You are on page 1of 1

Fernando António Nogueira Pessoa mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

Nasceu em 13 de Junho de 1888 em Lisboa.É considerado um dos maiores poetas da Lingua Portuguesa e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luis de Camões. Por ter crescido na Africa do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são nalingua Inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma. Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objecto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa morreu em 30 de Novembro de 1935 de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I don't know what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").

... o último poema de Fernando Pessoa ...
Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, Já tinha envelhecido, Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado. Deitei fora a máscara e dormi no vestiário Como um cão tolerado pela gerência Por ser inofensivo. E vou escrever esta história para provar que sou sublime. Fernando Pessoa escreveu este poema, o último de sempre, enquanto aguardava numa cama de hospital que a morte o chamasse...