BIOMOLÉCULAS. CARACTERÍSTICAS DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS BIOMOLÉCULAS 1. Defina: proteína, carboidrato, lipídeo 2.

Represente a estrutura geral de um aminoácido. 3. Represente o tripeptídeos: Ser-Asp-Lis. 4. Represente as estruturas da D-Glicose e L-Glicose na forma aberta e hemiacetálica. 5. Represente as seguintes hexoses na forma piranosídica: αD-glicose, βD-glicose, αDgalactose, αD-manose. 6. Represente a estrutura de um dissacarídeo constituído por 2 moléculas de glicose unidas por ligação do tipo α (1-4). 7. Dê a estrutura dos seguintes compostos: ácido graxo, glicerol, esfingosina, triacilglicerol, fosfolipídeo (fosfatidil colina e esfingomielina), terpeno, colesterol. MEMBRANAS BIOLÓGICAS 1. O que é um composto anfipático? Dê dois exemplos de moléculas encontradas nas membranas biológicas que contenham ceramida na estrutura? 2. Como as proteínas podem estar organizadas nas membranas biológicas? Dê exemplos. 3. Que tipos de polissacarídeos são freqüentemente encontrados fazendo parte integrante das membranas biológicas e qual seria a sua localização em relação à bicamada lipídica? 4. Como as proteínas, fosfolipídeos e carboidratos da membrana se movimentam na bicamada? 5. Que tipos de compostos atravessam as membranas biológicas por difusão simples? 6. Como íons, aminoácidos, monossacarídeos e nucleotídeos podem atravessar as membranas biológicas? 7. Como as macromoléculas podem atravessar as membranas biológicas? CÉLULAS EUCARIÓTICAS E PROCARIÓTICAS 1. Faça uma tabela comparando as principais características das células pró e eucarióticas. 2. Como você classificaria os vírus?

Bibliografia: Geoffrey M. Cooper, A célula: uma abordagem molecular, 2ª. ed., Artmed Editora Ltda., São Paulo, 2001. Cap. 2 Thomas M. Devlin, Manual de bioquímica com correlações clínicas, trad. da 5ª. ed. americana, Ed. Edgard Blücher Ltda, 2003, caps. 1 e 12.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful