P. 1
vocação

vocação

|Views: 61|Likes:
Published by trilus

More info:

Published by: trilus on Feb 10, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/10/2011

pdf

text

original

Constantes de toda a vocação tiradas da Bíblia

:
- Deus toma a iniciativa de chamar; - o chamamento é sempre em ordem a uma missão; - as reacções daquele que é chamado diferem de pessoa para pessoa; - Deus assegura sempre a Sua presença e a sua protecção àquele que é chamado. - Em Gn 12, 1-5: Deus revela-se a Abraão e convida-o para uma missão; Por meio de Abraão e os seus descendentes a Salvação estender-se-á a todos os povos; Deus promete dar a Abraão a terra de Canãa e assegurar descendência e protecção. - Em 1Sam 3: Deus revela-se a Samuel e este inicia a sua missão profética; Samuel, pela sua disponibilidade e ansiedade, acolhe o chamamento de Deus; Deus permanece em Samuel, visível nas revelações posteriores. - Em Mt 4, 18-22: Os primeiros discípulos pescam ao largo do mar; Jesus propõe-lhes uma nova vida, um novo projecto; fascinados com a proposta de Jesus, deixam tudo e aceitam o novo desafio; Jesus permanece com eles, não os deixando sós.

Vocação de Abraão
Gn. 12, 1-5 O Senhor disse a Abrão: «Sai da tua terra, do meio dos teus parentes e da casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar. Eu farei de ti um grande povo, e abençoar-te-ei; tornarei famoso o teu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. Em ti, todas as famílias da Terra serão abençoadas». Abrão partiu conforme lhe dissera o Senhor. Levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Lot, todos os bens que possuíam e os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram para a terra de Canaã e chegaram lá.

Vocação de Moisés
Êx. 3, 1-10 Moisés apascentava o rebanho de seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. Levou as ovelhas para além do deserto e chegou a Horeb, a montanha de Deus. O anjo do Senhor apareceu a Moisés numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia. Então Moisés pensou: «Vou aproximar-me mais para ver esta coisa estranha: porque será que a sarça não se consome?» Deus viu Moisés que se aproximava para olhar. E, do meio da sarça, Deus chamou-o: «Moisés, Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse: «Não te aproximes. Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é um lugar sagrado». E continuou: «Eu sou o Deus dos teus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacob». Então Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus. Deus disse: «Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egipto. Ouvi o seu clamor contra os seus opressores, e conheço os seus sofrimentos.

Samuel. meu filho. Pela terceira vez. Samuel! E o jovem respondeu: . Samuel ia crescendo e o Senhor estava com ele. Vocação de Samuel ISam. o território de Canaã. os filhos de Israel». . Senhor. para tirares do Egipto o meu povo. 26-38 No sexto mês. meu filho. Samuel ainda não conhecia a voz do Senhor. prometida em casamento a um homem chamado José.Eis-me aqui.Não te chamei. que o vosso servo escuta”. Samuel! E ele respondeu: . Ora aconteceu que certo dia Heli estava deitado e Samuel também repousava no templo do Senhor.Eis-me aqui. O clamor dos filhos de Israel chegou até Mim. vai. 3. desci para o libertar do poder dos egípcios e para o fazer sair desta terra para uma terra fértil e espaçosa. porque me chamaste. porque me chamaste. Foi a uma virgem. responde: “Falai. O Senhor chamou Samuel: . Senhor.Eis-me aqui. que o vosso servo escuta. Vocação de Maria Lc. O Senhor chamou de novo Samuel: . terra onde corre leite e mel. 1. Samuel voltou a deitar-se. Mas se te chamar outra vez. Samuel! Este levantou-se e foi ter de novo com Heli: . Torna-te a deitar. Heli respondeu: .Falai. Heli compreendeu que era o Senhor quem chamava o jovem e disse a Samuel: . o Senhor chamou Samuel: . Torna-te a deitar.Não te chamei.Por isso.Samuel.Vai e torna-te a deitar.Eis-me aqui! Depois Samuel correu para junto de Heli e disse: . Veio de novo o Senhor e chamou-o: . o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. e Eu vi a opressão com que os egípcios os atormentam.Samuel. Por isso. 1-10.19 O jovem Samuel servia o Senhor sob a direcção de Heli.Samuel. que era descendente de David. Disse-lhe Heli: . Samuel! Este levantou-se de novo e foi ter com Heli: . Eu envio-te ao Faraó. já que me chamaste.

. chamado Zelota. e disse-lhe: «Segue-Me!» Ele levantou-se e seguiu Jesus. Estavam a lançar a rede ao mar. E passou toda a noite em oração a Deus. terás um Filho e dar-Lhe-ás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso. Estavam na barca com seu pai Zebedeu. 18-22 Jesus andava à beira do mar da Galileia. concebeu um filho. E o anjo deixou-A. pois eram pescadores. Maria ficou preocupada e perguntava a Si mesma o que a saudação queria dizer. e farei de vós pescadores de homens». Indo mais adiante. e Judas Iscariotes. Filipe e Bartolomeu. Jesus disse-lhes: «Segui-Me. Maria. cheia de graça! O Senhor está contigo!» Ouvindo isto. e seu irmão André. Ao amanhecer. Eles deixaram imediatamente as redes e seguiram a Jesus. E Jesus chamou-os. Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. aos quais deu o nome de Apóstolos: Simão. a consertar as redes. a quem também deu o nome de Pedro. sentado na cobrança de impostos. e disse: «Alegra-Te. apesar da sua velhice. se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra. Judas. Eis que vais ficar grávida. quando viu dois irmãos: Simão. e seu irmão André. Também a tua parenta Isabel. filhos de Zebedeu. aquele que se tornou traidor. filho de Alfeu. Jesus viu um homem chamado Mateus. Por isso. Tiago. Faça-se em mim segundo a tua palavra». Vocação dos Apóstolos Mt. chamou os seus discípulos e escolheu doze entre eles.E o nome da virgem era Maria. E o Senhor dar-Lhe-á o trono de seu pai David. O anjo disse: «Não tenhas medo. também chamado Pedro. E o seu reino não terá fim». o Santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus. Jesus foi para a montanha a fim de rezar. e Simão. filho de Tiago. Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João. Aquela que era considerada estéril já há seis meses que está grávida. Mateus e Tomé. Para Deus nada é impossível». 4. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai e seguiram a Jesus. Algum tempo depois. Tiago e João. porque encontraste graça diante de Deus. e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacob. Mais tarde. O anjo entrou onde Ela estava.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->