

22)

Sociabilidade: Facilidade para criar e estabelecer laços e vínculos sociais; Busca sempre a interação social; Capacidade para promover a interação de grupos sociais; Age pela simpatia e capacidade natural de liderança.

23)

Persuasão: Poder de argumentação assertiva; Perspicácia de maneira a conseguir convencer o outro; Habilidade para convencer as pessoas em todos os aspectos; Capacidade para conseguir o apoio dos outros para idéias, propostas, projetos e soluções.

24)

Comunicação: Facilidade de verbalização dos pensamentos e sentimentos; Sabe ouvir e responder adequadamente; Capacidade para perceber e interpretar comunicações não verbais e o clima do ambiente; Habilidade para planejar e fazer comunicações orais e escritas.
Resultado dos Questionários: Candidato: Empresa: Recrutamento: Processo Teste Fulano da Silva

10/10/2006

Questionário de Perfil de Competências

Os resultados deste questionário serão apresentados em duas dimensões. A seguir, apresentamos a descrição do perfil do candidato, que é o resultado da distribuição das competências.
Perfil Dominante: Perfil Competitivo Dominador Perfil de Apoio: Perfil Organizado Conservador

Avaliação

Sente-se como capaz de conquistar grandes coisas e luta por atingir altos ganhos e cargos na vida profissional. Gosta de delegar tarefas e cobrar resultados, e sente-se confortável em posições de comando com certa propensão a impor suas idéias aos outros. Não permite que convenções interfiram nos seus interesses de progresso e crescimento, mas, apesar disto, é admirado pelos seus esforços e determinação em conseguir o que quer, pelos seus ideais quase inatingíveis e pelos projetos extravagantes. Ambiciona a construção de empresas que estabeleçam procedimentos, e propiciem a conquista de realizações. Preocupa-se muito com a construção de algo que possa ser traduzido por lucros. Para você os rendimentos e os bens materiais têm a mesma importância. A obra a que se dedica é um meio de afirmar-se no mundo como alguém que construiu efetivamente algo estável. O objetivo de seu trabalho é a criação de um império pessoal voltado para a satisfação e o lucro. Agora apresentamos o resumo da análise das competências, que mostra claramente a origem da descrição do perfil na soma das pontuações das competências de cada perfil.
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA Soma das Pontuações Competência Avaliada Perfil Competitivo Dominador Domínio Energia 0 0 0 0 0 0 9 11 15 7 10 13 20 20 20 20 20 20 Pontuação (Máximo de 20 pontos)

65

Competitividade Ambição Decisão Otimismo Perfil Racional Analítico Raciocínio Lógico Estratégia

0 0 0 0 0 0

6 14 6 7 9 9

20 20 20 20 20 20

51

Análise Crítica Observação Detalhamento Concentração

Perfil Organizado Conservador Conservadorismo Disciplina 0 0 0 0 0 0 9 12 9 15 7 12 20 20 20 20 20 20

64

Rotina Organização Persistência Auto Controle

60

Perfil Criativo Participativo Criatividade Independência 0 0 7 14 20 20

Companheirismo Sociabilidade Persuasão Comunicação

0 0 0 0 7 8 9

15

20 20 20 20

Finalmente, apresentamos o detalhamento qualitativo de cada uma das competências.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA Competência Avaliada Pontuação (Máximo de 20 pontos)

Perfil Competitivo Dominador 0 13 20

Domínio Pontos: 13

Avaliação: Facilidade para comandar a realização de atividade, exercendo boa liderança na condução de equipes. 0 7 20

Energia Pontos: 7

Avaliação: Pouca impulsividade em suas ações. Tende a reações mais lentas, preferindo a tranqüilidade. 0 10 20

Competitividade Pontos: 10

Avaliação: Mediano nível de competitividade. Esporadicamente, costuma comparar-se aos demais, não tendo necessidade de se destacar e nem ser o melhor. 0 9 20

Ambição Pontos: 9

Avaliação: Mediano grau de ambição. Aprecia o que é bom, porém, por ser moderadamente ambicioso, não é sistemático em seus esforços para consegui-lo. 0 11 20

Decisão Pontos: 11

Avaliação: Moderada habilidade em tomar decisões, fazendo-o apenas quando requisitado para tal. Caso não seja solicitado, tende a permanecer na retaguarda. 0 15 20

Otimismo Pontos: 15

Avaliação: Boa dose de positivismo, tendendo a esperar sempre o melhor resultado de seus esforços. No entanto procura certificar-se constantemente dos obstáculos presentes.

Perfil Racional Analítico 0 6 20

Raciocínio Lógico Pontos: 6

Avaliação: Apresenta pouco interesse em abordar problemas de forma lógica, sistemática e seqüencial. Tende a sentir esta tarefa como enfadonha. 0 14 20

Estratégia Pontos: 14

Avaliação: Facilidade em agir em sintonia com as estratégias da empresa e

mercado, identificando oportunidades e propondo ações. No entanto, pode perder-se, às vezes, em meio a muitas variáveis. 0 6 20

Análise Crítica Pontos: 6

Avaliação: Dificuldade em realizar análise criteriosa dos elementos que compõem as situações, mas pode aplicar-se se pressionado. 0 7 20

Observação Pontos: 7

Avaliação: Baixa capacidade de atenção difusa, não se atentando ao que se passa ao seu redor. Tende a ficar envolvido em suas próprias idéias. 0 9 20

Detalhamento Pontos: 9

Avaliação: Mediana capacidade de lidar com detalhes. Mas se dedica a eles quando é requisitado. Em algumas situações existirão falhas pelo fato de não se prender a este quesito 0 9 20

Concentração Pontos: 9

Avaliação: Mediana capacidade de concentrar-se em uma determinada atividade. No entanto, quando lhe é exigido dedica-se a uma tarefa de cada vez.

Perfil Organizado Conservador 0 7 20

Conservadorismo Pontos: 7

Avaliação: Apresenta certa resistência às mudanças que lhe são impostas, entretanto, aceita sem grandes questionamentos. 0 12 20

Disciplina Pontos: 12

Avaliação: Apresenta moderada capacidade para aceitar regras e limites, para administrar seu tempo, assim como para cumprir prazos necessários. Necessita de incentivo constante para tal. 0 9 20

Rotina Pontos: 9

Avaliação: Moderada capacidade de trabalhar com tarefas rotineiras e previsíveis, mas pode a elas se aplicar, se for necessário. No entanto, tende a cansar-se facilmente. 0 15 20

Organização Pontos: 15

Avaliação: Facilidade para atuar regido por métodos e sistemas preestabelecidos buscando, quase sempre, maior praticidade na consecução das ações. 0 12 20

Persistência Pontos: 12

Avaliação: Moderada capacidade para enfrentar os obstáculos. Moderada disposição para avaliar a situação e tentar novamente. 0 9 20

Auto Controle Pontos: 9

Avaliação: Moderada capacidade para controlar suas emoções. Moderado equilíbrio entre a entre racional e a mente emocional. Pode perder o controle emocional se levado a extremos.

Perfil Criativo Participativo 0 14 20

Criatividade Pontos: 14

Avaliação: Facilidade para pensar fora dos padrões estabelecidos, consegue sair dos limites do usual em busca do novo. No entanto tende a retornar ao tradicional e rotineiro quando suas idéias não são bem aceitas. 0 7 20

Independência Pontos: 7

Avaliação: Apresenta certa dificuldade de agir por si só, de maneira independente. Não sente confiança em seu julgamento pessoal, mas pode emití-los se for solicitado. 0 15 20

Companheirismo Pontos: 15

Avaliação: Facilidade em estabelecer e manter empatia com as pessoas com quem mantém relacionamentos interpessoais.Na maioria das vezes, é afetivo e interessado nos outros. 0 9 20

Sociabilidade Pontos: 9

Avaliação: Tem moderada capacidade para estabelecer e manter contatos sociais. Tende a se socializar com grupos mas torna-se retraído se for colocado em evidência. 0 8 20

Persuasão Pontos: 8

Avaliação: Tem certa dificuldade de argumentação e de perspicácia para persuadir as pessoas com a quais interage. Não confia muito em suas idéias, e acredita que os outros não estão interessados nela. Tende a não se esforçar muito para convencer. 0 7 20

Comunicação Pontos: 7

Avaliação: Apresenta certa dificuldade em verbalizar seus pensamentos e sentimentos, assim como, de ouvir e responder adequadamente. No entanto prefere mais ouvir do que falar, pois o risco de erros é menor.

Habilidade Verbal
Este questionário de habilidade verbal avalia a rapidez e a precisão do(a) respondente em lidar com palavras e construções verbais. A habilidade verbal é exigida em questões de comunicação verbal, e em silogismos específicos, nos quais são avaliadas a maior ou menor facilidade que tem para "pensar com palavras e conceitos".
Resultado dos Questionários: Candidato: Empresa: Recrutamento: Processo Teste Fulano da Silva 10/10/2006

Habilidade Verbal Em relação a população de 10182 participantes anteriores: seu desempenho foi melhor ou igual a 90.85% dos participantes anteriores, e pior que 9.15%.
Total de pontos deste questionário: Total de pontos do candidato:

25 20

Apresenta grande facilidade em compreender relações conceituais e também em se expressas através de palavras e construções verbais. Provavelmente terá alto desempenho em tarefas que exijam constante trabalho com textos e comunicações verbais. É provável que aprecie muito utilizar a linguagem verbal e a comunicação, muito empenhado no estilo e clareza verbal em seu trabalho.

Habilidade Numérica
Este questionário de habilidade numérica avalia a capacidade do(a) respondente lidar com valores numéricos. A habilidade numérica é exigida em questões aritméticas e em sequências numéricas específicas, nas quais são avaliadas a maior ou menor facilidade que tem para "pensar com números". Não se avalia neste questionário a "inteligência" de modo geral, mas apenas a habilidade para lidar com unidades e valores numéricos.
Resultado dos Questionários: Candidato: Empresa: Recrutamento: Processo Teste Fulano da Silva 10/10/2006

Habilidade Numérica Em relação a população de 10003 participantes anteriores: seu desempenho foi melhor ou igual a 94.45% dos participantes anteriores, e pior que 5.55%.
Total de pontos deste questionário: Total de pontos do candidato:

25 20

Apresenta grande facilidade em compreender relações numéricas e questões que envolvam elementos aritméticos. Provavelmente terá alto desempenho em tarefas que exijam constante trabalho com cálculos e procedimentos matemáticos. É provável que aprecie muito resolver problemas que envolvam cálculos, muito empenhado na rapidez e precisão em seu trabalho.

Inteligência Emocional
O questionário de avaliação de Inteligência Emocional foi desenhado com base na teoria das Inteligências Múltiplas, conforme as indicações de Campbell et alii (2000), entendendo-se inteligência emocional como o composto de duas inteligências da teoria de base: a inteligência interpessoal e a intrapessoal: Inteligência Intrapessoal: 1. Autocontrole Emocional 2. Equilíbrio entre Razão e Emoção 3. Capacidade de Auto Percepção Inteligência Interpessoal: 4. Capacidade de Empatia com os Outros 5. Capacidade de Manipulação do Ambiente Emocional. 6. Capacidade de Adaptação ao Ambiente Emocional 7. Expressão Adequada dos Próprios Sentimentos
Resultado dos Questionários: Candidato: Empresa: Recrutamento: Processo Teste Fulano da Silva 10/10/2006

Inteligência Emocional
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 0 Autocontrole Emocional Equilíbrio entre Razão e Emoção Capacidade de Auto Percepção Capacidade de Empatia com os outros Capacidade de Manipulação do Ambiente Emocional Capacidade de Adaptação ao Ambiente Emocional Expressão Adequada dos Próprios Sentimentos 84,92 % 80,60 % 85,58 % 53,04 % 25 50 75 100

77,09 %

18,37 % 53,99 %

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Autocontrole Emocional

Você consegue manter-se controlado e bem nas situações mais difíceis. Sua grande habilidade em controlar e adequar as emoções é notada por aqueles que o conhecem e para você o equilíbrio pessoal é muito importante. Você consegue manter-se objetivo e racional nas situações mais difíceis. Sua grande habilidade em controlar e adequar a s emoções para que não interfiram em seu raciocínio lógico é notada por todos. Você valoriza a razão em suas decisões. Você tem a habilidade de perceber todos os seus movimentos emocionais, quais emoções estão brotando em um determinado momento e o que fazer

Equilíbrio entre Razão e Emoção Capacidade de Auto Percepção

com elas. Sua facilidade em ouvir os próprios sentimentos é percebida por todos que o conhecem e você valoriza o auto conhecimento. Você geralmente percebe as dificuldades e necessidades dos que o rodeiam. Preocupa-se com as pessoas e procura ser empático para com todos, no entanto se você estiver imerso em muitas preocupações pessoais, pode negligenciar o pedidos de auxílio dos outros, pois tende a voltar-se muito para si nestes momentos. Você sente facilidade em contornar situações ansiosas ou ameaçadoras. Consegue manter-se isolado do clima emocional negativo do ambiente e tem grande habilidade em modificar este clima a seu favor, ou para um clima mais ameno. Sua habilidade me manipular o ambiente é notável e você sempre se utiliza desta capacidade para proveito próprio ou do grupo. Você sente muita dificuldade em adaptar-se ao clima emocional do momento. Geralmente está tão imerso em si mesmo que não percebe como está o ambiente e tende a agir de forma inadequada. Muitas vezes pode passar “os pés pelas mãos” e colocar-se em situações muito constrangedoras perante o grupo. Você sente certa facilidade em expressar os seus sentimentos. Geralmente eles são expressos de maneira adequada ao ambiente e às pessoas presentes. Às vezes você pode ser considerado um pouco dramático ou extravagante, mas isto não chega a perturbar o ambiente em que você está. Esta postura pode facilitar seu contato adequado com grupos mais refinados de pessoas ou colegas de trabalho.

Capacidade de Empatia com os outros

Capacidade de Manipulação do Ambiente Emocional

Capacidade de Adaptação ao Ambiente Emocional

Expressão Adequada dos Próprios Sentimentos

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful