Informática

Sumário
Conceitos Básicos.................................................................................................................................... 03 Windows................................................................................................................................................... 21 Word......................................................................................................................................................... 59 Excel......................................................................................................................................................... 77 Power Point............................................................................................................................................. 107 BrOffice....................................................................................................................................................119 Redes, Internet e Segurança.................................................................................................................. 133

Técnico Bancário

1

Informática

2

Técnico Bancário

Conceitos Básicos

Conceitos Básicos

Conceitos Básicos

Conceitos Iniciais
Hardware
Compõe a parte física dos computadores, os equipamentos. O teclado, mouse, vídeo, impressora, disco rígido, são alguns exemplos de hardware.

Peopleware
Compõe a parte humana, são as pessoas que de alguma maneira estão interagindo com os outros elementos da informática. Os usuários, técnicos, analistas de sistemas, programadores, são alguns exemplos de peopleware.

Disco Flexível

Disco Rígido

Software
Compõe a parte lógica dos computadores. Os programas, arquivos, sites da Web, são alguns exemplos de software.

Software básico
Tipo de programa de computador que fornece as instruções básicas e fundamentais para o funcionamento de um computador e seus componentes. Também funciona como suporte para que outros programas possam ser executados. Os sistemas operacionais como o Windows, Linux e Unix são exemplos de software básico.

Questão

1

Software utilitário
Com a utilização constante dos computadores, alguns de seus componentes podem apresentar perda de desempenho que retardam a obtenção dos resultados no tempo e na forma desejada. Os programas utilitários auxiliam os usuários na realização da manutenção do sistema, permitindo melhorias no desempenho do computador e de seus componentes. O desfragmentador de disco e os antivírus são exemplos de software utilitário.

Software aplicativo
Os aplicativos são programas utilizados constantemente pelos usuários e que o auxiliam na realização das tarefas mais corriqueiras. Normalmente possuem funções específicas como editar textos, promover a realização de cálculos automatizados, composição de apresentações multimídia, tratamento de imagens, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico, entre tantas outras. O Word, Excel, Power Point, Outlook são alguns exemplos de aplicativos.

Técnico Bancário

5

Conceitos Básicos

Linguagem Binária
A linguagem dos computadores que pode assumir somente dois estados:

ou

Bit (Binary Digit)
É a menor e mais simples unidade de informação de um computador. O Bit pode assumir somente dois valores: 0 ou 1. O agrupamento dos Bits geram mais possibilidades. Exemplo: 2 bits = 4 possibilidades

Para realizar o cálculo das possibilidades do agrupamento dos bits, utilize: - BASE 2 sempre - ELEVADO no número de bits agrupados Exemplo: 8 bits

28 = 256
É muito comum utilizar os bits para medir: - Qualidade de cor: 8 bits; 16 bits; 24 bits; 32 bits. - Taxa de transferência de dados: 56 Kbps; 2 Mbps. - Tamanho da palavra do processador: 32 bits; 64 bits.

Byte (Binary Term)
Utilizado para medir quantidade de memória. 1 Byte é equivalente ao agrupamento de 8 bits.

1 Byte = 8 bits
Exemplo de utilização dos bytes: - Tamanho de arquivo: 45KB; 4MB - Capacidade Memória RAM: 256MB; 512MB; 1GB; 2GB - Capacidade Disco Rígido: 80GB; 160GB; 250GB; 500GB

Questão

2

A quantidade de CD-RW de 650 MB que pode ser gravada em um DVD-RW de 4,7 GB corresponde, em valor arredondado, a (A) 723. (B) 138. (C) 72. (D) 14. (E) 7.

6

Técnico Bancário

Conceitos Básicos

Componentes de Hardware

Questão

3

É a placa mais importante de um computador. Nela estão localizados o processador, a memória e diversas interfaces. É conhecida por (A) storage. (B) motherboard. (C) slot. (D) driver. (E) Bios.

Gabinete
Caixa normalmente metálica ou plástica para montagem de diversos componentes de um computador. Normalmente é confundido com CPU, no entanto o gabinete NÃO É a CPU. ON-BOARD: quando alguns componentes (circuitos de áudio, vídeo, modem) estão embutidos na Placa Mãe e não em placas separadas que são encaixadas nos Slots. OFF-BOARD: quando alguns componentes (circuitos de áudio, vídeo, modem) estão encaixados na Placa Mãe em placas separadas através dos slots.

Placa Mãe (Motherboard)
É a placa mais importante do computador. Nela estão instalados e conectados os diversos componentes, entre eles o Processador. Normalmente se encontra instalada dentro do Gabinete. Possuí diversos SLOTS, que são os encaixes para conexão das placas expansoras, como: placa de vídeo, placa de rede, etc. Soquete é o encaixe na Placa Mãe para conexão do Processador. Portas são os encaixes na Placa Mãe para conexão de componentes que ficam na parte externa do gabinete. Chipset: Sua função é realizar a comunicação entre os diversos componentes do computador com a CPU. Normalmente o Chipset é formado por dois chips chamados de Ponto Norte e Ponte Sul.

Questão

4

Uma placa de hardware, tal como placa de vídeo, placa de som ou placa de rede, por exemplo, que fica “dentro” da placa-mãe e não pode ser retirada é uma placa (A) Host. (B) Slave. (C) Offboard. (D) Onboard. (E) Guest.

Técnico Bancário

7

Conceitos Básicos

CPU
É a Unidade Central de Processamento. O cérebro do computador.

RISC e CISC
CISC Complex Instructions Set Computer
- Instruções Complexas. - Necessitam de vários ciclos para serem executadas. - Grande quantidade de instruções.

RISC Reduced Instructions Set Computer
- Instruções reduzidas. - Processadas com apenas um ciclo. - Menor quantidade de instruções. - Mais utilizado em servidores e Workstations. Atualmente processadores de Pcs são híbridos, contendo CISC e RISC no mesmo processador.

A CPU é estruturada da seguinte maneira: UC: Unidade de controle: Comanda e controla o processamento ULA: Unidade Lógica e Aritmética: Realiza o processamento propria-mente dito. Registradores: Tipo de memória destinada ao armazenamento de dados e resultados interme-diários que são proces-sados na ULA.

Barramentos do Processador
Dados
Caminho utilizado para transferir os dados de um local para outro.

Endereços
Indica qual é a posição de memória a ser acessada.

Controle
Transitam sinais de sincronização.

Processadores
Fabricantes
Existem diversos fabricantes, os dois principais com alguns de seus modelos de processadores são: - Intel: Celeron; Pentium4; Core2Duo; Core2Quad - AMD: Semprom; Athlon

Questão

5

Qual componente do computador é conhecido como seu cérebro, capaz de executar as instruções que fazem a máquina funcionar? (A) Monitor. (B) Memória. (C) Controladora de vídeo. (D) Controladora de hardware.

(E) Unidade central de processamento.

Clock
Principal medida de desempeno do processador. Indica a freqüência de processamento (ciclos por segundo). Exemplos: 900Mhz; 2Ghz.

Questão

6

32 e 64 bits
Indica a quantidade de dados que podem ser processados por ciclo do processador. Exemplo: 32 bits; 64 bits.

Analise as seguintes afirmações relativas à UCP – Unidade Central de Processamento, ou processador, de um computador. I. Um processador, além da capacidade de realizar leituras e gravações na memória, deve ser capaz de comunicar-se com o usuário. Ele deve ser capaz de ler dados provenientes do teclado, mouse e outros dispositivos de saída de dados, bem como transferir dados para o vídeo, impressora e outros dispositivos de entrada de dados. II. O processador possui um barramento de dados, através do qual trafegam os dados que são transmitidos ou recebidos pelo barramento de endereços. III. O processador utiliza o barramento de endereços para indicar qual é a posição de memória a ser acessada. IV. Os processadores possuem, além do barramento de dados e de endereços, o barramento de controle. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

8

Técnico Bancário

Conceitos Básicos

Periféricos
Componentes que estão na periferia. São utilizados para a entrada e saída de dados que serão ou foram processados pela CPU. Os periféricos podem ser divididos em: - Entrada - Saída - Entrada e Saída

Questão

7

Os periféricos podem ser considerados como dispositivos de ligação entre o computador e o mundo exterior. Desta forma, podemos classificar os periféricos como de entrada, de saída ou de entrada e saída. Dentre os periféricos apresentados abaixo, qual pode ser considerado como de entrada e saída simultaneamente? a) Teclado b) Mouse c) Scanner d) Monitor e) Unidade de disco flexível

Periféricos de Entrada
Permitem a entrada ou envio de dados e instruções para CPU processar.

Teclado
Com ele o usuário realiza a entrada de textos e comnados no computador. ABNT ou ABNT2 são modelos de layout normatizados para a utilização no Brasil. Possuem como base o padrão internacional QWERTY. Os teclados mais utilizados possuem como código base para o intercâmbio de dados o código ASCII (American Standard Code for Information Interchange). PS/2 e USB são as conexões mais utilizadas para teclados nos computadores atuais.

Outros Periféricos de Entrada
Microfone
Envia os sons do ambiente externo para a placa de som.

Mouse
Dispositivo apontador que se deslocado em uma superfície movimenta o cursor na tela do computador. Também possui botões para a realização de tarefas determinadas, principalmente em anbientes gráficos como o Windows. PS/2 e USB são as conexões mais utilizadas. No Windows, por padrão, o botão esquerdo é o botão primário e o botão direito é o botão secundário.

Web cam
Captura as imagens em movimento ou estáticas e as envia para o computador.

Leitor de código de barras
Envia as informações do código identificado para o computador.

Scanner
Realiza a digitalização de imagens. Transforma imagens, documentos, materiais gráficos etc, em informação e dados digitais que podem ser manipulados por computador. A digitalização de imagens transforma esta em uma armação de pixels (pontos que formam uma imagem digital) que poderão ser manipulados e utilizados pelos diversos aplicativos. É muito comum o uso de softwares OCR (Reconhecedor óptico de Caracteres) em associação com o Scanner para a transformação de imagens digitais em caracteres que poderão se manipulados pelos editores de texto. É conectado ao computador normalmente pela porta PARALELA, USB e SCSI.

Leitora de cartões magnético
Faz a leitura de cartões, enviando a informação para o computador.

Questão

8

O periférico que apenas permite a saída de informações (unidade exclusivamente de saída) é: (A) o scanner. (B) o disquete. (C) a plotter. (D) o teclado. (E) o mouse.

Técnico Bancário

9

Conceitos Básicos

Periféricos de Saída
Realizam a saída ou recebimento dos dados já processados pela CPU.

PostScript
Linguagem de descrição de páginas criada pela Adobe e suportada pela grande maioria das impressoras atuais. O uso de PostScript melhora muito o desempenho do processo de impressão, tanto em textos como em imagens.

Impressoras:
Dispositivos que imprimem dados, texto e imagens em papel ou outros suportes. As impressoras mais utilizadas são as: - Não Impacto: Jato de Tinta Laser

Driver
Programa de computador que permite ao sistema operacional o controle e a comunicação de um dispositivo específico, como uma impressora, scanner, mouse, placa de vídeo, entre outros.

- Impacto: Matriciais.

Outros Periféricos de Saída
Caixas de som
Transmite os sinais sonoros emitidos pelo computador para o meio externo.

Projetor multimídia (Datashow)
As impressoras são normalmente conectadas na porta Paralela, SCSI e USB. Algumas impressoras de pequeno porte são conectadas na porta Serial Rs232. As impressoras de grande porte são conhecidas como PLOTTER. Amplia imagens oriundas do computador em um anteparo. Normalmente utilizado para a realização de apresentações multimídia.

Questão

9

Analise as seguintes afirmações relativas a impressoras. I. Uma impressora Laser PostScript só permite a impressão de texto. Quando configurada com PostScript nível 2, permite a impressão em alta velocidade. II. Uma impressora compartilhada conectada a um computador de uma rede local poderá ser utilizada por outros computadores desta mesma rede. III. A única possibilidade de se conectar uma impressora a um computador é por meio da porta serial RS232 do computador. IV. Um driver de impressora é um aplicativo que permite que outros programas utilizem uma impressora particular sem a necessidade de conhecimento de detalhes específicos de seu hardware e de sua linguagem interna. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

Nas impressoras a resolução é medida em DPI (pontos por polegada). A velocidade de impressão pode ser medida em: - CPS (caracteres por segundo) - LPM (linhas por minuto) - PPM (páginas por minuto)

10

Técnico Bancário

Conceitos Básicos Vídeo (Monitor)
Vídeo Touch Screen
Principal periférico de saída em um computador é responsável por aprensetar as informações visualmente na tela. São apresentados em tamanhos variados como: 14, 15, 17, 19, 20, 22 polegadas. A resolução é medida em PIXELS (pontos que formam a imagem): 640X480 pixels, 800X600 pixels, 1024X768 pixels, 1280X1024 pixels, 1600x1200 pixels. Os dois principais tipos são: - CRT (Tubo de Ráios Catódicos) Os monitores mais comuns, que possuem um volume bem maior. Um canhão emite feixes de elétrons que atingem a camada de fósforo, gerando a imagem na tela. Um dos parâmetros que determinam a qualidade neste tipo de monitor é a distância entre os pontos da tela, chamada de Dot Pitch. Quanto menor o Dot Pich, melhor será a qualidade da imagem. Entrelaçados: A imagem é formada (varredura) com o feixe de elétrons percorrendo primeiro as linhas pares e depois as ímpares. Não-Entrelaçados: A imagem é formada com o feixe de elétrons percorrendo a cada ciclo uma linha da tela. Vídeos com a tela sensível ao toque, funcionando como um teclado. Esse tipo de monitor é considerado periférico de entrada e saída.

Questão

11

Componente interno de uma CPU: a) Disco Rígido b) Mouse c) Teclado d) Unidade de Controle e) Impressora

- LCD (Cristal Líquido) Monitores bem mais finos e leves pois não apresentam o tubo de imagens. Os pontos que formam a imagem estão fisicamente incorporados na tela e a distância entre pontos de cores similares é chamada de Questão Grille Pitch.

12

Questão

10

Corresponde a hardware a) o antivírus, a CPU e a leitora de CD. b) o disco rígido, o sistema operacional e o pen drive. c) o disquete, a leitora de DVD e programa backup. d) a CPU, o barramento de memória e o modem. e) o barramento de memória, o browser e o disco rígido.

Técnico Bancário

11

Conceitos Básicos

Periféricos de Entrada e Saída
Permitem a entrada de dados e instruções para CPU processar e também a saída de dados já processados pela CPU.

Partição
Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados na partição.

Disco Rígido (Winchester, Hard Disk, HD)
Unidade de armazenamento magnético, identificado também como memória auxiliar, de massa ou secundária. Quando desligamos o computador o disco rígido não perde seus dados, e por isso é utilizado para armazenar os diversos arquivos e programas. Os dados são armazenados e localizados pelo sistema nestas unidades através da informação da localização dos setores, cilindros e cabeças. Atualmente os tamanhos mais comumente encontrados para estas unidades variam entre 20GB, 40GB, 80GB, 160GB, 250GB e 500GB, embora valores menores e maiores que estes possam ser encontrados. Os discos giram em velocidades muito altas que são medidas em RPM (Rotações por minuto). Os mais encontrados variam de 5400, 7200, 10000, 15000 RPM. Normalmente estão conectados através dos barramentos IDE ou ATA, SATA, SCSI e os externos através de conexões USB. A formatação física é realizada pelo fabricante. A formatação lógica pode ser realizada pelo usuário.

Cluster
Em armazenamento de dados, a menor quantidade de espaço em disco que pode ser alocada para manter um arquivo. Todos os sistemas de arquivos usados pelo Windows organizam discos rígidos com base em clusters, que consistem em um ou mais setores contíguos. Um cluster também é chamado de unidade de alocação.

Questão

13

Disco Flexível (Disquete)
Dispositivo de armazenamento magnético. Os dados são armazenados e localizados pelo sistema nestas unidades através da informação da localização do setor, trilha e face. Atualmente o tipo mais utilizado é o disquete de 3,5 polegadas que possui capacidade de armazenamento nominal de 1,44MB. Estrutura dos discos O usuário poderá realizar a formatação física e também a formatação lógica. Os disquetes possuem um dispositivo que permite a proteção dos dados. Quando este dispositivo está aberto, torna o disquete protegido bloqueando possíveis gravações e evitando que os dados sejam excluídos acidentalmente.

Em um disquete de 1,44 MB, é possível armazenar: a) 40 arquivos de 1MB b) 30 arquivos de 15 KB c) 10 arquivos de 2 MB d) 6 arquivos de 300 KB e) 1 arquivo de 0,5 GB

Setor

Trilha

Zip Drive
Discos magnéticos de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 100MB, 250MB e 750MB.

12

Técnico Bancário

Conceitos Básicos CD e DVD
Conhecidos como dispositivos de armazenamento óptico, utilizando tecnologia laser para gravar e ler os dados Algumas mídias ópticas utilizadas: ROM (Read Only Memory): não pode ser gravado pelo usuário, permitindo apenas a leitura dos dados. R (Recordable): permite uma única gravação na área que já foi gravada, não permitindo regravações. RW (Re-Write): permite gravações e regravações. Em relação a capacidade de armazenamento de dados: CD: 650, 700 e 800 MB DVD: 4,7 GB, 8,5 GB, 9,4 GB, 17 GB Algumas unidades só realizam a leitura dos dados, outras, são capazes de realizar a leitura e gravação.

Questão

14

A parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado denomina-se a) trilha. b) setor. c) partição. d) cilindro. e) seção.

Fitas Backup
Fitas magnéticas com acesso seqüencial, utilizada para armazenamento de dados. Exemplos são as fitas DAT, DDS.

Blu-Ray
Novo disco de armazenamento óptico, desenvolvido por um grupo de empresas lideradas pela Sony, com a intenção de se tornar o padrão para substituir os atuais DVDs. Capacidade entre 25 GB e 50 GB.

Questão

15

Dispositivo de acesso seqüencial é a) o disquete. b) o zip drive. c) a fita magnética. d) o CD-ROM. e) o DVD-ROM.

Pen Drive
Pequeno dispositivo de armazenamento de dados contendo memória FLASH e conexão USB. Capacidade de armazenamento normalmente encontrada: 128MB, 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, 8GB, 16GB, 32GB.

Questão

16

Técnico Bancário

13

Conceitos Básicos

Memórias
ROM (Memória Somente de Leitura)
Memória que permite apenas a leitura dos dados por parte do usuário. Quem escreve no componente com memória ROM é o fabricante. É uma memória Não-Volátil (Não depende da energia elétrica para manter os dados armazenados), sendo assim, é considerada memória permanente. É utilizada para armazenar programas e dados para o controle do computador, com instruções para o funcionamento interno do mesmo.

Memória FLASH
Evolução da memória EEPROM que permite ser escrita e apagada inúmeras vezes pelo próprio usuário sem a utilização de equipamentos especiais e apenas nos dados desejados. Muito utilizada nos dias de hoje em: PEN DRIVE, aparelhos de MP3, Cartões de Memória. Em algumas Motherboard o BIOS se encontra armazenado em um chip com memória Flash, permitindo assim sua fácil atualização.

Tipos de memória ROM
MROM - Rom Mascarada Tipo de ROM que é gravada durante o processo de fabricação. Gravada através de uma espécie de negativo (máscara) contendo as conexões elétricas. Não permite regravações e também não permite que seus dados sejam apagados. PROM - Memória ROM programável. Permite que o fabricante realize a escrita dos dados uma vez, mas não permite uma nova escrita de dados, pois não pode ser apagada. EPROM - Memória ROM programável e apagável. Tipo de memória ROM que pode ter seu conteúdo apagado através da emissão de raios ultra-violeta com a utilização de equipamentos especiais para este fim, podendo então ser novamente programada. EEPROM - Memória ROM programável e apagável elétricamente. Tipo de memória ROM que pode ter seu conteúdo apagado através da emissão de corrente elétrica, podendo então ser novamente programada. Normalmente na memória ROM são armazenados os seguintes programas: - BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) Programa que está armazenado em um Chip de memória ROM ou Flash. Fornece as instruções básicas para o funcionamento do sistema e determina o que um computador pode fazer sem acessar programas de um disco. Possui códigos requeridos para controlar teclado, dispositivos de vídeo, de armazenamento, entre outros. - POST: (Power-on Self Test) Programa inicializado pelo BIOS que faz a verificação automática e teste dos componentes básicos do sistema (memórias, unidades). - SETUP Programa que também está armazenado nesta memória e é utilizado para que o usuário possa realizar as configurações do sistema que posteriormente serão lidas pelo BIOS.

CMOS
Como a memória ROM é somente leitura, criou-se um pequeno espaço de memória volátil, de leitura e escrita, conhecida como memória de configuração, chamada CMOS. Esta memória armazena as configurações do SETUP e por ser volátil seus dados são mantidos por uma pequena bateria instalada na placa-mãe para que não sejam perdidos quando o computador é desligado.

Questão

17

Análise as definições abaixo: I. Tipo de memória ROM que pode ser apagada e reprogramada, através da exposição do chip a uma intensa radiação ultravioleta. II. Padrão de interface muito utilizado para conexões de disco rígido, scanners, impressoras, CD-ROM e outros dispositivos que necessitem de altas taxas de transferência de dados. III. Barramento serial que aceita a conexão simultânea de até 127 periféricos. Essas definições correspondem correta e respectivamente,a a) EEPROM, IDE, FIREWIRE b) EPROM, SCSI, USB c) PROM, IDE, USB d) FEPROM, SCSI, FIREWIRE e) EEPROM, ATA, AGP

14

Técnico Bancário

Conceitos Básicos

RAM (Memória de Acesso Aleatório)

Cache
Memória de pequena quantidade, porém de grande velocidade. Memória que armazena dados temporariamente para que estes sejam carregados mais rapidamente quando solicitados pelo processador. Como esta memória é mais rápida que a memória RAM, se os dados necessários para o processamento estiverem nesta memória serão carregados mais rapidamente do que se tiverem que ser carregados da memória RAM. Normalmente os computadores apresentam dois níveis de memória Cache no próprio processador (L1 e L2), mas podem apresentar até 4 níveis (L3 e L4).

Conhecida como Memória Principal, a memória RAM é volátil, os dados precisam de energia elétrica para serem mantidos. Memória de leitura e escrita responsável por manter os dados que estão em processamento. Atualmente possui capacidade de armazenamento que varia mais comumente nos seguintes valores: 128MB, 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB.

Encapsulamentos
SIMM/30

Tipos de memória RAM
SRAM Memória RAM estática. Rápida porém com custo de produção muito alto. Utilizada como memória Cache.

SIMM/72

DRAM Memória RAM dinâmica. Custo inferior em relação a memória RAM estática. Esta memória é mais lenta que a SRAM, tem consumo maior de energia e precisa de reforços elétricos (refresh). É o tipo de memória RAM mais utilizados nos computadores atuais. VRAM Também conhecida como memória de vídeo, é a memória RAM utilizada nas placas de vídeo.
DIMM/168

Tecnologias
FPM DRAM (Fast Page Mode) Memória utilizada principalmente na década de 80 e que utilizam encapsulamentos SIMM/30 e SIMM/72.
DIMM/184

EDO DRAM (Extended Data Out) Evolução da memória FPM muito utilizada na década de 90. Módulos SIMM/72 e DIMM/168. SDRAM (Syncronous DRAM) No fim da década de 90 este tipo de memória substituiu as memórias EDO. Encontradas no encapsulamento DIMM/168. Este modelo de memória é sincronizada. DDR SDRAM (Double Data Rate) Evolução da memória SDRAM, realizando o dobro de operações por ciclo do clock. Encapsulamento DIMM/184 Existem novos tipos como DDR2 e DDR3 que apresentam melhorias de desempenho e encapsulamento DIMM/240. RDRAM (Rambus DRAM) Pouco utilizadas, surgiram a partir do ano 2000 com encapsulamento RIMM/184.
DIMM/240

RIMM/184

Técnico Bancário

15

Conceitos Básicos

Memória Secundária ou auxiliar
Conceito aplicado para designar a memória dos dispositivos de armazenamento. Armazena os dados em caráter permanente, por ser não volátil, os dados permanecem, mesmo na ausência de energia elétrica. Os dispositivos mais comuns conceituados como memória secundária são: Disco rígido, disquetes, fitas magnéticas, Cds, DVDs.

Questão

19

O tipo de memória de acesso aleatório que armazena programas em execução e que sofre operações de escrita e leitura é : (A) EEPROM. (B) EPROM. (C) RAM. (D) ROM. (E) PROM.

Memória Virtual
Em algumas situações os programas necessitam de mais memória RAM do que a instalada no computador. Nestas situações o sistema pode realizar um armazenamento temporário para executar programas que precisem de mais memória RAM do que ele tem. Os dados do programa que não cabem atualmente na memória do computador são salvos em arquivos de paginação no disco rígido. Como estes arquivos são apenas uma simulação da memória real, recebem a denominação de memória virtual.

Questão

20

Em relação à constituição básica do microcomputador, Cache, RAM e ROM são tipos de: (A) Monitor. (B) Memória. (C) Processador. (D) Controladora de vídeo. (E) Controladora multimídia.

Questão

21

A guarda permanente e adequada das informações rotineiramente trabalhadas em um microcomputador deve ser feita gravando os dados A) na CPU. B) na memória RAM. C) na memória EPROM. D) na memória ROM. E) em uma mídia rígida ou removível.

Questão

18

Questão

22

A principal diferença entre um processador de 450 MHz equipado com memória cache e um segundo, também de 450 MHz, sem memória cache, está na a) velocidade de acesso ao disco rígido. b) velocidade de acesso à memória RAM. c) capacidade de armazenamento na memória RAM. d) velocidade final de processamento. e) velocidade de acesso à Internet.

16

Técnico Bancário

Conceitos Básicos

Barramentos
FSB (Front Side Bus)
Caminho que liga o processador ao Chipset. Freqüência de 266 MHz, 400 MHz, 533 MHz, 800 Mhz ou mais.

Questão

23

Atualmente as placas-mãe dos computadores baseados no IBM-PC possuem um conector chamado AGP, onde é possível conectar: a) interfaces em geral; b) interfaces do tipo IDE; c) interfaces do tipo SCSI; d) unidades de disco rígido (HD ou hard disk); e) somente placas (adaptadores ou interface) de vídeo.

Barramento da Memória
Barramento que liga o Chipset a memória RAM.

ISA (Industry Standard Architecture)
Foi muito utilizado como o padrão principal para a conexão de placas de expansão (adaptadoras) com a placa-mãe, porém, nos dias de hoje não é encontrado nas placas mais recentes. Conexões de placas de modem, vídeo, rede, som, entre outras. Taxa de transferência: 16 MB/s (128 Mbps)

PCI (Peripheral Component Interconnect)
Barramento que substituiu o barramento ISA para placas de expansão, por ser mais rápido e eficiente. Utilizado para conexão de placas de modem, rede, som e vídeo. Incorporou a tecnologia Plug and Play (capacidade do sistema em reconhecer automaticamente o componente de hardware conectado). Taxa de transferência: 133 MB/s

AGP (Accelerated Graphics Port)
Barramento usado exclusivamente para placas de vídeo. Mais velocidade para placas de vídeo. Também possui a tecnologia Plug and Play. Taxa de transferência: 266 MB/s a 2133 MB/s

Questão

24

PCI Express
Barramento recente que pretende substituir o PCI e o AGP por ser mais rápido. Utilizado para conexão de placas de modem, rede, som e vídeo. Taxa de transferência: 250 MB/s a 4000 MB/s

IDE (Integrated Device Electronics)
Barramento utilizado para conexões de unidades de disco: HD, CD, DVD. Normalmente encontramos dois slots IDE na placa-mãe: o primário e o secundário. Em cada barramento é possível conectarmos dois dispositivos simultaneamente com a utilização de um cabo Flat que pode ter 40 ou 80 vias. Identificamos os dispositivos conectados no barramento IDE como Master (Mestre) ou Slave (Escravo). Taxa de transferência: 66 MB/s, 100 MB/s, 133 MB/s

Analise as seguintes afirmações relativas a componentes básicos de um computador. I. A memória RAM pode ser lida ou gravada pelo computador e outros dispositivos. II. A memória virtual é utilizada para armazenamento temporário, visando à execução de programas que precisam de mais memória, além da principal. III. Paginar significa mover as partes da memória ROM usadas com pouca freqüência como memória de trabalho para outra mídia armazenável, geralmente o CDROM. IV. As memórias ROM e Cache têm a mesma velocidade de acesso em computadores mais modernos, desde que o processador tenha sido configurado para utilizar a memória virtual como intermediária entre a memória RAM e o HD. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II d) I e III b) II e III c) III e IV e) II e IV

Técnico Bancário

17

Conceitos Básicos

SCSI (Small Computer System Interface)
Barramento utilizado para conexões principalmente de unidades de disco: HD, CD, DVD. Mas pode também ser utilizado para conexão de Scanners e Impressoras. Pouco utilizado em computadores domésticos (pessoais), mas muito utilizado em servidores, pois embora as unidades SCSI sejam mais caras, possibilitam melhor desempenho. Taxa de transferência: 320 MB/s

Questão

25

SATA (Serial Advanced Technology Attachment)
Utilizado para conexão de unidades de disco rígido. Barramento muito encontrado nas motherboards atuais por permitir velocidades maiores em relação ao barramento IDE e custo menor em relação ao SCSI. Taxa de transferência: 150 a 300 MB/s

A Unidade de Disco Rígido e a Unidade de DVD utilizam para o armazenamento e leitura dos dados respectivamente um processo a) magnético e óptico. b) óptico e magnético. c) óptico e visual. d) criptográfico e visual. e) criptográfico e óptico.

Barramento Paralelo
Barramento antigo para conexão de impressoras, scanners, unidades de armazenamento externo Zip Drive). Usam conectores do tipo DB-25 na conexão com o computador e Centronics na conexão com o periférico. LPT1 e LPT2 - termos que se referem as portas paralelas. Taxa de transferência: 1,2 MB/s

Questão

26

Analise as seguintes afirmações relativas às características das memórias cache e virtual. I. A memória virtual é normalmente gerenciada e controlada pelo processador, enquanto a memória cache é gerenciada e controlada pelo sistema operacional. II. Os sistemas de memória cache podem ser divididos em duas classes: as L1, de tamanho fixos, denominadas páginas, e as L2, de tamanho variável, denominadas segmentos. III. O tempo de acesso a uma memória cache é muitas vezes menor que o tempo de acesso à memória virtual. IV. A capacidade máxima de armazenamento da memória cache que um computador para uso pessoal pode alcançar é menor que a capacidade máxima de armazenamento que a memória virtual, para o mesmo computador, pode alcançar. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

Barramento Serial (RS-232)
Barramento antigo com pouca utilização nos dias atuais. Usam conectores do tipo DB-9 e DB-15. Utilizado para conexão de mouse, modem, impressoras de pequeno porte. COM1 e COM2 termos que se referem as portas seriais.

PS/2
Barramento serial utilizado para conexão de Mouse e Teclado. Conhecido também como Mini-DIN, pois os teclados também podem ser conectados em um padrão DIN que é similar ao PS/2 porém usando um conector maior. Taxa de transferência de 14,4 KB/s.

18

Técnico Bancário

Conceitos Básicos

USB (Universal Serial Bus)
Barramento serial que permite a conexão de até 127 periféricos simultâneamente. Possui a capacidade de reconhecimento de conexões de hardware a quente (hot plug and play), ou seja, com a máquina ligada. Utilizado na conexão de mouse, modem, pen drive, impressoras, scanners e diversos outros tipos de periféricos. O cabo USB normalmente apresenta conectores diferentes nas duas extremidades. O conector A (maior) que é conectado na porta USB e o Conector B (menor) é conectado no periférico. O Hub USB é um equipamento que permite a ampliação do número de portas USB do computador, similar a função de um “T” utilizado nas tomadas elétricas. O padrão USB 1.1 permitia taxas de transferência da ordem de 1,5 MB/s. O padrão UBS 2.0 (atual) já permite taxas de transferência de 60 MB/s.

Questão

27

O tipo de memória que não tem o seu conteúdo apagado quando o computador é desligado é conhecido por: a) RIM b) REM c) RAM d) ROM e) Cache

Firewire (IEEE 1394)
Barramento que permite a conexão de até 63 periféricos ao computador. Barramento muito veloz, no entanto ainda pouco encontrado nos computadores atuais. Muito utilizado para conexão de equipamentos multimídia: Filmadoras, Equipamentos de Som e instrumentos musicais. Taxa de transferência: * Firewire 400 = 50 MB/s * Firewire 800 = 100 MB/s

Bluetooth
Tecnologia de conexão de componentes sem fio. Conexão de impressoras, teclados, mouse, entre outros. Aceita distâncias até 10 metros. Utiliza radiofreqüência de 2,4 Ghz.

Técnico Bancário

19

Conceitos Básicos

Tipos de computadores
PC (Computador Pessoal)
Computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal.

Desktop
Computador pessoal conhecido como computador de mesa.

Notebook ou Laptop
Computador portátil e leve permitindo transporte fácil para diferentes lugares. Os dispositivos são mais integrados.

PDA, Handheld ou Palmtop
Computador de dimensões reduzidas.

WORKSTATIONS (Estação de Trabalho)
Usadas para trabalhos que necessitam de maior poder de processamento do que os computadores pessoais.

MAINFRAME
Computador de grande porte, usado para processar um grande volume de dados.

20

Técnico Bancário

Windows

Windows

Windows

Área de Trabalho (Desktop)
O Windows XP é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft que oferece uma interface gráfica entre usuário e computador para a realização de operações através de janelas, ícones, atalhos e outros recursos.

A área de trabalho é a tela na qual são exibidos janelas, ícones, menus e caixas de diálogo. A Área de trabalho também conhecida como desktop está presente enquanto o Windows estiver ativo. Os componentes da Área de Trabalho como o plano de fundo, os atalhos, a barra de tarefas, entre outros, podem ter sua aparência e posição alterados de acordo com as configurações determinadas por cada usuário. CTRL + ALT + DEL Aciona o gerenciador de tarefas

Atalho Ícone

Barra de Inicialização Rápida Botão Iniciar

Botões das Aplicações Carregadas

Área de Notificação

Barra de Tarefas

Relógio
Questão

1
Se o usuário posicionar o ponteiro do mouse sobre o relógio na barra de tarefas, será exibido a data do sistema. Duplo-clique no relógio exibe as propriedades de Data e Hora.

No Windows, ao se clicar sobre as teclas “Windows+Break” o que acontece? A) Nada acontece. B) Aparece uma mensagem de erro “Tecla Inválida”. C) O computador é desligado. D) É mostrada a janela de Propriedades do Sistema. E) Se no momento em que as teclas forem clicadas estiver sendo efetuado, por exemplo, um download este é imediatamente interrompido.

Técnico Bancário

23

Windows

Atalhos
Vínculo para qualquer item acessível no seu computador ou em uma rede, como um programa, um arquivo, uma pasta, uma unidade de disco, uma página da Web, uma impressora ou outro computador. Você pode colocar atalhos em várias áreas, como na área de trabalho, no menu Iniciar ou em pastas específicas. A criação ou exclusão de atalhos não interfere no arquivo ao qual está vinculado. Na área de trabalho os atalhos normalmente são identificados por uma seta na parte inferior.

Ícones
São figuras (símbolos) que representam algo. Ex. podem representar pastas, unidades, arquivos, atalhos, áreas específicas, programas, entre outros.

Barra de Tarefas
A barra que contém o botão Iniciar e aparece, por padrão, na parte inferior da área de trabalho. Você pode clicar nos botões da barra de tarefas para alternar entre os programas. Também pode ocultar a barra de tarefas, movê-la para os lados ou para a parte superior da área de trabalho e personalizá-la de outras maneiras. Também podem aparecer ícones de aplicativos que ficam ativos sem estar associados a nenhuma janela como antivirus e agendas. É possível mover a barra de tarefas para os quatro lados da tela. ALT + TAB - Alterna entre as janelas carregadas qual vai ficar ativa.

Área de Notificação

Se encontra a direita da barra de tarefas, exibe a hora e também pode conter atalhos que forneçam acesso rápido a programas, como Controle de volume e Opções de energia. Outros atalhos podem aparecer temporariamente, fornecendo informações sobre o status de atividades. Por exemplo, o ícone de atalho da impressora é mostrado depois que um documento foi enviado para a impressora.

Botões da barra de tarefas

Questão
Botão que aparece na barra de tarefas e corresponde a um aplicativo que está sendo executado. Quando o usuário abre um aplicativo em uma janela do Windows é criado um botão que representa essa janela na Barra de Tarefas. O Windows permite que diversas janelas sejam carregadas, no entanto apenas uma poderá ser a janela ativa. As janelas carregadas estão sempre prontas para serem utilizadas, bastando para isso, que o usuário coloque a janela desejada como janela ativa. Janela ativa é aquela que recebe a atenção do usuário. Exemplo: Quando você digita algo no teclado, é na janela ativa que os caracteres digitados aparecerão. Principais formas para deixar uma janela ativa: - Clicar no botão correspondente da janela na Barra de Tarefas do Windows. - Clicar diretamente em alguma área da janela. - Pressionar a sequência de teclas ALT + TAB que alterna a janela “Ativa” entre as janelas carregadas.

2

Qual das declarações sobre um atalho de ação específica é verdadeira? A) O menu deve estar aberto. B) Você precisa saber os pressionamentos de teclas exatos. C) É muito lento. D) A janela Ajuda deve estar aberta. E) O Windows não possui tecla de atalho.

24

Técnico Bancário

Windows

Menu de Contexto ou Menu de Atalho
Menu que é exibido quando o usuário pressiona o botão direito do mouse (na confuguração padrão) em diversas áreas do Windows. Permite um acesso rápido as principais funções que podem ser realizadas no ítem clicado. É chamado de contexto pois dependendo do local onde se clica é exibido um menu com diferentes opções.

Lixeira
A lixeira é uma área especial do disco reservada para armazenar arquivos e pastas excluídos do sistema. Quando o usuário deleta um arquivo na verdade está apenas movendo-o para a lixeira. Assim a deleção de arquivos não libera espaço em disco. O espaço somente será liberado quando o usuário acessar a lixeira e esvaziar a mesma. Quando um arquivo é excluído do disco rígido ele fica armazenado temporariamente na lixeira. Isto permite que o arquivo seja recuperado em caso de engano.

Questão

3

No Windows pode-se excluir um item selecionado sem que ele vá para a lixeira. Para que isto aconteça basta: A) Pressionar as teclas Shift+Delete (teclar “Delete” enquanto se mantém pressionada a tecla “Shift”). B) Pressionar a tecla “Delete”. C) Pressionar as teclas Ctrl+Delete (teclar “Delete” enquanto se mantém pressionada a tecla “Ctrl”). D) Pressionar a tecla Backspace. E) A afirmativa está incorreta, pois, sempre que um item é deletado ele é enviado para a lixeira.

Lixeira vazia

Lixeira com conteúdo

DELETE - Envia para a lixeira SHIFT + DELETE - Exclui o arquivo imediatamente do Disco Rígido sem passar para a lixeira. Se houve um engano na exclusão de um arquivo ou pasta é possível restaurar na opção “Arquivo”, “Restaurar” ou clicando com o botão direito e escolhendo “Restaurar” no Menu de atalho. A restauração de um arquivo é feita no caminho original. Se a pasta C:\CONTABILIDADE tiver sido excluída com todos os seus arquivos e um arquivo desta pasta for restaurado, a pasta será recriada e conterá apenas este arquivo. Se o objetivo é eliminar permanentemente os arquivos ou pastas deve-se abrir a janela “Lixeira” e excluir novamente o arquivo ou pasta. A operação “Esvaziar a lixeira” disponível na janela ou no “Menu de atalho” ( clicando-se com o botão direito ) elimina todos os arquivos e libera espaço em disco. Os itens excluídos de um disquete ou de uma unidade de rede são excluídos permanentemente e não são enviados para a Lixeira. Quando a Lixeira está cheia, o Windows automaticamente limpa espaço suficiente nela para acomodar os arquivos e pastas excluídos mais recentemente. Se você tiver pouco espaço no disco rígido, lembre-se sempre de esvaziar a Lixeira. Também é possível restringir o tamanho da Lixeira para limitar a quantidade de espaço ocupada por ela no disco rígido. O Windows aloca uma Lixeira para cada partição ou disco rígido. Se o seu disco rígido estiver particionado ou se você possuir mais de um disco rígido no computador, poderá especificar um tamanho diferente para cada Lixeira.

Lixeira
Delete
Vai para Lixeira Pode recuperar Não libera espaço

Shift + Delete
Não vai para Lixeira Não pode recuperar Libera espaço
25

Técnico Bancário

Windows

Menu Iniciar (Ctrl + Esc)
No menu iniciar do Windows XP é adicionado automaticamente os programas mais usados ao menu. Quando você clica em Iniciar, é exibido um menu que oferece acesso rápido à maioria dos itens mais úteis do computador.

A lista de programas no menu Iniciar é dividida em duas partes: os programas exibidos acima da linha separadora (também conhecidos como lista de itens fixos) e os programas exibidos abaixo da linha separadora (também conhecidos como lista dos programas mais usados). Os programas da lista de itens fixos permanecem lá e estão sempre disponíveis para serem iniciados quando clicados. Você pode adicionar itens a essa lista. Os programas são adicionados à lista dos programas mais usados quando você os usa. O Windows tem um número padrão de programas exibidos na lista dos programas mais usados. Quando esse número é alcançado, os programas que não são abertos há algum tempo são substituídos pelos programas usados mais recentemente. Você pode alterar esse número padrão.

Todos os Programas
Contém a lista dos programas disponíveis para execução. Esta lista é alterada quando algum aplicativo é instalado.

Seta indicando desdobramentos do comando

Três pontos indicando a abertura de uma caixa de diálogo
26 Técnico Bancário

Windows Meus documentos
Pasta que oferece um local conveniente para armazenar documentos, elementos gráficos ou outros arquivos para acesso rápido. Quando você salva um arquivo em um programa, como no WordPad ou no Paint, o arquivo é gravado automaticamente em Meus documentos, a menos que você escolha uma pasta diferente. Como padrão o Windows permite que cada usuário tenha sua própria pasta Meus Documentos.

Documentos recentes
Exibe uma lista de atalhos que dão acesso aos últimos arquivos de documentos criados ou modificados pelo usuário.

Minhas Imagens
Pasta onde normalmente são armazenados os arquivos de imagens. Cada usuário possui a sua. Exemplos de tipos de arquivos de imagens: BMP, JPG, GIF, TIF, PNG.

Minhas Músicas
Pasta onde normalmente são armazenados os arquivos de áudio. Cada usuário possui a sua. Exemplos de tipos de arquivos de áudio: MP3, WAV, WMA, CDA, MID.

Meu computador
Mostra o conteúdo do disquete, disco rígido, unidade de CD ou DVD e outras unidades. Ta m b é m p e r m i t e procurar e abrir arquivos e pastas, bem como obter acesso a opções no Painel de controle para modificar as configurações do seu computador.

Técnico Bancário

27

Windows Meus locais de rede
Exibe atalhos para computadores compartilhados, impressoras e outros recursos da rede. Os atalhos são criados automaticamente na pasta Meus locais de rede sempre que você abrir um recurso de rede compartilhado, como uma impressora ou pasta compartilhada. Essa pasta também contém hiperlinks para tarefas e locais no seu computador. Estes links podem ajudá-lo a exibir as suas conexões de rede, adicionar atalhos aos locais de rede e exibir computadores no seu domínio de rede ou no grupo de trabalho.

Recurso Compartilhado

Recurso instalado no computador do usuário e disponível para o uso e acesso dos demais computadores da rede.

Recurso Remoto

Recurso mapeado na rede. Está configurado no Windows, mas instalado em outro computador da rede.

Painel de Controle
Está repleto de ferramentas especializadas que são usadas para alterar a aparência e o comportamento do Windows. As ferramentas do painel de controle permitem ajustar as configurações que tornam o uso do computador mais personalizado. Ao abrir o Painel de controle pela primeira vez, você verá os itens mais usados do Painel de controle organizados por categoria. Para localizar mais informações sobre um item do Painel de controle no modo de exibição de categoria, coloque o ponteiro do mouse sobre o ícone ou nome de categoria e leia o texto exibido. Para abrir um desses itens, clique no seu ícone ou nome de categoria. Se você abrir o Painel de controle e não vir o item desejado, clique em Alternar para modo de exibição clássico.

Questão

4

Algumas empresas estão vendendo computadores sem um sistema operacional instalado. O que acontece se você quiser acessar, por exemplo, o Painel de Controle do Windows em um destes computadores? A) Você só consegue ver o Painel de Controle, mas não consegue acessar qualquer uma de suas opções. B) Você só consegue acessar a opção “Adicionar ou remover programas” e aí incluir o Windows a partir de um CD, por exemplo. C) Você só consegue acessar a opção “Adicionar ou remover hardware” e aí incluir o Windows a partir de um CD, por exemplo. D) Esta operação não é possível neste caso. E) Neste caso, só se consegue acessar o Windows através do sistema operacional DOS que sempre reside no computador.

28

Técnico Bancário

Windows
Aparência de temas

Altera a aparência dos ítens da área de trabalho. Aplica um tema ou proteção de tela no computador. Ou personaliza o menu iniciar e a barra de tarefas. 1. Barra de tarefas e menu iniciar Personaliza o menu iniciar e a barra de tarefas, como os tipos de ítens a serem exibidos e a maneira como devem ser mostrados. O usuário poderá configurar a forma como o menu iniciar é exibido

Técnico Bancário

29

Windows
2. Opções de pasta Personaliza a exibição de arquivos e pastas, altera associação de arquivos.

30

Técnico Bancário

Windows
3. Vídeo Altera a aparência da área de trabalho, plano de fundo, proteção de tela, cores, tamanho de fonte e resolução de tela.

Técnico Bancário

31

Windows

32

Técnico Bancário

Windows
Impressoras e outros itens de hardware

Altera configurações de impressora, teclado, mouse, câmera, e outros tipos de hardware.

Impressoras e aparelhos de fax Exibe a lista de impressoras configuradas no Windows, permitindo configurar novas impressoras, alterar opções, compartilhar, controlar a fila de impressão e também definir a impressora que vai estar configurada como Padrão. A impressora padrão é aquela que receberá imediatamente o processo de impressão se o usuário não escolher outra impressora. Visualmente pode-se identificar a impressora padrão através do símbolo do círculo preto.

Técnico Bancário

33

Windows

Mouse Altera configurações do mouse como: Alternar entre botões primários e secundários, Velocidade do ponteiro, Velocidade doclique duplo, Aparência do ponteiro.

Questão

5

No MS Windows XP, no Painel de Controle, ao clicar sobre Mouse e sobre Opções do Ponteiro, são exibidas na caixa Visibilidade as opções ao lado, que respectivamente, significam:

A) Exibir rastro do ponteiro/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Ctrl for pressionada. B) Exibir rastro do ponteiro/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Alt for pressionada. C) Exibir rastro do ponteiro/ Alinhar à direita ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Alt for pressionada. D) Adotar cursor múltiplo/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Ctrl for pressionada. E) Adotar cursor múltiplo/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Alt for pressionada.

34

Técnico Bancário

Windows

Teclado Altera configurações do teclado: Repetição dos caracteres, Intermitência do cursor.

Técnico Bancário

35

Windows
Conexões de rede e de Internet

Conecte-se à internet e crie uma rede doméstica ou de pequena empresa, configure uma rede para poder trabalhar de casa ou altere configurações de modem, telefone e internet.

Conexões de rede Cria, altera e verifica as conexões de rede.

36

Técnico Bancário

Windows
Contas de usuário

Permite criar e alterar as configurações das contas de usuário. Quando várias pessoas compartilham um computador, às vezes as configurações podem ser alteradas acidentalmente. Com as contas de usuário, é possível evitar que outras pessoas alterem as configurações do computador.

Técnico Bancário

37

Windows
Adicionar ou remover programas
Instala e remove programas ou componentes do Windows.

38

Técnico Bancário

Windows
Data, hora, idioma e opções regionais
Altere a data, hora e o fuso horários do computador, bem como o idioma usado e o modo de exibição de números, moedas, datas e horas.

Altera a data ou a hora do sistema, o fuso horário. Ainda permite que o usuário utilize o sistema de sincronização para a hora do sistema de acordo com um servidor conectado na internet.

Técnico Bancário

39

Windows
Altera o formato de data, hora, moeda, número entre outras opções.

Questão

6

Como instalar o teclado ABNT2 no Microsoft Windows XP Professional? A) A configuração do idioma e do tipo de teclado é feita através do ícone de “Teclado” do Painel de Controle. B) A configuração do idioma e do tipo de teclado é feita através do ícone de “Opções regionais e de idioma” do Painel de Controle. C) A configuração do idioma e do tipo de teclado é feita através do ícone de “Opções de acessibilidade” do Painel de Controle. D) A configuração do idioma e do tipo de teclado é feita através do ícone de “Opções de Pasta” do Painel de Controle. E) A configuração do idioma e do tipo de teclado é feita através do ícone de “Ferramentas administrativas” do Painel de Controle.

40

Técnico Bancário

Windows
Sons, fala e dispositivos de áudio
Altere o esquema de som ou sons individuais do computador, ou configure os auto falantes e dispositivos de grvação.

Configurações para conversão de texto em fala.

Técnico Bancário

41

Windows
Sons emitidos nos eventos do Windows e configurações dos dispositivos de áudio.

42

Técnico Bancário

Windows
Opções de acessibilidade
Altere as configurações do computador de acordo com as necessidades visuais, auditivas e motoras do usuário.

Técnico Bancário

43

Windows
Desempenho e manutenção
Agenda tarefas a serem executadas automaticamente pelo sistema, define configurações para economizar energia e permite o acesso as configuração avançadas.

Definir configurações administrativas para o computador.

Questão

7

Como se sabe, há inúmeros profissionais de informática tais como: programadores, digitadores ou designers, atendentes de centros de atendimento telefônico (“call centers”), etc. que são, por exemplo, portadores de deficiências auditivas ou visuais, entre outras, cuja produtividade em nada é afetada quando utilizam o computador. Pensando neles, foram incluídas no Painel de Controle (Microsoft Windows XP Professional e em outras versões) algumas funções que podem ser acessadas através do seguinte ícone: A) Opções de acessibilidade. B) Ferramentas administrativas. C) Opções de Pasta. D) Teclado. E) Sons e dispositivos de áudio.

44

Técnico Bancário

Windows
Configurações de hardware e outros ítens do sistema. Configurações mais avançadas que exigem maior conhecimento técnico da área de informática.

Técnico Bancário

45

Windows
Altera as configurações de economia de energia do computador. O comportamento do sistema quando ocioso.

46

Técnico Bancário

Windows
Agenda tarefas no computador para serem executas automaticamente.

Técnico Bancário

47

Windows
Desempenho e manutenção
Status de segurança ou opções para ajudar a proteger o PC.

48

Técnico Bancário

Windows Ajuda e suporte
Neste ítem o usuário poderá obter informações sobre a utilização do Windows e também encontrar soluções para determinados problemas comuns no sistema operacional. A tecla F1 permite acesso a esta mesma função.

Caracteres Curinga
Usado para representar um ou mais caracteres quando você está procurando por arquivos, pastas, impressoras, computadores ou pessoas.

Pesquisar

Asterisco (*)
Substituto para nenhum, um ou vários caracteres

Ponto de Interrogação (?)
Substituto para um único caractere

Facilita a localização de arquivos e pastas e de computadores e pessoas se a rede estiver instalada. Arquivos podem ser localizados por parte do nome, data de modificação e criação, pelo seu tamanho e até pelo conteúdo. Nesta área pode-se utilizar determinados caracteres curingas que auxiliam na localização dos arquivos. Os dois mais utilizados são: * (asterisco) e o ? (ponto de interrogação). Se souber somente uma parte do nome, poderá usar os caracteres curinga para localizar todos os arquivos ou pastas cujos nomes incluam essa parte. Por exemplo, curso*.* encontrará os arquivos curso novo.doc, curso2005.xls, isto é, todos os arquivos e pastas que começam com curso de qualquer extensão. Em outro exemplo se o usuário digitar curso?.xls, encontrará cursos.xls, curso8.xls, isto é, somente os arquivos que o nome começar com curso e que obrigatoriamente tiverem mais 1 caractere.

Questão

9

No Microsoft Windows XP e no Microsoft Windows 2000 para descobrir se alguém criou um arquivo no seu micro, por exemplo, basta pesquisar em: A) “Ferramentas administrativas”, na entrada “Visualizar eventos” e seguir demais procedimentos pertinentes. B) Somente no Microsoft Windows XP isto é possível desde que se siga os procedimentos descritos na alternativa A. C) Somente no Microsoft Windows 2000 é possível, desde que se siga procedimentos descritos na alternativa A. D) Em ambas versões do Microsoft Windows (XP e 2000) isto será possível, através da utilização de um programa/utilitário específico que pode ser obtido gratuitamente na Internet. E) Apenas no Microsoft Windows XP isto é possível, sendo através de programas/utilitários específicos que consigam ler o log do sistema.

Questão

8

Sabendo que os arquivos listados acima se encontram na mesma pasta da unidade C: e usando-se o recurso de Pesquisar do Windows XP apenas nesta pasta, qual texto deverá ser digitado na janela de busca para que apareçam todos os arquivos? (A) bibl?.? (B) bibl*.* (C) bibl?.* (D) bibl??????.* (E) bibl??????.???

Técnico Bancário

49

Windows Executar
Permite executar aplicações através da linha de comando que informa a localização dos arquivos que iniciam as mesmas. Área muito utilizada na instalação de novos aplicativos.

Área de Transferência
É uma porção da memória RAM utilizada para armazenar temporariamente informações no Windows para que estas possam ser transferidas em porções dos aplicativos ou até mesmo entre os aplicativos. As operações utilizadas que envolvem a Area de Transferência são: recortar (Ctrl+X), copiar (Ctrl+C) e colar (Ctrl+V). Quando o computador é desligado o conteúdo da área de transferência é apagado.

Fazer logoff
Realiza o logoff ou troca usuário.

Copiar e Recortar
Ao selecionar um arquivo, pasta, texto ou qualquer objeto do Windows e copiar ( Ctrl+C ) ou recortar (Ctrl+X) é criada uma cópia deste objeto na área de transferência. Se foi feita uma cópia ( Ctrl+C ) o objeto continua no seu local de origem, se foi usado Ctrl+X ( recortar ) o objeto é eliminado do seu local de origem. De qualquer forma a cópia do objeto continua na área de transferência permitindo várias inserções.

Fazer Logoff
Você fecha a sua conta de usuário, mas o computador permanece ligado para que seja facilmente acessado quando for necessário fazer logon novamente.

Colar
A operação de colar ( Ctrl+V ) insere uma cópia do objeto da área de transferência no ponto de inserção, na janela ativa ou no desktop.

Troca de usuário
Um recurso do Windows XP Home Edition e do Windows XP Professional, torna possível a troca rápida entre usuários sem a realização de logoff. Vários usuários podem compartilhar um computador e utilizá-lo simultaneamente, fazendo as trocas sem fechar os programas em execução.

Questão

Desligar o computador
Esse procedimento desliga o Windows para que você possa desligar o computador com segurança. Alguns computadores são desligados automaticamente.

10

A respeito do tratamento pelo sistema operacional dos diversos tipos de arquivos conhecidos, pode-se afirmar que (A) o Windows XP, a partir de uma configuração prévia, ativará, de acordo com a extensão do arquivo selecionado, um programa instalado quando for aplicado o clique duplo do mouse sobre esse arquivo. (B) o Windows XP não permite modificar a extensão de arquivos relacionados a programas específicos, tais como a extensão .doc para arquivos do MS Word ou a extensão .xls para arquivos do MS Excel. (C) não é possível acionar a execução de outro programa sobre um arquivo de extensão já registrada para um programa. (D) extensões de nomes de arquivos são encontradas após o ponto no nome do arquivo, e a única forma de associar um programa para abri-lo é por meio da opção “Sempre usar este programa para abrir este arquivo” do menu de contexto, que é acionado quando aplicado o clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo. (E) um arquivo sem extensão não pode ser aberto por programas instalados no Windows XP.

Em Espera:
Estado no qual o computador consome menos energia quando está ocioso, mas permanece disponível para uso imediato. Enquanto o computador estiver em modo de espera, as informações na memória do computador não serão salvas em seu disco rígido. Se houver uma interrupção na energia, as informações da memória serão perdidas.

Hibernar:
Estado no qual o computador é desligado depois de salvar tudo na memória do disco rígido. Quando você tira o computador do estado de hibernação, todos os programas e documentos que estavam abertos são restaurados em sua área de trabalho.

50

Técnico Bancário

Windows

Janela e seus componentes
Menu de Controle Barra de Menus Barra de Ferramentas Barra de título (Duplo-clique na barra deetítulos alterna entre maximizar restaurar)

Barra de Rolagem

Barra de Status
No Windows os aplicativos, o conteúdo das pastas e das unidades são abertos e carregados em Janelas. É possível abrir diversas janelas no Windows, no entanto é sempre bom lembrar que apenas uma delas pode ficar ativa.

Barra de Títulos
É a barra mais superior de uma janela. Nela se encontram o título da aplicação, do arquivo em uso, o menu de controle e os botões minimizar, maximizar/restaurar e fechar. O nome que aparece na barra de títulos é o mesmo que aparece no botão da barra de tarefas. Para mover ou mudar a posição de uma Janela na área de trabalho, basta clicar com o botão esquerdo do mouse (configuração para destros) na barra de títulos e arrastar para a posição desejada. Para modificar o tamanho de uma Janela clica-se com o botão esquerdo do mouse (configuração para destros) nos limites da mesma e após arrasta-se até o tamanho desejado.

Menu de Controle ou de Sistema
Clicando-se neste botão o usuário tem acesso a um menu com as opções restaurar, mover, tamanho, minimizar, maximizar e fechar. Este botão é representado pelo ícone do programa que está carregado na janela.

Botão Minimizar
A janela fica disponível apenas como um botão na barra de tarefas. Para ter acesso a janela, basta clicar no botão correspondente a janela desejada na barra de tarefas ou através das teclas ALT+TAB que alterna entre as janelas carregadas.

Botão Maximizar
Este botão permite que a janela seja ampliada até os limites da área de trabalho. Ele só está disponível quando a janela está restaurada.

Técnico Bancário

51

Windows

Botão Restaurar
Restaura a posição e o tamanho da janela definidos pelo usuário. Está disponível quando a janela encontra-se maximizada.

Botão Fechar
Fecha a janela e o aplicativo que estiver sendo executado na janela.Quando uma janela estiver executando aplicativos, poderá ser exibida uma caixa de diálogo que informe ao usuário a necessidade de salvar o arquivo que esteja carregado.

Barra de Menus

A barra de menus é essencialmente textual, pois apresenta suas opções basicamente em forma de texto. Nela deverão estar contidas todas as operações a serem realizadas em uma determinada janela ou aplicativo carregado nesta janela. As opções da barra de menus se apresentam com uma letra sublinha. Através dessa letra sublinha é possível acessar o ítem desejado através do teclado, utilizando-se as teclas ALT+(Letra sublinhada).

Barra de Ferramentas

Nesta barra encontram-se as principais operações a serem realizadas na janela ou no aplicativo carregado. As opções disponíveis encontram-se na forma de ícones e atalhos, que facilitam o acesso as principais operações. A quantidade de barras de ferramentas disponíveis podem alterar-se de acordo com o aplicativo ou janela carregada. É uma barra configurável, onde seus ítens podem ser alterados de acordo com a necessidade dos usuários.

Barra de Status
É a barra mais inferior da janela. Contém informações adicionais sobre a janela ou sobre o arquivo do aplicativo carregado. Estas informações variam de acordo com o aplicativo. No Word por exemplo, exibe informações sobre a quantidade de páginas, a seção, entre outras.

Barras de Rolagem
Podem ser horizontais e verticais. Aparecem quando o conteúdo de um determinado documento visualizado é superior ao tamanho da janela. Permitem que o usuário mostre conteúdos que não estavam sendo visíveis.

52

Técnico Bancário

Windows

Caixas de diálogo
São janelas especiais utilizadas para realizar configurações no Windows e nos aplicativos. As “Caixas de diálogo” não possuem os botões de maximizar, restaurar e minimizar, só o botão de fechar e um botão de ajuda. Também possuem alguns elementos utilizados para a configuração que merecem nossa atenção. São eles:

As Guias

Algumas caixas de díálogo organizam suas opções em guias, que aprensetam orelhas na parte superior para facilitar o acesso a um determinado conjunto de opções.

Botões de Opção
São utilizados para que usuário escolha apenas uma opção das disponíveis no grupo de opções. A escolha de uma opção, automaticamente desativa a outra.

Caixa de Verificação
É utilizada para que usuário possa marcar determinadas opções de acordo com seu desejo ou necessidade. As ecolhas feitas não interferem nas demais opções do grupo, sendo assim, uma escolha não excluí a outra.

Caixas de Texto e de Combinação

Permite a inserção de texto ou a escolha de determinadas opções de texto pré-definidas.

Técnico Bancário

53

Windows
Está dividido em duas partes principais. A área da esquerda permite visualizar as unidades existentes, as pastas e as subpastas. A área da direita é conhecida como área de conteúdo. Nesta área são exibidos os conteúdos dos ítens, das unidades, pastas e subpastas selecionadas.

Gerenciamento de Arquivos, Pastas e Unidades

WINDOWS EXPLORER

Unidade Arquivo

Pasta Subpasta

Área de Pastas

Área de Conteúdo

O Windows Explorer é um acessório do Windows que permite o gerenciamento de Unidades, Pastas e Arquivos. om eCle é possível criar novas pastas, movimentar, copiar, renomear e excluir arquivos e pastas dentro das unidades e outras funções. Também

pode acessar páginas da WEB.

Unidades
Locais onde os arquivos são armazenados. As unidades de armazenamento de arquivos mais comuns são: Unidade de disco flexível (disquete); Unidade de disco rígido (Winchester ou HD); Unidade de CD.

armazenados nas unidades, pastas e subpastas. Os arquivos podem ser programas ou documentos (documentos são arquivos gerados pelos aplicativos).

Barra de ferramentas
Nesta barra se encontram as principais funções do Windows Explorer.

Observe!

Pastas
Locais que servem para organizar os arquivos dentro das unidades. As pastas podem conter arquivos, outras pastas (subpastas) e até mesmo estarem vazias (sem nenhum arquivo). Também são conhecidas como diretórios. Voltar e Avançar Volta e avança permitindo a vizualização de conteúdos exibidos anteriormente.

As Letras identificam as unidades
Exemplos:

Arquivo
Forma como os dados estão

(A:) (C:) (D:)
54 Técnico Bancário

Windows
Acima Mostra o conteúdo do objeto que se encontra um nível acima do objeto selecionado.

Questão

11

Pesquisar Mesmo comando do ítem Pesquisar do menu Iniciar. Realiza a pesquisa de arquivos e pastas nas unidades, de computadores na rede e pessoas no catálogo de endereços.

Arrastar com o botão esquerdo do mouse.
Arrastar arquivos ou pastas na mesma unidade: MOVE Arrastar arquivos ou pastas em unidades diferentes: COPIA

“No Microsoft Windows há uma opção que visa facilitar a utilização do computador pelos portadores de deficiência física. Esta opção pode ser encontrada, respectivamente, no _____________ e se chama ____________.” Complete corretamente a frase anterior e assinale a alternativa correspondente: A) Internet Explorer/Word Wide Web. B) Painel de Controle/Opções de Acessibilidade. C) Word/Inclusão Digital.

Pastas Exibe ou oculta a árvore estrutural e organizacional das unidades, pastas e subpastas.

CTRL pressionado: COPIA SHIFT pressionado: MOVE D) Painel de Controle/Inclusão Digital. ALT pressionado: ATALHO E) Internet Explorer/Inclusão Digital. SHIFT + CTRL presionado: ATLAHO

Modos de exibição Possibilita a escolha de diferentes modos de exibição para a área de conteúdo. s - Película (imagens): a imagem selecionada aparece ampliada. - Miniaturas: exibe a prévia do conteúdo de arquivos e pastas quando possível. - Lado a lado: exibe os ítens com o ícone e ao lado o nome do arquivo ou pasta e informações adicionais. - Ícones: exibe o ícone em cima e o nome do arquivo em baixo. - Lista: exibe o ícone e o nome do arquivo ao lado sem informações adionais. - Detalhes: exibe o ícone e colunas separadas mostrando detalhes sobre os ítens, como: nome, tamanho, tipo, data de modificação. Permite a classificação dos ítens de acordo com o critério escolhido pelo usuário nos cabeçalhos das colunas que exibem os detalhes. Se a classificação for crescente é primeiro para pastas e depois para arquivos. Se for decrescente é primeiro para arquivos e depois para pastas.

Comandos do menu editar
RECORTAR (CTRL+X) na origem e COLAR (CTRL+V) no destino: MOVE COPIAR (CTRL+C) na origem e COLAR (CTRL+V) no destino: COPIA

Questão

12

Para criar uma nova pasta no diretório Meus documentos, pelo Windows Explorer, se escolhe: A) Menu Inserir, Novo, Pasta.

Criar nova pasta
Selecionar o destino, menu Arquivo, Novo, Pasta. Digita o nome da pasta e confirma. B) Menu Arquivo, Pasta. C) Menu Inserir, Pasta, Novo.

Excluir
D) Menu Arquivo, Novo, Pasta. DELETE: Envia para a lixeira. Ainda ocupa espaço na unidade de disco, no entanto o arquivo ainda pode ser recuperado. SHIFT + DELETE: Exclui o arquivo sem passar pela lixeira liberando espaço na unidade. Arquivo não pode mais ser recuperado com as ferramentas originais do Windows. E) Menu Arquivo, Novo, Item, Pasta.

Questão

13

Renomear
- Tecla de função: F2

No Windows Explorer podemos encontrar o botão , que serve para: A) Exibir pastas à esquerda. B) Fechar a tela do Windows Explorer. C) Alterar o modo de exibição. D) Imprimir tela. E) Ir para pasta Minhas Imagens.

Símbolos na área de pastas
ADIÇÃO Pastas com subpastas que não estão sendo mostradas. SUBTRAÇÃO Pastas com subpastas que estão sendo mostradas. SEM SÍMBOLO Pasta sem subpastas.

- Selecionar ítem, menu Arquivo, Renomear. - Botão direito do mouse no ítem, Renomear. - 1 clique no ítem selecionado.

Técnico Bancário

55

Windows

Acessórios
CALCULADORA
Pode ser exibida no modo de exibição Padrão com as funções comuns, ou no modo de exibição Científica com as funções científicas.

BLOCO DE NOTAS
Editor de texto simples sem facilidades de formatação. Não aceita o uso de diferentes formatações de caracteres. Não aceita imagens, graficos ou tabelas. Somente aceita textos. .TXT é o tipo de arquivo padrão do Bloco de Notas.

Questão

14

“Para abrir o bloco de notas deve-se clicar no botão Iniciar, depois todos os programas e ______________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior:

WORD PAD
Editor de texto com algumas facilidade de formatação. Aceita diferentes formatações de fonte e parágrafo, imagens, no entanto não possui todos os recuros do Word. .RTF é o tipo de arquivo padrão do Word Pad.

A) Acessórios B) Acessórios/Entretenimento C) Acessórios/Ferramentas do Sistema D) Acessórios/Jogos E) Ferramentas do Sistema

Questão

15

PROMPT DE COMANDO
Permite a aplicação de comandos do sistema operacional MS-DOS.

A calculadora do Windows serve para aritmética básica e para funções como logaritmos e fatoriais. Para isso, possui dois tipos exibição: A) Padrão e Científica. B) Normal e Numérica.

PAINT
Editor de imagens e desenhos que tem como tipo de arquivo padrão .BMP embora trabalhe com arquivos do tipo .JPG, .PNG, .GIF

C) Padrão e Financeira. D) Simples e Financeira. E) Fatorial e Padrão.

56

Técnico Bancário

Windows

Ferramentas do Sistema

Questão

16

O Windows e o Linux se assemelham funcionalmente porque ambos: A) São sistemas operacionais proprietários desenvolvidos exclusivamente pela Microsoft. B) São sistemas operacionais considerados softwares livres. C) Não se assemelham, pois exercem funções totalmente distintas. D) São sistemas operacionais proprietários desenvolvidos exclusivamente pela IBM. E) São sistemas operacionais mesmo que possuam estruturas distintas entre si.

LIMPEZA DE DISCO

BACKUP
Realiza cópias de segurança. Recomendável ser realizada em outra unidade de armazenamento e para evitar problemas com sinistros, manter as cópias em outro local geográfico. Tipos: Cópia - Tudo e não marca. Normal - Tudo e marca Incremental - Criados/Modificados e marca. Diferencial - Criados/Modificados e não marca. Diário - Criados/Modificados na data atual e não marca. Os backups gerados são armazenados com tipo de arquivos .bkf

Libera espaço na unidade eliminando arquivos desnecessários.

MAPA DE CARACTERES
Exibe o mapa de caracteres de uma determinada fonte.

VERIFICAÇÃO DE ERROS
Verifica a existência de erros físicos ou lógicos e tenta corrigi-los.

DESFRAGMENTADOR
Reorganiza a estrutura de armazenamento e melhora o desempenho de acesso aos dados na unidade.

RESTAURAÇÃO DO SISTEMA
Cria pontos de restauração ou retorna as configurações para um determinado Ponto de Restauração anterior.

Questão

17

Técnico Bancário

57

Windows

58

Técnico Bancário

Word

Word

Word

Aplicativo processador de textos que pertence ao pacote do Office da Microsoft.
Barra Título Barra Menus Barras de Ferramentas

Barra de Rolagem Réguas

Barra Status

Régua
Na régua são exibidas principalmente informações sobre o tamanho da área de texto, os recuos, as margens e as marcas de tabulação. Clicando-se nos símbolos correspondentes pode-se alterar o valor das margens, alterar os recuos e criar, alterar e excluir as marcas de tabulação. Utilizando o menu exibir o usuário poderá exibir ou ocultar as réguas. Um duplo-clique na área de margens exibe a Caixa de Diálogo Configurar Página. Um duplo-clique nas marcas de recuo exibe a Caixa de Diálogo Parágrafo. Um duplo-clique na parte superior da régua horizontal exibe a Caixa de Diálogo Configurar Página. Um duplo-clique em uma marca de tabulação na régua horizontal exibe a Caixa de Diálogo Tabulação.

Técnico Bancário

61

Word Barra de Status
Barra que por padrão aparece na parte inferior da janela do Word, mostrando informações adicionais do documento ativo.

Barra de Rolagem
Existem duas: Barra de rolagem horizontal e a Barra de rolagem vertical. Exibem conteúdos que não estão sendo exibidos em razão do tamanho limitado das janelas.

Layout de leitura Oculta todas as barras de ferramentas, exceto as de Layout de Leitura e Revisão. Melhora a legibilidade. Você pode facilmente aumentar ou diminuir o tamanho no qual o texto é mostrado sem afetar o tamanho da fonte no documento. As páginas representadas no modo de exibição de layout de leitura pretendem ajustar-se à sua tela; elas não representam as páginas como você as veria impressas.

62

Técnico Bancário

Word

Barra de Ferramentas Padrão

Permissão

Arquivo

Altera os padrões de permissão de manipulação do documento.

Técnico Bancário

63

Word

Pesquisar

Ferramentas

Alt + Clique

Pesquisa em livros de referência e sites de pesquisa.

64

Técnico Bancário

Word

Técnico Bancário

65

Word

Ler

Exibir

Ativa o modo de exibição Layout de leitura

66

Técnico Bancário

Word Barra de Ferramentas Formatação

Estilos e formatação

Exibe o painel de tarefas que permite alterar as configurações dos Estilos e sua formatação

Espaçamento entre linhas

Define o espaçamento entre linhas dos parágrafos.

Técnico Bancário

67

Word Barra de Menus
pasta ou unidade. Exibe a caixa de diálogo abrir onde o usuário pode selecionar o arquivo desejado e após clicar o comando abrir.

Versões
Permite salvar diversas versões de documentos que poderão posteriormente serem utilizadas para comparação e revisão entre as mesmas.

Fechar
Fecha o documento ativo.

Visualizar página da Web
Exibe o documento atual como uma página da Web no navegador padrão.

Salvar
Salva o documento com seu nome, formato e localização atual. Se acionado sem que o documento tenha sido salvo anteriormente, abre a caixa de diálogo Salvar como para que o usuário possa escolher o local, o nome e o tipo do arquivo que será salvo. Principais tipos de arquivo para salvar: DOC Padrão de documento do Word DOT Modelo de documento HTM ou HTML Salva como página da web. As imagens serão salvas em arquivos separados. RTF Texto com formatação que mantém compatibilidades com diversos editores de texto. TXT Somente texto sem formatação.

Configurar página

Novo
Utilizado para criar novos documentos em branco ou com base em algum modelo existente.

Salvar como
Exibe a caixa de diálogo Salvar como para que o usuário possa escolher o local, o nome e o tipo do arquivo que será salvo. Margens - Define o valor das margens Superior, Inferior, Esquerda, Direita e Medianiz. - A Medianiz é um valor adicionado na margem de encadernação. - Define se a orientação da página é Retrato ou Paisagem. - Permite a configuração de margens espelho. Papel - Configura o tamanho do papel, sua largura e altura. Layout - Configura os padrões para cabeçalho e rodapé (diferente em páginas pares e ímpares e/ou diferente na primeira página) - Margens de cabeçalho e rodapé. - Alinhamento vertical: superior, inferior, centralizado ou justificado. - Acesso a numeração de linhas. - Acesso a configuração das bordas.

Abrir
Utilizado para abrir um documento armazenado anteriormente em alguma

Salvar como página da Web
Exibe a caixa de diálogo Salvar como, com o tipo de arquivo definido para página da web (.htm ou .html)

Observe!

Pesquisar arquivo
Exibe o painel de tarefas que possibilita a pesquisa de arquivos de acordo com texto de pesquisa.

Duplo-clique em uma palavra, seleciona a palavra Triplo-clique seleciona o parágrafo.
68

Permissão
Evita que documentos confidenciais possam ser editados por usuários não autorizados.

Questão 1
Utilizando o Microsoft Word, para configurar uma página com espaçamento entre linhas, deve-se abrir o Menu ___________ seguido da opção ___________: A) Ferramentas - Parágrafo. B) Formatar - Parágrafo. C) Ferramentas - Fonte. D) Formatar - Fonte. E) Editar - Espaçamento entre linhas.

Técnico Bancário

Word

Visualizar impressão

Mostra a aparência de um documento quando impresso. Exibe a janela de Visualização de Impressão, contendo uma barra de ferramentas específica e na barra de título escrito (Visualização). Por padrão quando o usuário clica com o botão esquerdo do mouse, amplia ou reduz o percentual de visualização. Se o usuário desejar editar o documento, poderá realizar a operação desmarcando o comando Lupa da barra de ferramentas.

Imprimir
Exibe a caixa de diálogo imprimir para que o usuário possa definir opções de impressão: - A impressora que deseja realizar a impressão. - O intervalo de páginas a ser impresso, podendo separar com ponto-e-vírgula as páginas que deseja imprimir ou com traço o intervalo de páginas. - A escolha entre todas as páginas do intervalo, somente as páginas pares ou somente as páginas ímpares. - O número de cópias e se estas serão agrupadas ou não.

- Também exibe as estatísticas do documento como a quantidade de páginas, parágrafos, linhas, palavras, caracteres e caracteres (com espaço).

Sair
Fecha o aplicativo Word, fechando todos documentos ativos. Solicita a confirmação, ou não, do salvamento dos arquivos nos quais as alterações não forma salvas.

Observe!

Enviar para
Possibilita o envio do documento ativo como: - Destinatário do email o documento será enviado como corpo da mensagem. - Destinatário do email (como anexo) o documento será enviado como um arquivo em anexo.

CTRL + T Selecionar Tudo CTRL + L Localizar CTRL + U Substituir CTRL + Y Ir para

Propriedades
- Contendo diversas guias, possibilita a visualização do tipo do arquivo, local armazenado, tamanho do arquivo.

Questão 2
No Microsoft Word 2003, junto à barra de rolagem horizontal (no canto inferior esquerdo da tela) são exibidos normalmente alguns ícones que possibilitam que o texto seja apresentado de formas ou modos diferentes. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um modo correto: A) Modo Normal. B) Modo de exibição de layout da Web. C) Modo de layout de impressão. D) Modo de layout do texto. E) Modo de estrutura de tópicos.

Técnico Bancário

69

Word
ponto de inserção para locais posteriores ou anteriores ao local onde se encontra. Também permite Ir para: Página, Seção, Linha, Indicador, Comentário, Nota de rodapé, Nota de fim, etc.

Mantém o item selecionado na origem e envia o conteúdo para área de transferência.

Área de transferência do Office Vínculos
Exibe a área de transferência do Office e seu conteúdo que pode ter até 24 itens. Permite visualizar e modificar os vínculos existentes.

Colar Objeto
Cola, no ponto de inserção, o conteúdo da área de transferência. Possibilita a edição do objeto selecionado no aplicativo que este foi criado.

Colar especial
Cola ou incorpora o conteúdo da área de transferência no documento de acordo com um formato específico. Podem criar vínculos que poderão ser atualizados em outros aplicativos.

Colar como hiperlink Desfazer
Desfaz as ações realizadas. Insere no ponto de inserção o conteúdo da área de transferência como um hiperlink.

Limpar Refazer ou Repetir
Refaz as ações desfeitas ou repete ações feitas. Limpa formato ou o conteúdo do texto selecionado.

Selecionar tudo Recortar
Seleciona todos os itens do documento Recorta o item selecionado da origem e envia para área de transferência.

Localizar
Localiza textos ou formatações no documento do Word.

Copiar

Substituir

Observe!

Visualizar impressão
se encontra no menu Arquivo e não no menu Exibir
70

Localiza textos ou formatações no documento do Word e possibilita a substituição do item localizado por outro item ou formatação definido pelo usuário.

Ir para
Utilizado para deslocamento rápido através de diversos itens do documento. Por padrão permite ir diretamente a uma página indicada pelo seu número. Utilizando + ou é possível deslocar o

Normal
Não exibe cabeçalho ou rodapé Não exibe régua vertical Separação do conteúdo das páginas linha pontilhada

Questão 3
O que acontece ao se selecionar uma palavra, clicar duas vezes sobre o ícone correspondente a Pincel e depois clicar sobre uma palavra diferente da selecionada, em seguida sobre outra palavra e assim sucessivamente? A) Todas as palavras clicadas após o duplo-clique sobre o ícone Pincel são selecionadas. B) Todas as palavras clicadas após o duplo-clique sobre o ícone Pincel adquirem algumas características, tais como: negrito, itálico, sublinhado, entre outras, da primeira palavra selecionada. C) Todas as palavras clicadas após o duplo-clique sobre o ícone Pincel ficam em negrito. D) Todas as palavras clicadas após o duplo-clique sobre o ícone Pincel ficam em itálico. E) Todas as palavras clicadas após o duplo-clique sobre o ícone Pincel são sublinhadas.

Técnico Bancário

Word

Layout da Web
Não exibe cabeçalho ou rodapé Não exibe régua vertical Não mostra separação do conteúdo por páginas Ajusta o conteúdo de acordo com o tamanho da janela

Régua
Exibe ou oculta as réguas do Word.

Estrutura do documento
Mostra um painel com a estrutura de títulos e subtítulos de um documento, possibilitando deslocamento mais eficientes em documentos longos.

Layout de impressão
Exibe cabeçalho e rodapé Exibe régua horizontal e vertical Conteúdo mostrado inserido no layout de uma página, mostrando prévia do conteúdo a ser impresso.

Cabeçalho e rodapé
Exibe a área cabeçalho e a barra de ferramentas cabeçalho e rodapé. Por padrão todos os itens desta área se repetem em todas as páginas do documento. Esse padrão pode ser alterado no menu Arquivo / Configurar página. Clicando em alternar entre cabeçalho e rodapé na barra de ferramentas o usuário poderá alternar a exibição entre a área cabeçalho e a área rodapé.

Layout de leitura
Prioriza a leitura do documento no vídeo do computador.

Estrutura de tópicos
Exibe o documento e todos os itens em forma de tópicos. Com isso o usuário poderá alterar a estrutura organizacional e os níveis de cada tópico. Exibe barra de ferramentas Estrutura de tópicos para que isto seja possível.

Notas
Exibe as notas de rodapé ou de fim, permitindo com isso sua edição.

Comentários
Exibe ou oculta os comentários do documento.

Barra de ferramentas
Exibe ou oculta as diversas barras de ferramentas disponíveis no Word. Permite também personalizar as barras de ferramentas adicionando ou retirando botões. Possibilita a criação de novas barras de ferramentas de acordo com a necessidade do usuário.

Tela inteira
Exibe o documento em tela inteira sem as barras de ferramentas, menus, réguas e barras de rolagem.

Quebra
Insere uma quebra de página, quebra de coluna ou quebra de seção no ponto de inserção. Tipos de quebras: Página Coluna Automática de texto Tipos de Quebras de seção: Próxima página Contínua Páginas pares Páginas ímpares

Zoom
Permite a escolha do percentual de Zoom em relação ao documento. O Zoom é a capacidade de visualização de um documento que pode ser mais aproximada ou afastada de acordo com o percentual escolhido. Pode ter valores entre 10% e 500%. Acima de 100% é considerado ampliação. Abaixo de 100% é considerado redução.

Observe!

Tipos de quebras: Página Coluna Automática de texto Tipos de Quebras de seção: Próxima página Contínua Páginas pares Páginas ímpares

Números de páginas
Insere números de páginas no documento ou para a seção que são

Questão 4
No Microsoft Word 2003, para que servem as teclas F1 a F12, localizadas no alto do teclado? A) De F1 a F10 substituem as teclas de 1(um) a 0(zero) e F11 e F12 são teclas especiais. B) Funcionam como atalhos para várias funções, sejam em combinação com outras teclas ou sozinhas. C) Funcionam como atalhos para várias funções, embora só funcionem sozinhas. D) Funcionam como atalhos para várias funções, embora só funcionem em combinação com outras teclas. E) Não têm utilidade alguma no Microsoft Word 2003.

Técnico Bancário

71

Word
informações atualizadas.

Objeto Símbolo
Insere símbolos e caracteres especiais a partir das fontes que estão instaladas em seu computador. Insere objetos de outros programas dentro do documento do Word.

Indicador
Cria indicadores que você pode usar para marcar o texto, os gráficos, as tabelas ou outros itens selecionados.

Comentário
Insere comentários em uma determinada parte do documento.

Hyperlink Notas
Insere basicamente dois tipos de notas: Notas de rodapé: no fim da página Notas de fim: no fim do documento Ativa a Caixa de diálogo Inserir Hiperlink que permite criar no documento um link (hiperlink) que pode acessar páginas da Web, outros arquivos ou indicadores no documento.

Legenda
atualizados automaticamente quando você adiciona ou exclui páginas. Os números de páginas podem ser personalizados para cada uma das seções. Insere legendas para tabelas, figuras, equações e outros itens.

Referência cruzada
Insere uma referência cruzada em um item de um documento.

Data e hora
Adiciona a data e a hora usando o formato escolhido.

Índices
Insere índices automatizados no local indicado.

Autotexto
Cria ou insere uma entrada de autotexto.

Figura
Insere figuras: Clip-art - ilustrações Do Arquivo arquivos de imagens. Wordart - a escolha de efeitos de ilustrações para serem aplicados em texto.

Campo
Insere um campo no ponto de inserção. Use os campos para inserir automaticamente uma variedade de informações e para manter as

Observe!

Caixa de texto
Insere uma caixa de texto no ponto de inserção que poderá ser deslocada para qualquer parte do documento. Também permite que a direção do seu texto interno seja alterada.

Um Hiperlink pode apontar para uma página da Web, um Indicador, ou um arquivo.

Arquivo
Insere o conteúdo de um outro arquivo no ponto de inserção.

Fonte
Permite a formatação de: Tipo da fonte, tamanho, negrito, itálico, sublinhado, cor da fonte

Questão 5
“Quando se quer comparar, no Microsoft Word 2003, duas versões de um mesmo documento para, digamos, descobrir diferenças entre eles, basta abrir as duas versões do documento em questão e __________________________ ; feito isso, a tela será dividida em duas. Clicando no botão de 'rolagem sincronizada', a barra passa a comandar os dois documentos simultaneamente, facilitando a comparação.” Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior: A) Clicar sobre “Janela/Comparar Lado a Lado com...” (sem aspas). B) Clicar sobre “Ferramentas/Comparar Lado a Lado com...” (sem aspas). C) Clicar sobre “Formatar/Comparar Lado a Lado com...” (sem aspas). D) Clicar sobre “Exibir/Comparar Lado a Lado com...” (sem aspas). E) Não é possível realizar esse procedimento no Microsoft Word 2003.

72

Técnico Bancário

Word
Formata os parágrafos: Alinhamentos Recuos Espaçamento Entre linhas Espaçamento antes e depois do parágrafo Controle as linhas órfãs ou viúvas

Plano de fundo
Define a cor de plano de fundo aplicada ao documento.

Tema
Aplica um tema novo ou diferente ou remove um tema de uma página da Web, documento, mensagem de correio eletrônico ou página de acesso a dados. Um tema é um conjunto de elementos de design unificados e esquemas de cores para imagens de plano de fundo, marcadores, fontes, linhas horizontais e outros elementos de documento.

Marcadores e Numeração
Adiciona marcadores ou números aos parágrafos selecionados e modifica o formato de numeração e de marcação.

Bordas e sombreamento
Adiciona bordas e sombreamento a texto, parágrafos, páginas, células da tabela ou figuras selecionadas. Colunas Altera o número de colunas em um documento ou em uma seção de um documento.

Efeitos de fonte: Tachado, tachado duplo, sobrescrito, subscrito, Versalete (caixa alta), texto oculto

Molduras
Cria um índice analítico usando os títulos do documento e o coloca na moldura esquerda de uma página de molduras. Permite a criação de uma nova página de molduras.

Parágrafo

Tabulação
Define a posição e o alinhamento das marcas de tabulação e determina o tipo de caractere de preenchimento para cada marca de tabulação.

AutoFormatação
Analisa o conteúdo do arquivo ativo e formata automaticamente o arquivo.

Capitular
A primeira letra de um parágrafo ampliada.

Estilo
Define ou aplica na seleção uma combinação de formatos, denominada estilo.

Direção do texto Objeto
Altera a direção do texto em caixas de texto ou células de uma tabela. Altera e formata os padrões do objeto selecionado.

Maiúsculas e minúsculas

Observe!

Duplo-clique em uma marca de tabulação, na régua exibe a caixa de diálogo Tabulação.
Técnico Bancário

Conversão de caracteres entre maiúsculas e minúsculas: Sentença Inteira: a primeira letra da sentença em maiúscula. Minúsculas: toda seleção em minúsculas. Maiúsculas: toda seleção em maiúsculas. Maiúsculas/minúsculas: a primeira letra de cada palavra em maiúsculas. Inverter: Transforma as maiúsculas em minúsculas e as minúsculas em maiúsculas.

Questão 6
Qual a opção do menu para inserir quebra de página no Word? A) Menu Inserir, Quebra… B) Menu Formatar, Quebra… C) Menu Editar, Quebra… D) Menu Inserir, Página, Quebra… E) Menu Arquivo, Inserir Quebra…

73

Word
ou informa que a verificação foi concluída. - Adicionar: adiciona a ocorrência no dicionário, não realizando mais paradas de verificação para esta ocorrência, neste ou em outro documento baseado no dicionário em uso. - Alterar: altera a ocorrência pela sugestão selecionada. - Alterar todas: altera todas as ocorrências idênticas a atual pela sugestão selecionada. - AutoCorreção: Altera a ocorrência pela sugestão selecionada e envia para lista de autocorreção. Estando nesta lista, quando o usuário digitar a palavra com a mesma seqüência ortográfica, automaticamente o Word altera a mesma pela sugestão durante o processo de digitação.

AutoCorreção
Define as opções usadas para corrigir o texto automaticamente à medida que você digita ou para armazenar e reutilizar o texto e outros itens usados com mais freqüência.

Controlar alterações
Permite realçar alterações que são realizadas no documento e que posteriormente podem ser aceitas ou rejeitadas pelo usuário.

Mesclar documentos
Mescla as alterações controladas do documento especificado para o documento ativo.

Idioma
Atribui o idioma do texto selecionado em um arquivo que contém mais de um idioma. O verificador ortográfico usará automaticamente o dicionário do idioma atribuído. Dicionário de sinônimos: Substitui uma palavra ou frase do documento por um sinônimo, antônimo ou palavra relacionada. Hifenização: Diminui a irregularidade da extremidade direita do texto inserindo hífens em palavras.

Proteger documento
Evita alterações em todo ou parte de um documento ou formulário on-line, exceto quando especificado. Você também pode atribuir uma senha para que outros usuários possam anotar um documento, marcar revisões ou preencher partes de um formulário on-line. Quando um documento estiver protegido, este comando mudará para Desproteger documento.

Ortografia e gramática
Ativa a caixa de diálogo Verificar ortografia e gramática, apresentando possíveis erros de ortografia e gramática. O usuário poderá escolher as ações em relação às ocorrências encontradas pelo Word. - Ignorar: mantém a ocorrência como se encontra no texto e apresenta a próxima ocorrência ou informa que a verificação foi concluída. - Ignorar todas: ignora todas as ocorrências idênticas no documento atual e apresenta a próxima ocorrência

Colaboração on-line
Inicia uma reunião on-line improvisada enviando um convite aos participantes.

Contar palavras
Conta o número de páginas, palavras, caracteres, parágrafos e linhas no documento ativo. As marcas de pontuação e os símbolos especiais também são incluídos na contagem de palavras.

Mala direta
Mala direta consiste em uma mesclagem de um documento modelo com uma base de dados. Com este recurso é possível criar com muita facilidade etiquetas, envelopes, catálogos e qualquer outro tipo de documento mesclado.

Observe!

Duplo-clique nas áreas de margens das réguas, exibe a caixa de diálogo Configurar Página
74

AutoResumo
Resume automaticamente os pontos principais do documento ativo. Você pode utilizar o comando AutoResumo para criar um resumo executivo ou um sumário.

Envelopes e etiquetas
Cria um envelope ou uma etiqueta de endereçamento simples ou insere o mesmo nome e endereço em uma planilha de etiquetas de endereçamento inteira.

Técnico Bancário

Word
Assistente de carta
Executa o Assistente de carta que serve para ajudá-lo a criar cartas rapidamente. células de acordo com a quantidade de linhas e colunas escolhida.

Dividir tabela
Divide a tabela imediatamente acima do ponto de inserção.

Macro
Abre a caixa de diálogo Macro, onde você pode executar, editar ou excluir uma macro. Use Gravar nova macro: para gravar uma série de ações como uma macro.

Autoformatação da tabela
No Microsoft Word, aplica automaticamente formatos a uma tabela, inclusive bordas e sombreamentos predefinidos. Redimensiona automaticamente uma tabela para se ajustar ao conteúdo das células da tabela.

Modelos e suplementos
Anexa um modelo diferente ao documento ativo, carrega programas suplementares ou atualiza os estilos de um documento. Além disso, carrega modelos adicionais como modelos globais para que você possa usar as suas definições de comando personalizadas, macros e entradas de AutoTexto.

Autoajuste
Ajusta automaticamente a tabela para o conteúdo, para a janela ou distribui as linhas e colunas uniformemente.

Repetir linhas de título Personalizar
Personaliza as atribuições dos botões da barra de ferramentas, comandos de menu e tecla de atalho. Designa as linhas selecionadas como um título de tabela que se repetirá em páginas subseqüentes, se a tabela ultrapassar mais de uma página. Este comando só estará disponível se as linhas selecionadas incluírem a linha superior de uma tabela.

Desenhar tabela
Desenha manualmente as células de uma tabela.

Opções
Modifica as definições de programas do Microsoft Office como a aparência da tela, a impressão, a edição, a ortografia e outras opções.

Inserir
Insere tabelas, colunas, linhas e células.

Converter
Converte texto em tabela ou tabela em texto de acordo com os seguintes critérios: Parágrafos Tabulação Ponto-e-vírgula ou Outro caractere

Excluir
Exclui tabelas, colunas, linhas e células

Observe!
Selecionar
Seleciona tabelas, colunas, linhas e células

Classificar
Organiza as informações linhas selecionadas alfabética, numérica ou acordo com os critérios definidos pelo usuário. em listas ou em ordem por data de e ordenação

Em uma tabela

Mesclar células
Transforma as células selecionadas em apenas uma, mantendo seus conteúdos.

Fórmula
Constrói e insere fórmulas nas células das tabela.

TAB
próxima célula

Dividir células
Divide uma ou mais células em várias

Questão 7
No Word, para que serve o ícone ?

Shift + TAB
Célula anterior

A) Inserir novo documento. B) Fechar documento. C) Proteger um documento. D) Marcar realce em um texto selecionado. E) Definir espaçamento entre linhas.

Técnico Bancário

75

Word
Mostrar/ocultar linhas de grade
Em uma tabela, o comando Linhas de grade exibe ou oculta linhas de grade pontilhadas para ajudá-lo a ver em quais células você está trabalhando. As linhas de grade da tabela não são impressas; se você desejar adicionar linhas de grade imprimíveis à sua tabela, use o comando Bordas e sombreamento (menu Formatar).

Organizar tudo
Organiza as janelas do Word para que sejam exibidas simultaneamente, visíveis na área de trabalho.

Dividir
Divide a janela atual em dois painéis. Quando ativo o comando se transforma em Remover Divisão.

Propriedades da tabela
Define várias opções para a tabela, como o tamanho, alinhamento e disposição do texto da tabela; a altura, quebra de página e opções de cabeçalho da linha; a largura da coluna e o tamanho, alinhamento da célula e outras opções de célula.

Ajuda do Microsoft Word
Fornece acesso aos conteúdos de ajuda do Word que auxiliam os usuários nas tarefas do aplicativo.

Nova janela
Exibe uma nova janela do mesmo documento ativo.

Mostrar/ocultar assistente do Office
O Assistente do Office fornece tópicos da Ajuda e dicas para ajudá-lo a concluir as suas tarefas.

Detectar e corrigir

Observe!

Localiza e corrige automaticamente erros no programa.

Em uma TABELA é possível a inserção de fórmulas.
76

Sobre o Microsoft Word
Exibe o número da versão desse programa da Microsoft; os avisos de copyright, legais e de licença; o nome do usuário e da organização; o número de série do software; e informações sobre o seu computador e o seu sistema operacional.

Técnico Bancário

Excel

Excel

Excel

O Excel é uma planilha de cálculos eletrônica. Permite a utilização de fórmulas e funções para a realização de cálculos automatizados.

Barra de Títulos: Exibe o nome da aplicação Barra de Menus Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas de Formatação Caixa de Nome
Mostra a referência da célula e também permite a criação de intervalos nomeados e da pasta de trabalho atual.

Barra de Fórmulas
Mostra as fórmulas e o conteúdo real das células.

Cabeçalho de colunas
Clicando no cabeçalho da coluna correspondente seleciona toda coluna.

Inserir Função
Permite inserir automaticamente funções pré-determinadas do Excel

Seleciona todas as células da planilha Painel de Tarefas Intervalo de células selecionadas Cabeçalho das linhas
Clicando no cabeçalho da linha correspondente seleciona toda linha. São as células que estão selecionadas no momento. Neste exemplo estão selecionadas as células C5 até C8. Este intervalo é referenciado nas funções através do uso do símbolo ":" Exemplo: Para se fazer a soma destes valores poderia ser utilizada a seguinte fórmula: =SOMA(C5:C8) Se altera de acordo com a função solicitda

Alça de preenchimento
Clicando e arrastando copia o conteúdo da célula selecionada para as células arrastadas.

Barras de rolagem

Limite entre as linhas ou as colunas
Clicando e arrastando o usuário poderá alterar a altura das células(linha) ou a largura(colunas). Se aplicar um duplo-clique a célula se ajusta automaticamente ao conteúdo das células.

Célula
Estão nas planilhas e são o encontro de uma coluna com uma linha. Exemplo da célula G18

Guia das planilhas
Cada guia representa uma planilha da pasta de trabalho atual. Como padrão uma nova pasta de trabalho contém 3 planilhas. O usuário poderá criar, excluir, copiar ou renomear planilhas.

Linhas de grade
Linhas que separam as colunas e as linhas. Por padrão não aparecem na impressão. Servem também de marcação para a colocação das bordas.

Barra de status
Exibe o resultado da soma dos valores numéricos selecionados. Clicando com o botão direito do mouse neste local o usuário poderá escolher outras funções: Média, Máximo, Mínimo, Cont.Núm ou Cont.Valores.

Barra de Ferramentas Padrão

Barra de Ferramentas de Formatação

Técnico Bancário

79

Excel

Barra de Ferramentas Padrão

Cria um arquivo novo, em branco, com base no modelo padrão.

Novo
Ctrl+O Arquivo

Quando o usuário clica no botão novo, uma nova pasta de trabalho é exibida sem nenhum dado preenchido anteriormente. Por padrão esta nova pasta apresenta 3 planilhas.

Localiza e abre os arquivos salvos anteriormente.

Abrir
Ctrl+A Arquivo

Quando o usuário clica no botão abrir exibe a caixa de diálogo "Abrir", onde se escolhe a unidade ou pasta onde se encontra o arquivo, seleciona o arquivo e então clica no botão abrir.

Salvar
Ctrl+B Arquivo

Se o usuário nunca Salva o arquivo salvou o arquivo ativo com seu nome, anteriormente, exibe local e formato de a caixa de diálogo arquivo atual. "Salvar como". Se a pasta de trabalho já é um arquivo armazenado em alguma unidade, o comando salva imediatamente.

Email

Envia o conteúdo da planilha atual como corpo da mensagem de email.

Exibe o cabeçalho de mensagem de email para que o usuário possa informar quais são os destinatários que irão receber a planilha atual como corpo da mensagem.

Arquivo Enviar para

80

Técnico Bancário

Excel

Pesquisar

Localiza arquivos páginas da Web, e ítens do Outlook com base nos critérios de pesquisa.

Arquivo

Quando pressionado exibe o Painel de Tarefas "Pesquisa Básica" onde o usuário define os critério de pesquisa, tais como: texto de pesquisa; locais selecionados; tipos de arquivos selecionados.

Imprimir
Ctrl+P Arquivo

Imprime a planilha ativa. Para selecionar opções de impressão, clique em Imprimir no menu Arquivo.

Imprime a planilha ativa. Se um gráfico estiver selecionado imprime o gráfico no tamanho máximo da página, levando em consideração as margens.

Visualizar impressão

Mostra como será a aparência de um arquivo quando for impresso.

Exibe um prévia do conteúdo que será impresso, antes que este seja realmente impresso.

Arquivo

Verificar Ortografia
F7 Ferramentas

Verifica a ortografia do documento ativo, arquivo, pasta de trabalho ou ítem.

Quando pressionado exibe a caixa de diálogo "Verificar Ortografia", na qual é possível ignorar as ocorrências, adicionar ao dicionário ou alterá-las por sugestões escolhidas.

Recortar
Ctrl+X Editar

Remove a seleção do documento ativo e a coloca na Àrea de Transferência.

O usuário realiza uma seleção. Clica no comando Recortar. O conteúdo desta seleção é colocado na área de transferência e só vai ser retirado do local de origem após o comando Colar.

Técnico Bancário

81

Excel

Copia a seleção para a Área de Transferência.

Copiar
Ctrl+C Editar

O usuário realiza uma seleção. Clica no comando Copiar. O conteúdo desta seleção é colocado na área de transferência e mantido na origem mesmo após o comando Colar.

Colar
Ctrl+V Editar

Insere o conteúdo da Área de transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Esse comando só está disponível quando você recorta ou copia um objeto, texto ou conteúdo de uma célula. Para obter opções de colagem especiais, clique na seta para baixo ao lado do botão.

Colagem Especiais: FÓRMULAS: Cola os conteúdos e fórmulas sem formatação. VALORES: Somente o resultado e os conteúdos. SEM BORDAS: TRANSPOR: O que era coluna passa para linha e o que era linha passa para coluna. COLAR VÍNCULO: Cola criando uma fórmula que refere a célula copiada.

Copia o formato de um objeto ou texto selecionado e o aplica ao objeto ou texto clicado. Para copiar a formatação Pincel para mais de um item, clique duas vezes no botão Pincel e, em seguida, clique em cada item que desejar formatar. Ações estão Ao terminar, pressione ESC para desativar o no menu Pincel.

O usuário seleciona a célula da qual quer copiar o formato, clica no pincel e após arrasta sobre as células que deseja aplicar este formato. O pincel copia formatações de fonte, bordas, sombreamento.

Formatar

Desfazer
Ctrl+Z Editar

Reverte o último comando ou exclui a última entrada que você digitou. Para reverter mais de uma ação por vez, clique na seta ao lado do botão Desfazer e, em seguida, clique nas ações que você deseja desfazer. O nome do comando muda para Impossível desfazer se não for possível reverter a última ação.

Cada vez que o usuário pressiona, desfaz a última ação que pode ser uma digitação, uma formatação de célula, entre outras ações.

Refazer
Ctrl+R Editar

Reverte a ação do comando Desfazer. Para refazer mais de uma ação por vez, clique na seta ao lado do botão Refazer e, em seguida, clique nas ações que você deseja refazer.

Cada vez que o usuário pressiona, refaz a última ação que pode ser uma digitação, uma formatação de célula, entre outras ações que foram desfeitas pelo comando desfazer.

82

Técnico Bancário

Excel

Inserir hiperlink
Ctrl+K Inserir

Insere um novo hiperlink ou edita o hiperlink especificado.

Quando clicado exibe a caixa de diálogo "Inserir hiperlink" onde o usuário especifica o destino do hiperlink, que pode ser uma página da web, um indicador e até mesmo outro arquivo.

Autosoma

Adiciona números automaticamente com a função SOMA. Sugere o intervalo de células a ser adicionado. Se o intervalo sugerido estiver incorreto, arraste pelo intervalo desejado e, em seguida, pressione ENTER.

Inserir

Outras funções como Média, Cont.Valores, Máximo e Mínimo podem ser acessadas a partir do menu suspenso associado a este botão. Se o usuário tiver com células já selecionadas, quando pressionado coloca a função Soma automaticamente sem aguardar confirmação.

Classifica os itens selecionados em ordem a partir do início do alfabeto, do menor número ou da data mais Classificação antiga, utilizando a Crescente coluna que contém o ponto de inserção.

Dados

Se apenas uma coluna de uma tabela com mais colunas estiver selecionada, quando pressionado exibe a caixa de diálogo "Aviso de classificação". Se Expandir a seleção classifica a coluna selecionada sendo que as linhas das outras colunas acompanham a classificação desta coluna.

Classifica os itens selecionados em ordem a partir do final do alfabeto, do maior número ou da data mais recente, Classificação utilizando a coluna que Decrescente contém o ponto de inserção.

Dados

Se apenas uma coluna de uma tabela com mais colunas estiver selecionada, quando pressionado exibe a caixa de diálogo "Aviso de classificação". Se Expandir a seleção classifica a coluna selecionada sendo que as linhas das outras colunas acompanham a classificação desta coluna.

Assistente de Gráfico

Inicia o Assistente de gráfico, que irá orientá-lo pelas etapas de criação de um gráfico incorporado em uma planilha ou na modificação de um gráfico existente.

Quando pressionado exibe a caixa de diálogo "Assistente de Gráfico", onde o usuário poderá escolher um tipo de gráfico de acordo com diversas opções pré-determinadas pelo Excel.

Inserir

Técnico Bancário

83

Excel

Exibe ou oculta a Barra de Ferramentas Desenho.

Desenho

Exibe a barra de ferramentas desenho que contém atalhos para opções de desenho, tais como: Linha, seta, retângulo, elipse, caixa de texto, inserir WordArt, entre outras.

Exibir

Insira um valor entre 10% e 400% cento para reduzir ou ampliar a exibição do documento ativo.

Zoom

O valor total do Zoom é de 100%, abaixo deste valor é redução, acima é ampliação. O valor do Zoom não altera o tamanho da fonte, apenas aproxima ou afasta a visualização.

Exibir

O Assistente do Office oferece tópicos da Ajuda e dicas para ajudá-lo a realizar suas tarefas.

Ajuda
F1 Ajuda

O usuário poderá digitar o texto sobre algum tipo de auxílio que esteja necessitando. Será então acessado os tópicos e conteúdos de ajuda existentes sobre este assunto.

Configura os botões da barra de ferramentas.

Opções da Barra de Ferramentas

O usuário poderá adicionar ou remover botões da barra de ferramentas ou personalizar as funções dos botões da barra de ferramentas, comandos de menu e teclas de atalho.

Exibir

84

Técnico Bancário

Excel

Barra de Ferramentas de Formatação
Quando o usuário seleciona uma célula ou uma quantidade de caracteres e após escolhe uma fonte, esta é aplicada a estes elementos selecionados.

Fonte

Formatar

Altera a fonte do texto e números selecionados. Na caixa Fonte, selecione um nome de fonte.

Tamanho da Fonte

Formatar

Altera o tamanho do texto e dos números selecionados. Na caixa Tamanho da fonte, insira um tamanho. Os tamanhos na caixa Tamanho da fonte dependem da fonte selecionada e da impressora ativa.

As alterações de fonte são relativas aos caracteres ou células selecionadas e encontram-se no menu FORMATAR CÉLULAS na guia FONTE.

Negrito
Ctrl+N Formatar

Aplica negrito ao texto Negrito é deixar a e aos números fonte selecionada selecionados. mais espessa. Se a seleção já estiver em negrito e você clicar em Negrito, essa formatação será removida.

Itálico
Ctrl+I Formatar

Aplica itálico ao texto e aos números selecionados. Se a seleção já estiver em itálico e você clicar no botão Itálico essa formatação será removida.

Na fonte em Itálico os caracteres tem aparência inclinada.

Sublinha o texto e números selecionados. Se a seleção já estiver sublinhada, clique em Sublinhado para Sublinhado desativar essa formatação. Ctrl+S Formatar

Quando os caracteres se apresentam sublinhado um traço é exibido na parte inferior do caractere.

Técnico Bancário

85

Excel

Alinhar à Esquerda

Alinha o texto, os números ou objetos em linha selecionados à esquerda, com uma margem direita irregular.

Formatar Células Alinhamento

Centraliza o texto, os números ou objetos em linha selecionados.

O alinhamento referido por estes atalhos é o alinhamento horizontal relativo as células. Para se alterar o alinhamento vertial, o usuário deverá acessar o menu Formatar, Células e na Guia Alinhamento alterar o alinhamento vertical.

Centralizar

Formatar Células Alinhamento

Alinhar à Direita

Alinha o texto, os números ou objetos em linha selecionados à direita, com uma margem esquerda irregular.

Formatar Células Alinhamento
Combina duas ou mais células adjacentes selecionadas para criar uma única célula. A célula mesclada resultante conMesclar e tém apenas os dados localizados na parte suCentralizar perior mais à esquerda na seleção, que ficam centralizados na célula. A referência de célula é a célula superior Formatar esquerda no intervalo Células Alinhamento selecionado original. A célula mesclada tem seu conteúdo centralizado horizontalmente mas não verticalmente. Se mais de uma célula possuir conteúdo é exibida uma caixa de diálogo, informando que será mantido somente os valores da célula superior - esquerda.

Estilo de Moeda

Aplica um estilo de moeda internacional às células selecionadas. Dependendo do país selecionado na caixa de diálogo Configurações regionais do Windows.

Formatar Células Número

Quando clica neste atalho e após acessa o menu Formatar, Células na Guia Número, percebe que a categoria selecionada é Contábil. Que coloca o símbolo da moeda, o separador de milhar, a vírgula e duas casas decimais, alinham o simbolos de moeda e vírgulas decimais em uma coluna.

86

Técnico Bancário

Excel

Aplica o estilo de porcentagem às células selecionadas.
Estilo de Porcentagem

O formato Porcentagem multiplica o valor da célula por 100 e exibe o símbolo de Porcentagem (%).

Formatar Células Número

Aplica o separador de milhares às células selecionadas.

Separador de Milhares

Quando aplicado este comando coloca os separadores de milhar, a vírgula e duas casas decimais. Este comando é o Formato Contábil sem símbolo de moeda.

Formatar Células Número

Aumentar casas decimais

Aumenta o número de dígitos exibidos após a vírgula decimal nas células selecionadas.

Se a célula não possuir valores numéricos após a vírgula, então é colocado um zero a mais após a vírgula, cada vez que o usuário pressiona este atalho.

Formatar Células Número

Diminuir casas decimais

Diminui o número de dígitos exibidos após a vírgula decimal nas células selecionadas.

Formatar Células Número

Diminui as casas decimais, arredondando o valor exibido para o mais próximo. O valor real da célula é mantido, o arredondamento é realizado apenas para efeitos de visualização na célula.

Diminuir recuo

Reduz o recuo do conteúdo da célula selecionada em aproximadamente uma largura de caractere de fonte padrão.

Quando pressionado diminui o espaço entre a margem de alinhamento da célula e o início dos caracteres.

Formatar Células Alinhamento

Técnico Bancário

87

Excel

Aumentar recuo

Aumenta o recuo do conteúdo da célula selecionada em aproximadamente uma largura de caractere de fonte padrão.

Quando pressionado aumenta o espaço entre a margem de alinhamento da célula e o início dos caracteres.

Formatar Células Alinhamento

Bordas

Adiciona uma borda à célula ou intervalo selecionado. Para formatar uma célula ou um intervalo com a última borda selecionada, clique no botão Borda.

Para especificar outro tipo de borda, clique na seta junto ao botão e selecione o estilo de borda na paleta.

Formatar Células Borda

Adiciona, modifica ou remove a cor ou o efeito de preenchimento do objeto selecionado. Cor do Preenchimento Os efeitos de preenchimento incluem os preenchimentos graduais, Formatar de textura, de padrão Células e de figura. Padrões

Para especificar outra cor de preenchimento, clique na seta junto ao botão e selecione a cor de preenchimento na paleta. O preenchimento é o fundo da célula.

Cor da Fonte
Formatar Células Fonte

Formata o texto selecionado com a cor em que você clicar.

Para especificar outra cor de fonte, clique na seta junto ao botão e selecione a cor na paleta.

88

Técnico Bancário

Excel
Importante:

Funções no Excel

Os dois pontos

:

Os ponto e vírgula

;

Indica intervalo. Indica que está sendo referenciado de tal célula ATÉ tal célula.
Exemplo:

Separa os argumentos das funções. Indica que está sendo referenciado somente essa E aquela célula.
Exemplo:

B3:D5

A4;B6

Hoje

Retorna a data de hoje formatada como data. Não possui argumentos.

=Hoje()

Agora

Retorna a data e a hora atuais formatados como data e hora. Não possui argumentos.

=Agora()
Soma

Retorna a soma dos argumentos.

=SOMA(A4:C6;D3;A3:C3;5*2)
23+45+6+6+7+8+34+45+12 = 186 =

+
2

+
2+34+12 = 48

246

+
5*2 = 10

Técnico Bancário

89

Excel

Média

Retorna a média aritmética dos argumentos.

=Média(A4:C6;D3;A3:C3;5*2)
23+45+6+6+7+8+34+45+12 = 186 =

+
2

+
2+34+12 = 48

246 14 = 17,57

+
5*2 = 10

Máximo

Retorna o valor máximo de um conjunto de argumentos. Valores lógicos e textos são ignorados.

=Máximo(A3:A6;C3:D6)

34

12

34
Mínimo
Retorna o valor mínimo de um conjunto de argumentos. Valores lógicos e textos são ignorados.

=Mínimo(A3:A6;C3:D6)

2

2

2
90 Técnico Bancário

Excel

Maior

Retorna o MAIOR valor k-ésimo de um conjunto de dados. Por exemplo, o terceiro MAIOR número. Possui 2 argumentos. O primeiro argumento é a matriz e o segundo é a posição em relação ao maior número.

=Maior(A3:D4;3)
Qual é o terceiro maior número?

2 2 6 8 12 23 34 45

Menor

Retorna o MENOR valor k-ésimo de um conjunto de dados. Por exemplo, o terceiro MENOR número. Possui 2 argumento. O primeiro argumento é a matriz e o segundo é a posição em relação ao menor número.

=Menor(A3:D4;3)
Qual é o terceiro menor número?

2 2 6 8 12 23 34 45

SE

Retorna um valor se uma condição que você especificou for avaliada como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Possui 3 argumentos: (Teste lógico; valor verdadeiro; valor falso)

Exemplo: O usuário digitou a fórmula indicada na célula C3. Após copiou a fórmula para as células C4, C5 C6 e C7.

=SE(

ste ; Resrpdadeir ; Te Ve
os

ta a

sta po es a R ls Fa

)

B3>20000

BOM

RUIM

O valor de B3 é 23.345 23.345 é maior que 20000 então o resultado é a resposta verdadeira

BOM
Técnico Bancário 91

Excel

Mod

Retorna o resto de uma divisão: Possui 2 argumentos: ( Valor a ser dividido ; divisor)

=Mod(A2;B2)

7 3 6 2

1
Modo
Retorna o valor que mais se repete.

=Modo(A2:C3)
Qual é o valor que mais se repete?

7 3 4 5 4 8

4
Med
Retorna o valor central.

=Med(A2:C3;C4)
Qual é o valor central?
Em primeiro lugar coloque os valores referenciados em oredem crescente.

3 4 4 5 7 8 12

5
92 Técnico Bancário

Excel

SomaSe

Adiciona as células especificadas por um determinado critério. Possui 3 argumentos: (intervalo ; critérios ; intervalo_soma)

=Somase(A3:A9;”João”;C3:C9)
Vai somar os valores indicados no terceiro argumento

C3:C9
que forem relacionados com o critério do segundo argumento

“João”
localizado no primeiro argumento

A3:A9
52.000 + 123.000 + 25.000 =

200.000

Cont.Núm

Conta quantas células contém números.

=Cont.Núm(A1:C3)

4
Células contém NÚMEROS em seu conteúdo.

Int

Retorna o inteiro. Arredonda um número para baixo até o número inteiro mais próximo. Possui 1 argumento.

=Int(B1)
O inteiro de 13,46 é

13
Técnico Bancário 93

Excel

Abs

Retorna o valor absoluto de um número. Um número sem sinal.

=Abs(C1)
-28 sem sinal resulta

28
Mult
Multiplica todos os números dados como argumentos.

=Mult(A2:C2;C3)

8x9x2x7=

1008
Arred
Exemplos
Arredonda um número para um número mais próximo até uma quantidade específica de digitos. 2 argumentos: (número ; número de digitos)

=Arred(A1;1) 12,5 =Arred(B1;1) 12,5 =Arred(C1;1) 12,4
94 Técnico Bancário

Excel

Truncar
Exemplos

Trunca um número até um número inteiro removendo a parte decimal ou fracionária do número. 2 argumentos: (número ; número de digitos)

=Truncar(A1;1) 12,4 =Truncar(B1;1) 12,4 =Truncar(C1;1) 12,4
Procv
Localiza um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada na tabela.

A função PROCV pode aparecer com 3 ou 4 argumentos (valor procurado ; matriz_tabela ; núm_índice_coluna; procurar intervalo )

=Procv(”Uno”;A2:C4;2)

18.456,00
é o valor encontrado na coluna 2 da tabela relacionado a descrição de Uno indicada no primeiro argumento.
Atenção: Se aparecer o quarto argumento leve em consideração o seguinte: - Verdadeiro e o número 1 no quarto argumento significa que ele poderá procurar um valor aproximado. - Falso e o número 0 no quarto argumento significa que ele só poderá procurar se o valor for exatamente o mesmo.

Técnico Bancário

95

Excel

Barra de Menus

Barra que contém as funções que podem ser realizadas no aplicativo. A caixa de texto "Digite uma pergunta" permite que o usuário digite um texto e tenha acesso aos conteúdos de ajuda sobre esse texto.

Novo
Exibe o painel de tarefas nova pasta de trabalho, onde o usuário poderá abrir uma pasta de trabalho, criar uma nova pasta de trabalho em branco, nova com base em pasta de trabalho existente e novo com base em modelo. As teclas de atalho CTRL+O exibem imediatamente uma nova pasta de trabalho em branco.

Abrir

Observe!

XLS é o tipo de arquivo padrão do Excel
96

Quando o usuário aciona o comando abrir exibe a caixa de diálogo "Abrir", onde se escolhe a unidade ou pasta onde se encontra o arquivo, o tipo de arquivo, seleciona o arquivo e então clica no botão abrir. O arquivo escolhido será aberto permitindo que o usuário possa editá-lo. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+A. Abaixo a descrição de alguns tipos de arquivo que o Excel pode abrir: .xls - Arquivos do Excel .htm; .html; mhtm; .mhtml - Páginas Web .xml - Arquivos XML .prn; .txt; .csv - Arquivos de texto .odc; .udl; .dsn - Fonte de dados .mdb; .mde - Banco de dados do Access .iqy; .dqy; .rqy - Arquivos do Query .wk? - Arquivos do Lotus 1-2-3 .wks - Arquivos do Microsoft Works .dbf - Arquivos do Dbase .xlc - Gráficos do excel .xlw - Áreas de trabalho .xlt - Modelos .xlk; .bak - Arquivos de backup

Questão 1
De acordo com os dados da planilha ao lado, qual o resultado da fórmula: =SOMA(A1:C1;A6) a) 12 b) 6 c) 10 d) 3 e) 5

Técnico Bancário

Excel

Fechar
Este comando tem como função fechar a pasta de trabalho atual. Se o usuário não salvou as alterações realizadas nesta pasta de trabalho, é exibida uma caixa de diálogo solicitando ao usuário se ele deseja salvar as alterações realizadas. Se o usuário escolher SIM, as alterações são salvas e a pasta de trabalho é fechada. Se escolher NÃO, as alterações não são salvas e a pasta de trabalho é fechada. Se escolher CANCELAR, é cancelada a operação de fechar e a pasta de trabalho continua aberta. Se o usuário nunca tiver salvo anteriormente esta pasta de trabalho, isto é, se ela não tiver uma localização e um nome em uma unidade de armazenamento, então após ter executado o comando FECHAR e após escolhido a opção SIM, é exibida a caixa de diálogo SALVAR COMO onde o usuário poderá escolher o local, o nome e o tipo de arquivo que deseja para realizar o salvamento.

local, o nome e o tipo de arquivo que deseja para realizar o salvamento. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+B.

Salvar como
Com este comando é possível escolher um outro local ou uma outra unidade de armazenamento para salvar a Pasta de trabalho atual. Após executado este comando é exibida a caixa de diálogo SALVAR COMO, onde o usuário poderá escolher o local, o nome e o tipo de arquivo que deseja para realizar o salvamento. Como padrão de salvamento o Excel exibe o tipo de arquivo *.xls. O usuário poderá escolher diversos tipos de arquivos para salvar esta pasta de trabalho, alguns deles são: Página da Web (*.htm; *.html): Com estes tipos de arquivos a Pasta de trabalho ou a Planilha são convertidos para linguagem HTML que posteriormente poderão ser lidos pelos navegadores como o Internet Explorer. Planilha XML (*.xml): Linguagem extensível de formatação. É uma evolução do HTML que supera algumas limitações do HTML em relação a troca de documentos entre diferentes plataformas de hardware e software. Modelo (*.xlt): Pasta de trabalho modelo, que poderá ser utilizada para ciração de outras pastas de trabalho que tenham como base esta pasta de trabalho. Texto (*.txt): Transforma a pasta de trabalho em texto sem formatação.

Dbase (*.dbf): Converte para o banco de dados Dbase. É possível também escolher outras versões do próprio Excel para salvar os arquivos com mais compatibilidade para estas versões.

Salvar como página da Web
Comando utilizado para salvar a Pasta de trabalho ou a Planilha atual com a extensão de arquivo .htm ou .html. Com estes tipos de arquivos a Pasta de trabalho ou a Planilha são convertidos para linguagem HTML que posteriormente poderão ser lidos pelos navegadores como o Internet Explorer. Quando acionado este comando exibe também a caixa de diálogo SALVAR COMO, no entanto no ítem Salvar como tipo: está preenchida a opção "Página da Web (*.htm; *.html)".

Salvar espaço de trabalho
Este comando salva as configurações do espaço de trabalho que o usuário está utilizando. Quando acionado exibe a caixa de d i á l o g o S A LVA R E S PA Ç O D E TRABALHO que armazena com a extensão *.xlw para àreas de trabalho do Excel.

Salvar
Este comando salva a pasta de trabalho e suas alterações em uma unidade de armazenamento. Se o usuário nunca tiver salvo anteriormente esta pasta de trabalho, isto é, se ela não tiver uma localização e um nome em uma unidade de armazenamento, então após ter executado o comando SALVAR, é exibida a caixa de diálogo SALVAR COMO onde o usuário poderá escolher o

Pesquisar
Localiza arquivos páginas da Web, e ítens do Outlook com base nos critérios de pesquisa. Quando pressionado exibe o Painel de Ta r e f a s " P e s q u i s a Básica" onde o usuário define os critérios de

Observe!

Excel.exe éo arquivo executável do excel.
Técnico Bancário 97

Excel

pesquisa, tais como: Texto de pesquisa; locais selecionados; tipos de arquivos selecionados.

Configurar página
Altera as configurações das páginas do Excel. Estas configurações terão efeito principalmente no momento da impressão. Quando pressionado exibe a caixa de diálogo CONFIGURAR PÁGINA contendo as seguintes guias e funções: Guia Página: - Orientação: define a orientação da página entre retrato ou paisagem; - Dimensionar: ajusta o percentual de ampliação ou redução para impressão em relação ao tamanho normal ou ajusta a quantidade de páginas de largura por páginas de altura. - Tamanho do papel; Q u a l i d a d e d e impressão; - Número da primeira página; Guia Margens: - Define as margens s u p e r i o r, i n f e r i o r, esquerda, direita, cabeçalho e rodapé. - Define centralizar na página Horizontal e Vertical. G u i a Cabeçalho/rodapé: - Define o conteúdo do cabeçalho e do rodapé e também permite personalizá-los. Guia Planilha: - Área de impressão: define a área da planilha que será impressa. - Imprimir títulos: linhas a repetir na parte superior e colunas a repetir à esquerda. - Imprimir: Define se serão impressos as Linhas de grade, Cabeçalhos de linha e coluna, Preto e Branco, Comentários, Qualidade Rascunho, Erros de célula como. - Ordem da página: Abaixo e à direita ou Acima e abaixo.

Visualizar impressão
Mostra como será a aparência de uma arquivo quando for impresso. Exibe um prévia do conteúdo que será impresso, antes que este seja realmente impresso.

Imprimir
Realiza a impressão dos conteúdos existentes na pasta de trabalho atual. No teclado pode ser acionado pelas teclas CTRL+P. Quando acionado exibe a caixa de diálogo IMPRIMIR contendo as

Visualizar página da web
Visualiza a planilha atual como sendo uma página da Web. Carrega o Internet Explorer e gera um arquivo temporário na extensão .htm para que a planilha atual possa ser visualizada no navegador.

Observe!

seguintes opções: Impressora: - Escolha da impressora que irá receber o trabalho de impressão. Se o usuário não modificar esta opção, o Excel vai imprimir na impressora que está definida no Windows como impressora padrão. - Propriedades de impressão: Configurações relativas a impressora selecionada. - Imprimir para arquivo: transforma os dados necessários para realizar a impressão nesta impressora em um

O arquivo do excel é conhecido

Área de impressão
Define a área de impressão da planilha ou limpa a área de impressão que está definida.

Questão 2

como pasta de trabalho.
98

De acordo com os dados da planilha ao lado, qual o resultado da fórmula: =MÉDIA(A1:A3) a) 6 b) 5 c) 4 d) 3 e) 2

Técnico Bancário

Excel

arquivo. Intervalo de Impressão: - Imprime tudo ou de uma determinada página até outra página. Imprimir: - Seleção, Pasta de trabalho inteira ou as Planilhas selecionadas. Cópias: - Define o número de cópias e se a impressão será agrupada ou não. Visualizar: Aciona o comando Visualizar impressão.

Enviar para
Envia os dados contidos na pasta de trabalho atual como mensagem de correio eletrônico (E-mail). Exibe as seguintes opções: - Destinatário do email - Destinatário do email (para revisão) - Destinatário do email (como anexo) - Destinatário da circulação - Pasta do Exchange - Participação de reunião on-line

- Tipo, local e tamanho; - Nome no MS-DOS; Criado em; Modificado em; Acessado em; - Atributos: Somente leitura; oculto; arquivo; sistema. Guia Resumo: - Título; Assunto; Autor; Gerente; Empresa; Categoria; Palavras-chave; Comentários; Base do hiperlink; Modelo; Salvar visualização da figura. Guia Estatísticas: Criado em; Modificado em; Acessado em; Impresso em; Gravado por; Número de revisão; Tempo total de edição. Guia Conteúdo: Conteúdo do documento: a quantidade de planilhas e nomes dessas planilhas. Guia Personalizar: Nome; Tipo; Valor; Propriedades.

Últimos arquivos criados ou modificados
Lista apresentando os últimos arquivos que o usuário criou ou modificou no excel.

Propriedades
Exibe as propriedades relacionadas ao arquivo atual através das seguintes guias: Guia Geral: - Contém o nome e a extensão do arquivo;

Sair
Encerra a aplicação (o prórprio Excel) fechando as pastas de trabalho carregadas. Se alguma pasta de trabalho não teve suas alterações salvas o Excel apresenta uma caixa de diálogo solicitando a intenção do usuário de salvar as alterações antes de fechar a pasta de trabalho. O usuário poderá escolher: Sim (salva e fecha); Não (não salva e fecha) ou Cancelar.

Desfazer
Reverte o último comando ou exclui a última entrada que você digitou. Cada vez que o usuário pressiona, desfaz a última ação que pode ser uma digitação, uma formatação de célula, entre outras ações. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+Z.

Observe!

Quando selecionadas células com valores numéricos, o resultado da soma é exibido na barra de status.
Técnico Bancário

Refazer
Reverte a ação do comando Desfazer. Cada vez que o usuário pressiona, refaz a última ação que pode ser uma digitação, uma formatação de célula, entre outras ações que foram desfeitas pelo comando desfazer. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+R.

99

Excel

Recortar
Remove a seleção do documento ativo e a coloca na Àrea de Transferência. O usuário realiza uma seleção. Clica no comando Recortar. O conteúdo desta seleção é colocado na área de transferência e só vai ser retirado do local de origem após o comando Colar. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+X.

então colar os mesmos no local desejado. Também é possível Colar tudo e até mesmo Limpar tudo. Pressionando Ctrl+C está área também é exibida.

Cola um hiperlink no local indicado que aponta para o local original. Quando o usuário clica no hiperlink a atividade é direcionada para o local que o hiperlink está indicando.

Colar
Insere o conteúdo da Área de transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Esse comando só está disponível quando você recorta ou copia um objeto, texto ou conteúdo de uma célula. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+V.

Preencher
Preenche as células marcadas de acordo com o conteúdo da célula selecionada nesta marcação de acordo com a direção escolhida no comando, que poderá ser principalmente: para baixo, para à direita, para cima, para esquerda, entre planilhas, justificar e seqüência. Se o ítem selecionado for seqüência é possível indicar incrementos de crescimento em cada célula a ser preenchida.

Copiar
Copia a seleção para a Área de transferência. O usuário realiza uma seleção. Clica no comando Copiar. O conteúdo desta seleção é colocado na área de transferência e mantido na origem mesmo após o comando Colar. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+C.

Colar especial
Com este comando é possível realizar opções de colagem especiais, entre elas destacamos as seguintes: Tudo: cola tudo de acordo como se encontra na área de transferência. Fórmulas: cola somente a fórmula sem as formatações. Valores: cola somente os valores ou resultado das fórmulas, sem copiar as fórmulas. Formatos: cola as formatações das células. Comentários: cola os comentários relativo as células. Validação: cola as instruções de validação associadas a determinadas células. Tudo exceto bordas: cola tudo com exceção das formatações de bordas. Larguras das colunas: cola somente a largura determinada para as células. Operação: neste ítem pode-se determinar qual das operações (adição, subtração, multiplicação ou divisão) serão efetuadas no momento da colagem. Transpor: altera a disposição dos elementos colados. O que era coluna passa a ser linha e o que era linha passa a ser coluna. Colar vínvulo: cada ítem colado fica vinculado ao ítem original através de uma fórmula de igualdade de referência.

Limpar
Limpa as células de acordo com a opção escolhida, que são: tudo, formatos, conteúdo (Del), comentários. Quando o usuário seleciona células e pressiona o comando Delete do teclado, está apenas limpando o conteúdo destas células, no entanto os formatos (bordas, preeencnimentos, etc) são mantidos.

Área de transferência do Office
Exibe o Painel de Tarefas com a Área de transferência do Office, que armazena temporariamente até 24 ítens inseridos nesta Área através do comando Copiar ou Recortar. O usuário poderá selecionar qualquer um dos 24 ítens possíveis nesta área e

Excluir
Exclui células, linhas ou colunas.

Excluir planilha
Exclui a planilha ativa ou selecionada.

Observe!

Por padrão um novo arquivo do excel apresenta três planilhas.
100

Mover ou copiar planilha
Altera a posição da planilha atual em relação as outras ou cria uma nova planilha sendo cópia da planilha atual.

Localizar
Localiza sequência de caracteres ou formatos.

Colar como hiperlink Questão 3
De acordo com os dados da planilha ao lado, qual o resultado da fórmula: =CONT.NÚM(A1:C6) a) 6 b) 18 c) 601 d) 670 e) 606

Técnico Bancário

Excel

O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+L.

Barra de fórmulas
Exibe ou oculta a barra de fórmulas, que mostra o conteúdo real existente nas células, o comando inserir função e a caixa de nome.

Substituir
Localiza sequência de caracteres ou formatos e substitui por outros caracteres ou formatos. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+U.

Barra de status
Exibe ou oculta a barra de status, na parte inferior da janela, que entre outras opções mostra para o usuário a soma dos valores numéricos selecionados. Um clique com o botão direito nesta área de soma exibe opções para outras funções como média, mínimo, máximo, cont.núm e cont.valores.

Ir para
Desloca a atividade para a referência indicada. O atalho no teclado correspondente a este comando é CTRL+Y.

Vínculos
Edição dos possíveis vínculos existentes na planilha.

Cabeçalho e rodapé Normal
Modo de exibição padrão do Excel. Visualizar quebra de página Exibe as quebras de páginas existentes na pasta de trabalho e a disposição dos elementos e células nas diferentes páginas. O usuário poderá definir as posições de quebras das páginas através deste comando. Exibe a caixa de diálogo CONFIGURAR PÁGINA com a guia Cabeçalho/rodapé ativa que define o conteúdo do cabeçalho e do rodapé e também permite personalizá-los. O que for definido em cabeçalho será repetido na parte superior das páginas. O que for definido como rodapé será repetido na parte inferior das páginas.

Objeto
Edita os objetos inseridos na pasta de trabalho. Os objetos normalmente são elementos que pertencem a outros programas e que estão acessíveis na pasta de trabalho atual.

Comentários
Exibe os comentários que poderão estar associados a determinadas células. Personalizar modos de exibição Configura ou adiciona novos modos de exibição.

Painel de tarefas Observe!
Exibe ou oculta o Painel de Tarefas na extremidade direita da janela do Excel. Este painel pode apresentar diversos comandos diferentes, tais como: a Área de Tansferência, opções para criação de Nova pasta de trabalho, entre outros.

Cada planilha é composta com seu próprio conjunto de células.
Técnico Bancário

Tela inteira
Visualiza o conteúdo da planilha em tela inteira, sem a maior parte das barras.

Barras de ferramentas
Exibe ou oculta as diferentes barras de ferramentas existentes no Excel. É possível personalizar barras de ferramentas de acordo com as necessidades de cada usuário. Para isto é preciso acessar o ítem personalizar, escolher a categoria e arrastar os símbolos dos comandos para as barras de ferramentas.

Zoom
Exibe a caixa de diálogo Zoom em que são realizadas as configurações de ampliação ou redução do Zoom em valores de percentagem.

101

Excel Células
Insere células, linhas ou colunas. Quando acionado exibe a caixa de diálogo INSERIR onde é possível escolher inserir: - células, deslocando células para direita; - células, deslocando células para baixo; - linha inteira; - coluna inteira; Se uma linha inteira estiver selecionada, adiciona imediatamente uma linha superior à seleção. Se uma coluna inteira estiver selecionada, adiciona imediatamente uma coluna à esquerda da seleção.

Função
Exibe a caixa de diálogo INSERIR FUNÇÃO que é utilizada para a inserção de uma função automatizada do Excel dentro de fórmulas. É apresentada uma lista das funções existentes e o usuário poderá escolher a que melhor atende suas necessidades. Após escolher a função escolhe ou digita os argumentos da mesma e então insere esta na célula indicada.

Nome
Define nome para células ou intervalos, que posteriormente poderão ser usados em substituição as referências de células e intervalos nas fórmulas e funções.

Linhas
Adiciona imediatamente uma linha superior à seleção.

Colunas
Adiciona imediatamente uma coluna à esquerda da seleção.

Comentário
Insere um comentário na célula selecionada que poderá ser exibido quando o usuário arrastar o ponteiro do mouse sobre a célula.

Planilha
Insere uma planilha na pasta de trabalho atual.

Figura
Insere no ponto de inserção figuras: Clipart: Desenhos existentes em bibliotecas de desenhos que são incorporadas pelo Office. Do arquivo: Utilizado para inserção de figuras do tipo bitmap, tais como: fotografias e imagens digitalizadas. Scanner ou câmera: Imagens obtidas diretamente de um scanner ou uma câmera digital, inseridas no ponto de inserção. Organograma: Criação, edição e inserção de um diagrama. Autoformas: Formas automáticas pré-definidas no Office. WordArt: Permite que o usuário digite um determinado texto e aplique a este, uma das formatações já existentes na galeria.

Gráfico Observe!
Inicia o Assistente de gráfico, que irá orientá-lo pelas etapas de criação de um gráfico incorporado em uma planilha ou na modificação de um gráfico existente. Quando pressionado exibe a caixa de diálogo "Assistente de Gráfico", onde o usuário poderá escolher um tipo de gráfico de acordo com diversas opções pré-determinadas pelo Excel.

Referência relativa se altera na cópia. Ex: B3 Referência absoluta não se altera na cópia. Ex: $B$3

Símbolo
Insere símbolos ou caracteres especiais.

Quebra de página
Insere uma quebra de página, determinando os limites da página de acordo com a posição selecionada.

Questão 4
De acordo com os dados da planilha ao lado, qual o resultado da fórmula: =MOD(B6;B1) a) 1 b) 2 c) 35 d) 0 e) 70

102

Técnico Bancário

Excel

Diagrama
Insere um tipo de diagrama de acordo com a escolha do usuário.

Objeto
Insere no ponto de inserção diferentes tipos de objetos gerados através dos mais diversos aplicativos.

Hiperlink
Ativa a caixa de diálogo Inserir Hiperlink que permite criar no célula um link (vínculo) que podem acessar páginas da web, outros arquivos, indicadores na mesma pasta de trabalho, células, planilhas, etc. No teclado o comando é acionado pelas teclas Ctrl+K.

Células
Comando utilizado para realizar as configurações de formatação das células e de seu conteúdo. No teclado o comando é acionado através das teclas Ctrl+1. Quando acionado exibe a caixa de diálogo F O R M ATA R C É L U L A S contendo as seguintes guias: Guia Número: Escolha da categoria que será exibido o conteúdo da célula, podendo ser: - Geral: O padrão inicial de todas as células nas planilhas do Excel. Não possuem um formato específico. Nesta categoria o

Observe!

Operadores de comparação:

< menor > maior <= menor igual >= maior igual = igual <> diferente

Excel avalia o conteúdo e formata automaticamente a célula. - Número: A categoria Número é usada para exibir números em geral. O usuário escolhe a quantidade de casas decimais (o padrão é 2), se vai utilizar separador de milhar,e a forma como os números negativos serão exibidos (com sinal de subtração, em vermelho, entre parênteses na cor preta, ou entre parênteses na cor vermelha). - Moeda: Os formatos de moeda são usados para quantias monetárias em geral. É possível escolher a quantidade de casas decimais, o símbolo de moeda e a forma como os números negativos serão exibidos. - Contábil: O formato contábil alinham símbolos de moeda e vírgulas decimais em uma coluna. É possível escolher a quantidade de casas decimais e o símbolo de moeda. - Data: O formato de data exibem números de série de data e hora como valores de data. - Hora: O formato de hora exibem números de série de data e hora como valores hora. - Porcentagem: Multiplicam o valor da célula por 100 e exibem o resultado com o símbolo de porcentagem (%). É possível escolher a quantidade de casas decimais. - Fração: Formatos relacionados a valores em fração. - Científico: Exibem de acordo com a quantidade de casas decimais escolhidas. - Texto: Exibe células com formato de texto mesmo quando houver um número na célula. A célula é exibida exatamente como digitada. - Especial: Apresenta formatos como CEP, Telefone e CIC. - Personalizado:

Técnico Bancário

103

Excel

Digite o código de formatação do número, usando um dos códigos existentes como ponto de partida. - 0 é a representação de um dígito numérico; - # é a representação de um digito que só aparece se for digitado; - [vermelho] é a cor apresentada nos caracteres formatados; - d é dia; - mm é mês numérico (ex: 10) - mmm é mês abreviado (ex: jan) - mmmm é mês completo (ex: janeiro) - aa é ano (ex: 05) - aaaa é ano completo (ex: 2005) - hh:mm:ss é hora:minuto:segundo Guia Alinhamento: Nesta guia é possível configurar: - Alinhamento Horizontal - Alinhamento Vertical - Recuo - Orientação em graus - Retorno automático de texto: permite que o texto digitado em uma célula retorne automaticamente ao fim da largura da célula para uma outra linha dentro da mesma célula sem ocupar o espaço visual de outra célula.

edição; - Oculta: célula que o conteúdo real da célula (ex: fórmulas) não aparecem da barra de fórmulas. Mesmo que o usuário defina nesta guia quais células serão travadas ou ocultas elas somente serão realmente travas ou ocultas quando o usuário proteger a planilha através do menu ferramentas.

Linha
Configurações relacionadas a linha. Com este comando é possível alterar a altura da linha, autoajustar para o conteúdo, ocultar e reexibir. Se o usuário aplicar um duplo-clique no limite entre as cabeçalho das linhas ele promove o autoajuste da altura para o conteúdo existente. Clicando e arrastando com o botão principal nestes mesmos limites o usuário também poderá definir a altura da linha.

Observe!

Operadores

+ adição - substração * multiplicação / divisão ^ potência
104

- Reduzir para ajustar: reduz automaticamente o conteúdo de uma célula para que este possa ser totalmente visivel no tamanho da célula. - Mesclar células: transforma as células selecionadas em apenas uma. - Direção do texto Guia Fonte Formatações de fonte nas células: - Tipo da fonte: o nome da fonte - Estilo da fonte: negrito, itálico - Tamanho - Sublinhado - Cor - Tachado: traço no centro do caractere - Sobrescrito: menor na parte superior - Subscrito: menor na parte inferior Guia Borda Definições das cores, estilos das linhas das bordas que serão formatadas nas células. As bordas seguem a orientação das linhas de grade que separam as linhas e colunas nas planilhas. Guia Padrões: Configura os padrões de sombreamento das células (ex.: cor) Guia Proteção: Define quais células vão estar marcadas como: - Bloqueada: célula que não permite

Coluna
Comando que permite a alteração na largura da coluna, o autoajuste para a seleção de acordo com o conteúdo, ocultar a coluna, reexibir ou definir a largura padrão. Se o usuário aplicar um duplo-clique no limite entre as cabeçalho das colunas ele promove o autoajuste da largura para o conteúdo existente. Clicando e arrastando com o botão principal nestes mesmos limites o usuário também poderá definir a largura da coluna.

Questão 5
De acordo com os dados da planilha ao lado, qual o resultado da fórmula: =SE(A2+2=4;30+1;B4)+2 a) 31 b) 50 c) 33 d) 52 e) 4

Técnico Bancário

Excel

Planilha
Configurações relacionadas com a planilha ativa ou selecionada. É possível renomear, ocultar, reexibir, escolher uma imagem para plano de fundo da planilha e alterar a cor da guia que representa a planilha.

formate as células de acordo com até 3 condições que o usuário poderá definir neste comando. Se uma condição for atendida, é a formatação configurada para aquela condição que passa a ser exibida na célula.

Permite que o usuário possa saber os erros nas fórmulas e corrigi-los.

Compartilhar pasta de trabalho
Comando utilizado para que uma mesma pasta de trabalho possa ser usada simultâneamente por diferentes usuários.

Estilo
Comando para modificar ou criar definições de estilo para as células e seus conteúdos.

AutoFormatação
Exibe a caixa de diálogo AutoFormatação onde é possível escolher uma formatação padrão definida pelo Excel que poderá ser aplicada nas células selecionadas pelo usuário.

Controlar alterações
Com esse recurso é possível realçar as alterações realizadas. Com isso o usuário poderá verificar mais facilmente a realização de determinadas alterações.

Formatação condicional
O usuário poderá usar a formatação condicional para que o próprio Excel

Comparar e mesclar pastas de trabalho
Utilizado para comparar o conteúdo de pastas de trabalho e realizar sua mesclagem. Com a comparação e mesclagem, as pastas de trabalho apresentam um conteúdo que é produto desta mesclagem.

Colaboração on-line
Recurso utilizado para criação de ambiente colaborativo relativo a algum arquivo do excel.

Atingir meta Verificar ortografia Observe!
Verifica a ortografia do documento ativo, arquivo, pasta de trabalho ou ítem. Quando pressionado exibe a caixa de diálogo "Verificar Ortografia", na qual é possível ignorar as ocorrências, adicionar ao dicionário ou alterá-las por sugestões escolhidas. Função que altera o valor existente na célula para que possa atingir uma determinada meta definida pelo usuário. Etapa 1

A caixa de nome pode ser usada para nomear intervalos.

Verificação de erros
Comando para verificação de erros nas células e fórmulas nas planilhas. Etapa 2

Técnico Bancário

105

Excel

Cenários
Função para criação ou edição de cenários utilizados nas planilhas.

Opções
Exibe a caixa de diálogo opções, onde o usuário poderá alterar as mais diversas opções de configurações do Excel relativas as seguintes guias: exibir, cálculo, editar, geral, transição, listas, gráfico, cor. Na guia lista, o usuário poderá criar ou editar as listas existentes. Estas listas permitem o preenchimento automático das células de acordo com o conteúdo sequencial das listas. As listas existentes por padrão são para meses e dias da semana, abreviados e por extenso.

É permitida a classificação por até três níveis. Também é possível incluir ou não a linha de cabeçalho na classificação.

Auditoria de fórmulas
Realiza a verificação da consistência das fórmulas e seus relacionamentos com as células referenciadas.

Ferramentas na Web
Ferramentas disponíveis da World Wide Web (WWW).

Macro
Função para criar, editar e executar macros que permitem a realização de funções automatizadas no Excel.

Suplementos
Ativa ou Desativa determinadas ferramentas e assistentes no Excel.

Filtrar
Usado para filtrar os dados que serão exibidos na planilha. O usuário define um critério e apenas os dados que estiverem de acordo com este critério serão exibidos.

Opções de AutoCorreção
Comando para editar os controles de AutoCorreção do Excel.

Personalizar
Personaliza as Barras de Ferramentas, os comandos e as opções de comportamento e exibição destas barras.

AutoFiltro ativado para ANO = 2005.

Observe! Classificar

Referência externa:
[arquivo]planilha!célula
Exemplo:

Permite que os dados sejam distribuidos em determinadas ordens de classificação crescente ou decrescente.

Questão 6
De acordo com os dados da planilha ao lado, qual o resultado da fórmula: =MODO(A1:C2) a) 1 b) 2 c) 3 d) 30 e) 100

[curso.xls]plan1!b2
Exemplo 2:

plan2!d5

106

Técnico Bancário

PowerPoint

Power Point

Power Point

PowerPoint
Software de Apresentação
Programas desenvolvidos para criação de slides e apresentações. Cada slide é considerado uma página da apresentação. A apresentação desenvolvida é formada por um conjunto de slides.
Área de Trabalho do Slide

Barra de Título

Barra de Menus Barras de Ferramentas

Modos de Exibição Barra de Status

O PowerPoint é um software de apresentação desenvolvido pela Microsoft e que pertence ao pacote de programas conhecido como Office. Por padrão os arquivos do PowerPoint são armazenados com a extensão “.PPT”. O usuário pode escolher salvar as apresentações em outros formatos.

Técnico Bancário

109

Power Point

Barras de Ferramentas
Padrão
Novo Refazer

Abrir

Inserir Gráfico

Salvar

Inserir Tabela

Email

Tabelas e Bordas

Imprimir

Inserir Hiperlink

Visualizar Impressão

Expandir Tudo

Verificar Ortografia

Mostrar a formatação

Recortar

Mostrar/ocultar grade

Copiar

Cor/Escala de Cinza

Colar

Zoom

Pincel

Ajuda

Desfazer

110

Técnico Bancário

Power Point

Formatação

Fonte

Aumentar recuo

Tamanho Fonte

Cor da fonte

Negrito

Design do slide

Itálico

Novo slide

Sublinhar

Sombra

Alinhar à esquerda

Centralizar

Alinhar à direita

Numeração

Marcadores

Aumentar tamanho fonte

Diminuir Tamanho fonte

Diminuir Recuo

Técnico Bancário

111

Power Point Desenho

Desenhar

Imagem

Selecionar objetos

Inserir Imagem
AutoFormas

Linha

Cor

Seta

Mais contraste

Retângulo

Menos contraste
Elipse

Mais Brilho
Caixa de Texto

WordArt

Menos Brilho

Inserir Diagrama

Cortar

Clipart

Girar
Figura

Estilo da Linha
Cor do preenchimento

Cor da linha

Compactar

Cor da fonte

Recolorir

Estilo da linha

Formatar
Estilo tracejado

Definir cor transparente
Estilo da seta

Sombra

Redefinir Imagem

3-D

112

Técnico Bancário

Power Point Criação de apresentações
Iniciando o PowerPoint temos a disposição uma apresentação em branco. Para uma nova apresentação podemos clicar no menu arquivo ou no botão da barra de ferramentas.

Inserindo Slides
No menu inserir podemos inserir novos slides e até mesmo duplicar slides existentes.

Modos de exibição
O Microsoft PowerPoint oferece vários modos de exibição. Normal: Apresenta a área de trabalho dividida em 3 partes: no lado esquerdo um resumo do conteúdo, no lado direito o slide atual e na parte inferior um local para anotações. Classificação de Slides: Exibe as miniaturas dos slides. Apresentação de Slides: Apresentação atual com seus efeitos de transição e animações. Anotações: Permite criar anotações para o apresentador dos slides. Mestre: Definições para o padrão a ser repetido nos diversos slides da apresentação.

Formatando os objetos do slide
Através do menu formatar podemos acessar diversas possibilidades de formatação dos objetos dos slides. Em Design do slide o usuário pode escolher características previamente definidas para aplicar nos seus slides. Em Layout do slide é possível escolher como será a disposição padrão dos objetos dos slides.

Técnico Bancário

113

Power Point Transição e animações
Através do menu Apresentações podemos configurar os efeitos de transição que existem entre os slides e as animações que podem ser aplicadas nos objetos dos slides.

Objetos
O PowerPoint aceita diversos tipos de objetos: textos, figuras, filmes (vídeos), sons, planilhas, gráficos, tabelas.

Importante observar estes atalhos no teclado
Comando Atalho

Inserir um novo slide Duplicar slide Iniciar uma apresentação de slides Apresentação de slides a partir do slide atual

CTRL+M CTRL+D F5 SHIFT+F5

114

Técnico Bancário

Power Point

Técnico Bancário

115

Power Point

116

Técnico Bancário

Power Point

Técnico Bancário

117

Power Point Questão 1 As apresentações criadas no PowerPoint podem conter efeitos de transição e de animação aplicados, respectivamente, (A) nos objetos de slide e no mestre. (B) nos slides e no mestre. (C) nos slides e nos objetos de slide. (D) no mestre e nos slides. (E) no mestre e nos objetos de slide.

Questão 2 A guia Tópicos, que exibe o conteúdo dos slides deuma apresentação PowerPoint, encontra-se no modo de exibição (A) slide. (B) normal. (C) de anotações. (D) de classificação de slides. (E) de apresentação de slides.

Questão 3 Para inserir uma figura em um slide dentro do Microsoft Powerpoint, deve-se escolher a combinação de opções de menu (A) Formatar – Inserir – Imagem. (B) Arquivo – Inserir – Imagem. (C) Ferramentas – Inserir – Imagem. (D) Opções – Inserir – Imagem. (E) Inserir – Imagem.

118

Técnico Bancário

BrOffice

BrOffice

BrOffice

BrOffice
O BrOffice.Org é uma SUITE OFFICE, de distribuição gratuita e cujo arquivo fonte é distribuído livremente para qualquer um que quiser estudá-lo ou mesmo alterá-lo. É composto de um Processador de Texto (Writer), uma Planilha Eletrônica (Calc), um Editor de Apresentações (Impress), um Editor Vetorial (Draw), um Editor HTML (Writer/HTML) e um Gerenciador de Banco de Dados (Base). Além dessas aplicações ele possui ainda um Editor de fórmulas Matemáticas (Math).

Comparativo de Teclas de Atalho

Técnico Bancário

121

BrOffice

Writer
O BrOffice.Org Writer é o processador de textos do BrOffice.Org similar ao Microsoft Word e possibilita: - Aplicação de uma grande variedade de formatações (tipo, tamanho e coloração das letras, impressão em colunas, alinhamento automático etc); - Utilização de figuras, gráficos, símbolos e sons no texto; - Movimentação de trechos de um texto dentro dele ou para outros textos; - Duplicação de partes ou do texto todo, facilitando correções; e - Armazenamento de textos em arquivos, o que permite utilizá-los ou modificá-los no futuro Além de seu formato de gravação de textos padrão o Writer é capaz de abrir e gravar arquivos de textos no formato da maioria dos produtos comerciais, incluindo entre eles o .DOC, o que traz uma facilidade ainda maior para o intercâmbio de documentos.

Régua Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas de Formatação

Barra Status

122

Técnico Bancário

BrOffice

Barra de Ferramentas Padrão

Técnico Bancário

123

BrOffice

Barra de Ferramentas Formatação

124

Técnico Bancário

BrOffice

Formatação de Texto

Formatação de Parágrafos

Técnico Bancário

125

BrOffice

Alinhamento

126

Técnico Bancário

BrOffice
O BrOffice.Org Calc é a planilha de cálculos do BrOffice.Org similar ao Microsoft Excel e possibilita a criação de planilhas eletrônicas com uso de uma diversidade de recursos, fórmulas e funções. As fórmulas e funções do CALC são construídas com os mesmos parâmetros das fórmulas do Excel. Além de seu formato de gravação padrão o CALC é capaz de abrir e gravar arquivos no formato da maioria dos produtos comerciais, incluindo entre eles o .XLS do Excel.

Calc

Assistente de Funções Soma Linha de Entrada

Caixa de Nome

Técnico Bancário

127

BrOffice

Barra de Ferramentas Padrão

128

Técnico Bancário

BrOffice

Barra de Ferramentas Formatação

Técnico Bancário

129

BrOffice

Formatação de Dados

130

Técnico Bancário

BrOffice

Atributos de Caractere

Anotações

Técnico Bancário

131

BrOffice

132

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança
Redes, Internet e Segurança

Redes, Internet e Segurança

Topologia de rede onde as estações de rede estão conectadas numa estrutura em anel (ring). Antes de transmitir os dados as estações devem aguardar um pacote de dados específico (token). Este pacote é enviado de uma estação a outra adjacente, na seqüência determinada pelo anel.

Barramento
Topologia onde todas as estaões estão ligadas em uma barra. As extremidades devem ser fechadas com terminadores.

Temos uma rede de computadores quando existir interconexão entre diversos computadores e/ou outros dispostitivos. É um grupo de pontos, estações e nós interligados, e o conjunto de equipamentos que permitem estas interligações.

cada computador tem acesso aos arquivos e dados de todos os outros sem a necessidade de um servidor para compartilhamento dos dados, recursos e arquivos.

Estrela
Diversos computadores ligados em um concentrador. Muito utilizado nas atuais redes locais.

Topologia de Rede
É a forma como cada computador é conectado aos outros computadores da rede. Identifica a organização desta rede.

Ponto a ponto:
Topologia não-hierárquica, onde

Anel (Token Ring):

Observe!

Download ato de receber dados.
Questão 1

Upload ato de enviar dados.
Técnico Bancário

Qual das alternativas abaixo é a melhor definição de Download? a) Conectar-se à internet. b) Trocar o computador por um modelo mais atualizado. c) Carregar um arquivo em um computador remoto a partir do próprio computador. d) Enviar um e-mail. e) Carregar um arquivo no próprio computador, a partir de um computador remoto.

135

Redes, Internet e Segurança Equipamentos de Rede
Servidor
Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento de arquivos, serviços de impressão, serviço de acesso a internet, serviço de hospedagem de páginas na Web, armazenamento de e-mail, entre outros).

Roteadores
Dispositivo de rede que determina o próximo destino para o qual deverão ser encaminhados os pacotes de dados.

Fibra óptica

Gateway
Dispositivo que permite a conexão de duas redes. Termo utilizado para dispositivos que conectam redes locais com a internet.

Cliente
Computadores e programas do usuário. Que se ocupa dos serviços fornecidos pelo servidor.

Bridges
Dispositivo que conecta duas redes locais ou dois segmentos da mesma rede entre si. Estas redes devem rodar os mesmos protocolos.

Placa de Rede
Permite que um computador possa enviar e receber dados através de uma rede. Podem ser de diversos padrões: Ethernet, Wi-fi, etc.

Repetidores
Dispositivo que amplifica, recupera ou regenera sinais de transmissão para compensar distorção ou atenuação de sinal antes de enviá-los para o destino.

Wireless
Termo que designa redes sem fio. Rádio: Conexões sem fio através de ondas de rádio. Wi-fi (Wireless Fidelity): Rede sem fio do padrão 802.11. Atualmente está sendo muito utilizada para conexões de redes locais (LAN). Wap: Padrão de conexões sem fio muito utilizado em celulares.

Modem
Utilizados na transferência de dados através de rede telefônica. Converte os dados digitais em sinais analógicos e vice-versa.

Proxy
Máquina que tem seu próprio endereço de IP e serve como intermediário entre os micros e a rede externa.

Hub
Conhecido como concentrador. Conecta dois ou mais equipamentos em uma rede.

Meios de comunicação de dados
Cabos de rede Coaxial

Rede telefônica Rede Elétrica (PLC)
Sistema que permite a transferência de dados através da rede de eletricidade.

Switch
Comutador de dados. Recebe o sinal de dados de uma rede externa e envia para uma rede local conforme o endereço do destinatário. Pode ser utilizado para conectar redes locais entre si.

Abrangência Geográfica de Redes
LAN
Rede Local de Computadores. Rede de computadores restrita a um local geográfico (prédio, casa, etc.)

Observe!

Par trançado

Internet Explorer Mozilla Firefox Opera Netscape Navigator

MAN
Rede Metropolitana. Abrangência dentro da área metropolitana de uma determinada região. Ex.: Rede conectando computadores em bairros diferentes na mesma cidade.

são exemplos de navagadores Web.

136

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança Internet
Formas de conexão
Discada Dial-up - Através de rede telefônica - Ocupa o sinal de voz - Utiliza Modem - Paga-se o tempo de uso da linha telefônica (Pulso). - Baixas taxas de transferência de dados (Média de 30Kbps). Dedicada ADSL - Através de rede telefônica - Não ocupa o sinal de voz - Utiliza Modem - Paga-se a taxa de transferência de dados (300Kbps, 600Kbps, 1Mbps, 2Mbps) - Altas taxas de transferência de dados. Rádio Conexão através de ondas de rádio. CABO Conexão através da rede de TV a Cabo. Necessita de um Cable Modem.

Intranet WAN
Rede de longa distância. Rede com abrangência geográfica para longas distâncias. Ex.: Rede conectando computadores em cidades, estados e até países e continentes diferentes. Rede de acesso restrito de uma determinada organização e que utiliza os recursos e/ou protocolos da internet.

Rede Privada
Rede pertencente determinada organização. a uma

Nomeclaturas importantes de Redes
Internet
Rede mundial de computadores baseada no conjunto de protocolos TCP/IP.

VPN (Rede Privada Virtual)
Rede de acesso restrito de uma organização mas que se utiliza de uma rede com recursos públicos para transferir seus dados de forma criptografada.

Serviços
WWW (Web) Serviço que permite acesso a documentos multimídia. As chamadas páginas da Web, os Sites. - Os Principais navegadores (browser) são: - Internet Explorer - Mozilla Firefox - Netscape Navigator Correio Eletrônico (E-mail) Serviço de envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico. - Principais programas clientes de e-mail são: - Outlook - Eudora - Mozilla Thunderbird

Ethernet
Padrão e tecnologia de rede, utilizado principalmente para redes locais. Ethernet: Por padrão com taxas de transferência de 10 Mbps.

Observe!

Backbone:
espinha dorsal de uma rede. Conexões de maior velocidade em uma rede de computadores.

F a s t E t h e r n e t : Ta x a s transferências de 100 Mbps.

de

G i g a b i t E t h e r n e t : Ta x a s d e transferências de 1 Gbps.

Questão 2
Sobre a Internet é correto afirmar: a) A Internet é constituída unicamente de páginas Web. b) A Internet é uma rede que não possui protocolos de segurança c) A Internet é constituída de uma única rede de computadores. d) A Internet é constituída por serviços como FTP, SMTP e HTTP. e) A Internet é constituída unicamente de páginas Web e Emails.

Técnico Bancário

137

Redes, Internet e Segurança
email, mas por padrão não descarrega a caixa postal no servidor. SNMP Simple Network Management Protocol Protocolo de gerenciamento de redes. DHCP Dinamic Host Configuratio Protocol Protocolo que atribui números de IP dinâmicos para os computadores. NAT Network Translation Converte endereço de IP de uma rede interna para outra rede externa. Download Ato de transferir dados de um computador remoto para o computador local. Upload Ato de transferir dados de um computador local para um computador remoto.

Mensagens Instantâneas - MSN - ICQ VOIP (Voz sobre IP) - Envio e recebimento de dados de voz pela internet. - Programa e serviço mais utilizado: SKYPE

IP Internet Protocol Fornece o sistema de endereçamento usado para identificar os computadores conectados na internet. Um endereço de IP padão é formado por 32 bits (4 bytes). http Protocolo de transferência de hipertexto Protocolo responsável por carregar as páginas da Web no navegador. https Protocolo de transferência de hipertexto seguro - Similar ao http, no entanto os dados transferidos estão criptografados. html Linguagem de marcação de hipertexto linguagem base para construção das páginas da web. ftp Protocolo de transferência de arquivos Protocolo utilizado para transferência de arquivos do servidor para o computador cliente ou vice-versa. URL Localizador de recursos uniformes Designa os endereços textuais na internet DNS Sistema de nome de domínios Utilizado para converter endereços textuais (URL) em endereços de IP. SMTP Simple Mail Transfer Protocol Servidor ou protocolo responsável pela saída, envio das mensagens de correio eletrônico. POP3 Post Office Protocol Servidor ou protocolo responsável pela entrada, recebimentos das mensagens de correio eletrônico. Por padrão descarrega a caixa postal no servidor. IMAP Internet Message Access Protocol Também utilizado para entrada de

Termos e protocolos relacionados
Provedores Instituições ou empresas que fornecem acesso a internet para os usuários. Backbone A espinha dorsal da internet. Com conexões de alta velocidade é responsável por transportar os dados provindos de redes menores. Os provedores se conectam ao Backbone para obterem acesso a internet. TCP Transmission Control Protocol Protocolo que controla a transmissão dos pacotes de dados e garante que os pacotes de dados sejam recebidos na ordem certa de envio, certificando seu recebimento. UDP User Datagram Protocol é um protocolo não orientado a conexão que roda em cima o Internet Protocol (IP) e fornece um caminho direto e rápido para enviar e receber dados. Não verifica e integridade dos dados e nem se estes foram realmente recebidos.

Segurança da Informação
Antivírus: Programas que verificam a existência de vírus nos arquivos e tentam removê-los. Firewall: Sistema que verifica e fornece permissões ou não para o tgráfego dos dados em uma rede. Conceitos
Confidencialidade Capacidade de manter os dados sigilosos, sem que terceiros não autorizados possam acessar os dados. Integridade Capacidade de manter os dados sem alteração no sistema ou no trajeto da origem até o destino. Disponibilidade Capacidade de manter o sistema disponível (funcionando) sempre que este for solicitado por pessoas autorizadas.

Observe!

Firewall
Evita boa parte das invasões no sistema por usuários não autorizados.

138

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança
Ameaças a Segurança
Autenticidade Capacidade de garantir a autenticidade (identidade) de um remetente dos dados. Vírus de computador Programas maliciosos que estão incorporados em arquivos, se autoexecutam e criam cópias de si mesmo em outros arquivos com o intuito de causar algum dano. Vírus de Macro Infectam arquivos do Office normalmente: .DOC, .DOT, .XLS Vírus de Programas Infectam arquivos executáveis. .EXE, .COM. Vírus de Boot Infectam a área de inicilização das unidades. Trojan Não são vírus verdadeiros. São programas que fingem ser algo benéfico, mas enviam pacotes de dados para seu emissor para que este possa invadir o computador od usuário com mais facilidades. Worms Vermes. Não possuem a capacidade de se autoexecutarem. Se proliferam principalmente através de redes. Spyware Programa espião. Exemplo são os programas que verificam e armazenam as operações realizadas pelo usuário no computador em um arquivo para depois enviar essas informações para um terceiro. Ataques DoS Ataque de negação de serviço em um servidor, para que este deixe de funcionar ou tornar disponível seu serviço.

Certificação Digital
Autoridade de certificação Responsável pela emissão e manutenção dos certificados digitais e das chaves relacionadas a este processo. Certificado Digital Criação de uma assinatura digital que vai garantir a prIvacidade dos dados em operações na internet. Criptografia Codificação, embaralhamento de dados para que estes possam trafegar em uma rede com garantias de confidencialidade. Simétrica Criptografia que usa a mesma chave (privada) para codificar e decodificar os dados. Assimétrica Criptografia que usa um par de chaves diferentes. Uma para criptografar os dados (Pública) e outra para decodificar os dados (Privada). Assinatura Digital Assinatura eletrônica que garante a identidade do remetente (autenticidade) e que os dados não foram alterados no meio do caminho (integridade).

Observe!

Spam
Mensagens enviadas em grande quantidade para diversos destinatários sem prévia autorização.
Técnico Bancário

Questão 3
Uma rede de computadores que é restrita geograficamente a um prédio de uma empresa, é considerada uma: a) WAN b) Intranet c) LAN d) Extranet e) Ethernet

139

Redes, Internet e Segurança

NAVEGADORES
Os Navegadores ou Browsers, são programas utilizados para acesso as páginas da WEB. Existem diversos navegadores no mercado, entre eles podemos destacar: Internet Explorer (componente do Windows), Mozilla Firefox, Netscape Navigator, Ópera, entre outros.

Internet Explorer
Barra de Ferramentas Padrão Barra de Endereço

Área de Navegação

Barra de Status

140

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança

Barra de Ferramentas

Internet Explorer
VOLTAR

Volta para as páginas visitadas anteriomente a atual. Avança para as páginas visitadas posteriormente a atual. Cancela o carregamento da página atual. Recarrega a página atual, atualizando seu conteúdo. Acessa a página inicial do navegador que pode ser configurada pelo usuário. Exibe o buscador padrão do Internet Explorer. Exibe a área favoritos contendo Links para os sites preferidos do usuário. CTRL + D Adiciona favoritos. Exibe os Links para as páginas visitadas recentemente. Acessa o menu com opções para ler email, enviar link, enviar página e ler notícias. Imprime a página atual. Permite edição do código da página atual. Acessa grupos de discussão na Web.

Alt + Seta Esquerda Alt + Seta Direita

AVANÇAR

PARAR

ESC F5 ou Ctrl + R Alt + Home F3 ou Ctrl + E CTRL+I CTRL+H

ATUALIZAR

PÁGINA INICIAL

PESQUISAR

FAVORITOS

HISTÓRICO

CORREIO

IMPRIMIR

CTRL+P

EDITAR

DISCUSSÃO

Técnico Bancário

141

Redes, Internet e Segurança

Outros Símbolos

Internet Explorer
Relatório de Privacidade Criptografia
Indica que algum tipo de “cookie” foi bloqueado. Um duplo clique exibe o relatório de privacidade mostrando os sites que tiveram cookies bloqueados. Indica página segura. Os dados estão sendo transferido criptografados e por isso com maior segurança. Um duplo clique exibe o certificado de segurança.

Zona da Internet Pop-up bloqueada

Indica que a navegação está na Zona de conteúdo da Internet. Um duplo clique exibe as propriedades de segurança.

Indica que uma ou mais pop-ups foram bloqueadas.

Menus

Internet Explorer

142

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança

Internet Explorer
Imprimir
Definição das opções de impressão, confirmação ou cancelamento do processo de impressão.

Visualizar Impressão...
Exibe como a página atual será impressa.

Enviar
Envia a página por email, link por email ou atalho para área de trabalho.

Importar e Exportar... Novo
Cria uma nova janela, nova mensagem, novo contato no catálogo de endereços ou chamada na internet abrindo o NetMeeting para conversas ou vídeo conferências. Importa ou exporta facilmente, através de um assistente, elementos como os cookies e favoritos para outros aplicativos.

Propriedades
Exibe as propriedades da página atual. Exibe o nome, protocolo, tipo, endereço, tamanho, datas de criação e modificação.

Abrir
Abre páginas e arquivos através do Internet Explorer indicando o endereço do ítem que deseja abrir ou utilizando o botão procurar.

Trabalhar off-line
Permite exibir o conteúdo da página acessada sem estar conectado.

Editar
Abre o editor HTML padrão.

Fechar
Fecha a janela atual do Internet Explorer.

Salvar
Salva a página atual sem abrir uma caixa de diálogo.

Salvar como...
Salva a página com outro nome, tipo ou em outro local. Muito utilizado para salvar a página atual na unidade de disco.

Configurar página...
Modifica as configurações de impressão para as páginas da Web. É possível definir o tamanho do papel, origem, cabeçalhos e rodapés, margens e orientação do papel.

Técnico Bancário

143

Redes, Internet e Segurança

Internet Explorer

Recortar
Remove o ítem selecionado e o envia para a área de transferência. O comando recortar no Internet Explorer é acessível apenas em algumas situações, como por exemplo, em campos de formulários que o usuário pode preencher.

Copiar
Copia os itens selecionados enviando os mesmos para área de transferência.

Barra de ferramentas
Exibe ou oculta as seguintes barras de ferramentas:

Colar
Cola itens da área de transferência no local indicado. Assim como o comando recortar, este comando está presente apenas em algumas situações, como por exemplo, em campos de formulários.

Selecionar tudo
Seleciona todos os itens da página Web atual.

Localizar (nesta página)...
Localiza conteúdos textuais na página atual.

Também permite personalizar o conteúdo da barra de ferramentas, adicionando ou removendo comandos da mesma.

Barra de Status
Exibe ou oculta a barra de status.

Barra do Explorer
Exibe ou oculta os seguintes itens:

Ir Para
Permite navegar através das páginas carregadas. Apresenta os seguintes comandos:

144

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança

Internet Explorer
Parar
Interrompe o carregamento da página da Web atual.

Atualizar
Recarrega a página. Atualiza o conteúdo da página atual realizando um novo carregamento da mesma.

Tamanho do texto:
Modifica o tamanho do texto das fontes utilizadas nas páginas para o usuário atual. Exibe as seguintes opções:

Codificação
Seleciona a codificação utilizada na página para idioma e conjunto de caracteres.

Adicionar a Favoritos...
Adiciona novos links na área favoritos.

Organizar Favoritos...
Gerencia e organiza a área favoritos, permitindo excluir, renomear, mover e criar novas pastas na área favoritos. Exibe a lista dos links disponíveis na área favoritos.

Código fonte
Exibe o código fonte que possui a página da Web atual.

Relatório de privacidade
Mostra o relatório de privacidade que lista os cookies que foram restringidos ou bloqueados.

Tela inteira
Mostra o conteúdo da página da Web atual sem as barras de menus e status.

Técnico Bancário

145

Redes, Internet e Segurança

Internet Explorer
Página Inicial
Configuração da página inicial do navegador. Página Inicial é a primeira página carregada quando o navegador for aberto.

Arquivos de Internet temporários
As páginas visitadas na Internet são armazenadas em Temporary Internet Files para exibição rápida em uma outra hora. Nesta pasta também estão armazenados os cookies, que são pequenos arquivos de texto contendo informações sobre o acesso em determinado site.

Histórico
A pasta Histórico contém links para as páginas visitadas durante os últimos dias, permitindo acesso rápido às páginas visitadas recentemente. O usuário poderá definir a quantidade de dias marcados na área histórico e também limpar o histórico.

Email e notícias
Permite ler email, enviar nova mensagem, enviar link, enviar página e ler notícias.

Bloqueador de Pop-ups
Ativa ou desativa o bloqueador de pop-ups. Também permite configurar esta função.

Segurança

Gerenciar Complementos...
Gerencia os complementos que são programas que ampliam as funcionalidades do navegador.

Sincronizar...
Sincroniza os dados do computador com os dados da rede para que ambos fiquem atualizados.

Windows Update
Acessa o site de atualização da Microsoft que permite atualizar o Internet Explorer.

Windows Messenger
Acessa o programa de mensagens instantâneas.

Opções da Internet...
Muito importante por ser a principal área de configurações do Internet Explorer. A seguir descrição das diversas guias: Geral

Internet
Contém todos os sites da Web que não foram colocados em outras zonas.

Intranet local
Contém todos os sites que pertencem a Intranet de sua organização.

Sites confiáveis
Contém os sites que não danificarão o seu computador e seus dados.

Sites restritos
Contém os sites que podem danificar seu computador e seus dados.

146

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança

Internet Explorer
Conexões

Privacidade

Configurar
Auxilia no processo de configuração das conexões com a Internet e também nas configurações da rede local (LAN)

Configurações
Possibilita a configuração e bloqueio na criação, armazenamento e leitura dos cookies.

Bloqueador de Pop-ups
Impede que a maioria das janelas pop-up sejam exibidas. Janelas Pop-up são janelas de tamanho menor que aparecem sobrepostas a janela do site da web acessado, normalmente contendo informação comercial ou publicitária. Conteúdo

Programas

Programas de Internet
Configura e especifica os programas ustilizados automaticamente para cada serviço de Internet: Editor HTML; Email; Grupo de notícias; Chamada na Internet; Calendário; Lista de contatos.

Supervisor de Conteúdo
Adiciona níveis de classificação para categorias de conteúdo, permitindo ou não o acesso a determinados sites de acordo com seu conteúdo. As categorias são: Linguagem, Nudez, Sexo e Violência.

Certificados
Utilizados para identificação segura de usuários e sites.

Informações pessoais
O recurso AutoCompletar armazena as entradas vistas anteriormente e sugere entradas correspondentes.

Técnico Bancário

147

Redes, Internet e Segurança

Internet Explorer

Conteúdo e índice
Exibe os conteúdos de ajuda.

Dica do dia
Avançadas Diversas configurações avançadas do navegador, relacionadas a: Acessibilidade, Configurações http, Impressão, Multimídia. Exibe um painel mostrando uma dica de utilização do Internet Explorer.

Para usuários do Netscape
Exibe dicas para usuários do navegador Netscape.

Suporte on-line
Acessa o site da Microsoft para suporte on-line.

Enviar comentários
Aciona a página de contato de suporte da Microsoft.

Sobre o Internet Explorer
Informações sobre a versão do Internet Explorer.

148

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança

CORREIO ELETRÔNICO
Existem diversos programas utilizados para gerenciar o envio, o recebimento e o armazenamento das mensagens de email.

Outlook Express

Exemplos de programas de e-mail

Mozilla Thunderbird Eudora

O serviço de correio eletrônico (email), permite o envio e recebimento de mensagens eletrônicas em modo não instantâneo. Abaixo identifique a estrutura do endereço de email:

pedropaulo@superempresa.com.br
Nome de usuário Domínio

Protocolos

SMTP - envio POP3 - recebimento (esvazia caixa postal) IMAP - recebimento (não esvazia)

Usuário Usuário

Servidor E-mail

Servidor E-mail

Técnico Bancário

149

Redes, Internet e Segurança

Outlook Express

Pastas padronizadas
O Outlook apresenta diversas pastas padronizadas que são utilizadas para armazenar as mensagens de email.

Caixa de Entrada:
As mensagens recebidas

Caixa de Saída:
As mensagens que estão aguardando o término do processo de envio.

Itens Enviados
Mensagens que foram completamente enviadas.

Itens excluídos
Mensagens excluídas de outras pastas e que ainda podem ser recuperadas.

Rascunhos
Mensagens inacabadas que foram salvss.

150

Técnico Bancário

Redes, Internet e Segurança Nova mensagem

Para criar uma nova mensagem de email é necessário o preenchimento de alguns ítens.

Para:
Digite aqui o(s) destinatários da mensagem de email.

Cc:
Aqui é digitado o endereço dos destinatários que receberão cópias das mensagens de email.

Cco:
Os endereços digitados aqui receberão cópia do email mas seus endereços serão ocultos para os demais destinatários.

Assunto:
O título da mensagem.

Corpo da mensagem:
O conteúdo da mensagem de email.

Anexar:
Permite que arquivos sejam anexados junto a mensagem.

Prioridade Alta
Indica que a mensagem é de alta prioridade.

Prioridade Baixa
Indica mensagem com prioridade baixa.

Técnico Bancário

151

Redes, Internet e Segurança
Sinalizador de acompanhamento
Símbolo que indica que a mensagem deve ser acompanhada.

Responder
Envia uma mensagem como resposta para o remetente.

Atalhos no teclado
Comando Atalho

ABRIR IMPRIMIR PROPRIEDADES NOVA MENSAGEM RESPONDER RESPONDER A TODOS ENCAMINHAR ENVIAR E RECEBER TUDO CATÁLOGO DE ENDEREÇOS

CTRL+O CTRL+P ALT+ENTER CTRL+N CTRL+R CTRL+SHIFT+R CTRL+F CTRL+M CTRL+SHIFT+B

Responder a todos
Responde a mensagem para o remetente e para os demais destinatários listados em para e Cc.

Encaminhar
Encaminha a mensagem para outros destinatários.

Criar email
Permite a criação de uma nova mensagem.

Enviar/receber
Inicia o processo de envio e recebimento de mensagens.

Endereços
Acessa o catálogo de endereços com os contatos cadastrados do usuário.

152

Técnico Bancário

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful