Sistema da Qualidade ISO 9000/ TS 16949 e ISO 14000

Prof. Nadia G. Bandouk

Sistema da Qualidade ISO 9000/ TS 16949 e ISO 14000 Objetivo Introdução Normas ISO 9000 Certificação ISO/TS 16949 ISO 14000 Bibliografia 2 .

que envolve os interesses das duas partes mais importantes do sistema que são: fornecedores e clientes.Objetivo Apresentar as normas ISO ± ³International Organization for Standardization´ que representam e traduzem o consenso de diferentes países sobre os Sistemas de Gestão da Qualidade. 3 .

iso.Introdução  ISO .org/iso/about/discover-iso_isos-name. que vão desde normas para as atividades como a agricultura e construção civil. a ISO publicou mais de 16. e mais recente desenvolvimento da tecnologia da informação´ (1).International Organization for Standardization com Sede na cidade de Genebra na Suiça coordena o sistema tem uma rede mundial de Institutos de Padronização em 163 países.  ³Entre 1947 e os dias atuais.  ISO é o maior representante do mundo de desenvolvimento de normas da organização.htm 4 . até engenharia mecânica. (1) http://www.500 Normas Internacionais. dispositivos médicos.

Petrônio G. 2005 5 Kátia .ISO 9000 ³Para reter clientes e mantê-los satisfeitos. Fernando P. A ISO 9000 é um sistema elaborado e testado por especialistas de todo o mundo para gerenciar a empresa com o objetivo de atender às especificações e expectativas dos clientes´. Laugeni. é necessário atender aos seus requisitos. Administração da produção ± São Paulo: Saraiva. (2) (2)Martins.

ABNT ISO/TR 10013:2002 Versão Corrigida:2003 Em Vigor Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade.Associação Brasileira de Normas Técnicas. adaptado às necessidades específicas da organização.Uma ferramenta de Gestão Empresarial. _ Relatório Técnico fornece diretrizes para o desenvolvimento e a manutenção da documentação necessária para assegurar um efetivo sistema de gestão da qualidade . ISO 9001:2008 . _ O uso dessas diretrizes auxilia no estabelecimento de um sistema documentado como requerido pelas normas de sistema de gestão da qualidade aplicáveis. adaptado às necessidades específicas da organização.ver Apêndice 6 . Fonte: ABNT . _ O uso dessas diretrizes auxilia no estabelecimento de um sistema documentado como requerido pelas normas de sistema de gestão da qualidade aplicáveis.Normas ISO 9000 Norma ABNT Livro ISO 9001:2008 Status Em Vigor Objetivo _ Relatório Técnico fornece diretrizes para o desenvolvimento e a manutenção da documentação necessária para assegurar um efetivo sistema de gestão da qualidade .

Associação Brasileira de Normas Técnicas ± ver Apêndice 7 .Normas ISO 9000 N rm ABN NBR S 4 S E i Vi N r r í i i ôm r m ABN NBR S í li b ô i ABN NBR S Di i i i 5 E Vi N ABN NBR S r m i Si F li b l i i m bj i l l li i ABNT .

 Administração por processos.  Relação cliente-fornecedor mutuamente benéfica.  Liderança.  Envolvimento dos funcionários.  Melhoria contínua.  Tomada de decisão baseada em fatos. 8 .Normas ISO 9000 A ISO 9001 baseia-se em oito melhores práticas de gerenciamento da qualidade.  Visão sistêmica para o gerenciamento. como segue:  Foco no cliente.

9 . Esta organizada em cinco capítulos:  Sistema de gerenciamento da qualidade.  Responsabilidade da administração.  Medição.Normas ISO 9000 Abrange todas as atividades de uma organização. análise e melhoria.  Gerenciamento de recursos.  Realização de produto.

posteriormente. a empresa poderá perder a certificação. média ou maior. menor.reconhecimento obtido através de uma empresa certificadora internacional. caso não sejam corrigidas. pela auditoria é dado um prazo para correção e. interno e externo. tem um sistema que assegura o seu potencial como fornecedor. A Certificação é importante porque abre portas para a empresa comercializar os seus produtos nos mercados. ou seja. a cada ano. Após a obtenção da certificação. são realizadas auditorias periódicas. que realiza auditorias para certificar-se do grau de cumprimento de cada capítulo da norma. Caso seja identificado não conformidades. 10 . a cada seis meses no 1º ano e.Certificação Certificação .

Capabilidade da manufatura  Parte III ± constituída por requisitos específicos das três montadoras. Antes de iniciar a produção em série é necessário analisar o processo de fabricação e verificar se não há nenhum desvio.  Ford. 11 .  Parte II ± os principais documentos que compôem são: PPAP (3).  GM Constituído de 03 partes e um apêndice:  Parte I ± constituída por requisitos da norma ISSO 9001:1994 e requisitos adicionais. As montadoras que substituirão os sistemas existentes são:  Chrysler. Melhoria continua. (3) PPAP ± Production Part Approval Process ± significa processo de aprovação de peças para produção seriada.ISO/TS 16949 Aplicação específica da ISO 9001:2008 para a produção de veículos e as empresas que compõe a cadeia automotiva.

(5) SPC ± Statistical Process Control ± controle estatístico do processo. Trata-se de uma metodologia para assegurar a qualidade desde a fase de projeto do produto. (4) APQP ± Advanced Product Quality Planning ± planejamento avançado da qualidade do produtos. SPC(5) e MSA(6). através da utilização das ferramentas da qualidade. (6) MSA ± Measurement System Analysis ± análise do sistema de medição. 12 .ISO/TS 16949 Apêndice: descreve ferramentas e metodologias adicionais que devem ser utilizadas: FMEA(4).

 Ações. elaborasse a norma ISSO 14000.  Plano. Melhoria contínua:  Reduzir o consumo de óleo. 13 . envolvendo:  Política. energia elétrica. Desenvolvida para ser o escopo de um plano estratégico para a gestão ambiental de uma empresa.  Descartar materiais em locais apropriados.  Descarte de resíduos contaminados. Atendimento às leis ambientais:  Descarte e tratamento de efluentes. água e etc. Prevenção:  Coleta seletiva.ISO 14000 Gerenciamento Ambiental Preocupação com o meio ambiente fez com que a ISO. que reúne as melhores práticas para o correto gerenciamento ambiental. tomando como base a norma BS 7750 (British Standard 7750).

ISO 14000 Gerenciamento Ambiental A ISO 14000 contém os seguintes itens básicos:  Sistema de gerenciamento.  Efeitos ambientais.  Controle operacional.  Programa de gerenciamento  Manual e documentação.  Auditorias.  Organização e pessoal.  Política ambiental.  Revisões.  Registros. 14 .  Objetivos e metas.

fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização). sem fins lucrativos.1992. a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país. IEC (International Electrotechnical Comission).com.08.  A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization).abnt.br/ 15 .Apêndice ABNT ± Associação Brasileira de Normas Técnicas  ³ Fundada em 1940.´ Fonte: http://www.  É uma entidade privada. de 24. da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).  É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization). reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO.

org/iso/about.htm http://www.abnt.br/ 16 . Administração da produção ± São Paulo: Saraiva.iso. Fernando P.com. Laugeni.Bibliografia e Fontes de Pesquisa Martins. Petrônio G. 2005 ± páginas 510 a 516 http://www.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful