You are on page 1of 24

Plano de Aula - Módulo Textuais QuickReport

Capítulo 1. Introdução ao QuickReport
O QuickReport foi desenvolvido e é mantido pela empresa QuSoft (www.qusoft.com). Na versão 7 do Delphi, o QuickReport deixou de ser a ferramenta padrão para geração de relatórios, dando lugar ao Rave Reports. Apesar de não estar instalado por padrão na IDE do Delphi, o QuickReport continua sendo distribuído com a instalação do Delphi.

Figura 1. Instalando os componentes do QuickReport no Delphi

Capítulo 2. Conhecendo os componentes básicos
O QuickRep funciona como um container para os demais componentes da paleta QReport. Este capítulo apresenta os componentes e suas principais características e propriedades.

Figura 2. Componentes instalados na IDE do Delphi Capítulo 3. Construindo relatórios sem acesso a dados
Neste capítulo conheceremos na prática os componentes da paleta QReport. Faremos alguns exemplos de relatórios sem acesso a banco de dados, a fim de mostrar algumas funcionalidades disponíveis nos componentes padrões do QuickReport.

Figura 3. Relatórios com dados oriundos de arquivos texto Capítulo 4. Construindo relatórios com acesso a dados
Em 99% dos casos, relatórios são utilizados para imprimir dados armazenados em tabelas de banco de dados. Neste capítulo abordaremos a criação de relatórios com QuickReport para acessar e trazer dados a partir de uma tabela do banco. Faremos alguns exemplos de relatórios com acesso a banco de dados, utilizando as tecnologias BDE (Borland Database Engine) e dbExpress. Em todos os exemplos e exercícios deste capítulo utilizaremos banco de dados InterBase e arquivos XML, que acompanham a instalação do Delphi.

Figura 4. Relatório utilizando uma base de dados ou arquivos XML Capítulo 5. Trabalhando com Grupos
Neste capítulo veremos como criar relatórios para imprimir dados agrupados a partir de um ou mais critérios. Por exemplo, você pode listar todos os clientes cadastrados no sistema, agrupando os registros de acordo com a cidade onde moram.

alguns relatórios precisam imprimir o logotipo da empresa na banda título. e criar os novos relatórios como descendentes do relatório base. Você pode criar um relatório base. Trabalhando com relatórios agrupados no QuickReport Capítulo 6. enquanto que os itens seriam o detalhe. Relatório Mestre/Detalhe no QuickReport Capítulo 7. Por exemplo. . Construindo relatórios Mestre/Detalhe Relatórios mestre/detalhe são usados para imprimir registros relacionados de duas ou mais tabelas. isso é. o que chamamos no Delphi de herança visual de formulários. Por exemplo. devem ser construídos sob um mesmo layout base. Normalmente os relatórios de um sistema precisam seguir um padrão de layout. onde as informações do pedido seriam as informações mestre. número de páginas etc. Formatando relatórios Neste capítulo veremos algumas técnicas de formatação dos relatórios criados com QuickReport. Figura 6. você pode imprimir todos os pedidos com seus respectivos itens. com todos os componentes e configurações que serão comuns a todos os relatórios do sistema. como também a data/hora da impressão.Figura 5.

Figura 8. As expressões podem ser usadas para manipular campos de banco de dados. isso é. As sintaxes utilizadas nas expressões são muito parecidas com o Object Pascal. Formatando campos do relatório utilizando expressões Capítulo 9. digamos que você precise imprimir um relatório analítico de vendas e precise analisar os valores totais gerados por essas vendas a partir de um relatório sintético. Por exemplo. a partir da propriedade Expression. Unindo relatórios Neste capítulo veremos como fazer a impressão de dois relatórios desenvolvidos com QuickReport ao mesmo tempo.Figura 7. Relatório zebrado e herança visual com relatórios Capítulo 8. Você pode fazer a impressão do relatório sintético logo após o término do relatório analítico das vendas. o QuickReport possibilita o uso de expressões nos componentes QRExprMemo e QRGroup. como também para formatações mais avançadas. Uma expressão suporta os tipos boolean. Trabalhando com expressões Neste capítulo veremos algumas das técnicas disponíveis no componente QRExpr para a criação de expressões em relatórios QuickReport. imprimir um relatório atrás do outro em uma única operação. Além do QRExpr. float ou string. integer. .

Criando um preview customizado do QuickReport Capítulo 11. Alterando o Caption do formulário de preview do QuickReport . quando invocamos o método Preview do QuickRep. Dicas Neste capítulo mostraremos algumas dicas do QuickReport. como: “Alterar Caption e Hint do Preview” e “Criando rapidamente um relatório”.Figura 9. Neste capítulo veremos como criar nosso próprio visualizador de relatórios. como zoom. tradução das opções disponíveis no visualizador para o português etc. Unindo dois relatórios em um Capítulo 10. entre elas: adição de novas funcionalidades. Criando um preview personalizado O QuickReport trás um visualizador de relatórios por padrão. Figura 11. Figura 10. Ganharemos várias vantagens ao criar um visualizador personalizado para os relatórios.

Ambiente de trabalho do Rave – o Rave Visual Designer Capítulo 3. Figura 2. o Rave Reports Visual Designer. por exemplo. Nos exemplos deste módulo do curso foi utilizada a versão 5. Ou seja. Construindo relatórios sem acesso a dados Neste capítulo conheceremos na prática alguns componentes disponíveis na barra de ferramentas do Rave Visual Designer para criação de relatórios. a fim de mostrar algumas funcionalidades disponíveis através dos componentes padrões do Rave Reports. o Rave Reports Borland Edition Version (Rave BEX). Apesar de ser distribuído junto ao Delphi a partir da versão 7. Você também pode utilizar a versão que acompanha o Delphi 7 ou a versão Demo (5.8 do Rave. você pode utilizar esse curso em várias versões do Rave (inclusive a versão . guardando é claro. para usuários registrados. Mostrando informações do sistema com o Rave . Faremos alguns exemplos de relatórios sem acesso a banco de dados. Conhecendo o Rave Visual Designer O Rave Reports possui um ambiente totalmente visual para a criação de relatórios. ferramenta que está sendo mantida e desenvolvida desde a primeira versão do Delphi.NET. Na verdade. Rave Reports – gerador de relatórios padrão do Delphi 7 Capítulo 2.nevrona.0.Rave Reports Capítulo 1. algumas características).1. Introdução ao Rave Reports O Rave Reports é desenvolvido e mantido pela empresa Nevrona Designs (www. Figura 1. o Rave não é uma ferramenta nova no mercado. que está para download no site da Borland. independente de uma aplicação feita em Delphi. A Nevrona desenvolveu uma edição exclusiva para os produtos Borland.com). acessam diretamente o banco para selecionar os dados a serem impressos. A partir do Visual Designer é possível criar relatórios standalone ou vinculados a uma aplicação Delphi. Figura 3. Relatórios standalone. o Rave é uma nova versão do Report Printer. que esta para download no site da Nevrona. A partir do Delphi 7 o Rave Reports tornou-se a ferramenta padrão para geração de relatórios pelos desenvolvedores Delphi.3).

Figura 5. com passagem de parâmetros . esses componentes estão presentes tanto em aplicações VCL como em aplicações CLX. Esses componentes permitem que possamos passar parâmetros aos relatórios. O Rave Reports permite que dados armazenados e manipulados dentro de aplicações Delphi sejam enviados e impressos em relatórios de forma bastante simples. Esse pacote contém os componentes que estão instalados na paleta Rave na IDE do Delphi. que farão o acesso diretamente de um banco de dados. Acessando relatórios com dados dentro do Rave Visual Designer Capítulo 5. Utilizando os componentes da paleta Rave é possível acessar os relatórios presentes dentro de projetos Rave. Utilizando os componentes da paleta Rave.bpl. em conjunto com os objetos e componentes do Rave Visual Designer.Capítulo 4. Construindo relatórios com acesso a dados Neste capítulo veremos exemplos de relatórios. a fim de mostrar algumas funcionalidades disponíveis através dos componentes e objetos do Rave. como também manipular seus componentes a partir da aplicação Delphi. Relatórios com dados oriundos de uma aplicação Delphi. utilizando o Rave Reports. Como o Rave possui uma versão para Linux. Acessando relatórios a partir de uma aplicação Delphi Neste capítulo. veremos como construir relatórios e acessá-los a partir de uma aplicação Delphi. temos total acesso e controle sobre os relatórios criados. Componentes do Rave instalados no Delphi Capítulo 6. Figura 4. Figura 6. A instalação do Rave trás consigo o package dclRave70. Todos os exemplos deste capítulo acessam dados de um banco. Conhecendo os componentes Rave do Delphi O Rave possui um conjunto de componentes para acesso a relatórios a partir de aplicações Delphi.

isso é em um relatório Mestre/Detalhe o que muda é o layout do relatório no Rave Visual Designer. Faremos exemplos de relatórios de dois e três níveis. isso é. Imprimindo relatórios Rave em vários formatos O Rave Reports possui a capacidade de exportar seus relatórios para diversos formatos de arquivos diferentes. A manipulação e a chamada de relatórios Rave a partir de aplicações Delphi não sofrem mudança alguma. Essa opção pode ser bastante útil. . Construindo relatórios Mestre/Detalhe Neste capítulo iremos abordar a criação de relatórios Mestre/Detalhe com Rave Reports. RTF e TXT. Relatório Mestre/Detalhe no Rave Capítulo 8. podem ser acessados e terem suas propriedades alteradas utilizando código Delphi. Através de componentes da paleta Rave é possível salvar um relatório criado com Rave Reports nos formatos HTML. Neste capítulo veremos como criar esses arquivos a partir de relatórios criados no Rave Designer. Bandas e campos. PDF. Figura 8. podemos usar essa característica do Rave para alterar o comportamento de um determinado relatório em tempo de execução. Figura 7. Existem várias maneiras de gerar esses formatos de arquivos para um relatório. Exportando relatórios do Rave para diversos formatos Capítulo 9. onde faremos a chamada a esses relatórios a partir de aplicações Delphi. Acessando componentes do relatório a partir do Delphi O Rave Reports permite que componentes do relatório sejam acessados a partir de uma aplicação Delphi. por exemplo.Capítulo 7.

de acordo com a necessidade do usuário. Figura 10. Acessando propriedades do Rave em tempo de execução Capítulo 10. Criando um formulário de preview e impressão personalizado . Criando um preview personalizado Neste capítulo veremos como criar um preview customizado para visualização e impressão de relatórios Rave Reports. além de não permitir que novas funcionalidades sejam adicionadas a sua janela. trás todas as suas opções em inglês.Figura 9. Criando um preview customizado podemos traduzir todas as opções da janela para o português. O preview padrão do Rave para visualização dos relatórios. além de colocar ou retirar funcionalidades.

O trial dessa versão pode ser baixado no site da Nevrona em www. Figura 12. A versão 5. Utilizando a Rave Language para formatar campos do relatório Capítulo 12. O Rave possibilita. Utilizando parâmetros em relatórios Rave com Driver Data View Veremos neste capítulo como manipular e definir parâmetros para relatórios criados com Rave Reports utilizando Driver Data View para acesso direto ao banco de dados. porém com uma estrutura um pouco mais simples.0. Podemos ainda utilizar uma tabela do banco de dados para armazenar e verificar o usuário e a senha para validar o acesso ao relatório. Veremos como criar parâmetros e passar valores a eles.1. Controlando o acesso aos relatórios Neste capítulo.nevrona. Rave Language Neste capítulo veremos o uso da linguagem de script Rave Language. veremos como proteger e realizar o controle de acesso aos relatórios da aplicação.com/rave. O Driver Data View permite que relatórios Rave façam acesso e consultas diretamente no banco de dados.Capítulo 11. . podendo os exemplos mostrados neste capítulo não serem compatíveis com essas versões. para manipulação de eventos e componentes do relatório. definir uma lista de usuários e senhas para especificar os usuários que poderão visualizar e imprimir os relatórios do sistema. Figura 11. que acompanha o Delphi também possuem suporte ao Rave Language. Neste capítulo foi utilizado o Rave Reports Borland Edition Extended 5. Passando parâmetros da aplicação Delphi para o Rave Capítulo 13. utilizando os objetos de segurança do Rave Reports. através de seus componentes de segurança.2. a partir de uma aplicação Delphi.8.

Criando relatórios colunados (Etiquetas) e com código de barras Mostra como criar relatórios de etiquetas e com código de barras. utilizando as tecnologias BDE eADO. Dicas Neste capítulo mostraremos algumas dicas do Rave. Figura 14. Exportando objetos dos relatórios Plano de Aula .Criando relatórios com acesso a dados e arquivos XML Relatórios utilizando arquivos XML como base de dados. como: “Instalar novos componentes no Rave Designer”. Controlando o acesso com usuário e senha para os relatórios Rave Capítulo 14. “Importando e Exportando relatórios Rave”. Vídeo Aula 05 . “Acesso ao Rave Designer em tempo de execução pelo usuário final” entre outras. Vídeo Aula 04 .Video Aulas QuickReports Vídeo Aula 01 . trabalhando com bandas e componentes.Figura 13.Instalando e conhecendo os componentes do QuickReport Mostra a instalação do QR no Delphi 7 e as características de cada componente. Vídeo Aula 02 . . Vídeo Aula 03 .Criando relatórios com acesso a dados em BDE e ADO Mostra como criar relatórios. utilizando componentes de terceiros (free).Criando relatórios no QuickReport Mostra como criar relatórios no QuickReport.

Vídeo Aula 06 .Criando relatórios com agrupamento e somatórios no Delphi 2005 Extensão da vídeo aula anterior. utilizando a versão para Delphi 2005 do Quick Reports. Vídeo Aula 08 . onde mostra como criar somatórios para relatórios agrupados no Delphi 2005 e Quick Reports.Instalando a versão comercial do QuickReport para Delphi 2005 Mostra a instalação do Quick Report no Delphi 2005 e as características de cada componente. Vídeo Aula 07 . .Criando relatórios com agrupamento no Delphi 2005 Mostra como criar relatórios com agrupamento.

por exemplo: listagem de clientes.Vídeo Aula 09 . Vídeo Aula 11 . utilizando a técnica de “aninhamento de DataSets”. onde um grupo contém os clientes que começam com a letra “A”. total de registros.Exportando relatórios no Delphi 7 e 2005 Mostra vários exemplos de exportação de relatórios utilizando a versão do Delphi 7 e 2005 do Quick Reports. entre outras formatações.Agrupando relatórios em ordem alfabética Mostra como criar um relatório onde possui agrupamento em ordem alfabética. ordenados e agrupados pelo nome. Vídeo Aula 13 . Vídeo Aula 14 .Formatações de relatórios Mostra como mostrar número de páginas (página atual / total de páginas). Vídeo Aula 12 .Relatórios Mestre/Detalhe com código Mostra como criar relatórios mestre/detalhe no Quick Reports. utilizando código para “filtrar” os registros. . utilizando a técnica de “aninhamento de DataSets”. Vídeo Aula 10 . registros acumulativos.Relatórios Mestre/Detalhe no Delphi 2005 Mostra como criar relatórios mestre/detalhe no Quick Reports.Relatórios Mestre/Detalhe com 3 níveis Mostra como criar relatórios mestre/detalhe com 3 níveis no Quick Reports. “B” e assim por diante.

.Vídeo Aula 15 .Relatórios agrupados por mês com quebra de página Mostra como criar relatórios com quebra de página. bem como um agrupamento de acordo com o mês de um determinado registro. Vídeo Aula 16 .Unindo relatórios Mostra como usar o componente QRCompositeReport para unir dois ou mais relatórios.Relatórios em DLL Mostra como criar um relatório no Quik Reports em uma DLL e chamá-lo de uma aplicação Delphi. indicando a quantidade de registros que deseja imprimir em casa página. Vídeo Aula 17 .

Vídeo Aula 25 .Herança visual e relatórios em runtime Mostra como utilizar herança visual de relatórios e criar relatórios em runtime. Vídeo Aula 23 . QRLabels com a possibilidade de rotação etc. para criação de relatórios pelo usuário final.Relatórios Cross-Tab e QRExprMemo Mostra como simular um relatório Cross-tab e também mostra as características do componente QRExprMemo.Relatórios com Stored Procedures Mostra como criar relatório baseado em Stored Procedures selecionáveis do banco. . Vídeo Aula 24 .Instalando e trabalhando com componentes de terceiros Mostra vários componentes de terceiros para serem usados em relatórios Quick Report. utilizando o método QRCreateList. como o QRDBGrid e componentes para criarem relatórios diretamente de DBGrid. CheckBox. Vídeo Aula 26 .Vídeo Aula 18 .Criando gráficos com o QuickReport Mostra como criar gráficos no Quick Reports.Conhecendo o componente QREditor Mostra as características do componente QREditor (presente na versão comercial do Quick Report).Trabalhando com componentes de terceiros Mostra vários componentes de terceiros para serem usados em relatórios Quick Report. Vídeo Aula 20 .Criando um preview customizado Mostra como criar um preview customizado do Quick Report. Vídeo Aula 22 . Vídeo Aula 21 .Traduzindo a tela de preview Mostra como traduzir a tela de preview do Quick Report no Delphi 7 e Delphi 2005. utilizando os componentes QRChart e DBChart. Vídeo Aula 19 . como componentes para criarem relatórios diretamente de StringGrid.

Rave Reports Vídeo Aula 28 .Instalando uma nova versão do Rave.Vídeo Aula 27 . conhecendo seus componentes e o Rave Visual Designer Mostra como instalar uma versão do Rave e as características do Rave Visual Designer.Escolhendo os registros a serem impressos em um DBGrid Mostra como criar relatórios onde o usuário escolhe os registros a serem impressos em um DBGrid. Vídeo Aula 29 . .Trabalhando variáveis do sistema e setando parâmetros para os relatórios Mostra como trabalhar com variáveis e parametros em relatórios Rave.

ADO. ADO e dbExpress. com os dados oriundos de uma aplicação Delphi. onde um grupo contém os clientes que começam com a letra “A”. Vídeo Aula 37 .Agrupando relatórios em ordem alfabética Mostra como criar um relatório onde possui agrupamento em ordem alfabética. Vídeo Aula 36 . “B” e assim por diante. dbExpress Mostra como criar relatórios com as tecnologias BDE. utilizando componentes do próprio Rave.Criando Relatórios com acesso a banco diretamente no Rave Mostra como criar relatórios com dados oriundos diretamente do Rave Visual Designer. ordenados e agrupados pelo nome. por exemplo: listagem de clientes. Vídeo Aula 33 . Vídeo Aula 31 .Criando relatórios colunados (Etiquetas) e código de barras Mostra como criar relatórios de etiquetas e com código de barras.Criando Relatórios com acesso a BDE.Criando relatórios com agrupamento Mostra como criar relatórios com agrupamento no Rave.Criando relatórios com acesso a dados através de uma aplicação Delphi Mostra como criar um relatório de acesso a dados. Vídeo Aula 32 . Vídeo Aula 34 . . Vídeo Aula 35 .Criando relatórios com agrupamento e somatórios Mostra como criar relatórios agrupados e com somatórios.Vídeo Aula 30 .Acesso direto a dados no Rave Mostra como criar relatórios com dados oriundos diretamente do Rave Visual Designer.

. HTML. Vídeo Aula 39 .Exportando relatórios Mostra como exportar relatórios do Rave em vários formatos. RTF e TXT. como: PDF. Vídeo Aula 40 .Trabalhando com parâmetros Mostra como trabalhar com parâmetros em relatórios Rave. Vídeo Aula 42 . criando cabeçalhos) Mostra as várias configurações e formatações de relatórios Rave.Relatórios Mestre/Detalhe com 3 níveis Mostra como criar relatórios mestre/detalhe de 3 níveis.Formatações de relatórios (formatações. cabeçalhos etc. como categorias.Relatórios Mestre/Detalhe Mostra como criar relatórios mestre/detalhe. Vídeo Aula 41 . criando categorias.Vídeo Aula 38 .

Rave Designer.Dicas avançadas (gráficos.Relatórios com Stored Procedures Mostra como criar relatório baseado em Stored Procedures selecionáveis do banco. como validar registros e imprimir registros selecionados pelo usuário.Vídeo Aula 43 . Vídeo Aula 46 . Vídeo Aula 44 .Instalando componentes no Rave Mostra como instalar novos componentes no Rave Visual Designer. .Relatórios com dados do SQL Server Mostra como criar relatório com os dados de um banco do SQL Server. validar registros Mostra como criar relatório com gráficos. Vídeo Aula 45 .

Vídeo Aula 47 .Conhecendo o ambiente do Crystal Reports no Delphi 2005 Mostra o ambiente do Crystal Reports integrado ao Delphi 2005. . Crystal Reports Vídeo Aula 48 .Relatórios Cross-Tab Mostra como simular um relatório Cross-tab.

Instalando o Crystal Reports 10 e componentes VCL Mostra a instalação da versão full do Crystal Reports 10 e a instalação dos componentes VCL no Delphi 7 e Delphi 2005.Trabalhando com fórmulas Mostra as facilidades de trabalhar com fórmulas no Crystal Reports. Vídeo Aula 51 .Vídeo Aula 49 . Vídeo Aula 50 .Criando relatórios colunados (Etiquetas) e com agrupamento Mostra como criar etiquetas e relatórios com agrupamento no Crystal Reports.Criando relatórios no Crystal Reports Mostra como criar relatórios no Crystal Reports. . Vídeo Aula 52 .

ordenados e agrupados pelo nome. por exemplo: listagem de clientes. Vídeo Aula 57 . Também mostra como criar relatórios agrupados por intervalos.NET). . tabelas.Criando gráficos e exportando relatórios Mostra como criar gráficos e exportar relatórios (aplicações Win32 e . onde um grupo contém os clientes que começam com a letra “A”.Trabalhando com parâmetros Mostra como trabalhar com parâmetros no Crystal Reports.Agrupando relatórios em ordem alfabética e por intervalo de valores Mostra como agrupar relatórios em ordem alfabética. Vídeo Aula 54 .Criando sub-relatórios (Mestre/Detalhe) Mostra como criar subrelatórios no Crystal Reports. campos) do relatório com o Crpe Mostra como acessar os objetos de um relatório (aplicações Win32 e . entre 20. exemplo: grupo com salários até 15. o mesmo que mestre/detalhe.NET).000 etc. “B” e assim por diante.000. parâmetros.Vídeo Aula 53 .000 e 50.Acessando os objetos (fórmulas. Vídeo Aula 55 . Vídeo Aula 56 . para imprimir apenas determinados valores.

condições de campos.Vídeo Aula 58 . Vídeo Aula 59 .Trabalhando com BDP.Relatórios Cross-Tab Mostra como criar relatórios Cross-tab no Crystal Reports. através do BDP. em aplicações ASP.NET Mostra como criar relatórios para a Web. hiperlinks. Vídeo Aula 61 . XML no Crystal Reports Mostra como criar relatório com dados de um arquivo XML e diretamente de DataSets.Formatações de relatórios (templates. hiperlinks.Relatórios na Web com ASP. . TopN) Mostra várias configurações de relatórios. como: criar templates. relatórios zebrados etc. zebrados. Vídeo Aula 60 .NET.

Projeto Full Aplicação completa. utilizando relatórios com código de barras. TopN e muito mais. . stored procedures.Vídeo Aula 62 .