Depósitos

Rafael Santos Lira de Oliveira 2BED

Gestão de Resíduos Sólidos 
Um canteiro de obras bem organizado contribui para evitar o desperdício de materiais. Para a construção do depósito escolha um local que facilite a descarga de materiais e onde ele possa permanecer até o fim da obra sem atrapalhar os trabalhos. Esta construção pode ser feita de madeira, mas o ideal é que seja feita de alvenaria de tijolos de barro, por seu baixo custo e pelo seu reaproveitamento. Na cobertura, utilize telhas de fibrocimento, que exigem menos madeiramento e também são baratas. Não se esqueça de construir junto ao depósito, um banheiro para funcionários.

Um canteiro de Obras é?

Compra e Armazenamento 
Ao comprar qualquer tipo de material, certifique-se de que certifiqueseja de qualidade. Programe a entrega para não desperdiçar o material no canteiro e oriente a mão de obra quanto ao uso e ao transporte dos materiais na obra. Para a areia e pedra, providencie um cercado de madeira para que a chuva não leve embora parte de seu dinheiro. Quanto aos blocos, separe-os por tipo (largura, separecomprimento e espessura) e faça pilhas "amarradas", nunca com altura superior a 2 metros, em área plana, preferencialmente próximo ao local de transporte. Cimento e cal não devem ficar em contato com o solo, pois a umidade pode modificar sua composição.

O que são os depósitos 
Tais atividades abrangem desde o circuito de rereaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, as operações gerais de controle de estoques etc. Em outras palavras a administração de materiais visa à garantia de existência continua de estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõe, dentro de um fluxo de caixa adequado ao planejamento do empreendimento. Muitas obras ainda são realizadas sem maiores preocupações em relação aos fatores que desempenham papel estratégico nos custos totais de um empreendimento como a localização, instalação, organização, arrumação dos almoxarifados, e dos depósitos nos canteiros de obras como um todo.

O que são Resíduos Solidos 
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil. Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo.

Parte II 
Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

Organização do Canteiro de Obras 
PLANEJAMENTO DO CANTEIRO  Com a planta do terreno em mãos, demarca-se o local de demarcaimplantação da casa. Com a ajuda do arquiteto e construtor, definedefine-se onde devem ficar o barracão de alojamento e o depósito de materiais e ferramentas. Observar a melhor posição também para a chegada de caminhões, lembrando que o descarregamento de materiais pode ser feito por suas laterais ou por basculamento de caçamba. Para os materiais a granel, como areia e pedra, é preciso determinar um local (baia) que não atrapalhe o desenvolvimento do trabalho, mas que seja de fácil acesso e evite desperdícios. 

ESPAÇOS ADEQUADOS E SEGUROS Uma obra pode demorar mais de seis meses até ser capaz de abrigar dentro dela os alojamentos dos trabalhadores. Durante o período de construção, as únicas instalações fechadas serão a do barracão, geralmente construído de madeira. Ele deverá ter três divisões internas, sendo uma para alojamento de trabalhadores (alguns condomínios fechados não permitem que funcionários da obra durmam no local), outra para as instalações sanitárias e mais uma para guardar materiais e ferramentas. Não esquecer de deixar um espaço para guardar ferramentas de terceiros, pois, no caso de sumirem, o encargo da reposição é do proprietário da obra.

Consciencia com a C.Civil 
A construção civil consome cerca de 50% de todos os recursos naturais extraídos e também gera, nos municípios brasileiros, cerca de 60% da massa de resíduos sólidos urbanos. Diante desta realidade, Élcio Careli, diretor presidente da empresa Obra Limpa e especialista no assunto, afirma que a busca pela sustentabilidade do ambiente construído passa, necessariamente, pelo gerenciamento eficaz dos materiais utilizados e dos resíduos gerados pela obra. Élcio deixa claro que os objetivos da gestão dos resíduos em obras devem ser: minimizar a geração, maximizar a reutilização e viabilizar a reciclagem. Para alcançar tais metas, necessariamente os resíduos reciclagem. devem ser previamente caracterizados, segregados e o ambiente urbano conhecido para a escolha das melhores soluções no que se refere ao compromisso ambiental. O planejamento do processo de gestão deve ser feito por meio dos projetos de gerenciamento de resíduos.

BIBLIOGRAFIA 
http://www.obralimpa.com.br/  http://www.habitare.org.br/pdf/publicacoe s/capitulos_rt_3.pdf

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful