A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma.

Rua Francisco Leitão 339 cj 122 05414-025 São Paulo SP Brasil Tel: 55 11 3062 3436 e-mail: tbrasil@transparencia.org.br www.transparencia.org.br Presidente: Eduardo Ribeiro Capobianco Diretor executivo: Claudio Weber Abramo

Partidos políticos receberam 93 parlamentares com ocorrência na Justiça e em Tribunais de Contas na atual legislatura
PR, com 21 novos agregados, foi o partido que mais atraiu políticos com problemas, seguido por PMDB (12), PSDB (10), PDT e PRB (ambos com 6)
Relatório produzido pela Transparência Brasil a partir de dados do projeto Excelências (www.excelencias.org.br) demonstra que 93 parlamentares que têm alguma ocorrência na Justiça ou nos Tribunais de Contas trocaram de partido na atual legislatura, quando foram acolhidos por vinte dos 27 partidos políticos registrados no Brasil. No agregado, o partido que mais recebeu políticos com problemas foi o PR (21 com ocorrências de um total de 38 novos filiados), seguido por PMDB (doze em 35), PSDB (dez em 24), PDT e PRB (ambos com seis em 17). Observando-se separadamente cada uma das duas Casas do Congresso Nacional e o conjunto das Assembleias estaduais, tem-se o seguinte quadro: • Na Câmara dos Deputados, 24 políticos com ocorrências trocaram de partido. Desse conjunto, doze tiveram como destino o Partido da República. Atualmente na Câmara, a legenda tem dezoito parlamentares com problemas. Isso quer dizer que são novatos no PR dois terços (doze de um grupo de dezoito) dos deputados do partido que devem explicações à Justiça ou foram punidos por Tribunais de Contas. No Senado, foram seis trocas de legenda entre os parlamentares com ocorrências. Desse grupo, dois se filiaram ao PMDB e outros dois ao PTB. Nas Assembleias estaduais, 63 parlamentares com problemas trocaram de legenda. Os destinos preferidos foram PMDB, PR e PSDB (todos com oito transferências).

• •

O relatório completo pode ser acessado em http://www.excelencias.org.br/docs/Trocas2010.pdf . Contacto: 11 3062 3436 Fabiano Angélico (coordenador de projetos)

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful