B‛SD

Difundindo o milagre de Chanuka
Respostas para as perguntas que você sempre teve

Rabino Avraham Chachamovits
‚Portais da Cabalá‛: Torá e Cabalá casher
www.portaisdacabala.com.br

© Copyright 2010 – Todos Direitos Reservados

a não ser que ela encontre alguém como o Santo Ari”zal. A série fundamental aqui apresentada de perguntas e respostas sobre os assuntos místicos da Torá para os não-judeus é a minha tradução da compilação original do Rabino Yerachmiel Tilles. representa a maior das bênçãos e a cura para a insanidade espessa que assola o mundo. que é afinal o entendimento.e o propósito principal sendo os tikunín (‘retificações’). . nada mais apropriado do que trazer estes esclarecimentos tão preciosos e iluminados em Chanuka: a festa das luzes que celebra o milagre que permitiu a vitória da liberdade sobre a tirania. Portanto. PERGUNTA 2: ‚É possível encontrar um Rebe que possa ver ou ajudar a pessoa a conhecer qual a razão para um guilgul como este? (da alma judia nascer em um corpo não-judeu)‛. A iluminação. . ou porque em um guilgul anterior a pessoa sofreu karêt (‘corte espiritual’ da alma-corpo da nação Judia). etc. de Safêd em Israel (junto com os meus comentários nos rodapés). E nenhuma tirania é maior do que a escravidão da mente. RESPOSTA 2: É possível que exista tal pessoa.Pela Graça de D-us: Caros amigos. RESPOSTA 1: Ela não pode. Rabino Avraham Chachamovits 25 de Kislev (1º vela de Chánuka 5771) Reencarnação PERGUNTA 1: ‚Eu li e me disseram muitas razões diferentes para uma alma Judia ter nascido em um corpo não-judeu para um guilgul (‘reencarnação’): tal como uma punição. Através de qual meio pode uma pessoa compreender e conhecer claramente porque sua alma Judia nasceu em um Gentio?‛. mas é improvável encontrá-la.

Entretanto. a validade desta se dá ainda somente se através de uma Teudá casher (um documento escrito e assinado pelos rabinos que se encarregam de uma conversão legítima em Israel) que seja reconhecida em estrito acordo com a lei Judaica ortodoxa. I Por determinação rabínica ortodoxa sancionada por Israel. E sem ele. existe sim um grupo de rabinos ortodoxos que entrevistam candidatos à conversão em estados avançados de seus conhecimentos e vivência judaica. então isto significa que ela retificou toda e qualquer condição que causou com que ela tivesse sido trazida neste guilgul da sua alma Judia em um corpo gentio?‛. antes da conversão ortodoxa. mas não necessariamente. Nosso trabalho nesta vida é fazer as escolhas corretas nos momentos das decisões morais – todas elas. o caminho para uma conversão verdadeira procede mais facilmente. assim como é explicado no segundo tópico desta série. Também é preciso informar que após os aspectos rituais da conversão. pois ele fez esta informação quase que indisponível. Tudo ocorre de acordo com a lei espiritual de midá kenégued midá (“medida por medida”). 1 . categoricamente. A retificação de uma alma judia é complexa devido à sua própria “composição espiritual”. que outras maneiras pode a pessoa usar para alcançar clareza e compreensão sobre o porquê deste tipo de guilgul ocorreu com sua alma Judia? Eu acredito que esta clareza e compreensão seria uma ferramenta poderosa para a retificação da alma Judia que teve um guilgul em um corpo gentio‛. Um não judeu. ela não terá se convertido e estará vivendo uma ilusão sem valor. e não somente aquelas que nós acreditamos como sendo mais pessoalmente relevantes para os tikunim (‚retificações‛). não existem conversões legítimas para o Judaísmo no Brasil. RESPOSTA 4: Talvez. Ou melhor: pelo menos parcialmente. a fim de lhes conferirem uma carta de recomendação. terá uma retificação característica do seu grau particular de responsabilidade espiritual Noético. absolutamente nenhuma comunidade Judaica ortodoxa no mundo aceitará a pessoa como sendo um judeu/judia convertido(a). Com esta carta e em Israel.PERGUNTA 3: ‚Se a pessoa não consegue encontrar um Rebe que possa ajudála. PERGUNTA 4: ‚Quando a pessoa tem este tipo de guilgul e quando ela finalmente consegue se converter ao Judaísmo através da conversão Ortodoxa1. mas não necessariamente tudo por completo2. RESPOSTA 3: Aparentemente D-us não concorda com você. 2 As retificações de uma vida representam um dos assuntos mais profundos da Torá. Este é o documento que prova a conversão ortodoxa. pois afinal ele não possui o aparato e nem a responsabilidade espiritual necessária para retificar níveis ainda não acessíveis de sua alma.

mas que demandam obrigações intensas para que sejam trabalhadas com sucesso (ou seja. ver meu livro “Darósh Darásh – 72 Perguntas e Respostas sobre Cabalá”. Eu escutei que o Judaísmo entende a alma Judia como divina e a alma dos não Judeus como não (divina). todas as mitsvót (‚mandamentos‛) e seus detalhes revelados na Torá. Em um grau tangível. obviamente. o mérito de Israel trouxe para este povo singular oportunidades espirituais extraordinárias. por assim dizer. Saiba que é devido às expectativas maiores que D-us tem sobre nós e o julgamento mais severo que nós não encorajamos convertidos em potencial. somente corpos morrem. Ou seja. para que de fato ocorram os tikunin). A consciência das almas nos mundos espirituais é direcionada a D-us e os domínios espirituais. todas as almas são divinas no seu sentido essencial. Por esta razão que o Povo Judeu é “uma luz perante as Nações”: guiando espiritualmente o mundo para que em seus graus apropriadas. PERGUNTA 2: ‚Eu não compreendo a diferença entre a alma Judia e a não Judia. Entretanto. A Torá foi outorgada no Monte Sinai ao Povo de Israel. isto se manifesta no fato de que D-us tem mais requerimentos dos Judeus do que de outros povos3. A alma de um gentio vive depois da morte também? Existe alguma diferença entre as duas em termos do que acontece após a morte e mais ainda. e assim. todas as almas são de D-us. As outras nações do mundo não quiseram aceitar a Torá por razões várias. e é verdade que nós chamamos esta alma de ‘alma divina’. mas não em direção à terra física5‛. capítulo 3. As almas não morrem.As almas judias e as não judias PERGUNTA 1: ‚Como que a Cabalá explica a diferença fundamental entre Judeus e os não Judeus?‛ RESPOSTA 1: Nós acreditamos que os Judeus têm uma ‚segunda‛ alma a qual permite uma conexão especial com o Divino. todos possam participar do processo vital de retificação pessoal e mundial que culminará no inaugurar da era do único e verdadeiro Mashiach. Sodot HaNeshamah (“Segredos da Alma”). e as almas Judias são julgadas de modo mais severo que as outras devido a esta camada extra da alma4. 3 . tanto maior a sua cobrança por resultados. a alma permanece consciente após a morte?‛ RESPOSTA 2: ‚O que você ouviu estava um tanto distorcido. em breve se D-us quiser. As almas prosseguem para sua recompensa e punição. 4 Isto segue o princípio de que quanto maior a responsabilidade sobre algo. 5 Para leitura adicional. Portanto. Nós acreditamos que os Judeus recebem uma camada extra de alma. a possibilidade e de fato o dever dos judeus viverem uma vida mais elevada para assim usar com o devido rigor e eficiência este aparato espiritual que lhes foi concedido por D-us. de fato. para assim realizar todos os mandamentos extras que nós temos. Devido à adição de uma alma extra – um equipamento muito especial para “missões complexas” – a Corte Celestial que julga as almas “presume”. diante de milhões de pessoas.

nota 68). 105. os deuses inferiores. Ao se ligar com a Torá. para o não-judeu. a natureza.PERGUNTA 3: ‚Existe algum tipo de vida após morte para as nações do mundo (os gentios)?‛ RESPOSTA 3: Os gentios têm almas que correspondem a suas 7 mitsvót (‚As 7 Leis dos Filhos de Noé‛6). 6 . grau e das características da alma do indivíduo. As manifestações destes estados caídos são as ligações com as ideias como: a trindade. Agora. imaturo de compreensão sobre o Divino. se o não Judeu negligencia as obrigações Noéticas. Definitivamente. e assim. I “Toda e qualquer expressão de idolatria representa um estado não retificado. a sua retificação espiritual envolve o refinar dos 7 poderes inatos emocionais. Caso contrário. que conecta a mente do homem a D-us. agora retificada. pois implica que a pessoa é ligada e adora qualquer coisa que não o Um D-us Verdadeiro” (do meu livro: “Cuidado! Sua alma pode estar em perigo”. sua consciência pode cair em idolatria. o dinheiro. através do seu comprometimento com as 7 Leis de Noé. os astros. Isto e somente isso pode transformar a sua primeira natureza em uma segunda. Portanto. etc. estas almas têm a obrigação de servir a D-us e se comportar moralmente. Isto tudo é idolatria (uma abominação para D-us). pág. as filosofias estranhas. eles têm uma vida após a morte também. Isto ocorre devido à baixeza da raiz. A alma Judia é provida intrinsecamente com a característica de fé absoluta na unicidade essencial de D-us. o judeu se torna completamente consciente do Um absoluto.

A Cabalá faz muito sentido e apesar da linguagem ser nova para mim. Eu não sou Judeu. é possível que se for o caso isso explique sua ligação a Torá. O nível mais “revelado” é o texto da Torá e as Escrituras/Profetas (o conjunto todo chamado de TaNaCh). precisando para ter uma vida normal de um relacionamento baseado várias camadas psicológicas. da total falta de nível espiritual para se ter entendimentos real das implicações espirituais do que possivelmente se leu de algum livro suposto de “Cabalá”. Tem algo sobre elas que é limitador. que afinal como explicado. Os textos mais “profundo” que adentram a Torá com comentários. Mas. O Povo de Israel recebeu no Monte Sinai diretamente de D-us duas Torót: a Escrita e a Oral. alguns dos conceitos eu de alguma maneira instintivamente sempre soube e me ajudam a entender Torá muito melhor7. Se você deseja ir além das leis Noéticas e atingir as oportunidades Judaicas e suas responsabilidades. Estou apenas expressando o que eu sinto como uma pessoa que não se encaixa em lugar algum‛. mas de algum modo eu me sinto atraído ao Judaísmo já por anos. mostrando como o estudo da Torá é bem mais restrito (por lei de D-us) para os não judeus. você precisa necessariamente se converter de acordo com a lei Judaica. conexões etc. É um erro crasso e muito ignorante dizer “eu estudo Cabalá e também Torá”.O estudo e as obrigações PERGUNTA 1: ‚Shalom. mas para os judeus que a estuda.. a Cabalá e a Chassidut são consideradas como as explicações mais essenciais e íntimas da Torá. ou não. Não existem alternativas. Este tipo de erro que separa Torá e Cabalá é produto somente das deformidades seculares causadas principalmente por cultos de não judeus que se “aventuraram” a estudar o que não lhes é cabido de forma alguma (e de alguns judeus hereges). Eu estudei Judaísmo com mentores de confiança e estudo Torá o melhor possível. em suas explicações de sentido cada vez mais recôndito. aonde eu me encaixo. RESPOSTA 1: Eu compreendo a sua posição e opinião. são chamados de a Torá Oral. não receberam a Torá (física e espiritualmente) e nem. Mas da mesma exata maneira que um homem não somente se relaciona com sua esposa estritamente no grau da intimidade conjugal. pois eu não desejo para mim as 7 leis Noéticas.. os mestres estabeleceram de um modo particular que ela se revela em quatro níveis de entendimento. Agora. PERGUNTA 2: ‚Eu gostaria de saber se não Judeus podem se tornar Cabalistas?‛. elas parecem ser como restos da mesa. Isto é chamado de Torá Escrita. não entendeu absolutamente nada sobre D-us e Sua Torá. O requerimento para se converter não é efetivado de modo algum se você porventura for uma alma Judia reencarnada em um corpo não judeu. 7 . A pessoa que não estuda os outros níveis da Torá e só deseja saber do místico. Este assunto é abordado mais adiante no texto. portanto possuem o aparato espiritual necessário para o verdadeiro entendimento destes assuntos sem parâmetros importantes que somente podem ser entendidos por um não judeu se guiados por um mestre legítimo que viva uma vida casher e que conheça os vários níveis da Torá. também é o mesmo e exato modelo que a Torá demanda e ensina de fato para o mundo. Será possível que eu sou uma alma Judia reencarnada? Enfim. Todos os níveis são vitalmente e inquestionavelmente sempre conectados. insights. Eu não tenho a intenção de ser desrespeitoso. Isto é à base de todo Judaísmo. através de traduções erradas de fontes impuras e em geral. A Torá é infinita.

207. RESPOSTA 4: Em geral. Existem vários locais fraudulentos. pág. pois ele somente levará a pessoa à sua destruição espiritual. se eu não sou um Judeu?‛ é respondida por sua sentença que diz: ‚Recordo-me de ter lido que os gentios podem estudar ao menos algo destes assuntos se nós cumprirmos os Mandamentos Noéticos‛. etc. da sítra áchra (“o lado do mal”) e é chamado na Torá de “o falso profeta”. Não existe modo algum como um não Judeu ser um “cabalista”. Será possível para eu crescer em entendimento sobre este tesouro. Isto é verdade? Eu espero que você responda. se eu não sou um Judeu? Recordo-me de ter lido que os gentios podem estudar ao menos algo destes assuntos se nós cumprirmos os Mandamentos Noéticos. Um não judeu que se diz cabalista. que vive o seu discurso. a Cabalá)? Que você seja abençoado por me responder‛. este estudo precisa ser dirigido por um mestre verdadeiro de Torá. perecerá‟ (Pirkêi Avót 1:13)” (do meu livro: “Cuidado! Sua alma pode estar em perigo. ao menos um pouco. pois esta santa coroa da Torá é explorada por estes ímpios desavergonhados somente para seus próprios fins egoístas e materialistas. PERGUNTA 3: ‚Eu tenho lido um pouco sobre Cabalá. é apenas sintomático do mundo arrogante. Ele é sim um representante de tudo que D-us mais abomina. 8 . 9 Como já explicado. “O fato de pessoas ousadas e sem qualquer preparo. as 7 Leis Noéticas)9. nota 266). a chave para a pessoa conhecer a fonte. Entretanto. e pior. a maioria de livros do Kabbalah Center. Eu sou um Cristão e sou consciente do pensamento Judaico sobre nós. ou seja. até porque a maior parte da Cabalá trata das mitsvót Judaicas e da origem espiritual do Povo de Israel. mas não tudo. pois nossos Sábios ensinaram: „Aquele que explora a coroa [da Cabalá]. algo. PERGUNTA 4: ‚Quais partes eu posso estudar (da Torá incluindo seu nível místico.RESPOSTA 2: Alguns temas básicos são universais. ao menos um pouco. conhecer a Cabalá seria como estudar as raízes de minha própria fé também. “expert” em Cabala (note que eu não acentuei o “a” final de propósito). é um falsário enganador que se aproveita de modismos infames e rebaixados (e da superficialidade da maioria das pessoas. Desde então. pois eu preciso buscar esta luz‛. então a pessoa deve fugir rapidamente deste charlatão impiedoso. RESPOSTA 3: Sua pergunta. Algo. Cuidado! Sua alma pode estar em perigo. No caso da Cabalá. “guia de Cabala”. aquilo que aumentar o seu temor e amor a D-us e inspirar você a cumprir a Sua lei (no caso dos não Judeus. ‚Será possível para eu crescer em entendimento sobre este tesouro. contrariando absolutamente tudo o que é Divino. centros de grande força egocêntrica que nada ensinam de Cabalá. seu mestre é simples: se ele afirmar que a Cabalá é separada da Torá e das mitsvót. mas para mim. respeito e conhecimento verdadeiros da Torá „acharem‟ que sabem alguma coisa de Cabalá. que podem ensinar estes equívocos e falsidades que eles propõem para outros. mas não nada. “mestre de Cabala”. Sim. cínico. percebi que existem preocupações sobre a autenticidade deste local e suas ideias. Saiba que este uso da Cabalá representa sua degradação mais inferior. e ilusório que vivemos. os níveis mais profundos são inseparavelmente ligados com o Judaísmo8. que pensam sobre tudo de modo infantil e consumista) para preencher somente os “mundos” (e fundos) de sua conta bancária e inflar o seu egocentrismo doentio e perverso.

Para outros com interesses geral. explicando assim o grande ressurgimento do anti-semitismo no mundo. PERGUNTA 7: ‚Shalom! Eu sou um homem de 43 anos com uma esposa Judia e dois filhos Judeus. RESPOSTA 5: Sim. E como explica o santo Zohar: “A Torá. ‚viver como um Cristão com valores Judaicos‛ e o Todo Poderoso certamente estará satisfeito com você. o Hebraico) é aberto e disponível para todo o mundo. Nunca 10 11 . 12 Pela lei da Torá. pessoas de todos os povos estão literalmente se conectando a D-us. Gostaria de saber se me é permitido estudar em web sites casher?‛. A difusão da Torá agora é o já intenso prenúncio da era Messiânica. Ao mesmo tempo. o Povo de Israel e D-us são Um só”. Entretanto. E se o material for de fonte casher. e me pergunto quanto esforço é necessário para se converter ao Judaísmo. Você poderia como disse. não existe necessidade de se converter se você não sente um desejo interior muito forte para fazer isso. Eu tenho uma empatia muito forte pelo povo Judeu e gostaria muito de ler a Torá. é devido ao fato de ser algo na ‚moda‛. que agora (finalmente) ardem com um desejo maior de fazerem parte desta mudança mundial (no grau a eles cabíveis) e também de ganharem uma porção no mundo vindouro. talvez você deseje considerar a conversão de qualquer modo. pode ser algo que os ajudem11 em suas buscas por D-us e a ‚verdade‛.PERGUNTA 5: ‚Eu sou um membro com fé estabelecida de um comunidade de Bnei Nôach no Tenessee. mesmo se em estágios iniciais e superficiais. E o mesmo se aplica ao estudo nos web sites casher. Os não Judeus. Nós já consideramos no futuro viver em Israel e eu sinto que gostaria de fazer parte do povo Judeu. como um indivíduo. como um pai de filhos judeus12 e o marido de uma Judia. aqueles que rejeitam D-us também rejeitam a Torá e o Povo de Israel. ou seja. EUA. ao se ligar com mais profundidade a Torá. PERGUNTA 6: ‚Como pode ser explicado o (recente) envolvimento de gentios no estudo de Cabalá?‛. Portanto. e eles pensam que é ‚legal‛ ou ‚na onda‛ das coisas. Eu nasci em uma família Cristã. É a minha opinião – e não uma decisão rabínica – que tudo que for publicado em outras línguas10 que não sejam a lashón kódesh (‚língua santa‛. RESPOSTA 6: Para alguns. uma pessoa é considera parte do Povo de Israel somente e unicamente em duas circunstâncias: se ela nasce de ventre materno (o pai sendo não judeu não modifica isso). naturalmente estão gravitando ao redor da “luz perante as nações”. ou se posso viver como um Cristão com valores Judaicos?‛. RESPOSTA 7: Minha opinião pessoal é que para você. ou se ela se converte pela estrita lei Judaica.

LOUVADO SEJA D-US. Chánuka deve ser celebrada por todas as pessoas do mundo que desejam comemorar a vitória da liberdade sobre a tirania. O CRIADOR DO UNIVERSO! FELIZ CHANUKA 5771 I existiu e nem existe outra maneira verdadeira. Que Hashém possa reinar para sempre e eternamente. . amém e amém. em toda e qualquer forma que possa se expressar aqui ou ali. Qualquer “variação” disso. é o mais completo charlatanismo e não tem valor espiritual algum. é perigoso.‚Agradecei ao Eterno porque Ele é bom e eterna é Sua misericórdia‛ (Salmo 118:1). COMPLETO E TERMINADO. Pelo contrário.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful