You are on page 1of 13

Circuito Retificador de Onda Completa com

Center Tape

Circuito Retificador de Onda Completa com
Center Tape

Eng.: Roberto Bairros dos Santos.
Um empreendimento Bairros Projetos Didáticos
www.bairrospd.kit.net

Este artigo descreve o funcionamento de um circuito retificador de onda completa
usando transformador com center tape (tape central) e faz uma revisão sobre o
conceito da polaridade no transformador.

1

.......................... 4 3 Como funciona a polaridade no transformador: ............................................................................................................................................................................... 13 2 ...................................... 6 5 Transformador com Center Tape: .......................................................................................................... 9 7 O retificador de Onda completa com Center Tape: ........... 7 6 O primário ligado em série: ............................................................................. 11 8 Capacitor de filtro:................................................... 5 4 Colocando secundários em série: ......................................... Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape Conteúdo 1 Introdução:......................... 3 2 Polaridade do Transformador: ......................................................................

assim. Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 1 Introdução: O circuito retificador de onda completa com tape central pode ser visto como dois circuitos de meia onda ligados em paralelo como será descrito adiante. Um conceito importante para você entender o circuito com transformador com center tape é saber que o transformador tem polaridade. no primeiro capítulo será feito uma revisão descrevendo o conceito da polaridade do transformador. 3 .

cada secundário é chamado de tape. Figura 1: Figura mostrando a polaridade no primário e no secundário de um transformador. Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 2 Polaridade do Transformador: O transformador é um componente composto por um enrolamento primário e um ou mais enrolamentos secundários. Quando um transformador possui vários secundários. (diz-se teipe em inglês) Dizer que os enrolamentos do secundário possuem polaridade significa indicar o terminal dos enrolamentos que possuem a mesma polaridade em relação a um dos terminais do primário tomados como referência. O terminal do primário tomado como referência recebe uma marca na forma de um ponto. 4 . os terminais do secundário que possuem a mesma polaridade também devem ser marcados com um ponto.

a corrente está entrando pelo terminal. O mesmo ocorre no terminal do secundário 2 marcado com o ponto! Figura 2: Figura mostrando a polaridade no transformador quando a tensão no ponto do primário for positiva! Quando a polaridade no enrolamento primário marcado com o ponto for negativa. Já a tensão na saída do enrolamento secundário 1 marcado com o ponto também será positiva e a corrente irá sair por este terminal. A tensão nos enrolamentos secundários marcadas com um ponto será negativa também! Figura 3: Figura mostrando a polaridade no transformador quando a tensão no ponto do primário for negativa! 5 . Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 3 Como funciona a polaridade no transformador: Como pode ter a mesma polaridade se a tensão é alternada e está mudando constantemente de polaridade? Sim a tensão no primário e no secundário está constantemente mudando de polaridade! Quando a polaridade no ponto do primário for positiva a polaridade no ponto de todos os secundários também será positiva o mesmo acontecerá quando a polaridade for negativa. a corrente estará saindo deste terminal. Observe na figura abaixo! Quando a polaridade no ponto do enrolamento primário for positiva.

então as tensões serão somadas! Este é um tipo de ligação que você pode fazer para conseguir tensões mais altas a partir de tensões mais baixa no secundário. Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 4 Colocando secundários em série: Os secundários devem ser considerados como fontes de tensão. e o primário vai enxergar um curto circuito no secundário queimando o transformador! Cuidado ao ligar secundários em série para não liga-los de forma a subtrair a tensão como mostra a figura abaixo! Figura 5: Figura mostrando os secundários ligados em série de forma a subtrair a tensão de cada secundário! 6 . evitando ligar em paralelo. Cuidado com a corrente! Quando você coloca os secundários em série a corrente irá circular pelos dois secundários. como qualquer fonte você pode ligar os secundários em série. conforme a ligação às tensões poderá ser somada ou subtraída! Se ao ligar um secundário no outro você ligar o lado com ponto no lado sem ponto. Ao ligar os secundários em série você deve cuidar os sinais. então as tensões serão subtraídas! No caso da figura abaixo a tensão na saída será zero volt se a tensão nos dois enrolamentos forem iguais. assim a corrente máxima permitida será a corrente do secundário com menor corrente!!!! Figura 4: Figura mostrando os secundários ligados em série de forma a somar a tensão de cada secundário! Se ao ligar um secundário no outro você ligar o lado com ponto no outro lado com ponto.

no secundário você verá três conexões ao invés de quatro! Na figura abaixo você pode ver um transformador típico com center tape marcado com as letras CT! Se você medir com um voltímetro comum a tensão entre os pontos S1 e o CT ou entre os pontos S2 e o CT você irá encontra a mesma tensão. e com uma conexão central ligada a um ponto comum chamada de center tape. Se você medir a tensão entre os pontos S1 e S2 com um voltímetro comum verá o dobro da tensão de cada enrolamento. assim. Note que o instrumento comum não mostra a polaridade do transformador. no exemplo do transformador TR1 a tensão será de 6 VAC. no caso do transformador TR1 do exemplo a tensão será de 12VAC! 7 . Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 5 Transformador com Center Tape: Um transformador com center tape é simplesmente dois transformadores ligados em série de forma a somarem a tensão total.

Isto se deve ao fato que em relação ao CT a tensão no ponto S1 e S2 estão com os sinais invertidos. Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape Se você medir as tensões entre os pontos S1 e o CT e entre S2 e o CT com um osciloscópio com dois canais. pois uma sai do lado com ponto e outra sai do lado sem ponto! Observe na figura abaixo onde mostra um osciloscópio com dois canais medindo a tensão de cada secundário em relação ao tape central. você irá ver que a figura de um canal está invertida em relação ao outro. note que as figuras mostram uma onda senoidal invertidas! Figura 6: Figura mostrando um osciloscópio medindo a tensão entre cada um das saídas do secundário e o tape central! 8 . Cada medição está desenhada com cores diferente.

já para ligar o transformador em 127 VAC você deverá conectar o tape central e um dos tapes extremos na rede! Quando você comprar um transformador deste tipo observe a cor dos fios e o desenho que deve vir na embalagem. cada um desenhado para a tensão de 127 VAC. você deverá ligar os tapes extremos à rede. pois ele irá mostrar as tensões nos fios que devem ter cores diferentes! Figura 7: Figura mostrando o primário de um transformador 110/220VAC! 9 . Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 6 O primário ligado em série: Uma aplicação prática de ligação série de transformadores é a usada em transformadores com conexão do primário para 127 e 220 VAC! Este tipo de transformador possui dois tapes no primário. pois. Se você quiser ligar o transformador em 220 VAC. neste caso a tensão total será a soma dos dois enrolamentos.

Na figura abaixo você pode ver um exemplo da medição da resistência dos terminais. Na figura “B” e “C” a resistência é de 300 Ohm e na figura “C” a resistência é de 600 Ohm. Como cada enrolamento de 127 VAC tem a mesma resistência os tapes com maior resistência são os tapes com a maior tensão! Figura 8: Figura mostrando como medir o primário para determinar os tape para ligar em 110VAC e 220VAC! Neste caso você deverá usar os fios azul e vermelho para ligar em 220 VAC e os fios preto e azul ou preto e vermelho para ligar em 127 VAC! 10 . mas se não for possível identificar desta forma então você poderá medir a resistência de cada enrolamento e determinar onde estão os extremos pela resistência dos enrolamentos. Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape E se você perder a caixa? Não se desespere! Na maioria das vezes você conseguirá identificar o tape central simplesmente observando a ordem com que os fios saem do transformador.

Figura mostrando um retificador de onda completa com center tape! A análise deste circuito deverá ser feita em duas etapas. análise do semi-ciclo positivo. Figura 9: Figura mostrando o semi-ciclo positivo. e análise do semi-ciclo negativo observando que a tensão no tape com diodo D1 é o inverso da tensão no tape do diodo D2 em relação ao tape central ligado ao terra. neste caso o diodo D1 estará diretamente polarizado e o diodo D2 inversamente polarizado e acorrente flui pelo diodo D1 até a carga. Este circuito pode ser considerado como dois circuitos retificadores de meia onda um retificando o semi-ciclo positivo e outro retificando o semi-ciclo negativo. Tomando o tape do D1 como referência. Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 7 O retificador de Onda completa com Center Tape: A figura abaixo mostra um retificador com center tape. no semi-ciclo positivo este tape será positivo em relação ao terra e o tape do diodo D2 será negativo como mostra a figura “A” abaixo. 11 .

por isto é chamado de retificador de onda completa. como mostra a figura abaixo! Figura 11: Figura mostrando a forma de onda na saída do retificador de onda completa com tape central ou center tape como é mais conhecido! 12 . Nos dois casos a corrente flui pela carga entrando pela parte superior. Figura 10: Figura mostrando o semi-ciclo negativo Na forma de onda da saída estão presentes os dois semi-ciclos. este é o pólo positivo da saída do retificador. Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape No semi-ciclo negativo é o diodo D2 quem conduz a corrente até a carga.

Circuito Retificador de Onda Completa com Center Tape 8 Capacitor de filtro: Para completar o circuito é necessário colocar um capacitor em paralelo com a carga para filtrar a tensão pulsante na saída como no circuito de meia onda. no entanto este capacitor poderá ser menor do que o usado no circuito de meia onda! O valor do capacitor usado no circuito de onda completa é aproximadamente metade do valor do capacitor usado no circuito de meia onda! A figura abaixo mostra o circuito completo! Figura 12: Figura mostrando o circuito completo do retificador de onda completa com center tape! 13 .