Anexo IX

7 de Abril de 2008

FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTO-AVALIAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Agrupamento de escolas / Escola __________________________________________________________________ Código ____________ Direcção Regional de Educação ________________________

Nome do Avaliado_______________________________________________________________________________ Categoria _____________________________________________________________________________________ Departamento Curricular ________________________________________________________________________

Período em avaliação ___________ a ____________ Como avalia o cumprimento do serviço lectivo e dos seus objectivos individuais estabelecidos neste

1

âmbito? A Educação Especial tem por objectivo a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a promoção da autonomia e estabilidade emocional, bem como da igualdade de oportunidades. Neste objectivo inserem-se também a preparação para o prosseguimento de estudos bem como para a vida profissional e para a transição da escola para o emprego, de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Como tal, torna-se necessário criar condições com vista à adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos. Tendo sempre presente a noção de igualdade de oportunidades, tudo fiz para promover nos meus alunos uma maior autonomia, incutindo-lhes o gosto pela aprendizagem tendo em vista a melhoria dos seus resultados escolares e a redução do abandono escolar. Agora, chegados ao fim do ano lectivo, penso que cumpri com sucesso estes objectivos, tendo sido para os meus alunos não só uma professora, mas também uma amiga e conselheira. Durante o período de avaliação, cumpri também com os parâmetros de assiduidade e pontualidade. Ao longo do período de avaliação faltei apenas a quatro tempos (faltas equiparadas a serviço lectivo efectivo).

2

Como avalia o seu trabalho de preparação e organização das actividades educativas? Identifique sumariamente os recursos e instrumentos e os respectivos objectivos.

Ao longo do período de avaliação participei em todas as reuniões de departamento, Conselhos de Turma e Conselhos de Docentes. Todas as aulas foram dadas tendo em conta as reais necessidades dos alunos, indo sempre ao encontro das suas dificuldades com o intuito de as colmatar. Assim, dado que cada aluno é diferente do outro, tornou-se necessário construir respostas diferenciadas para conseguir responder às necessidades de cada um. Mantive sempre um estreito contacto/interacção com os docentes da turma com vista a saber quais as áreas académicas em que o aluno revelava maiores dificuldades (áreas fracas) e em que itens dentro dessas áreas as dificuldades eram mais expressas, com vista a que as mesmas fossem superadas. Tentei utilizar recursos que se adequassem às necessidades dos alunos e estes foram desde as fichas de trabalho,

jogos e puzzles até às actividades didácticas no computador. Cada aula tem vários momentos nos quais são introduzidas estas actividades e recursos e cabe-nos a nós, professores, aferir qual o momento mais propício para cada uma delas.

3

Como avalia a concretização das actividades educativas e o cumprimento dos objectivos de aprendizagem dos seus alunos? Identifique as principais dificuldades e as estratégias que usou para as superar.

Ao longo do período de avaliação constatei que a disponibilidade horária para alguns alunos era manifestamente insuficiente . Não obstante, realizei actividades e estratégias que fossem de encontro às suas necessidades imediatas e que os mantivessem concentrados, interessados e empenhados na sua aprendizagem durante o máximo de tempo possível, atendendo sempre ao seu ritmo e aos objectivos propostos no PEI. Tentei estar em permanente articulação com os Professores do Ensino Regular, para que o apoio fosse ao encontro das necessidades reais dos alunos. Assim, ao longo do ano lectivo, apoiei os alunos na realização de tarefas relacionadas com as diversas áreas nas quais demonstravam dificuldades.

4

Como avalia a relação pedagógica que estabeleceu com os seus alunos e o conhecimento que tem de cada

um deles? Ao longo deste ano lectivo, procurei estabelecer com os alunos, quer na sala de aula, quer fora dela, uma relação próxima com base no diálogo e no respeito mútuo, tendo sempre em linha de conta que a actividade docente não se esgota no perfil institucional do professor, tendo de ser complementada pela sua função de educador (o professor é um actor multifacetado, desempenhando variadíssimos papéis: educador, amigo, pai / mãe, confidente). Dentro da sala de aula tentei desenvolver um trabalho que fosse apelativo e motivador para os alunos. Tratando-se de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), procurei variar as actividades e ir ao encontro das suas necessidades reais, fazendo com que se sentissem aptos e capazes de superar com sucesso as actividades propostas, tornando-os assim mais motivados e autónomos, incrementando a sua auto-estima, de modo a prepará-los para a vida activa.

5 Como avalia o apoio que prestou à aprendizagem dos seus alunos? Penso que o apoio que prestei à aprendizagem dos alunos foi bastante positivo e isso reflectiu-se não só no seu interesse e empenho, bem como nos seus resultados escolares. Ao longo do ano, fui fazendo avaliação diagnóstica e formativa, tendo sido possível identificar progressos em algumas áreas.

6

Como avalia o trabalho das aprendizagens dos alunos? Identifique sumariamente os instrumentos que utilizou para essa avaliação e os respectivos objectivos.

Ao longo de todas as sessões de apoio, os alunos foram observados e avaliados qualitativamente através do sucesso/insucesso na realização de fichas de trabalho, jogos e actividades didácticas no computador e do empenho, motivação e autonomia demonstrados relativamente às actividades propostas e às matérias leccionadas. Esta avaliação visa a sua responsabilização face às suas aprendizagens, bem como o colmatar das dificuldades por eles apresentadas. Procurei variar os processos e instrumentos de avaliação e escolhi-os em função do tipo de resultados que se pretendiam dos alunos.

7

Identifique a evolução dos resultados dos seus alunos. Avalie o seu contributo para o progresso desses resultados e o cumprimento dos objectivos individuais estabelecidos neste âmbito.

Considere o progresso dos alunos, ponderando quer os resultados escolares, quer os progressos verificados no âmbito do Programa Educativo Individual para eles delineados. As medidas contempladas nos PEI revelaram-se eficazes. Todos os alunos, apesar de se encontrarem em níveis diferentes, conseguiram evoluir e melhorar os seus resultados escolares de uma forma positiva. O apoio por mim dado

visou o preenchimento de algumas lacunas, bem como a consolidação das aprendizagens para que assim, e nelas, conseguissem obter um maior nível de sucesso. Todavia, é relevante referir que o aumento do número de horas de apoio traria um nível de sucesso mais elevado no patamar das aprendizagens atendendo à complexidade de algumas situações.

Como avalia a sua participação e contributo para a definição e concretização de estratégias de prevenção e 8 redução do abandono escolar e o cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito? Identifique sumariamente as acções e iniciativas que desenvolveu. Não se verificaram ocorrências de abandono escolar nem existe nenhuma criança em risco de abandono escolar. Contudo, tento sempre incutir nas crianças o gosto pela escola e fazê-las compreender a sua importância para o crescimento cognitivo e pessoal de cada uma. Dispus-me sempre a ajuda-las na resolução de problemas, tanto de aprendizagem como pessoais, para que me vissem não só como uma professora mas também como uma amiga com quem pudessem sempre contar.

Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a sua participação nos projectos e 9 actividades previstas ao nível da escola/agrupamento e de turma? Identifique as actividades que dinamizou e/ou em que participou? Participei e dei o meu contributo em todos os projectos e actividades desenvolvidas na escola. Tentei também manter o contacto com os professores das várias turmas esclarecendo as alterações ao novo Decreto-Lei que regulamenta a Educação Especial. Apoiei na elaboração dos PEIs e contribuí para a elaboração de vários documentos para o grupo da Educação Especial.

1

Como avalia a sua participação nas estruturas de orientação educativa e nos órgãos de gestão e o

contributo que deu para o funcionamento respectivo? 0 Participei e dei o meu contributo em todas as reuniões de departamento, Conselhos de Turma e Conselhos de Docentes, dando sugestões e identificando problemas.

11

Como avalia o estado de actualização dos seus conhecimentos científicos e pedagógicos e a sua capacidade de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação?

A profissão de professor exige uma actualização constante face aos novos programas e recursos que vão surgindo. Como tal, ao longo da minha carreira, tenho tentado acompanhar estes progressos mantendo-me sempre actualizada. Hoje em dia, as TIC têm um papel preponderante nas aprendizagens e constituem um novo recurso ao qual os alunos aderem com grande motivação. Quando nos referimos a pessoas com necessidades educativas especiais, as TIC podem ser vistas e utilizadas como um tipo de material que é composto por ferramentas e tecnologias usadas com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa portadora de deficiência. 1 Refira as acções de formação contínua realizadas e a classificação nelas obtida e avaliando o contributo

de cada uma delas para o seu desempenho profissional 2 No decorrer do período de avaliação fiz as seguintes acções de formação: a) NEE: modos de ser e fazer (Curso 25 h – ainda não tenho conhecimento da classificação nem tenho o diploma); b) Aplicação do referencial proposto pela CIF-CJ no processo de avaliação e elaboração do PEI. Foram promovidas pela APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância) e CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais) respectivamente. 1 Identifique sumariamente as suas necessidades de formação e de desenvolvimento profissional

3 Dado que me encontro numa profissão que está em contínua mudança, quer pela adaptação e remodelação de programas, quer pela alteração e substituição de legislação, e pela constante transformação da realidade escolar, sinto necessidade de formação para assim, poder dar uma melhor resposta a esta realidade. Hoje em dia temos que lidar com problemas não só directamente relacionados com a mudança de programas e de leis, mas também directamente

relacionados com os problemas que os alunos trazem para a escola, dos quais destaco a desmotivação para as aprendizagens e a indisciplina. Estas seriam áreas de formação interessantes e bastante proveitosas para nós professores. A informação pode-nos chegar através de programas de actualização, ou da frequência de seminários ou acções de formação. 1 Como avalia a relação que estabeleceu com a comunidade e o cumprimento dos seus objectivos

individuais definidos neste âmbito? 4 Procurei manter-me sempre em contacto com os pais e encarregados de educação dos meus alunos informando-os dos comportamentos, avanços e recuos dos mesmos. Em geral, penso que os objectivos foram cumpridos na medida em que incentivei as responsabilidades dos Encarregados de Educação, colaborando com eles e fazendo a ponte entre a escola e a família. Com os colegas do Ensino Regular os contactos foram permanentes. Tentei também articular com os serviços de saúde que acompanham os alunos com vista a obter um maior esclarecimento acerca da sua problemática, para assim poder desenvolver com eles um trabalho mais eficaz. Com a colega de Educação Especial e com a Psicóloga do SPO mantive uma relação de amizade e troca de saberes e tentámos sempre trabalhar em equipa.

O avaliado ____________________________________________________________________, em ____/ ____/ ____ Recebi. O avaliador _____________________________________________________________, em ____/ ____/ ____

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful