P. 1
guitar-escalas

guitar-escalas

Views: 727|Likes:
Published by Natan_alc

More info:

Published by: Natan_alc on Feb 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/21/2014

pdf

text

original

Por Celsinho Gomes

Edição Própria - © Celsinho Gomes - Todos os direitos reservados.

ÍNDICE

INTRODUÇÃO _______________________________________ 3 SISTEMA DE NOTAÇÃO – GRADE _______________________ 4 ESCALA MAIOR DIATÔNICA____________________________ 5 ESCALA MENOR DIATÔNICA ___________________________ 7 MENOR HARMÔNICA _________________________________ 9 MENOR MELÓDICA _________________________________ 11 PENTATÔNICA MAIOR _______________________________ 13 PENTATÔNICA MENOR ______________________________ 14 PENTATÔNICA MENOR SEIS __________________________ 15 PENTATÔNICA MAIOR SETE __________________________ 16 DIMINUTA __________________________________________ 17 DOM DIM __________________________________________ 18 HEXAFÔNICA _______________________________________ 19 ESCALA CROMÁTICA ________________________________ 20 O AUTOR
_________________________________________________________ 21

GUITARZONE – ESCALAS – WWW.CELSINHOGOMES.COM

2

Porém não se esqueça. influindo diretamente no desenvolvimento da musicalidade do músico. tire músicas de ouvido e pratique.(35) 3212-3387 E-mail: celsinhogomes@bol. sem falar no aspecto auditivo. para a aplicação nos cursos de guitarra do Conservatório Estadual de Varginha. A prática das escalas sobre playbacks.com. estude teoria.CELSINHOGOMES. divirta-se. mostrou-se sempre uma forma de assimilação mais eficaz e prática. faça aulas. a princípio.COM 3 .INTRODUÇÃO Este trabalho foi desenvolvido. pratique e pratique. Libere seus limites e preconceitos e procure o máximo de informação possível.: -Varginha . CELSINHO GOMES (CELSO AUGUSTO DOS SANTOS GOMES) Contatos: Tel. harmonia. troque idéias com amigos. que se uni ao técnico e teórico. do Estúdio Meyer Escola de Música em São Paulo e nas aulas particulares que ministro. isto torna tudo mais eficaz.br GUITARZONE – ESCALAS – WWW.

como você olha para ela.CELSINHOGOMES.COM 4 . GUITARZONE – ESCALAS – WWW. utilizada para representar acordes e escalas.GRADE É um sistema de notação que simboliza a imagem do braço da guitarra. Neste livro usaremos este sistema da seguinte maneira: Como se a guitarra estivesse em suas mãos.

Tem semitons entre o III e o IV graus e entre o VII e o I graus. 3. .CELSINHOGOMES.COM 5 . 2.Escala maior diatônica (jônio) É uma série de sons ascendentes ou descendentes na qual o último será a repetição do primeiro. uma oitava acima ou abaixo.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW. E tom entre os demais graus. Os números romanos indicam os graus da escala. 4. Digitações em 5 regiões 1. 5.

. 3. 6.COM 6 .CELSINHOGOMES. 2. 4. 5. 7.Digitações em 7 regiões(3 notas por corda) 1.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW.

menor natural. diatônica menor ou eólio) É idêntica a escala maior tendo o VI grau como tônica (nota que dá nome a escala).tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW. podemos dizer que estas escalas são relativas. 5.CELSINHOGOMES. . Tem semitons entre o II e o III graus e entre o V e o VI graus. Como as escalas de Do maior e Lá menor têm as mesmas notas. 2. E tom entre os demais graus. 4.COM 7 . Digitações em 5 regiões 1.Escala Menor Diatônica (menor antiga. 3.

2.COM 8 .tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW.Digitações em 7 regiões(3 notas por corda) 1. . 3. 7. 4.CELSINHOGOMES. 5. 6.

porém com o bVII grau aumentado em um semitom. Digitações em 5 regiões 1. 2.Menor Harmônica É idêntica a escala menor natural. 5. . 4.COM 9 . 3. formando assim semitom entre o VII(sensível) com o I e um intervalo de um tom e meio entre o bVI e o VII.CELSINHOGOMES.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW.

Digitações em 7 regiões(3 notas por corda) 1. 5. 4. 2. .COM 10 . 3. 7.CELSINHOGOMES. 6.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW.

. Digitações em 5 regiões 1. Também chamada de escala menor melódica bachiana ou ainda de Jazz menor melódica. porém com o bVI grau aumentado em um semitom.COM 11 . 5.Menor melódica (Real) É idêntica a escala menor harmônica. eliminando assim o intervalo de um tom e meio entre o bVI e o VII. 4. 2.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW. 3. Esta escala sobe e desce da mesma forma.CELSINHOGOMES.

2. 4. 7. 3.COM 12 . . 5.Digitações em 7 regiões(3 notas por corda) 1. 6.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW.CELSINHOGOMES.

e V graus do campo harmônico maior. tom. .tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW. Ou seja em Do maior (do. sem o fá e o si.Pentatônica Maior Tem as mesmas notas da escala maior. porém sem o IV e o VII grau. tom e ½.COM 13 . 1. IV. São formadas pela disposição intervalar: tom. ré .mi. 2. tom. 3. sol.Podemos aplica-la no I. 5. tom e ½. 4. Aplicação.CELSINHOGOMES. lá).

Podemos aplica-la no II. porém sem o II e o VI grau. tom e ½. 1.COM 14 . tom. III. mi.CELSINHOGOMES. . 2. tom. 4. do. ré.Pentatônica Menor Tem as mesmas notas da escala menor diatônica. Ou seja em Lá menor (lá.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW. 3. tom. Aplicação. São formadas pela disposição intervalar: tom e ½. sem o ré e o fá. sol). e VI graus do campo harmônico maior. 5.

tom..CELSINHOGOMES. 4. Ou seja em Lá dórico (lá.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW. tom. .Podemos aplica-la no II grau do campo harmônico maior. tom. 3. 1. mi. sem o si e o sol. porém sem o II e o VII grau. tom e ½. do. ré. 2.COM 15 . Aplicação.Pentatônica Menor Seis Tem as mesmas notas da escala dórica. 5. fá#). São formadas pela disposição intervalar: tom e ½.

COM 16 . . 5. Aplicação.tônica (nota que dá nome a escala) GUITARZONE – ESCALAS – WWW.Pentatônica Maior Sete Tem as mesmas notas da escala pentatônica de Am porém com a terça maior no lugar da terça menor.CELSINHOGOMES. 2. 1. São formadas pela disposição intervalar: 2 tons. 4. 3. tom. tom. tom. tom e ½.Podemos aplica-la no V grau do campo harmônico maior.

Aplicação.Escala Diminuta É construída pela sucessão de tom e semitom. a de Réb (que tem as mesmas notas da escala diminuta de Mi. existem apenas três escalas diminutas a de Do (que tem as mesmas notas da escala diminuta de Mib.Notas que podem ser a tônica da escala diminuta/ notas do arpejo diminuto(7dim). Formando assim uma escala simétrica. GUITARZONE – ESCALAS – WWW. Sendo assim. Sol#. Sol. A). enarmônicamente. . Solb.Podemos aplica-la sobre os acordes diminutos com sétima diminuta. Si).COM 17 .CELSINHOGOMES. Sib) e a de Ré (que tem as mesmas notas da escala diminuta de Fá.

. O que faz com que sua construção seja pela sucessão de semitom e tom.13). a de Réb (que tem as mesmas notas da escala dom dim de Mi.#11. existem apenas três escalas dom dim a de Do (que tem as mesmas notas da escala dom dim de Mib. A).Notas que podem ser a tônica da escala dom dim. Sol#.CELSINHOGOMES. Aplicação. Si).Podemos aplica-la sobre os acordes dominantes ou seja acordes maiores com sétima menor(b9.COM 18 . Solb. Sol. Sendo assim. Formando assim uma escala simétrica. porém com a segunda nota como tônica. Sib) e a de Ré (que tem as mesmas notas da escala dom dim de Fá. enarmônicamente.Escala dom dim Tem as mesmas notas da escala diminuta. GUITARZONE – ESCALAS – WWW.

Lá#). GUITARZONE – ESCALAS – WWW. Si).COM 19 . enarmônicamente. Mi. Sol. .Todas as notas podem ser a tônica da escala Hexafônica (tons inteiros). Formando assim uma escala simétrica. Aplicação.#11). Fá.CELSINHOGOMES. a de Do# (que tem as mesmas notas da escala diminuta de Ré#. Fá#. Sendo assim.Podemos aplica-la sobre acordes maiores com sétima menor e quinta aumentada (9.Escala Hexafônica ou Tons Inteiros É construída apenas com intervalos de tom. Lá. existem apenas duas escalas hexafônicas. Sol#. a de Do (que tem as mesmas notas da escala diminuta de Ré.

GUITARZONE – ESCALAS – WWW.Escala Cromática A escala cromática contém todos as notas do sistema temperado. pois existem várias concepções teóricas de escala cromática (Ex.: Aqui abordamos a escala cromática atual maior.COM 20 . atonal e enarmônica). então esta escala é construída com intervalos de semitom.: clássica. Obs.CELSINHOGOMES.

celsinhogomes. rock.com e www. música brasileira e fusion. onde foi orientado pelos professores de guitarra Marcelo Gomes (Grupo Terra Brasil) e Paulo Tiné (Também professor da Faculdade Santa Marcelina-SP).habilitação em guitarra por meio de complementação pedagógica pela Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor .(35) 9989 9810 E-mail: contato@celsinhogomes. no Estúdio Meyer Escola de Música em São Paulo.guitarzone. e atualmente é professor de Música popular e folclórica.com Visite os sites: www.Celsinho Gomes (Celso Augusto dos Santos Gomes) Guitarrista e Violonista.br GUITARZONE – ESCALAS – WWW. Tocou em várias bandas de heavy. linguagem instrumental e improvisação (arranjo). Concluiu o curso de Licenciatura em música . as matérias de contraponto. É Bacharel em guitarra pela Faculdade de Artes Alcântara Machado .: -Varginha.MG : (35) 3212-3387 . baile e acompanhou também artistas na região do Sul de Minas. prática de conjunto (com ênfase em improvisação) e guitarra no 1o e 2o graus no Conservatório Estadual de Música de Varginha onde implantou o curso de guitarra em 1999 além de ministrar aulas particulares.COM 21 . iniciou seus estudos em violão erudito na escola de música Maestro Marcelo Pompeu de Campanha-MG e no Conservatório Estadual de Música de Varginha – MG. Atualmente faz parte dos quartetos instrumentais JAZZMIN e ARROIO. prática de conjunto e percepção.com. É professor de guitarra e violão desde 1995 e trabalhou na Escola Consonante de Música (Três Corações-MG) . Contatos: Tel. harmonia (com Marisa Ramires).FAAM-UniFMU (São Paulo-SP). na faculdade estudou dentre outras. ambas de Jazz.Três Corações-MG) e está desenvolvendo um trabalho em pedagogia da guitarra através de Pós-graduação em psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (RJ)/ IESD (PR).CELSINHOGOMES.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->