P. 1
Educação sexual em meio escolar

Educação sexual em meio escolar

|Views: 1,469|Likes:
Published by jolizu

More info:

Published by: jolizu on Dec 23, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/19/2013

pdf

text

original

Educação sexual em meio escolar

Bibliografia de apoio a acções de educação sexual no 1º ciclo do ensino Básico e na educação pré-escolar No âmbito das suas funções de interactividade com a sala de aula e de apoio ao currículo, a BE fez um levantamento dos recursos existentes para divulgar e difundir entre os docentes do 1º ciclo e educação pré-escolar, relativamente à temática da sexualidade em meio escolar. A listagem seguinte, construída com base no espólio da BE, teve presente as orientações constantes no Despacho nº196 – A de 2010, no que respeita à educação sexual. Neste documento reúne-se, por um lado, bibliografia das obras de referência que permitem a construção de trabalhos de projecto (textos informativos / descritivos), por outro, bibliografia relativa a textos da literatura infantil, potenciadores de actividades variadas em torno das seguintes temáticas: relações e afectos, gravidez e reprodução e corpo e sexualidade. Para os docentes, a BE das escolas do 1º ciclo e JI, tem apenas uma obra do Ministério da Educação, designada Educação sexual em meio escolar: linhas orientadoras. Objectivos    Reforçar a articulação curricular da BE com sala de aula; Seleccionar e reunir num documento material bibliográfico diversificado e de apoio à promoção da literacia em saúde sexual e reprodutiva; Proporcionar aos docentes um instrumento orientador no desenvolvimento das acções de educação sexual em meio escolar.

Bibliografia teórica e técnica destinada a professores:  Ministério da Educação; Ministério da Saúde. (2000). Educação sexual em meio escolar: linhas orientadoras. Lisboa: Edição do Ministério da Educação e da Saúde

Existe na escola básica de Aldeia Sinopse: Esta obra publicada em 2000 constitui um referencial relativamente à educação sexual em meio escolar. São clarificados conceitos e há indicação de variadas pistas de trabalho para a integração da Educação sexual na vida escolar ao nível do currículo.

Obras de referência (com informação variada sobre o corpo, reprodução e
sexualidade) 

Morfa, José et al. (2005). O grande livro da sexualidade. Lisboa: Didáctica Editora. Existe na escola básica de Aldeia, Teso e Agro Velho. Sinopse: “O Grande Livro da Sexualidade informa os mais
pequenos sobre a sexualidade de uma forma terna e clara e é o complemento perfeito para orientar os pais no sentido das respostas a dar às perguntas mais incómodas. Esta obra apresenta temas como as relações afectivo-sexuais, as diferenças anatómicas entre homens e mulheres, as alterações físicas na adolescência, a fecundidade e a gravidez, o parto e as falsas crenças em torno do sexo”. (in wook)

Craft, Naomi. (2001). Corpo humano. Cacém: Texto Editores. Existe na escola básica de Aldeia, Aldeia Nova e Agro Velho.

Sinopse: O capítulo “O ciclo da vida” desta enciclopédia contém informação útil relativamente a células e cromossomas, reprodução e fecundação, o desenvolvimento do bebé, e o crescimento.

Giommi, Roberta et al. (1993). Meninos e meninas, o meu corpo, eu e o mundo como eu nasci. Lisboa: Caminho. Existe na escola básica de Aldeia, Aldeia Nova e Teso
Sinopse: Justificam os autores: “Porque a informação é
útil em todos os momentos do crescimento e porque oferecer instrumentos de conhecimento adequados à idade permite criar um terreno cultural favorável e pronto a acolher mais tarde informações cada vez mais aprofundadas”. “Meninos e Meninas”; “O meu corpo”; “Eu e o Mundo” e “Como eu nasci” são os quatro capítulos do primeiro livro deste “Programa Sexual”. Tem desenhos apelativos, textos simples e jogos para que os “muitos pequenos” percebam melhor o Mundo que os rodeia

Rastoin-Faugeron. (2003). O nascimento. Porto: porto Editora. Existe na escola básica de Aldeia, Teso, Aldeia Nova e Agro Velho.

Sinopse: Este livro retrata todo o processo até ao nascimento do novo bebé. Para a criança esta é também uma aprendizagem acerca da sua própria origem...

Damon, Emma. (2002). Somos todos diferentes. Queluz: Lisboa. Existe na escola básica de Aldeia, Aldeia Nova e Agro Velho.
Sinopse: “Felizmente somos todos diferentes,
quer a nível físico, quer a nível emocional. Este livro-brinquedo promete encantar os mais novos, mostrando crianças diferentes e dos vários cantos do globo. No final, há uma surpresa - um espelho, para um exercício divertido de auto-descoberta, e também uma página onde cada criança pode registar as suas características especiais. Uma obra feita de ternura, à imagem do mundo infantil”. (in WooK)

Heil, Ilse; Arnim, Oliver. O grande livro das 555 perguntas. Porto: Edições Asa. Existe na escola básica de Teso.

“O Grande Livro das 555 Perguntas contém uma selecção de perguntas que qualquer criança pode um dia fazer e a que qualquer adulto há-de por certo querer saber responder.” A obra está organizada em 6 capítulos temáticos, sendo o capítulo “O nosso corpo” pertinente para a temática em estudo.

Vandewiele, Agnés. (1995). Perguntas e respostas – A vida do bebé. Porto: Porto Editora Existe na escola básica de Aldeia Nova.

“Como é que o bebé sai do ventre materno? Quando é que o bebé começa a caminhar sozinho? Estas são algumas das questões, entre muitas, a que esta obra dá resposta, atravessando várias fases da vida do bebé: a ida ao médico, o nascimento, na maternidade, em casa, a primeira refeição…

Noro, João. (1991). Era uma vez o corpo humano: despertar para a sexualidade. Volume 39. Lisboa: Planeta Agustini. Existe na escola básica de Aldeia Nova.

Sinopse contida no livro “Despertar para a sexualidade”: A adolescência é um período maravilhoso da vida do ser humano; e, também, para o corpo e para o espírito uma etapa da vida cheia de enigmas e de problemas. Neste livro vais encontrar tudo o que deves saber sabre a tua próxima adolescência para que entres nela com alegria e bom senso.”

Noro, João. (1991). Era uma vez o corpo humano: o nascimento Volume 19. Lisboa: Planeta Agustini. Existe na escola básica de Aldeia Nova.
Sinopse contida no livro: Entre as múltiplas funções que o corpo humano realiza, deve destacar-se, pela sua importância, a reprodução. Neste volume, vamos explicar-te como tem origem um corpo humano e quais as circunstâncias que devem ocorrer para que este comece a viver. Temos a certeza que este livro te vai interessar muitíssimo.

Obras (textos literários) por temáticas
Relações e afectos
 Mcbratney, Sam. (2004). Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti. Lisboa: Caminho. Existe na escola básica de Aldeia, Teso e Agro Velho.

Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas, como descobrem a Pequena Lebre Castanha e a Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!

Castrim, Mário. (2002). Gira Gira e o bebé. Porto: Campo das Letras. Existe na escola básica de Aldeia, Aldeia Nova e Agro Velho.

Sinopse: Gira Gira é uma girafinha muito engraçada. Um dia, a Alice, uma menina que era filha única, foilhe pedir para arranjar um irmãozinho….

Velthuijs, Max. (1997). O sapo apaixonado. Lisboa: Caminho. Existe na escola básica de Aldeia, Aldeia Nova, Teso e Agro Velho.

Sinopse: O Sapo anda preocupado com a saúde: tem o coração a bater depressa demais. A Lebre diz que ele deve estar apaixonado — mas por quem? Esta é uma história de amor entre um sapo verde e uma pata branca e que encanta pela ternura, pela emoção vivida pelo sapo.

Velthuijs, Max. (1999). O sapo e o estranho. Lisboa: Caminho. Existe na escola básica de Aldeia, Teso, Aldeia Nova e Agro Velho.

Sinopse: Quando um estranho chega ao bosque, os amigos do Sapo ficam desconfiados; pensam que esse estranho, o Rato, deve ser sujo e ladrão. O Sapo não tem a certeza. Decide descobrir e torna-se amigo do Rato. Mas só quando o Rato os ajuda em várias emergências é que os outros se apercebem de que o tinham condenado injustamente. Neste livro do Sapo, Max Velthuijs aborda o tema do preconceito com a sua característica de simplicidade e humor.

Parr, Todd (2007). O Livro da Família. Gaia: Gailivro.

Existe na escola básica de Aldeia.

Sinopse: Nesta obra a representação da família é central.
Utilizando um discurso linguístico simples, directo, conciso e de cariz reiterativo, esta é uma obra em que é fundamental a temática da diferença, tratada a partir de um vivo jogo de opostos. Aquilo que é distinto em famílias diferentes e, ainda, o que é/deve ser supostamente comum a todas, como a união e o carinho – «Todas as famílias gostam de se abraçar!», «Todas as famílias ficam tristes, quando perdem alguém que amam.», «Todas as famílias gostam de festejar juntas os dias especiais!», «Todas as famílias unidas podem ser mais fortes.» – constitui a matéria deste livro que, com facilidade, desperta a curiosidade infantil.

Silva, M. Katherine. Matilde - Vem aí um mano. Porto: Campo das Letras. Existe na escola básica de Aldeia, Aldeia Nova, Teso e Agro Velho.
Excerto: «Um dia, o papá e a mamã juntaram toda a família na sala porque queriam dar uma notícia muito importante: Um bebé vinha a caminho!!! É verdade! A Matilde ia ter um mano. A Matilde ficou a pensar no que os pais tinham dito. Um mano??? Mas de onde é que ele vinha?»

Lamblin, Christian et al. (2003). Os pais da Lara separam-se. Porto: Porto Editora Existe na escola básica de Agro Velho, Aldeia Nova e Teso
Esta obra aborda os problemas com que as crianças se deparam com a separação dos pais de uma forma simples e apelativa, oferecendo-lhes pistas para que os passem a encarar com naturalidade.

Oram, Hiawyn; Joos, Frédéric. (1999). Com um beijinho. Lisboa: Caminho. Existe na escola básica de Aldeia e Teso

“Quando a Ursina está triste, o Ursino dá-lhe um beijinho para ajudar a passar. Mas um dia é o Ursino quem precisa de consolo. Que pode fazer a Ursina? Esta história encantadora de Hiawyn Oram cativa as crianças pequenas. O ilustrador Frédéric Joos capta com grande talento a ternura da relação entre pais e filhos”. (in wook).

Martins, Isabel Minhós. (2008). Pê de pai. Lisboa: Planeta Tangerina Existe em power point
Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão ou num esfregão... Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho, explorando-a de forma afectiva.

Gravidez e reprodução
 Allan, Nicholas. (2004). Para onde foi o Zezinho. Gaia: Gailivro. Existe na escola básica de Agro Velho. Existe em powerpoint.
O Zezinho é um pequeno espermatozóide que vive dentro do senhor Silva, com 300 milhões de companheiros. O dia da Grande Competição de Natação aproxima-se e o Zezinho precisa de praticar todos os dias. Ele sabe que terá de nadar muito rápido para ganhar o prémio, um lindo óvulo. No final da corrida acontece algo maravilhoso, algo simplesmente mágico. Mas para onde foi o Zezinho? (in wook)

  

Cole, Babette. (1997). A mamã Pôs um ovo. Lisboa: Terramar. Existe na escola básica de Agro Velho e Aldeia Nova. Existe em vídeo.
O papá disse: “Os bebés-raparigas são feitos de açúcar e especiarias… os bebés-rapazes são feitos de lesmas e caracóis… a mamã pôs um ovo em cima de sofá e então ele explodiu e vocês saltaram cá para fora” “Ah, ah,ah, que grande disparate”- desataram as crianças a rir. – “Pensamos que vocês não sabem como é que realmente se faz um bebé. Portanto, vamos fazer uns desenhos para vos mostrar”.

Manning, Mick. (1998). O mundo está cheio de bebés. Lisboa: Caminho. Existe na escola básica de Aldeia, Aldeia Nova,Teso e Agro Velho.

O Mundo Está Cheio de Bebés! é um olhar encantador sobre os bebés. Crias de urso polar, morcegos bebés, leitões, mesmo tartaruguinhas, todos aparecem aqui. Como os bebés humanos, eles fazem muito barulho, sujam-se e têm fome - e adoram brincar. Todos os bebés são muito parecidos; mas, à medida que crescem, descobrimos que também são muito diferentes. (in wook)

Soares, Luisa Ducla. (2006). Os ovos misteriosos. Porto: Edições Afrontamento. Existe na escola básica de Aldeia; Aldeia Nova, Teso e Agro Velho.
Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. Esta história evidencia o amor incondicional de uma mãe.

Vilcoq, Marianne. (2000). À espera de um irmãozinho. Lisboa: Minutos de Leitura. Existe na escola Básica do Teso e Aldeia Nova.

A Mãe da Maria disse-lhe que ela iria ter um irmãozinho. A Maria não ficou nada contente... Perante aquela estranha barriga, a Maria passa por tudo: cólera, ciúme, admiração, felicidade... Ao virar cada um dos desdobráveis, aparece o bebé na barriga da mãe da Maria, em evolução. Ele cresce, ouve, já participa... E prepara uma bela surpresa à sua irmã mais velha!

(in wook)

Corpo e sexualidade
 Cole, Babette. (2003). A mamã nunca me disse. Lisboa: Terramar. Existe na escola básica de Aldeia e Teso
A Mamã Nunca me Disse! é um livro fascinante que aborda alguns dos pequenos / grandes segredos da vida, com um humor requintado que caracteriza Babette Cole. Esta obra pode servir de porta de entrada para variadas temáticas: nascimento, as diferenças de género, afectos e preocupações.

Manning, Mick . (2002). Lavar, Escovar, Esfregar! Lisboa: Caminho.

Existe na escola básica de Aldeia; Aldeia Nova, Teso e Agro Velho.

Lavas as mãos muitas vezes? Quando é que limpaste as unhas? E penteaste-te esta manhã? Andar limpo ocupa muito tempo e energia. Então por que é que temos de o fazer? A resposta encontra-se nesta divertida exploração da higiene pessoal, tanto de humanos como de animais – perfeita para quem precisa de ser convencido da necessidade de Lavar, Escovar, Esfregar!

Manning, Mick . (2002). O meu corpo, o teu corpo! Lisboa: Caminho.

Existe na escola básica de Aldeia; Aldeia Nova, Teso e Agro Velho.
"O Meu Corpo, O Teu Corpo mostra-nos os corpos - humanos e animais - de um modo surpreendente. Por exemplo, o nosso nariz consegue cheirar milhares de odores; o elefante usa o nariz como um braço suplementar! Depressa compreendemos que todos os corpos são diferentes e, o que é mais, são perfeitamente adaptados."

Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->