FRUTOS-1 – Descoberta

Lição

4 - 6 Anos

4

C dade são os "Frutos" enfati-

rescimento e Mutuali-

CONCEITO CHAVE

zados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra e ela serve de alicerce para nos ensinar sobre Deus e Seu plano para a nossa vida. Através dos Salmos, as crianças crescerão no seu conhecimento e compreensão de Deus. Elas vão aprender que Ele nos conhece, nos ouve e se preocupa conosco. Na lição final do currículo, as crianças descobrirão amigos de Deus no Velho Testamento cujas vidas foram transformadas enquanto eles seguiam a Deus, obedeciam a Ele e amavam os outros. Cada semana as crianças vão experimentar a vida em Pequeno Grupo e isto é Mutualidade, desenvolvendo amizades nas suas pequenas comunidades. História Bíblica Salmo 119:9, 11, 24; Mateus 22:37, 39 Na lição de hoje as crianças aprenderão que a Bíblia contém tudo que nós precisamos para saber sobre como Deus quer que vivamos. Elas aprenderão que a Bíblia nos diz como nos relacionarmos com Deus e com os outros. A Bíblia nos diz para amar a Deus de todo nosso coração e amar os outros como a nós mesmos, além de nos ensinar a discernir o certo do errado.

Versículo Bíblico "A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!". Salmos 119:105 Objetivos
O QUE ? (GG): As crianças aprenderão que

a Bíblia nos dá instruções de como nós podemos amar a Deus, amar aos outros e distinguir o certo do errado. E ENTÃO? (GG): As crianças aprenderão que a Bíblia pode nos ajudar a saber como Deus quer que vivamos. E AGORA? (PG): As crianças participarão de uma atividade para descobrir algumas das instruções que Deus nos dá de como Ele quer que vivamos. Formação Espiritual O estudo das Escrituras Crescimento e Mutualidade Prepare Antecipadamente (Feito pelo seu Administrador) • Reúna os Tabuleiro das Aventuras Maravilhosas que você usou na Lição 3 – um por grupo (págs. 40 e 41 no Guia do Administrador). • Tire cópia dos Cartões das Perguntas bíblicas - um por grupo (págs. 47 e 48 no Guia do Administrador). • Tire cópia da Mensagem Secreta – uma por criança (pág. 49 no Guia do Administrador). • Tire cópia e recorte Figuras da Mensagem Secreta – uma por criança (pág. 50 no Guia do Administrador).
26

A Bíblia é a Palavra de Deus e me diz como viver.

FRUTOS-1 – Descoberta – Guia do Líder de Pequeno Grupo – 4-6 Anos – Lição: 4 Reprodução permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados à Associação Willow Creek.

• Pegue os dados – um por grupo. • Pegue peças do jogo – dois por grupo. Estas podem ser peças de outros jogos, fichas, ou qualquer outra coisa que você tiver disponível que pode servir como marcador no jogo. • Pegue bastões de cola – um por criança ou vários por grupo. • Tire cópia e recorte os cartões do versículo bíblico - um por criança (pág. 53 no Guia do Administrador). • Tire cópia da folha para colorir em casa – um por criança (págs. 51 e 52, frente e verso, no Guia do Administrador). • Coloque os itens mencionados em uma pasta para cada Líder de Pequeno Grupo. Preparação do Líder Leia o Salmo 119:9-11, 24 e Mateus 22:37-39. Durante o primeiro ano de Lorena na faculdade, um rato inadvertidamente roeu o cabo principal de energia e cortou a energia de todo o dormitório. Por três dias Lorena e os outros estudantes no dormitório não tinham energia e ficaram no escuro. A única luz que eles tinham durante o dia era a luz do sol que

entrava através das janelas dos quartos. Isso significava que quando a porta estava fechada, não havia luz no corredor. No primeiro dia da falta de energia, Lorena foi a primeira pessoa do seu andar a chegar em casa. Para chegar no seu quarto, ela teve que passar por três lances de escada e então um longo corredor - tudo no escuro total. Ela tateou onde achava estar a porta do seu quarto e, ao achar, tateou para achar a fechadura e abri-la. Logo que ela abriu a porta, a luz invadiu o corredor e o iluminou para os outros estudantes. Quão perdidos estamos no escuro. Enquanto o dormitório estivesse escuro, Lorena dificilmente poderia executar a simples tarefa de andar pelo corredor e abrir uma porta. A verdade é que nós não temos a intenção de andar pelo escuro. Nos fomos criados com amor para trilharmos uma vida guiada pela luz das Palavras de Deus. A próxima vez que você passar por uma falta de energia ou, por outro lado, se encontrar em trevas, lembre que a Bíblia verdadeiramente é o nosso maior recurso natural.

Conexão Criança
(5 minutos)

DÊ BOAS-VINDAS às crianças ao Pequeno Grupo. PERGUNTE às crianças: "Quantos de vocês tem uma lanterna em casa? Quais as maneiras diferentes que você pode usar uma lanterna? Você acha que as lanternas são importantes? Por quê?".

Transição FALE às crianças: “Hoje no Grande Grupo nós iremos escutar sobre como a Bíblia é uma luz que nos mostra a maneira de viver. Escutem atentamente para aprender como a Bíblia é como uma luz”.

Pequeno Grupo
(20 minutos)

Revisão FALE: “Hoje no Grande Grupo nós ouvimos que a Bíblia nos mostra como Deus quer que vivamos. A Bíblia é como o quê? (uma luz). Certo. Quais são as três maneiras que a Bíblia pode nos ajudar a saber como Deus quer que nós vivamos?
27

(deixe as crianças responderem). Certo. A Bíblia nos ensina a diferença entre o certo e o errado, amar a Deus de todo nosso coração e amar os outros”.

FRUTOS-1 – Descoberta – Guia do Líder de Pequeno Grupo – 4-6 Anos – Lição: 4 Reprodução permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados à Associação Willow Creek

Atividade: A Reluzente Bíblia O propósito dessa atividade é que as crianças descubram de que maneira a Bíblia é como uma luz – nos mostrando como Deus quer que vivamos. MATERIAIS PROVIDENCIADOS POR SEU ADMINISTRADOR Tabuleiro das Aventuras Maravilhosas Cartões de perguntas bíblicas 2 peças para o jogo Dados Cartões de mensagem secreta Figuras da mensagem secreta Bastões de cola PREPARAÇÃO/MONTAGEM COLOQUE o tabuleiro do jogo no centro do seu grupo. ASSEGURE-SE que um dos cinco cartões com figura esteja na base da pilha, embaralhado com cartões de perguntas bíblicas, e então coloque a pilha de cartas próximo ao tabuleiro do jogo. DIVIDA seu grupo em duas equipes e coloque 2 peças do jogo no "começo". MANTENHA o resto do material pronto até o momento em que as crianças irão usá-los. INSTRUÇÕES PERGUNTE: “Vocês estão prontos para começar uma aventura? Seu trabalho hoje é encontrar as cinco figuras que lhe ajudarão a descobrir a mensagem secreta nos seus cartões de mensagem secreta”. ENTREGUE um cartão de mensagem secreta para cada criança. EXPLIQUE para as crianças: "Todos terão sua vez de jogar os dados e mover a peça do seu time. Se você parar em um Baú de Tesouros, você peça uma carta e eu a leio para você. Alguma das cartas nos lembrarão das coisas que aprendemos sobre a Bíblia, outras são só para brincar, e cinco das cartas tem uma figura nelas. As cartas com figuras nos ajudarão a descobrir a mensagem secreta. Se você comprar uma carta com uma figura, eu irei perguntar a ambas as

equipes uma questão. Cada equipe irá discutir sobre a questão e então dará a resposta da equipe. Então eu darei a vocês uma figura da mensagem secreta que corresponde com a que tem na carta. Terá um número na figura que corresponde a um número de uma das caixas no seu cartão de mensagem secreta. Use o bastão de cola para colar a figura na caixa. Nós c ontinuaremos o jogo até que encontremos todas as cinco cartas com figuras e alcançarmos o deserto majestoso. Se seu time chegar ao deserto majestoso antes de nós encontrarmos todas as cinco figuras, você poderá continuar jogando movendo suas peças até todas as cinco cartas com figuras serem encontradas”. PERGUNTAS NAS CARTAS COMUNS 1. Quando Zaqueu aprendeu a diferença entre certo e errado, o que ele parou de fazer? (ele parou de enganar as pessoas; ele parou de tirar muito do seu dinheiro). 2. Zaqueu se tornou amigo de Jesus e o amou com todo seu _______. (coração). 3. Depois que Zaqueu aprendeu a diferença entre o certo e o errado, e aprendeu a amar Deus de todo o seu coração, quem mais ele aprendeu a amar seguindo o que estava na Bíblia? (outras pessoas). 4. Deus escreveu a Bíblia com suas próprias mãos? (não, Ele falou às pessoas o que escrever e elas escreveram as histórias para Ele). 5. Qual o nome do Melhor Livro da Terra? (a Bíblia). 6. Por que a Bíblia é como uma luz? (como uma luz, nos ajuda a ver e nos mostra a maneira que Deus quer que vivamos). 7. Por que você acha que a Bíblia é chamada Palavra de Deus? (Deus conta Suas histórias na Bíblia). 8. Por que você acha que Deus nos deu a Bíblia? (Ele quer que nós saibamos quanto Ele nos ama. Ele quer nos ensinar sobre Ele e a distinguir o certo do errado). 9. Fale-nos a respeito de uma vez quando você não tinha certeza de qual era a coisa certa ou qual a coisa errada a fazer. Você acha que a Bíblia poderia ajudar você a saber o que fazer?

28

FRUTOS-1 – Descoberta – Guia do Líder de Pequeno Grupo – 4-6 Anos – Lição: 4 Reprodução permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados à Associação Willow Creek.

10. Quem você acha que deveria ler a Bíblia? Por quê? 11. Tudo que está escrito na Bíblia é verdade? (sim, porque não inclui nenhum engano pois foi escrita por Deus). 12. Qual é o livro predileto do professor Maravilha? (a Bíblia). 13. Qual sua história favorita GUIA DE na Bíblia? PASTOREIO 14. Quais as diferentes Talvez você premaneiras de mostrar seu amor cise ajudar às por Ele de todo o seu crianças a achar coração? (obedecer Deus e seus as respostas corpais; orar; ler a Bíblia; ir à igreja; retas, particularetc.). mente se você 15. Quais as maneiras que tem crianças no você pode mostrar às pessoas seu grupo que que você as ama? (sendo não estão pregeneroso; compartilhando; orando sentes toda por elas; ajudando-as; etc.). semana. Perguntas dos Cartões com Figuras FAÇA as perguntas a seguir quando as crianças escolherem uma carta com a figura correspondente: 1. Bíblia – O que a Bíblia diz que é a criação favorita de Deus? (pessoas). 2. Lâmpada – Qual é uma das promessas de Deus? (Deus irá ajudar você; Deus nunca lhe abandonará). 3. Pegadas – Quem a Bíblia nos ensina a amar? (Deus e os outros). 4. Lanterna – Quantos livros tem na Bíblia? (sessenta e seis). 5. Caminho – Por que é importante saber o que a Bíblia diz? (para sabermos como Deus quer que vivamos). FALE: "Eu acho que nós estamos perto de descobrir a mensagem secreta. Vamos dar uma olhada nos nossos Cartões de Mensagem Secreta e ver se podemos descobri-la. A primeira figura é a figura de uma Bíblia. Alguém sabe outro nome para a Bíblia? Às vezes é chamada de Palavra de ________. (Deus). Bom vamos ver o que o resto nos diz”.

LEIA o cartão de mensagem secreta numa maneira similar a que se segue, pretendendo descobrir o quanto você lê. Deixe as crianças ajudarem você com as figuras. FALE: "Sua Palavra é uma lâmpada de mesa". MOSTRE a figura da lâmpada de mesa. FALE: "Sua palavra é uma lâmpada para os meus sapatos". MOSTRE a figura das pegadas. FALE: "Não, para os meus ______ ? (pés). Bom. Sua palavra é lâmpada para os meus pés e uma lanterna". MOSTRE a figura da lanterna. FALE: "Humm, eu acho que é uma luz para o meu carrinho". MOSTRE a figura do caminho. FALE: "Não é um carrinho, é um caminho. Vamos por tudo junto. A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!". Salmo 119:105 Vamos dizer juntos: “Sua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho". (Salmo 119:105) Encerramento DIGA às crianças: "Esse versículo nos fala algo muito importante sobre a Bíblia. Deus quer nos mostrar a maneira certa de viver e quer que saibamos que a Bíblia nos ajuda a conhecer o modo de fazer isso. A Bíblia nos ajuda a distinguir o certo do errado e a amar a Deus e as outras pessoas". Versículo Bíblico FALE: "Hoje nós aprendemos que a Bíblia é a Palavra de Deus e nos diz como viver e tomar decisões corretas. A Bíblia é como uma luz que ilumina o caminho e nos mostra como viver. Isso é o que o nosso versículo bíblico de hoje quer dizer". ENTREGUE a cada criança um cartão com o verso bíblico e fale o versículo novamente

29

FRUTOS-1 – Descoberta – Guia do Líder de Pequeno Grupo – 4-6 Anos – Lição: 4 Reprodução permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados à Associação Willow Creek.

Oração Querido Deus, Obrigado por nos dar a Bíblia e enchê-la com histórias que nos ajudam a saber como você quer que nos vivamos. Obrigado porque a Bíblia é como luz, nos

mostrando a maneira de amar você e os outros, e nos ensinando a distinguir o certo do errado. Por favor nos ajude a sempre estar aprendendo com a Bíblia. Amém.

Conexão Criança
continua...
Líderes de Pequeno Grupo, usem esse tempo para continuar a construir comunidade e aprender mais sobre suas crianças e suas preocupações. Escute cuidadosamente para você estar melhor equipado para orar e alcançar cada criança.

PERGUNTE: “Como distinguir melhor o certo do errado lhe ajudou essa semana? Como você pode viver da maneira que Deus quer e mostrar seu amor pelos outros essa semana? O que você acha que é a coisa mais importante que você aprendeu na Bíblia nas últimas semanas? Que jogos você gosta de jogar com a lanterna?”.

ENTREGUE a cada criança uma folha para colorir em casa. CONVIDE as crianças a voltar na próxima semana para aprender mais sobre um livro muito especial na Bíblia chamado Salmos.

30

FRUTOS-1 – Descoberta – Guia do Líder de Pequeno Grupo – 4-6 Anos – Lição: 4. Reprodução permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados à Associação Willow Creek.