Tecnologias Informáticas

Escola Secundária da Ribeira Grande

Como construir um resumo?
Com o resumo, pretende-se atingir o equilíbrio entre o mínimo de palavras e o máximo da informação relevante presente no textofonte. Significa isto que poderemos retirar de um texto uma parte do seu material verbal, sem prejudicarmos o essencial da informação referencial, objectiva, que ele comunica. O produto obtido não é certamente um texto idêntico: é outro texto contendo a mesma informação essencial. A técnica do resumo opera mais ao nível da transformação do discurso do que ao nível da palavra. Resumir não é só dizer por outras palavras, é dizer por outras e com menos palavras, o que só se conseguirá se se modificar o discurso.

Procedimentos a respeitar quando se faz um resumo

Conservar a ordem sequencial das ideias. Salvaguardar o sistema de enunciação. Reformular o discurso sem tomar posição: retirar a maioria dos pormenores, exemplos pouco significativos, citações, breves narrativas, que servem para explicar ou ilustrar os dados e as opiniões, evitando, no entanto, esquematismo excessivo; quando os textos apresentam informação quantificada, conservar somente os números mais significativos; suprimir as repetições e tudo que se insira no estilo pessoal do autor do texto;

Marco António

Página 1 de 2

Tecnologias Informáticas

Escola Secundária da Ribeira Grande

manter apenas as conexões que exprimem a linha de raciocínio mais importante. Retirar as fórmulas do tipo “O autor pensa que…; mostra que…”. Não copiar frases integrais do texto. Respeitar o número de palavras pedido.

Marco António

Página 2 de 2