P. 1
ficha de revisão

ficha de revisão

|Views: 690|Likes:
revisões: graus dos adjectivos; pronomes; frases simples e complexas; conjunções; orações; formas verbais
revisões: graus dos adjectivos; pronomes; frases simples e complexas; conjunções; orações; formas verbais

More info:

Published by: Noémia C. F. Santos on Jan 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/10/2012

pdf

text

original

Ficha de exercícios 1.

Considere a frase: A caixinha foi esperta
a) Classifique gramaticalmente cada uma das palavras. A - _________________________________________________ caixinha - ____________________________________________ foi - _________________________________________________ esperta - ______________________________________________ b) Escreva a mesma frase, colocando o adjectivo no grau superlativo absoluto sintético. _____________________________________________________ _____________ c) Escreva a mesma frase, colocando o adjectivo no grau superlativo relativo de superioridade. __________________________________________________________________ 2. Sublinhe os adjectivos que encontrar em cada frase. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte. O mar revolto assusta. As misteriosas sombras provocaram medo. Ele era um mentiroso. Estas bonitas violetas cresceram no meu jardim. As estrelas cintilantes embelezam o céu. A luz clara e suave da lua ilumina as noites. As noites escuras e chuvosas tornam a cidade deserta. Pessoas apressadas correm para a estação. As águas tranquilas do mar convidam a um bom banho.

.

3. Complete as frases, colocando o adjectivo a) b) c) d) e) f)

rápido

no grau indicado.

O avião é ______________________. (Grau normal) O cavalo é ___________________ o caracol. (grau comparativo de superioridade) A égua é _____________________ o cavalo. (grau comparativo de igualdade) O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético) O avião é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade) O caracol _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade) 4. Complete o seguinte quadro. GRAUS Normal Superlativo absoluto sintético Superlativo absoluto analítico muito larga triste linda

pequeníssima estranho grande muito bom

5. IDENTIFICAÇÃO

DE PRONOMES

Preenche o quadro dado abaixo, identificando as subclasses dos pronomes presentes nas frases seguintes:
1. Ela comprou um excelente livro, mas não me lembro qual foi. 2. Será que este caderno é teu? 3. Nós fartámo-nos de esperar, mas não apareceu mais ninguém. 4. Quem disse isso? 5. Resolvemos facilmente o problema, que não nos pareceu complicado. 6. Eu disse-lhes para continuarem a trabalhar. (2 pronomes) 7. O objecto desaparecido ontem não é este. (1 pronome) 8. Os exercícios eram difíceis e eles não resolveram nenhum. (2 pronomes) 9. Quantos são hoje? (1 pronome) 10. Elas procuraram-no, mas não o chegaram a encontrar. (3 pronomes) 11. Nós levamos o nosso carro e tu e a Ana levam o vosso. (3 pronomes) 12. Antes de levarmos o bolo para a mesa, dividimo-lo em fatias. (1 pronome) 13. O Rui gosta imenso de falar, mas manteve-se calado toda o dia. (1 pronome) 14. Vi-o quando cheguei, mas ainda não lhe contei nada. (3 pronomes) 15. Que estás a fazer? (1 pronome) 16. Não me quero preocupar com isso. (2 pronomes)

Pessoais* Possessivos Demonstrativos Indefinidos Relativos Interrogativos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

y

Como sabes, os pronomes pessoais o/a/os/as podem ter as formas gráficas lo/la/los/las E no/na/nos/nas.

6. AS FRASES COORDENADAS (exercícios)

Nas frases complexas que se seguem, depois de colocares um círculo à volta das conjunções/locuções coordenativas que encontrares, divide e classifica as orações:
1- O sol nasceu e a natureza despertou. O sol nasceu é a oração principal (sozinha faz sentido) e a natureza despertou é uma oração coordenada copulativa (porque a palavra que a liga à anterior é a conjunção coordenativa copulativa e).

2- Gosto de cinema, mas prefiro o teatro.

3- O avião atrasou-se ou não chegou a partir.

4- O barco atrasou-se pois estava nevoeiro.

5- Quer queiras, quer não, a vida continua.

6- As cebolinhas são boas, porém os pimentos têm um gostinho especial.

7- Tenho bons condimentos, portanto sou apetitoso.

8- Hoje choveu, pois as nuvens estavam carregadas e o sol não brilhava.

9- Este espectáculo foi caro, no entanto valeu a pena pois o grupo era óptimo.

10- O professor explicou a lição, contudo eu não ouvi nada e ag ora não consigo fazer o exercício.

Coordena as orações das frases seguintes com uma conjunção adequada:

1- Tens tido imensas lições, _______________ não vejo progressos!

2- Continuas uma aselha ________________ se não tomas cuidado não consegues tirar a carta...

3- O curso é caríssimo, ________________ vê se fazes um esforço para o aproveitar, _________________ não te pago outro...

4- _____________ segues os meus conselhos, ______________ ainda te arrependes!

5- Ele não fala alemão __________________ (não) percebe bem inglês, ______________ vai -se ver aflito no congresso.

6- Apetece-me imenso ir à tua festa, ____________________ não sei se poderei ir, ___________ chegam os meus avós nesse dia.

7. Conjunções
1. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções indicadas nos parênteses:

a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram. (Aditiva) b) Não durma sem cobertor. A noite está fria. (Explicativa) c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los. (Adversativa)

8. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ... caiu. 2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz. 3. A matéria perece, ... a alma é imortal. 4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porém, pois, porque, mas d) porém, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->