Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS GEOGRAFIA IV
QUESTÃO 01 “A ESCALA DE UM MAPA É A RELAÇÃO CONSTANTE QUE EXISTE ENTRE AS DISTÂNCIAS LINEARES MEDIDAS SOBRE O MAPA E AS DISTÂNCIAS LINEARES CORRESPONDENTES, MEDIDAS SOBRE O TERRENO.”
FONTE – JOLY, 1990.

ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA INFORMAÇÕES CORRETAS SOBRE ESCALA CARTOGRÁFICA. A) 1 : 200.000 (1 CM – 20 KM). B) 1 : 50.000 (1 CM – 50 KM). C) 1 : 12.000 (1 CM – 120 KM). D) 1 : 550.000 (1 CM – 5500 KM). E) 1 : 700.000 (1 CM – 7 KM). Alternativa E 1 km  100.000 cm x  700.000 cm x=
70 . 0 0 00 10 . 0 0 00

→ x = 7 km ∴ 1 cm = 7 km

QUESTÃO 02 “O PRINCIPAL PROBLEMA DAS CIDADES NOS PAÍSES POBRES É QUE O RÁPIDO CRESCIMENTO URBANO NÃO É ACOMPANHADO POR UM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ELEVADO. AS CIDADES SÃO HIPERTROFIADAS PORQUE PRECISAM ABSORVER NÃO APENAS UM ____I____ , MAS TAMBÉM RECEBER UM GRANDE AFLUXO DE HABITANTES VINDOS DAS ÁREAS RURAIS. A INDÚSTRIA (SETOR ____II____ ) E O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS, COMERCIANTES E O TRABALHO INFORMAL (SETOR ____III____ ) NÃO SÃO SUFICIENTES PARA OFERECER EMPREGOS AOS NOVOS MIGRANTES E PASSAMOS A TER UMA URBANIZAÇÃO CAÓTICA. (FONTE – PITTE, 1998. ) PARA PREENCHER CORRETAMENTE OS ESPAÇOS I, II E III TEMOS: A) CRESCIMENTO POPULACIONAL / SETOR PRIMÁRIO / SETOR SECUNDÁRIO. B) CRESCIMENTO POPULACIONAL / SETOR PRIMÁRIO / SETOR TERCIÁRIO. C) CRESCIMENTO VEGETATIVO ALTO / SETOR SECUNDÁRIO / SETOR TERCIÁRIO. D) CRESCIMENTO VEGETATIVO MÉDIO / SETOR PRIMÁRIO / SETOR SECUNDÁRIO.

QUESTÃO 04 ANALISE A CHARGE APRESENTADA E ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXPRESSA SEU CONTEÚDO. PAÍSES I ESTADOS UNIDOS (REGIÃO NORDESTE) II EUROPA-EU (MAR DO NORTE) II CONGO/GABÃO I (ÁFRICA CENTRAL) I TAILÂNDIA V (ÁSIA DE SE) PROBLEMA AMBIENTAL CHUVA ÁCIDA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS EMISSÕES DE CO2 (EFEITO ESTUFA) DESERTIFICAÇÃO E SALINIZAÇÃO POPULACIONAL / SETOR TERCIÁRIO / SETOR ESTÃO CORRETAS AS ASSOCIAÇÕES APRESENTADAS EM: a) I E II. . logo a escolha deve recair sobre a alternativa "A".br E) CRESCIMENTO SECUNDÁRIO. QUESTÃO 03 O QUADRO ABAIXO APRESENTA GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS NO GLOBO. Alternativa C Nessa questão basta lembrar-se que o setor secundário corresponde à indústria e o terciário à prestação de serviços. Por outro lado. Alternativa A A elevada urbanização e industrialização do nordeste americano colaboram para a emissão de gases responsáveis pela chuva ácida. D) II E IV.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1. a exploração de petróleo em águas do mar do norte pela Inglaterra e Noruega poluem as águas daquela área. B) I E IV. C) II E III.com. E) III E IV. não restando outra alternativa senão "C".

O PAÍS QUE MAIS TEM SUA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO BARRADA POR INTERESSES POLÍTICOS. GEOATLAS.vestibular1. B) PETRÓLEO CONTINUA SENDO. UM PRODUTO USADO COMO ELEMENTO DE PRESSÃO POLÍTICA E PASSOU A AGREGAR OS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO.com. Alternativa C Questão que envolve interpretação de figura exigindo do candidato conhecimentos básicos do funcionamento da economia mundial com a opção óbvia pela alternativa "C".br FONTE – BAC/BRÉAL. A) A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DE IRÃ E IRAQUE DETERMINA TODA A EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL. D) A ARÁBIA SAUDITA É. NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. PAÍSES EXPORTADORES DE PRODUTOS TROPICAIS. NO MOMENTO. MAIORES CONCENTRAÇÕES POPULACIONAIS. MESMO APÓS UM DOMÍNIO DE 20 ANOS. CRESCIMENTO VEGETATIVO MAIS EXPRESSIVO. Alternativa B . C) AS OSCILAÇÕES POLÍTICAS NO ORIENTE MÉDIO E O BLOQUEIO NA PRODUÇÃO/VENDA DE PETRÓLEO AINDA HOJE INTERFEREM NA ECONOMIA MUNDIAL. E) PETRÓLEO DEIXOU DE SER. PAÍSES COM ALTAS TAXAS DE ALFABETIZAÇÃO.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. O ÚNICO ELEMENTO REGULADOR DA ECONOMIA MUNDIAL. QUESTÃO 05 IDENTIFIQUE O TÍTULO ADEQUADO À REPRESENTAÇÃO ABAIXO. FONTE – SIMIELLI. 2001 A) B) C) D) E) AS MAIS ALTAS TAXAS DE FECUNDIDADE NO GLOBO. 1999.

OUTRAS ÁREAS DO BRASIL FORAM MAIS ATRATIVAS PARA A INDÚSTRIA. QUESTÃO 07 EM 1970. ESPECIALMENTE. SOBRETUDO NO SETOR DE ENERGIA. A INDÚSTRIA DE BASE EM OUTRAS REGIÕES BRASILEIRAS. D) PELA INTRODUÇÃO DE LEGISLAÇÕES QUE LIMITAM A FORMAÇÃO DE LATIFÚNDIOS. SOBRE OS DADOS APRESENTADOS NO TEXTO. Apenas o conhecimento desta dupla constatação a respeito de nosso modelo econômico já é suficiente para a escolha da alternativa "A". B) PELA RECENTE REDISTRIBUIÇÃO DAS TERRAS AGRÍCOLAS.vestibular1. B) A PRIORIDADE DOS GOVERNOS DA DÉCADA DE 1990 FORAM AS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA. QUESTÃO 06 NO BRASIL. ESTA PARTICIPAÇÃO REDUZIU-SE A 49%. que poder ser alcançada também pelo descarte nas demais tendo em vista suas limitações em termos de localização e caracterização das áreas. levando à escolha da alternativa "B". RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE RURAL. TAMBÉM DEVE SER RESPONSABILIZADA A) PELO PREDOMÍNIO DO TRABALHO ASSALARIADO TEMPORÁRIO NO CAMPO. DEVE-SE AFIRMAR QUE A) A POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA DA DÉCADA DE 1980 PROCUROU AMPLIAR. A INTRODUÇÃO DO CAPITALISMO NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS. Alternativa A A modernização do campo brasileiro exclui o trabalhador e concentra terras.br O mapa retrata países com tradição na escolarização de suas populações. EM 1999. QUANDO ESTE DEIXOU DE CONSIDERAR O EXTRATIVISMO MINERAL UM SETOR INDUSTRIAL.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. . D) A PERDA DA LIDERANÇA PAULISTA FOI RESULTADO DE ALTERAÇÕES FEITAS PELO IBGE. C) DECLÍNIO DA PARTICIPAÇÃO DE SÃO PAULO MARCOU O INÍCIO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL BRASILEIRO. e) a redução da participação da indústria paulista está relacionada ao processo de desconcentração industrial do país. C) PELO DESAPARECIMENTO DAS RELAÇÕES DE ARRENDAMENTO E PARCERIA. E) PELA MELHORIA GENERALIZADA DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NO CAMPO.com. A INDÚSTRIA PAULISTA REPRESENTAVA 58% DO TOTAL DA PRODUÇÃO NACIONAL.

BRASILEIROS AUSENTES DO LOCAL DE NASCIMENTO milhões de pessoas 60 50 40 30 20 10 FONTE – IBGE 1940 1960 1980 1991 0 A LEITURA DO GRÁFICO PERMITE AFIRMAR QUE. mas reduziram-se em direção ao norte e centro-oeste. QUE ABSORVEM MAIS DE 80% DOS MIGRANTES. Alternativa D O gráfico representa claramente a falta de oportunidades econômicas em várias regiões brasileiras. NO BRASIL.com. EM VÁRIOS SETORES INDUSTRIAIS OCORREU UM SIGNIFICATIVO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. CONSIDERE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I. PRINCIPALMENTE. além de mão de obra barata o que representa enorme vantagem competitiva. e) cresceram em direção ao sudeste. C) SÃO. TÊM CARÁTER TEMPORÁRIO E SAZONAL. O BRASIL PARTICIPOU DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E SOFREU SEUS EFEITOS. SOBRE O ASSUNTO. EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.vestibular1. B) SÃO BASICAMENTE DIRECIONADOS PARA AS METRÓPOLES SULINAS. PRINCIPALMENTE DEVIDO À FALTA DE OPORTUNIDADES ECONÔMICAS. D) TÊM AUMENTADO. OS MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO A) TÊM CADA VEZ MAIS UM CARÁTER CAMPO-CIDADE EM FUNÇÃO DO ESGOTAMENTO DAS TERRAS ARÁVEIS. sobretudo pelo estímulo oferecido pelos outros estados. desde 1980. ISTO É. QUESTÃO 08 CONSIDERE O GRÁFICO PARA RESPONDER À QUESTÃO. o que estimula o processo de migrações.br Alternativa E A atividade industrial paulista vem sofrendo redução quanto à sua participação no conjunto do país. DO TIPO TRANSUMÂNCIA. Tal processo faz parte da tal "Guerra Fiscal". . quer sob forma de isenções fiscais ou facilidades de obtenção de crédito. QUESTÃO 09 DURANTE A DÉCADA DE 1990.

IV. interferiu enormemente na atividade industrial no Brasil. NÚMERO DE TRABALHADORES NA INDÚSTRIA FOI REDUZIDO. ESTÃO CORRETAS APENAS a) I E II. III. E I E I. FRACA INDUSTRIALIZAÇÃO.com. . ALTA DENSIDADE TÉCNICA NA AGRICULTURA. ATIVIDADES PRIMÁRIAS TRADICIONAIS. D) II E E) III III. em conseqüência. II. AGRICULTURA MODERNA E PRODUTIVA. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE RELACIONA CORRETAMENTE O ESTÁGIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E AS RESPECTIVAS REGIÕES INDICADAS NO MAPA. B) I III. MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E AS REGIÕES DO BRASIL E C) IV. Alternativa C O processo de globalização econômica a partir da década de 90.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. IV. BAIXA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E TÉCNICA. SETOR DE BENS DE CONSUMO REDUZIU A DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EXTERNA. OS ESTADOS UNIDOS E A EUROPA DEIXARAM DE INVESTIR NOS SETORES PRODUTIVOS. reduziu a necessidade de mão de obra no setor. QUESTÃO 10 CONSIDERE O MAPA E AS CARACTERÍSTICAS PARA RESPONDER À QUESTÃO. com ganhos de produtividade e escala devido a novas tecnologias. o que.br II.vestibular1.

NA ATUALIDADE.vestibular1. TRÊS GRANDES ÁREAS DESTACAM-SE.br I A) B) C) D) E) Alternativa B O mapa representa a região de baixa densidade demográfica e técnica (1) como sendo o Norte do país. pesca. que passa por intenso processo de expansão dos cultivos mecanizados da soja e aumento da área plantada com algodão. etc) e a área de alta densidade técnica na agricultura. com atividades primárias tradicionais (extrativismo. SÃO ELAS: 1 1 2 3 3 II 2 3 1 2 4 I A) B) C) D) E) FLORESTA TROPICAL ÚMIDA FLORESTA AMAZÔNICA FLORESTA TROPICAL ÚMIDA FLORESTA AMAZÔNICA FLORESTA II CERRADO ÁREAS ANTRÓPICAS CERRADO ÁREAS ANTRÓPICAS CERRADO III ÁREAS ANTRÓPICAS MATA DOS COCAIS MATA DOS COCAIS CERRADO ÁREAS ANTRÓPICAS . QUESTÃO 11 NO MAPA DE VEGETAÇÃO DO BRASIL.com.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. fraca industrialização e agricultura moderna e produtiva (3) como sendo o Centro-Oeste.

área litorânea São Paulo. Goiânia e parte do CentroOeste. C) NOS MANGUEZAIS. AUMENTO DAS QUEIMADAS E DA EROSÃO EM DECORRÊNCIA DA PECUÁRIA (PREDOMINANTE) E DOS CULTIVOS EXTENSIVOS. III. B) NO SERTÃO NORDESTINO. CONSTRUÇÃO DE HIDROVIAS. e) no cerrado sul matogrossense. sobretudo com a expansão do turismo e também pela utilização dos rios como vias de navegação. Minas Gerais.norte de Minas Gerais. II. Alternativa A Efetivamente o Pantanal vem apresentando forte impacto ambiental causado pela ação do homem (antrópica).com. sudeste do Tocantins. I. Rio de Janeiro. sul do Piauí e Maranhão. além de Brasília.br EQUATORIAL Alternativa D O mapa identifica as áreas relativas à Floresta Amazônica ou Equatorial (I) Amazonas e Pará principalmente. CRESCIMENTO DA PESCA E DO GARIMPO PREDATÓRIOS. D) NAS RESTINGAS. grande parte do Sul e Nordeste. QUESTÃO 12 CONSIDERE OS ATUAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS EM UM ECOSSISTEMA BRASILEIRO. oeste da Bahia. CRESCIMENTO DESORDENADO DA ATIVIDADE TURÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES (CONSTRUÇÃO DE HOTÉIS E POUSADAS. IV. AUMENTO DA QUANTIDADE DE ESGOTOS E LIXO.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. áreas ocupadas pelo cerrado (III) . PROVOCAM SÉRIOS IMPACTOS Fonte: uni-técnico . OS PROBLEMAS RELACIONADOS AMBIENTAIS A) NO PANTANAL.vestibular1. RODOVIAS E AEROPORTOS QUE ROMPEM O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO. ETC). áreas antrópicas ou bastante alteradas pelo homem (II) .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful