P. 1
A Humanização na Saúde.ppt TCC

A Humanização na Saúde.ppt TCC

|Views: 6,630|Likes:
Published by Carina L Franca

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: Carina L Franca on Jan 06, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/09/2013

pdf

text

original

ÉPICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Trabalho de Conclusão de Curso ² TCC Curso Técnico de Enfermagem

Carina Luciane França Vasquez Orientadora: Orientadora Prof.(a) Regina
Curitiba - 2010

Š

Ciência moderna,séc. XV e XVI/Humanização - dignidade, respeito Aprender respeito ao semelhante /relacionamentos = constar cursos, Aprender relacionar deve fazer parte: saberes dos profissionais da saúde , Para um bom relacionamento entre médico e paciente e necessário que o primeiro verifique o estado emocional do segundo. Diversos são os programas humanização: trabalhadores x instituições. Atentar as mudanças : paciente/autonomia/ conduta ética humanizada. Conhecendo os aspectos da profissão com valores éticos aplicados e submetidos a caracterização das características humanas com o saber do código de ética alcançaremos o sucesso no atendimento humanizado e como bons profissionais.

Š

Š

Š

Š Š

Š

Š

A medicina e a área de estudo que deveria envolver a saúde e a doença humana, por serem fatos interligados a natureza do corpo humano. Mas ao longo da historia tem prevalecido como foco apenas na doença, quase, nunca quem a carrega. No Brasil, a partir da Constituição de 1988, a saúde publica passou a ser motivo de preocupação. Entretanto predominava a falta de humanização no trabalho. No inicio dos anos 60, nos Estados Unidos, a discussão sobre o assunto pautou-se em abusos no tratamento clinico e experimentação em pacientes terminais, Em hospitais, a humanização passou entendida como o estabelecimento dos direitos do paciente, atendimento hospitalar, democracia; e do desequilíbrio entre o uso da tecnologia incorporada e o contato humano careceram de um novo olhar, começando então, um processo de humanização.

Š

Š

Š

Š

Š Š

Š Š

Š Š

Š Š

2.2 A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: O propósito/meta de humanizar, implica aceitar, reconhecer nas praticas, problemas e carências exigidas pela concepção, organização/implementação do cuidado da saúde da humanidade. Sugere dar lugar /fazer parte/ciclo/ações, 2.3 HUMANIZAR É CUIDAR: processo de atendimento humanizado e facilitar que a pessoa debilitada fisicamente ou emocionalmente enfrente bem , 4 HUMANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO HOSPITALAR: Um programa de humanização alcança sucesso, percebe-se os que procuram o hospital encarados como seres humanos com identidades/personalidades, e não simples números, 2.5 POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR: Humanizar um hospital não significa executar ações instantâneas; somente será verdadeira se inscrever realmente entre as finalidades do hospital e for claramente definida,

Š Š

Š

Š

Š Š

4.2 HUMANIZAÇÃO EM UTI: Unidades monitoradas 24 horas com pctes. Graves/instabilidade e suporte de tratamentos intensivos, a equipe que atua são intensivistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistente social e técnicos de enfermagem. A equipe de enfermagem com função de amenizar, a dor a falta de ar, proporcionar comforto ainda trata diferentes aspectos como ambiente físico, os cuidados do pcte., seus familiares e toda atenção aos profissionais da equipe. 5 PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTENCIA HOSPITALAR (PNHAH): Lei n°8080 de 1999 pela humanização . Comitê Técnico que em 2001, elaborou um Programa Nacional de Humanização da assistência Hospitalar (PNHAH). Com o objetivo de ´possibilitarµ, difundir e consolidar a criação de uma cultura de humanização com um conjunto de ações integradas, 5.1 GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO (GTH): Criado pela Política Nacional Humanização para SUS afim de que pessoas interessadas em discutir os serviços prestados criem gpos. aos quais todos participam/SUS para todos e para todos que construir,

Š Š

Š Š

Š Š

3 OS CUIDADOS COM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: Os profissionais ligados a área da saúde assistencial em serviço de saúde além de se empenharem para cuidar de clientes/pacientes com eficácia e sensibilidade , geralmente buscam outro tipo de oficio para completar suas necessidades individuais primarias, 4 RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE: A humanização dependerá da formação profissional e adaptar a demandas inerentes a área com o raciocínio fisico-patológico. 4.1 CUIDADO HUMANIZADO EM ENFERMAGEM: Há a necessidade que se reavalie os cuidados de maneira a perceber os princípios éticos para reger o cuidado humanizado , assim não ficando somente na técnica.

Š

Š Š

Š Š

Š Š Š Š Š Š

6 ÉTICA X HUMANIZAÇÃO: Ética- 1° precursor Sócrates (469 a.C.), Platão (387 a.C.) e Aristóteles (384 a.C.) esta filosofia perdurou até o século XVIII Na década de 60, Conselhos de Administração, Na década de 70 uma expansão e CONTER ² Conselho de Enfermagem em 12 de julho de 1973 sob Lei n° 5.905 para fiscalizar, disciplinar . Avanço tecnológico mudou a maneira de visualizar o homem. Código de Ética médico 2009- traz mudanças na autonomia . A profissão deve proceder , rever ética e conceitos/valores. Ética= grego ethos sig.- morada, habitat animais, morada do homem. Ética são valores = convicções individuais, caráter individual. Possuímos um conjunto de ferramentas que adquirimos estudando o próprio homem, sendo um dever moral para o mesmo agir com ética.

Š Š

Š

6 ÉTICA X HUMANIZAÇÃO: Autonomia/dicionário ² sig. exercício da autodeterminação; individuo autônomo; e aquele que mantém o poder decisório e o controle. Conhecer aspectos da tarefa assistencial, fenômenos que regem com sensibilidade a realidade do paciente, e a nossa responsabilidade. Responsabilidade=lat. Responsabilitas, respondere/estar em condições de responder pelos atos praticados e justificar pelas próprias ações. É necessário empatia para atuar com responsabilidade. Profissão=lat.professione, trabalho que se realiza com prática e habitualidade a serviço de terceiros, prática constante de um ofício. 6.1 DEVERES DA PROFISSÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: Explicar procedimentos, descrever comunicação, relacionar condições especiais, indivíduos desafiado fisicamente, mental, crônico, compreender ajustes horários, estabelecer metas qualitativa e quantitativamente.

Š

Š

Š Š

Š Š Š Š Š Š Š Š Š Š Š Š Š Š Š

Š

6.2 CARACTERÍSTICAS HUMANAS X CÓDIGO ÉTICA: 1 Cliente: Erros graves, pcte em não seguir o orientado. ( acautelar-se), Artigo 41°² ´Prestar informações, escritas e verbais, ...µ. 2 Cliente: Rebelde, má moral. (precaução), ´Artigo 4° ² Obter desagravo que atinja a profissão, por meio Conselho... 3 Cliente: Omisso/psíq./comodismo/toma decisões. (estimular à peg.), ´Artigo 5° ² Exercer profissão com justiça, compromisso, resolutividade..., 4 Cliente: Obstina-se em seguir orientações. (Pertinaz e acompanhar tudo), ´Artigo 18° - Respeitar, e garantir ações legais poder decisão da pessoa... 5 Cliente: Toma tempo falando. (Responder ou transferir ao local correto), ´Artigo 17° -Prestar informações a pessoa, família, coletividade, riscos... 6 Cliente: Tudo reclama. ( habilidosamente mostrar seu lado), ´Artigo 41°- ´Prestar informações, ... Necessárias assegurar a assistência. 7 Cliente: Cooperador. ( Estimular, incentivar = forma educar/virtude), ´Artigo 1° - Exercer a enfermagem com liberdade...segundo princípios éticos humanos... 8 Cliente: Conhecedor de tudo. (Advertir polidamente para continuidade),

Š

RESULTADOS:

Š

Š Š Š Š Š Š Š Š

Para que o cuidado humano tenha efeito, incorporar valorização da humanização, criatividade, promoção do ensino e aprendizagem , Eticamente o que requer é meios possíveis finalidades atingidas, Qualquer tipo de profissão, requer conhecimento passado, da atualidade, Conhecer ciência, tecnologia, técnicas, práticas é condição essencial, Diante situação sem solução, aplicar zelo, modifica o prognóstico negativo, Agir zelosamente, não e o mesmo que ser demandado atingir resultados , Um bom profissional reconhece direitos universais: visão holistica e paute, Necessitamos entrar nesta nova época,tantas mudanças , com princípios, Há cerca de 2.500 anos, Buda pregava, em sua doutrina, que, O bem se paga com o bem e o mal com a justiça porque senão não haveria uma forma de remunerar-se o bemµ. CONCLUSÃO: Trabalho em equipe humanizada, deve-se não olhar a burocracias e sim buscar valores éticos moral e profissional.

Š Š

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->