P. 1
batori

batori

|Views: 2|Likes:
Published by Túlio Vianna

More info:

Published by: Túlio Vianna on Jul 12, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/12/2010

pdf

text

original

Pesquisa

Biblioteca
Alertas de segurança Biblioteca Certificação Digital Entrevistas Fraudes na Internet Livros ISO/IEC 27001 NBR ISO/IEC-17799 Você Sabia ? Dicas Segurança para Aplicação Sistemas operacionais Sites de segurança SPAM Temas Jurídicos Trabalhos Acadêmicos Vírus para Celular Vírus de computador Vulnerabilidades Wireless

Entrevistas
Túlio Vianna em entrevista exclusiva ao site da Batori Security

Batori Security: Qual foi a sua motivação para atuar na área de direito
eletrônico?

Túlio Vianna: Decidi seguir a carreira acadêmica e para ingressar no curso de mestrado em Ciências Penais, precisava escolher um tema para meu projeto de dissertação. Como não havia praticamente nada escrito sobre criminalidade informática, optei pelo tema, já que desde adolescente eu tive contato com computadores. Felizmente a dissertação foi muito bem aceita e acabou sendo publicada como livro, com o título "Fundamentos de Direito Penal Informático".

Batori Security: Quais são as dificuldades que os alunos do curso de direito encontram para atuarem na área de direito eletrônico?

Túlio Vianna: Eu diria que o maior obstáculo à especialização na área é a escassez de professores do curso de Direito habilitados a orientarem trabalhos de conclusão de curso sobre o tema. O ideal seria que os professores com doutorado, em regra mais experientes na pesquisa jurídica, começassem a pesquisar o tema, para orientar novos mestres que por sua vez orientariam alunos de graduação e de pós-graduações lato sensu. Infelizmente tenho notado justamente o contrário: alunos de graduação ou de cursos de especialização escrevendo seus trabalhos de conclusão de curso sobre o tema sem qualquer orientação metodológica. É como se na Faculdade de Medicina as pesquisas de desenvolvimento de um medicamento para uma nova doença fossem confiadas a alunos de graduação ou residentes.

Batori Security: Qual a importância da aproximação dos especialistas em segurança da informação e os especialistas em direito eletrônico?

Túlio Vianna: Esta aproximação é necessária, pois não há como se legislar ou julgar assuntos relacionados à informática sem uma assessoria direta de especialistas da área tecnológica. Creio que esta interdisciplinariedade ocorrerá naturalmente, como já vem ocorrendo.

Batori Security: Após um trabalho de perícia forense aplicada à

informática, foram identificados os estelionatários que roubavam informações confidencias através do uso de vírus de computador. Quais são os obstáculos que os advogados encontram para provar que foi exatamente aquela pessoa que criou o vírus ou até mesmo realizou transferências bancárias de forma indevida?

Túlio Vianna: A grande dificuldade da maioria dos advogados é a falta de familiaridade com o próprio computador e com termos técnicos da área. Não estou falando de um conhecimento profundo de informática, pois isto não interessa ao advogado, mas sim ao perito. Eu não preciso ser médico para entender um laudo de necropsia, mas devo saber distinguir ao menos um coração de um pulmão. O problema é que a maioria dos advogados, promotores e juízes não é capaz de distinguir um disco rígido de uma placa de rede e aí não há como entender o laudo.

Batori Security: Segundo dados do Comitê Gestor da Internet brasileira, o número de fraudes na Internet cresceu 856% no primeiro semestre de 2004. No aspecto jurídico, quais são os fatores que podem contribuir para a diminuição dos crimes cometidos através do uso do computador?

Túlio Vianna: Eu não sei como eles chegaram a estes números e duvido muito que eles expressem a realidade, pois a maioria dos crimes informáticos sequer deve chegar a conhecimento das autoridades.

A lei atual prevê punição para a maioria dos crimes informáticos. A principal exceção é o acesso não autorizado a sistemas computacionais que ainda não é crime, mas já há um projeto de lei em fase adiantada de tramitação no Congresso prevendo a sua tipificação. Não creio, no entanto, que o problema esteja na lei. Temos um problema antes de tudo cultural. Os usuários não cuidam de seus dados com o mesmo cuidado que cuidam de suas carteiras e enquanto não houver esta mudança cultural, o número de delitos só tende a aumentar.

Batori Security: Qual é a sua recomendação para os futuros advogados que pretendem atuar na área de direito eletrônico?

Túlio Vianna: Não se especializem em Direito Informático, pois ele não existe. Não é porque uma compra e venda seja realizada pela Internet que ela deixa de ser regida pelo Direito Civil. Os impostos sobre esta transação também continuarão sendo regulados pelo Direito Tributário. E se o comprador usar o número de um cartão de crédito de terceiro para realizar a compra sem a autorização deste, será punido pelo Direito Penal.

Em um futuro próximo a maioria dos atos jurídicos será praticada direta ou indiretamente através de computadores e não haverá especialistas em Direito Informático, pois todos os advogados

saberão lidar com este tipo de caso que será regra e não exceção. Portanto, meu conselho para todo estudante de Direito é: especialize-se na área do Direito em que tiver maior afinidade e aprenda ao menos conceitos básicos de informática, pois muito em breve todo Direito será informático.

Túlio Vianna é Doutorando em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), onde também se bacharelou (1999). Professor de Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e assessor do Desembargador Erony da Silva da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Autor do livro Fundamentos de Direito Penal Informático (Forense, 2003) e e co-autor dos livros Internet Legal: o Direito na Tecnologia da Informação (Juruá, 2003), Direito da Informática: temas polêmicos (Edipro, 2002) e Informática e Internet: aspectos legais internacionais (Adcoas, 2001).

Contato: prof@tuliovianna.org

Mais informações: http://www.tuliovianna.org/
Batori Software & Security - Fone (11) 5084-0071

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->