You are on page 1of 4

Atividades – Pássaros com casinha de abelha

Atividade: Utilizando papéis, cola e EcoGiz de cera, criar animais ou objetos
tridimensionais através da técnica de dobradura e colagem - casinha de abelha.

Objetivos:

 Transformar papéis bidimensionais através da técnica de casinha de abelha em
pássaros.
 Trabalhar a coordenação motora, o recorte, a colagem e a composição plástica.
 Trabalhar conceitos de geometria: linhas (paralelas, perpendiculares), ângulos e
formas.

Referências importantes:

A técnica da casinha de abelha é uma técnica da milenar cultura chinesa onde os papéis
bidimensionais são transformados em figuras tridimensionais através da colagem de
papéis sobrepostos e colados alternadamente.

A técnica da casinha de abelha consiste em colar papéis, uns sobre os outros, alternado
os vinco de maneira que ao abrirmos essa colagem forma-se orifícios que sugerem uma
colméia.

A partir do conhecimento da técnica de colagem poderão ser criadas inúmeras figuras
como: frutas, peixes, árvores, casas, lanternas, etc.

Material utilizado: . EcoLápis Grafite 1205 Faber-Castell . EcoGiz de Cera Faber-
Castell . Cola Branca Cole Bem Faber-Castell . cartolina branca (1/4 de folha) . papel de
seda (2 folhas) . tesoura.

5 cm de cada lado. 5. asas (2 vezes) e corpo (4 vezes . Pinte a cabeça. Abra todos os montinhos e separe os papéis. as asas e o rabo do pássaro utilizando o EcoGiz de Cera Faber-Castell deitando. 2. Em seguida passe pouquíssima cola branca Cole Bem da Faber-Castell sobre os vincos pares. Os papéis ficarão com 7 vincos. 3. 4. sem chegar às pontas e cole o segundo de seda. Observação: para facilitar o trabalho dobre cada folha 3 vezes. cada vez que você cortar sairão 8 partes em papel de seda. Separe em duas partes de 40 e 40. Observação: Passe a cola até faltar 0. 6. Pegue cada montinho de 8 partes e dobre 3 vezes. Recorte. Reserve. Recorte o molde do corpo (80 vezes) em papel de seda. Transfira para a cartolina o molde do pássaro (1 vez). . Cole o primeiro papel de seda sobre uma parte de cartolina.dois para cada lado). Modo de fazer: 1.

colando alternadamente nos vincos pares e ímpares até colar 15 partes de papel de seda. Colar 40 partes de papéis de seda para a asa do outro lado do pássaro. Passe sobre o segundo papel de seda pouquíssima cola nos vincos ímpares (sem chegar às laterais) e cole o terceiro papel de seda. Faça a mesma coisa para fazer o outro lado do pássaro. Cole uma asa. 12. 9. Para abrir o pássaro use um clips e junte os dois lados do corpo do pássaro. 11. Cole os dois lados do corpo no pássaro em cartolina com cabeça e rabo. 7. Cole os outros vinte e cinco papéis de seda. Sugestões: . Abra para secar por aproximadamente 10 minutos. sempre alternado a colagem para formar a casinha de abelha. Por último cole a segunda parte de cartolina. 8. 10. Proceda dessa forma.

teatro de fantoches (coloque um palitinho com fita adesiva no corpo). espécies em extinção. etc. móbiles. migração em bandos em determinadas épocas do ano.  Estimule a criatividade dos seus alunos propondo que criem uma outra forma com essa técnica e apresentem em sala de aula. o professor pode pedir aos alunos uma pesquisa geral sobre os pássaros: tipos.  Essa técnica pode ser usada para trabalhar com alunos do ensino fundamental a partir da 3ª série até o ensino médio.  Para enriquecer a atividade. O professor pode propor a montagem para várias situações: ninhos de pássaros. reprodução. etc. . painéis.

Related Interests