Eça de Queirós

VIDA E OBRA

1

Bristol) FORMAÇÃO ACADÉMICA: Direito UNIVERSIDADE: Coimbra 2 . Havana.NATURALIDADE: Póvoa do Varzim DATA DE NASCIMENTO: 1845 MORTE DATA/LOCAL: 1900/Paris ACTIVIDADE PROFISSIONAL: Cônsul (Paris.

CORRENTE LITERÁRIA QUE PROCLAMOU: Realismo CONFERÊNCIAS POLÉMICAS EM QUE PARTICIPOU: Conferências Democráticas do Casino DIRECÇÃO DO JORNAL: O Distrito de Évora 1º ROMANCE: O Crime do Padre Amaro 3 .

A Correspondência de Fradique Mendes. A Relíquia. PRIMEIRA NARRATIVA REALISTA ESCRITA EM PORTUGAL: As Singularidades duma Rapariga Loura DATA DE PUBLICAÇÃO DESSA NARRATIVA: 1874 COLABORAÇÃO COM RAMALHO ORTIGÃO NA ESCRITA DE: As Farpas e O Mistério da Estrada de Sintra 4 . A Ilustre Casa de Ramires. A Cidade e as Serras e vários Contos. O Primo Basílio. O Mandarim.OBRAS QUE ESCREVEU: Os Maias.

nos homens e na paisagem (mais tarde) 5 .ESCRITORES FRANCESES QUE O INFLUENCIARAM: Flaubert e Zola CRITICA: a sociedade portuguesa EXALTA: valores nacionais.

Um Retorno às Origens 6 .

Eça de Queirós cresceu a ouvir contar histórias de 7 .Completa. inserindo a(s) palavra(s) adequada(s): .

Carlos Magno e dos Doze Pares Portanto. o seu contacto com a literatura foi feito através da 8 .

Oralidade (contos. poemas. adivinhas ) Quem atribuiu um título ao conto que vamos estudar foi 9 . lengalengas.

Luís de Magalhães 10 .

Segundo Luísa Ducla Soares. ler A Aia é 11 .

12 . concisas e belas narrativas da literatura portuguesa.entrar numa das mais sóbrias.

Agora que já recolheste informação sobre Eça de Queirós. à medida que fores prosseguindo. 13 . com a ajuda da tua professora. vai esclarecendo as tuas dúvidas. sublinha as palavras cujo significado desconheces e. lê A Aia e.

Boa leitura! 14 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful