P. 1
Paul_Stamets_palestra_IPC8_portugues

Paul_Stamets_palestra_IPC8_portugues

|Views: 93|Likes:
Published by onzeonze
Palestra realizada por Paul Stamets durante o IPC8 (8 International Permaculture Conference) em São Paulo, Brasil, em que o pesquisador fala de sua experiência no estudo de cogumelos e de sua importância para a natureza e a humanidade. Traduzida para o português.
Palestra realizada por Paul Stamets durante o IPC8 (8 International Permaculture Conference) em São Paulo, Brasil, em que o pesquisador fala de sua experiência no estudo de cogumelos e de sua importância para a natureza e a humanidade. Traduzida para o português.

More info:

Categories:Types, Speeches
Published by: onzeonze on Jan 10, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/10/2011

pdf

text

original

Paul Stamets

Muito grato, estou honrado por estar aqui e sou grato ao meu anfitrião brasileiro, sou grato pelo convite, sou grato ao Ali e sou grato aos meus ancestrais, sou uma pessoa que vem de uma linhagem de experts, interessados em fungos através das eras. É minha voz hoje, mas essa é a voz de muitas gerações no passado e serão muitas gerações no futuro. Alguns de vocês devem estar se perguntando o porque deste chapéu. Este chapéu foi feito, na verdade, a partir deste cogumelo. Este cogumelo é chamado de “orelha de pau da bétula” (birch polypore), fomes fomentarius. Este cogumelo é um dos motivos pelo qual estamos aqui hoje. Não existe dúvida que viemos da África, somos todos africanos de coração. Entre 100 mil e 200 mil anos atrás, os humanos migraram da África para a Europa e descobrimos algo novo, chamado de inverno e este cogumelo possibilitou a portabilidade do fogo. Este é um cogumelo que permite dar início ao fogo. Pode-se colocar fogo neste cogumelo e carregar fogo por dias. A pessoa encarregada de manter aceso o fogo em seus clãs, quando migraram para latitudes mais ao norte, eram essenciais à sobrevivência de seu povo e vocês podem imaginar como seria se não houvesse fogo durante o inverno. Nosso clã morreria. Este cogumelo também revolucionou a guerra. Quando se ferve este cogumelo e o amassa com pilão, ele se transforma em uma fibra. Este cogumelo revolucionou a guerra porque mesmo tendo os chineses descoberto a pólvora, os europeus inventaram o rifle, que possibilitou com que a faísca ateasse fogo a este tecido e à pólvora, o que foi um enorme avanço tecnológico. Da mesma forma vou mostrar alguns avanços tecnológicos que acho críticos para a sobrevivência humana. Esse chapéu hoje é feito por mulheres, na Transilvânia, onde é uma tradição de longa data, há mais de 2 mil anos e quando você pila esse cogumelo, após cozinhá-lo, ele vira um tecido e podem ser feitos chapéus, bolsas, etc. Esse chapéu é bem quente e se você passar gordura animal ele fica impermeável. Essa é uma das tecnologia quase perdidas utilizando-se fungos. Há 10 mil anos atrás nós éramos todos povos da floresta e ao deixarmos a floresta perdemos muitos dos conhecimentos ancestrais, mas uma parte desse conhecimento ainda sobrevive hoje. Então vou tirar meu chapéu. Esta é minha esposa, ela não está aqui mas é minha melhor amiga e “parceira no crime” e aqui é onde vivemos no estado de Washington, ao sul de Seattle, onde há belas florestas

isso é muito interessante. Nós nos separamos dos fungos há cerca de 600 milhões de anos atrás. onde a temperatura da água chega a 60º. secas e também conferem a propriedade de repelir insetos. extremamente quente. ou como um leão que elimina um indivíduo fraco. e ainda assim plantas podem viver naquela água. Ao colocarem os fungos de volta. associadas às raízes das plantas que aumentam a absorção de nutrientes em centenas de vezes. as plantas sobreviviam em água de 60º. o que significa que 90% das espécies ainda não foi identificada. assim como os fungos. em dezembro do ano passado. Das 150 mil espécies de cogumelos estimadas no reino dos fungos. Essas espécies são nomeadas por 3 brasileiros. e têm um chapéu e um anel no caule. mantendo o grupo forte. Pesquisas provenientes das águas termais de Yellowstone. No Jornal de Microbiologia Eucariótica. os esporos vêm das lamelas. 10% são fungos que formam cogumelos. Cientistas retiraram aquelas plantas da água. são os fungos endofíticos. Isso confirma a termotolerância. nós inalamos oxigênio. prevenindo que insetos comam as plantas. nós nascemos dos fungos. Os fungos endofíticos são criticamente importantes. lamelas. nós só identificamos 14 mil. um cogumelo-botão portabello. então eles retiraram os fungos e replantaram as plantas. Nós exalamos dióxido de carbono. a maioria de vocês está acostumado a ver cogumelos com caule. que é como um urso caçando um animal ferido.com” Fungi . este conhecimento veio desta área. este reino une os animais e fungos em um mesmo grupo. São micorrizas. um novo super-reino surgiu. cultivaram em laboratório e encontraram um fungo que pensaram ser um contaminante. que injetam os caule e as folhas das plantas. como também previnem doenças. Eu acredito na inteligência da natureza e ouvindo à natureza nós podemos descobrir ou redescobrir muitas soluções para os problemas que enfrentamos hoje. assim como os fungos. chamadas agaricus brasiliensis. que morreram em temperaturas de 40º. O que muitas pessoas desconhecem é todas as plantas tem fungos injetados em sua estrutura. Nós somos mais próximos do reino fungi do que de qualquer outros reinos. Os fungos endofíticos do gênero cornularia são essenciais para possibilitar que uma planta sobreviva a condições adversas: altas temperaturas. Há fungos parasitas que matam árvores. “fungi. Então o que fazemos em nossa empresa? Temos uma companhia.virgens muito anciãs. o reino Opisthokontum. Há uma estimativa que existam 1 a 2 milhões de espécies de fungos no mundo. Existem fungos saprófagos que crescem em matéria morta e um novo grupo. na América do Norte.

Então fungos criam solo e a perda de solo por todo o mundo está causando um enorme impacto. eu também quero fazer um reconhecimento aos meus 25 funcionários. Este é um exemplo de micélio. Um óleo biodegradável. Nós produzimos 10 mil Kg de micélios por semana. 21 dias após a inoculação. E apresento a vocês a idéia que chegou até mim. essa coisa branca que todos já viram. Fungos são os grandes desmontadores moleculares da natureza. A maioria dos micélios que produzimos são de fungos saprófitos. Cogumelos têm sistemas imunológicos bem fortes. pegamos serragem. o solo é gerado. Este é um micélio de cogumelo-ostra de um óleo de motoserra. que quando você corta uma árvore ela se torna inoculada com esporos. Após a produção dos esporos eles se entregam e começam a apodrecer através da ação de outros organismos. Temos 900m2 de “salas limpas”. durante muitos anos: os cogumelos pré-selecionam as comunidades de bactérias que são essenciais para as plantas crescerem e produzir o que servirá de alimento aos fungos e auxiliar os cogumelos se espalharem e auxiliar outras plantas. fungos que crescem em matéria morta. 23 dias. adicionamos micélios. tem sido uma longa e dura estrada e seu apoio faz muita diferença. . Eu era lenhador. no sentido negativo. especialmente bactérias. Então o micélio cresce em um habitat que eu chamo de habitat miceliado e ele segura o solo e previne a erosão. suspensa acima do solo permanece fora dos ciclos de carbono. É capaz de reter 35 mil vezes sua massa. vitamina B. nós temos 23 dessas. Em essência. cortei floresta anciãs por alguns anos e inventei um óleo de motoserra cheio de esporos. Se você ainda não viu é só ir lá fora e procurar um pedaço de madeira. 25 dias. Aqui temos cogumelos-ostra crescendo em um talo. essa coisa branca. anti-cancerígena. A idéia é que quanto mais rápido se decompõe a madeira.Perfecti. Até eles soltarem seus esporos. O cogumelo-ostra pode reciclar e converter a maioria dos substratos de celulose em um alimento rico em proteínas. Aqueles que sabem o que é uma bancada de fluxo laminar. Sou fascinado pela maneira como os cogumelos apodrecem. Cogumelos são verdadeiros alimentos medicinais. Alimento. e no curso de seu ciclos de decomposição. O micélio tem incrível capacidade de retenção. mais rápido o carbono volta pra natureza e a madeira seca. Eles são os organismos que fazem a interface entre a vida e a morte. muitas coisas acontecem e no final nós criamos solo. quebrar uma ponta e você verá essa massa branca.

através de grandes distâncias. Os micélios são uma corrente que conquistam grandes áreas e depois ele se torna uma rede. e se não há água suficiente. Olhando para os micélios. ele secreta microcavidades que são preenchidas com água e depois que a água sai. Comunidades de bactérias. tanto do micélio quanto da otimização da internet. Eles podem canalizar centenas de litros de água por estas fibras. todos fazem morada. Este é o micélio crescendo. enquanto o micélio possui apenas uma célula. Mas olhando para os micélios.Aqui temos um cogumelo liberando seus esporos. nós temos 5 ou 6 camadas de pele que nos protege de infecções. Eu proponho que os micélios são a internet natural da Terra. Em 1984 eu recebi críticas por isso e tenho a felicidade de dizer que ano passado dois artigos foram escritos por pesquisadores da Escócia e de Oxford falando a respeito da matemática da internet e usando a mesma matemática da teoria da internet e olhando para os nodos de cruzamento dos micélios. Muitos deles são anuais e surgem como consequência das chuvas. então deixem-me mostrar 5 ou 6. São filtros. eles capturam nutrientes ao atravessarem. São pequenas bolsas de água que aos poucos são liberadas. mas em apenas um cm2 de solo pode haver mais de 12 Km de micélios. protoprotozela. . Este é um micélio magnificado. em pequeno espaço de tempo. e existem outros organismos aqui e rapidamente os micélios entram para o subsolo. Micélios de cogumelos vivem dezenas. Micélios são pilares da cadeia alimentar. Dentro dessas micro-cavidades todos tipo de micro-organismos crescem em abundância. fiquei maravilhado de ver como são articulados. Este é a proverbial ponta do iceberg. depois os esporos germinando. Pense nisto! Passei muitos anos em frente a um microscópio então vou mostrar algumas de minhas imagens. à medida que perde a água. À medida que o micélio cresce em seu habitat. às vezes centenas de anos antes de algum cogumelo ser produzido. dessa forma retêm umidade. Estes são chamados nodos de cruzamento. encontraram as curvas de otimização matematicamente. Eu comecei a ver estas imagens como paisagens neurológicas. Elas se sobrepõe perfeitamente. O micélio tem apenas a espessura de uma membrana celular. através dos anos. nessas redes. Então compreendi que são membranas de microfiltragem. o micélio procura a água. Existem algumas idéias na vida que recomendam a si mesmas. eu olho o que está acontecendo aqui. etc. Passei muitos anos tirando milhares de micrografias.

Estas são galáxias. foram recompensados pela seleção natural. outro impacto de asteróide e os dinossauros foram extintos. que forma uma estrutura assim como o arquétipo do micélio. conforme sabemos. Ele é encontrado através de toda a natureza em diferentes ordens de magnitude. 13. a Terra se formou a partir de poeira estelar. Estes são neurônios cerebrais que também seguem o mesmo modelo de rede. o sol foi bloqueado novamente e os fungos herdaram novamente a Terra. Ela compartilha do mesmo arquétipo que o micélio. eu chamo de a centelha de Deus. sou um astrônomo amador. O ar ficou repleto de poeira. Estamos entrando agora na 6ª X. e se cada organismo tivesse . nós conseguimos chegar até aqui. Esta é uma explosão de super-nova fotografada pelo telescópio Hubble. Era uma consequência inevitável de uma experiência de sucesso de modelo evolutivo já testada anteriormente. Somos composições simbióticas de organismos.No micélio existe uma retro-alimentação biomolecular que permite ao micélio customizar suas defesas e enzimas antes de qualquer contato.7 bilhões de anos atrás ocorreu o Big-Bang. As plantas que se uniram aos fungos. devemos todos brindar. Através deste dois impactos. Eu acredito e sei que a natureza constroi baseada em seus sucessos e a invenção da internet era inevitável. por décadas e talvez por séculos. Nós estamos presentes aqui hoje. a sexta grande extinção do mundo. não é apenas Paul Stamets falando pra vocês. Eu imagino. Daí chegamos até 65 milhões de anos atrás e acontece novamente. Sabemos de 2 impactos severos de asteróides. Eu frequentemente penso que se houvesse uma OOU. Indo mais adiante nas galáxias. este é o caminho. A matéria forma correntes. 250 milhões de anos atrás houve um impacto catastrófico de um asteróide que atingiu a Terra. 4.5 bilhões de anos atrás. Esta é uma representação diagramática da internet publicada na Scientific American. Organização dos Organismos Unidos. até agora. se este é o arquétipo da consciência universal. 50% das espécies conhecidas serão extintas nos próximos 100 anos. por causa de um sucesso evolucionário. Vamos voltar no tempo. até 97% da matéria do universo é considerada “matéria negra”. levantando uma enorme quantidade de poeira que se espalhou por toda a atmosfera. são colônias de micróbios utilizando de uma voz em comum e vocês estão me ouvindo e sua colônia de micróbios está ouvindo a voz que a minha colônia está projetando. O sol foi bloqueado e os fungos herdaram a Terra. organismos que se uniram aos fungos sobreviveram na escuridão.

Fungos devoram rochas.o direito de voto. estes fungos são espertos na maneira com que eles respondem e acredito que podemos nos espelhar na inteligência deles para lidarmos com os problemas que enfrentamos atualmente. No mês passado. O cogumelo mais antigo até hoje descoberto. por exemplo. Nós estamos participando desta votação neste momento. Após o cálcio ser extraído da rocha. e tem entre 15 e 20 milhões de anos. Estes fungos são extremamente adaptáveis à catástrofes. há 1. depois combina-se com o cálcio e outro oxigênio. naquela época mediam no máximo 50 cm de altura. O cogumelo mais antigo encontrado tem 100 milhões de anos. estava em um pedaço de âmbar. Se você voltar 100 .3 bilhões de anos atrás. açucares de alto peso molecular. é na verdade duas moléculas de dióxido de carbono unidas e o oxalato de cálcio. cobertos por oxalato de cálcio. anaeróbicos. Estes são muito interessantes. Boyce pela publicação. 600 milhões de anos depois. e quero dar o crédito ao Dr. Ácido oxálico. Este ácido em contato com a rocha extrai cálcio dela. sujeitos à erosão e o oposto. Este eram cogumelos de 10 a 15 metros de altura. 50% deste dióxido metabolizado fica nas redes do micélio. Micélios foram os primeiros organismos a dominar a terra. Era um grande mistério até um grupo de micologistas e cientistas se reunirem e descobrirem que isto é na realidade um cogumelo. o magnésio é extraído e a rocha se esfacela. e nossa própria extinção está em jogo. evidentemente são solos ricos de vida. A ausência de micélios em solos resulta em solos compactados. sequestrando dióxido de carbono da atmosfera. governos. Roma. os primeiros organismos terrestres. este artigo foi publicado no “Journal of Geology”. Como eles fazem isso? O micélio produz uma rede. Antes da extinção dos dinossauros. foi fossilizado. Este é um organismo muito interessante. Mesmo que os micélios exalem dióxido de carbono. mas também produzem ácido oxálico. Desta forma pode ser verdade que a solução para o aquecimento global é o uso de micélios para gerar húmus. Quando elas ocorrem. É por isso que micologistas são contratados por fundações de preservação de monumentos. O micélio é composto de mais de 95% de polissacarídeos. As plantas foram os próximos. produzindo cristais de oxalato de cálcio. porque os fungos ainda fazem isto. As plantas mais altas na Terra. para prevenir a destruição de monumentos. descoberto em 1958 e tem 420 milhões de anos de idade. como foi visto. Prototaxites. os seres humanos seriam eleitos para ficar na Terra ou não. Esta é uma imagem artística de como a Terra deveria se parecer há 420 milhões de anos atrás.

Quando se fala de cogumelo. acho que os permacultores sabem onde quero chegar com isso. estado de Oregon. de 890 hectares de extensão. o micélio sobe até a superfície do solo e então. eu admito. Ele matou as árvores. rodeado de centenas de milhares de microorganismos que tentam comer isso. as culturas que utilizamos são como as lentes de um telescópio ou de um microscópio. o estado de Washington. Este é um cogumelo “shaggy mane”. Estes são organismos altamente desenvolvidos. que surgem após os fungos criarem o solo. um estado na América do Norte. nesta área. nos EUA e o micélio. exposto à luz. você logo pensa de cogumelos portobelo. em cogumelos-botões ou cogumelos mágicos. somos limitados pelo campo de visão. mas se você visse umas criaturas andando pelo chão. mas a maioria das espécies de cogumelos responde à luz e então produz um cogumelo. Aqui é onde eu vivo. que se tornaram cinzentas. Como é possível que o micélio atinja esta enorme massa? Esta aqui é uma cultura incomum de micélios. você iria reconhecer que aqueles são os ancestrais dos humanos? Não. o micélio não precisa de luz para crescer. Bem mais desenvolvidos e o que eu encaro como um problema ao comunicar este conhecimento é uma forma de racismo biológico contra os cogumelos. então. Mas este é contorno de um único organismo. Então aqui está um cogumelo-bebê se formando. eles são os responsáveis pela restauração dos habitats. com mais de 2 mil anos de idade e com apenas a espessura de uma parede celular. porque está acima do solo e a exposição à luz desencadeia a formação de um cogumelo. crescendo em Montana. Mas.milhões de anos atrás e andar através de uma floresta paleolítica você iria reconhecer os cogumelos. quantas pessoas sabiam que os fungos foram os primeiros organismos na terra? E isso é o que eles fazem. este é o Rio Columbia. se torna multi-nuclear e as células se expandem com uma força hercúlea que pode quebrar asfalto e concreto e ao mesmo tempo você pode esmigalhar estes cogumelos com suas mãos. Acho que é um belo exemplo de . altamente inflamáveis. O maior organismo da Terra fica no norte de Oregon. E então eu me deparei com estas imagens de micélios de cogumelos-mel. então tiveram que cortálas. é extraordinariamente interessante. O micélio. quando desobstruído também produz este espirais. os cogumelos são tão poderosos que podem emergir através do asfalto ou do concreto. Liderando o caminho para as espécies subsequentes. é uma teia de micélios de 890 hectares. uma matriz espiral de células se forma. sob as condições favoráveis tipicamente com a presença repentina de água.

a mesma coisa. É um habitat marinho. de acordo com o que estão querendo digerir. O micélio é como uma esponja. usando micélios. bactérias. era uma competição de estratégias ambientais para combater a contaminação do solo. nós retiramos a cortina e nosso monte estava coberto com centenas de quilos de cogumelos oyster. Eu construí canteiros de micélios e quando eles voltaram no ano seguinte e foi detectada redução de mais de 100 vezes nos coliformes e eles queriam saber o que eu havia feito. uma ONG multimilionária e eles me deram suporte por 4 ou 5 anos e eu testei 26 espécies de fungos de minha biblioteca. bem ao lado de estuários de mariscos. diesel de navios. Cada propriedade naquela baía recebeu intimação do poder local para substituir seus sistemas de tratamento de esgoto. Washington. Nós retornamos 4 semanas mais tarde. pois havia contaminação por ecoli (coliformes) naquela baía. um outro foi tratado com bactérias. Eu vivo em uma pequena baía. e nós inoculamos esse monte. ostras e crustáceos. então estes fungos podem ser treinados. no estado de Washington. O micélio está produzindo enzimas extra celulares. eles ficaram bem grandes.quão poderosa e quão delicada a natureza é. o 1º monte estava descoberto. Estes cogumelos ficaram bem grandes. a mesma coisa. Isso chamou a atenção dos Laboratórios Batelle. Me envolvi com a limpeza de sistema de águas dos Laboratórios Batelle. São PAHs. eles mais que duplicaram em quantidade em um ano. Esses são pequenos montes de terra saturados de diesel em Bellingham. Cheirava a diesel. Estas são as mesmas ligações que mantêm unidos os hidrocarbonetos. Os micélios suam grandes quantidades destas gotas. preto. 3º monte. o 2º monte. fedido. ele absorve o óleo. que mantêm unidas a celulose e a lignina. O micélio é um filtro. estas enzimas quebram as ligações entre hidrogênio e carbono. e nosso monte foi inoculado com micélios de cogumelos oyster. O solo estava tão encharcado de óleo que era necessário lavar as mãos várias vezes após lidar com ele. então chagamos ao nosso monte. Eu havia feito simplesmente canteiros múltiplos de micélios com serragens e talos de madeira. na presença de vários oficiais do governo. era o monte-controle. hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. chamadas lignases e celulases. um monte era o monte-controle. Eu comecei com os canteiros de micélios. excretadas de maneira específica. Então havia 4 montes. É o que chamamos de cogumelos contentes. sem vida. e como as galinhas. Todos ainda tinham altos níveis de PAHs. . vacas ou porcos. outro com enzimas.

elemento que Sadam Hussein utilizou contra os Curdos. polissacarídeos. estes são organismos de interconexões. aqui temos tanques de germinação em uma fazenda ou uma fábrica e os efluentes geram poluição. sacos cheios de serragem injetados com micélios para micofiltragem de bactérias. Os fungos são os organismos-chave para a restauração ambiental. escuros e sem vida. os insetos botaram ovos que viraram larvas. sem vida alguma e então eu vi isso. aumentando gradativamente a quantidade de VX nas culturas. Os cogumelos esporularam e então algo mais aconteceu. os pássaros vieram em busca das larvas e trouxeram sementes e em 10 meses nosso monte era um oásis verdejante de vida. e diminuindo os outros nutrientes disponíveis. Nós analisamos os cogumelos e eles se apresentaram totalmente livres de qualquer traço de petróleo. uma neurotoxina potente. O VX tem uma molécula constituinte chamada DMMP e é uma neurotoxina potente. pois os cogumelos não produzirão mais que isso. matando instantaneamente. Como sei que permacultores adoram diagramas. Uma epifania pra mim! Ao esporularem os cogumelos atraíram insetos. Eu desenvolvi uma série de aplicações em meu livro “Micelio Running” está descrito em detalhes. Das minhas 26 linhagens de micélios. então utilizando este material pode-se gerar solo e habitat e dessa forma pode recuperar cursos d’água. perfeitamente comestíveis. nós vendemos muitos deles. porque os talos já estarão decompostos. depois de ter feito umas 4 colheitas. no Japão. Então eu criei os “bunker spawn” (tanque de germinação). Você dá uma dose de óleo queimado de seu carro e os cogumelos crescerão novamente. micélios adoram tecidos. e-coli. para tratar lixo tóxico. Nós treinamos nossas culturas de cogumelos. enquanto as 3 outros montes estavam mortos. Você pode pegar um kit de cogumelos oyster. o micélio gosta de tecidos semelhantes ao seu próprio tecido. Isto é chamado de reconhecimento de estrutura própria. matando mais de 20 mil pessoas. Tem sido uma grande preocupação dos militares americanos e também internacionalmente. Você pode pegar diesel de seu carro e derramar por cima do kit. até que após 4 meses a única fonte de nutrientes era o VX. Nós retornamos 8 semanas depois e os outros 3 montes estavam mortos.Eles foram capazes de metabolizar os hidrocarbonetos e transformá-los em carboidratos. 2 delas decompuseram “VX”. abrindo a paisagem para uma pluralidade de outros organismos. E existem 2 espécies em minha biblioteca que transformaram o VX em . o DMMP também foi utilizado no metrô.

arsênio. e o radioativo. Este fungo realiza uma tarefa a longo prazo. então penso ser a maneira da natureza. aqui. Havia o medo do alastramento da radioatividade. reduzindo os índices de radiação nos outros locais. e sabiam que os cogumelos concentravam as metais. não se pode destruir metais pesados ou radioativos. Após Chernobyl os cientistas monitoraram os cogumelos pois os ucranianos estavam colhendo e se alimentando deles. prevenindo infecções. Um grupo de cientistas liderados pelo Dr. Formigas cultivam cogumelos. Cogumelos também sequestra metais pesados. parasite e mate seus ninhos. em 10 ou 15 minutos. mas ciclos de vida de muitas gerações. hiperacumulou césio 137 dez mil vezes em relação aos níveis normais. descobriu que formigas e cupins cultivam os cogumelos para selecionar uma bactéria que produz um antibiótico que impede que um fungo. assegurando que a floresta e o ecossistema sobreviva. Aqui são alguns de nossos funcionários. Então as formigas aprenderam há muito tempo que se aliando a fungos benéficos elas podem se prevenir de doenças que outros fungos podem provocar. transformando aquele cogumelo em alvo. e a única coisa que fiz foi inocular um pequeno formigueiro em nosso laboratório com micélios e no 1º ano apareceram alguns cogumelos lá. que não inclui somente seu próprio ciclo de vida.substâncias não tóxicas. cádmio. no ano seguinte apareceram centenas. Um cogumelo. Quando pertubávamos essas formigas elas ficavam muito bravas. A hiperacumulação do césio beneficiou os seres vivos e a ambiente. elas imediatamente. As formigas cultivam cogumelos como parte de sua tática de defesa. Joe Spatafora. sabiamente descontaminar ambientes contaminados com metais pesados para que a pluralidade de organismos sobrevivam. Tenho 24 destas tabelas em meus livros. chamado lapiota prosera. chumbo. Então começamos a criar fungos lapiota em nossa empresa. mas apenas transferi-los para outros locais. Isto foi publicado em “Jane’s Defense Weekly” e o Departamento de Defesa Americano imediatamente colocou numa caixa preta e eu não sei o que aconteceu depois disso. aqui está. césio. chamado Gomphidius glutinosus. Este é um cogumelo parasol. paravam de nos . alguns cogumelos comestíveis lapiota prosera. mas assim que era colocado um micélio em contato com a colônia. cobre. mercúrio. é um index cruzado de espécies de cogumelos contra diferentes tipos de metais. deliciosos. escovopsis.

tem guardas nas entradas. como disse um amigo meu. não retornando ao formigueiro. era literalmente decapitada e levada a um cemitério onde os próprios guardas também se sacrificariam. Então todo dia aspirava a casa e lá estava este monte de serragem das formigas. Eu moro. a consideração nº 1. mas os insetos não são estúpidos. chamado metarhizium. pagavam pedaços dos micélios e reconstruíam o formigueiro em 4 ou 8 horas. e a idéia deles era que quanto mais esporos. Estou fascinado com a evolução dos fungos. Mas todos os outros cientistas. e com sua relação com outros organismos. Então fui até o site da Agência de Proteção Ambiental e descobri um fungo que não é patogênico para as abelhas. Então esse insetos sociais são governados por uma rainha e os ninhos são como fortalezas. em 2 ou 3 meses. em Washington. Isso também acontece com as formigas cortadeiras aqui da Amazônia. Elas são como cupins. esses são esporos sendo produzidos. caçando esses pedaços brancos que vocês viram.atacar e se acalmavam. À noite tem uma festa em sua casa. com o teto plano. posso transformar nesta forma. Esse fungo em cultura. seria impedida de entrar no ninho. sem mísseis. da maneira que minha mãe me ensinou. como podem ver. então eu peguei o sentido oposto. não esporulando. sem morte. olhei na literatura científica. os insetos iam até lá e sentiam o cheiro. e qualquer formiga que trouxesse um esporo deste fungo. o que não faz o menor sentido. com buracos por todo o telhado e formigas carpinteiras por toda parte. quando eram colocados os esporos em armadilhas pela casa. eles simplesmente iam embora. mais morte. sem esporos. esta é minha tarefa. quando você dorme. mas ataca cupins e formigas que comem madeira. então eu atraso a esporulação e falei pra minha filha e pra minha . mais mísseis. identificando como organismos patogênicos. então eles queriam aumentar a quantidade de esporulação nessas culturas. ela foi construída nos anos 60. incorporando os micélios ao formigueiro pois haviam reconhecido imediatamente. para proteger a rainha. como um mofo de penicilina. então. Mas eu não queria mais esporos voando em meu laboratório. que estavam destruindo a casa. Então pensei. esporos verdes. E essas formigas todos os dias faziam um monte de serragem em um local da casa e como sou um bom marido e passo o aspirador e lavo a louça. Mais de 200 cientistas e mais de 100 milhões de dólares foi gasto com este fungo pela indústria de pesticidas para evitar que cupins e formigas comam as casas. e todos diziam que aquilo era ruim. a natureza é muito mais inteligente que isso e então encontrei esses pedaços brancos se formando. na pior casa que ele já viu na América do Norte.

não cuidam da limpeza. água e etanol. Então aqui está o lugar com o monte de serragem que aparecia toda noite e então eu peguei o pratinho de brinquedo da minha filha. Começamos a fazer extratos. aceita pelo Departamento de Patentes Norte Americano. enquanto o micélio os atrai. muito interessante. ela veio nos acordar dizendo que a gente precisava ver aquilo. e esporos e poeira se espalharam pelo ar. testes de escolha. O estado de bolor se reproduz muito rápido. Lawrence Gilbert. elas começam a comer o micélio. até ele matar o inseto e produzir o cogumelo. Uma semana. 3 controles. Eu recebi minha 1ª patente em dezembro de 2003. para formigas carpinteiras. que outros cientistas me disseram que não ocorre na natureza. Estes cogumelos são dimórficos. Então as formigas carregaram até a rainha e a colocaram em um trono deste micélio. Todas as trabalhadoras se tornaram disseminadoras do micélio. 1 teste com o extrato de micélio. duas semanas depois. Então a casa desabou. Eu continuei esta pesquisa e atualmente trabalho com 12 tipos de insetos. cobertos de micélios. ficam letárgicas. Eu consegui modificar as culturas nessa forma pré-esporulação. que garantem que a colônia sobreviva por muito mais tempo. Muito. mas não sobrevive por muito tempo. arroz e etanol. água. este é água. do Dr. cupins subterrâneos e cupins (molson?). então coloquei o micélio branco com arroz e estimulei minha filhinha a se inspirar em ciências dizendo: vamos trapacear as formigas carpinteiras. não havia mais nenhuma pilha de serragem em minha casa. o fungo quando produz esporos repele os insetos. como eu queria algo raso em que as formigas pudessem subir. etanol e o micélio e . não os esporos de metarhizion. outros micélios sem esporos. este são testes de escolha. Então as formigas ficaram mumificadas e então um cogumelo brotou de sua cabeça. nunca estive em um salão de ópio. levando pra dentro do formigueiro. As formigas desapareceram. mas é o que parece que a colônia faz.esposa: vamos enganar as formigas. mas outros esporos que estavam também na casa. arroz. é como um grande salão de ópio. neste cogumelo estão os esporos. então contei pra um amigo e ele ficou impressionado com o resultado que a indústria não conseguiu. formigas de fogo. têm o estado de bolor e têm o estado de cogumelo. pegando os grão de arroz. Este é um exemplo de como os esporos. Este fungo (?). eliminando a característica repelente dos esporos. então fomos olhar e estava coberto de formigas. Isso foi às 9 da noite e ela teve que ir ao banheiro por volta da meia noite e ela foi ver o pratinho e não acreditou no que ela viu. metarhizium.

Então parei de me envolver com qualquer uma destas indústrias. Tentarei aplicar agora aos insetos não-sociais.cupins. que é chamado de estímulo de alimentação e comportamento de seguir a trilha e os cupins seletivamente vão até o extrato. que destruiria o poço de lucros que foi criado. cerca de R$ 0. Nº 2: esta patente não pode ser conferida a empresas que vendam pesticidas químicos e não tragam esta tecnologia ao mercado e existe outros princípios também. Eu trabalhei.25 por casa. há apenas algumas semanas.. Isto pode substituir todos os pesticidas químicos do mundo. 200 mil espécies. após 4 ou 5 anos que começamos a trabalhar juntos. ou não? (a platéia se manifesta: não!) Ahh. o resto da natureza. sou um soldado solitário. que ao diluir a tornamos mais potente. 5 minutos? A platéia quer que eu pare em 5 minutos. então tentarei colocar no mercado por conta própria. Vou lhes dizer que minha vida foi ameaçada por várias vezes. pois simplesmente adicionamos água. Pode ser localizado especificamente nos genomas onde as espécies ocorrem. então a diluição foi a solução para a lucratividade. tudo bem. nos últimos anos e recentemente.. não terei tempo de entrar em detalhes. alguns estavam inclusive no mesmo hotel em que eu estava hospedado! Muito interessante. tudo que eu tinha medo a respeito desta indústria se mostrou verdadeiro. Não é necessário importar fungos alienígenas. Isto distrói os minas de lucro da maiores indústrias. oh impossível.. nós queremos a biodiversidade de insetos e a protegemos. Eu carrego esta responsabilidade de maneira muito séria e em meus livros eu publiquei os princípios que guiam a licença destas patentes.. podemos enviar por correio. Metharizium é o fungo mais comum presente . mutação!! Então a indústria de pesticidas. O princípio-guia nº1: não existe guerra contra os insetos. em seu ecossistema. Descobrimos que o diluindo 500 vezes ele se torna mais potente. mas agora passarei ao reino dos fungos inteiro. esses fungos estão por toda parte. mutação. Eles não têm incentivo para substituir seus pesticidas por algo que é muito barato. Então avançamos mais um pouco e tenho a felicidade de dizer que em 17 de outubro de 2006. o Escritório de Patentes me conferiu a Patente Grand Bell.. aplicável a todos os insetos sociais. Assim que descobriram isso.. respeitando os direitos dos povos indígenas e dos genomas de suas terras. Isto é mais fácil de produzir que um kit de cogumelos. são tão sensíveis às frequências emitidas pelo micélio. Posso passar uma hora contando o que aconteceu. só não quero cupins e formigas-carpinteiras em minha casa. rendendo bilhões de dólares ao longo do tempo.

com osteoporosis. em banco de sementes. Os estudos clínicos começam no próximo mês. amigo meu utiliza contra câncer. (“Ali vou andar mais rápido”). com cogumelos medicinais contra o câncer de mama. uma IU de vitamina D são 4 microgramas e sua falta é um grande co-fator do surgimento de câncer e o mesmo cogumelo têm muito pouca vitamina D. você pode coletá-los. desenvolvendo imensos déficits de vitamina D. Fomos aprovados pela NIH (Istituto Nacional de Saúde). É um cogumelo muito benéfico. um cupim morto para cultivar este fungo. enzimas de . e ao invés de tirar este fungo da floresta. existem outras 6 empresas competindo. minha paixão. tenho uma enorme coleção destes fungos. por causa de um conflito de interesses. Este é o Ganoderma applanatum. Muitos destes fungos podemos encontrar em florestas antigas. esta é vitamina D. perdendo muito cálcio.no solo dos trópicos. pela falta de sol entre outubro e abril. Mas shitakes crescem no escuro. Este são cogumelos shitake. Tudo que preciso é de uma formiga morta. aqui do Brasil. Trametes versicolor. Cogumelos provenientes do mesmo bloco de serragem. Vamos pular agora. Fiz uma pesquisa primeiro. na verdade era um co-pesquisador mas teve que se tornar um fornecedor. obviamente. 134 IUs quando não exposto à luz do sol. expostos à luz do sol por 2 dias. têm a quantidade de vitamina D aumentada para 46 mil IU. a vitamina D mitiga a perda de cálcio. bactérias. nos primeiros estudos clínicos nos Estados Unidos. dessa forma se houver uma catástrofe natural esta espécie será preservada. fervemos este cogumelo em água. usando este cogumelo. versus o uso do micélio. Estes cogumelos têm inibidores de aromatase. Vocês não têm esse problema aqui. colocamos em cápsulas. turkey tail (rabo de peru). vírus. eu coletei um pedaço de tamanho de um ponto de laser e este fungo ainda existe na floresta. mas pessoas nas latitudes norte não adquirem vitamina D. que já me fez gastar muito dinheiro. é coletar e armazenar espécies de fungos de ecossistemas ameaçados. Temos 2 frentes de pesquisa. Aqueles entre vocês com comprometimento do sistema imunológico ou sofrendo de qualquer outras doenças. Então um médico. Da mesma maneira que algumas pessoas coletam sementes. Cogumelos são a maior fonte de vitamina D entre qualquer organismo terrestre. após ter uma dicas em 2 artigos da literatura científica. especialmente mulheres africanas vivendo em latitudes ao norte. Então começamos os testes clínicos como um tratamento adjunto contra o câncer de mama.

muito tempo. para os fotógrafos na audiência. associadas com o crescimento do câncer de mama. Nós ainda temos antigas florestas no estado de Washington. Os restos humanos mais bem preservados já encontrados. Foi descrito pela 1ª vez por Dioscorides no ano de 65. por causa da destruição destas florestas na Europa.300 anos de idade e quero agradecer ao Dr. com 5. Este é o tecido que pode se transformar em um chapéu e que revolucionou a guerra. enquanto a 5-alpha redutase é associada ao câncer de próstata. Este cogumelo não mata a árvore. Este cogumelo reduz ambas as enzimas. Dusty. um deles. Esta é a aparência destes cogumelos nas florestas. Vou concluir em 10 ou 15 minutos. É um polipore perene. Estes cogumelos inibem estas enzimas perigosas. O Homem do Gelo trazia consigo dois cogumelos polyporus. que cedeu estas imagens.como tratamento contra a “consumption” (consumo). reduzindo a velocidade de crescimento do câncer. em 1991. fixado em um galho que está apodrecendo. pesa cerca de 45 Kg. e este o (pectaporus pectulinus. prevenindo o crescimento do câncer. este é o maior agaricon que já vi. é exclusivo das antigas florestas do estado de Washington. o “birch polipore”?). Fomitopsis officinalis. que tem propriedades anti-bacterianas muito fortes. este cogumelo está extinto. vocês têm espécies similares aqui. este é o “fomes fomentarius”. Nas farmacopeias antigas era associado principalmente à saúde feminina. norte da Califórnia e Colômbia Britânica. Este é o cogumelo pelo qual sou apaixonado. Este é meu estranho irmão Bill. durante dias. Um cogumelo que foi utilizado para fazer este chapéu tem uma estória interessante. Esta foto foi feita com uma lente de 16mm.aromatase. este aqui. Este cogumelo cresce como uma espécie perene. se chama “agaricon”. aromatase é uma enzima associada ao câncer de mama. e utilizado por elas em emplastros. norte da Califórnia e Colômbia Britânica. permitindo que a terapia convencional funcione melhor. retorna o micélio. por muito. Na fronteira da Áustria e Itália. Este era o tecido que o Homem do Gelo estava carregando. é o que foi usado para fazer este chapéu. Oregon. apenas 5% do que eram originalmente. Estes cogumelos permitiam que ele carregasse fogo consigo. o famoso Homem do Gelo foi encontrado. tecido para dar início ao fogo. O micélio dá origem a um cogumelo e quando o cogumelo se desmancha. estou focando nesta espécie por seu uma espécie . ela estava com 37 anos. o mesmo tecido. Esta é minha esposa. Oregon. a mesma idade desta orelha de pau. chamada posteriormente de tuberculose. e esta é a margem de uma antiga floresta na Ilha Cortes.

um pesquisador britânico. eles não adquiriram imunidade. Mas como os índios não foram expostos à varíola bovina. a árvore vem abaixo e o cogumelo se forma. Eles podem rastrear o movimento de materiais radioativos. na verdade essas linhas divisórias mostram que existem 4 variantes. que levamos de volta ao laboratório e existem 4 variantes distintas. Então. mas não podem rastrear vírus. então a árvore sucumbe de uma doença que espero que nenhum de vocês nunca experimente. O cogumelo apodrece do topo da árvore descendo até a base. O programa “BioShield” (escudo biológico) do Departamento de Defesa Americano entrou em contato comigo por terem conhecimento de meu envolvimento com os Laboratórios Batelle e com o “VX”. alguns países após 1963. Jenkins. isso é que são essas barreiras. resistência. com 100 variantes que na maioria vêm das antigas florestas. Se houvesse uma epidemia de varíola hoje. mostramos que essas variantes são incompatíveis. Vírus não ligam para fronteiras. eles realmente têm o vírus da varíola. as variantes não combinam pois se fossem a mesma variante não haveria essa linha divisória aqui. Eles concluíram que esses povos não têm imunização natural contra o vírus da varíola. 95% dos indígenas seriam mortos em algumas semanas. O governo americano estava envolvido com o bioterrorismo.indicadora de boa saúde da floresta. outros 30% sobreviveriam terrivelmente afetados. me envolvi com o programa BioShield (escudo biológico) do Departamento de Defesa Americano e já foram submetidas 300 amostras. A varíola chegou ao Brasil também. Se pensava que a varíola estivesse erradicada. Os . Estes são tecidos no tubo. mas a Al Qaeda adquiriu varíola das Repúblicas Russas. O Departamento de Defesa está preocupado principalmente com a varíola. a maior ameaça que o Departamento de Defesa vê no terrorismo é o bioterrorismo. Sabemos agora infelizmente que isso é verdade. 30% ficariam cegos e 10% sobreviveriam. não têm imunização contra varíola. De qualquer forma. assim como os britânicos. Agora utilizamos esse tubo de aço inoxidável para pegar a cultura e deixar o cogumelo na floresta. contra os povos indígenas. Em minha biblioteca. 30% de nós descendentes de europeus e africanos sobreviveriam. Aqueles entre vocês nascidos após 1980. na década de 50) mostrou que essas pessoas não contraíam a varíola. Os descendentes de europeus e africanos que beberam leite de vacas se expondo à varíola bovina (na realidade um grupo de africanos que trouxe primeiramente este conhecimento ao Dr. ou política.

Esta é uma parte da história que nunca devemos esquecer.. Então o Programa Escudo Biológico. seu sistema imunológico teria tempo para reagir. Como um nativo disse: caso soubéssemos desses medicamentos não teríamos passado de 50 mil pessoas para menos de 500 indivíduos.missionários cristãos concluíram que se pegassem as crostas das feridas causadas pela varíola bovina ou a “vaccinia” (os vírus) e os aplicassem na pele como um emplastro. (fim da gravação) . Foi utilizado belicamente contra os indígenas.. Então os convertidos ao cristianismo recebiam um emplastro e isso fez o poder da medicina cristã superior ao da medicina nativa.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->