P. 1
Perito Criminal Federal - CESPE - 2004 - Área 14 - Regional

Perito Criminal Federal - CESPE - 2004 - Área 14 - Regional

|Views: 576|Likes:
Resolução da prova de 2004 para Perito Criminal Federal - Área 14 - CESPE - Farmácia
Resolução da prova de 2004 para Perito Criminal Federal - Área 14 - CESPE - Farmácia

More info:

Published by: Robson Timoteo Damasceno on Oct 09, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/02/2013

pdf

text

original

Resolvido no Grupo PCF – Área 6 (http://groups.yahoo.

com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/) Por: Alvaro Jose dos Santos Neto Andrea Petry Antonio Luis Costa Neila Deucher Robson Timoteo Damasceno As questões da parte básica estão na prova resolvida da área 6, também nos arquivos do grupo.

Questões de Farmácia

Só questões de Química

Correto Sim, pois se trata de um composto que pode ser eluido e cujas moléculas se fragmentariam no massas, dando indícios do composto.

Errado Pelo contrário. Quanto maior o número de pratos maior a eficiência. É como se houvessem mais estágios de equilíbrio teóricos para a separação.

Errado Nenhuma das informações é correta. A eficiência não depende apenas do comprimento da coluna cromatográfica, mas também de outras características da coluna e da temperatura, por exemplo. Além disso o comprimento sugerido como mínimo é exageradamente errado. Existem técnicas de HPLC que usam colunas curtas da ordem de cm e fazem uma separação eficiente.

Errado Não há nada na molécula do êxtase que a faça facilmente separável de outras feniletilaminas por uma técnica simples como CCD.

Correto Esta banda em 280 nm é típica de moléculas com anel benzênico e assim o GHB é a exceção, que não tem este grupo na sua estrutura.

Errado Trata-se uma regra de três: 126 g 86 g x 30,1 x = 126.30,1/86 = 44,1 g Portanto era esperado que se obtivesse 44,1 g. O rendimento é 37,8/44,1.100% = 85,7%. Logo o redimento é maior do que 85%.

Correto Este é o método empregado.

Errado Não se analisa mais de um metal por vez nos métodos de absorção. São usadas lâmpadas específicas para cada metal, de forma que se usado uma lâmpada de catodo oco de um metal, somente este será analisado e não diversos outros.

Anulada A informação necessária para o julgamento do item não foi abordada corretamente.

Correto Temos que desvio relativo = desvio-padrão/média = 0,852/5,316 = 0,162%, que é maior que 0,16%.

Errado A coluna citada não é de alta polaridade, e sim de baixa polaridade, típica de cromatografia em fase reversa.

Errado Basta realizar regras de três: -6 -6 50.10 g 1.10 L -6 x 100.10 L 3 -6 -3 x = 5.10 .10 = 5.10 g Logo, havia 5 mg de cafeína no tubo de ensaio, após a secagem. Porém: -3 -3 5.10 g 5.10 L -3 y 20.10 L -3 y = 100.10 = 0,1 g Portanto, havia 0,1 g de cafeína em 0,5316 g dos comprimidos triturados. Assim: 0,1 0,5316 z 5,316 z = 1g A quantidade média é, desta forma, de 1g, ou 1000 mg.

Errado A tríade da platina é composta por ósmio, irídio e platina. Ouro e prata sequer pertencem ao grupo VIII.

Correto Existem ainda outros tipos de isomerismo nestes compostos.

Correto Este número de coordenação é responsável, sim, por estas geometrias, com predominância da tetraédrica.

Correto A água régia é uma mistura de ácido clorídrico e nítrico, geralmente na proporção de 3:1. Nenhum destes ácidos isoladamente ataca metais nobres como Ouro e Platina. Porém, em conjunto eles o fazem. O ácido nítrico é um potente oxidante e dissolve uma quantidade minúscula dos metais. Na presença de HCl, porém, esta quantidade dissolvidade é complexada e o processo continua, levando a dissolução dos metais. Os complexos apresentados estão corretos.

Errado A estrutura que fica é a do Neônio e não do Argônio.

Errado O grupo V é o grupo 15 – a família do Nitrogênio. Não é verdade que os elementos deste grupo não utilizam os orbitais 3d, porém. O Fósforo, por exemplo, pode usar seus orbitais 3d e gerar 3 orbitais híbridos sp d.

Errado A carga formal é a diferença entre o número de elétrons de valência atribuído a um átomo no seu estado ligado do número de elétrons de valência que o mesmo possui como átomo neutro. Não existe tal regra de átomos com eletronegatividade diferente.

Correto Uma hidroxilação é qualquer reação que introduz um grupo –OH num composto ou radical, oxidando-o. Na bioquímica estas reações são facilitadas por enzimas chamadas hidroxilases. Nas reações mostradas é realmente o carbono em α que é hidroxilado, portanto temos uma α – hidroxilação.

Errado Uma Enamina é um composto com estrutura geral R2C=CR-NR2, formado pela reação de uma cetona ou um aldeído com uma amina secundária. Ela também é formada no equilíbrio tautomérico imina-enamina, como mostrado abaixo:
R' C R H N R''' R H N R''' H R' C H

Imina

Enamina

Se observarmos a estrutura do composto III veremos que este é um íon da imina, e não da enamina. Além disso, e mais importante, a afirmação de que é altamente nucleofílico é o erro principal, pois um composto com carga positiva no átomo de N como este é altamente eletrofílico, e não nucleofílico.

Correto Sim. Ambas as estruturas estão presentes:
N
H N

Piridina

Pirrolidina

Errado Como podemos ver a estrutura da pirimidina não está presente:
N

N

Pirimidina

Errado O ácido nicotínico é produzido pela oxidação da nicotina e não pela sua redução.

Errado Alquil azidas são nucleófilos medianos, e não eletrófilos poderosos:
R N N N

A redução de uma alquil-azida, RN3, por hidrogenação sobre catalisador paládio ou por reação com LiAlH4, realmente fornece a amina primária correspondente.

Correto O mecanismo é o seguinte:
O O N N3 O O N HO OH NH O NH O O N N3 HO NH O

HO

H3O+

HO

Hidrólise (Mais de uma etapa)

HO

Timidina

Anulado Os átomos quirais são os de número 1, 2 e 4 mostrados a seguir:
8-

N N+
7 6

16

O N
2 4 5 10 13

NH
14 12

N

9

O

15

18

HO
0

1

O
3 11

17

Logo, são 2 = 8 enantiômeros possíveis. Como são 8, também são possíveis 6. Esta ambigüidade é que gerou a anulação.

3

Correto A reação é, genericamente:
R2 R3 R1 OH R4 N3 R2 R3 R1 OH R4 N

hv

+ N2
R1

R2

NH R3

 - Azidoalcool

Nitreno

OH

R4

Aziridina

Correto Sais de amônio quarternário tem genericamente a fórmula R4N, onde os R são grupos alquil. Nestes compostos o N forma mais ligações do que 3 e tem carga formal positiva.

Errado Sais de amônio são compostos quirais. Veja a estrutura para a molécula mostrado abaixo:

N+

Esta molécula tem um estereocentro no N, que está na forma tetraédrica, conforme a figura abaixo:

Correto A estrutura e o modelo da molécula são dados a seguir. A estrutura pode ser determinada por exemplo, pela teoria RPECV.

N

Errado Trata-se de uma eliminação de Hoffmann (que geralmente produz compostos que seguem a regra de Zaitsev, mas não necessariamente).

Correto Segundo o princípio de Le Châtelier os reagentes deslocam o equilíbrio no sentido direto da reação onde estão presentes.

Correto Exatamente. O emprego de um reagente sobre a seta da reação, como neste caso, demonstra que o mesmo é um catalisador. Catalisadores agem exatamente como a questão diz.

Errado A elevação da temperatura sempre aumenta a energia de ativação das reações e por isto leva a um incremento da atividade. O que ocorre é que com o aumento da temperatura mais moléculas alcançam energia suficiente para vencer a barreira de energia de ativação.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->