Orientações científicos

gerais

para

a

produção

de

textos

Profa. Dra. Luci Bonini

1. O trabalho deve obedecer às normas de apresentação de trabalhos acadêmicos da UMC: - formatação: margens, fontes, elementos, pré – textuais e textuais; - citações; - referências bibliográficas em ordem alfabética; - etc. OBS: A não obediência às normas da ABNT contidas no Manual da UMC elimina a possibilidade de o acadêmico ir à Banca Examinadora.
2. Qualquer trecho utilizado indevidamente sem

citação do autor ou plágio de livros e/ou outros trabalhos ou artigos publicados na WEB elimina a possibilidade do acadêmico ir à Banca Examinadora. trabalho será avaliado pela equipe de orientadores que observarão os seguintes quesitos: pertinência do tema e desenvolvimento adequado do conteúdo, relacionando-o ao tema; - sequência de capítulos que dêem organicidade ao trabalho; - adequação do discurso acadêmico: utilização de argumentos de autoridade adequados para a fundamentação teórica; - correção linguística: fazer a revisão ortográfica, acentuação, concordância e regência. OBS: a) Nova ortografia: http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm b) Erros mais comuns na língua portuguesa:
http://www.vestibular1.com.br/revisao/r240.htm 3. O

c) Utilizar um dicionário de sinônimos ou de idéias afins a fim de evitar repetições de palavras ou expressões; d) Observar se o título de cada capítulo sintetiza o assunto tratado; e) Aconselho que se coloque uma introdução de cada capítulo de modo que o leitor tenha uma noção do que será lido; f) Da mesma forma encerrem o capítulo com uma síntese, anunciando o próximo de modo que o leitor faça os “ganchos” necessários; g) Não deixar títulos ou subtítulos soltos no final da página, fica sem sentido; h) Introdução: a estrutura da introdução também foi discutida em sala, cada acadêmico recebeu o exemplo; i) O correto é Considerações Finais e não Conclusão j) Citações Diretas
Da mesma forma que Sousa Santos (2002; 35:36) questiona: “É possível substituir o Oriente pela convivência multicultural? É possível substituir o selvagem pela igualdade na diferença e na autodeterminação? É possível substituir a natureza por uma humanidade que a inclua?”

k) Citações indiretas
Nos fenômenos tecnológicos, Marx, apud Feenberg (2005) previu corretamente que as tecnologias seriam aplicadas inicialmente no setor privado, e que sua aplicação seria exportada muito tempo depois para o setor público influenciando campos da administração, saúde e educação.