Os Sete Corpos do Homem

Os Sete Corpos do Homem A nomenclatura clássica e universalmente adotada da divisão Setenária do Homem, conforme podemos encontrar em autores como Helena P. Blavatsky, Anne Besant, Leadbeater, Alice Baylei, Jinarajadasa, P.Pavri Earlyne, Chaney, Dion Fortune, J.C.Chatterji, Paul Sinnet e outros. Estes corpos são, em ordem ascendente: Físico, Etérico, Astral, Mental Inferior, Manásico (Mental Superior), Búdico e Átmico, que em seu conjunto constituem quaternário e o ternário, a PERSONALIDADE (Físico, Etérico, Astral e Mental Inferior) e a INDIVIDUALIDADE (Mental Superior, Búdico e Átmico). 1 - O Corpo Átmico É o Corpo onde reside a Mônada (centro de força do Logos) humana, nosso Deus Oculto que nos dá a Vida e a Autoconsciência.

2 - O Corpo Búdico A palavra buddhi vem do sânscrito e traduz-se por sabedoria. Este é o corpo da Sabedoria divina, da intuição, dos lampejos divinos e dos sentimentos superiores. É a contraparte superior do Corpo Astral ou Emocional. É a sede do Amor Incondicional pelo Criador e pelo próximo, da Renúncia, do Perdão, da Pureza, da Síntese, da Unidade.

ou seja. analítico. É o veículo das emoções. da força vital universal (o Ki do ReiKI). que pode ligar-se à Fonte Suprema e captar diretamente o Conhecimento Universal. Ali residem os pensamentos nossos de cada dia. autopiedade etc. corresponde exatamente à matéria física que a interpenetra. ou Corpo Manásico). ou Corpo Crístico). egoísta. 5 . Neste corpo reside o nosso Anjo Solar. Tem a forma ovóide e é constituído de radiações coloridas que os videntes descrevem quando observam a aura. sede do Amor Universal incondicional. O amor terreno que vibra egoisticamente.O Corpo Etérico É o veículo do prana.O Corpo Manásico. ou Corpo Mental Superior ou Corpo Causal É o corpo da nossa Mente Abstrata. Nos homens mais primitivos sua constituição áurica é grosseira. calculista. o indivíduo sublima este corpo e começa a ligar-se à sua contraparte superior. A sua contraparte superior é o CORPO MENTAL SUPERIOR (Mental Abstrato. 6 . ou nosso Eu Superior. com necessidade de posse. À medida que evoluiu e seus sentimentos começam a se expressar nos subplanos superiores. ele contém nossos processos mentais. as preocupações. ou Corpo Causal. cada variedade de matéria física atrai matéria astral de densidade correspondente. É a ponte entre o corpo físico e o corpo astral. ou nosso Mestre Interno. Inversamente. Este corpo absorve o prana ou vitalidade e o distribui pelo corpo físico. . enquanto que as três subdivisões superiores constituem o imortal MENTAL SUPERIOR ou CORPO MANÁSICO. nossas idéias e geralmente aparece aos videntes na forma de uma auréola dourada. transmitindo a consciência dos contactos e as sensações físicas ao corpo astral. desejos e paixões.O Corpo Astral O Corpo astral interpenetra o corpo etérico.3 . ou Corpo Búdico (ou Corpo Intuicional. das emoções fortes. o raciocínio prático. ciúmes. sem esforço intelectual de qualquer natureza Neste corpo atuam os Mestres. 4 . desejos e paixões. filósofos e gênios que trazem novas revelações ou novos aspectos da Verdade Universal à Humanidade. É a sede dos instintos. Este corpo possui 7 subdivisões. tem origem nesse corpo. lógico.O Mental Concreto ou Corpo Mental Inferior É o veículo do pensamento. enfim o tipo de pensamento que gera carma e mantêmnos afastados de TRÍADA SUPERIOR. A prática da meditação é a principal porta de acesso a este corpo. Com uma estrutura mais sutil e menos definida. Estas subdivisões ou subplanos inferiores constituem propriamente o MENTAL INFERIOR. que é dissolvido em cada encarnação.

O Corpo Físico Serve para nos manifestarmos no plano tridimensional.também transmite a consciência astral e dos corpos superiores ao cérebro físico e ao Sistema Nervoso. 7 . chamado comumente plano denso. Ele é o laboratório. através dele poderemos trabalhar nossa evolução . que é onde a matéria tem sua completa manifestação. É claro que este veículo é adaptado para este plano físico.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful