Obtenção do Alumínio 1 – Defina a bauxita quanto à sua composição química e cite os três principais tipos e suas respectivas fórmulas

químicas. R: Bauxita são hidróxidos de alumínio cristalinos. • • • Diásporo [AlO(OH)] = Al2O3.H2O + impurezas Boehmita [AlO(OH)] = Al2O3.2H2O + impurezas Gibbsita [Al(OH)3] = Al2O3.3H2O + impurezas

2 – Porque as bauxitas tropicais são melhores que as européias? R: As bauxitas tropicais produzem menos impurezas, menos lama vermelha (maior teor de água na composição). Essas sofreram um processo de intempérie mais intenso, por isso seu teor é mais concentrado. 3 – Para que serve o processo Bayer? R: O processo Bayer faz a solubilização da bauxita por NaOH, obtendo-se alumina hidratada pura, que deve ser desidratada, resultando o Al2O3. As impurezas permanecem no estado sólido, constituindo a lama vermelha, que é separada por precipitação e filtragem. 4 – Represente um fluxograma sucinto com as principais etapas do processo Bayer.

5 – Escreva as reações da digestão de bauxitas tropicais e européias.

R: Tropicais: Al(OH)3 + NaOH = Na+ +Al (OH)4. entupindoos. pois o seu tempo de residência. 11 – Porque a lama vermelha – 24% a 28% Fe (bauxitas tropicais) e até 48% Fe (bauxitas européias) – não pode ser empregada na metalurgia do ferro? R: Devido à presença de hidróxido de sodalita que pode promover o entupimento do forno. Européia: AlOOH + NaOH + H2O = Na+ + Al(OH)4- 6 – A etapa de digestão atinge qual temperatura e qual a concentração do Na2O. . SiO2 e TiO2. que é composta principalmente de Fe2O3..2NaOH. R: A 80% precipita como Fe(OH)3. 12 – Escreva a reação que ocorre no processo de precipitação da alumina. 9 – Porque a presença de sílica é prejudicial à digestão da bauxita e qual é seu limite máximo aceitável economicamente? R: A precipitação de SiO2 é indesejada pois consome o agente lixiviante. a 110°C como FeOOH e a 250°C Fe2O3. 10 – Relacione as fórmulas como o ferro pode se apresentar na lama vermelha em função da temperatura de digestão. devido à formação de cascões e ainda este comportamento gelatinoso pode colar uma pelota com a outra. as impurezas permanecem no estado sólido formando a lama vermelha.SiO2. R: T (°C) = Tropical: 160 e Européia: 220. [Na2O g/L]: Tropical: 150 e Européia: 250 7 – Em quais equipamentos se realiza normalmente a digestão da bauxita e qual deles tem melhor rendimento? R: A digestão da bauxita pode ser feita em autoclave ou reator tubular. a temperatura máxima e operação é maior.3Na2O. 8 – O que ocorre com as impurezas da bauxita na fase de digestão? R: Durante a digestão da bauxita. diminuindo a permeabilidade do leito. precipitando na forma de 3Al2O3. sendo que o ultimo possui melhor rendimento. O hidróxido de sodalita é um composto gelatinoso que adere nos dutos dos equipamentos. volume especifico para a reação e consumo de vapor são menores. Seu limite para solubilização economicamente vável é de 8%.

R: Al(OH)4. 17 – Para que sucintamente.5 Kcal/mol 15 – Em quais equipamentos se faz normalmente a calcinação da alumina e qual deles tem menor consumo energético? R: A calcinação da alumina pode ser feita em forno rotativo.3 Kcal/mol . Aumentando o tempo.= Al(OH)3 + OH13 – Quais são as três variáveis fundamentais para o processo de precipitação da alumina por hidrolise? R: Tempo de residência. pois baixo potencial de redução. forno rotativo com pré-secagem e preaquecimento. concentração de Na2O e temperatura. R: 18 – Explique o que ocorre quando se submete a alumina pura à redução pelo C. diminuindo a concentração de Na2O. R: 2[Al(OH)3] = [Al2O3] + 3{H2O}. (H2O) = {H2O}. 14 – Escreva as reações que ocorrem durante a calcinação de alumina e seus prespectivos consumos energéticos. 16 – Porque a alumina precisa ter elevado grau de pureza? R: A alumina deve ter alto grau de pureza. estas reduzirão no lugar da alumina. aumenta a precipitação. ΔH = 37. ΔH = 10. Sendo que o último possui menor consumo energético. . se estiverem presentes grande quantidade de impurezas. assim na eletrólise. serve o processo Hall-Heroult? Descreva-o 19 – Porque não se obtém Al por eletrólise em meio aquoso? 20 – Como a criolita viabiliza a produção de Al? 21 – Que compostos são normalmente adicionados à criolita para a otimização do desempenho da eletrólise. forno rotativo com trocador de calor e leito fluidizado. diminuindo a temperatura. aumenta a precipitação. aumenta a precipitação.

Indique as camadas que se formam no interior das células. mesmo sabendo que isto reduz o teor de alumina solúvel na criolita? 23 – Quais são as densidades do eletrólito e do metal catódico na célula de obtenção do Al? 24 – Represente esquematicamente cortes de células de redução de alumina com anodos monolíticos pré-cozidos e anodos de pasta Sodeberg.52/(LxD)].22 – Porque se trabalha com excesso de AlF3. 25 – De que materiais são confeccionados os anodos e qual cuidado deve ser observado? 26 – Quais reações ocorrem no catodo? 27 – Quais reações ocorrem no anodo? 28 – Qual a reação global da redução da alumina produzindo Al? 29 – Qual é o consumo de corrente teórico para a produção de 1kg Al? 30 – Visto que na eletrolise de obtenção do Al o rendimento de corrente é dado pela equação η = 1 – [0. para se atingir um rendimento próximo a 90%? 31 – Porque espaçamentos pequenos entre catodos e anodos diminuem o rendimento de corrente. 32 – Quais fenômenos são responsáveis pela queda do rendimento de corrente? . quais devem ser o espaçamento entre catodo e anodo (L) e a densidade de corrente anódica (D).

85 A/cm2 Consumo de corrente teórico: 2980 Ah/Kg Al Rendimento de corrente: 90% . Dados: • • • • • Horas de trabalho por ano: 8300 h Área anódica por cuba: 12 m3 Densidade de corrente anódica: 0.00 t Al/ano.33 – Qual a faixa de voltagem da célula e o consumo específico de energia pra produzir 1kg de Al primário. 34 – Qual a temperatura média do eletrólito (criolita) e como se obtém este aquecimento? 35 – Quais gases poluentes são emanados na eletrólise de obtenção do Al? 36 – Como estes gases são tratados? 37 – Como se dá o tratamento de gases das células Hall-Heroult por adsorção a seco? 38 – Qual é a perda de F (flúor) por tonelada de Al? Como se dá esta perda? Qual é a emissão máxima de F (gás e pó) permissível na atmosfera? 39 – Calcule o número de cubas eletrolíticas necessárias à produção de 100.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful