MANUAL FARMACOTERAPÊUTICO 2009/2011

ELABORAÇÃO Comissão de Farmácia e Terapêutica 2º Edição Campo Grande, MS - 2009

1

HOSPITAL UNIMED CAMPO GRANDE

Manual Farmacoterapêutico 2009/2011

Elaboração Comissão de Farmácia e Terapêutica Hospital Unimed

Campo Grande – 2009

2

HOSPITAL UNIMED CAMPO GRANDE

Diretor Administrativo Dr. Cláudio Wanderley Saab Diretor Clínico Dr. Luiz Alberto H. Kanamura

COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA

Membros: Jean Carlos Alves (Médico) Presidente Comissão Sílvia Jacques da Costa Glaychman (Coordenadora Geral- Administrativo) Daniela Zanin de Brito Pinheiro (Farmacêutica) Carlos Henrique Veronesi (Enfermeiro) Luciene de Souza Freitas (Setor de Compras) Cláudia Gislaine K. de Souza Nogueira (Médica da CCIH) José Maurílio Scapin Jr (Bioquímico)

3

APRESENTAÇÃO Atualmente há uma preocupação de todos os segmentos com o estabelecimento de atividades que proporcionem o uso racional de medicamentos no âmbito hospitalar. incentivando que outros profissionais da área de saúde. contendo medicamentos considerados essenciais para nosso perfil hospitalar. Cumprindo esta necessidade é que apresentamos esta atualização da Padronização de Medicamentos do Hospital Unimed. na sua 2º Ed. venham colaborar conosco para que nós possamos oferecer racionalmente o melhor em termos farmacoterapêutico. no qual o processo de seleção de medicamentos em um hospital deve cumprir o objetivo de assegurar uma terapêutica racional e de baixo custo. que tenha preocupações com toda esta demanda de novas drogas.. sendo assim elaborada uma padronização de medicamentos e materiais. devendo ser reavaliado periodicamente. que se propõe a orientar a equipe de saúde. Convém ressaltar que esse trabalho não se encerra. sobretudo aqueles que prescrevem. pois a instituição tem o compromisso de manter para dispensação os produtos nela constantes. 4 . assegurando que a medicamento prescrito consta nesta padronização.

clavulanato comp .água destilada amp .ampola Bisn .ABREVIATURAS aa .cápsula CCIH .bisnaga caps .frasco gts – gotas h – hora ICC – Insuficiência cardíaca Congestiva IM – intramuscular Inj.aminoácidos AD .tubete UI – unidade internacional de medida 5 .caixa drag – drágea eferv .envelope EV .litro mcg – micrograma mg – miligrama ml – militro NPT – nutrição parenteral R – ringer RL – ringer lactato SF – solução fisiológica SG – solução glicosada SGF – solução de glicofisiológico TA – temperatura ambiente TG – temperatura de geladeira Tub . intravenoso IV – intravenoso l .efervecente env .frasco ampola flac – flaconete fr .Comissão de Controle de Infecção Hospitalar ClCr – clearence de Creatinina Clv .endo-venoso fa .comprimido cx .

e/ou a compra de um não padronizado para tratamento específico. disponível no Sistema MV (tela de prescrição Médica) FLUXO DE SOLICITAÇÃO • O médico solicitante preenche o Formulário de Solicitação de Medicamentos Não-Padronizados. assina e encaminha para a Farmácia. Medicamentos que poderão ser substituídos por outros com maior vantagem terapêutica. que não justifique a padronização. O farmacêutico avalia a solicitação e a possibilidade de substituição. 6 . caso seja possível entra em contato com o médico solicitante propondo a troca. carimba. o farmacêutico encaminha o formulário a Comissão de Padronização e analisa junto ao Presidente de Comissão se efetua a compra de imediato ou espera a avaliação da Comissão.NORMAS PARA INCLUSÃO DE FÁRMACOS E SOLICITAÇÃO DE COMPRA DE NÃO-PADRONIZADOS O Corpo Clínico poderá pleitear a inclusão de fármacos. através do preenchimento do Formulário de Solicitação de Medicamentos e/ou Materiais Não-Padronizados. Não sendo possível a substituição. Consumo. em período considerado (1 ano) sem uso. • • CRITÉRIOS PARA INCLUSÂO DE NOVOS FÁRMACOS • • • Registro na ANVISA/MS Referências bibliográficas (artigos científicos) que validam sua eficácia terapêutica Análise de custo x benefício CRITÉRIOS PARA EXCLUSÂO DE FÁRMACOS • • • Medicamentos que tiverem sua comercialização proibida por órgão competente ou for descontinuado pelo fabricante. dependendo da necessidade.

7 .

...Medicamentos que atuam no Sistema Respiratório E .........................Medicamentos que atuam no Sistema Cardiovascular C .............. CAPÍTULO 2 Comissão de Farmácia e Terapêutica................................................................Padronização Pronto Atendimento... 8 ....................................Medicamentos que atuam no Aparelho Digestivo G ............... A ......................................................................................Medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central e Periférico B ........................Medicamentos Imunoterápicos e Anti-histamínicos M ..................Medicamentos que atuam no Aparelho Gênito-urinário F ......................................................... A.....SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Farmácia Hospitalar............................Medicamentos que atuam no Sistema Músculo-esquelético J ....................................................Medicamentos de Ação Endócrina I ... CAPÍTULO 3 Medicamentos Padronizados... CAPÍTULO 4 Medicamentos por Classe Terapêutica......................................................Medicamentos que atuam sobre Metabolismo e Nutrição H .............................. CAPÍTULO 6 Germicidas.Medicamentos que atuam na Pele e nas Mucosas O – Medicamentos Antineoplasicos (Liberação somente após autorização da auditoria) CAPÍTULO 5 Medicamentos Sujeitos a Controle Especial........Medicamentos de Uso Oftalmológico N . CAPÍTULO 7 Tabela de Diluições........Medicamentos que atuam nos Órgãos Hematopoiéticos e no Sangue D .......Medicamentos Anti-infeccioosos e Antiparasitários K ..............................Agentes de Diagnóstico e Auxiliares no Tratamento L .............................

............ CAPÍTULO 16 Laboratório de Análises Clínicas...................................................................................................................................................................... CAPÍTULO 10 Interações Medicamentosas............................................................................................................................................................. CAPÍTULO 19 Referências Bibliográficas.......................................... CAPÍTULO 18 Serviço de Fisioterapia.......................................... CAPÍTULO 12 Dosagem Padrão de Antimicrobianos. CAPÍTULO 14 Nutrição Parenteral...................... CAPÍTULO 17 Agência Transfusional...CAPÍTULO 8 Fármacos Termolábeis... CAPÍTULO 11 Interações Medicamentos X Alimentos........ ANEXOS 9 .................................... CAPÍTULO 13 Prescrição de Antimicrobianos........................................................................................................................................................................................ CAPÍTULO 9 Fármacos Fotossensíveis.......................................................................................................................................................................................................................... CAPÍTULO 15 Nutrição Enteral.................................................................

administrativa e de consulta. em um grupo de serviços que dependem diretamente da Direção e estão em constante e estreita relação com sua administração. econômico. O farmacêutico tem. 10 . voltando-se também para o ensino e a pesquisa. visando sempre a eficácia da terapêutica. dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. além da redução dos custos. velando a todo momento por sua adequada utilização no plano assistencial. É igualmente responsável pela orientação de pacientes. armazenamento. objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento. propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional. onde se desenvolvem atividades ligadas à produção. A principal razão de ser da Farmácia é servir ao paciente. uma importante função clínica. Um Serviço de Farmácia em um hospital é o apoio clínico integrado. funcional e hierarquicamente. portanto.CAPÍTULO 1 FARMÁCIA HOSPITALAR A Farmácia Hospitalar é um setor de abrangência assistencial. desde sua seleção até sua dispensação. técnico-científica e administrativa. investigativo e docente. controle.

é componente fundamental da Assistência Farmacêutica. A criação de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica . Neste sentido. A seleção dos medicamentos que farão parte das relações de medicamentos essenciais. que se utilize de mecanismos e instrumentos que possam orientá-lo para esta tomada de decisão. especialmente farmacêuticos. sob os aspectos da eficácia. é imprescindível ao gestor de saúde que decide sobre a incorporação de medicamentos ao sistema. médicos e enfermeiros.CAPÍTULO 2 COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA Todos os dias são lançadas novas tecnologias. além de assessorar a gestão nas questões referentes a medicamentos. que são declaradas melhores que outras já disponíveis. que estabelece um instrumento para que o gestor possa tomar decisões mais uniformes e segundo diretrizes estabelecidas. efetividade e segurança. a qual possui como eixos norteadores a garantia de acesso e o uso racional de produtos farmacêuticos. de caráter consultivo e deliberativo. 11 . A CFT é uma instância colegiada.CFT é uma estratégia. que tem por finalidade selecionar medicamentos essenciais a serem utilizados no sistema de saúde nos três níveis de atenção. É geralmente composta por profissionais de saúde com várias formações.

CAPÍTULO 3
MEDICAMENTOS PADRONIZADOS A- Padronização Pronto Atendimento
PRODUTO
ACETATO DE BETAMETASONA + FOSFATO DISSODICO DE BETAMETASONA 3 + 3MG/ML ACETILCISTEINA 10% ACIDO ACETIL SALICILICO 100MG ACIDOS GRAXOS ESSENCIAIS ADENOSINA 6MG AGUA DESTILADA AGUA DESTILADA AMINOFILINA 24MG/ML ATROPINA BICARBONATO DE SÓDIO BICARBONATO DE SÓDIO BIPERIDENO LACTATO 5MG/ML BITARTARATO DE NOREPINEFRINA BROMAZEPAN 3MG BROMETO DE IPRATRÓPIO BROMETO DE PANCURONIO 2MG/ML BROMIDRATO DE FENOTEROL BROMOPRIDA 10MG/2ML CAPTOPRIL 25MG CAPTOPRIL 50MG CETOPROFENO 100MG CETOPROFENO 200MG CLONAZEPAN 0,5MG CLONAZEPAN 2,0MG CLONIDINA 0,100MG CLONIDINA 0,150MG CLORETO DE POTASSIO 19,1% CLORETO DE SÓDIO 0,9% CLORETO DE SÓDIO 0,9% CLORETO DE SÓDIO 0,9% CLORETO DE SÓDIO 0,9% CLORETO DE SÓDIO 0,9%

NOME COMERCIAL
CELESTONE SOLUSPAN FLUIMUCIL AAS SUPRIDERME ADENOCARD AGUA DESTILADA AGUA DESTILADA AMINOFILINA ATROPION BICARBONATO BICARBONATO AKINETON NORADRENALINA LEXOTAN ATROVENT PANCURON BEROTEC DIGESAN CAPOTEN CAPOTEN PROFENID PROFENID RIVOTRIL RIVOTRIL ATENSINA ATENSINA CLORETO DE POTASSIO SOLUÇÃO FISIOLOGICA SOLUÇÃO FISIOLOGICA SOLUÇÃO FISIOLOGICA SOLUÇÃO FISIOLOGICA SOLUÇÃO FISIOLOGICA

FORMA DE APRESENTAÇÃO
AMPOLA C/ 1ML AMPOLA C/3ML Comprimido FRASCO C/100ML AMPOLA C/2ML FRASCO C/ 250ML AMPOLA C/10ML AMPOLA C/10ML Ampola c/1ml AMPOLA C/10ML Frasco c/250ml AMPOLA C/ 1ML AMPOLA C/4ML Comprimido FRASCO C/20ML AMPOLA C/2ML FRASCO C/20ML AMPOLA C/2ML Comprimido Comprimido F/A c/100mg AMPOLA C/2ML Comprimido Comprimido Comprimido Comprimido AMPOLA C/10ML FRASCO C/500ML FRASCO C/1000ML FRASCO C/125ML AMPOLA C/10ML Frasco c/250ml

12

CLORETO DE SÓDIO 20% CLORIDRATO DE AMIODARONA 50MG CLORIDRATO DE TETRACAINA E FENILEFRINA CLORIDRATO DE METOCLOPRAMIDA CLORIDRATO DE PROTAMINA 10MG CLORIDRATO DE CLORPROMAZINA 5MG/ML CLORIDRATO DE DOPAMINA 5MG/ML CLORIDRATO DE LEVOMEPROMAZINA CLORIDRATO DE MEPERIDINA CLORIDRATO DE NALOXONA 0,4MG/ML CLORIDRATO DE PROMETAZINA 25MG/ML CLORIDRATO DE PROPRANOLOL 40MG CLORIDRATO DE TIAMINA 100MG, CLORIDRATO DE PIRIDOXINA100MG,CIANOCOBALAMINA5000MG CLORIDRATO DE TRAMADOL 50MG/ML COLAGENASE COLAGENASE + CLORANFENICOL DIAZEPAM DIAZEPAM 10MG DIAZEPAM 5MG DICLOFENACO SÓDICO DIMETICONA 40MG DIMETICONA GOTAS DIMENIDRATO30MG/10ML, CLORIDRATO DE PIRIDOXINA50MG/10ML,GLICOSE1000MG/ML, FRUTOSE DINITRATO DE ISOSSORBIDA 5MG DIPIRONA PROMETAZINA ADIFENINA DIPIRONA PROMETAZINA ADIFENINA DIPIRONA SÓDICA DIPIRONA SÓDICA DIPROPIONATO DE BETAMETASONA + FOSFATO DISSÓDICO DE BETAMETASONA 5 + 2MG/ML DOBUTAMINA 12,5MG/ML EPINEFRINA 1MG/ML EPSILON-AMINOCAPROICO ACIDO 4MG ESCINA AMORFA ESCOPOLAMINA ESCOPOLAMINA, DIPIRONA FENITOINA FENOBARBITAL FITOMENADIONA 10MG/ML FLUMAZENIL 0,1MG/ML FOSFATO DISSÓDICO DE DEXAMETASONA 2MG/ML FOSFATO DISSÓDICO DE DEXAMETASONA 4MG/ML FRUTOSE 10% FRUTOSE 5% FUROSEMIDA 20MG GELATINA,CLORETO DE SODIO,POTASSIO,CÁLCIO GLICERINA 12%

CLORETO DE SODIO ATLANSIL COLIRIO ANESTÉSICO PLASIL PROTAMINA AMPLICTIL DOPACRIS NEOZINE DOLANTINA NARCAN FENERGAN PROPANOLOL CITONEURIM SYLADOR KOLLAGENASE IRUXOL VALIUM VALIUM VALIUM VOLTAREM DIMETICONA DIMETICONA DRAMIM B6 DL MONOCORDIL LISADOR LISADOR GOTAS NOVALGINA NOVALGINA DIPROSPAN DOBUTREX ADRENALINA IPSILON REPARIL BUSCOPAM BUSCOPAM COMPOSTO HIDANTAL GARDENAL KANAKION FLUMAZIL DECADRON DECADRON FRUTOSE FRUTOSE LASIX HISOCEL GLICERINA

AMPOLA C/10ML AMPOLA C/ 3ML FRASCO C/10ML AMPOLA C/2ML F/A C/5ML AMPOLA C/5ML AMPOLA C/10ML FRASCO C/20ML AMPOLA C/2ML Ampola c/1ml AMPOLA C/2ML COMPRIMIDO AMPOLA C/3ML Ampola c/1ml BISNAGA C/30GR BISNAGA C/30GR AMPOLA C/2ML Comprimido Comprimido AMPOLA C/3ML COMPRIMIDO FRASCO 15ML AMPOLA C/10ML Comprimido AMPOLA C/2ML FRASCO C/20ML AMPOLA C/2ML AMPOLA C/5ML AMPOLA C/ 1ML AMPOLA C/20ML Ampola c/1ml FA C/20ML BISNAGA C/30GR Ampola c/1ml AMPOLA C/5ML AMPOLA C/5ML AMPOLA C/2ML Ampola c/1ml Ampola c/5ml Ampola c/1ml AMPOLA C/2,5ML FRASCO C/500ML FRASCO C/500ML AMPOLA C/2ML FRASCO C/500ML FRASCO C/500ML

13

GLICERINA SUPOSITÓRIO ADULTO GLICOSE 10% GLICOSE 25¨% GLICOSE 5% GLICOSE 5% GLICOSE 5% GLICOSE 5% GLICOSE 50% GLUCONATO CÁLCIO HALOPERIDOL HEPARINA SODICA 25000UI HEPARINA SODICA 5000UI HIDROCORTISONA 100MG HIDROCORTISONA 500MG HIDRÓXIDO DE ALUMINIO600MG/5ML,HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO300MG/5ML,DIMETICONA35/5ML HIDROXIETILAMIDO 6% INSULINA HUMANA REGULAR LIDOCAINA SPRAY 100MG LIDOCAINA CLORIDRATO LIDOCAINA CLORIDRATO LIDOCAINA CLORIDRATO GEL LIDOCAINA+EPINEFRINA MANITOL SOLUÇÃO MESILATO DE CODERGOCRINA 0,3MG/ML METILDOPA 250MG METILDOPA 500MG METILPREDNISOLONA SUCCINATO SÓDICO 500MG METILPREDNISOLONA SUCCINATO SÓDICO 125MG MIDAZOLAM 15MG MIDAZOLAM 5MG MONONITRATO DE ISOSSORBIDA 10MG NIFEDIPINA 10MG NITROGLICERINA 5MG/ML NITROPRUSSIATO DE SODIO 25MG/ML OLEO MINERAL PARACETAMOL PARACETAMOL 750MG PARECOXIB 40MG/ML PASTA DÁGUA 100GR PENTOXIFILINA 20MG/ML RANITIDINA 25MG/ML RETINOL, COLECALCIFEROL E ÓXIDO DE ZINCO RINGER LACTATO RINGER SIMPLES SALBUTAMOL 500MCG/ML SUCCINATO DE METOPROLOL SULFATO DE MAGNÉSIO 10%

GLICERINA GLICOSE GLICOSE GLICOSE GLICOSE GLICOSE GLICOSE GLICOSE GLUCONATO DE CÁLCIO HALDOL LIQUEMIM LIQUEMIM SOLUCORTEF SOLUCORTEF MYLANTA PLUS VOLUVEN INSULINA XYLESTESIN XYLESTESIN XYLESTESIN XYLESTESIN XYLESTESIN C/VASO MANITOL HYDERGINE ALDOMET ALDOMET SOLUMEDROL SOLUMEDROL DORMONID DORMONID MONOCORDIL ADALAT TRIDIL NIPRID OLEO MINERAL TYLENOL TYLENOL BEXTRA PASTA DÁGUA TRENTAL ANTAK HIPOGLOS RINGER LACTATO RINGER SIMPLES SALBUTAMOL SELOKEN SULFATO DE MAGNÉSIO

SUPOSITÓRIO FRASCO C/500ML AMPOLA C/10ML FRASCO C/1000ML Frasco c/250ml FRASCO C/500ML FRASCO C/125ML AMPOLA C/10ML AMPOLA C/10ML Ampola c/1ml FA C/5ML Ampola c/1ml FA c/100mg FA C/500MG FRASCO C/240ML BOLSA C/500ML F/A c/10ml FRASCO C/50ML AMPOLA C/5ML F/AMPOLA C/20ML TUBO C/30GR F/A C/20ML Frasco c/250ml Ampola c/1ml COMPRIMIDO COMPRIMIDO FRASCO/AMPOLA Frasco/ Ampola AMPOLA C/3ML AMPOLA C/5ML AMPOLA CAPSULA AMPOLA C/10ML AMPOLA C/2ML FRASCO C/100ML F/A C/15ML COMPRIMIDO FRASCO POTE C/100GR AMPOLA C/5ML AMPOLA C/2ML TUBO C/45GR FRASCO C/500ML FRASCO C/500ML Ampola c/1ml SERINGA C/5ML AMPOLA C/10ML

14

SULFATO DE MORFINA 10MG/ML SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA SULFATO DE TERBUTALINA 0.5MG/ML TENOXICAM 20MG TROMETAMOL CETOCOROLATO 30MG/ML DIMORF NEBACETIN TERBUTIL TILATIL TORADOL Ampola c/1ml TUBO C/15GR Ampola c/1ml Frasco/Ampola Ampola c/1ml 15 .

100ml Fr.2 Anestésicos Locais PRINCÍPIO ATIVO Bupivacaína Bupivacaina + Glicose Bupivacaína Epinefrina Fa. 2ml 5mcg/ml Amp. 10ml 50mg/ml Amp.5% + Fa.5% NOME COMERCIAL Neocaína® (CristáliaSterile Pack) Neocaína® (CristáliaSterile Pack) Neocaína® (CristáliaSterile Pack) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção 16 .5% APRESENTAÇÃO Amp.1 Anestésicos Gerais PRINCÍPIO ATIVO Alfentanila Cetamina Etomidato Fentanila Halotano Isoflurano Propofol Sevoflurano Sufentanila Tiopental APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Amp. 1g Rapifen® (Janssen Cilag) Ketalar® (Pfizer) Ketamin® (Cristália) Hypnomidate® (Janssen Cilag) Fentanest® (Cristáliasterile pack) Fentanil® (Janssen Cilag) Tanohalo® (Cristália) Forane® (Abbott) Diprivan® (Astrazeneca) Diprivan® (Astrazeneca) Diprivan® (Astrazeneca) Sevorane® (Abbott) Fastfen® (Cristália) Thiopentax® (Cristália) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Eurofarma Sem opção Sem opção Sem opção Eurofarma Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção A. 10ml 20mg Amp. 20ml 0. 2ml 50mg/ml Amp. 2ml 50mcg Amp. 20ml 1% Seringa 50ml 1% Fr. 20ml 0.544mg Fa. 50ml 2% Amp. 100ml Fr. 4ml 0. 10ml 50mcg Fr. 5ml 0. Medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central e Periférico A. 100ml Amp.CAPÍTULO 4 MEDICAMENTOS POR CLASSE TERAPÊUTICA A.1ml 50mcg/ml Fa.

50ml 10% spray Tub. 7. 20ml 0.5mg Comp. 30g 2% gel Fa. 7. 3ml 15mg Amp.5 mg/ml Amp. 50mg Amp.4 Hipnoanalgésicos PRINCÍPIO ATIVO Dexmedetomidina Diclofenaco+codeína Fentanila APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa 2ml 100mcg/ml Precedex® (Abbott) Comp. 1. 5ml 5mg Amp. 2mg/ml Amp. 10ml 50mcg Fentanil® (Janssen Cilag) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Eurofarma 17 . 50/50mg Codaten® (Novartis) Amp. 20ml 2% c/ v Lidocaína spray Lidocaína carpule Ropivacaína Fr. 15mg Amp. 200mg Comp. 2ml 50mcg Fentanest® (Cristáliasterile pack) Amp.3 Hipnótico e Sedativo PRINCÍPIO ATIVO Fenobarbital Comp. 5ml 2% s/v Lidocaína + epinefrina Fa.Bupivacaína isobárica Levobupivacaína Lidocaína gel Lidocaína Amp. 20ml 2% s/ v Amp.5% Fa.8ml 2% s/ v Amp. 10mg/ml Neocaína® (CristáliaSterile Pack) Novabupi® (CristáliaSterile Pack) Xylocaína® (Astrazeneca) Xylestesin® (Cristália) Xylestesin® (Cristália) Xylestesin® (CristáliaSterile Pack) Xylocaína® (Astrazeneca) Xylestesin® (Cristália) Ropi (Cristália-Sterile Pack) Naropin® (Astrazeneca) Sem opção Sem opção Cristália Sem opção Sem opção Cristália Sem opção Sem opção A.5% s/ v Bisn. 4ml 0. 10ml 50mg APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Gardenal® (Sanofi-Aventis) Gardenal® (Sanofi-Aventis) Unifenobarb® (União Química) Dormonid® (Roche) Dormonid® (Roche) Dormonid® (Roche) Dormonid® (Roche) Dormonid® (Roche) GENÉRICO Sem opção Sem opção Eurofarma Eurofarma Eurofarma Eurofarma Eurofarma Midazolam A.

5 Anticonvulsivantes PRINCÍPIO ATIVO Carbamazepina Clonazepam Diazepam Fenitoína APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp.Medley Sem opção Eurofarma.6 Antiparkinsonianos PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO 18 . 100ml susp Comp. 10mg Amp. 100mg Amp. 10ml Dolantina® (SanofiAventis) Dimorf® (Cristáliasterile pack) Dimorf® (Cristália) Dimorf® (Cristáliasterile pack) Dimorf® (Cristália) Nubain® (Cristália) Tramal® (Pfizer) Sylador® (SanofiAventis) Tramal® (Pfizer) Tramal retard® (Pfizer) Tramal® (Pfizer) Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Eurofarma Eurofarma. 500mg Sem opção A. 1ml 0. 50mg Comp. 2ml 1mg/ml Nalbufina Tramadol Comp. 20ml 2. 100mg Fr. 2ml 10mg Amp. 1ml 10mg Amp. 5ml 250mg Tegretol® (Novartis) Tegretol® (Novartis) Rivotril® (Roche) Rivotril® (Roche) Rivotril® (Roche) Valium® (Roche) Valium® (Roche) Valium® (Roche) Hidantal® (SanofiAventis Hidantal® (SanofiAventis Gardenal® (SanofiAventis) Gardenal® (SanofiAventis) Unifenobarb® (União Química) Depakene® (Abbott) GENÉRICO Eurofarma.Meperidina (petidina) Morfina Amp. 200m Fr.Medley Eurofarma. 50mg Amp. 0. 5mg Comp.Medley Medley Medley Medley EMS EMS EMS Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Fenobarbital Comp.2mg Amp. 2ml 100mg Amp.5mg/ml Comp. 10mg Amp.5 Comp. 2mg Fr. 200mg Valproato de sódio Comp. 2ml 10mg Comp. 1ml 50mg Comp.Medley A.

Hipolabor Medley. Eurofarma Medley.7 Analgésicos. 100mg Comp. 750mg APRESENTAÇÃO Comp. Lisador® (Farmasa) Dipirona Comp. 100/25mg Comp. 50mg (Janssen Medley. Prati donaduzzi Sem opção Teuto. 100mg Comp. EMS. Tylenol® (Janssen Prati Cilag) donaduzzi. 5mg Comp. Sanofi Sem opção EMS.2ml 500mg/ml Novalgina® (SanofiAventis) Fr. 325mg Comp. Sanofi Sem opção Sem opção Sem opção Medley.8 Neurolépticos e Antipsicoticos PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO 19 . Prati donaduzzi. 10 ml e 15ml Tylenol® 200mg/ml Cilag) Comp. EMS Sumatriptana Comp. 500mg Novalgina® (SanofiAventis) Amp. 20ml gts Lisador® (Farmasa) Comp. 2ml Lisador® (Farmasa) Fr. 2mg Amp.125mg Comp. Antipiréticos e Antienxaquecoso PRINCÍPIO ATIVO Ácido Acetilsalicílico NOME COMERCIAL Aspirina® (Bayer) Somalgin® (Sigma Farma) Aspirina® (Bayer) Dipirona+Prometazina+adifenina Amp.Amantadina Biperideno Levodopa+Benzerazida Pramipexol Comp. EMS.25mg Comp. 100ml Novalgina® (SanofiAventis) Paracetamol Fr. 0. 1mg Mantidan® (Eurofarma) Akineton® (Abbott) Akineton® (Abbott) Prolopa® (Roche) Prolopa® (Roche) Sifrol® (Boehringer) Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção A.5ml 500mg/ml Novalgina® (SanofiAventis) Amp. 500mg GENÉRICO EMS. 200/50mg Comp. 0. 10ml ou 20ml Novalgina® (Sanofi500mg/ml Aventis) Fr. Eurofarma Sumax® (Libbs) Sem opção A. Prati donaduzzi.

20ml 4% Haloperidol Levomepromazina Comp. Eurofarma Medley.9 Ansiolíticos PRINCÍPIO ATIVO Alprazolam Bromazepam Buspirona Clobazam Cloxazolam Diazepam Lorazapam APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp. 50mg Sulpirida+Bromazepam Comp. 25mg Fr. 10mg Amp.Clorpromazida Amp. 1mg Frontal® (Pharmacia) Frontal® (Pharmacia) Lexotan® (Roche) Buspar® (Bristol) Frisium® (Aventis) Olcadil® (Novartis) Valium® (Roche) Valium® (Roche) Valium® (Roche) Lorax® (Wyeth) GENÉRICO EMS. Merck A. 25mg Tiaprida Comp. 20ml 2mg/ml Amp. SEM Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção A. Eurofarma EMS. 10mg Comp. 5mg Comp.5 mg Comp. 20ml 40mg/ml Olanzapina Comp. 40mg Amplictil® (SanofiAventis) Amplictil® (SanofiAventis) Amplictil® (SanofiAventis) Amplictil® (SanofiAventis) Haldol® (Janssen Cilag) Haldol® (Janssen Cilag) Haldol® (Janssen Cilag) Haldol® (Janssen Cilag) Neozine® (SanofiAventis) Neozine® (SanofiAventis) Neozine® (SanofiAventis) Zyprexa® (Eli Lilly) Equilid® (Sanofi-Aventis) Sulpan® (Sanofia-Aventis) Melleril® (Valeant) Melleril® (Valeant) Tiapridal® (SanofiAventis) Geodon® (Pfizer) Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Teuto Teuto Teuto Teuto. 2ml 10mg Comp. 1ml 5mg Fr.10 Antidepressivos 20 . 10mg Sulpirida Comp. 0. 1mg Comp. 10mg Comp. 1mg Comp. 100mg Fr. 100mg Ziprasidona Caps. 5ml 25mg Comp. 25/1mg Tioridazida Comp. 0.25 mg Comp. Eurofarma Sem opção Sem opção Eurofarma EMS EMS EMS Medley. 5ml 25mg Comp. 3mg Comp. 5mg Comp. 5mg Comp. 25mg Comp. 5mg Amp.

20mg Fr. 10mg Comp. 5ml 0. Medley.14 Antagonistas dos Benzodiazepínicos PRINCÍPIO ATIVO Flumazenil APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Lanexat® (Roche) Amp. 50mg A.13 Anticolinérgico PRINCÍPIO ATIVO Atropina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Atropion® (Ariston) GENÉRICO Hipolabor Amp. 25mg Comp. 1ml 0.5ml 25mg Amp. 1ml 0. 50mg Tracrium® (Glaxo) Tracrium® (Glaxo) Pavulon® (Organon) Succinil Colin® (União Química) Esmeron® (Organon) Pancurônio Suxametôneo Rocurônio A.25 mg A. 20mg Comp. 25mg Comp. Rambaxy Clomipramina Imipramina Fluoxetina Paroxetina Sertraliana Comp. Rambaxy Sem opção Sem opção Rambaxy Rambaxy Rambaxy Eurofarma. Rambaxy Eurofarma. 75 mg Tryptanol® (Merck) Tryptanol® (Merck) Anafranil® (Novartis) Tofranil® (Novartis) Prozac® (Eli LiLLy) Daforin® (Sigma ) Pondera® (Eurofarma) Zoloft® (Pfizer) GENÉRICO Eurofarma. 5ml 50mg Amp.12 Anticolinesterásicos PRINCÍPIO ATIVO Neostigmina Amp. 2ml 4mg Fa 500mg Fa.5 mg GENÉRICO Eurofarma 21 . Medley. 20ml 20mg/ml Comp.5 mg APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Prostigmine® (Valeant) GENÉRICO Sem opção A.PRINCÍPIO ATIVO Amitriptilina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp. 25mg Comp. 2.11 Bloqueadores Neuromusculares e Relaxantes da Musculatura Estriada PRINCÍPIO ATIVO Atracúrio APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Eurofarma Eurofarma Sem opção Sem opção Sem opção Amp. Rambaxy Eurofarma.

EMS AstraZeneca Merck. 100mg Amp. 40mg Comp. 120mg Sem opção Sem opção Sigmapharma.1 Cardiotônicos PRINCÍPIO ATIVO Digoxina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Digoxina® (Glaxo) GENÉRICO Teuto Comp. 0. 200mg Comp. Medicamentos que atuam no Sistema Cardiovascular B.3 Antianginosos PRINCÍPIO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO 22 .4 mg APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Narcan® (Cristália) GENÉRICO Sem opção B. 1ml 0. EMS Sigmapharma.25mg B. 200mg Amp. 3ml 150mg Fenitoína Comp.A. 6mg Comp. Rambaxy Propranolol Quinidina Sotalol B. 100mg Comp. 10mg Comp.2 Antiarrírimicos PRINCÍPIO ATIVO Adenosina Amiodarona APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Adenocard® (Libbs) Atlansil® (SanofiAventis) Ancoron® (Libbs) Atlansil® (SanofiAventis) Ancoron® (Libbs) Atlansil® (SanofiAventis) Hidantal® (SanofiAventis) Hidantal® (SanofiAventis) Inderal® (AstraZeneca) Inderal® (AstraZeneca) Quinicardine® (Barrene) Sotacor® (B-MS) GENÉRICO Sem opção Rambaxy Rambaxy Hipolabor Amp. 5ml 250mg Comp.15 Antagonistas dos Narcóticos PRINCÍPIO ATIVO Naloxona Amp.

1ml 10mg Isossorbida Mononitrato Nifedipina Nitroglicerina Propranolol Cáp. 10mg Comp. 5ml 100mg Comp.1 Periféricos PRINCÍPIO ATIVO Cinarizina APRESENTAÇÃO Comp. 4.3mg NOME COMERCIAL Stugeron® (Janssen Cilag) Stugeron® (Janssen Cilag) Trental® (Sanofi-aventis) Trental® (Sanofi-aventis) Hydergine® (Novartis) Hydergine® (Novartis) Hydergine® (Novartis) GENÉRICO Rambaxy Rambaxy Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Pentoxifilina Codergocrina. 5ml 50mg Comp. 10mg Comp. 25mg Comp. 10mg retard Amp. 1ml 0. 75mg Comp.ATIVO Diltiazem Comp. mesilaro 23 . 60mg Comp.4 Vasodilatadores B. 5mg SL Comp. 30mg Comp. 40mg Cardizem® (Boehringer) Cardizem® (Boehringer) Cardizem® (Boehringer) Cardizem® (Boehringer) Isordil® (Sigmapharma) Isordil® (Sigmapharma) Monocordil® (Baldacci) Monocordil® (Baldacci) Monocordil® (Baldacci) Adalat® (Bayer) Adalat Retard® (Bayer) Tridil® (Cristália) Propranolol® (Sigmapharma) Propranolol® (Sigmapharma) EMS EMS EMS EMS EMS EMS Biossintética Biossintética Eurofarma Sem opção Sem opção Sem opção EMS EMS B. 400mg Amp. 40mg Amp.4.5mg Comp. 20mg Comp. 6mg Amp. 90mg Comp. 10mg Comp. 240mg Isossorbida Dinitrato Comp.

10mg retard Comp. 40mg Comp. 10mg Comp. 20mg Comp. 40mg Amp.4. 10ml 50mg . 10mg Comp.3mg Nimodipina Codergocrina. 1ml 10mg Isossorbida Mononitrato Minoxidil Nifedipina Sinvastatina Comp. 30mg Comp. 40mg Sem opção Sem opção Sem opção Rambaxy. Medley Rambaxy. 75mg Fa.4. 5mg SL Comp. 10mg Cáp.B.5 Vasoconstritores PRINCÍPIO ATIVO Dobutamina Dopamina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Dobutrex® (ABL) Dopacris® (Cristália) GENÉRICO Hipolabor Teuto 24 Amp. 25mg Comp. 10mg Comp. 4. 20mg Comp.5mg Comp. 6mg Amp. mesilaro B. 1ml 0. 20mg Comp.2 Coronarianos PRINCÍPIO ATIVO Atorvastatina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Citalor® (Pfizer) Citalor® (Pfizer) Citalor® (Pfizer) Ezetrol® (Merck) Isordil® (Sigmapharma) Isordil® (Sigmapharma) Monocordil® (Baldacci) Monocordil® (Baldacci) Monocordil® (Baldacci) Loniten® (Pfizer) Adalat® (Bayer) Adalat Retard® (Bayer) Zocor® (Merck Sharp) Zocor® (Merck Sharp) Zocor® (Merck Sharp) Sem opção Sem opção EMS EMS Biossintética Biossintética Eurofarma Ezetimibe Isossorbida Dinitrato Comp. 20ml 250mg Amp. 10mg Comp.3 Cerebrais PRINCÍPIO ATIVO Cinarizina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Stugeron® (Janssen Cilag) Stugeron® (Janssen Cilag) Nimotop® (Bayer) Nimotop® (Bayer) Hydergine® (Novartis) Hydergine® (Novartis) Hydergine® (Novartis) GENÉRICO Rambaxy Rambaxy Sem opção EMS Sem opção Sem opção Sem opção Comp. Medley B. 50ml 10mg Comp. 10mg Comp. Medley Rambaxy.

450/50mg Daflon® (Servier) GENÉRICO Sem opção B.6 Anti-hipertensivos PRINCÍPIO ATIVO Anlodipino Amilorida+Hidroclorotiazida Atenolol APRESENTAÇÃO Comp. 100mg Comp.1 Antivaricoso PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Diosmina+Hesperidina Comp. 1ml 10mg Amp. Rambaxy. 12. 4ml 8mg Adren® (Hipolabor) Efortil® (Boehring) Hyponor® (Hipofarma) Sem opção Sem opção Novafarma.5mg Drag.125mg Comp 6. EMS. 5mg Comp. EMS Biosintética Biosintética Biosintética Sem opção Sem opção Sem opção EMS.25mg Comp. 1ml 150mcg Comp.5. 50mg Comp.5/6.5mg Comp. 60mg Comp. 50mg Comp. Rambaxy EMS EMS EMS 25 Atenolol + Clortalidona Benazepril Bisaprolol+Hidroclorotiazida Captopril Carvedilol Clonidina Clortalidona Diltiazem . Biosintética EMS EMS Rambaxy Sem opção Medley. Medley Sem opção EMS. 3.5mg Comp. 25mg Comp.25mg Comp.Epinefrina (Adrenalina) Etilefrina Norepinefrina Amp. 25mg Comp. 2. 50/12. 25/12. 5mg Comp. 1ml 1mg Amp. Hypolabor B. Biosintética EMS. Medley. 12.5 mg Comp. 90mg NOME COMERCIAL Norvasc® (Pfizer) Norvasc® (Pfizer) Moduretic® (Merck Sharp) Atenol® (AstraZeneca) Atenol® (AstraZeneca) Atenol® (AstraZeneca) Tenoretic® (AstraZeneca) Lotensin® (Novartis) Biconcor® (merck) Capoten® (Bristol) Capoten® (Bristol) Capoten® (Bristol) Coreg® (Roche) Coreg® (Roche) Coreg® (Roche) Atensina® (Boerhringer) Atensina® (Boerhringer) Clonidin® (Cristália) Higroton® (Novartis) Cardizem® (Boehringer) Cardizem® GENÉRICO Rambaxy. 0.150mg Amp.100mg Drag.5mg/25mg Comp. 0. 30mg Comp. 2. 10mg Comp. 25mg Comp. Medley. Eurofarma.

EMS Medley. 240mg Enalapril Comp. EMS Medley. 10mg Comp.5mg Comp.5mg Metoprolol Nifedipina Nitroprussiato de sódio Olmesartana Prazosina Propranolol Medley. Medley Sem opção Sem opção Sem opção 26 . Cozaar® (Merck) Medley. EMS Medley.Comp.EMS Aldomet® (Merck Sharp) Seloken® (AstraZeneca) Sem opção Seloken® (AstraZeneca) Sem opção Adalat® (Bayer) Sem opção Adalat Retard® (Bayer) Sem opção Nipride® (Biolab) Sem opção Benicar® (Daiichi Pfizer Sankyo) Minipress SR ® (Pfizer) Sem opção Propranolol® EMS (Sigmapharma) Propranolol® EMS (Sigmapharma) Diovan® (Novartis) Sem opção Diovan® (Novartis) Sem opção Diovan HCT® Sem opção (Novartis) (Boehringer) Cardizem® (Boehringer) Cardizem® (Boehringer) Eupressin® (Biosintética) Renitec® (Merck Sharp) Renitec® (Merck Sharp) Renitec® (Merck Sharp) Aldactone® (Pharmacia) Aldactone® (Pharmacia) Aldactone® (Pharmacia) Lasix® (sanofi-aventis) Lasix® (sanofi-aventis) Apresolina® (Novartis) Apresolina® (Novartis) Aprozide® (Sanofiaventis) Zestril® (AstraZeneca) EMS Medley. 50/12. 20mg Caps. 2ml 20mg Hidralazina Drag. 250mg Comp. 150/12.5mg Lisinopril Losartan Losartan+ hidrocortisona Metildopa Comp.5mg Comp. 25mg Comp. 50mg Amp. 50mg Comp. Rambaxy Hyzaar® (Merck) EMS. 40mg Valsartana Valsartana + Hidroclortiazida Cáp. 25mg Drag. 10mg Comp. EMS Eurofarma. 4mg Comp. 10mg retard Fa. 10mg Comp. EMS Eurofarma. 50mg Comp. 80mg Cáp. Eurofarma Aldomet® (Merck Medley. 20mg Espironolactona Comp. Teuto. 80/12.5mg 5ml Cáp. Sharp) Rambaxy. Eurofarma. 10mg Comp. 100mg Furosemida Comp. Rambaxy. 50mg Irbesartana+Hidroclorotiazida Comp. 40mg Amp. 500mg Comp. EMS Eurofarma. 2. 50mg Comp. EMS.160mg Comp. EMS Teuto. 5mg Comp. Medley Teuto.

7 Esclerosante PRINCÍPIO ATIVO Monoetanolamina Oleato Glicose APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Amp. 3mg Amp. 100mg C. 5mg Fa.B. 2ml 100mg Ethamolin® (Zest) Glicose GENÉRICO Sem opção Equiplex Amp.0.1 Antianêmicos PRINCÍPIO ATIVO Ácido Fólico Eritropoetina Humana recombinante Sulfato Ferroso+Vit C+ Complexo B Hidróxido de ferro III APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Endofolin® (Marjan) Hemax® (Biosintética) Novofer® (Ache) GENÉRICO Sem opção Blausiegel Sem opção Sem opção Comp. 5ml 25000UI Bisn.25ml5000UI Fa. Medicamentos que atuam nos Órgãos Hematopoiéticos e no Sangue C.2 Anticoagulantes PRINCÍPIO ATIVO Alfadotrecogina Cumarina+ Troxerrutina Femprocumona Heparina Enoxaparina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa. 20mg Drág. 40g Seringa 20mg Marcoumar® (Roche) Liquemine SC® (Roche) Heptar (Eurofarma) Trombofob® (Knoll) Clexane® (SanofiGENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção 27 . (15mg+90mg) Venalot® (Altana) Comp. 75% 10ml C. 4000UI Fr. 5mg Xigris® (Lilly) Fa. 120ml Amp. Altana) Comp. 5ml 100mg Noripurum® IV (Nycomed.

(heparina baixo Seringa 40mg peso molecular) Seringa 60mg Seringa 80mg

Varfarina

Comp. 1mg Comp. 2,5mg Comp. 5mg

aventis) Clexane® (Sanofiaventis) Clexane® (Sanofiaventis) Clexane® (Sanofiaventis) Marevan® (Farmoquímica) Coumadin® (Bristol) Marevan (Farmoquímica) Coumadin® (Bristol) Marevan® (Farmoquímica) Coumadin® (Bristol)

Sem opção Sem opção Sem opção

Sem opção Sem opção Sem opção

C.3 Anti-hemorrágicos ou Coagulantes
PRINCÍPIO ATIVO Ácido épsilonaminocapróico Ácido Tranexâmico Fa. 20ml 1g Fa. 20ml 4g Comp. 250mg Amp. 5ml 250mg Fitomenadiona (vit. Amp. 1ml 10mg IV K) Amp. 1ml 10mg IM Amp.0,2ml10mgPed Octreotida Amp. 1ml 0,1mg Amp. 1ml 0,5mg Protamina Amp. 5ml 100UI Terlipressina Fa. 1mg

APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Ipsilon® (Nikkho) Ipsilon® (Nikkho) Transamin® (Nikkho) Transamin® (Nikkho) Kanakion® (Roche) Kavit® (Cristália) Kanakion® (Roche) Sandostatin® (Novartis) Sandostatin® (Novartis) Protamina® (ICN) Glypressin® (Ferring)

GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção

C.4 Trombolíticos
PRINCÍPIO ATIVO Estreptoquinase

APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Streptase® Behring)

GENÉRICO

Fa. 750.000UI

(ZLB Sem opção

C.5 Antiagregantes Plaquetários
PRINCÍPIO ATIVO Acido Acetilsalicílico Ticlopidina

APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Comp. 100mg Aspirina® (Bayer) EMS Comp. 250mg Ticlid® (Sanofi-aventis) Merck,

28

Tirofibano Clopidogrel

Fa. 250mcg/ml Agrastat® (Merck) 50ml Comp. 75mg Plavix® (Sanofi- Rambaxy, Aventis) Medley, Sanofi

Biosintérica Sem opção

C.6 Substitutos, Expansores Plásmaticos e Estimulador Hematopoietico
PRINCÍPIO ATIVO Albumina Humana Filgrastina Hidroxietilamido 6% APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa. 50ml 20% Albumina Fa. 300mcg/ml Bolsa 6% 500ml Granulokine® (Roche) Voluven® (Fresenius) GENÉRICO Biotest,, Baxter, Blausigel, ZLB, CSL Blausiegel Sem opção

D. Medicamentos que atuam no Sistema Respiratório
D.1 Broncodilatadores
PRINCÍPIO ATIVO Aminofilina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Aminofilina® (Novartis) Aminofilina® (Novartis) Aminofilina® (Novartis) Bamifix® (Farmalab) Berotec® (Boehringer) Atrovent® (Boehringer) Aerolin® (Glaxo) Aerolin® (Glaxo) Aerolin® (Glaxo) Terbutil® Química) GENÉRICO Sem opção Sem opção Teuto, Hipolabor

Comp. 100mg Comp. 200mg Amp. 10ml 240mg

Bamifilina Fenoterol Ipratrópio Salbutamol

Drag. 600mg Fr. 20ml 5mg/ml Fr. 20ml 0,25mg/ml Comp. 2mg Amp. 1ml 0,5mg Fr. 100ml 0,3mg/ml xarope Amp. 1ml 0,5mg

Sem opção EMS, Prati Donaduzzi EMS, Prati Donaduzzi, Teuto Medley Sem opção Medley, EMS

Terbutalina

(União Sem opção

29

Ambroxol

Fr. 120ml AD Mucosolvan® 30mg/5ml xarope (Boehringer) Fr. 120ml Ped 15mg/5ml xarope

Medley

D.2 Expectorantes e Fluidificantes
PRINCÍPIO ATIVO Acetilcisteína APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Envelope 200mg Envelope 600mg Amp. 3ml 10% Fr. 100ml xpe Fr. 10mg/ml 120ml xpe Fluimucil® (Zambon) Fluimucil® (Zambon) Fluimucil® (Zambon) Fluimucil® (Zambon) Brondilat® (Ache) GENÉRICO Medley, EMS, Eurofarma União Química Medley, Eurofarma EMS, União Química

Acebrofilina

D.3 Antitussígenos
PRINCÍPIO ATIVO Codeína, fenetilamina, pentetrazol Cloperastina fendizoato Dropropizina

APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fr. 10m gotas Belacodid® (Clímax) Seki® (Zambon) Vibral® (Solvay) Notuss® (Ache)

GENÉRICO Sem opção Sem opção Medley, Donaduzzi Sem opção Prati

Fr. 120 ml xpe Fr.15ml gts Fr. 120ml xpe Fr. 120ml xpe

Paracetamol, difenidramina, pseudoefedrina, dropropizina

E. Medicamentos que atuam no Aparelho Gênito-urinário
E.1 Diuréticos
30

100mg Macrodantina® (Mantecorp) GENÉRICO Sem opção Sem opção E. 250mg Comp.3. 25mg Comp. 5mg Comp. 40mg Amp. Teuto EMS Equiplex. 100mg NOME GENÉRICO COMERCIAL Diamox® (União Sem opção Química) Liberan® (Apsen) Sem opção Higroton® (Novartis) Doxazosina® (Merck) Aldactone® (Pharmacia) Aldactone® (Pharmacia) Aldactone® (Pharmacia) Lasilactona® (Aventis) Lasix® (Sanofiaventis) Clorana® (Sanofiaventis) Manitol® EMS. 0.3 Drogas de Ação Uterina E. EMS Eurofarma. 100mg Pyridium® (Zodiac) Comp.2mg (Novartis) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção 31 . Rambaxy Medley Eurofarma. 1ml 0. Teuto Medley. 10mg Inibina® (Apsen) Amp. EMS Sem opção Medley. 2ml 20mg Comp.1 Depressores PRINCÍPIO ATIVO Isoxsuprina Metilergometrina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp.2 Anti-sépticos e Quimioterápico PRINCÍPIO ATIVO Fenazopiridina Nitrofurantoína APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Drág. 250mg 20% E. 2mg Comp.125mg Methergin® Amp. 10mg Comp.PRINCÍPIO ATIVO Acetazolamida Betanecol Clortalidona Doxazosina Espironolactona APRESENTAÇÃO Comp. 2ml 10mg Inibina® (Apsen) Comp. 25mg Comp. EMS Eurofarma. Fresenius Espironolactona/furosemida Furosemida Hidroclorotiazida Manitol Comp. 100/20 mg Comp. 50mg Comp. 25mg Fr.

Óleo de Rícino Picossulfato de Sódio 32 . 30ml Fr.Methergin® (Novartis) Terbutalina Amp. 1ml 5UI Syntocinon® (Novartis) GENÉRICO Sem opção Sem opção F.1 Laxativos PRINCÍPIO ATIVO Bisacodil Cássia angustifólia+ ass. hesperidina. complexo. 240ml Fr. Medicamentos que atuam no Aparelho Digestivo F. 200mcg (Hebron) Amp.400mg Tamarine® Pote 150g (Barrene) Fr.2 Estimulantes PRINCÍPIO ATIVO Misoprostol Ocitocina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp. Adulto Fr. 120ml Fr. vit c E. 5mg Dulcolax® (Boehringer) Cáps. Equiplex Granado Farlac (Farmasa) Rioquímica. 200ml Fr. 60ml Fr. 500ml 12% Clister de Glicerina Sup. Cristália Ache Rioquímica.5mg/ml sol.3. 1ml 0. Comp. 20ml 7. Fresenius. 25mcg Prostokos® Comp. Glicerina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Drág.oral Glicel® (Pfizer) Lactulona® (Sankyo) Nujol® (Schering) Agarol® (Altana) Laxol® (Daudt) Guttalax® (Boehringer) GENÉRICO Sem opção Sem opção Halex Istar. 100ml Fr. Real Sem opção Lactulose Óleo Mineral Óleo Mineral+ ass.5mg Terbutil® (União Sem opção Química) Dactil OB® (Aventis) Sem opção Piperidolato.

2ml 10mg NOME COMERCIAL Digesan® (Sanofiaventis) Digesan® (Sanofi-aventis) Digesan® (Sanofi-aventis) DraminB6® (Altana/Nycomed) Dramin B6 DL® (Altana/Nycomed) Dramin® (Altana/Nycomed) Droperdal® (Cristália) Plasil® (Sanofi-aventis) Plasil® (Sanofi-aventis) GENÉRICO Hipolabor EMS. Medley Medley. Prati Donaduzzi Teuto.F.3 Antiespasmódicos PRINCÍPIO ATIVO Escopolamina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Amp. 2ml 10mg Fr. 2mg Imosec® (Janssen Cilag) Comp. Fr. EMS Teuto Dimenitrato+Piridoxina 33 . 1ml Buscopan® Fr. 2. Droperidol Metoclopramida Amp. 20ml gts Amp. 20ml gts Comp. Buscopan Composto® (Boehringer) GENÉRICO Hipolabor EMS. 500mg OS-CAL® (Sanofiaventis) Comp. 20ml gts (Boehringer) Comp.4 Antiemético PRINCÍPIO ATIVO Bromoprida APRESENTAÇÃO Amp. EMS Hipolabor Medley Escopolamina + dipirona F. 1g Floratil® (Merck) Flaconete 5ml Florax® (Hebron) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem oção F. 100mg Floratil® (Merck) Comp. Prati Donaduzzi Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Medley. 200mg Floratil® (Merck) Env. 1ml IM Amp. 5ml Comp. 10ml EV Comp.2 Antidiarréico PRINCÍPIO ATIVO Carbonato de Cálcio Loperamida Saccharomyces boulardii Saccharomyces cerevisiae APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp. Medley Medley. 10mg Amp. 10mg Amp.5mg 1 ml Comp.

125mg Luftal Max® (Bristol) Medley Fr. 20mg Comp. 40mg Fa. 15ml 75mg/ml Luftal® (Bristol) Medley.Ondansetrona Granisetrona Fr. Medicamentos que atuam sobre o Metabolismo e a Nutrição 34 . EMS Medley Teuto. 150mg Omeprazol Amp. EMS Comp. EMS Hipolabor Eurofarma F. EMS Teuto Teuto. 2ml 50mg Cáp. Medley. Medley. 4mg Zofran® (Glaxo) Amp. 240ml Dimeticona Ranitidina Comp. 40mg Pantoprazol Cáp. gts Eurofarma Drag. 40mg NOME COMERCIAL Nexium® (Astrazeneca) Nexium® (Astrazeneca) Nexium® (Astrazeneca) Mylanta Plus® (Pfizer) Antak® (Glaxo) Antak® (Glaxo) Losec® (Astrazeneca) Losec® (Astrazeneca) Omeprazol® (Eurofarma) Pantozol® (Altana) Pantozol® (Altana) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Teuto. 10ml 4mg/ml gts Plasil® (Sanofi-aventis) Amp. EMS. 20mg Cáp. 40mg Fa. 40mg Hidróxido de Alumínio + Fr.5 Antifisérico PRINCÍPIO ATIVO Dimeticona APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp.6 Antiácido e Inibidores da Secreção Gástrica PRINCÍPIO ATIVO Esomeprazol APRESENTAÇÃO Comp. 170/80mg Pankreoflat® (Solvay Sem opção Farma) F. 1mg/ml Kytril® (Roche) Medley. EMS Medley Cristália Merck. 40mg Fa. 40mg Luftal® (Bristol) GENÉRICO Pancreatina+Dimeticona Merck. Medley. EMS Eurofarma G.

1000ml Fr. Bicarbonato de Sódio Catarinense OS-CAL® (Sanofi. 100 ml 0. Fresenius Frutose Frutose Frutovitam® (Cristália) Glicose Hipertônica 25% Glicose Hipertônica 50% Glicose Hipertônica 75% Glicose Isotônica 5% Glicose Isotônica 5% Glicose Isotônica 5% Glicose Isotônica 5% Glicose Hipertônica 5% Gluconato de Cálcio Halex Istar. 10ml 75% Fr. Halex Istar. 2000ml Arginina. 100ml 6% xpe Amp. 30g Sorcal® (Wyeth) Hipolabor . Hipofarma Sem opção 35 . 1000ml 0.9% Fr. Equiplex Cloreto de Potássio Prati Cloreto de Potássio Donaduzzi Solução Fisiológica Samtec. 10ml 20% Fr. 10ml 19. 10ml Água Destilada Fr. 250ml 10% Carbonato de Cálcio Cloreto de Potássio Pote 100g pó Comp. 150ml 6% xpe Fr. 1000ml 5% Fr.9% Fr. Fresenius Frutose Frutose. 10m 0. Halex Istar.G. 500ml 5% Fr. 10ml 25% Amp. 500 ml 0. 10ml Fr.9% Fr. 600mg Amp. Equiplex Glicolabor (Segmenta). 10ml 10% Cloreto de Sódio GENÉRICO Equiplex HalexIstar Samtec Isofarma Fresenius Glicolabor BBraun Ornitargin® (Baldacci) Sem opção Bicarbonato de Sódio Samtec. Halex Istar Bicarbonato de Sódio Hypofarma Rioquímica.9% Fr. ornitina. Equiplex Glicolabor (Segmenta). 500mg Comp. 10ml 50% Amp. 250ml Fr.Sem opção aventis) Slow K® (Novartis) Sem opção Cloreto de Potássio Samtec. vit C. 500ml 10% Amp. Vit B Glicose Gluconato de Cálcio Poliestireno Sulfonado de Env. 2000 ml 0. Halex Istar. 125ml 5% Fr. 10ml Amp.9% Amp. 10ml Amp. 500ml 5% Fr. 250 ml 0. Fresenius Sem opção Samtec. citrulina Bicarbonato de Sódio Amp.1 Repositores Hidroeletrolíticos PRINCÍPIO ATIVO Água Destilada APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Amp. 500ml 10% Amp. 250ml 5% Fr.9% Fr. Halex Istar.1% Fr.

Equiplex Glicolabor (Segmenta). 10ml Sulfato de Magnésio Halex Istar. 300mg Amp. 5mg Comp. 1ml 10mg IV Amp. 100mg Fr. 500mg Comp.2ml10mgPed Amp. 2ml Comp. Amp. 2ml 5000UI Comp. Comp. Teuto Vitamina C Roche Endofolin® (Marjan) Sem opção Endronax® (Solvay) Sem opção Ketosteril® (Fresenius Sem opção Kabi) Kanakion® (Roche) Sem opção Kavit® (Cristália) Sem opção Kanakion® (Roche) Sem opção Noripurim Sem opção (Altana/Nycomed) Rubranova® (Bristol) Supradyn® (Roche) Benerva® (Roche) Citaneurim® (Merck) Citaneurim® (Merck) Beplexaron® (Ariston) Complexo B® (Roche) Cobactin® (Zambon) Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Bayer Sem opção NOME COMERCIAL Vitamina C H. Fresenius Halex Istar G. K) Hidróxido de Ferro III Hidroxicobalamina Polivitaminicos+poliminerais Tiamina Tiamina+Piridoxina+ Cianocobalamina Vitaminas Complexo B Ciproeptadina+Cobamamida GENÉRICO Hipolabor. Fresenius Halex Istar. 2ml Comp.0. 4/1mg Fr.4mg/ml Ácido Fólico Alendronato de Sódio Aminoácidos e análogos Fitomenadiona (vit.Cálcio Ringer Lactato Fr. Comp.8/0. 30ml gts Amp. 500ml Ringer Simples Sulfato de Magnésio Amp. Medicamentos de Ação Endócrina 36 . 5ml 100mg Comp.2 Vitaminas e Suplementos Nutricionais PRINCÍPIO ATIVO Ácido Ascórbico APRESENTAÇÃO Amp. 5ml 500mg Comp. Equiplex Glicolabor (Segmenta). 10mg Tabletes Amp. 120ml 0. 1ml 10mg IM Amp. 500ml Ringer Lactato Ringer Simples Fr.

1ml 0. 50g Comp.10ml 100UI/ml Iolin® (Biobrás) Regular Mista Fa.1mg Amp. Rambaxy Sem opção Eurofarma. Rambaxy Novo nordisk. 0.H. 80mg Diamicron® (Servier) Comp. 50mcg Comp.625mg NOME COMERCIAL Stryptanol® (Organon) Overtrion® (Organon) Premarin® (Wyeth) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção H. 75mcg NOME COMERCIAL Puran T4® (Sanofiaventis) Puran T4® (Sanofiaventis) Puran T4® (Sanofiaventis) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção H.3 Tireoideanos PRINCÍPIO ATIVO Levotiroxina sódica APRESENTAÇÃO Comp. 1mg Amaryl® (SanofiComp. 1ml 5UI Amp.1 Hipofisários e Afins PRINCÍPIO ATIVO Ocitocina Octreotida APRESENTAÇÃO Amp. Lilly Novo nordisk 37 Insulina . 20mg Bisn. 100mg Propil® (Pfizer) GENÉRICO Sem opção H.2 Hormônios Sexuais PRINCÍPIO ATIVO Estriol. 1ml 0.10ml 100UI/ml Humolin® (Lilly) GENÉRICO EMS.5 Antidiabéticos Orais e Hormônios Pancreáticos PRINCÍPIO ATIVO Glibenclamida Gliclazida Glimepirida APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp. Succinato Estrogênios conjugados APRESENTAÇÃO Fa. 2mg aventis) Amaryl® (Sanofiaventis) Fa.5mg NOME COMERCIAL Syntocinon® (Novartis) Sandostatin® (Novartis) Sandostatin® (Novartis) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção H.4 Antitireoideano PRINCÍPIO ATIVO Propiltiouracil APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp. 25mcg Comp. 5mg Daonil® (Sanofiaventis) Comp.

25mcg Prostokos® (Hebron) Comp.125mg Amp. 10mg Amp.6 Antilipêmicos PRINCÍPIO ATIVO Ciprofibrato APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Comp. 1ml 0.5mg NOME COMERCIAL Inibina® (Apsen) Inibina® (Apsen) Methergin® (Novartis) Methergin® (Novartis) Terbutil® (união Química) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção H.2 Estimuladores PRINCÍPIO ATIVO Misoprostol Ocitocina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp.Regular Humana Fa.10ml 100UI/ml NPH Mista Fa. 0.7. 2ml 10mg Comp.1 Depressores PRINCÍPIO ATIVO Isoxsuprina Metilergometrina Terbutalina APRESENTAÇÃO Comp.7 Drogas de Ação Uterina H.2mg Amp.7.10ml 100UI/ml Glargina Fa. 1ml 5UI Syntocinon® (Novartis) GENÉRICO Sem opção Sem opção 38 . 100mg Oroxadin® (Sanofi. 200mcg Amp.Sem opção aventis) H. 1ml 0.10ml 100UI/ml NPH Humana Fa.10ml 100UI/ml Asparte Novolin® nordisk) Humulin® (Lilly) (Novo Lilly Novo nordisk Novo nordisk Humalog® (Lilly) Sem opção Lantus® aventis) Novorapid® nordisk) (SanofiSem opção (Novo H.10ml 100UI/ml Lispro Fa.

Medley Sem opção Eurofarma I.2 Hipouricemiante PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO 39 . 100mg EV Dexametasona+Tiamina+Piridoxina+ Amp. AAS® Comp.1 Anti-reumáticos e Anti-inflamatórios PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Ácido Acetilsalicílico Comp. Dexa-Citaneurin® Cianocobalamina (Merck) Diclofenaco Comp. 100mg Aspirina®. Medicamentos que atuam no Sistema Músculo-esquelético I. 20mg GENÉRICO EMS.7. 3ml 75mg Still® (Allergan) Fr. 100mg Scaflan® Fr. Cristália Sem opção Teuto.H.3 Continência urinária PRINCÍPIO ATIVO Tolterodina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp. Eurofarma Sem opção Sem opção EMS. 15ml gts (Schering) Parecoxibe Fa. 40mg Bextra® (Pfizer) Tenoxican Comp. 60g gel Hidroxicloroquina Comp. 150mg aventis) Supositório 100mg Amp. 20mg Tilatil® (Roche) Fa. 75mg (Novartis) Colírio 1% Amp. 50mg Cataflan® Comp. 500mg Cetoprofeno Cáp. 20ml gts Supositório 50mg Bisn. 125mg Dolamin® (FQM) Nimesulide Comp.2ml 100mg IM Fa. Medley. 325mg (Bayer) Comp. 2mg Detrusitol® Pfizer GENÉRICO Sem opção I. Sanofi Eurofarma. 50mg Profenid® (SanofiComp. 400mg Plaquinol® (Sanofi-aventis) Lisina Comp.

1g (Eurofarma) Binotal® (Bayer) Amplacilina® (Eurofarma) Fr 150ml Amoxil® (Glaxo) 250mg/5ml Susp. 1000/200mg Comp. 500mg Binotal® (Bayer) Amplacilina® Fa. 2ml Citaneurin® (Merck) Comp. 5000. GENÉRICO Sem opção J. Eurofarma Clavulin® (Glaxo) Sem opção Clavulin® (Glaxo) Eurofarma Clavulin® (Glaxo) Sem opção Benzetacil® (Eurofarma) Sem opção Penicilina G Potássica® Sem opção (Eurofarma) Staficilin® (Bristol) Eurofarma Tazocin® (Wyeth) Eurofarma Unasyn® (Pfizer) Eurofarma 40 . 1200.Alopurinol Colchicina Comp. 300mg Comp.3 Antineurítico e Antineurálgico PRINCÍPIO ATIVO Tiamina+Piridoxina+ Cianocobalamina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Amp.1 Penicilinas PRINCÍPIO ATIVO Ampicilina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Comp.000UI Fa. 500/100mg Fa. 100mg Comp. Comp. Benzilpenicilina Benzatina Benzilpenicilina Potássica Oxacilina Piperacilina+Tazobactam Sulbactam+ Ampicilina Medley.1.5mg Zyloric® (Glaxo) Colchis® (Apsen) Sem opção Sem opção I. Eurofarma Medley.1 Antibióticos e Quimioterápicos J.000UI Fa. 500mg Amoxil® (Glaxo) Fa. Medicamentos Anti-infecciosos e Antiparasitários J. 500mg Fa 4g+500mg Fa 1g+2g GENÉRICO Sem opção Sem opção Amoxicilina Amoxicilina+Clavulanato Pot. 875/125mg Fa. 0.

1. 500mg Fr. 1g Cefoxitina® (Eurofarma) Comp. 1g IV Rocefin® IV(Roche) Fa.2. Medley J. 1g Comp. 60ml 250mg/5ml susp Fa.3 – 3ª Geração PRINCÍPIO ATIVO Cefotaxima Ceftriaxona Ceftazidima APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa. 1g Comp. 1g Fortaz® (Glaxo) GENÉRICO ABFarmaquímico Eurofarma Eurofarma Eurofarma J.2.3 – Aminoglicosídeos 41 .1. Medley J. 1g Claforan® (Sanofiaventis) Fa. 500mg NOME COMERCIAL Keflin® (ABL) Keflex® (Lilly) Keflex® (Lilly) Kefazol® (ABL) Cefamox® (Bristol) GENÉRICO Sem opção Eurofarma Eurofarma Sem opção Eurofarma.4 – 4ª Geração PRINCÍPIO ATIVO Cefepime APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa. 1g Maxcef® (Bristol) GENÉRICO Eurofarma J.2. Medley EMS.2 – 2ª Geração PRINCÍPIO ATIVO Cefoxitina Cefaclor APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa.1 – 1ª Geração PRINCÍPIO ATIVO Cefalotina Cefalexina Cefazolina Cefadroxil APRESENTAÇÃO Fa. 750mg Pharma) Ceclor® (Sigma Pharma) GENÉRICO Sem opção EMS.2.1.1.1.1. 500mg Ceclor® (Sigma Comp.J.2 Cefalosporinas J. 1g IM Rocefin® IM (Roche) Fa.

2ml 500mg Amp. 300mg Amp. Eurofarma Merck. 500mg Zitromax® (Pfizer) Comp. EMS. 80mg Bisn Oft 3.PRINCÍPIO ATIVO Amicacina Gentamicina APRESENTAÇÃO Amp.1.7 – Glicilciclinas 42 . 2ml 250mg Amp. 600mg Frademicina® (Pfizer) APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Cáps. 20mg Amp. EMS. 500mg Zitromax® (Pfizer) Comp. Medley Eurofarma J. 500mg Klaricid® (Abbott) Klaricid® (Abbott) GENÉRICO Sem opção Medley.6 – Tetraciclinas J. 500mg Tetrex® (Bristol) Comp. 60mg Amp. 4ml 600mg Dalacin C® (Pfizer) Comp.1. 100mg Vibramicina® (Pfizer) GENÉRICO Eurofarma Sem opção GENÉRICO Medley Ranbaxy J. 40mg Amp.5 – Lincosaminas PRINCÍPIO ATIVO Clindamicina Lincomicina PRINCÍPIO ATIVO Tetraciclina Doxiciclina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Amp.5g Bisn 30g Cáp. Medley.4 – Macrolídeos PRINCÍPIO ATIVO Azitromicina Claritromicina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa. 15g NOME COMERCIAL Novamin® (Bristol) Novamin® (Bristol) Novamin® (Bristol) Garamicina® (Schering/Mantecorp) Garamicina® (Schering/Mantecorp) Garamicina® (Schering/Mantecorp) Garamicina® (Schering/Mantecorp) Neomicina (Manipulado) Nebacetin® (Altana) GENÉRICO Eurofarma Eurofarma Eurofarma Sem opçãp Neomicina Neomicina+bacitracina Sem opção Prati donaduzzi. 250mg Pom. 500mg Fa. Teuto J.1.1. 2ml 100mg Amp.

8 – Anfenicóis PRINCÍPIO ATIVO Cloranfenicol APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa. Oft. 400mg Targocid® (Sanofi.1. 43 .12 – Quinolonas PRINCÍPIO ATIVO Ciprofloxacina APRESENTAÇÃO Comp. 500. 500mg Fa.5g Comp. 50mg Tygacil® (Wyeth) GENÉRICO Sem opção J. 250mg NOME COMERCIAL Cipro® (Bayer) Cipro® (Bayer) Cipro® (Bayer) Cipro® (Bayer) Biamotil® (Allergan) Floxacin® (Merck) Tavanic® GENÉRICO Medley.Sandoz. 400mg Comp. 1g Fa.11 – Carbapenêmicos PRINCÍPIO ATIVO Ertapenem Imipenem/Cilastatina Meropenem APRESENTAÇÃO Fa. Ranbaxy Halex Istar.Eurofarma aventis) J.4% Cloranfenicol® (Allergan) GENÉRICO Sem opção Sem opção J.10 – Polipeptídeo PRINCÍPIO ATIVO Polimixina B APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Fa.9 – Glicopeptídeos PRINCÍPIO ATIVO Vancomicina Teicoplamina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Fa. Eurofarma Norfloxacino Levofloxacino Rathiofarm. 500mg Vancocina® (ABL) Eurofarma Fa. 250mg Comp. 500mg Bolsa 100ml 200mg Bolsa 200ml 400mg Bisn. 3.1. Medley (Sanofi. 500mg Fa. ABL J.000UI Bedfordpoly B® Eurofarma (Opem) J.1. 1g Arifenicol® (Ariston) Colírio 10ml 0.1. 1g NOME COMERCIAL Ivanz ® (Merck) Tienam® (Merck) Meronem® (AstraZeneca) GENÉRICO Sem opção ABL Eurofarma.PRINCÍPIO ATIVO Tigeciclina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa.1.

1. 800/160mg Amp. 20ml 10mg/ml Rifocina® spray EMS.Comp.1. 500mg Azactam® (Bristol) GENÉRICO Eurofarma J. 500mg Bolsa 100ml 500mg aventis) Tavanic® aventis) Levaquin® Cilag) Eurofarma (Sanofi.14 – Derivado Imidazólico PRINCÍPIO ATIVO Metronidazol APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Bolsa 100ml/500mg Flagyl® (SanofiIV aventis) Comp. spray (Sanofi-aventis) Eurofarma J.1. Eurofarma (Janssen J.1. 400/80mg Bactrim® (Roche) Comp. 400/80 mg 5ml IV Fr. 50g Fr.Antifúngicos PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO 44 . 250mg Comp.Halex Istar.15 – Rifamicinas PRINCÍPIO ATIVO Rifamicina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Fr.2 . Neoquímica Prati donaduzzi J. 100ml GENÉRICO Halex Istar EMS. 200/40mg 100ml Fr. 400/80mg 100ml GENÉRICO EMS Ducto J. 400mg Bisn.15 – Monobactâmicos PRINCÍPIO ATIVO Aztreonam APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fa.13 – Sulfonamidas PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Sulfametoxazol+Trimetroprim Comp.

70mg Fa. Medley Bolsa 100ml 200mg Eurofarma. Oral Bolsa 100ml 5mg/ml Comp. 100mg Sporanox® (Janssen Ranbaxy Cilag) Comp. 200mg Vfend® (Pfizer) Sem opção J. Cilag) Ranbaxy Cáp.4 . 400mg Comp. 100ml 40mg/ml susp. 400mg Fr. Merck Eurofarma Eurofarma J.Antiparasitários PRINCÍPIO ATIVO Albendazol Metronidazol Tiabendazol APRESENTAÇÃO Comp.3 . Susp.Anfotericina B Anfotericina B lipossomal Anfotericina B coloidal Caspofungina Cetoconazol Fluconazol Fa. EMS 100. 250mg Comp. 500mg NOME COMERCIAL Zovirax® (Glaxo) Cymevir® (HalexIstar) Cymevene® (Roche) GENÉRICO Ranbaxy. 50mg Fa. 150mg Zoltec® (Pfizer) EMS. 50mg Comp. IV HalexIstar Fr. 250mg Bolsa 250ml/250mg Fa. Neoquímica HalexIstar Thiaben® (UCI Farma) Sem opção 45 . 60g Comp. 200mg Anforicin B® (Cristália) Ambisome® (UnitedMedical-Gilead) Amphocil® (Zodiac) Cancidas® (Merck) Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Nistatina Itraconazol Voriconazol Nizoral® (Janssen Medley. 50ml Micostatin® (Bristol) Medley. Teuto. 500mg NOME COMERCIAL Zentel® (Glaxo) Flagyl® (Sanofiaventis) GENÉRICO Medley. 50mg Fa. 200mg Bisn 10g Fa. EMS EMS.Antivirais PRINCÍPIO ATIVO Aciclovir Ganciclovir APRESENTAÇÃO Comp.000UI/ml oral Bisn. 50mg Fa.

1 – Contrastes Radiológicos K.Omnipaque® Sem opção iônico iodo (Farmasa) K. Medicamentos Imunoterápicos e Antihistamínicos L.1.K. 300mcg Matergan® (ZLB Kamada. 5ml 1% Fr. 76% 20ml Pielograf® (Justesa) GENÉRICO Sem opção K. Agentes de Diagnósticos e Auxiliares no Tratamento K.1 – Imunoglobulinas PRINCÍPIO ATIVO Imunoglobulina anti/Rh APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Amp. 45ml oral Fr.Fa. 20ml Sache 1g NOME COMERCIAL Ácido Acético (Manipulado) Azul de Metileno (Manipulado ICHCFMUSP) Solução Fosfatasa (Manipulada) Solução de Shiller (Manipulada) Subgalato de Bismuto (Manipulado) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção L.1.2 – Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento PRINCÍPIO ATIVO Ácido Acético Azul de Metileno Solução Fosfatada Solução de Shiller Subgalato de Bismuto APRESENTAÇÃO Fr. 20ml 1% Amp. 50ml 300mg Ioexol .1 – Iônicos PRINCÍPIO ATIVO Diatrizoato de sódio meglunina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL de Fa.1 – Não-Iônicos PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Contraste Radiológico não. 46 . 100ml 2% Fr.

10mg Fr. 500mg Comp. 120mg Comp. Eurofarma Sem opção M. 5mg/120mg Comp. aventis) Rathiofarma. 1ml 50mg Comp. Glicocorticoides. 2mg Comp.Sem opção aventis) Solu-cortef® (Pfizer) Eurofarma Prurizin® (Darrow) Sem opção L. 40mg Fa. 1ml 250UI Fa. 5mg Comp. 5mg/2mg Diprospan® (Schering) Depo-Medrol® (Pfizer) Solu-Medrol® (Pfizer) Meticorten® (Mantecort) Florinefe® (Bristol) GENÉRICO Eurofarma Sem opção Sem opção Medley. 125mg Fa.4mg/ml Amp. 50ml 2. 100ml 5g Behring) Tetanogama® Behring) Imunoglobulina Blausiegel (ZLB Sem opção Biotest. 100mg Fa. Mineralocorticoide PRINCÍPIO ATIVO Dipropionato+fostato de Betametasona Metilprednisolona. 120ml 0. Acetato Metilprednisolona.5g Fa. Medicamentos de Uso Oftalmológico 47 . Ranbaxy Allegra D® (Sanofi. 0. EMS. 500mg Comp.1mg APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Amp.EMS. Succinato Prednisona Fludrocortisona Fa. Medley Sem opção Sem opção Claritin D® (Schering) Sem opção Allegra® (Sanofi. 180mg Comp. 2ml 40mg/ml Fa.2 – Anti-histamínicos PRINCÍPIO ATIVO Dexclorfeniramina Difenidramina Loratadina Loratadina+Pseudoefedrina Fexofenadina Fexofenadina+pseudoefedrina Hidrocortisona Hidroxizina APRESENTAÇÃO Comp.Imunoglobulina Antitetânica Imunoglobulina Humana Amp.3 – Imunossupressores. Blausiegel. 20mg Comp. 60/120mg Fa. 6mg Fr. Boehringer L. 25mg NOME COMERCIAL Polaramine® (Schering) Difenidrin® (Cristália) Claritin® (Schering) GENÉRICO EMS. 100ml 5mg/5ml xpe Comp.

Medicamentos que atuam na Pele e nas Mucosas N. Maxitrol® (Alcon) Polimixina B Bisn.5g 0. 10ml 1%/0. EMS. 3.5g Gentamicina Bisn. EMS 48 . 5ml sol.5g pom. 3. aventis) Prati donaduzzi Bisn. 5ml 10% sol. Cloranfenicol® oft (Allergan) Dexametasona+Neomicina+ Fr. 50g 10% Flagyl® (Sanofi.1 – Ginecológicos PRINCÍPIO ATIVO Metronidazol Nistatina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Bisn.1% Anestésico colírio® Sem opção colírio (Allergan) M.2 – Anti-infecciosos e Anti-inflamatórios PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Coranfenicol Fr.3% Garamicina® pom.4% sol. 15ml Lacrima® (Alcon) Amp.Teuto. oft. Fenilifrina® (Allergan) GENÉRICO Sem opção M. 3. 10ml 0. oft. 60g Creme Micostatin® (Bristol) Medley.4 – Outros PRINCÍPIO ATIVO Dextrano 70 – Hipromelose Hialuronidase APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fr.3 – Cicloplégicos e/ou Midriáticos PRINCÍPIO ATIVO Fenilefrina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fr.1 – Anestésicos PRINCÍPIO ATIVO Tetracaína+fenilefrina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Fr.M. 2000UTR Hyalozima® (Apsen) GENÉRICO Sem opção Sem opção N. Oft (Allergan) Retinol+Aminoácido+metionina Bisn. Oft Epitezan® (Allergan) +Cloranfenicol GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção M.

20g 1% Canesten® (Bayer) GENÉRICO Sem opção 49 . 60g Dermodex® (Bristol) Bisn.Antiparasitário PRINCÍPIO ATIVO Monossulfiram Permetrina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Fr.12% Fr. 100ml 70º GL Fr. 10ml 0. Prati donaduzzi Sem opção Sem opção N. EMS. 1000ml 2% Permanganato de Potássio Clorexidina NOME COMERCIAL Álcool 70º (Rioquímica) Álcool 70º (Itajá) Álcool 99º (Merck) Cepacol® (Sanofiaventis) Água Oxigenada (Rioquímica) Permangamato de Potássio (farmax) Periogard® (Colgate) Clorexidina (Rioquímica) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção N. 100mg Fr. 300ml Fr.2 – Anti-séptico PRINCÍPIO ATIVO Álcool Etílico Cetilpiridine + bucal Peróxido de Hidrogênio APRESENTAÇÃO Fr. 30ml 0.9% Sorine® (Aché) Afrin® (Scheringer) GENÉRICO Rathiofarma EMS. 45 g Creme Trofodermin® (Pfizer) Vaginal Medley. 1000ml 70º GL Fr. 3g Proctyl® (Altana) Bisn.5 . 100ml 2% Fr. 1000ml Comp.3 – Descongestionante Nasal PRINCÍPIO ATIVO Cloreto de Sódio benzalconio Oximetazolina Fr.Nistatina + oxido de zinco Policresuleno + cinchocaina Clostebol + Neomicina Vaginal Bisn. 100ml Fr. 100ml 25% Tetmosol® (AstraZeneca) Fr. 60ml 1% Kwell® (Glaxo) GENÉRICO Sem opção Sem opção N.Antifúngico PRINCÍPIO ATIVO Clotrimazol APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Bisn. 1000 99º GL Benzocaína Fr.05% APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL + Fr.4 . 250ml 0. Germed N.

30ml 1% (Manipulado) Hipoglós® (Procter ) Sem opção Bisn. Germed. 10g 5% creme Zovirax® (Glaxo) GENÉRICO EMS.6 . 1kg Tintura de (Manipulado) Vaselina (Rioquimica) Vaselina Benjoin Sem opção Líquida Saem opção Sólida Sem opção 50 . Protetores e Outros PRINCÍPIO ATIVO Cristal Violeta Óxido de Zinco+Vit A+D Tintura de Benjoin Vaselina Líquida Vaselina Sólida APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL GENÉRICO Violeta Genciana Sem opção Fr.Antivirais PRINCÍPIO ATIVO Aciclovir APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Bisn. Medley. Medley. Medley. Medley N. 15g pom Nebacetin® (Altana) Bisn. 30g creme Omcilon AM® (Bristol) EMS. Prati donaduzzi Omcilon AM® (Bristol) EMS. Medley. 30g creme Bisn. 1000ml Bisn. Germed. 45g Fr. União Química. 25g pom Xyloproct® (Astrazeneca) Bisn. 30g pom Iruxol® (Abbott) Bisn. 100ml Fr. N. Teuto. 1000ml 20% Fr. (Bristol) Germed N.8 – Debridante. 30g pom Kollagenase® (Cristália) Bisn.7 – Anti-inflamatórios e Anti-infecciosos PRINCÍPIO ATIVO Clostebol+Neomicina Colagenase Colagenase+Cloranfenicol Lidocaína+Hidrocortisona+ Alumínio+Óxido de Zinco Neomicina+Bacitracina Triancinolona+Neomicina+ Gramicilina+Nistatina Triancinolona APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Bisn.Triancinolona+Neomicina+ Gramicidina+Nistatina Bisn. 100ml 20% Fr. Omcilon A Orabase® EMS. 10g GENÉRICO Sem opção Sem opção Cristália Sem opção EMS. 30g creme Trofodermin® (Pfizer) Bisn.

544MG 5ML AMP ALPRAZOLAM 0. 3.1 – Hormonios e análogos PRINCÍPIO ATIVO Acido Zoledrônico Fulvestranto Goserelina Oprelvecina APRESENTAÇÃO NOME COMERCIAL Zometa® (Novartis) Amp. 500g Vaselina Salicilato Ácido Graxos Essenciais+Vit A+E+Lecitina soja Pote 100g Fr.6mg Ser. Medicamentos Antineoplásicos (Liberação somente após autorização da auditoria) O.Bisn. 4mg/5ml Ser. 100ml spray (Rioquímica) Vaselina de 100g Sem opção (Manipulado) Supriderme® (Provider) Sem opção O. 50mg/ml 5ml Ser. 5mg Falosdex® (AstraZeneca) Zoladex® (AstraZeneca) Neumega®(Wyeth) GENÉRICO Sem opção Sem opção Sem opção Sem opção CAPÍTULO 5 MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL Medicamentos da Portaria 344/98 Código MGES Princípio Ativo 52356 52065 51518 51943 63037 ACIDO VALPROICO XPE 250MG/5ML 100ML FR ALFENTANILA.5MG COMP AMANTADINA DE 100MG COMP 51 .25MG COMP ALPRAZOLAM 0.8mg Fa. CLORIDRATO 0. 10.

5MG CAPS CLORPROMAZINA CLORIDRATO 100MG COMP CLORPROMAZINA CLORIDRATO 25MG COMP CLORPROMAZINA CLORIDRATO SOLUCAO 40MG/ML 20ML FR CLORPROMAZINA CLORIDRATO SOLUCAO 5MG/ML 5ML AMP CLOXAZOLAM 1MG COMP CODEINA.5MG COMP CLONAZEPAM 2.PENTETRAZOL GTS DEXMEDETOMIDINA CLOR 100MCG F/A DIAZEPAM 10MG COMP DIAZEPAM 5MG COMP DIAZEPAM 5MG/ML 2ML AMP DICLOFENACO SODICO.5MG/ML 20ML FR CLONAZEPAM 2MG COMP CLORDIAZEPOXIDO 5MG.51510 52304 51498 51474 52223 2212 52078 52353 52354 52001 52213 52295 51847 51880 52286 51546 51547 51971 52287 51537 51575 52309 52311 52307 51534 52012 51571 52350 52288 52351 54370 52211 52212 52215 51945 52263 52296 52352 52279 52280 52281 AMISSULPRIDA 50MG COMP AMITRIPTILINA 25MG COMP AMITRIPTILINA 75MG COMP BIPERIDENO CLORIDRATO 2MG COMP BIPERIDENO LACTATO 5MG/ML 1ML AMP BROMAZEPAM COMP C/3MG BUPROPIONA CLORIDRATO 150MG COMP CARBAMAZEPINA 200MG COMP CARBAMAZEPINA SUSP 20MG/ML 100ML FR CARBONATO DE LITIO 300MG CARBONATO DE LITIO 450MG COMP CETAMINA CLORIDRATO 50MG/ML 10ML F/A CICLOPENTOLATO CLORIDRATO 10MG/ML 5ML FR CITALOPRAM 20MG COMP CLOBAZAM 10MG COMP CLOMIPRAMINA CLORIDRATO 25MG COMP CLONAZEPAM 0.LEXAPRO ETOMIDATO SOL 2MG/ML 10 ML AMP FENITOINA 50MG/ML 5ML AMP FENITOINA SODICA 100MG COMP FENOBARBITAL 200MG/2ML AMP FENOBARBITAL 50MG COMP 52 .CITRATO DE FENETILAMINA.AMITRIPTILINA CLORIDRATO 12. CODEINA 50/50MG COMP DIVALPROATO SODICO 125MG CAPS DIVALPROATO SODIO 250MG COMP DULOXETINA 60MG COMP ENFLURANO 100ML FR ESCITALOPRAM 10MG COMP .

1MG/ML 100 ML FR IMIPRAMINA 25MG DRAG ISOFLURANO 1ML/ML 100ML FR LAMOTRIGINA 50MG COMP LEVOMEPROMAZINA CLORIDRATO 40MG/ML 20ML FR LEVOMEPROMAZINA MALEATO 25MG AMP LEVOMEPROMAZINA MALEATO 25MG COMP LORAZEPAM 1MG COMP MAPROTILINA CLORIDRATO 25MG COMP MEMANTINA CLORIDRATO 10MG COMP MEPERIDINA CLORIDRATO 100MG/2ML 2ML AMP METADONA CLORIDRATO 5MG COMP METILFENIDATO CLORIDRATO 10MG COMP MIDAZOLAM 15MG COMP MIDAZOLAM 15MG/3ML AMP MIDAZOLAM 50 MG AMP C/10ML MIDAZOLAM 5MG/ 5ML AMP MIDAZOLAM 7.05MG/ML.STERILE PACK MORFINA SULFATO 10MG COMP MORFINA SULFATO 10MG/ML 1ML AMP 53 .2MG/ML 1ML AMP .5MG COMP MIDAZOLAN 2MG/ML 10ML FR MIRTAZAPINA 45MG COMP MISOPROSTOL VAGINAL 25MCG COMP MONOSSIALOGANGLICOSIDIO SODICO 100MG AMP MORFINA SULFATO 0.5MG 5ML AMP FLUNITRAZEPAM 1MG COMP FLUOXETINA 20MG/ML 20ML FR FLUOXETINA CLORIDRATO 10MG CAPS FLUOXETINA CLORIDRATO 20MG CAPS FLURAZEPAM 30MG COMP GABAPENTINA 300MG CAPS GABAPENTINA 400MG CAPS GALANTAMINA 4MG COMP HALOPERIDOL 1MG COMP HALOPERIDOL 2MG/ML 20ML FR HALOPERIDOL 5MG COMP HALOPERIDOL 5MG/ML 1ML AMP HALOTANO 0.52297 52256 52335 52051 52068 52069 52070 52093 52094 51633 51634 53933 52282 51586 51587 52312 52326 52305 52328 51797 52283 51863 51579 51794 51785 51806 51807 52345 51801 51755 51756 51995 51757 51758 51759 51760 52203 52229 51774 51775 52346 FENTANILA 0.5MG/ML 2ML AMP FENTANILA CITRATO 50MCG/ML 10ML F/A FENTANILA CITRATO 50MCG/ML 2ML AMP STERILE PACK FLUMAZENIL 0.DROPERIDOL 2.

51776 51767 52088 51768 51769 51570 51732 51724 52306 51725 51744 51745 53552 51742 52075 51706 51705 53586 51717 51718 51675 51677 52119 52120 51864 51670 51691 51685 51686 51687 51657 52300 54722 51652 51653 51644 51645 52009 53917 51638 51981 MORFINA SULFATO 1MG/ML 2ML AMP-STERILE PACK NALBUFINA CLORIDRATO 10MG/ML 1ML AMP NALOXONA CLORIDRATO 0.4MG 1ML AMP NALTREXONA CLORIDRATO 50MG COMP NANDROLONA DECANOATO 25MG 1ML AMP NANDROLONA DECANOATO 50MG 1ML AMP NITRAZEPAM 5MG COMP NORTRIPTILINA CLORIDRATO 10MG CAPS NORTRIPTILINA CLORIDRATO 25MG CAPS NORTRIPTILINA CLORIDRATO 50MG CAPS OLANZAPINA 10MG COMP OLANZAPINA 2.BROMAZEPAM 1MG CAPS SULPIRIDA 50MG CAPS TIOPENTAL SODICO 1G F/A TIORIDAZINA CLORIDRATO 10MG DRAG TIORIDAZINA CLORIDRATO 25MG DRAG TOPIRAMATO 25MG COMP 54 .5MG COMP PAROXETINA 20MG COMP PERICIAZINA 10MG COMP PERICIAZINA 4% 20ML FR PRAMIPEXOL 0.25MG COMP PRIMIDONA 100MG COMP PROPOFOL 1% 20ML AMP PROPOFOL 1% 50ML SERINGA PROPOFOL 2% 50ML QUETIAPINA FUMARATO 100MG COMP REMIFENTANIL CLORIDRATO 2MG F/A RISPERIDONA 1MG COMP RIVASTIGMINA HIDROGENOTARTARATO 1.CODEINA 7.CODEINA 30MG COMP PARACETAMOL 500MG.0MG CAPS SERTRALINA CLORIDRATO 50MG COMP SEVOFLURANO 1ML/ML 100ML FR SIBUTRAMINA CLORIDRATO 10MG CAPS SUFENTANILA CITRATO 50MCG/ML AMP SUFENTANILA CITRATO 5MCG/ML 2ML AMP-STERILE PACK SULPIRIDA 25MG.5MG CAPS RIVASTIGMINA HIDROGENOTARTARATO 3.5MG COMP OLANZAPINA 5MG COMP OXCARBAZEPINA 300MG COMP PANCURONIO BROMETO 2MG/ML 2ML AMP PARACETAMOL 500MG.

5MG.52142 52313 52314 52294 52316 52336 51958 52355 62771 52045 54747 52091 52092 TRAMADOL 37.5MG COMP CAPÍTULO 6 GERMICIDAS A seleção e indicação para aquisição de germicidas no hospital são feitas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. e se a mesma pode sofrer corrosão ou ataque químico. ◊ Segurança na manipulação e uso. ◊ Qualidade de água e sua influencia na limpeza e desinfecção. São levados em consideração os seguintes itens na seleção de germicidas no hospital: Quanto às superfícies. 55 . equipamentos e ambiente: ◊ Natureza da superfície a ser limpa ou desinfetada. ◊ Tipo e grau de sujidade e sua forma de eliminação.ACIDO VALPROICO CR 300MG COMP VALPROICO ACIDO 250MG CAPS VENLAFAXINA CLORIDRATO 37.PARACETAMOL 325MG COMP TRAMADOL CLORIDRATO 100MG/ML 10ML FR TRAMADOL CLORIDRATO 50MG COMP TRAMADOL CLORIDRATO 50MG/ML 1ML AMP TRAZODONA 50MG COMP TRIEXIFENIDIL CLORIDRATO 2MG COMP VALPROATO DE SODIO.5MG CAPS VENLAFAXINA CLORIDRATO 75MG CAPS ZIPRASIDONA CLORIDRATO 40MG CAPS ZOLPIDEM HEMITARTARATO 10MG COMP ZOPICLONA 7.

◊ Estabilidade nas concentrações e diluições em uso. ◊ Rapidez de ação. detergente e outros agentes químicos. saliva. Deve ser ativado antes do uso (datar). ◊ Baixo custo. Laudo do produto. plásticos e danifica o comento das lentes Deve ser utilizado em ambiente com exaustão ou ventilação natural apropriada. etc). Desinfecção de artigos semi-críticos sensíveis ao calor (equipamento de endoscopia) Cuidados Especiais Contra indicado o uso em acrílico. ◊ Facilidade de uso. Devem ser aplicados em artigos hospitalares ou em superfícies e utilizados criteriosamente. Tempo de ação 45 minutos. pois é bastante tóxico. Na aquisição da cada produto deve ser solicitado ao fornecedor os seguintes documentos: Certificado de registro no Ministério de Saúde. DESINFETANTES Produto Álcool etílico a 70% Glutaraldeído a 2% Emprego Tempo de ação 10 minutos. ◊ Compatibilidade com sabão. 56 . temperatura e pH. Propriedades de um Desinfetante ideal: ◊ Espectro de ação amplo. Usado para desinfecção de artigos não críticos e semi-críticos e superfícies ambientais. escarro. ◊ Odor agradável. com as características básicas do produto aprovado. ◊ Baixa toxicidade e pequena capacidade irritativa. ◊ Efeito residual. Toda manipulação de material ou superfícies contaminada deve ser efetuada com uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado. Enrijece borrachas. ◊ Tempo de contato para ação. ◊ Solubilidade em água. plásticos e de borracha. ◊ Compatibilidade com materiais metálicos. ◊ Atividade em presença de matéria orgânica (sangue. ◊ Facilidade de limpeza. ◊ Influencia da luz. Desinfetantes São agentes químicos capazes de destruir microrganismos na forma vegetativa. ◊ Condições para uso seguro.Quanto ao tipo de germicida: ◊ Tipo de agente químico e concentração.

Produto Solução degermante de Pré-operatório: degermação das mãos da PVP-I 10% com 1% de equipe cirúrgica. Seu efeito neutraliza-se em contato com matéria orgânica. Povidine degermante ou Lavagem das mãos dos profissionais escovas de degermação antes dos procedimentos de alto risco (inserção de cateteres). reagindo à luz e a temperatura. campo operatório. descontaminação do iodo ativo. Anti-sepsia de feridas. Possui ação residual de 2-4 horas. Enxaguar abundantemente. ANTI-SEPTICOS Cuidados Especiais Quando empregado constantemente pode causar ressecamento da pele. Deve ser feito o controle da concentração da solução através de fitas identificadoras. reagindo à luz e temperatura. É instável. Não deve ser usado em recém-nascidos ou pacientes com alergia ao iodo. bactericida e turberculocida. Emprego Anti-sepsia em procedimentos de Álcool etílico a 70% medico e baixo risco. Anti-sepsia de coto umbilical Álcool etílico a 70% com Anti-sepsia das mãos após emoliente gel alcoólico procedimentos. Não deve ser usado em recém-nascidos ou pacientes com alergia ao iodo. inserção de Povidine tópico cateteres vasculares centrais. ANTI-SEPTICOS Produto Emprego Cuidados Especiais Necessita de 2 minutos de contato para dos a liberação de iodo livre. Anti-sepsia das mãos em locais onde não há pias disponíveis Solução de PVPI 10% com Anti-sepsia de pele e mucosas antes de 1% de iodo ativo (veículo procedimentos invasivos.Hipoclorito de sódio a 1% Depois de ativado tem validade de 14 a 28 dias a depender do fabricante e controle de concentração. Possui ação residual de 2-4 horas. É instável. Tempo de ação 10 minutos. Seu efeito neutraliza-se em contato com matéria orgânica. evitando resíduos de superfícies. etc. banho de pacientes. 57 Solução de PVP-I 10% Anti-sepsia do campo operatório. além de virucida. Nesta concentração é altamente Descontaminação de matéria orgânica corrosivo para metais e altamente em superfícies fixas (ambiente) tóxico. Necessita de 2 minutos de contato para a liberação de iodo livre. com 1% de iodo ativo Anti-sepsia de pele antes . sem sujidade aparente. O uso do gel não substitui a lavagem das mãos visivelmente sujas Necessita de 2 minutos de contato para a liberação de iodo livre. aquoso).

Bolus IV S. Lavagem das mãos dos profissionais antes dos procedimentos de alto risco (inserção de cateteres). Na forma de vapor é utilizado em Possui odor irritante característico. aço. banho de pacientes. Deve ser evitado contato com a conjuntiva e mucosa. materiais críticos termos-sensíveis cáustico para a pele. R.F 0.S. carbono e ferro galvanizado.D 10ML. Não dever utilizado em olhos e ouvidos.F 0.F.S.G 5%.G 5%.5% (veiculo alcoólico) Anti-sepsia da pele antes de procedimentos invasivos Possui ação residual de 2-4 horas. PVP-I tintura procedimentos invasivos Solução degermante clorexidine a 4% de Pré-operatória: degermação das mãos da equipe cirúrgica. Apresenta baixa toxicidade e irritabilidade podendo ser usado em recém-nascidos e em pacientes alérgicos ao iodo.F0.9%. Não deve ser usado em recém-nascidos ou pacientes com alergia ao iodo.9%. bronze. Possui odor menos agressivo. 0. S.G5%. Solução de clorexidine a Anti-sepsia do campo operatório.(veículo alcoólico). R e RL. Apresenta baixa toxicidade e irritabilidade podendo ser usado em recém-nascidos e em pacientes alérgicos ao iodo. ESTERILIZANTES Ácido peracético Utilizado em materiais críticos termos. S. descontaminação do campo operatório. Seu efeito neutraliza-se em contato com matéria orgânica. (cirurgias por vídeo) Formaldeído CAPÍTULO 7 TABELA DE DILUIÇÕES PRINCÍPIO ATIVO Acetilcisteina Aciclovir FRASCO Acido Ascórbico acido épsilonaminocapróico acido épsilonaminocapróico DILUENTE A.9% 10ML S.Não deve ser usado em materiais com sensíveis (cirurgias por vídeo) componentes de cobre.250ml ou 500ml ESTABILIDADE 24hrs TG 12 hrs TA 24hrs TA Imediatamente Imediatamente 58 .RL 10ML S. Não dever utilizado em olhos e ouvidos.

S.G 5% 125ML BOLUS ( IV OU IM ) ou 125ML/30mg SF SG R RL BOLSA S. RL. ML S.D 10ml bolus. SFG. 48hrs TG 24hs TA 59 .G 5 e 10%. 10ML 12ml água + 250ml S. 48hrs TG 6hrs TA.G 5%.F 0. R e RL. 250 à .F 0. voluven. A.9%.RL (>50 ml) 24hrs TA. S.F 0. S.G 5%. R. 24 hrs TG S.F 0. S. R. (volume ACM) já vem com diluente S.R.9% .9% 125ml S.G 05%.9%.D 3ML A. R.S. S.G 5% 10%.F 0. 10 ML A.F 0. S.9% .c/lact.G 5e 10%. S.9%. AD.9% . BICARB 5%. S.F.9%.F0. S. S.G5% (não usar outro diluente) S.S. 3 dias TG 24 TA 24hrs TA.F 0.F 0.F 0.G 5% 125ML IM-3ML AD S. R. RL .S.9%.G 5% 10%.G.G 5% 125ML IM-3ML AD S. RL.9% . RL.G 5% e 10%. 12hrs TA. S. SGF.S. 7DIAS hrs TG Glicosado 5% 250ml A. S. S. S. 48 hrs TG 12hrs TA.F 0.Glicofis. R.G 5%. S. Bolus c/(5 a 10ml água) . 5 DIAS TG 24hrs TA. S. glicofisiol.Acido Tranexâminco Alfaepoetina (eritropoetina) Amicacina Aminofilina Amiodarona Amoxicilina+Clavulanato Ampicilina IM Ampicilina IV Anfotericina B lipossomal Azitromicina 500mg Aztreonam Bromoprida Caspofungina (nunca usar glicose) Cefalotina sódica Cefazolina Sódica Cefepima Cefotaxima Cefoxitina Sódica Ceftazidima Ceftriaxona Cetoprofeno Cetorolaco Ciprofloxacino Ciprofloxacino frasco ampola Claritromicina Clindamicina Cloranfenicol Bolus. FR. R.9% . 7dias TG 24 hrs TA.D.G 5% ( >=125ML) imediatamente imediatamente imediatamente 24hrs TA 24 hrs TG TA 4hrs TG 8hrs 7 dias TA 7dias TA 24hs TG 24HRS TG.D. S. 7 DIAS TG 6 hr TA. S. 48 hrs TG 24 hrs TA.F0.9% . RL. 24HR TG imediatamente imediatamente 72 hs TA 3 DIAS TA 6hrs TA.D.Ringer c/lactato 500ML A.9%. S.. S.F 0.F 0.F 0.9%.9% . 125ML A..G 5% 10ML S.G 5%.F 0. RL.F 0. 7 DIAS TA 24hrs TA.F 0.S.G 05%. S.F0.S.9%.9%.L AD 10ml S. Frut 10% S.G 5%.F 0.D.9%.9% ..9% (100 ou 250ml). S.

G5% (1 ml ferro)-20ml S.9% 10 à 30 ML( não usar nenhum outro diluente) já vem com diluente S.S. S. (150ML).G 5%.G 5% S.3dias TG 24Hrs TA.3dias TG 60 . S. R. ou RL Glicose 5%. R .9% S.9%.F 0.F 09%.G 5%.F 0.F0.F 0.F 0.S.F 0.9%.S.F (5ml ferro)-100ml S.9%.F0.Complexo B (podendo ter choque) Dexametasona Dipirona Sódica Dobutamina Epsilon Ertapenem Escopolamina+dipirona Esomeprazol Etilefrina ferro-Noripurum ferro-Noripurum ferro-Noripurum Fitomenadiona IV (KANAKION) Fluconazol Furosemida Garamicina Gentamicina Granisetrona adulto (> 15 anos) Granisetrona criança (<=14 anos) Hialuronidase Hidrocortizona 100mg Hidrocortizona 500mg INSULINA HUMANA REGULAR Isoxsuprina Levofloxacino Lincomicina Lincomicina 2g S.F 0.9%.F 0.G 5%.9% (125ML).S.F aplicar de 10 à 30min.9%.9%.S.G 05%.G 5%.G 5% 500ML à 1000ml S.9% 125ml imediatamente 24hrs TA imediatamente 24hrs TA imediatamente S.F 0.F 0.G 5% 10ml S.G 5% 20 a 50ml (não usar nenhum outro diluente) S.9%.L.F 0.G 5% 250ml imediatamente imediatamente 24 hrs TA 24hs TA 10ML imediatamente imediatamente imediatamente imediatamente IMEDIATAMENTE 48HRS TA 24hrs TA 2hrs TA 7 dias TA 24 hrs TA 24 hrs TA imediatamente 24Hrs TA.F 0.9%. SGF volume sempre de 500 à 1000ml S.9%125 ML 0800-311133 S.F 0.F 5ml aplicar em 3min/ \ 125ml S.F 0. SGF volume sempre de 125 à 1000ml S.F 0.S. S. AD 10 ML.9% Glicosado 5% 500ml BOLSA S.9% .RINGER (250 A 500ML) S.G 5% BOLSA S. S. 12HS TA S.F (25ml ferro)-500ml S.L. S. R.F S.F 0. S. S.G 5% 125ML S. R .RL.9% 250ML à 1000ML S.9%.S.

125ml Glicosado 5% e 10%. 400ml S.F 0.9%. R.G 5%.F 0.S.D 10ml S. S. RL 250ML Não tem diluição.G 5%1000ML Já possue diluente próprio.F 0.F 0.S.F 0. 300ml S.48HRS TG 4HRS TA e TG Lincomicina 600mg à 1g Linezolida Meloxicam Meropenem 500mg Meropenem 500mg Meropenem 500mg Meropenem 500mg Metilprednisolona Metronidazol Monoetanolamina (ethamolim Nitroprusseto de sódio Norepinefrina Omeprazol Ondansetrona Oxacilina Oxitocina Pantoprazol Parecoxibe Pentoxifilina Piroxicam IM Polimixina B Polivitaminico frutose Prometazina Sulbactam+Ampicilina Sulbactam+Ampicilina 61 .Lincomicina Lincomicina 3g 4g S.G 5% 500 ML.S.9% . 500 ML Bolus.9% . 48 hrs TG 10hrs TA. Glicose 5%.G 5%.G 5%. S.G5% e 10% S. S.S. S. S.G 5%. RL. 125ml Manitol 10%.Frutose.S.F 0.9% BOLSA S.F 0.G 5%.F0. glicofis.9%.G 5% (250 à 1000 ML) S.G5% 24hs TA 24hs TA 24hs TA 48HRS TA xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxx 8hrs TA. AD (10 A 40ML) S. S. S.F 0. S.R.9%.G 5%.9% S.G 5% 125ml BOLSA não deve ser feita em via intravenosa Bolus com A.F 0.9%.S. S.9%.F 0. glicofis.G 5%. 48hrs TG 3hrs TA. MANITOL 125ML S. S.9%. S.Glicofisiológico.G 5% 10ML S. RL.G 05%.9%.9%.L.F.F 0. 18hrs TG 3hrsTA. 500ML S. 20hrs TG imediatamente 48HRS TA imediatamente imediatamente 24 hs TA IMEDIATAMENTE 7 DIAS TA 6HRS TA imediatamente 12HRS TA 24hs TA imediatamente xxxxxxxxxxxxxx 72hrs TG 24hrs TA 24hrs TA 8HRS TA.9%.F 0.

S. 50ml o Anfotericina B 50mg fr. S. S.G10% 125 à 500ml Tazocin (Piperacilina+Sulbactam) AD. S. 10 ou 40ml) S. S. 48 hrs TG 24hs TG 48hs TA imediatamente 6 HSTA 24HS TG 3 DIAS TA 14 dias TG Sulbactam+Ampicilina RL Sulfametoxazol+Trimetrop rima S.F (125ml).9% .Sulbactam+Ampicilina SGF 4HRS TA e TG 8HRSTA 24HRS TG 2 hr TA 24hrs TA.G5%( 125ml) R (125ml).F 0.9%. 62 .F 0.G 5% 125ML TG= Temperatura de geladeira (2-8ºC) TA= Temperatura ambiente (15-30ºC) CAPÍTULO 8 FÁRMACOS TERMOLÁBEIS Medicamentos que devem refrigeração (2 a 8 ºC) ser mantidos sob o Albumina humana 20% Fr. RL(500ml) S.9%.G 5%. S. S.G 5% 125ml S.F (5.F.G 5% 125ml S.F 0. 125ML Teicoplamina 200mg Teicoplamina 200mg Terbutalina Tigeciclina Triancinolona Vancomicina S.G 5%.

000UI Filgrastina 1ml frasco-ampola Imunoglobulinas Insulinas Lidocaína.5mg/ml ampola Pancurônio 4mg ampola Propofol seringa.1 e 0. subacetato de alumínio e óxido de zinco pomada 25g (Xyloproct) Ocitocina 5UI/ml (dependendo do fabricante) Octreotida 0. 25 ou 50 mg ampola Caspofungina 70 e 50 mg Desmopressina 0.o o o o o o o o o o o o o o o Atracúrio. ampola ou frasco Rocurônio 50mg Toxina botulínica (Botox) CAPÍTULO 9 FÁRMACOS FOTOSSENSÍVEIS Medicamentos que devem ser mantidos ao abrigo da Luz o Ácido ascórbico o Anfotericina B 63 . acetato hidrocortisona.1 mg/ml Eritropoetina humana recombinante 4000 UI (dependendo do fabricante) Estreptoquinase 750.

Fenotiazinas Pode reduzir o efeito de Anticoagulantes orais. inibidores da. MAO. Dissulfiram. Dissulfiram. Salicilatos Seu efeito pode ser reduzido por Seu efeito pode ser reforçado por Antidepressores tricíclicos. Narcóticos 64 . Antidiabéticos orais Pode ter efeito tóxico associado com Antidiabéticos orais. Benzodiazepínicos. Fenotiazinas. Antidiabéticos orais. Barbitúricos.o o o o o o o o o o o o o o o o Cloridrato de Naloxona Diazepam Dipirona Epinefrina Fentanila Fitomenadiona Furosemida Haloperidol Halotano Indometacina Isoniazida Levomepromazina Metildopa Metronidazol Morfina Nifedipina o o o o o o o o o o o o o o o o Nistatina Nitrato de prata 1% Nitroglicerina Nitroprussiato de sódio Norepinefrina Omeprazol Paracetamol Meperidina Piridoxina Pririmetamina Prometazina Rifampicina Polimixina B Sulfentanila Vitamina do Complexo B Warfarina sódica CAPÍTULO 10 INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Pode reforçar o efeito de Álcool Anticoagulantes orais.

Hipnóticos. Glutetimida. Difenilhidantoína Anticoagulantes orais MAO. Furosemida Betanidina Carbamazepina Cefalosporinas Cloral hidratado (ou hidrato de cloral) Clofibrate Corticosteróides Anticoagulantes orais Anticoagulantes orais Anticoagulantes orais Etacrinico. inibidores da Álcool. Fenilbutazona. inibidores da Etacrinico. Isoniazida. Cloral hidratado (ou hidrato de cloral). inibidores da. ácido. Benzodiazepínicos. Simpaticomiméticos Guanetidina MAO. MAO. Sulfamidas Álcool. inibidores da Benzodiazepínicos Álcool. Benzodiazepínicos. Dextrotiroxina. Dissulfiram. Narcóticos MAO. Barbitúricos. Fenotiazinas. inibidores da Antidepressores tricíclicos Antidiabéticos orais Álcool. inibidores da MAO. Clofibrate. Salicilatos Dextrotiroxina Difenilhidantoína Anticoagulantes orais Barbitúricos Anticoncepcionais orais Barbitúricos Anticoagulantes orais. Barbitúricos.Anestésicos MAO. inibidores da MAO. inibidores da 65 . Esteróides anaboizantes. Furosemida. MAO. Narcóticos Barbitúricos Benzodiazepínicos Anticoagulantes orais. inibidores da. Corticosteróides. Difenilhidantoína. Fenilbutazona. Difenilhidantoína. Propranolol. ácido. Anticoncepcionais orais. inibidores da Benzodiazepínicos. Anestésicos e outros sedativos hipnóticos Antidepressores tricíclicos. Isoniazida Antidepressores tricíclicos Dissulfiram Álcool. Propranolol Álcool. Difenilhidantoína Álcool Diuréticos Esteróides anaboizantes Anticoagulantes orais MAO. MAO. Dissulfiram. Salicilatos Anticoncepcionais orais Barbitúricos. MAO. inibidores da Antiácidos Anticoagulantes orais Difenilhidantoína Tetraciclinas Álcool. Rifampicina Álcool. Rifampicina Álcool.

. Fenfluramina. L-Dopa. MAO. Betanidina. Salicilatos Álcool. MAO. Corticosteróides. Fenotiazinas. Barbitúricos.A. Narcóticos. inibidores da Glutetimida Guanetidina MAO.A. inibidores da Anticoagulantes orais Simpaticomiméticos MAO. Tiramina no queijo e no Chianti Tetraciclinas Álcool. Petidina Probenecida P. ácido P. ácido. Simpaticomiméticos Álcool. inibidores da Barbitúricos Salicilatos MAO. Antidepressores tricíclicos. inibidores da Álcool Furosemida Cefalosporinas. Antidiabéticos orais. Tolbutamida. inibidores da Salicilatos 66 . Insulina. Glutetimida. Simpaticomiméticos. inibidores da MAO. inibidores da Anestésicos.Etacrinico. Furosemida. ácido Cefalosporinas. Probenecida MAO. Guanetidina. Fenotiazinas. Diuréticos. Antidiabéticos orais. Simpaticomiméticos Benzodiazepínicos Hipnóticos Indometacina Insulina Isoniazida L-Dopa MAO. Benzodiazepínicos Guanetidina Salicilatos Fenfluramina Fenilbutazona Fenotiazinas MAO. Antidepressores tricíclicos. Antidiabéticos orais. inibidores da Antidepressores tricíclicos. inibidores da Propranolol Propranolol Metoxifluorano Narcóticos Para-aminobenzóico. Benzodiazepínicos. Carbamazepina. Corticosteróides.S. inibidores da Anticoagulantes orais. Barbitúricos. inibidores da Difenilhidantoína Antidiabéticos orais MAO. Anestésicos.S. Etacrinico. Petidina. Benzodiazepínicos Sulfamidas MAO.

Gráfica Olímpica Editora Metoxifluorano MAO. Corticosteróides. Anticoncepcionais orais Anticoagulantes orais Probenecida. MAO. Probenecida. ácido Guanetidina MAO. MAO. Insulina Anticoagulantes orais. são eles: o o o o o Ácido acetilsalicílico Alopurinol Aminofilina Amoxicilina Carbamazepina 67 . Sulfinpirazona Álcool. para evitar irritação gástrica. Guanetidina. inibidores da CAPÍTULO 11 INTERAÇÕES MEDICAMENTO X ALIMENTO Há alguns medicamentos que se recomenda a administração com alimentos.Salicilatos Propranolol Antidiabéticos orais. inibidores da MAO. inibidores da Antidiabéticos orais. Sulfinpirazona Rifampicina Salicilatos Sulfinpirazona Sulfamidas Salicilatos Antidiabéticos orais Simpaticomiméticos Tetraciclinas Tolbutamida Tiramina no queijo e no Chianti Fonte : Interações Medicamentosas da Roche. inibidores da Antidepressores tricíclicos. Indometacina. inibidores da Antiácidos Fenilbutazona. Fenilbutazona Salicilatos Para-aminobenzóico.

há diminuição de sua biodisponibilidade. há diminuição nos níveis plasmáticos. Com alimentos. Grande ingestão de sódio. Por VO. há diminuição de sua biodisponibilidade. Com ácido fólico e piridoxina. Por via IV. Administrado VO com alimentos. Com alimentos é retardada e/ou diminuída a absorção. há diminuição nos níveis plasmáticos. Com proteínas aumentam a absorção. propicia a formação de quelatos e precipitados. retardo na absorção Os alimentos retardam a absorção. Alimentos retardam a absorção. ocorre diminuição nos níveis séricos. diminuição da absorção. Com potássio.o o o o o o Cetoconazol Dexametasona Glibenclamida Hidroclortiazida Prednisona Sulfato Ferroso Medicamentos que não devem ser administrados com alimentos: Medicamentos Ampicilina Carbonato de Lítio Diazepam Digoxina Espironolactona Fenitoína Fenobarbital Furosemida Haloperidol Hidrocortisona Hipoglicemiantes orais Isoniazida Levodopa Metronidazol Paracetamol Propranolol Rifampicina Penicilinas Tetraciclinas Interação Com alimentos. Com Piridoxina. Com alimentos há aumento da biodisponibilidade. Com alimentos. apresenta níveis séricos superiores. Os alimentos prejudicam sua absorção. tem aumento da biodisponibilidade. presente no leite e derivados. Com alimentos. Com alimentos. Com piridoxina. diminui a velocidade de absorção. Com vitamina D. aumenta a possibilidade de intoxicação por Lítio. 68 . Com proteínas. sua absorção é retardada. sua absorção é retardada. O cálcio. diminuindo sua absorção. ocorre aumento do seu efeito terapêutico. seu efeito diminui. diminui o efeito benéfico. com café ou chá. pouca ingestão.

69 .

4 mg/kg – 8/8h 15mg/kg 1x/d ou 12/12h Clearanc e 50-90 8/8h Clearance 10-50 12/12h Clearan ce <10 Apresentaçã o Obs:dose pós Hemodiáli se(HD) _ 7.5mg/kg 250mg/fa 1x/d (IM/IV)50mg /ml ou 250 mg/ml ou 500 mg/ml 500mg/125 1g/250 fa 60 a 30a 60% 20a 30% 90%ou 120 a18h 24a 48h 12/12h 1x/d Amoxicilina + 500mg/1 500mg/12 12/12h 1x/d clavulonato 25 a 5 a 1g/250 1g/250 8/8h 8/8h Ampicilina Ampicilina+sul bactam Anfotericina B 4 a 12 g 6/6h 6/6h 3g 6/6h 3g 6/6h Não 1x/d lipidica: 0.5mg/kg Aciclovir Amicacina 2.0mg/kg /d e lipossom al:3 a5 mg/kg/d 2g 8/8h 2g 8/8h 70mg 100% primeiro dia após 50mg/d 3 a 6 1g 8/8h g/dia 1 a 2g 8/8h 3g 12/12h 1x/d 1 a 2g (IV)1g fa 12/12h 3g 1g/d 3g fa 24 a48h 50mg fa Como p/ ClCr < 10dose extra após diálise 1a2g Dose após diálise _ Aztreonam Caspofungina 1g 8/8h 100% 50mg 8/8h 100% 1g fa 500 mg Cefazolina 1g 12/12h 1g 1x/d 1g fa 0.0g 70 .5 1.CAPÍTULO 12 DOSAGEM PADRÃO DE ANTIMICROBIANOS Droga Dose Normal 5-12.4 a 1.

5 500mg 6 500mg 6 a 8 h a2.0g/dia a 8h 6 a 8h 250 mg 500mg bolsa 8/8h 71 .0g 3ª 5mg/kg/ dia 1x/d ou 8/8h Imipenem/cilast 1 a 2 atina g/dia 6/6h Levofloxacino 500mg 1x/d Linezolida 600mg 12/12h 2g 1x/d (IV)1g fa 2 g 12/12 1 g 24/24 h h a 24/24 h 2g 8/8h 2g 24/24h a 2g 48h (IV)1g fa 48/48h 400mg 200mg 12/12h 200mg 200mg ou 12/12h 12/12h 400mg bolsa 1 a 2g 75% 50 a75% (IV)500mg fa 12/12h 1g/dia 1ª a 500mg/d 500mg/d 200mg a 100mg a 100mg a 200mg bolsa 400mg/d 200mg /d 200 mg/d 5mg/kg 2.5 a 1.5 a 2.25mg/k (IV)250mg 12/12h g 3xsem bolsa 2.5 a2.6a1.5 a 1g 150mg 100% dose 1.625mg/ (IV)250mg 5.0 /dia 4 a 6h 12/12h 2 a 4 g/dia 3a 12g /dia 8/8h 2g 8/8h A 6g/ dia 3 a 6 8/8h 400mg 12/12h 1 a 2g /dia 1g/dia 200mg a 400mg/d 5mg/kg 12/12h 5mg/kg 1x/d 12/12 h 2g 8/8h 2g 8/8h 8/8h 100 % 2g 12/12h 24/24 h 2g 12/12h 2g 12/12h g 0.0 g 1.0 g 1a2g 1.0g ___ 1. 500mg comp e bolsa (IV)600mg bolsa (IV)500mg e 1g fa 0.25 mg/kg 0.5mg/kg 500mg 1a dose +500mg Em ClCr <10 dar após diálise 1g _ Meropenem Metronidazol 3 a 6 1g 8/8h 1g 12/12h g/dia 8/8h 1.Cefalotina Cefriaxona Cefotaxima Cefoxitina Cefepime Ceftazidima Ciprofloxacino Claritromicina Ertapenem Fluconazol Ganciclovir (indução) Ganciclovir (manutenção) Gentamicina 8/8h 4 a 12g 1g a cada 0.0mg/kg 1x/d kg bolsa 1x/d 3x/sem 60 a90% 30 a70% 20 a 30% (IM/IV)20mg 8 a 12h 12/12h 24 a 48h . 60mg 80mg amp 500mg 6 250mg 6 a12 h a 8h 500mg 1x/d 600mg 12/12h 250mg 1x/d 600mg 12/12h 125 a 250mg 12h/12h 250mg 48h 600mg 12/12h 500mg 1x/d (IV)500mg bolsa 250mg.0g fa a cada 24 a48 h 100 % 100% a 2g 1x/d (IV)1g fa 0.5 a 0. 40mg.5 mg/kg 1x/d 1.5ª 2.

melhor usar com cautela ou passar para VO 4mg/kg 12/12h 1g 4-7d 500mg fa 400mg __ Vancomicina Voriconazol 1g 72 .000ui : cada 2 a 3d /dia a 50mg cad 5 a 7 dias 400mg 48h 400mg (IV)400mg fa 72h 50mg 12/12h 50mg 12/12h 1g 24-96h Se ClCr <50ml.5 a 4.há acumúlo do veículo IV (ciclodextrina).0 milhões U _____ 1.5mg/kg :500.5mg/k g/dia 12/12h 400mg 1x/d 50mg 12/12h 1g 12/12h Nenhuma mudança 2g/250m g 8/8h 75% 4g/500mg fa 20 a 50 % 0.Piperacilina + 4g/500m Tazobactam g 8/8h Penicilina G 6 a 24 Cristalina Milhões U/dia Polimixina B 1.0 a1.0 a 1amp:10 ml 1.5 a 2.5mg/kg/dia a 1.75 g 0.5mg/kg /dia 12/12h Teicoplamina Tigeciclina 400mg 12/12h 100mg 1ª depois 100mg/d ia 1g 12/12h 6mg/kg iv 12/12h por 2x após4mg /kg 12/12h 4g/500mg 2g/250mg 6/6h 8/8h 4/4 h 100 % 1.0 a 1.

conforme sua importância em relação à freqüência de uso. especialmente contra bactérias. o Programa de Racionalização do Uso de Antimicrobianos pode nos auxiliar a manter um mínimo de recursos terapêuticos voltados ao tratamento de pacientes. Lembrando que. como comprovado em vários estudos. pressão seletiva. estabelecer padronização de uso de antibiótico profilático e a padronização do antibiograma segundo o CLSI . o uso racional de antimicrobianos deve ter como objetivo não somente a manutenção dos recursos terapêuticos atuais. a resistência tem apresentado um crescimento constante. 73 . realizar visitas técnicas em Unidades de Terapia Intensiva e enfermarias selecionadas para discussão de uso racional de antimicrobianos. A indústria farmacêutica tem dispensado nas ultimas décadas poucos investimentos para descobertas de novos antimicrobianos. 2 e 3. sobre tudo. o seu uso abusivo. Afinal. mas o controle do desenvolvimento da resistência. e aplicar uma avaliação de impacto das medidas após sua implantação. Assim. estabelecer formulário de prescrição de antibióticos com justificativa do seu emprego. é considerado como um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da resistência.Clinical Laboratory Standard of Institute. custo. divulgações periódicas de taxas de resistência e sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos. este. Embora sejam mais necessários mais estudos para elucidar a contribuição de alguns aspectos. Cerca de 70% dos patógenos isolados em hospitais são resistentes a pelo menos um antimicrobiano. profilaxia cirúrgica entre outros. é bastante evidente que o arsenal terapêutico contra as infecções bacterianas tem se reduzido em virtude da emergência da resistência. Por outro lado.CAPÍTULO 13 PRESCRIÇÃO DE ANTIMICROBIANOS Atualmente dentro do cenário da multirresistência. requer a implementação de dois processos fundamentais: medidas de controle para limitar a disseminação dos microrganismos resistentes e desenvolvimento de uma política para o uso racional de antimicrobianos A implementação de uma Política de Uso Racional de Antimicrobianos em nossa instituição tem como objetivos estabelecer protocolos de tratamento para as principais infecções comunitárias e hospitalares. o uso de antimicrobianos e. classificação dos antimicrobianos em grupos: 1.

74 .

sais minerais e vitaminas através da via endovenosa.Defini-se pela administração endovenosa de macro e micronutrientes. VIAS DE ADMINISTRAÇÃO As vias utilizadas para a administração da alimentação parenteral são a periférica e a central. Entende-se por Nutrição Parenteral a administração de nutrientes como glicose e proteínas.traumas e cirurgias.Enteropatias Inflamatórias Existem três indicadores que são utilizados para apontar os pacientes de risco. · albumina sérica abaixo de 3g/dL.Insuficiência Hepática . Na primeira podem ser somente oferecidas soluções hipoosmolares. A indicação adequada.Insuficiência Renal Aguda .Traumas . INDICAÇÕES A Nutrição Parenteral pode ser usada como apoio ou exclusivamente. além de água. eletrólitos. permitindo assim a manutenção da homeostase. dependendo basicamente da capacidade fisiológica de digestão e/ou absorção de cada paciente. metabólicas ou de infusão. perda significativa ou incapacidade de manutenção do peso corpóreo.CAPÍTULO 14 NUTRIÇÃO PARENTERAL A Nutrição Parenteral pode ser utilizada tanto como terapia exclusiva quanto como de apoio. 75 . para aqueles casos em que o uso da via enteral é contra indicada. vitaminas entre outros. os quais são fortes candidatos ao suporte nutricional via NP. · transferina sérica com valores inferiores a 220 mg/dL. O retorno gradual e o mais precoce possível à alimentação oral é a condição a ser alcançada em toda terapia de nutrição parenteral. clínicos e antropométricos permitem diminuir as complicações infecciosas. a manutenção dos controles bioquímicos. são eles: · perda de 10% ou mais peso corpóreo. já que as calorias e os aminoácidos necessários são supridos. Já na segunda há infusão de soluções hipertônicas de glicose e proteínas. As principais indicações são depleção das proteínas plasmáticas. hipoconcentradas e as gorduras.Pancreatite Aguda . por meio da via periférica ou central. a seguir os mesmos serão expostos: .Fístulas Enterocutâneas: .

em dias alternados e depois semanalmente Balanço hídrico: diariamente Fluxo de solicitação de NPT no Hospital Unimed A manipulação da Nutrição Parenteral é um serviço prestado pela PRO-BIO. dependendo do caso repetidas vezes · triglicerídeos: idem acima · hemocultura: semanalmente · glicosúria: 6/6 horas · dosagem de proteínas de vida média curta (ex: pré-albumina): antes de iniciar. empresa essa contratada pelo Hospital e que atende a todos os requisitos dos Órgãos Reguladores. idade. alguns recursos são usados no controle e/ou na verificação da aceitação do método. via fax. posteriormente de 3/3 dias · circunferência do braço: antes de iniciar e. etapas. carimbo e assinatura do médico). convênio. data. número de bolsas. número do prontuário. ala. Em torno das 14:00h as bolsas são recebidas pela Farmácia Central que lança a nota fiscal no sistema e transfere para Farmácia Dispensação. • • 76 . tempo de infusão. dentre os quais podem ser citados: Avaliação nutricional : · curva de peso: antes de iniciar e. sexo. leito. altura. em dias alternados na 1a semana e depois semanalmente · glicemia: antes de iniciar. onde aguarda solicitação da enfermagem para cobrar do paciente e liberar a mesma para infusão. código da internação. para que a mesma prepare a NPT. nome completo do paciente.CONTROLES Após a Nutrição Parenteral ser instalada. A Farmácia encaminha. médico e CRM. a solicitação a Pro-bio. em dias alternados na 1a semana e posteriormente uma vez por semana · colesterol total: antes de iniciar e. que deve ser entregue a Farmácia até as 10:30h. • Médico solicitante prescreve a NPT no sistema e preenche na integra o impresso da Pro-Bio (nome hospital. posteriormente semanalmente · prega cutânea: antes de iniciar e depois semanal · contagem linfocitária · testes cutâneos de sensibilidade: antes de iniciar e depois a cada semana Exames laboratoriais : · hemograma completo: antes de iniciar.

às infecções e. A dieta escolhida precisa satisfazer as necessidades nutricionais do paciente. onde estudos demonstram a importância da desnutrição hospitalar.CAPÍTULO 15 NUTRIÇÃO ENTERAL As dietas enterais artesanais constituíram um marco na nutrição enteral. dificultando a resposta aos tratamentos nutricional e clínico e aumento de morbidade e mortalidade dos pacientes. em tentativas absolutamente empíricas. (Waitzberg. mas cuja ingestão oral é inadequada ou insuficiente para atender as necessidades nutricionais. Waitzberg. de requerimento maior de alguns oligoelementos. (Mahan & Stump. Baxter & Maculevicius 1993. geralmente. de fácil preparação e vantajosa quanto a relação custo/ benefício. possivelmente. necessária a fim de assegurar que o paciente que esteja recebendo dieta artesanal não adquira uma deficiência em nutrientes. sabe-se que até 50% dos pacientes hospitalizados sofrem de desnutrição protéicoenergética e deficiências significativas de vitaminas na ocasião da internação. razões de macro e micronutrientes e a densidade calórica. 2000). e surgiram tentativas de definir fórmulas que pudessem ser empregadas com segurança na prática clínica. constituindo um fator de risco para pacientes freqüentemente complicados (Henriques & Rosado.2003. Para a seleção de uma dieta enteral. ). Monteiro et al.O estado nutricional precário entre os pacientes hospitalizados tem sido bem documentado.As 77 . (Cuppari. 2000). 1999. (Serpa et al .1979). devem ser estabelecidos sob medida para atender as necessidades de cada paciente. (Shils. As dietas compostas apresentaram deficiência de vitaminas e minerais. Os níveis de nutrientes. comparando com as recomendações. num exercício da técnica dietética. As dietas modulares são formulas nutricionalmente incompletas. 2002) e há necessidade. a alimentação enteral é apropriada para indivíduos cujo trato gastrointestinal é funcionante. segundo as necessidades específicas do paciente. O custo quase sempre elevado das dietas industrializadas e o reduzido orçamento dos hospitais. O valor nutricional de uma alimentação enteral é essencial para a terapia de um paciente. bem como da composição da formula. sendo utilizadas através da junção de dois ou mais módulos de macronutrientes. a uma série de outras circunstâncias clínicas. 2004. A suplementação da dieta com suplementos vitamínicos e minerais industrializados é. Reconhecida a necessidade do suporte nutricional. é necessário o conhecimento dos requerimentos específicos do paciente. exige dos nutricionistas a opção pela dieta artesanal. na maioria das vezes. As dietas modulares são boa opção quando se trata de pacientes com patologias que requeiram uma modulação específica em relação a alguns nutrientes. Bistrian et al. Weinsier et al. ser bem tolerada. sendo analisadas as composições nutricionais através do cálculo. e surgiram várias tentativas de definir fórmulas que pudessem ser empregadas com segurança na prática clínica.1974. Foram elaboradas 4 dietas artesanais modulares.O objetivo do trabalho foi avaliar a composição nutricional de dietas modulares e compará-las às recomendações. O custo quase sempre elevado das dietas industrializadas e o reduzido orçamento dos hospitais exige dos nutricionistas a opção pela dieta artesanal. Hoje. face ao escasso número de artigos e trabalhos científicos publicados a respeito do assunto. 2003. As dietas enterais artesanais constituíram um marco na nutrição enteral. et al. 2003). em razão das variações em seus níveis em resposta ao trauma.

21-39 (g/l) 35-66 FIBRA (g/l) ISENTO NE-4 HP/HC C/ FIBRAS DENS. CALORICA.0cal/ ml PTN (%) 14-16% (g/l) 36-40 CHO (%) 49-57 g/l) 123-147 LIP. CALORICA: 1.5 cal/ml PTN (%) 16-21 (g/l) 60-79 CHO (%) 40-62 g/l) 152-230 LIP.35 (g/l) 32-39 FIBRAS : ISENTO NE-2 NP/NC C/ FIBRAS DENS.5 cal/ml PTN (%) 16-21 78 .fórmulas variam quanto as fontes de carboidratos.35 (g/l) 32-39 FIBRA (g/l) 11-20 NE-3 HP/HC S/ FIBRAS DENS.0 cal/ ml PTN (%) 14-16% (g/l) 36-40 CHO (%) 49-57 g/l) 123-147 LIP. proteínas e lipídios a fim de adequar a capacidade digestiva as necessidades de nutrientes de cada paciente. 28. (Mahan & Stump. 28. CALORICA : 1. CALORICA. 2003). Tipos de Dietas Enterais NE-1 NP/NC S/ FIBRAS DENS. 1. 1.

25 cais/ml PTN (%) 11-13 (g/l) 34-43 CHO (%) 55-67 g/l) 179-210 LIP. 42-54 (g/l) 62-80 FIBRA (g/l) 0-13 79 . CALORICA : 1. 21-33 (g/l) 30-48 FIBRA (g/l) 0-12 NE-9 PNEUMOPATA DENS. 21-39 (g/l) 35-66 FIBRA (g/l) 15-24 NE-5 DIABETES DENSID. CALORICA: 1. CALORICA: 1.3 cal/ml PTN (%) 15-18 (g/l) 51-59 CHO (%) 28-41 g/l) 92-135 LIP.5 cal/ml PTN (%) 06-10 (g/l) 24-39 CHO (%) 53-69 g/l) 198-263 LIP. CALORICA : 1. 29-40 (g/l) 33-44 FIBRA (g/l) 14-15 NE-6 NEFROPATA DENS.0 cal/ml PTN (%) 14-17 (g/l) 34-43 CHO (%) 44-55 g/l) 111-144 LIP.(g/l) 60-77 CHO (%) 48-62 g/l) 176-230 LIP. 21-40 (g/l) 35-66 FIBRA (g/l) 0-16 NE-8 HEPATOPATA DENS.

32-39 (g/l) 49-70 FIBRA (g/l) 0-15 CAPÍTULO 16 80 . CALORICA : 1. 23-30 (g/l) 26-33 FIBRA (g/l) 0-15 NE-12 UTI DENS.NE-10 TGI COMPROMETIDO DENS. CALORICA: 1. CALORICA :1.1. 15-33 (g/l) 17-38 FIBRA (g/l) ISENTO NE-11 IMUNOMODULADORA DENS.0 cal/ml PTN (%) 18-22 (g/l) 46-57 CHO (%) 49-53 g/l) 121-140 LIP.25 .0 cal/ml PTN (%) 16-22 (g/l) 40-58 CHO (%) 51-69 g/l) 122-176 LIP.5 cal/ml PTN (%) 16-25 (g/l) 60-90 CHO (%) 36-52 g/l) 140-191 LIP.

hematologia. claramente definido. Há procedimentos documentados de Programa Interno de Qualidade. imunologia e urianálise. atendendo os pacientes internados. implantado para o Laboratório Clínico. Exame realizados no Laboratório do Hospital Àcido úrico ALT Amilase ASLO AST BHCG (qualitativo) Bilirrubinas Cálcio Cálcio ionizado CK-MB Clearence de Creatinina Cloro Coagulograma Colesterol total e frações Colisterase Coombs Direto e Indireto CPK Creatinina Dengue IgG e IgM Densidade Urinária Dímero-D DLH EAS Fosfatase Alcalina Fósforo Gama GT Gasometria Glicose Glicose pós prandial Hematócrito Hemoglobina Hemograma HIV (teste rápido) 81 . incluindo as rotinas gerais e delegação de responsabilidades. emergências e encaminhamentos de consultório médico. funcionando 24h. as especialidades de microbiologia e parasitologia estão sendo realizadas momentaneamente em laboratórios de apoio contratados pelo Hospital Unimed.LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS Introdução: O Laboratório do Hospital Unimed foi criado em 01 de Janeiro de 2006. exercendo suas atividades nas especialidades de bioquímica.

Lático Acido Oxálico Acido Vanilmandélico ACTH Aldolase Aldosterona Alfa 1 glicoproteína acida Alfa Feto Proteína Androstenediona Anti LA/SSB Anti Cardiolipina Anti Citoplasma de Neutrófilos Anti DNA Anti ENA Anti Ilhota Anti JO 1 Anti KLM 1 82 .Látex Lípase Magnésio Mucoproteínas Ph Plaquetas Potássio Proteína C Reativa (PCR) Proteínas totais e frações Proteinúria Prova do laço Reticulócitos Retração do coágulo Sódio TAP Tempo de coagulação Tempo de sangramento Tipagem sanguínea direta e reversa Triglicerídeos Troponina TTPA Uréia Uréia de 24 horas VDRL VHS Relação de exames terceirizados 17 Alfa OH Progesterona 17 OH Progesterona Ac.

Anti LA/SSB Anti RNP Anti RO/SSA Anti SCL 70 Anti SM Anti Trombina 3 Anticoagulante Lúpico Anticorpos Anti Centrômeros Antifosfolipídeos Anti-Histona Antimicrossomal Anti-TPO BHCG Quantitativo C3 C4 CA 125 CA 15-3 CA 19/9 CA 72/4 Carbamazepina CEA Chagas CH 50 Citomegalovírus IgG e IgM Clamídia IgG e IgM Cocaína Cortisol soro e urina Crioglobulinas Cultura em geral DHEA Digoxina Eletroforese de Hemoglobina Eletroforese de Proteínas Estradiol Estradiol E3 EStriol Urinário Estrona E1 FAN Fenitoína Fenobarbital Ferritina Fosfolipídios FSH FTA-ABS Hemocultura Hepatite A – Anti HVA -IgM e IgG Hepatite B – Anti HBC – IgG e IgM Hepatite B – Anti HBE Hepatite B – Anti HBE Ag Hepatite B – HBS Ag Hepatite B – Anti HBs Hepatite C – Anti HCV Herpes I IgM e IgG Herpes II IgM e IgG HIV HLAB 27 83 .

Hormônio do Crescimento IgA Secretora IgE total IGFBP-3 IgG subclasses Imunoglobulina A IgA Imunoglobulina E IgE Imunoglobulina G IgG Imunoglobulina M IgM Insulina Leishmaniose IgG e IgM LH Listeriose Maconha Metanefrinas Microalbuminúria Mononulcleose Pesquisa de BAAR Progesterona Prolactina Proteína C Funcional Proteína S Funcional PSA PSA Total e Livre Rotavírus Rubéola IgG e IgM S DHEA Somatomedina C T3 T3 livre T4 T4 livre Testosterona Livre Testosterona Total Tireoglobulina Toxocara Toxoplasmose IgG e IgM TRAB – Anticorpo Receptor de TSH Transferrina TSH Urocultura Vitamina B12 Zinco soro /urina 84 .

Como funciona: o Hospital Unimed assinou um contrato de fornecimento de hemocomponentes com o Hemosul (Hemocentro coordenador). minimizando assim erros. que fornece as bolsas de hemocomponentes para o hospital. e de armazenagem de sangue e hemocomponentes com a maior segurança e qualidade conforme resolução RDC nº 153.CAPÍTULO 17 AGÊNCIA TRANSFUSIONAL A partir da dia 12 de fevereiro de 2008. 85 . à Agencia Transfusional acompanhar a aplicação dos hemocomponentes. que proporciona maior exatidão. Utiliza métodos modernos. de 14 de junho de 2004. A Agência Transfusional é responsável pelos exames prétransfusionais e prova de compatibilidade para analisar se o sangue do doador é compatível com o receptor. o Hospital Unimed deu inicio as atividades de sua Agência Transfusional. A Agência Transfusional está pronta para atender os pacientes internos que se submetem às cirurgias. no que se refere aos Serviços Hemoterápicos. e equipe capacitada. comodidade e bem estar aos pacientes e familiares do hospital. com a finalidade de realizar as reações de provas Cruzadas e Tipagem Sanguínea. e manter um estoque mínimo de hemocomponentes para uso e emergência. além de trazer mais segurança aos profissionais de saúde para continuar o tratamento com seus pacientes. ainda. gel centrifugação (Diamed). atendendo às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). proceder o registro de todos os procedimentos. Cabe. Esse trabalho proporciona agilidade.

planejamento dos recursos que serão empregados e tratamento. Instituir terapias com auxilio de incentivadores respiratórios que visam otimizar a expansão pulmonar. que garante ainda os atendimentos de todos os setores do hospital aos sábados. O time de fisioterapeutas visa ainda. 2. • • • • 86 . O serviço de fisioterapia hospitalar do Hospital Unimed . tornando-se presença obrigatória no atendimento hospitalar. carga horária de 6 horas/dia. umidificando as vias aéreas superiores para obter resposta clínica inerente à medicação administrada. Executar técnicas de cinesioterapia respiratória no leito para desobstrução das vias aéreas dos pacientes.Campo Grande. facilitando o entendimento e execução das técnicas. Serviço de Fisioterapia Hospitalar . além dos serviços de urgência/emergêngia e de terapia intensiva. independente da via de acesso. em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas. neuromotoras e cardio-respiratórias destes pacientes a partir da implantação de protocolos especializados. O atendimento fisioterápico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é realizado por uma equipe terceirizada. à assistência fisioterapêutica compete: • Aplicar gasoterapia por meios não invasivos através de máscara nasal e conexão T. em sua relevância profissional. A equipe presta assistência aos pacientes internados nos Apartamentos (acomodação individual) e enfermarias (Acomodação Coletiva) e procura contemplar necessidades referentes a disfunções músculo-esqueléticas. a Fisioterapia é reconhecida. vespertino e noturno. dispondo de um número de profissionais suficiente para suprir a demanda de pacientes nos 3 períodos. Executar técnicas de cinesioterapia respiratória para restabelecer a expansão pulmonar. reintegrar o paciente às suas atividades de vida diária o mais precocemente possível. conta com 3 profissionais devidamente habilitados divididos nos turnos matutino. Realizar procedimento de aspiração e coleta de secreção traqueal. conforme a prescrição médica. Sendo assim. cada um. domingos e feriados. Objetivos Neste contexto nosocomial.CAPÍTULO 18 SERVIÇO DE FISIOTERAPIA 1. cumprindo. minimizando consideravelmente as complicações decorrentes do período de internação. Para a otimização da assistência fisioterapêutica é fundamental a organização do serviço.Hospital Unimed Por sua crescente atuação. o hospital dispõe de profissionais de segunda a sexta-feira das 7:00 às 22:00 horas. que obedece critérios de avaliação.

Prevenir complicações cardio-respiratórias em pacientes submetidos a cirurgias de grande impacto com atuação fisioterapêutica pré e pós-operatória. em especial do Fisioterapeuta. mas a oferecer qualidade de vida aos pacientes. ginéco-obstétricos. como reuniões periódicas. a equipe de fisioterapia. analgesia e combater inflamação e edema através da aplicação de crioterapia e de recursos eletrotermofototerapêuticos. ampliou sua atuação profissional e estabeleceu a abertura no mercado de trabalho. proteção e promoção da saúde. cardio-respiratórios. pediátricos e nas áreas de geriatria e oncologia. torna-se cada vez mais complexo face às constantes mudanças e qualificações dos serviços de assistência à saúde. a Fisioterapia cresceu como área de conhecimento. busca desenvolver um conjunto de atividades paralelas de cunho científico. 3. Aplicar oxigenioterapia por meios não invasivos através de cateter nasal. de 04 de julho de 1998 da secretaria de vigilância sanitária estabelece como obrigatória a assistência por parte deste profissional nas Unidades de Tratamento Intensivo e Semi-intensivo. No Brasil. a Fisioterapia surge como possibilidade de solução para os altos índices de acidentes de trabalho. Entretanto. Estimular pacientes com disfunções neuromusculares por meio de técnicas de fisioterapia neurológica visando a inibição de padrões de movimento anormal e a facilitação de movimentos normais.• • • • • • • • Utilizar-se de Ventilação Não Invasiva (CPAP e BiPAP) para promover expansão pulmonar de forma intensa e repouso muscular respiratório. Para possibilitar atualização constante e o aprimoramento dos profissionais. Promover reparo tecidual. que não se limitam apenas a garantir sobrevida. Atribuições e importância do Fisioterapeuta no ambiente hospitalar. A origem da profissão enfatizou e direcionou suas atividades para a reabilitação de indivíduos fisicamente lesados nas grandes guerras. Prevenir distúrbios circulatórios e aparecimento de lesões/ulcerações na pele ocasionadas pela imobilidade prolongada. ativo-assistidos ou ativos. 87 . com o advento da modernidade.466. Ao se firmar como área específica do conhecimento. músculo-esqueléticos. de acordo com as condições do paciente. neuro-psiquiátricos. flexibilidade e força muscular. Em decorrência disso tem-se visto a ampliação da atuação do Fisioterapeuta em diferentes áreas. seminários e aulas ministradas por especialistas. que deveria ser estendido às demais unidades hospitalares. discussões. atua no tratamento e prevenção de alterações cinético. passivos. garantindo diversas possibilidades de intervenção. sistema venturi ou nebulizador. reações de equilíbrio e coordenação. Combater os efeitos deletérios do imobilismo no leito através de programas de exercícios físicos. A portaria n. Na rede hospitalar torna-se essencial a presença do Fisioterapeuta que comprovadamente reduz o período de internação hospitalar.funcionais como distúrbios neuro-musculares. além de atuar nas área de terapêutica e reabilitação desenvolve programas de prevenção. atualmente. Utilizar-se de recursos mecânicos e/ou manuais para promover manutenção/ganho de mobilidade articular. com o intuito de reverter o desconforto respiratório (diminuição do trabalho respiratório). O papel dos profissionais da área da saúde. O Fisioterapeuta.

seja ele clínico ou cirúrgico. pode-se afirmar que o fisioterapeuta desenvolve atividades efetivas em todos os níveis de atenção à saúde. experiências isoladas em algumas regiões brasileiras mostram que a inserção da fisioterapia nosocomial enriquece e desenvolve ainda mais os cuidados de saúde da população. pode apresentar-se em diversas condições de saúde. sua função é pouco divulgada e subutilizada. devido a aspectos de ordem político-econômicos e organizacionais. com isso.As principais atribuições do fisioterapeuta em um hospital são os de minimizar os efeitos da imobilidade no leito. 88 . bem como promover o retorno às funções perdidas. O paciente. conforme as necessidades apresentadas prioriza-se determinadas técnicas. Porém. Baseado no exposto. seja ela isoladamente ou dentro de uma equipe interdisciplinar. prevenir e/ou tratar as complicações respiratórias e motoras. contudo. visando maior efetividade nas condutas e na utilização dos recursos disponíveis.

insumos farmacêuticos e correlatos. 1973 Dispõe sobre a Vigilância Sanitária que ficam sujeitos os medicamentos.saude. 1974 Regulamenta a Lei 5. medicamentos.052/76 jan. insumos farmacêuticos e correlatos e dá outras providência. 1977 Regulamenta a Lei 6. 1976 Dispõe sobre medidas de prevenção e repressão do tráfico ilícito e uso de substância entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica.CAPÍTULO 19 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA Comissão de Farmácia e Terapêutica Consultado em 05/07/2008 http://portal. 1973 Dispõe sobre o controle sanitário de drogas. saneantes. outros produtos e dá outras providências.368/76-21 out. as drogas.991/93 que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas.br/portal/saude/visualizar_texto. 74. 6. 6. 1976 Dispõe sobre fiscalização sanitária das condições de exercício de profissões e ocupações técnicas e auxiliares relacionadas diretamente com a saúde.gov.991/73-11 dez.cfm?idtxt=25662 ANEXOS LEIS 5.170/74-10 jun. 79. os insumos farmacêuticos e correlatos.097/77 jan.360/76-23 set.360/76 que submete o sistema de 89 DECRETOS . medicamentos . 74.

principalmente médicos. Propriedades físico-químicas.170 de 10 de junho de 1974 e 79. 2. saneantes e outros.3. drogas correlatos. exportação. Documentos apresentados: 2. Condições de armazenamento e período de estabilidade. Ações farmacológicas. capazes de produzir modificação nas funções nervosas.1.3.094 de janeiro de 1973. livros e outros de circulação internacional. farmacêuticos e enfermeiros. Uso clínico e contra-indicação. e 6. 2.360 de 23 de setembro de 1976 e dá outras providências. insumos farmacêuticos. prescrição e uso de drogas e especialidades. superiores ou por exigirem efetiva orientação médica contínua devido a possibilidade de induzirem efeitos colaterais indesejáveis. ressaltando o mecanismo de ação e farmacologia clínica. 2. 1.2. produtos de higiene. comercialização. Informações sobre utilização dos produtos para uso clínico em outros países. FORMULÁRIO PARA SOLICITAR ALTERAÇÕES NA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS Nome Genérico: Apresentação: 90 . As solicitações deverão ser formuladas por profissionais de saúde. por não haver na Relação Básica de Medicamentos produtos com características similares. Vantagens do produto em relação a outras produtos padronizados. 1986 Dispõe a produção. publicações em revistas. 1993 Altera os Decretos Nº 74.Vigilância Sanitária os medicamentos. 1986 Dispõe sobre instruções com vistas a normalizar os procedimentos referentes ao controle das atividades correlacionadas as substâncias e/ou produtos que determinam dependências físicas ou psiquícas (psicofármacos) Formulário para Solicitar Alterações da Relação Básica de Medicamentos 1. 2. odontólogo. 2. Interação medicamentosa. 2. Nº 28/86-13 nov. cosméticos. Necessidade de inclusão.2. Bibliografia: referência bibliográfica.1. 793/93 abr. Monografia descritiva do fármaco: Estrutura química. Justificativa. PORTARIAS Nº 27/86-24 OUT. importação. 2.

0 UNID.6CM X 07.00 CATETER VENOSO PERIFERICO 20G X1.SWAN GANZ KALTOSTAT 10 X 10 CM KALTOSTAT 10 X 20 CM TEGADERM 1626W .0CM X 10.10.60CM INTRODUTOR P/ CATETER DE TERMOD.19.5CM ACTISORB PLUS 25 MAP190 .Nome: Custo (tratamento/ dia): É produzido e comercializado no país? Sim não Incluído Excluído Documentos Anexos: Monografia Livros Revistas Pesquisa Outros Justificativa Nome do Solicitante: Instituição: Local e Data: Assinatura do solicitante Diretor da Instituição RELAÇÃO DE MATERIAL MÉDICO HOSPITALAR DO HOSPITAL UNIMED CAMPO GRANDE COD.5 AGULHA DE RAQUI 22GA (3.50IN 0. UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 91 .16 CATETER UMBILICAL POLIURETANO N° 4.5CM X 10.5CM ADAPTIC 7.10 X 12 CM TERMOMETRO VIDRO AGULHA STIMUPLEX A 050 (22G X 2) AGULHA DESCARTAVEL 30 X 8 AGULHA DESCARTAVEL 25 X 8 AGULHA DESCARTAVEL 13 X 4.70X90MM) AGULHA STIMUPLEX A 100 (21G X 4) AGULHA DESCARTAVEL 25 X 7 CATETER P/DIALISE PERITONEAL ADULTO CATETER VENOSO PERIFERICO 22G X1. 753 754 775 6529 6645 6646 10780 10909 12474 12479 12480 12483 12484 12490 12492 12504 12507 12508 12509 PRODUTO ACTISORB PLUS 25 MAP105 .

75 CATETER VENOSO PERIFERICO 14GAX1.SANGOFLEX EQUIPO FOTOSSENSIVELP/ BOMBA PAR EQUIPO P/ BOMBA ENTERAL -ENTERALFIX P/BOMBA INFUSAO EQUIPO MACRO GOTAS RIGIDO S/ SUSPIRO . 60 ML C/ BICO P/ CATETER SERINGA DE VIDRO 10 ML CANULA DE GUEDEL NR. 2 C/ 12 DRENO DE KHER N 14 DRENO PENROSE NR. 3 C/ 12 DRENO DE KHER N 16 DRENO DE KHER N 18 DRENO PENROSE NR.77 EQUIPO MICRO GOTAS EQUIPO C/ CAMARA GRADUADA 100 ML BURETA EQUIPO DE SANGUE C/ CAMARA FLEXIVEL PINCA ROLETE EQUIPO PVC(CONTROLE DE PRESSAO VENOSA CENTRAL) EQUIPO P/ PURISOLE 4 VIAS EQUIPO P/ HEMODERIVADOS . 25 SCALP NR.16 CATETER VENOSO PERIFERICO 24G X0. 20 2 VIAS SONDA FOLEY NR. 4 CANULA DE GUEDEL NR. 5 ML/CC SONDA FOLEY NR.13510 EQUIPO P/ PURISOLE 2 VIAS LAMINA BISTURI NR. 18 2 VIAS BAL.12514 12515 12518 12520 12521 12524 12525 12527 12528 12529 12530 12531 12532 12534 12535 12538 12540 12541 12543 12545 12546 12549 12550 12551 12552 12553 12554 12558 12565 12567 12568 12570 12571 12573 12574 12576 12577 12578 12579 12580 12582 12583 12584 12585 12586 12587 12589 12590 12592 12593 12594 CATETER PERIDURAL G 18 . 24 2 VIAS SONDA MALECOT NR. 1 C/12 DRENO DE KHER N 20 SONDA FOLEY NR. 27 SERINGA DESC. 3 CANULA DE GUEDEL NR.75 CATETER VENOSO PERIFERICO 16GAX1. 22 2 VIAS SONDA FOLEY NR. 21 SCALP NR.KIT CATETER UMBILICAL POLIURETANO N° 3. 15 LAMINA BISTURI NR. 18 SONDA FOLEY DE SILICONE NR.5 CATETER VENOSO CENTRAL 16GA CATETER VENOSO PERIFERICO 18GAX1. 23 SCALP NR. 20 LAMINA BISTURI NR. 2 CANULA DE GUEDEL NR. 19 SCALP NR. 0 CANULA DE GUEDEL NR. 3 ML LUER LOCK SERINGA DE VIDRO 5 ML SERINGA DE VIDRO 20 ML SERINGA DESC.COMUM EQUIPO EPIDURAL P/ BOMBA APM . 30 ML/CC UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 92 . 1 DRENO DE KHER N 7 DRENO PENROSE NR. 14 2 VIAS BAL. 4 C/ 12 DRENO PENROSE NR. 11 SCALP NR.

24 3 VIAS SONDA URETRAL NR. 12 SONDA NASOENTERICA ADULTA 12 F .LONGA NR. 14 SONDA FOLEY DE SILICONE N. 08 SONDA NASOGAST. 16 SONDA FOLEY NR. 14 SONDA NASOGAST. 20 SONDA FOLEY NR. 12 2 VIAS BAL. DE PELE 57 MM BOLSA DE COLOSTOMIA 70MM COLETOR URINARIO SISTEMA ABERTO COLETOR URINARIO SISTEMA FECHADO ATADURA GESSADA 15CM ATADURA GESSADA 20CM ATADURA ALGODAO ORTOPEDICO 10CM ATADURA CREPE 15CMX4.LONGA NR. 18 3 VIAS BAL. 5 ML/CC SONDA FOLEY DE SILICONE N. 12 SONDA URETRAL NR. 22 3 VIAS SONDA NASOGAST. 10 2 VIAS BAL.5 FITA ADESIVA 19 X 50 MICROPORE 25MM X 10 MICROPORE 50MM X 10 M ESPONJA HEMOSTATICA STANDARD 7CM X 5CM X 1MM SURGICEL HEMOSTATICO ABSORVIVEL CLIPS P/BOLSA DE COLOSTOMIA PLACA DE COLOSTOMIA PROT. 10 SONDA URETRAL NR. 08 SONDA FOLEY NR.LONGA NR. 20 3 VIAS SONDA FOLEY NR.LONGA NR. 06 SONDA FOLEY NR. 30 ML/CC SONDA URETRAL NR.5MT ATADURA ALGODAO ORTOPEDICO 12CM UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 93 . 10 SONDA NASOGAST.LONGA NR.LONGA NR. 10 2VIAS SONDA NASOGAST. 16 2 VIAS BAL. 20 SONDA FOLEY DE SILICONE N.5 MM C/ BALAO ESPARADRAPO IMPERMEAVEL 10 X 4. 5 ML/CC CONEXAO 2 VIAS C/CLAMP POLIFIX TUBO ENDOBRONQUIAL DIREITO 37 TUBO DE SILICONE NR 204 15M TUBO ENDOBRONQUIAL DIREITO 35 CANULA ENDOTRAQUEAL 7.0 MM C/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 7. 3 ML/CC SONDA SENGSTAKEN BLACKMORE ESOFAGICA N 18 SONDA FOLEY NR.SILICONE SONDA URETRAL NR. 18 SONDA NASOGAST. 04 SONDA FOLEY NR. 06 SONDA URETRAL NR. 08 2 VIAS BAL.LONGA NR. 3 ML/CC SONDA NASOGAST. 14 2 VIAS SONDA URETRAL NR. 16 SONDA FOLEY NR.12595 12596 12598 12600 12602 12603 12604 12605 12606 12607 12609 12610 12611 12613 12615 12616 12617 12619 12620 12621 12622 12623 12624 12625 12626 12627 12629 12630 12634 12638 12655 12657 12658 12664 12686 12709 12710 12712 12713 12714 12716 12722 12723 12740 12742 12743 12745 12747 12748 12749 12750 SONDA NASOGAST.LONGA NR. 16 2 VIAS SONDA URETRAL NR.

0 LUVA CIRURGICA ESTERIL N-7.3 3/8 CC SUT-ETHIBOND 2-0 BP 93-T AG.5 1/2 CC SUT-PROLENE 7-0 M 8702-T AG 1 3/8 CCR SUT-FITA CARDIACA FAB 46-T S/AGULHA SUT-CERA P/ OSSO W 31-G ENV COM 2.5X7.5CM 13 FIOS -ESTERIL FAIXA DE SMARCH 15 CM MALHA TUBULAR ORTOPEDICA 08 CM X 15 M MALHA TUBULAR ORTOPEDICA 12 CM X 15 M MALHA TUBULAR ORTOPEDICA 15 CM X 15 M MALHA TUBULAR ORTOPEDICA 10 CM X 15 M TOUCA DESCARTAVEL MASCULINA GR-20 TOUCA DESCARTAVEL SANFONADA(TAM:19 45X50CM) LUVA CIRURGICA ESTERIL N-8.5 G SUT-PROLENE 6-0 M 8805-T AG1 3/8 CCR SUT-ETHIBOND 5 MB 46-G AG.2 1/2 CC SUT-MONONYLON 2-0 14504-T AG 2 3/8 CTE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE PCT C/100 UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 94 .5 MASCARA DESC C/ 50 TIRAS MASCARA DESCARTAVEL C/ ELASTICO CX C/ 50 LUVA DE PLASTICO P/ PROCEDIMENTO ESTERIL FILTRO BACTERIOLOGICO EQUIPO PARA BOMBA PARENTERAL CATETER NASAL TIPO OCULOS ELETRODO DESCARTAVEL ADULTO ELETRODO DE MARCAPASSO TEMPORARIO FITA AUTOCLAVE 19MMX30M LENCOL DE PAPEL BRANCO 70CM X 50M FRALDA ADULTA DESCARTAVEL GRANDE ABAIXADOR DE LINGUA APARELHO PARA TRICOTOMIA DESC COTONETES PCT C/ 75 UND ABSORVENTE GERIATRICO ADULTO TIRA TESTE GLUTARALDEIDO SUT-PROLENE 6-0 M 8706-T AG 1.5MT ATADURA CREPE 12CMX4.0 LUVA LATEX P/ PROCEDIMENTO TAM.5 LUVA CIRURGICA ESTERIL N-7.7 1/2 CT SUT-FIO DE MARCA PASSO EP-15 S/AGULHA SUT-PDS II 6-0 Z 127-H AG 1. P LUVA CIRURGICA ESTERIL N-6.2 1/2 CCAT SUT-ETHIBOND 2-0 BR 763-T AG.3 1/2 CRS SUT-PROLENE 5-0 9556-T AG 1. M LUVA CIRURGICA ESTERIL N-8.5 1/2 CC SUT-PROLENE 4-0 9557-T AG 1.5 LUVA LATEX P/ PROCEDIMENTO TAM.5MT ATADURA ALGODAO ORTOPEDICO 15CM ATADURA GESSADA 10CM ATADURA CREPE 20CMX4. 4.5MT COMPRESSA GAZE 7.5MT ATADURA CREPE 10CMX4.12751 12752 12755 12756 12757 12759 12760 12765 12770 12773 12774 12775 12776 12781 12782 12783 12786 12787 12789 12791 12792 12793 12820 12835 12840 12849 12851 12863 12868 12872 12886 12898 12901 12909 12911 12913 12915 12957 12989 12991 12993 12994 12997 12999 13000 13007 13009 13010 13013 13014 13018 ATADURA ALGODAO ORTOPEDICO 20CM ATADURA CREPE 30CMX4.

10 ML S/ AGULHA LUER SLIP SERINGA DESC.95 3/8 CT SUT-CAT-GUT CROM 2-0 CC124 SUT-VICRYL 2-0 J 351-H AG 4 1/2 CC(271020) SUT-VICRYL 0 J 352-H AG 4 1/2 CC(271000) SUT-VICRYL 1 J 353-H AG 4 1/2 CC SUT-PROLENE 0 8424-T AG 3.65 3/8CE SUT-ETHIBOND 2 X 520-T AG. 20 2 VIAS BAL.5 1/2 CC SUT-CAT-GUT CROM 4-0 U 203 CAPROFYL 5-0 CF 202 SONDA FOLEY NR.DOMUS MX-9604AL AGULHA DE RAQUI 25G (25GX3.0 CANULA ENDOTRAQUEAL 2.EUROFIX AIR IL LAMINA BISTURI NR.1/2) AGULHA PERIDURAL 18G(18GX3.1/2) AGULHA DE RAQUI 27G (27GX3.5 1/2 CC SUT-VICRYL 7-0 J546-G/AG 0.ESCARAS ASPIRADOR CIRURGICO C/ 3 METROS (DRENOLAC) AVENTAL BRANCO C/ MANGA DESC AVENTAL CIRURGICO ESTERIL BOLSA P/ UROSTOMIA 45 MM CAMPO CIRURGICO IOBAN 60 X 45 CM 6650 CANULA TRAQUEOSTOMIA BIESALSKI 6.4 1/2 CTC SUT-PDS II 3-0 Z 316-H AG 2.1/2) AGULHA DESCARTAVEL 40 X 12 AGULHA PERIDURAL 16G(16GX3.1/2) EQUIPO MACRO GOTAS C/ SUSPIRO IL .0 MM C/ BALAO CATETER DUPLO LUMEN KIT CATETER DE TERMODILUICAO SWAN GANZ INT KIT TRANSDUTOR DE PRESSAO DESC. 1 ML S/ AGULHA LUER SLIP SERINGA DESC. 20 ML S/ AGULHA LUER SLIP SERINGA DE VIDRO 3 ML ESCOVA P/ DEGERMACAO DESCARTAVEL ESPECULO RETAL DESCARTAVEL ESPECULO VAGINAL C/ SUSPIRO DESCARTAVEL BOLSA DE COLOSTOMIA 30MM DESC BOLSA DE COLOSTOMIA 50MM DESC BOLSA DE COLOSTOMIA 57MM ALMOFADA ANTI .0MM S/ BALAO UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 95 . 5 ML S/ AGULHA LUER SLIP SERINGA DESC. 22 LAMINA BISTURI NR.13020 13021 13025 13028 13029 13033 13034 13049 13051 13059 13062 13065 13067 13080 13082 13083 13084 13085 13160 13183 13440 13656 13657 50168 50169 50218 50219 50220 50231 50233 50234 50235 50236 50238 50239 50240 50241 50253 50256 50257 50353 50354 50355 50358 50359 50360 50361 50365 50366 50367 50371 SUT-POLYCOT 3-0 SPA 43-T S/AGULHA ACIFLEX 0 BSS 26 T S/AGULHA SUT-CAT-GUT SIMP 3-0 CS 103-T S/AGULHA SUT-CAT-GUT CROM 2-0 G 113 SUT-PROLENE 2-0 8513-T AG 3 3/8 CC SUT-VICRYL 3-0 J 311 H AG 2 1/2 CC ACIFLEX 1 BSS 25 T S/AGULHA SUT-MONOCRYL 4-0 Y 496 G AG 1. 24 SERINGA DESC. 12 LAMINA BISTURI NR.30-50 CC CANULA ENDOTRAQUEAL 8.

0MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 7.KIT C/ RESERVATORIO DRENO DE TORAX 36 .0MM C/ BALAO CLAMP UMBILICAL CATETER VENOSO CENTRAL 22GA CATETER MONOLUMEM KIT COLCHAO DE AR ( ANTI ESCARAS ) 190X80 COLETOR URINA P/ INCONTINENCIA NR 8 COMPRESSA GAZE 7.0MM S/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 6.4 DUODERME 10 X10 C/ BORDA (CGF) DUODERME 10 X10 S/ BORDA (CGF) DUODERME CGF TRIANGULAR C/ BORDA 15X18 DUODERME EXTRA FINO 10 X 05 DUODERME EXTRA FINO 10 X 10 EXTENSOR EQUIPO P/ BOMBA SANTRONIC COD.5 X 7.5MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 9.8 DRENO SUCTOR 6.KIT C/RESERVATORIO DRENO SUCTOR 3.0 MM C/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 8. MALHA TUBULAR 25 CM X 15 MT MICROPORE 100MM X 10 M MICROPORE 12 MM X 10 M PLACA DE COLOSTOMIA PROT.KIT C/ RESERVATORIO DRENO DE TORAX 32 .0 MM C/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 4.0 MM C/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 9.834202 FAIXA DE SMARCH 20CM MALHA TUBULAR 04 CM X 15 MT.5MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 8.5 MM S/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 4.COMUM CONEXAO 4 VIAS (POLIFIX) DRENO DE TORAX 22 DRENO DE TORAX 28 .0 MM S/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 3.5MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 4.0MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 8.5 C/ 500 .5 MM S/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 3.KIT C/ RESERVATORIO DRENO DE TORAX 34 .0MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 3.0MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 7.0MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 5.KIT COM RESERVATORIO DRENO DE TORAX 38 .5 MM C/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 5.5 MM C/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 9. DE PELE 70 MM PLUG ADAPTADOR PULSEIRA MAE E FILHO BRANCA QUADRADINHO DE ALGODAO 95 G UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 96 .50372 50373 50374 50375 50376 50377 50378 50379 50380 50381 50382 50383 50384 50385 50386 50387 50388 50389 50390 50398 50399 50400 50402 50404 50405 50406 50411 50412 50413 50414 50415 50416 50417 50418 50419 50420 50421 50422 50423 50424 50425 50427 50428 50434 50435 50438 50439 50441 50442 50443 50446 CANULA ENDOTRAQUEAL 2.KIT C/ RESERVATORIO DRENO DE TORAX 40 .5 MM C/ BALAO CANULA TRAQUEOSTOMIA 10.2 DRENO SUCTOR 4.

20 SONDA RETAL NR.50450 50451 50452 50453 50454 50455 50456 50457 50458 50461 50462 50463 50464 50465 50466 50467 50468 50469 50470 50471 50472 50478 50479 50480 50481 50482 50485 50487 50492 50493 50494 50495 50496 50497 50498 50499 50500 50501 50503 50504 50505 50506 50507 50508 50509 50519 50520 50521 50522 50523 50524 PERFUSOR DE MEMBRANA AMNIOTICO SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 04 SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 06 SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 08 SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 10 SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 12 SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 14 SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 16 SONDA ASPIRACAO TRAQUEAL 20 SONDA GASTRICA NR.15 METROS TUBO DE LATEX NR 204 15 METROS GARROTE SUT-MONONYLON 2-0 1174 T AG SUT-MONONYLON 2-0 1215 T AG SUT-MONONYLON 8-0 1714 T SUT-MERCILENE 6-0 1722 G AG SUT-MONONYLON 9-0 7717-G AG SUT-MONONYLON 10-0 7719 G AG SUT-PROLENE 2-0 8411 T AG SUT-PROLENE 0 8412 T AG SUT-PROLENE 3-0 8512 T AG SUT-PROLENE 3-0 8722 T AG SUT-PROLENE 4-0 9521 T AG SUT-PROLENE 3-0 9522 T AG SUT-ETHIBOND 5 M B 46 G SUT-ETHIBOND 2-0 B 563 T SUT-CAT-GUT SIMP 2-0 A 2414 AG SUT-CAT-GUT CROM 0 CC 125 SUT-CAT-GUT CROMADO 1 CC 126 T SUT-CAT-GUT SIMPLES 0 CS 105 T SUT-CAT-GUT SIMPLES 2-0 CS 106 T CAPROFYL 3-0 C F 112 SUT-PDS II 5-0 Z 303 H AG SUT-PDS II 1-0 Z 353 H AG SUT-PDS II 1-0 Z 880 G AG SUT-PROLENE 7-0 M 8703 T AG SUT-PROLENE 8-0 VT 21962 AG UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 97 . 20 SONDA RETAL NR. 22 SONDA GASTRICA NR. 14 SONDA RETAL NR.5 CM TRACH CARE LONGO 14FR ADULTO 54 CM TUBO DE LATEX NR 200 CM GARROTE . 16 SONDA RETAL NR. 22 TAMPINHAS P/ POLIFIX TORNERINHA 3 VIAS TRACH CARE CURTO 14FR ADULTO 30. 10 SONDA RETAL NR. 12 SONDA RETAL NR. 04 SONDA GASTRICA NR. 24 SONDA MALECOT NR. 24 SONDA MALECOT NR.

0 MM S/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 5.0 MM S/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 6.KIT SUT-CAT-GUT SIMP 2-0 CS 114-T S/AGULHA FAIXA DE SMARCH 10 CM TALCO FARMACEUTICO 100G BANDAID ANTI-SEPTICA CATETER P/ HEMODIALISE DUPLO LUMEM 12FR/16CM FIO KIRSCHNNER 2.0 MM C/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 5.5 MM C/ BALAO AGULHA DE RAQUI 26G(26GX 3.7G CANULA ENDOTRAQUEAL 6.0 15CM CANULA ENDOTRAQUEAL 6.0MM X 300 FIO STEINMANN 4.5MM X 300 CANULA ENDOTRAQUEAL 4.0 MM S/ BALAO GAZE QUEIJO 91X91 ALGODAO HIDROFILO ENVELOPE GRAU CIRURGICO 08 X 100 TUBULAR ENVELOPE GRAU CIRURGICO 10 X 100 TUBULAR ENVELOPE GRAU CIRURGICO 12 X 100 TUBULAR UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 98 .5MM X 300 FIO KIRSCHNNER 3.50527 50528 50529 50530 50531 50534 50535 50541 50543 50545 50548 50550 50551 50552 50553 50554 50555 50556 50557 50558 50559 50560 53563 53564 53608 53610 53617 53740 53769 53775 53831 53858 53859 53874 53875 53890 53894 53895 53938 53939 53956 53962 53976 53995 54025 54026 54105 54106 54107 54165 54166 SUT-POLYCOT 3-0 SPA 43 T SUT-POLYCOT 2-0 SPA 44 T SUT-POLYCOT 4-0 SPA 42 T SUT-CAT-GUT CROMADO 5-0 U 202 T SUT-POLYCOT 0 SPA 45 T SUT-CAT-GUT SIMPLES 4-0 U 207 T SUT-CAT-GUT SIMPLES 5-0 U 208 T AG SUT-VICRYL 5-0 J 121 G AG SUT-VICRYL 4-0 J 122 G AG SUT-VICRYL 2-0 J 161 G AG SUT-VICRYL 5-0 J 303 G AG SUT-VICRYL 4-0 J 310 G AG SUT-VICRYL 4-0 J 315 G AG SUT-VICRYL 3-0 J 350 G AG SUT-VICRYL 3-0 J 374 H AG SUT-VICRYL 2-0 J 375 H SUT-VICRYL 0 J 376 H AG SUT-VICRYL 2-0 J 407 H AG SUT-VICRYL 2 J 536 AG SUT-VICRYL 6-0 J 544 G AG SUT-VICRYL 2 W 9246 AG CATETER VENOSO CENTRAL 19GA SONDA FOLEY DE SILICONE N. 18 2 VIAS SUT-POLYCOT 2-0 SPA 44-T S/AGULHA ATADURA ALGODAO ORTOPEDICO 25CM CATETER PERIDURAL G 16 .5 MM C/ BALAO PASTA P/ COLOSTOMIA 56.1/2) ENVELOPE GRAU CIRURGICO 30 X 50 TUBULAR SUT-G1118161 MONONYLON 9.0MM X 300 FIO STEINMANN 3.5 MM S/ BALAO CANULA ENDOTRAQUEAL 4.

08 SONDA GASTRICA NR.0MM DRENO DE KHER N 4.45X50 ESTERIL RADIOPACO CAMPO OPER. 22 SERINGA DESCARTAVEL ORALPAK 5ML SERINGA DESCARTAVEL ORALPAK 10ML SERINGA DESCARTAVEL ORALPAK 20ML CANULA TRAQUEOSTOMIA BIESALSKI 8.12 2 VIAS ADAPTIC 7.7 X 178MM) CYTOCAN AGULHA PORTO CATH 20GX20MM PLACA P/UROSTOMIA 45MM TIRAS P/GLICEMIA INDIVIDUALIZADA LAMINA P/ LARINGOSCOPIO CURVA Nº 1 LAMINA P/ LARINGOSCOPIO CURVA Nº 2 LAMINA P/ LARINGOSCOPIO CURVA Nº3 LAMINA P/ LARINGOSCOPIO CURVA Nº4 LAMINA P/ LARINGOSCOPIO CURVA Nº 0 AQUACEL AG PRATA 15X15 DRENO DE KHER N 12 DUODERME GEL 15GR TUBO ENDOBRONQUIAL ESQUERDO 39 TUBO ENDOBRONQUIAL ESQUERDO 37 TAMPINHAS PROTETORA PARA EQUIPO CATETER EMBOLECTOMIA FOGARTY 4.0MM CATETER EMBOLECTOMIA FOGARTY 5.6CM X 20. 20 SONDA GASTRICA NR. 06 SONDA GASTRICA NR. 08 2 VIAS UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 99 .00IN 0. 18 SONDA NASOGAST.5 MM S/ BALAO SONDA FOLEY DE SILICONE N.5 MM S/ BALAO SONDA GASTRICA NR.0MM X 300 CURATIVO NASAL COM MALHA DE GEL RAPID CANULA ENDOTRAQUEAL 6.5 SONDA FOLEY DE SILICONE NR.0 CANULA ENDOTRAQUEAL 5.30X30 ESTERIL RADIOPACO SONDA NASOGAST.5MM X 300 FIO KIRSCHNNER 2. 12 SONDA GASTRICA NR.LONGA NR.30CM FIO KIRSCHNNER 1.0MM X 300 FIO KIRSCHNNER 1.0 SUT-MONONYLON 9-0 2819G SUT-MONONYLON 9-0 2809G MONONYLON W 2814 AVENTAL CIRURGICO DE CHUMBO 110 X 60CM CAMPO OPER. 16 SONDA GASTRICA NR.CURTA NR.54167 54168 54169 54170 54171 54214 54228 54231 54275 54378 54700 54726 54750 54772 54773 54774 54803 54837 54838 54897 54932 54933 54937 54965 55084 55133 55134 55135 55136 55137 55138 55139 55143 62421 62452 62453 62512 62513 62514 62515 62516 62662 62684 62707 62731 62737 62743 62747 62748 62816 62839 ENVELOPE GRAU CIRURGICO 15 X 100 TUBULAR ENVELOPE GRAU CIRURGICO 17 X 100 TUBULAR ENVELOPE GRAU CIRURGICO 20 X 100 TUBULAR ENVELOPE GRAU CIRURGICO 25 X 100 TUBULAR ENVELOPE GRAU CIRURGICO 30 X 100 TUBULAR CANULA TRAQUEOSTOMIA BIESALSKI 9. 04 AGULHA DE RAQUI 22G (7.

11/16) LAMINA BISTURI NR.14X3.14MM ATADURA CREPE 25CMX4. 21 CATETER UMBILICAL POLIURETANO N° 5.DONALDSON SILICONE 1.5MM TUBO DE VENT.SHEPARD C/ARAME EM TEFLON 1.0 UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE UNIDADE 100 .62901 62902 62903 63074 63226 63275 63280 TUBO DE VENT.5MT AGULHA PERIDURAL 17G(17GX5TW) AGULHA DE RAQUI 27G (27GX4.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful