Escola E.B 2,3 Dr.

António Francisco Colaço Língua Portuguesa – 7º ano Ficha de Trabalho I – O Cavaleiro da Dinamarca

2009/2010
Prof. Manuela Pereira

1º Período

CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DE O CAVALEIRO DA DINAMARCA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

4
Introdução: Do 1º ao 16º parágrafo:

De “A Dinamarca fica no Norte da Europa.” até “…ninguém deve impedir um peregrino de partir.”

1. Atenta no primeiro parágrafo de O Cavaleiro da Dinamarca: 1.1. Localiza a acção no espaço.

1.2. Caracteriza o Inverno, fazendo corresponder a cada espaço um adjectivo:

Pinheiros INVERNOS

Noites Florestas

Dias

Silêncio

para caso: 2. 4 4. 3. 6.4. No parágrafo onde se descreve a Primavera (terceiro parágrafo). 6. como na do Cavaleiro. De que forma esta estação é pressentida no texto? 5. 5.1.1. uma gastronomia típica.1. 6. 3. Qual é a estação do ano preferida da família do Cavaleiro? 5. 6. b) Na tua terra.1. Dos nomes comuns concretos. Que passagem do sexto parágrafo melhor ilustra a afirmação proferida em 6.6. 6. Da Dinamarca à Terra Santa: Do 17º ao 23º parágrafo: A viagem de ida… De “Na Primavera o Cavaleiro deixou a sua floresta…” até _______________________________________________________ . De que constam os preparativos para o grande dia? Quem participa na ceia de Natal? Que reacções o anúncio da partida do Cavaleiro despertou? Que promessa fez o Cavaleiro? Indica a razão por que não o impediram de partir.1.1. Porquê? 6. 2. Sensações visuais. Dos verbos que conferem maior dinamismo à descrição.3.1.1. Indica os pratos e doces mais característicos dessa época do ano: a) Em casa do Cavaleiro. Lê do sexto ao décimo sétimo parágrafo: 6. um ritual.2. destaca. sem dúvida. .2. Sensações auditivas.2. faz levantamento: 3. o Natal deve ter.1. Não se descreve o Outono. A partir da descrição da Primavera e do Verão (segundo e terceiro parágrafos). O dia de Natal é.5. 7. Na tua terra. 6. Atenta no quinto parágrafo.2.1. 7.

O que visitou o Cavaleiro? De Jerusalém a _________________: Do 24º ao 34º parágrafo: Início do regresso do De “Depois.Após esse Natal passado na terra santa.Indica o verbo que demonstra que a tempestade passou.1. Durante a viagem.Atenta no parágrafo que começa por “Mas uma vez no mar foram assaltados pela tempestade” (27º parágrafo). tendo em conta o seu comportamento.2.1. o Cavaleiro foi de imediato para casa? 11. Que aspectos dessa cidade encantaram o Cavaleiro? . em fins de Fevereiro…” até _______________________ Cavaleiro ___________________________________________________ 12.Atenta nos parágrafos seguintes: 14.1. o Cavaleiro partiu para onde? 12. 16. Quanto tempo durou a tempestade? 15.De Jerusalém. com quem fez amizade o Cavaleiro? 13. Faz o levantamento de verbos que contribuam para dar maior dinamismo à caracterização da tempestade.1.Como e onde é que o Cavaleiro passou o Natal distante de sua família? 11.1.8. 10.1. Indica o motivo por que o Cavaleiro escolheu esses lugares. 8. 4 9. 8.A que cidade é que o navio aportou? 16. 14. O Cavaleiro visitou vários lugares na Palestina. Caracteriza o Cavaleiro. Indica-os. 13.

o que causou admiração ao Cavaleiro? Praça de São Marcos. Veneza .1. 17.2. Por onde tencionava ir o Cavaleiro? 17.4 17. Qual a rota de viagem que o amigo do Cavaleiro lhe propõe? 18. o seu amigo propõe-lhe uma rota alternativa àquela que ele planeava.Na cidade de Veneza.Perante o facto de o Cavaleiro ter gostado tanto dessa cidade.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful