P. 1
Condicionamento Clássico

Condicionamento Clássico

|Views: 2,870|Likes:
Published by Rute Dinis de Sousa

More info:

Published by: Rute Dinis de Sousa on Jan 25, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPTX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/13/2013

pdf

text

original

Aprendizagem

O que é aprender?
Processo através do qual se operam modificações relativamente estáveis no comportamento.

Aprendizagem
‡ Conjuntos de processos psicológicos (cognitivos, emocionais, motivacionais, comportamentais) que permitem que as pessoas adquiram algo de novo.

nos domínios mais diversificados.Aprendizagem ‡ Diz respeito a aquisições e mudanças psicológicas relativamente estáveis e duradouras. .

Aprendizagem ‡ Aprendizagem é sempre uma alteração comportamental relativamente ao estado anterior. . pelo que só se pode falar numa modificação se o indivíduo adquire uma conduta que não possuía ou altera uma já existente.

.Aprendizagem ‡ A aprendizagem requer alguma forma de exercício. Ninguém aprende sem experiências. treino ou estudo. prática.

‡ Apenas se pode observar indirectamente. através das suas manifestações comportamentais. não podendo.Aprendizagem ‡ Ocorre no interior do organismo. por isso. . ser directamente observável.

‡ Pode haver aprendizagem mas a sua manifestação sofrer influência de factores como ansiedade ou cansaço.Aprendizagem ‡ A aprendizagem pode ocorrer mas permanecer latente não se manifestar imediatamente no organismo do indivíduo. tornando-se difícil determinar o que nesse comportamento é específico da aprendizagem. .

Skinner) ± Aprendizagem Social (Bandura) ‡ Cognitivas ± Teoria de Instrução (Bruner) ‡ Humanistas (Rogers) .Teorias da Aprendizagem ‡ Comportamentais ± Condicionamento clássico (Pavlov) ± Condicionamento operante (Thorndike.

A associação pode ser fortalecida ou enfraquecida .Teorias Comportamentais da Aprendizagem Behaviorismo Behavior (comportamento) HOMEM = organismo que responde a estímulos Aprendizagem é um processo de associação entre estímulo e resposta. .

.Teorias Comportamentais da Aprendizagem ‡ Saber-fazer ‡ Comportamento exterior observável e medível ‡ O educando (aquele que aprende) é um recipiente passivo e moldável.

. ‡ O caminho entre os dois pontos anteriores assenta na sequenciação lenta e programada das actividades a realizar.‡ Pressupõe a determinação precisa do ponto de partida (comportamento inicial) e da meta a atingir (comportamento final). ‡ Não considera os processos mentais.

Condicionamento Clássico ‡ Ivan Pavlov (1849) Prémio Nobel da Medicina em 1904 descobertas sobre os processos digestivos nos animais enzimas do estômago. Desenvolveu estudos (1920) sobre a salivação em cães ± A salivação passava a ocorrer diante de situações que anteriormente não causavam a salivação ± .

.Condicionamento clássico ‡ Ou condicionamento pavloviano ‡ Descreve a génese de modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binómio estímulo-resposta no sistema nervoso central dos seres vivos.

youtube.Condicionamento clássico http://www.com/watch?v=YhYZJL-Ni7U .

sons. imagens.que não resultam da aprendizagem. respostas naturais (incondicionadas) ± Aprendidas que resultam da aprendizagem. etc. ± Dão origem a uma resposta ‡ Respostas ± Comportamentos.Condicionamento Clássico ‡ Estímulos ± Acontecimentos. de associações (condicionadas) . reflexos ± Inatas . espontâneas.

. O cão saliva.O investigador mostra uma pedaço de carne ao cão.

O cão volta a salivar. . O emparelhamento dos dois estímulos (carne e som da campainha) foi repetido.Depois. o cão é exposto ao pedaço de carne acompanhado de um som de uma campainha. O som da campainha não desencadeia por si só a resposta da salivação.

.Ao fim de 60 repetições. o cão saliva quando ouvia apenas o som da campainha.

.Condicionamento clássico Comida (carne) Estímulo incondicionado Produz uma resposta natural e espontânea em grande parte dos indivíduos. São respostas automáticas que não precisam de ser aprendidas. Salivação face à comida resposta (reflexo) incondicionado É a resposta natural espontânea do organismo ao estímulo. Não há qualquer necessidade de aprendizagem para que isso aconteça. Campainha inicial estímulo neutro Originalmente não produz nenhuma resposta.

passa a provocar uma resposta semelhante à do estímulo incondicionado após o emparelhamento repetido com este. É.Condicionamento clássico Campainha associada à comida Estímulo condicionado É o estímulo. . Salivação face à campainha resposta (reflexo) condicionada É a resposta estruturalmente semelhante à incondicionada. portanto. que sendo previamente neutro. mas produzidas na sequência de um estímulo condicionado. uma resposta aprendida em associação com respostas espontâneas do organismo.

Exemplo: Relâmpago Luz (relâmpago) estímulo neutro Trovão estímulo incondicionado Tapar os ouvidos resposta incondicionada Associação repetida luz com o trovão O sujeito vê a luz do relâmpago e tapa os ouvidos. Condicionado Tapar os ouvidos R. Luz do relâmpago E. Condicionada .

A resposta condicionada é o resultado de um processo de aprendizagem! .

Condicionamento Clássico ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Extinção Recuperação espontânea Habituação Generalização Discriminação .

‡ Extinção ± O som da campainha sozinho ia perdendo a qualidade de estímulo condicionado: a ausência repetida da carne conduzia progressivamente ao enfraquecimento e desaparecimento da salivação face à campainha. . Extinção é o fenómeno que consiste na eliminação da resposta condicionada quando o estímulo condicionado é repetidamente apresentado sem o estímulo incondicionado.

(Por vezes a resposta recuperada é ainda mais forte: recondicionamento. . ou enfraquece: re-extinção). o cão voltava a salivar à apresentação da campainha (estímulo condicionado).‡ Recuperação Espontânea ± Depois de ter levado o cão a aprender a resposta condicionada e assistir à extinção desta. Recuperação espontânea consiste no aparecimento temporário de uma resposta extinta. após um período de repouso. Pavlov verificou que após um período de repouso de 30 minutos.

.‡ Habituação ± Quando a campainha (com ou sem carne) é apresentada muitas vezes num curto período de tempo. Habituação consiste no decréscimo na magnitude da resposta quando um estímulo é apresentado diversas vezes num curto intervalo de tempo. decresce a salivação. na mesma magnitude.

. mas também a outros sons com frequência próxima dessa campainha.‡ Generalização ± O cão saliva não só ao som da campainha que serviu de estímulo condicionado das experiências iniciais. Generalização consiste no processo em que a resposta condicionada ocorre perante estímulos semelhantes ao estímulo condicionado.

respondendo de modo diversificado a cada um deles. menor é a produção de saliva. Quanto mais diferente é o estímulo apresentado do estímulo condicionado original. Discriminação significa a capacidade de estabelecer diferenças entre estímulos semelhantes.‡ Discriminação ± Os cães salivam em grande quantidade quando o estímulo é parecido (um tom abaixo ou acima do original). .

com/watch?v=Xt0ucxOrPQE .youtube.Condicionamento Clássico: Aprendizagem do Medo http://www.

Aprendizagem do Medo ‡ Inicialmente. . foi mostrado um rato branco que suscitou no Albert muita curiosidade. ‡ Depois de Albert ter tido a oportunidade de observar o rato à-vontade. o animal foi retirado da sua vista.

o rato foi novamente apresentado ao mesmo tempo um ruído alarmante. ‡ O ruído assustou a criança e fez com que esta chorasse. . pancadas de martelo numa barra de ferro por detrás de Albert.Aprendizagem do Medo ‡ Momentos mais tarde.

. os investigadores voltaram a apresentar o rato sozinho. ‡ Desta vez. o rato foi suficiente para fazer Albert chorar.Aprendizagem do Medo ‡ Depois da combinação da apresentação do rato com o ruído forte durante 5 tentativas.

‡ Estímulo neutro do medo rato branco ‡ Estímulo incondicionado do medo ruído ‡ Resposta incondicionada choro face ao ruído ‡ Resposta condicionada de medo choro face ao rato branco. ‡ Resposta condicionada generalizada choro face a animais e objectos peludos. .

± Identifique na sua história ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Estímulo neutro Estímulo incondicionado Resposta incondicionada Estímulo condicionado Reposta condicionada ± Pode enriquecer a sua história com conceitos de habituação. generalização. Crie uma história em que esteja presente um exemplo de aprendizagem por condicionamento clássico. etc. . discriminação.Exercício prático 1. recuperação espontânea.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->