Alto Astral Leituras para a Vida Volume 1

20 de agosto de 2000

2

Apresentação
Este pequeno livro é resultado da compilação de várias mensagens obtidas na Internet, enviadas por diversas pessoas. A maior parte delas circulou na lista interna de discussão dos funcionários do Centro de Computação da Unicamp. São mensagens de encorajamento, que procuram transmitir uma visão positiva da vida. Contêm muitos ensinamentos úteis e a mensagem que transmitem realmente nos faz sentir bem. Decidi fazer uma compilação destas mensagens e formatá-las com o proA grama LTEX para tornar mais fácil a sua leitura longe do computador. Quis também facilitar a sua distribuição e transmitir, a várias outras pessoas, as mensagens positivas que em inúmeras ocasiões tiveram um efeito extremamente saudável sobre mim. Este livro, é claro, nunca ficará completo. A minha intenção é constantemente agregar novas mensagens. Colaborações são bem-vindas e devem ser enviadas para uma nova lista criada especificamente com esta finalidade, hospedada no site eGroups e chamada altoastral@egroups.com. Os interessados em participar desta lista devem se cadastrar enviando uma mensagem vazia para o endereço altoastral-subscribe@egroups.com. Quem não desejar se cadastrar na lista pode enviar as colaborações diretamente para mim no endereço queiroz@unicamp.br. Uma das grandes vantagens que a Internet nos traz é a possibilidade do trabalho colaborativo. Tenho certeza de que em breve este livro estará muito melhor, tanto no conteúdo quanto em seu projeto gráfico. Minha intenção é liberar novas versões frequentemente. As novas versões serão anunciadas na lista altoastral. No tocante às colaborações, peço que não me enviem material que seja

3 protegido por direito autoral. A Internet contem uma quantidade enorme de material que pode ser usado livremente e eu certamente não tenho a intenção de atrair a ira de ninguém por distribuição indevida de material protegido (embora eu ache que um livro como este certamente pode se constituir em uma publicidade extremamente positiva para qualquer autor ou editora, mas isto não sou eu quem decide). Tentei não incluir nenhum material protegido por direito autoral. A maioria das mensagens que recebi pela Internet não continham nenhuma atribuição de autoria. Caso haja alguma falha de minha parte, com inclusão indevida de material, por favor me avisem que farei a remoção imediata dos originais.
A Este material, no formato PDF e os originais em LTEX podem ser obtidos gratuitamente na Internet1 .

A distribuição desta compilação, comercial ou livre, em forma impressa ou eletrônica, é garantida e encorajada. Distribuições impressas devem obrigatoriamente conter a localização na Internet de seu equivalente eletrônico, onde deverá estar disponível gratuitamente. As alterações ou adições a este documento e trabalhos derivados serão regidas pelas mesmas normas definidas para o documento original e devem ser enviadas a mim para inclusão nos originais. Finalmente gostaria de agradecer aos meus amigos do Centro de Computação da Unicamp, que através da circulação destas mensagens em nossa lista, proporcionaram, a mim e a vários outros, muitos ensinamentos preciosos e uma visão melhor do mundo.
1

http://www.Dicas-L.unicamp.br/altoastral.zip

Aqui ninguém usa sapatos ainda. A maneira como você encara a vida faz toda a diferença. Em seguida. cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia.1.” A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro. Após alguns dias de pesquisas. . Como você vê a vida? 4 1 Como você vê a vida? Era uma vez uma indústria de calçados aqui no Brasil que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos. mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do País para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes.” O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta. A sabedoria popular traduz essa situação com a seguinte frase: “Os tristes acham que o vento geme. um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da indústria: “Senhores. Da mesma forma.” Sem saber desse fax. alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu: “Senhores.

O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. com exceção de um garoto. E as pessoas que estavam ali. 3 O Valor de um Momento Para entender o valor de um ano pergunte ao estudante que foi reprovado. Olimpíadas Especiais de Seattle 5 2 Olimpíadas Especiais de Seattle Há alguns anos atrás. com Síndrome de Down. Todos. nove participantes. mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso. não exatamente em disparada. agora vai sarar”. alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Então eles viraram e voltaram. terminar a corrida e ganhar. E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos ate a linha de chegada. que tropeçou no asfalto. . mas com vontade de dar o melhor de si. todos partiram. Para entender o valor de uma semana pergunte ao editor de um jornal semanal. continuam repetindo essa historia ate hoje. todos com deficiência mental ou física. Para entender o valor de um mês pergunte a uma mãe que teve um bebê prematuro. ajoelhou. Uma das meninas. Porque? Por que. naquele dia. nos sabemos que o que importa nesta vida e mais do que ganhar sozinho.2. O que importa nesta vida e ajudar os outros a vencer. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Todos eles. Ao sinal. caiu rolando e começou a chorar. deu um beijo no garoto e disse: “Pronto. la no fundo. nas Olimpíadas Especiais de Seattle.

Por isto se chama presente!!! Hoje é a Semana Nacional da Amizade.. pergunte a uma pessoa que ganhou a medalha de ouro nos jogos olímpicos. Para entender o valor de um segundo.. então saberá que tem um círculo de amigos. Mostre a seus amigos o quanto você se importa. Aproveite cada momento que tiver! O ontem é história. já idoso. pergunte a uma pessoa que tenha perdido o trem. pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar. Envie esta mensagem a todos que considerar amigos. 6 Para entender o valor de um milissegundo.4. Se esta mensagem retornar a você. corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Apesar de sua idade. Para entender o valor de um minuto. O Presente de Insultos Para entender o valor de uma hora. Feliz Semana da Amizade!!! 4 O Presente de Insultos Perto de Tóquio vivia um grande samurai. O amanhã é um mistério. O Hoje é um presente. . que agora se dedicava a ensinar o zen-budismo aos jovens. pergunte a uma pessoa que acabou de escapar de um acidente.

O Presente de Insultos 7 Certa tarde. mas o velho permaneceu impassível. mesmo sabendo que podia perder a luta. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia. sentindo-se já exausto e humilhado. Foram todos para a praça da cidade. e os insultos – disse o mestre. Durante horas fez tudo para provocá-lo. Você só precisa participar dela” . Desapontados pelo fato de que o mestre aceitara tantos insultos e provocações. contra-atacava com velocidade fulminante. – A quem tentou entregá–lo – respondeu um dos discípulos. um guerreiro – conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. a quem pertence o presente? – perguntou o samurai.4. No final da tarde. e você não o aceita. Chutou algumas pedras em sua direção. mas o velho aceitou o desafio. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. gritou todos os insultos conhecidos – ofendendo inclusive seus ancestrais. Conhecendo a reputação do samurai. ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós? – Se alguém chega até você com um presente. o impetuoso guerreiro retirou-se. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e. Quando não são aceitos. e o jovem começou a insultar o velho mestre. estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama. a raiva. os alunos perguntaram: – Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada. cuspiu em seu rosto. – O mesmo vale para a inveja. continuam pertencendo a quem os carregava consigo. dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos. “Você não precisa mudar a vida.

na visão e na missão de suas empresas. onde estão seus móveis? – perguntou o turista. – E onde estão os seus? – respondeu Hafez. um forte impulso para sua própria motivação. – Rabi.5. cheio de livros. 6 PRECISA–SE ® De pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas. onde as únicas peças de mobília eram uma cama. um turista americano foi ao Cairo visitar o famoso rabino polonês Hafez Asim. ® Que não temam mudanças e saibam tirar proveito delas. ® Tão idealistas que transformem seus sonhos em metas. De Passagem 8 5 De Passagem No século passado. . uma mesa e um banco. ® Pessoas tão práticas que sejam capazes de tornar suas metas realidade. ® Que percebam. sem medo de seus sonhos. – Os meus? Mas eu somente estou aqui de passagem! – Eu também – disse o Rabino. ® Pessoas determinadas que nunca abram mão de construir seus destinos e arquitetar suas vidas. ® Que tornem seu trabalho objeto de prazer e uma porção substancial de realização pessoal. O turista ficou surpreso ao ver que o rabino morava num quarto simples. ® Capazes de sonhar.

. ® Precisam-se de seres racionais.6. sem receio que lhe façam sombra e sim orgulhando-se deles. ® Precisam-se de pessoas que enxerguem as árvores mas também prestem atenção na magia da floresta – que tenham a percepção do todo e da parte. mas saibam compartilhá–lo. ® Precisam-se de pessoas que criem em torno de si um ambiente de entusiasmo. que se conduzam com coerência em seus discursos. seus atos. ® Precisam-se de pessoas que questionem. ® Precisam-se de pessoas ávidas por aprender e que se orgulhem de absorver o novo. desrespeito e de amizade. sem se mostrar superiores nem inferiores. estimulando-os. Pessoas que mostrem sua face serena de parceiros legais. ® Precisa-se de pessoas que construam suas equipes e se integrem nelas. Mas pela necessidade íntima de só aplicar as melhores idéias. energizando-os. mas com o brilho do resultado alcançado em conjunto. suas crenças e seus valores. Tão racionais que compreendam que sua realização pessoal está atrelada á vazão de suas emoções. enfrentar desafios. . criar soluções. de responsabilidade. não pela simples contestação. de liberdade. ® Que não tomem para si o poder. ® Seres humanos justos. correr riscos calculados sem medo de errar. mas. que inspirem confiança e demonstrem confiança nos parceiros. de determinação. ® Pessoas que não se empolguem com seu próprio brilho.iguais. ® Pessoas com coragem para abrir caminhos.. PRECISA–SE 9 ® Pessoas com dignidade.

Apeguem-se a elas como a própria vida. os amigos e o espírito. Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida. Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem . 7 Viver Com Equilíbrio Em uma conferencia numa universidade americana. Se cair. Viver Com Equilíbrio ® É na emoção que encontramos a razão de viver. expresidente da Coca-Cola.” Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Mas as quatro outras são de vidro. O trabalho é uma bola de borracha. bate no chão e pula para cima. no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que planam ao ar. ® Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas ao seus corações. a saúde. Sem elas a vida carece de sentido. ® Precisa-se urgentemente de repensar um novo ser. Brian Dyson. Somos todos diferentes. Se caírem no chão quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.7. Como? ® Não diminuam seu próprio valor. Disse ele: “Imaginem a vida como um jogo. comparando-se com outras pessoas. Cada um de nos um ser especial. Essas bolas são: o trabalho. a família. Se vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios. 10 ® Precisa-se de gente que saiba administrar COISAS e liderar PESSOAS.

O conhecimento é leve. Simples e objetivos. A melhor forma de receber amor é dá-lo. ® Lembrem-se: Ontem é historia. ® A vida não é uma corrida. ® No desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Viver Com Equilíbrio 11 no passado ou no futuro. ® Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão. um tesouro que se carrega facilmente. Vivam o presente com muita energia!. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. eles podem nos levar ao sucesso pessoal e empresarial. ® Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontralo. Nada termina ate o momento em que se deixar de tentar. viverão todos os dias de suas vidas. ® Não tenham medo de aprender. Não temam admitir que não são perfeitos. . mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo. Se viverem um dia de cada vez. Pessoas equilibradas emocionalmente tem mais sucesso.” Estes conselhos para viver com equilíbrio são uma verdadeira lição de vida. Não se podem recuperar. Por isso se chama “presente”. ® Não temam enfrentar riscos. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. correndo riscos é que aprendemos a ser valentes.7. ® Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Leia e releia estes 10 (dez) conselhos e façam um exame de consciência.

Não quero mais ser obrigado a dizer adeus a pessoas queridas e. a uma parte da minha vida. Quero de volta uma vida simples e sem complicações. por meio desta. fofocas. vivem mais e melhor. Quero acreditar que o mundo é justo. Quero acreditar que tudo é possível. Nesta semana. enfim. Quero que as complexidades da vida passem despercebidas por mim. montanhas de papelada. Boa Semana. Não quero mais ter que inventar jeitos para fazer o dinheiro chegar até o dia do próximo pagamento. Estou cansado de dias cheios de computadores que falham. doenças. contas a pagar. tudo está direitinho neste mundo. Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as idéias de uma criança de oito anos. Pedido de Demissão 12 mais amigos. e que todas as pessoas são honestas e boas. no máximo.8. por isso. Quero ter certeza de que Deus está no céu. e achar que é melhor . pense nisso. Quero ir ao McDonalds ou a pizzaria da esquina. e quero ficar encantado com as pequenas maravilhas deste mundo. e de que. com elas. apresentar oficialmente meu pedido de demissão da categoria dos adultos. notícias deprimentes. Sucesso! 8 Pedido de Demissão Venho. e necessidade de atribuir um valor monetário a tudo o que existe.

porque podemos comê–las e ficar com a cara toda lambuzada. Quero que as maiores competições em que eu tenha de entrar sejam um jogo de gude ou uma partida de futebol. Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade. dos sonhos. Quero jogar pedrinhas na água e ter tempo para olhar as ondas que elas formam. E o que é mais: quero estar convencido de que tudo isso vale muito mais . a tabuada. dos agrados. Quero voltar a achar que chicletes e picolés são as melhores coisas da vida. das palavras gentis.. Voltar ao tempo em que se é feliz. da justiça. da imaginação. a “Batatinha quando nasce”. da paz. Eu quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores... Eu quero acreditar no poder dos sorrisos. Pedido de Demissão que um restaurante cinco estrelas. construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos. Quero ficar feliz quando amadurece o primeiro caju ou a primeira manga.8. as cantigas de roda.. simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que podem nos preocupar e aborrecer. 13 Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel que vou navegar numa poça deixada pela chuva. dos abraços. quando a jabuticabeira fica pretinha de fruta. e isso não me incomodava nadinha. dos castelos no ar e na areia. da verdade. e a “Ave Maria”. porque eu não tinha a menor idéia de quantas coisas eu ainda não sabia. Quero poder passar as tardes de verão à sombra de uma árvore.

e resolvam as coisas do jeito que quiserem. a declaração de renda. inclusive eu.9. 9 Você Não Está Sozinho Descalça e suja. preocupado somente com meus afazeres. Mas hoje eu não pude simplesmente passar ao largo. isso é com vocês. A partir de hoje.. Quando cheguei mais perto a garotinha lentamente baixou os olhos para . ninguém parava.. pude ver que as costas do seu vestido indicavam uma deformidade. os crachás de identificação. Pelo que todos sabemos. Muitas pessoas passavam por ela. um parque cheio de pessoas estranhas não é um lugar adequado para crianças brincarem sozinhas. mas nenhuma sequer lhe largava um simples olhar. a declaracão de bens. tomem aqui as chaves do carro. o talão de cheques. ela estava empoleirada no alto do banco com o olhar mais triste do mundo. Você Não Está Sozinho do que o dinheiro! 14 Por isso. Concluí que esta era a razão pela qual as pessoas simplesmente passavam e não faziam esforço algum em se importar com ela. o contracheque. não dizia uma única palavra. a lista do super mercado.. Quando comecei a me aproximar. o pacotão de contas a pagar. Ao contrario. as senhas do meu computador e das contas no banco.. decidi voltar ao parque curioso para ver se a pequena garota ainda estaria lá. Exatamente no mesmo lugar do dia anterior. me vi caminhando ao encontro dela. a pequena garota ficava sentada no parque olhando as pessoas.. as receitas do médico. porque eu estou me demitindo . os cartões de crédito. Ela nunca tentava falar. Outro dia.

Você Não Está Sozinho 15 evitar meu intenso olhar. o contorno de suas costas mais claramente. Ela concordou com a cabeça. Fiquei sem palavras e certo de que estava tendo visões. sou seu anjo da guarda. abriu suas asas e piscando os olhos falou: – Sim. – Gatinha – eu disse – você me lembra um anjo. Sorri para lhe mostrar que estava bem e que estava lá para ajudar e conversar. Ela finalizou: – Quando você parou de pensar unicamente em você. Pude ver então. Todos tinham ido e estávamos sós.9. Conversamos até o anoitecer quando o parque já estava completamente vazio. Perguntei por que a garotinha estava tão triste. meu trabalho aqui . sorriu lentamente. você parece um pequeno anjo da guarda mandado para olhar todas estas pessoas que passam por aqui. Me sentei ao lado dela e iniciei com um “olá”. Ela olhou para mim. levantou-se e disse: – De verdade ? – Sim. Ela era grotescamente corcunda. Imediatamente respondi sorrindo: – Sim você é. Sorri e ela timidamente sorriu de volta. A garotinha ficou ainda mais triste dizendo: – Eu sei. Ela olhou para mim e me disse: – Porque sou diferente. A garota reagiu chocada e balbuciou um “oi” após fixar intensamente meus olhos. doce e inocente.

Estou querendo dar frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço hoje. fingindo não ouvi-lo disse: – Foi bom você vir aqui. 10 Trabalho Álvaro trabalhava em uma empresa. . sem entender direito. saiu da sala e foi cumprir a missão. 16 Com isto minha vida foi mudada drasticamente. ele vai ao dono da empresa para fazer uma reclamação: – Patrão. Trabalho foi realizado. tenho trabalhado durante estes 20 anos em sua empresa com toda a dedicação. todos precisamos de alguém. dedicado. Imediatamente me levantei. cumpridor de suas obrigações e. O patrão. que está conosco há somente três anos. por isso mesmo já com seus 20 anos de casa. O meu estava.. E desapareceu. Álvaro. Funcionário sério. Aqui na esquina tem uma barraca..10. O Juca. Vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.. por que então ninguém mais parou para ajudar um anjo ? – Porque somente você tinha a capacidade de me ver. Passe isto para toda pessoa que signifique algo para você. lembre-se.. Um belo dia.. Quando você pensar que esta completamente só. só que me sinto um tanto injustiçado. está ganhando mais do que eu. Tenho um problema para resolver e você poderá faze-lo-lo. Cada um de seus amigos é um anjo em sua própria maneira de ser.. seu anjo está sempre junto de você. – Espere.

a banana e o mamão a R$ 1. Em oito minutos. – E então?– indagou o patrão. – Eles tem quantidade suficiente para atender a todos os funcionários? – Também não perguntei isso não. – Muito bem Álvaro. banana. – E quanto custa? – Isso eu não perguntei não. o melão R$ 1. Sente-se ali naquela cadeira e me aguarde um pouco.00 o cento. Deu a ele a mesma orientação que dera ao Álvaro: – Estou querendo dar frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço hoje. o Juca voltou. que permaneceu sentado ao seu lado e perguntou-lhe: – Álvaro. o que foi que você estava mesmo me dizendo? . Mas como eu disse que a compra seria em grande quantidade. já descascada.00 o quilo. Trabalho Em cinco minutos estava de volta. Agradecendo pelas informações. o patrão dispensou-o. O patrão pegou o telefone e mandou chamar o Juca. Voltou-se para o Álvaro.20 a unidade e a laranja a R$ 20. eles darão um desconto de 15senhor decidir. tem também laranja.. – Há alguma outra fruta com que possa substituir o abacaxi? – Não sei não. – E aí Álvaro? 17 – Verifiquei como o senhor mandou. volto lá e confirmo – explicou o Juca.. O abacaxi estão vendendo a R$ 1.10. Aqui na esquina tem uma barraca. O moço tem abacaxi. – Eles têm abacaxi sim e em quantidade suficiente para todo nosso pessoal e se o senhor preferir. Vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.50 cada. melão e mamão.

Antes de exigir uma atitude moral. Diga ao meu filho que ele pare de comer açúcar. Esqueça. a mulher agradeceu e disse que faria o que o Mahatma pediu. Duas semanas mais tarde. ela retornou com seu filho. E o Álvaro deixou a sala. seja o exemplo. Agradecida. Ela implorou: – Por favor.. há duas semanas atrás. Gandhi respondeu: – Duas semanas atrás. Confusa.11. 11 Exemplo A mãe trouxe seu filho ao Mahatma Gandhi. por que o senhor me pediu para traze-lo em duas semanas? O senhor poderia ter dito a ele. A melhor forma de se educar é através do exemplo. Exemplo 18 – Nada sério não patrão. Mahatma. a mulher perguntou: – Mahatma. Com sua licença. 12 Aproveite Cada Momento Um amigo meu abriu a gaveta da cômoda de sua esposa e pegou um pequeno pacote embrulhado com papel de seda: “Isto – disse ele – não é . Gandhi fez uma pausa e disse: – Traga seu filho de volta em duas semanas. como fez agora. eu estava comendo açúcar. mas inconformada. Gandhi olhou o jovem nos olhos e disse: – Pare de comer açúcar..

Gosto de pensar que teria ido comer comida chinesa. Agora estou lendo mais e limpando menos. Já não guardo nada. Aproveite Cada Momento um simples pacote. Uso meus copos de cristal todos os dias.12.. Coloco uma roupa nova para ir ao supermercado. Se vale a pena ver. Ainda estou pensando nestas palavras. Desgostoso.” Aproximou-se da cama e colocou a prenda junto com as outras roupas que ia levar para a funerária. São estas pequenas coisas deixadas por fazer que me fariam desgostoso se eu soubesse que minhas horas estão limitadas. cartas que pensava escrever “qualquer dia destes”. Creio que teria chamado seus familiares e amigos mais próximos. há uns 8 ou 9 anos. porque deixaria de ver amigos com quem iria encontrar cartas. Talvez chamasse alguns amigos antigos para desculpar-se e fazer as pazes por possíveis desgostos do passado.... Não estou certo do que teria feito a esposa de meu amigo se soubesse que não estaria aqui para a próxima manhã que todos nós ignoramos. Sua esposa tinha acabado de morrer. disse: “Não guarde nada para uma ocasião especial.. não para sobreviver.uso-o quando tenho vontade. Virando-se para mim.escutar ou fazer.. . As frases “algum dia. quero ver. Estava guardando-o para uma ocasião especial. já mudaram minha vida. 19 “Ela comprou isto na primeira vez que fomos a Nova York. Nunca o usou.creio que esta é a ocasião.” e “qualquer dia. se me dá vontade. Compreendi que a vida deve ser uma fonte de experiências a desfrutar. fico mais tempo com minha família e menos tempo no trabalho. Cada dia que se vive é uma ocasião especial”. sua favorita.Bem. Já não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais..” Tirou o papel que o envolvia e observou a bonita seda e caixa.” estão desaparecendo de meu vocabulário. escutar ou fazer agora.. Sento-me no terraço e admiro a vista sem preocupar-me com as pragas.

. há pessoas de quem você gosta. a cada manhã. ® Não acredite em tudo que você ouve.13. ® Nunca ria dos sonhos de outras pessoas. seja verdadeiro. gaste tudo o que você puder e durma tanto quanto queira. ® Decore seu poema favorito. pense que este “qualquer dia” está muito distante. ® Dê mais às pessoas do que elas esperam e faça-o com alegria.. E. olhe a pessoa nos olhos.provavelmente. adiar ou guardar nada que traria risos e alegria para nossas vidas. ® Quando disser “eu te amo”. Se você recebeu isto. ® Quando disser “sinto muito”. cada minuto. é porque alguém gosta de você e porque. ® Fique noivo pelo menos 06 meses antes de se casar. ® Ame profundamente e com paixão. Agora. 13 Mensagem do Dalai Lama ® Pense positivo! Abaixo está o Tantra Totem de Boa Sorte do Nepal. cada hora. digo a mim mesmo que este será um dia especial. . Se está muito ocupado para gastar uns poucos minutos para enviar isto para outras pessoas e se você diz a si mesmo que o enviará “qualquer dia destes”. com suficiente freqüência.. Cada dia. porque não disse a meus irmãos e meus filhos. Mensagem do Dalai Lama 20 Desgostoso e triste. ® Acredite em amor à primeira vista. Você pode se machucar mas é a única forma de viver completamente.trato de não atrasar. ou pode não chegar nunca. é especial. que os amo..

® Quando se der conta que cometeu um erro. ® Passe mais tempo sozinho. suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra. ® Lembre-se dos três Rs: Respeito à si próprio. ® Quando alguém perguntar algo que não quer responder. ® Não deixe uma pequena disputa ferir uma amizade. ® Diga “saúde” quando alguém espirrar. brigue de forma justa. ® Case com alguém que você goste de conversar. ® Sorria ao falar ao telefone. não perca a lição. Ao envelhecerem. ® Quando você perder. Respeito ao próximo. ® Fale devagar. ® Ligue para sua mãe. Responsabilidade por suas ações. ouvirá isso em sua voz. A pessoa que estiver chamando. Mensagem do Dalai Lama 21 ® Em desentendimento. . tome as atitudes necessárias. mas pense com rapidez. Não use palavrões.13. ® Não julgue as pessoas pelos seus parentes. sorria e pergunte: Porque você quer saber? ® Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos.

Não fale do passado. 22 ® Viva uma vida boa e honrada. ® Em desentendimento com entes queridos. Faça tudo que puder para criar uma lar tranqüilo e com harmonia. é a melhor resposta. ® Confie em Deus. ® Reparta os seus conhecimentos. ® Leia o que está nas entrelinhas. vá a algum lugar onde você nunca esteve. ® Seja gentil com o planeta. poderá aproveitá–la mais uma vez. enfoque a situação atual. . coloque-o a serviço de ajudar outros enquanto você for vivo. Esta é a maior satisfação da riqueza. assim. mas tranque o carro. ® Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele onde o amor pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro. ® Ore. ® Uma atmosfera de amor em sua casa. É uma forma de alcançar a imortalidade. Há um poder incomensurável nisso. quando você ficar velho e olhar para trás. Julgue seu sucesso pelas coisas que teve que renunciar para consegui-lo. Mensagem do Dalai Lama ® Lembre-se de que o silêncio às vezes. ® Não confie em alguém que não feche os olhos enquanto beija ® Uma vez por ano. ® Leia mais livros e assista menos TV. ® Cuide de sua própria vida. ® Se você ganhar muito dinheiro. é importante.13. ® Nunca interrompa quando estiver sendo elogiado.

Esta cidade é exatamente igual. O que me diz do lugar? O ancião. falou o ancião.. 23 14 A Cor do Mundo O ancião descansava sentado em um velho banco à sombra de uma árvore. quando foi abordado pelo motorista de um automóvel que estacionou a seu lado: – Bom dia! – Bom dia! Respondeu o ancião. Como o senhor vive aqui há tanto tempo deve conhecê–lo muito bem. Mas por favor me fale antes da cidade de onde vem. ® Usufrua o amor e a culinária com abandono total. – É verdade. fraterna. Maravilhosa! Gente boa. A Cor do Mundo ® Lembre-se que seu caráter é seu destino. – O senhor mora aqui? – Sim. lançou-lhe a mesma pergunta: . Só a deixei por imperativos da profissão. meu filho. – Venho de mudança e gostaria de saber como é o povo daqui.. há muitos anos. Minutos depois apareceu outro motorista e também se dirigiu ao ancião: – Estou chegando para morar aqui... – Ah! É ótima. Fiz lá muitos amigos. O forasteiro agradeceu e partiu. Vai gostar daqui.14. – Pois bem.

imaginando conviver com gente assim... sentiremos que em todas as situações há aspectos positivos. pois aqui você encontrará o mesmo ambiente. Se o entusiasmo é o detergente das nossas lentes. O exterior estará sempre refletindo o que levamos no interior. arrogante! Não fiz um único amigo naquele lugar horroroso! – Sinto muito. Em outras palavras. ( Uma razão para viver. Se nossas lentes estão escurecidas pelo pessimismo. tudo à nossa volta nos parecerá escuro. Mas. do que pensamos. cap. perceberemos a vida em variados matizes de luzes e cores. A cor do mundo) . o mundo tem a cor que lhe damos através das nossas lentes. A Cor do Mundo – Como é a cidade de onde vem? 24 – Horrível! Povo orgulhoso. nossas lentes estão clarificadas pelo otimismo. Todos vemos no mundo e nas pessoas algo do que somos. cheio de preconceitos. de nossa maneira de ser. veremos tudo pela ótica de nossas tendências. o universo que nos rodeia se apresenta desesperador. parecerá constantemente envolto em trevas. para nós. Se somos nervosos. A cor do mundo. depende da nossa ótica. Tudo. se ão contrário. Se nossas lentes estão turvadas pelo desânimo. meu filho.14. portanto. agressivos ou pessimistas.

® O que o instrutor da escola de kamikases disse para os alunos? Prestem atenção. ® A prática leva à perfeição. ® Dizei-me com quem andas e direi se vou contigo. ® Amigos: ganha-se e perde-se.15. ® Deus criou o homem antes da mulher para não ter que ouvir palpites. ® Mais valem duas abelhas voando do que uma na mão. mas somente um gênio é capaz de vende-lo. que só vou fazer uma vez. acumula-se. ® Se você tentou falhar e conseguiu. Afinal. Citações 25 15 Citações ® Não leve a vida tão a sério. ® Funcionários públicos: nunca tantos fizeram tão pouco em tanto tempo. você descobriu o que é paradoxo. ® O asterisco nada mais é do que um ponto final hippie. ® Até um imbecil passa por inteligente se ficar calado. você não vai sair vivo dela mesmo. exceto na roleta russa. ® Existem dois tipos de esparadrapo: os que não grudam e os que não saem. ® Tudo é relativo. . O tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você esta. ® Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro. Inimigos.

® O bom do trabalho em equipe. ® A advocacia é uma maneira legal de burlar a justiça. ® Viva cada dia como se fosse o último. geralmente o juiz é a única pessoa que sabe contar até dez. ® Não tenha medo do teste de AIDS. acorde ao meio-dia. é que se algo der errado sempre se poderá culpar alguém. ® Os crentes são contra o corpo de bombeiros. ® Cultura é o que teria o açougueiro se fosse cirurgião.. pois só Cristo salva. ® As leis são como as salsichas: melhor não ver como foram feitas. . ® Não se ache horrível pela manhã. Roubar de varias. é pesquisa.. Um dia você acerta. ® Arqueólogo: alguém cuja carreira esta em ruínas. onde você colocaria? ® Roubar idéias de uma pessoa é plagio. ® Você não pode ter tudo. ® Evite acidentes. Ele também tem um lado positivo. Citações 26 ® No boxe. ® O mais nobre dos cachorros é o cachorro-quente: alimenta a mão que o morde. ® Na minha lápide podem escrever o seguinte: a partir de agora.15. Faça de propósito. ® Júri: grupo de pessoas cuja tarefa é decidir quem tem o melhor advogado. não contem mais comigo.

. que parecia ser feita de ternura e beleza.16. Pegou o primeiro que encontrou. sob o cuidado constante de sua mãe. Era uma vez.. Ao passar por uma loja de discos. com a permissão da mãe. pouco depois. mais ou menos da sua idade. “Quer que embrulhe para presente?” perguntou a garota sorrindo ainda mais e ele só mexeu com a cabeça para dizer que sim. admirando aquela figura divina. 27 16 Não deixe para amanhã . olhando as vitrines e as pessoas que passavam. . Abriu a porta e entrou. Era o sorriso mais lindo que ele já havia visto. louco de vontade de ficar por ali. e disse “Esse aqui”. Ela saiu do balcão e voltou. Aproximando-se timidamente. Daquele dia em diante. ela deu-lhe um sorriso e perguntou se podia ajudá–lo em alguma coisa. e a emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um CD. Sempre viveu na casa de seus pais. sem nem olhar de quem era. ® Menstruação é ruim. ® Canela: dispositivo para se encontrar móveis no escuro. todas as tardes voltava a loja de discos e comprava . Quando o viu.. sem olhar para mais nada que não a sua amada. Ele pegou o pacote e saiu. Tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. com o CD muito bem embalado. Um dia decidiu sair sozinho e. caminhou pela sua quadra. . . notou a presença de uma garota. mas ruim mesmo é quando ela não vem. Não deixe para amanhã . chegou ao balcão onde ela estava. Um garoto que nasceu com uma doença que não tinha cura. Foi amor a primeira vista.

Não deixe para amanhã. A mãe. para as pessoas de quem gosta e estima!!!!!! Aproveita e fala. Emocionada. Ele estava apaixonado. Como todos os dias comprou outro CD e. você não sabe? Faleceu essa manhã”. viu cair um pequeno pedaço de papel. começou a chorar e disse: “Então. de imediato. Todas as vezes a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais bem feito. faça o mesmo e envie-a AGORA. Diga já !!! Amanhã pode ser muito tarde. telefona e diz o que ainda não foi dito. Era a garota perguntando por ele. mas tinha medo da reação dela. muito. desconsolada. Comentou sobre isso com sua mãe e ela o incentivou.16. a chamá–la para sair. irem mudando o mundo. pouco a pouco. Mais tarde. . como sempre. No dia seguinte o telefone tocou e a mãe do jovem atendeu. a mãe entrou no quarto do filho. Quando ela não estava vendo. ele se encheu de coragem e foi para a loja. e assim. todos embrulhados. . não daqui a pouco. Ao faze-lo. Assim é a vida: não espere demais para dizer a alguém especial aquilo que você sente. Esta mensagem e para dizer que você é muito especial. escreve. então. por mais que ela sempre o recebesse com um sorriso doce. não tinha coragem para convidá–la para sair e conversar. Não deixe para amanhã . onde estava escrito: “Você é muito simpático. a mãe abriu outro CD e dele também caiu um papel que dizia o mesmo. ela foi embrulhá–lo. escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja correndo. 28 um CD qualquer. Essa mensagem foi escrita para fazer as pessoas refletirem e assim. que ele guardava no closet. Quem sabe não . nem perguntou quem era. sem nem abrir. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Um dia. não quer me convidar para sair? Eu adoraria”. e assim todos quantos ela abriu traziam uma mensagem de carinho e a esperança de conhecer aquele rapaz. para olhar suas roupas e ficou muito surpresa com a quantidade de CDs.

Trabalha dia e noite. inclusive dormindo na própria oficina. O homem desiste? Não! Volta a escola por mais dois anos. 29 17 Honda Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. empenha as próprias jóias da esposa.17. Mas. a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. um terremoto novamente a arrasa. Para poder continuar nos negócios. O homem fica chateado? Não! Após dois anos. Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para . sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o taxavam de “visionário”. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa. Honda dá mais tempo. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica. sua fábrica é bombardeada duas vezes. dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. sendo que grande parte dela é destruída. Durante a guerra.

Vamos persistir somente Hoje e esquecer o Ontem que já morreu e o . acredite mais um dia em você. Como a idéia é boa. que lhe adiantam o capital necessário para a indústria. Tudo porque o Sr. persista mais um dia. não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente. ame mais um dia.17. Como não tem capital. resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria da automobilística japonesa. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. levante a cabeça mais uma vez. não espera acontecer"! Você pode estar a um passo do sucesso e da sua realização. sorria mais um dia. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Soichiro Honda. ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. trabalhe mais um dia. Dê mais passo. acredite mais uma vez. conhecida e respeitada no mundo inteiro. O Ontem é história. seu fundador. Ele entre em pânico e desiste? Não! Criativo. consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas. Honda comprar comida para a família. só temos o Hoje. o Amanhã ainda não existe. 30 Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas”. “Quem sabe faz a hora.

“Meu marido ama T–bones. Eu a observei quando ela apanhou um pacote grande de bifes T–bone. Saudade Amanhã que ainda não nasceu. esbelta e adorável em um conjunto verde claro. “Meu marido faleceu há oito dias atrás” eu lhe disse.. não sei não”. Com um coração cheio de pesar. um pouco mais de tempo do que em duas pessoas. 31 18 Saudade Eu não entrei no supermercado particularmente interessada em comprar mantimentos. Eu até já sabia o que. os colocou na cestinha hesitante. eu só queria comprar meus poucos artigos e partir. Ela me viu a observando e sorriu.. E este supermercado guardava diversas doces recordações. eu procurei um bife pequeno perfeito e me lembrei de como Rudy gostava do seu bife. Eu sempre o via caminhando pelo corredor com três rosas amarelas em suas mãos. E aprecie todo momento em que estiverem juntos “. Eu engoli a emoção e encarei seus olhos azuis pálidos. “Compre os bifes para ele. Ela virou para ir embora e uma vez mais olhou para o pacote de bifes. A dor de perder meu marido de 37 anos ainda estava muito forte. Rudy amava rosas amarelas. Ao escolher a carne. De repente uma mulher veio ao meu lado Ela era loira. Rudy vinha freqüentemente comigo e quase toda vez ele pretenderia procurar algo especial. a estes preços. mas ir ao supermercado para fazer compras era muito diferente desde que Rudy tinha partido. eu lutei para controlar o tremor em minha voz. Fazer compras sem uma pessoa leva tempo. mas honestamente. e então os repôs na gôndola . Enquanto olhava o pacote nas mãos dela. ..18. Eu não tinha fome.

eu decidi finalmente e passei para a seção de sorvete perto da frente da loja. “Oh. “Elas são para você” ela disse e colocou três rosas amarelas longas e bonitas em meus braços”. Ela se inclinou e deu um beijo gentil em minha bochecha. Lá estava eu tentando decidir qual a quantidade de leite eu deveria comprar. Quando você passar pelo caixa. Em seu rosto havia o sorriso mais luminoso que eu jamais tinha visto. Senhor pois eu posso ouvir. você não me esqueceu. os olhos dela fixos nos meus. eu assisti enquanto ela ia embora enquanto as lágrimas nublavam a minha visão. Eu coloquei o sorvete em meu carrinho e olhei para o corredor em frente. Eu juraria que um halo suave cercou seu cabelo loiro enquanto ela continuava caminhando em minha direção.Eu vi a roupa verde primeiro. Como ela soube? De repente a resposta parecia tão clara. Eu não estava só. Saudade 32 Ela tremeu sua cabeça e eu vi a emoção nos seus olhos enquanto ela colocava o pacote na sua cesta. Ele ainda estava comigo. eu vi o que ela segurava e lágrimas começaram a nublar meus olhos. então reconheci a bonita senhora que vinha em minha direção. então sorriu novamente. Um quarto de litro. Rudy. Eu olhei para as rosas bonitas aconchegadas em embrulha verde e achei que isso era quase irreal. Há muitos que são surdos. obrigado. Eu me virei e empurrei meu carrinho pela loja até os produtos de leiteria. Por favor leia tudo disto. Todos os dias seja grato pelo o que você tem e por quem você é.18. é realmente agradável! Embora eu aperte meus ouvidos e reclame quando o despertador soa. e ela era o anjo dele. Quando ela chegou mais perto. Nos braços dela havia um pacote. o que as rosas significavam. com lágrimas nos olhos. eles saberão que elas já estão pagas”. não é?” Eu sussurrei. . Eu quis lhe contar o que ela tinha feito. mas ainda impossibilitada de falar.

1817–1862 . pela vida! Passe isto para os amigos que você conhece. isto poderia ajudar um pouco a fazer este mundo um lugar melhor para viver. Senhor. obrigado. correto? 19 Fundações do realinhamento Se você construiu castelos no ar. Há muitos que estão sós. a paciência é pequena e minhas crianças falam tão alto. pois no alto é onde devem estar. Senhor pois eu posso ver. pela comida temos. pela minha família. Embora nossa mesa de café da manha nunca se pareça com os anúncios em revistas e o cardápio está às vezes desequilibrado. o café da manha é queimado. obrigado. Embora eu murmure e lamente meu destino a cada dia e deseje que minhas circunstâncias não sejam tão modestas. Embora me seja difícil levantar da cama de manha. pois eu tenho a força para me levantar. não terá desperdiçado seu trabalho. quando as meias estão perdidas. obrigado. Agora coloque fundações embaixo deles. Há muitos que não têm nenhum trabalho. Fundações do realinhamento 33 Embora eu mantenha meus olhos fechados contra a luz matutina. obrigado Senhor. Muitos são cegos. Embora a primeira hora de meu dia seja sempre apressada. Senhor. Há muitos que têm fome.19. Senhor. pela oportunidade de trabalhar. Há muitos que estão acamados. Embora a rotina de meu trabalho seja freqüentemente monótona. obrigado. obrigado. Senhor. HENRY DAVID THOREAU Naturalista e Escritor norte-americano.

só dois disso!. você escolhe como reagir a situações. me deixava curioso. Você escolhe como as pessoas irão afetar o seu astral. Então argumentei: Tá certo! Mas não e tão fácil assim! E Mauro disse: É fácil sim! A vida consiste em escolhas. Eu escolho o lado positivo da vida. eu posso escolher aceitar a reclamação ou posso escolher apontar o lado positivo da vida para a pessoa.A razão disso eram as atitudes de Mauro.. Eu escolho aprender algo com isso! A todo momento alguém vem reclamar da vida comigo. ele era naturalmente motivador. Então eu escolho estar de alto astral. contando ao empregado como olhar pelo lado positivo da situação. eu posso ser vitima da situacão ou posso escolher aprender algo com isso.. Como você consegue ? Toda manha eu acordo e digo a mim mesmo: Mauro você tem duas escolhas hoje.20. e todos seguiam o seu exemplo. Quando você tira decisões a serem tomadas. escolher estar de alto astral ou escolher estar de baixo astral. Questão de Escolha 34 20 Questão de Escolha Mauro era um tipo de pessoa que todos adorariam conhecer. Quando alguém lhe perguntava: Como vai você?.. disse ao Mauro: Eu não acredito! Você não pode ser uma pessoa positiva o tempo todo. Então um dia. Você escolhe estar . A todo momento acontece alguma coisa desagradável. Se algum empregado estivesse tendo um mau dia. Ele era o único gerente de uma cadeia de restaurantes. Ele sempre estava de alto astral e sempre tinha algo positivo para dizer. ele respondia: Melhor que isso. Mauro prontamente estava la. realmente. Eu observava seu estilo que..

20. lembrei que eu tinha duas escolhas. Encontrei com Mauro seis meses depois do acidente e perguntei: Como vai você ? E ele respondeu: – Melhor que isso. Eu podia escolher viver ou podia escolher morrer. Mas. tremendo de nervoso. Por força da nova atividade perdemos contato. Em suma. fiquei com medo. que tudo ia ficar bem. Nos olhos deles eu lia: Ele e um homem morto!. Ele deixou a porta dos fundos do restaurante aberta e. Mauro foi encontrado relativamente rápido.só dois disso! Quer ver minhas cicatrizes? Enquanto eu olhava as cicatrizes. mas eu sabia que tinha que fazer alguma . atiraram nele e fugiram. Enquanto ele tentava abrir o cofre.Então depois. Ficaram o tempo todo me dizendo que tudo ia dar certo. Questão de Escolha 35 feliz ou triste. foi rendido por 3 assaltantes armados. calmo ou nervoso. perguntei o que passou pela sua mente quando os ladrões invadiram o restaurante..Eu escolhi Viver! Então perguntei: Você não ficou com medo? Não perdeu os sentidos? Mauro continuou: Os paramédicos eram ótimos. Os ladrões entraram em pânico. errou a combinação do cofre. Por sorte. Alguns anos mais tarde. Mauro foi liberado do hospital com alguns fragmentos de balas ainda em seu corpo. como você vive sua vida! Refleti sobre o que Mauro disse. quando eles me levaram de maca para a sala de emergência e eu vi as expressões no rosto dos médicos e enfermeiras. – A primeira coisa que veio a minha cabeça foi que eu deveria ter trancado a porta dos fundos. quando eu estava baleado no chão.. mas frequentemente eu pensava nele quando tomava a decisão de viver ao invés de ficar reagindo as coisas. eu ouvi dizer que Mauro havia feito algo que nunca se deve fazer. e levado as pressas ao Pronto–Socorro local. Algum tempo depois abri meu próprio negocio. conseqüentemente.

Quando chegou ao hotel resolveu mandar um e-mail para sua mulher. Aqui é tudo . Um homem deixou as ruas cheias de neve de Chicago para umas férias na ensolarada Flórida. Respondi: Sim! Os médicos e enfermeiras pararam imediatamente esperando por minha resposta. havia uma enfermeira grande e forte me fazendo perguntas.21. para que um mal-entendido não aconteça. mas também por causa de sua atitude espetacular. deu um grito de profundo horror e caiu dura e morta no chão. entretanto. sua família correu para o quarto e leu o seguinte na tela do monitor: “Querida esposa. Ela perguntou se eu era alérgico a alguma coisa. Foi uma longa viagem. e tudo. Mal Entendido coisa. Me operem como se estivesse vivo... Este pastor havia morrido no dia anterior. Sua esposa estava viajando a negócios e estava planejando encontrá–lo lá no dia seguinte. não morto! Mauro sobreviveu graças a experiência e habilidade dos médicos. tirou da memória o que lembrava e torceu para que estivesse certo.. Como não achou o papelzinho em que tinha anotado o endereço do e-mail dela. 21 Mal Entendido Sempre que for enviar um e-mail para alguém. Infelizmente ele errou uma letra.. Eu respirei fundo e respondi: Sou alérgico a balas! Enquanto eles riam eu disse: Eu estou escolhendo viver.. viver por completo. é melhor certificar-se do endereço.. e a mensagem foi para uma mulher de um pastor.. Ao ouvir o grito. Atitude. Então perguntei: O que você fez? 36 Bem. Quando ela foi checar os seus e-mails.. Acabei de chegar. Eu aprendi com ele que todos os dias temos que escolher viver a vida em sua plenitude. deu uma olhada no monitor.

PS: “Está fazendo um calor infernal aqui!!!” 22 Trem da Vida Isso mesmo. outros tantos passam por ele de uma forma que quando desocupam seu acento. amizade e companhia insubstituível. cheia de embarques e desembarques. embarquem..só que infelizmente jamais poderemos sentar ao seu lado. nossos pais.” Beijos do seu eterno e amoroso marido. o que não impede. entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos que estarão sempre nessa viagem conosco.. pessoas interessantes e que virão a ser super especiais para nós. ninguém nem sequer percebe. já estou gostando muito. jardins. Agora vou descansar. que durante ele atravessemos com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles. é claro.22. Não importa. a vida não passa de uma viagem de trem.. Infelizmente isso não é verdade.. Curioso é constatar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes dos nossos – portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles.. ainda outros circularão pelo trem prontos a ajudar quem precisa. Chegam nossos irmãos. em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho. Quando nascemos. surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros. Muitas pessoas tomam esse trem apenas a passeio. mas isso não impede que durante a viagem. pois já terá alguém ocupando aquele lugar. alguns acidentes. Tenho certeza que você também vai gostar. Apesar de só estar aqui há poucas horas. amigos. Falei aqui com o pessoal e está tudo preparado para sua chegada amanhã.. Muitas árvores. Muitos descem e deixam saudades eternas. é as- . Trem da Vida 37 muito bonito. e amores maravilhosos.. outros encontram nessa viagem somente tristezas.

esperas. O Bambu 38 sim a viagem. tentando nos relacionar bem com todos os passageiros. O grande mistério afinal .é que jamais saberemos em qual parada desceremos. muito menos nossos companheiros. da melhor maneira possível.acredito que sim.. absolutamente nada. sonhos. Porém. façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila. o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem. Amigos. nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades.. despedidas.. 23 O Bambu Depois de plantada a semente deste incrível arbusto. lembrando sempre que em algum momento do trajeto eles poderão fraquejar e provavelmente precisaremos entender isso. fantasias. não se vê nada. a partir do bulbo.23. procurando em cada um deles o que tiverem de melhor. .. e o que vai me deixar feliz será pensar que eu colaborei pra que ela tenha crescido e se tornado valiosa. porque nós também fraquejaremos muitas vezes e com certeza haverá alguém que nos entenderá. mas me agarro na esperança que em algum momento estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê–los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram... que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos. deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos com certeza será muito triste. cheia de atropelos. Façamos essa viagem então. por 4 anos – exceto o lento desabrochar de um diminuto broto. me separar de alguns amigos que fiz nele será no mínimo dolorido. jamais retornos..

” Você trabalha. meses ou mesmo anos.. se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo. especialmente projetos que envolvem mudanças de comportamento. faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento. Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. o bambu chinês cresce. o “quinto ano” chegará e o crescimento e a mudança que se processam o deixarão espantado. investe tempo e esforço. no quinto ano.. todo o crescimento é subterrâneo. Uma Lenda Árabe 39 Durante 4 anos. devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos fácil frente às dificuldades que surgem e que são muitas.24. Mas. sem nada a dizer. O outro. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra: HOJE. escreveu na areia: HOJE. até atingir 24 metros”. Mas então. Intrigado... 24 Uma Lenda Árabe Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. Em nossos trabalhos. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Covey escreveu: “Muitas coisas na vida (pessoal e profissional) são iguais ao bambu chinês. ofendido. O bambu chinês mostra que não podemos desistir fácil das coisas. o amigo perguntou: . cultura e sensibilização para ações novas. MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO. MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA. que se estende vertical e horizontalmente pela terra. numa maciça e fibrosa estrutura de raiz. e as vezes não se vê nada por semanas.

repulsiva. Feia. tranca-se no casulo e aguarda o fim. deveremos gravar na pedra da memória do coração onde vento nenhum do mundo poderá apagar". o Senhor me tira o pouco que tenho. entretanto. o outro amigo respondeu: Quando um grande amigo nos ofende. e ser admirada pelos homens. a Natureza pede que faça um casulo. condenada a rastejar pela terra. Alguns dias depois. 25 Da lagarta a borboleta Imagine uma lagarta. Surpreende-se com o sentido da vida e com os desígnios de Deus. Desesperada. vê-se transformada numa linda borboleta. Pensa que está construindo um túmulo. pensa. deveremos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. – Quando finalmente me acostumei. reclama novamente com Deus. porém quando nos faz algo grandioso. Pode passear pelos céus. Da lagarta a borboleta 40 Por que depois que te bati. Sou a mais desprezível das criaturas. Embora indignada com a vida que levou até então. você escreveu na areia e agora escreveu na pedra? Sorrindo. Passa grande parte de sua vida no chão. Um dia. indignada com seu destino e com a sua forma.25. olhando os pássaros. A lagarta se assusta – jamais fizera um casulo antes. e prepara-se para morrer. .

As vendas foram aumentando e. Para economizar. parou de fazer seus cartazes de propaganda na estrada. triste. vê televisão. Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta. lê jornais. . O Brasil vai quebrar. também. cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. o filho já formado. televisão e nem lia jornais. mas produzia e vendia bons cachorros quentes. as vendas começaram a cair e foram caindo.26. então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. pior ) e começou a comprar salsicha mais barata (que era. caindo e chegaram a níveis insuportaveis e o negócio de cachorro quente do velho. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender grande quantidade de fregueses e o negócio prosperava. Finalmente. oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. o pai pensou:bem. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada. se meu filho estudou Economia. O menino cresceu e foi estudar Economia numa das melhores faculdades do país. a pior ). Tomadas todas essas providências". . então só pode estar com a razão. A Crise 41 26 A Crise Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente. Ele não tinha rádio. Está tudo ruim. o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e. Seu cachorro quente era o melhor de toda região! Vencedor. . . O pai. quebrou.” Depois de ouvir as considerações do filho estudado. notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele: -Pai. voltou para casa. que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia.” Com medo da crise. então falou para o filho: . A situação do nosso país é crítica. é claro. ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho.

” 27 Anjos Era uma vez. apresentavam ao anjo mestre um relatório das boas ações praticadas. dando um grito de alegria. regressavam frustrados por não terem podido praticar nenhum tipo de salvamento sequer. Conta-se que naquele tempo. Neste momento. os dois se depararam com dois lavradores que seguiam por uma trilha. disse para o outro: . Aconteceu então. Ele me avisou da crise. viu um bando de pássaros voando em direção à sua lavoura. antes de se tornarem anjos de verdade. elas saiam em duplas para fazer o bem e no final de cada dia.Você ficou maluco? O anjo mestre não vai gostar nada disto! Mas o primeiro retrucou: . E assim o fizeram. Durante um certo período. os aprendizes de anjos passavam por um estágio. Parece que naquele dia. o mal estava de folga. um dia. . .Que nada. Poucos passos adiante eles se separaram e seguiram por caminhos diferentes. após alguns passos depois de terem se separado. não comam toda a minha plantação! Eu .27. Tocaram suas mãos invisíveis na cabeça dos dois e se puseram a observá-los. meu filho. um deles. que dois anjos estagiários. há muitos e muitos anos. depois de vagarem exaustivamente por todos os cantos. Enquanto voltavam tristes. Que tal darmos o poder a estes dois lavradores por quinze minutos para ver o que eles fariam? O outro respondeu: . e passando a mão na testa suada disse: – Por favor meus passarinhos. Anjos 42 -Você estava certo. uma escola de anjos.Tive uma idéia. acho que ele até vai gostar! Vamos fazer isto e depois contaremos para ele.” E comentou com os amigos. nós estamos no meio de uma grande crise. orgulhoso: -Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar Economia. Um deles.

ele esfregou os olhos e pensou: devo estar cansado e acelerou o passo. ao abrir porta. e esfregando a cabeça disse: de novo. em segundos. não tem me sobrado tempo. Aquela humilde casinha foi se transformando numa verdadeira mansão diante dos seus olhos. ele se jogou numa enorme poltrona que estava na sua frente e. Tinha na mente. e o pior é que eu não aprendo. imagens muito fortes de algo que ele não entendia bem. sem entender muito o que estava acontecendo. eu ainda vou construir um chiqueiro decente para você. Mais uma vez. Ele então tirou o chapéu. ele viu espantado a lavoura crescer e ficar prontinha para ser colhida em questão de segundos. pois é daí que tiro o meu sustento. Minutos depois ele ouviu alguém pedir Socorro: compadre! Me ajude! Eu estou perdido! Ainda atordoado. Esfregou novamente os olhos e apressando ainda mais o passo disse mentalmente: estou muito cansado! Neste momento ele chegou em casa e. estava dormindo profundamente. Mais uma vez espantado. ele se levantou correndo. a culpa é minha. com água corrente e o porquinho já instalado no seu compartimento. Assustadíssimo. Anjos 43 preciso que esta lavoura cresça e produza. esfregando a testa ele disse: – Você fugiu de novo meu porquinho! Mas. Naquele exato momento aconteceu o milagre.27. e sem nada entender. . Também. Mas ainda hei de Ter dinheiro para construir uma grande casa e dar um pouco mais de conforto para minha mulher. Aconteceu que logo adiante ele caiu ao tropeçar em um pequeno porco que havia fugido do chiqueiro. todo azulejado. Assustado. a tranca que estava pendurada caiu sobre sua cabeça. convicto de que era tudo decorrente do cansaço. Não houve tempo sequer para que ele tivesse algum sonho. Naquele momento. ele viu o chiqueiro se transformar num local limpo e acolhedor.

Anjos 44 mas parecia um sonho. andei mais depressa. como age e aquilo que pensa! Sua mente trabalhará para que tudo . parabenizou os dois pela idéia brilhante que haviam tido. Quando ele chegou na porta. Mas tiveram uma grande surpresa. encontrou o amigo em prantos. Acreditando estar vendo coisas. . todo ser humano teria 15 minutos de poder ao longo da vida. . . e tudo foi tão rápido que eu nada pude fazer! Mas.27. como eu já estava mesmo era com raiva. tomara que seque tudo e vocês morram de fome! Naquele exato momento. devo estar cansado. e apressei o passo. Para surpresa minha compadre. Caindo aos pedaços. por que não pega fogo logo e acaba com isto?. Será que os 15 minutos próximos serão os seus? Muito cuidado com tudo o que você diz. compadre. Naquele momento. Andei um pouco mais e cai depois de tropeçar no meu porco que havia fugido do chiqueiro. ninguém jamais saberia quando estes 15 minutos de poder estariam acontecendo. . . atacando a minha lavoura. De onde veio esta mansão? Depois de tudo observarem. o que aconteceu com a sua casa?. não é que o porco morreu ali mesmo. Estavam muito apreensivos quanto ao tipo de reação que o anjo mestre teria. os dois anjos foram. contar para o anjo mestre o que havia se passado. Só que. Fiquei muito bravo e gritei mais uma vez: Você fugiu de novo? Por que não morre logo e para de me dar trabalho? Compadre. Então perguntando o que havia se passado ele ouviu a seguinte estória: – Compadre nós nos despedimos no caminho e eu segui para minha casa. na minha frente. muito assustados. e resolveu decretar que a partir daquele momento. e ao entrar em casa. gritei novamente: Esta casa. eu vi um bando de pássaros voando e direção à minha lavoura. naquele exato momento a minha casa pegou fogo. . me caiu na cabeça a tranca da porta. . acontece que poucos passos adiante. . O anjo mestre ouviu com muita atenção o relato. Ele se lembrava que poucos minutos antes eles se despediram no caminho e estava tudo bem. eu vi a lavoura secar e todos os pássaros morrerem diante dos meus olhos! Pensei comigo. Este fato me deixou revoltado e eu gritei: Vocês de novo.

28. tal não aconteceu. a ilusão também bateu à porta daquele sábio. o sábio assomou a cabeça pela janela e dirigiu-lhe um sorriso enternecedor. aconteça. . Em outro dia. Antes mesmo que ela batesse à porta. Ele convidou-a a entrar. Os seus discípulos esperavam que ela saísse correndo a qualquer momento. . a culpa e o engano. Logo depois ela saiu correndo e gritando que estava cega. Os discípulos.. A tristeza recuou. Havia descoberto que não podia capturar aquele ser bondoso. apareceu a tristeza. A fama do sábio foi crescendo e a cada dia novos visitantes chegavam. cheios de receio. convidou-a a entrar em sua humilde morada. Certo dia. O coração do sábio era tão luminoso de amor que havia ofuscado a própria ilusão. O tempo foi passando e nem ela nem o sábio apareciam. a solidão bateu à porta de um grande sábio. o ódio. penetraram a humilde casa e encontraram o cadáver de seu mestre estirado no chão. Ele convidou-a para entrar. seja bom ou ruim. De outra feita. . A solidão. disse que era engano e foi bater em alguma outra porta que não fosse tão luminosa. objetivando conquistá-lo em nome da tentação. . Pouco depois ela saiu decepcionada. ofuscada pelo amor do mestre. no outro a impaciência. 45 28 A solidão. Porém um dia a morte bateu à sua porta. Ele. pois ele nunca estava sozinho: estava sempre acompanhado pelo amor de Deus. Pura perda de tempo: o sábio convidava todos a entrar e eles saiam decepcionados com o equilíbrio d aquela alma bondosa. . Em um dia era o desespero. Entretanto. Depois vieram a mentira. amorosamente.

ouvi esta primeira parte da historia como um elogio a persistência. A tristeza dos discípulos havia aberto a porta e os mantinha lá dentro. com toda aquela agitação. aos poucos o leite ao seu redor. A primeira era forte e valente. Sua companheira de infortúnio. que. por isto continuou a se debater. foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga. a mosca desanimou. a se debater e a se debater por tanto tempo. assim logo ao cair nadou ate a borda do copo. Entram em nossa morada aqueles a quem convidamos. Outra mosca. mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas. Tempos depois. parou de nadar e de se debater e afundou. onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforco subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro. sem duvida. no entanto. mas só permanecem conosco aqueles que encontram ambiente propício para se estabelecerem. nade ate la e suba pelo canudo". . baseando-se na sua experiência anterior de . Acreditando que não havia saída. começou a se debater. a solidão e todos os outros servos da ignorância que nunca haviam conseguido permanecer anteriormente naquele recinto. e um habito que nos leva ao sucesso. As moscas 46 Começaram a chorar ao ver que o querido mestre havia partido com a morte na mesma hora. a mosca tenaz. se salvaria.29. no devido tempo. 29 As moscas Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. Durante anos. e. que. . novamente caiu no copo. A mosca tenaz não lhe deu ouvidos. Como já havia aprendido em sua experiência anterior. entraram na casa a ilusão. por descuido ou acidente. apesar de não ser tão forte era tenaz. na esperança de que. pousou em um canudo ali. passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie. não conseguiu sair.

. assim. . tudo pode ser encarado como aprendizagem. mas a todos que querem vencer. Desta forma. ate que.Reenquadrar” e permitir-se olhar a situacão atual como se ela fosse inteiramente diferente de tudo que já vivemos. fracasso ou sucesso. perdemos a oportunidade de “reenquadrar” nossa experiência e ficamos paralisados. a todos nos !!! Não acho que seja dedicado a todos que tem medo de errar. Este artigo e dedicado a todos que tem medo de errar e fracassar. Quantos de nos. de forma a perceber que. deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforcando para alcançar os resultados esperados ate que afundamos na nossa própria falta de visão? Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem esta de fora da situacão nos aponta como solução mais eficaz e. todo o medo se extingue e toda experiência e como uma nova porta que pode nos levar a energia que precisamos. pais. com medo de errar. presos aos velhos hábitos. continuou a se debater e a se debater. portanto. Pessoas que já perceberam que nem sempre esposo. passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe . exausta afundou no copo cheio de agua. familiares ou mesmo o conselheiro espiritual pode mostrar-lhes a visão isenta do ambiente ou da situacão que estão vivendo. O Principal 47 sucesso e. “Reenquadrar” e uma das ferramentas que como coach tenho tido oportunidade de usar no apoio ao aprendizado e crescimento de clientes. baseados em experiências anteriores. a motivação de continuar buscando o que queremos.30. 30 O Principal Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo. amigos. a auto-estima que nos sustenta. Reenquadrar” e buscar ver através de novos ângulos.

e deixamos de lado o essencial: “Os tesouros da alma!” Que jamais nos esqueçamos que a vida. A voz misteriosa falou novamente: “Você agora. . . Lembrou-se. esgotamos o nosso tempo aqui. mas não se esqueça do principal. a oração. mas não se esqueça do principal. correu para fora da caverna e a porta se fechou. a vigilância.” Esgotados os oito minutos. conosco. E quando a porta desta vida se fechar para nós. Temos uns oitenta anos para viver neste mundo. e uma voz sempre nos adverte:Não se esqueça do principal!” E o principal são os valores espirituais. que jamais esqueçamos do principal! . . a mulher carregada de ouro e pedras preciosas. porém. aproveite a oportunidade. neste mundo. Portanto. . a riqueza e os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado. de uma coisa: Depois que você sair. . então. Assim. Fascinada pelo ouro e pelas jóias. O mesmo acontece. O Principal dizia: 48 “Entre e apanhe tudo o que você desejar. a vida!! Mas a ganância. ansiosamente. .30. passa breve e que a morte chega de inesperado. ” A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. que a criança lá ficara e a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco e o desespero. só tem oito minutos. sempre. Lembre-se. por vezes. tudo o que podia no seu avental. pôs a criança no chão e começou a juntar. a porta se fechará para sempre. Portanto. de nada valerão as lamentações.

até que você . pare de esperar até que você termine a faculdade. Viva a Vida !! 49 31 Viva a Vida !! Nós nos convencemos de que a vida ficará melhor algum dia. algo a ser ultrapassado antes de começar a viver – um trabalho não terminado. Depois. Então. quando tivermos um filho e. nos frustramos porque temos filhos adolescentes e temos de lidar com eles. quando? Sua vida será sempre cheia de desafios. aproveite todos os momentos que você tem. Portanto. quando tivermos aposentados. Dizemos que nossa vida só será completa quando nosso cônjuge conseguir o que busca. Melhor admitir isto para você mesmo e decidir ser feliz de qualquer modo. A verdade é que não há melhor época para ser feliz do que agora mesmo! Se não.31. Souza. Por fim. a vida de verdade começaria. quando nos casarmos. ou tivermos condições de fazer uma viagem longa. especial o suficiente para passar seu tempo. quando diz: ’Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Ai sim. cheguei a conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade’. quando tivermos comprado um carro melhor. E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar. porque nossos filhos não tem idade suficiente e seria muito melhor se tivessem. . e lembre-se que o tempo não espera ninguém. depois. uma conta a ser paga. ficamos frustrados. A felicidade é o caminho! Assim. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade. outro. . Certamente seremos mais felizes quando nossos filhos tiverem ultrapassado essa fase. Mas sempre havia um obstáculo no caminho. Uma das minhas ’frases’ favoritas é de Alfred D.

. Pouco depois de levantar vôo de um dos pequenos e improvisados aeródromos da Índia. Percebeu logo que havia um rato à bordo e que poderia. até que você tenha comprado um carro ou uma casa novos. Perdoe como gostaria que fosse perdoado. até o próximo verão. e decida que não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO. E dance como se ninguém estivesse olhando!” 32 Voe Mais Alto Logo após a 2a Guerra Mundial. até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos. Trabalhe como se você não precisasse de dinheiro. Voe Mais Alto 50 volte para a faculdade. . até que você esteja sóbrio de novo. até que a sua musica toque. até que você se divorcie. . ouviu um estranho ruído que vinha de trás de seu assento. Brinque como se fosse criança. roendo a cober- . . Felicidade é uma viagem. Não coma e beba como se fosse a última vez. até que você esteja aposentado.32. até que seus filhos tenham saído de casa. Ame como se você nunca tivesse se machucado. até que você perca 5 quilos. até que você tenha tido filhos. até que você tenha terminado seu drink. primavera. Por isso. um jovem piloto inglês que experimentava o seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo. outono. até que você morra. até sexta a noite. até que você se case. não um destino. Auxilie como se fosse rotina. até que você ganhe 5 quilos. inverno. até segunda de manhã.

cessarem os ruídos que quase punham em perigo a sua viagem. relaxaria mais. perigoso e inesperado passageiro. Se fizerem injustiças a você. contemplaria mais entardeceres. teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Voando cada vez mais alto. Se eu pudesse viver novamente a minha vida. destruir o seu frágil avião. de que os ratos não resistem a grandes alturas.. . Mas. . . 33 Instantes.33. Lembre-se sempre que os “ratos” não resistem às alturas. Iria a mais lugares onde nunca fui. se pudesse voltar a viver. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida. Seria menos higiênico. Lembrou-se. mais tolo ainda do que tenho sido. . VOE MAIS ALTO. Instantes. VOE MAIS ALTO. . Correria mais riscos. na próxima trataria de cometer mais erros Não tentaria ser tão perfeito. . Poderia voltar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo. . calúnia ou maledicência. . trataria de ter somente bons momentos. . VOE MAIS ALTO. nadaria mais rios. na verdade bem poucas coisas levaria a sério. Se o ameaçarem destruir por inveja. tomaria mais sorvete e menos lentilha. . . Seria ainda. . claro que tive momentos de alegria. contudo. 51 tura de lona. viajaria mais. Se o criticarem. pouco a pouco. subiria mais montanhas.

mas não se dá conta e continua a viver em condições miseráveis. Se eu pudesse voltar a viver. retrucou o mestre. contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças. conversando sobre a importância dos encontros inesperados. nos dá uma chance de aprender ou ensinar. tenho 85 anos e sei que estou morrendo. já viram. Segundo o mestre. Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro. O senhor tem razão: acabo de aprender que muita gente está no paraíso. É considerado um dos maiores escritores do século. Veja este lugar. 34 A Morte da Vaquinha Um filósofo passeava por uma floresta com um discípulo. Eu disse aprender e ensinar. e não há qualquer comércio nas . Constatar o que acontece não basta: é preciso verificar as causas. Neste momento. pois só entendemos o mundo quando entendemos as causas. se voltasse a viver viajaria mais leve. embora muito bem localizado. cruzavam a porteira de um sítio que. não percas o agora. A Morte da Vaquinha 52 Porque se não sabem. Daria mais voltas na minha rua. faleceu na Suíça em 1987. comentou o discípulo. Bateram à porta e foram recebidos pelos moradores: um casal e três filhos. tinha uma aparência miserável. argentino. disso é feita a vida. Mas. tudo que está diante de nós. O senhor está no meio desta floresta. com roupas rasgadas e sujas. começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim ate o fim do outono. só de momentos. uma bolsa de água quente.34. JORGE LUIZ BORGES. um guarda-chuva e um pera-quedas. se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Perguntou como estava o filósofo. disse o senhor. A cena ficou marcada na sua memória. leve-a ao precipício ali em frente e jogue-a lá embaixo. nós temos uma vaquinha.34. Então. e a vaca morreu na queda. para sustentar minha família. ele entrou correndo na casa. e foi recebido por um caseiro muito simpático. A Morte da Vaquinha 53 redondezas. Ficou desesperado. calmamente. foi a resposta. Sem ter outra alternativa. carros na garagem e algumas crianças brincando no jardim. que nos dá vários litros de leite todos os dias. nós produzimos queijo. mas ela caiu no precipício e morreu. contemplou o lugar por uns momentos e foi embora. o rapaz fez o que era pedido. E. contar tudo à família. disse o mestre para o pai de família. resolveu voltar ao mesmo lugar. . com árvores floridas. imaginando que a família humilde tivera que vender o sítio para sobreviver. perguntou. com os . tive de plantar. mas o rapaz estava ansioso demais para saber como conseguira melhorar o sítio e ficar tão bem da vida. disse ao discípulo: Procure a vaquinha. Como sobrevivem aqui? E o senhor. nós tínhamos uma vaca. Bem. quando já era um empresário bem sucedido. respondeu: Meu amigo. . Para onde foi a família que vivia aqui há dez anos?. vamos sobrevivendo. manteiga para o nosso consumo. Continuam donos do sítio. coalhada. Qual foi sua surpresa ao ver o local transformado num belo sítio. apertou o passo. e o senhor o reconheceu. No meio do caminho. O filósofo agradeceu a informação. assim. Depois de muitos anos. Uma parte deste produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos. Espantado. com a outra parte. E o discípulo retrucou: Mas ela é a única forma de sustento daquela família! O filósofo permaneceu mudo. pedir perdão e ajudá-los financeiramente.

até encontrar um anjo. Ele correu ao lado da carruagem e perguntou à senhora: – Você é um anjo? . Afinal. Ao comprar mudas. – É uma boa idéia. Você tem um pé machucado. Como ela lhe afirmasse a existência deles. argumentou o garoto.35. e comecei a cortar madeira para venda. Os Anjos 54 últimos trocados. uma dama linda. Nunca havia me dado conta de todo o meu potencial aqui: ainda bem que aquela vaquinha morreu! 35 Os Anjos O menino voltou-se para a mãe e perguntou: – Os anjos existem mesmo? Eu nunca vi nenhum. falou a mãe. com plumas brancas nos cabelos escuros. Irei com você. Lá se foram. As plantas demoravam a crescer. Majestosa. mas quando a colheita chegou. Dentro dela. seguindo atrás. – Mas você anda muito devagar. ervas aromáticas. ela podia andar muito mais depressa do que ele pensava. O menino saltitando e correndo e a mãe mancando. ervas e legumes. Passei um período difícil. envolta em veludos e sedas. lembrei-me da roupa de meus filhos e pensei que podia talvez cultivar algodão. puxada por lindos cavalos brancos. uma carruagem apareceu na estrada. A mãe insistiu que o acompanharia. As jóias eram tão brilhantes que pareciam pequenos sóis. eu já estava exportando legumes. Ao fazer isto. tive de replantar as árvores e precisei comprar mudas. algodão. De repente. o pequeno disse que iria andar pelas estradas.

até que chegou sua mãe e lhe enxugou as lágrimas com seu avental de algodão azul. certamente. Tudo foi tão rápido que ele não conseguiu se firmar bem nos pés e caiu. não é mamãe? – Com certeza. Resmungou alguma coisa ao cocheiro que chicoteou os cavalos e a carruagem sumiu na poeira da estrada. Então. respondeu a mãe. colocou o garoto no chão. enquanto corria ao encontro do seu amado. com seu avental de algodão azul. em um vestido branco.35. – Você me carrega? – É claro. – Ela não era um anjo. disse a mãe. seu monstrinho? – disse ela. chegou sua mãe que limpou toda a poeira. não. encontrou o menino. chorando. – Olhe como você sujou meu vestido branco. ela viu seu namorado chegando. a mãe foi mancando pelo caminho. O menino ficou no chão. Os olhos e a boca do menino ficaram cheios de poeira. Com o precioso fardo nos braços. Ele esfregou os olhos e tossiu bastante. Foi para isso que eu vim. Enquanto acariciava o menino e o beijava. Seus olhos eram estrelas azuis e ele lhe perguntou: – Você é um anjo? Ela ergueu o pequeno em seus braços e falou feliz: – Uma pessoa me disse ontem à noite que eu era um anjo. Mais do que depressa. Mais adiante uma jovem belíssima. Aquela moça. O garoto abraçou o pescoço da mãe e disse estar cansado. . não era um anjo. Mas um dia poderá se tornar um. Os Anjos 55 Ela nem respondeu.

pais. em benefício dos que amam. Ele disse que não era tarefa d‘Ele. filhos. e Deus disse “não”. sobretudo. Ele disse que o Espírito é imortal e o corpo é temporário. 36 Anjos Anjos são todos os que na Terra se tornam guardiães dos seus amores. As mães. amigos que renunciam a si próprios. a suas vidas. . Então o menino a abraçou com força e lhe perguntou: – Mãe. 37 E Deus Disse “Não” Eu pedi a Deus para remover meu orgulho. nenhum anjo usaria um avental de algodão azul como o meu. e Deus disse “não”. . São mães. você não é um anjo?A mãe sorriu e falou mansinho : – Imagine. Anjos 56 cantando a música que ele mais gostava. irmãos. transformando-se em espíritos protetores daqueles que na terra ficaram. . mesmo além da fronteira da morte. mas que era para eu abrir mão. Eu pedi a Deus para tornar meu irmão paraplégico em criança normal.36. como pedaços de seu próprio coração. prosseguem a se doar e velar por seus filhos.

ela é conquistada. E Deus Disse “Não” Eu pedi a Deus para me dar paciência. 57 Eu pedi a Deus para me dar felicidade. Ela não é dada. . Ele disse que o sofrimento nos afasta das coisas mundanas e nos deixa mais perto d‘Ele. Ele disse que a paciência é subproduto da tribulação. Eu pedi a Deus para dividir minha dor com Ele e Deus disse “não”.37. Eu pedi a Deus para fazer o meu Espírito crescer e Deus disse “não”. e Deus disse “não”. Ele disse que me dá bênçãos. Eu pedi a Deus para me ajudar a amar os outros tanto quanto Ele me ama. Felicidade depende de mim. Ele disse que devo crescer por meus esforços. mas Ele aparará minhas arestas para que eu frutifique. Eu perguntei a Deus se Ele me amava. Ele me disse “sim”. agora e sempre. e Deus disse “não”.

e que companhia nem sempre significa segurança. finalmente você entendeu! 58 38 Um dia você aprende que. por isso. das quais se . porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos. Depois de algum tempo você aprende a diferença. e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. algumas pessoas simplesmente não se importam. com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E aprende que não importa o quanto você se importe. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje.38. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. . e que você pode fazer coisas em um instante. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. . Um dia você aprende que. ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la. . Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa. . Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la. E Deus disse: Ah.

percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa. mas com o melhor que pode ser. E o que importa não é o que você tem na vida. pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós. .38. Aprende que não importa onde já chegou. arrependerá pelo resto da vida. e que o tempo é curto. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam. ou você controla seus atos ou eles o controlarão. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa. qualquer lugar serve. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer. e terem bons momentos juntos. mas nós somos responsáveis por nós mesmos. mas quem você tem na vida. Um dia você aprende que. e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade. por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas. mas se você não sabe para onde está indo. enfrentando conseqüências. Aprende que. 59 Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros. pode ser a última vez que as vejamos. sempre existem dois lados. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser. . . mas onde está indo. ou nada.

o mundo não para para que você o conserte. ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. 60 Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. mas isso não te dá o direito de ser cruel. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. . Portanto. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva. você será em algum momento condenado. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame. Um dia você aprende que. poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que com a mesma severidade com que julga.38. não significa que esse alguém não o ame. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido. mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. . Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. . e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. pois existem pessoas que nos amam. E você aprende que realmente pode suportar. que realmente é forte. plante seu jardim e decore sua alma.

Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes. se pelo menos fôssemos felizes. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós para ter alegria. se não fosse o medo de tentar. Anos desperdiçados. na casa nova. Sombras. Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes. naquela carreira. naquela pessoa. Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade. E. assim.” William Shakespeare 39 Felicidade Passamos a vida em busca da felicidade. Mas. nunca o fruto está maduro. . nunca o vinho está no ponto. Uma busca infinda. lágrimas. há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes. Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material.39. Nunca a lua está ao alcance da mão. E achamos que a vida seria tão diferente. Felicidade E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! 61 Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar. no carro novo. Nunca estamos satisfeitos. uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes. nossa busca da felicidade chegou ao fim. E jamais está à venda. Procurando o tesouro escondido. estamos fadados à decepção.

62 Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. alguém a amar. Assim. A confiança mútua era a esperança de um belo futuro. alguma coisa a esperar. Mas pode ser que com o tempo um se canse do outro. Saiba: A única fonte de felicidade está dentro de você. As necessidades de cada um de nós são poucas. e deve ser repartida. Repartir suas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo. – Quero que você me prometa que. Antes do casamento. desde que tivessem um ao outro. 40 O Bem Mais Precioso Conta o folclore europeu que há muitos anos atrás um rapaz e uma moça apaixonados resolveram se casar. marcaram a data para se unir em corpo e alma. me deixará levar comigo o bem mais precioso que eu tiver então. a moça fez um pedido ao noivo: – Não posso nem imaginar que um dia possamos nos separar. . ao mesmo tempo tem que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio. Dinheiro eles quase não tinham. O Bem Mais Precioso A felicidade não tem nada a ver com conseguir. ou que você se aborreça e me mande de volta para meus pais. Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer. se algum dia isso acontecer. seremos felizes. mas nenhum deles ligava para isso.40. porém.

e trabalhavam ainda mais. como se acabasse de descobrir uma coisa nunca suspeitada. como prometi. a gritar. Certo dia. dedicados em tempo integral aos negócios e aos compromissos sociais. Cada novo sucesso os fazia mais determinados a sair da pobreza. mas estavam cada vez mais distanciados entre si. Mudaram-se para uma ampla casa. achando bobagem o que ela dizia. fizeram novos amigos e se cercaram dos prazeres da riqueza. em roupas e jóias. e finalmente ficaram ricos. pensavam mais nas coisas do que um no outro. Quero mesmo ir embora.40. . – Você não liga para mim! – gritou o marido – só pensa em você. Decididos a melhorar de vida ambos trabalharam muito e foram recompensados. Discutiam sobre o que comprar. – Pegue o que achar mais precioso. e volte para a casa dos seus pais. disse ela baixinho. e chegaram às inevitáveis acusações. A mulher empalideceu e encarou-o com um olhar magoado. Mas vamos ficar juntos esta noite para receber os amigos que já foram convidados. Conquistaram uma situação estável e cada vez mais confortável. Não há motivo para continuarmos juntos. Mas. O Bem Mais Precioso 63 O noivo riu. enquanto preparavam uma festa para amigos importantes. – Muito bem. E tempo passou e o casal prosperou. Casaram-se. como aumentar o patrimônio. mas a moça não ficou satisfeita enquanto ele não fez a promessa por escrito e assinou. quanto gastar. discutiram sobre uma bobagem qualquer e começaram a levantar a voz.

. com todo o luxo e a fartura que a riqueza permitia. Envolveram-se num abraço de ternura e voltaram para casa mais apaixonados do que nunca 41 Anjo Protetor Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: Dizem-me que estarei sendo enviado a terra amanhã. . . não entendeu o que tinha acontecido. Começou a festa. Serei feliz la?” Deus: “Seu anjo cantara e sorrira para você e. o que é suficiente para que eu seja feliz. Alta madrugada o marido adormeceu. Como eu vou viver? Deus: “Entre muitos anjos. . Quando ele acordou.” Criança: “Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir. Ela então fez com que o levassem com cuidado para a casa dos pais dela e o pusessem na cama. quando sentou-se na cama para olhar em volta. na manhã seguinte. você prometeu que se algum dia me mandasse embora eu poderia levar comigo o bem mais precioso que tivesse no momento. Anjo Protetor Ele concordou. Não sabia onde estava e. você é e sempre será o meu bem mais precioso. Estará lhe esperando e tomara conta de você. eu escolhi um especial para você. – Pois bem. a mulher aproximou-se e disse-lhe com carinho: – Querido marido. a cada ins- . e nem a morte poderá nos separar. exausto. A cada dia.41. Quero você mais que tudo na vida. 64 A noite chegou.

” Criança: “E o que farei quando eu quiser Te falar?” Deus: “Seu anjo juntara suas mãos e lhe ensinara a orar. Diz a lenda que o Senhor. em seu livro AMOR SENTIMENTO A SER APRENDIDO. narra uma lenda contada na Índia sobre a criação da mulher. pediu suavemente: Oh Deus. tomou um punhado de ingredientes delicados e contraditórios. mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. Amor tante. tais como timidez e ousadia. diga-me por favor.” 65 Criança: “Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a língua que as pessoas falam?” Deus: “Com muita paciência e carinho. A criança. se eu estiver a ponto de ir agora.42.” Criança: “Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais. seu anjo lhe ensinara a falar. Quem me protegera? ” Deus: “Seu anjo lhe defendera mesmo que signifique arriscar sua própria vida.” Criança: “Eu ouvi que na terra há homens maus. e Eu estarei sempre dentro de você Nesse momento havia muita paz no Céu. você sentira o amor do seu anjo e será feliz.” Deus: “Seu anjo sempre lhe falara sobre Mim e lhe ensinara a maneira de vir a Mim. o nome do meu anjo?” Deus: “Você chamara seu anjo de MÃE !!! 42 Amor O escritor americano Walter Trobisch. apressada. paixão e . ciúme e ternura. após criar o homem e não tendo nada sólido para construir a MULHER.

O homem desesperado disse: – Como é que eu vou fazer ? Não consigo viver com ela e não consigo viver sem ela. o homem voltou e disse: – Senhor. com as tentativas. . disse o Criador. A felicidade é apenas uma parte integrante do amor.paciência e ansiedade. Peço-lhe. Ela insiste em que lhe dê atenção o dia inteiro. como era graciosa. às vezes.42. tomá-la de novo! Não consigo viver com ela! O Criador respondeu: – Mas também não pode viver sem ela. Depois de uma semana o homem voltou ao criador e disse: – Senhor. . como conversava comigo e como se achegava a mim. E a devolveu. a criatura que você me deu faz a minha vida infeliz . E virou as costas para o homem e continuou seu trabalho. eu não sei.. me dê de volta. Eu não consigo explicar. mas depois de toda esta minha experiência com esta criatura. Ela era agradável de se ver e de se acariciar. e assim as minhas horas são desperdiçadas. minha vida é tão vazia desde que eu trouxe aquela criatura de volta! Eu sempre penso nela: em como ela dançava e cantava. Ela fala sem cessar e me atormenta de tal maneira que nem tenho tempo para descansar. É alegria e dor. você já tivesse descoberto: AMOR é um sentimento a ser aprendido: É tensão e satisfação. Isto é o que deve . Eu gostava de ouvi-la rir. Ela chora por qualquer motivo e fica facilmente emburrada e. muito tempo ociosa. Vim devolvê-la por que não posso viver com ela.Está bem. três dias depois. Por favor. Um não existe sem o outro.É desejo e hostilidade. E arremata o Criador: – Achei que. Mas. como me olhava. . o homem voltou e disse: – Senhor. Após uma semana. alegria e tristeza e assim fez a mulher e a entregou ao homem como sua companheira. cheguei à conclusão que ela me causa mais problema do que prazer. Amor 66 ódio.

quando avistou imediatamente um maltrapilho imundo. Este o grande mistério do amor. mendigos. não é? – Sim. 43 O barbeiro Era uma vez um homem que foi ao barbeiro. Não agüentou. com longos e feios cabelos. o barbeiro incrédulo não agüentou e falou: – Deixa disso. Em todo o esforço que se realiza para o aprendizado do amor é preciso considerar sempre a doação e o sacrifício ao lado da satisfação e da alegria. abaixo do pescoço. Daí a pouco. Enquanto tinha seus cabelos cortados conversava com o barbeiro. É preciso considerar tudo isto quando nos dispomos a enfrentar o aprendizado do AMOR. A sua própria beleza e o seu próprio fardo. Falava da vida e de Deus. suja. Claro! Pois bem. Ganha sombra . deu meia volta e . se Deus existisse não haveria tantos doentes. O barbeiro 67 ser aprendido. Deus não existe! – Porque? – Ora. O sofrimento também pertence ao amor. É como plantar uma árvore frente a uma janela. barba desgrenhada. . etc. Troca o silêncio pelo gorgeio da passarada ao amanhecer. meu caro. É só andar pelas ruas e enxergar! – Bem. mas perde uma parte da paisagem. . Olhe em volta e veja quanta tristeza. esta é a sua maneira de pensar. A pessoa terá sempre que abdicar de alguma coisa para possuir ou ganhar uma outra coisa.43. o freguês pagou o corte e foi saindo. Terá que desembolsar algo para obter um bem maior e melhor para sua felicidade. pobres.

Ela comprou isto na primeira vez que fomos a Nova York. Bem. Cada dia que se vive é uma ocasião especial". . não para sobreviver.44. . mais tempo com minha família e menos tempo no trabalho. se existissem barbeiros.” Tirou o papel que o envolvia e observou a bonita seda e a caixa. Agora estou lendo mais e limpando menos. . . não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas! – Ora. Uso meus copos de cristal todos os dias. creio que esta seja a ocasião. Nunca o usou. Estava guardando-o para uma ocasião especial. Virando-se para mim. existem tais pessoas porque evidentemente não vêm a mim! – Agora você me respondeu porque existe tanta tristeza em torno de nós. 44 Viver Sempre Um amigo meu abriu a gaveta da cômoda de sua esposa e pegou um pequeno pacote embrulhado com papel de seda: “Isto” – disse – “não é um simples pacote. Viver Sempre interpelou o barbeiro: – Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros! – Como?! 68 – Sim.” Aproximou-se da cama e colocou a prenda junto com as outras roupas que ia levar para a funerária. Já não guardo nada. Ainda estou pensando nestas palavras. já mudaram minha vida. disse: Não guarde nada para uma ocasião especial. há uns 8 ou 9 anos. Coloco uma roupa nova para ir ao . Sento-me no terraço e admiro a vista sem me preocupar com as pragas. Sua esposa tinha acabado de morrer. Compreendi que a vida deve ser uma fonte de experiências a desfrutar.

. sua favorita. adiar ou guardar nada que traria risos e alegria para nossas vidas. a cada manha. escutar ou fazer. São estas pequenas coisas deixadas por fazer que me fariam desgostoso se eu soubesse que minhas horas estão limitadas. 69 supermercado. . . cada minuto. uma roupa perfeita para usar se o chefe ou o namorado pedir que ela esteja pronta em uma hora. Se vale a pena ver. . . . . . . Talvez chamasse alguns amigos antigos para desculpar-se e fazer as pazes por possíveis desgostos do passado. uso-o quando tenho vontade. . . . escutar ou fazer agora. cada hora. uma juventude que ela tenha deixado para trás com satisfação. . . As frases algum dia. Gosto de pensar que teria ido comer comida chinesa. . . quero ver. . . . Agora. . 45 Todas as Mulheres Deveriam Ter. Todas as Mulheres Deveriam Ter. porque deixaria de ver amigos com quem ri qualquer dia destes". . . . . é especial. Desgostoso e triste. com suficiente freqüência. ” e qualquer dia. Cada dia. Já não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais. trato de não atrasar. e alguém que se lembrasse dela como uma pessoa especial. Desgostoso. . .45. ” estão desaparecendo de meu vocabulário. . . . . . E. . um velho amor que ela pudesse recordar . se me dá vontade. porque não disse a meus irmãos e meus filhos. dinheiro próprio para poder ter um lugar só dela. Creio que teria chamado seus familiares e amigos mais próximos. que os amo. . digo a mim mesmo que este será um dia especial. mesmo se ela nunca quiser ou precisar ir até lá. . . Não estou certo do que teria feito a esposa de meu amigo se soubesse que não estaria aqui para a próxima manha que todos nós ignoramos. .

. um lindo móvel que não tenha sido herdado de ninguém da família. . Todas as Mulheres Deveriam Saber. . . . . . quando insistir. . um bom relacionamento e tantos outros aspectos que melhoram após os 30. . . um recomeço que não seja desrespeitado. . . . . . um jogo de chaves de fenda. oito pratos iguais. . . . . . . . e outra que a permita chorar. . . . . . . . sem destruir o relacionamento. e quando desistir. . . . . . . . . . . . . . . . . cuidado com a pele e com o corpo para contrabalançar outros poucos aspectos da vida que não melhoram após os 30. uma furadeira sem fio e um sutiã preto de renda. . terminar um romance e discutir com uma amiga. .45. . . . . como sair de um emprego. . . . . . uma sensação de controle sobre seu destino. . . . copos altos de vinho e uma receita que faça com que seus convidados sintam-se honrados. . . Todas as Mulheres Deveriam Ter. . . . . . . . uma carreira sólida. . como se apaixonar sem se perder. . . . como ela se sente com filhos. . a percepção de que ela realmente terá uma velhice com algum dinheiro guardado. . . . uma amiga que sempre a faça sorrir. um passado interessante que a permita revivê-lo quando for mais velha. 70 . . .

um mês. mas desfrutamos menos. . . em quem não confiar e por que ela não poderia resolver pessoalmente. . .46. . . mais proficiência. gastamos mais. . . . .. ri- . mas menos saúde. . . . O Paradoxo de Nosso Tempo . . . nós compramos mais. como divertir-se numa festa onde não queria estar. e um ano. . . Bebemos demais. mas pavios mais curtos. mas temos menos. . . Temos casas maiores e famílias menores. . . . . fumamos demais. . . mas menos senso. 46 O Paradoxo de Nosso Tempo O paradoxo de nosso tempo na história é que temos edifícios mais altos. que ela não pode mudar o comprimento de suas panturrilhas. . . . . . ficar com sua melhor amiga na mesa da cozinha. auto-estradas mais largas. . . em quem pode confiar. mais medicina. mais conveniências. . mesmo que não goste. . porém mais problemas. 71 . . que sua infância pode não ter sido perfeita. . a largura de seus quadris e nem o temperamento de seus pais. ou em uma pousada na floresta. . . mais conhecimento e menos poder de julgamento. . . mas menos tempo. . o que ela faria ou não por um amor. . . . . como viver sozinha. onde ir. gastamos de forma perdulária. . como pedir o que quer de maneira que sinta que irá conseguir. o que ela pode ou não pode realizar em um dia. quando sua alma precisa se acalmar. . mas já passou. . temos mais graus acadêmicos. . . . . . mas pontos de vista mais estreitos. . . . . .

ficamos tempo demais diante da TV e raramente oramos. mas relacionamentos rasos. Temos mais comida. Planejamos mais. Tivemos avanços na quantidade. Temos maiores rendimentos. Estes são tempos de refeições rápidas e digestão lenta. mas perdura a guerra no lares. mas temos menos comunicação. raramente paramos para ler um livro. mas não nossos preconceitos. mas lares quebrados. temos mais lazer. Dividimos o átomo. Conquistamos o espaço exterior. mas não nosso espaço interior. Fizemos coisas maiores. aquietar. Multiplicamos nossas posses. mas não em qualidade.46. mas não a esperar com paciência. de residências mais belas. mas não coisas melhores. nos irritamos muito facilmente. lucros expressivos. de homens altos e caráter baixo. O Paradoxo de Nosso Tempo 72 mos de menos. mas poluimos a alma. corpos acima do peso. Estes são tempos em que se almeja paz mundial. mas realizamos menos. São dias de duas fontes de renda. mas aprendemos menos. Escrevemos mais. Falamos demais. mas temos dificuldade em atravessar a rua e nos encontrarmos com nosso novo vizinho. ficadas de uma só noite. Construimos mais computadores para armazenar mais informações para produzir mais cópias do que nunca. mas de mais divórcios. mas não vida à extensão de nossos anos. mas menos diversão. maior variedade de tipos de comida. Aprendemos como ganhar a vida. fraldas descartáveis. São dias de viagens rápidas. moralidade também descartável. e pílulas que fazem de tudo: alegrar. dirigimos rápido demais. Adicionamos anos à extensão de nossas vidas. Já fomos à Lua e dela voltamos. . ficamos acordados até tarde. amamos raramente e odiamos com muita freqüência. Aprendemos a correr contra o tempo. mas menor padrão moral. mas não vivemos essa vida. matar. mas reduzimos nossos valores. acordamos cansados demais. mas menos nutrição. mas menos apaziguamento. Limpamos o ar.

Filhos e Netos 73 É um tempo em que há muito na vitrine e nada no estoque. E você está agora ali. Entre hamburgeres e refrigerantes nas esquinas. Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. esperando que eles saiam esfuziantes sobre patins e cabelos longos. as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do Maternal? A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. Tempo pra conhecermos pessoas e amá-las. pois este tempo jamais retorna. na porta da discoteca. soltos. como árvores tagarelas. um tempo em que a tecnologia pode levar-lhe estas palavras e você pode escolher entre fazer alguma diferença. Ali estamos. Crescem sem pedir licença à vida. ou simplesmente apertar a tecla Del. Ali estão muitos pais ao volante. Há também um tempo para perdê-las. É que as crianças crescem independentes de nós. esperando que ela não apenas cresça. Mas não crescem todos os dias. lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros. e pássaros estabanados. Por isso. às vezes com alardeada arrogância. mas apareça. Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê a pazinha de brincar na areia. de igual maneira. com os cabelos .47. o que importa é o tempo que estamos com as pessoas que amamos. Crescem com uma estridência alegre e. Para tudo na vida há um tempo. (Anônimo) 47 Filhos e Netos Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos seus próprios filhos. para cada um há um momento debaixo dos céus. crescem de repente.

Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão . posters. mas de repente. que esperamos que não repitam. e da ditadura das horas. O jeito é esperar. observando e aprendendo com nossos acertos e erros. se a gente tinha desaprendido. da natação e do judô. a disputa pela janela. reaprende a rezar) para que eles acertem nas escolhas em busca da felicidade. Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância. não lhes demos suficientes hamburgeres e cocas. não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado. pois era impossível deixar a turma e os primeiros namorados. um sofrimento. os pedidos de chicletes e cantorias sem fim. No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos. engarrafamentos. Filhos e Netos 74 esbranquiçados. das notícias. Saíram do banco de trás e passaram para o volante das suas próprias vidas.47. Sim. Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar apesar dos golpes dos ventos. Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos. Os pais ficaram exilados dos filhos. E que a conquistem do modo mais completo possível. Não os levamos suficientemente ao Playcenter. E eles crescem meio amestrados. havia as brigas dentro do carro. do inglês. ao Shopping. e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos. páscoas. Principalmente com os erros. A qualquer hora podem nos dar netos. Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito (nessa hora. piscina e amiguinhos. morriam de saudades daquelas “pestes”. agendas coloridas e discos ensurdecedores. não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. natais. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado. Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto. Passou o tempo do ballet. das colheitas. Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço. bolachas. Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas. Tinham a solidão que sempre desejaram.

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa. mas quem você tem da vida. a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais. A vida 75 incontrolável carinho. com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. e que você pode fazer coisas em um instante.48. percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de . Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. não são promessas. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destrui-la. ou nada. ” 48 A vida Depois de algum tempo você aprende a diferença. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam. e que companhia nem sempre significa segurança. ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. . Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. e terem bons momentos juntos. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. Antes que eles cresçam. E o que importa não é o que você tem na vida. . porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos. . e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. algumas pessoas simplesmente não se importam. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante. . E aprende que não importa o quanto você se importe. das quais se arrependerá pelo resto da vida.

e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade. Aprende que. Aprende que paciência requer muita prática.48. mas isso não te dá o direito de ser cruel. não significa que esse alguém . mas nós somos responsáveis por nós mesmos. mas com o melhor que pode ser. pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação. poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia e ela acreditasse nisso. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer. sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. ou você controla seus atos ou eles o controlarão. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame. Descobre que algumas vezes. é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.por isso. qualquer lugar serve. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós. e que o tempo é curto. A vida 76 você muito depressa . Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva. pode ser a última vez que as vejamos. mas onde está indo. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. sempre existem dois lados. Aprende que não importa onde já chegou. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros. mas se Você não sabe para onde está indo. enfrentando as conseqüências. a pessoa que você espera que o chute quando você cai. do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. A Diferença 77 não o ama com tudo que pode. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! William Shakespeare 49 A Diferença 1. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido. e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. o mundo não pára para que você o conserte. Dê o nome dos últimos 12 ganhadores do Oscar de melhor ator ou atriz . Dê 10 nomes de pessoas que ganharam o Prêmio Nobel ou o Pulitzer 5. plante seu jardim e decore sua alma. Diga o nome das 5 pessoas mais ricas do mundo 2. que realmente é forte.49. você será em algum momento condenado. Diga o nome dos últimos cinco vencedores do prêmio Heisman 3. Diga o nome das últimas cinco Misses Universo 4. Portanto. pois existem pessoas que nos amam. . algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga. . mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. E você aprende que realmente pode suportar.

Pense em algumas pessoas que fizeram você se sentir amado e especial 5. Mas o aplauso morre. Pense em cinco pessoas com quem você gosta de estar 6. Liste seis heróis. Os nomes perguntados acima não são de pessoas medíocres e sim dos melhores em suas áreas. São as que se importam com você! 50 Eterna Esperança Veio da Índia a frase do célebre poeta Rabindranath Tagore sobre por que existiam as crianças: “São a eterna esperança de Deus nos homens”. Eterna Esperança Como foi? 78 A questão é que a maioria de nós não se lembra das manchetes de ontem. Certificados e diplomas são enterrados com seus donos. prêmios envelhecem. cujas histórias tenham inspirado você. . Pense em cinco pessoas que lhe ensinaram alguma coisa valiosa 4. Lembre de três amigos que ajudaram você em momentos difíceis 3. empreendimentos são esquecidos.50. Liste alguns professores que o auxiliaram em sua jornada escolar 2. Mais fácil? Moral da história: as pessoas que fazem diferença na sua vida não são as que tem mais credenciais. Tente este outro teste e veja como se sai: 1. dinheiro e prêmios.

De repente. Aturdidos. O amigo exclama: – Você está louco. se dirigiu a mim e disse: – Professor. Nada. ele responde: – Faça o que puder. 52 Uma Folha em Branco Certo dia eu estava aplicando uma prova. oito crianças vindo correnteza abaixo. os dois ouvem uma gritaria ainda maior. Os pescadores pulam na água. Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço. dois pescadores seguram suas varas à espera de um peixe. Vou tentar descobrir quem está jogando as crianças no rio. A correnteza trazia duas crianças pedindo socorro. em silêncio tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade. Um dos pescadores vira as costas ao rio e começa a ir embora. os alunos. pode me dar uma folha em branco? . gritos de crianças trincam o silêncio. Olham para a frente. Mal conseguem salvá-las com muito esforço. Os berros continuam e vêm de onde menos esperam. apenas duas são resgatadas. Dessa vez. quando ouvem mais berros e notam mais quatro crianças debatendo-se na água. Desta vez. Assustam-se. não vai me ajudar? Sem deter o passo. As Crianças 79 51 As Crianças Sentados à beira do rio.51. olham para trás.

condição financeira. passe sua vida a limpo. . . ser o melhor. lembrando aquele episódio simples. Que o Senhor te abençoe. Ele está mais interessado em quem pede ajuda. preocupe-se apenas em ter a simpatia do Mestre. só depende de você. religião. . Apesar do pouco tempo que faltava. . Não se preocupe em tirar 10 (dez). portanto. confusões. comecei a pensar: quantas pessoas receberam uma folha em branco.52. peça uma folha em branco. é um bom momento para se pedir a DEUS uma folha em branco. e só tem feito rabisco. uma vida boa. Uma Folha em Branco 80 Levei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno. que foi a vida que DEUS lhe deu até agora. Levante o braço. Ele respondeu: – Eu tentei responder as questões. etc. também depende da atenção de que dermos aos ensinamentos do professor nosso DEUS. uma nova oportunidade para ser feliz. guarde a tua vida e te dê a Paz. dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele. Sempre que se aproxima uma data especial. confiei no rapaz. tentativas frustadas e uma confusão danada. Aquela sua atitude causou-me simpatia. . rabisquei tudo fiz uma confusão danada e queria começar outra vez. Hoje. Não importa qual seja sua idade.

20 – Eu adoraria ver a cara da dona Maria ao receber esse ‘maravilhoso’ presente.53. disse dona Maria: – Minha querida Clotilde. Chegando em casa. Vamos ver se ela vai gostar dessa. não podiam se encontrar rua que era briga na certa. . cobrindo-a com um lindo papel. já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Ao se encontrarem na rua. deixa pra lá. Um dia. na hora estranhou a atitude da velha rival. Vou mandar-lhe um presente para ver sua reação. Mandou a empregada levar o presente a casa da rival. envio-te esse lindo presente. – Que ela está propondo com isso? Não estamos fazendo as pazes? Bem. dona Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com dona Clotilde. Vizinhas 81 53 Vizinhas Haviam duas vizinhas que viviam em pé de guerra. mas não se exaltou. e disse que iria pensar no caso. muito humildemente. preparou uma bela cesta de presentes. está querendo me aprontar alguma coisa e eu não vou deixar barato. Estou propondo para você que façamos as pazes e vivamos como duas boas e velhas amigas. Dona Maria estranhou o presente. mas encheu-a de esterco de vaca. Pelo caminho foi matutando: – Essa dona Maria não me engana. Dona Clotilde. Alguns dias depois dona Clotilde atende a porta e recebe uma linda cesta de presentes coberta com um belo papel. com um bilhete: Aceito sua proposta de paz e para selarmos nosso compromisso.

cada um dá o que tem em abundância em sua vida! 54 Pacote de Biscoitos Certo dia uma moça estava à espera de seu vôo na sala de embarque de um aeroporto. o homem também pegava um. mas não disse nada. . Ela se sentiu indignada. e um cartão com a seguinte mensagem: Este ramalhete de flores é o que te ofereço em prova da minha amizade. Procurou e achou uma poltrona numa parte reservada do aeroporto para que pudesse descansar e ler em paz. Quando ela pegou o primeiro biscoito. Pacote de Biscoitos 82 – É a vingança daquela asquerosa da Maria. Aquilo a deixava tão indignada que ela não conseguia reagir. A cada biscoito que ela pegava. Afinal. Como ela deveria esperar por muitas horas resolveu comprar um livro para matar o tempo. Também comprou um pacote de biscoitos.54. Que será que ela me aprontou?! Qual não foi sua surpresa ao abrir a cesta e ver um lindo arranjo das mais belas flores que podiam existir num jardim. lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse. Ao lado dela sentou um homem. o homem também pegou um. Se eu estivesse mais disposta. Foram cultivadas com o esterco que você me enviou e que proporcionou excelente adubo para meu jardim. E pensou para si: “Mas que cara de pau”.

O Sapo e a Água Quente Restava apenas um biscoito e ela pensou: O que será que o “abusado” vai fazer agora? 83 Então o homem dividiu o biscoito ao meio. para surpresa dela o seu pacote de biscoito estava ainda intacto. Ela então pegou o seu livro e as suas coisas e dirigiu-se ao embarque.55. e já não havia mais tempo para pedir desculpas. Ela sentiu muita vergonha. O sapo não reage ao gradual aumento de temperatura (mudanças de ambiente) e morre quando a agua ferve. Quando sentou confortavelmente em seu assento. dentro de sua bolsa. Inchado e feliz. outro sapo que seja jogado nesse recipiente com a agua já fervendo salta imediatamente para fora. ao passo que isto lhe deixara muito transtornada. . Meio chamuscado. 55 O Sapo e a Água Quente Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente com a mesma agua de sua lagoa fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a agua. Aquilo a deixou irada e bufando de raiva. Por outro lado. O homem dividiu os seus biscoitos sem se sentir indignado. porem vivo. . pois quem estava errada era ela. deixando a outra metade para ela. Quantas vezes em nossa vida nós é que estamos comendo os biscoitos dos outros e não temos a consciência de que quem está errado somos nós ?. mesmo que ela ferva. .

A bagunça irritou fortemente seu filho e nora: “Nos temos que fazer algo sobre o Vovô” disse o filho. com espaço para o dialogo. o leite derramou na toalha da mesa.e só questão de tempo. onde esta a vida de verdade? E melhor sair meio chamuscado de uma situacão. e muita de sua comida no chão. para que isso aconteça. A familia comeu junto a mesa. para a comunicação clara. e não a competência: manda quem pode. há necessidade de um continuo crescimento. Sapos fervidos não percebem que além de ser eficientes tem que fazer as coisas. sem termos percebido as mudanças a nossa volta. A Mesa do velho Avô 84 As vezes. estáveis e apáticos. nora. Achamos que esta tudo muito bom. e o seu neto mais velho de quatro anos.56. não percebemos as mudanças. e obedece quem tem juízo.” . Estamos prestes a morrer. Há sapos fervidos que acreditam que o fundamental é a obediência. Quando ele pegou seu copo. somos sapos fervidos. nisso tudo. Acabamos morrendo inchadinhos e felizes. na agua que se aquece a cada minuto. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. ou que o que esta mal vai passar . para uma relação adulta. Mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando. para dividir e planejar. Paulo Coelho 56 A Mesa do velho Avô Um frágil e velho homem foi viver com seu filho. E. e o seu passo era hesitante. E. As mãos do velho homem tremiam. “Já tivemos bastante do seu leite derramado. ouvindo-o comer ruidosamente. e a vista era embaralhada.O desafio ainda maior esta na humildade em atuar respeitando o pensamento do próximo. mas ficamos boiando. tornou difícil o ato de comer. mas vivos e prontos para agir.

ou leite derramado. Os olhos delas sempre observam. Quando a familia olhava de relance na direção do Vovô. As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Desde que o Avô tinha quebrado um ou dois pratos. e suas mentes sempre processam as mensagens que elas absorvem.. ou que a toalha da mesa tinha sujado. eu estou fabricando uma pequena tigela para Você e Mamãe comerem sua comida quando eu crescer. A Mesa do velho Avô 85 Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Ele perguntou docemente para a criança.” O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a familia. “O que você esta fazendo?” Da mesma maneira dócil . Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. o menino respondeu: “Oh. as vezes percebiam nele uma lágrima em seu olho por estar só. As crianças são notavelmente perceptivas. seus ouvidos sempre escutam. Uma noite antes da ceia. para nossos familiares. La Vovô comia sozinho enquanto o resto da familia desfrutava do jantar. as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida. ambos souberam o que devia ser feito. O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silencio. Ainda assim. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa. Aquela noite o marido pegou a mão do Vovô e com suavidade o conduziu atrás da mesa familiar. eles . o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. E por alguma razão.56. Entretanto nenhuma palavra foi falada. nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado.

repasse . Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida em nossas funções.. . Um olhar especial. Um banho quente. Rir sem absolutamente razão nenhuma. Dirigir numa estrada bonita. Um abraço apertado. Os amigos. Achar uma nota de R$10 na sua blusa do inverno passado.AMAR SEMPRE! . que o alicerce esta sendo construído para o futuro da criança. As Melhores Coisas da Vida imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas . Sorria e.57. Uma boa conversa. 57 As Melhores Coisas da Vida Se apaixonar. Um banho de espuma. Um abraço de mãe. Rir por alguma coisa que você lembrou. Escutar sua musica preferida no radio. A praia. Ligações a meia noite que nunca terminam. 86 O pai sábio percebe isso diariamente. Um banho frio em um dia escaldante de verão Um supermercado sem filas. Rir de você mesmo. Rir ate sentir o rosto doer. Ter alguém pra te dizer que você e bonito(a). se gostou. Amar pela primeira vez. Receber cartas.

Assistir ao pôr-do-sol na praia. Ver a expressão de alguém que ganhou um presente que queria muito de você. Ganhar um jogo difícil. Ver os amigos sorrir ou rir.57. Viagens com os amigos. Ter calafrios ao ver ‘aquela’ pessoa. Alguém brincar com o seu cabelo. As Melhores Coisas da Vida 87 Ouvir acidentalmente alguém falar bem de você. Pão com manteiga. Conversas a noite com seu colega de quarto que não te deixa dormir. Ver o nascer do sol. Passar o tempo com os amigos. Chocolate quente. Dançar. Beijar na boca. Abraçar a pessoa que você ama. Bons sonhos. Segurar a mão de um amigo. Descobrir que o amor e eterno e incondicional. Levantar todo dia e agradecer a Deus por outro lindo dia! . Encontrar com um velho amigo e descobrir que tem coisas que nunca mudam. Fazer novos amigos ou ficar junto dos velhos. O primeiro beijo. Ir a um bom show. Acarajé com coca-cola. Acordar e perceber que ainda faltam algumas horas para dormir.

Tudo te será dado.58. o egoísmo.enfermidades e humilhações que te aborrecem foram atraídos por teus pensamentos negativos.culpados de tua derrota. confiança. lê porque desejo teu Triunfo. caridade. que se materializaram e agora te perseguem.são pensamentos negativos. Se não obtens o que pedes é porque não sabes pedir e nem sabes o que pedes.o orgulho a inveja. a fim de venceres na vida. também é certo que o que desejares ao teu próximo receberás em dobro! Formastes no passado imagens negativas. . Mensagem 88 58 Mensagem Amigo. . fracassos. tolerância. Grave em tua memória que a imaginação é uma força poderosa! Ruínas. paz. Aprende a cultivar uma imaginação positiva para benefício teu e de todas as criaturas. . Nunca faças a outrem o que não desejas a ti próprio. saúde. segurança. Procure descobrir o lado bom de todas as coisas. Uma mente positiva só irradia Amor.em ti e em teus próprios inimigos! Segue avante! Irmão! O temor. Só isto vence na vida. se souberes imaginar com clareza e constância aquilo que desejas. agrado. Sê digno de ti mesmo e repele-os para sempre.o ódio.a vaidade. porque se é verdade que podes pensar positiva e negativamente. Aprende a ser positivo e a felicidade virá ao teu encontro. e a luxúria. serenidade e abundância.

” O carpinteiro ficou muito surpreso. O Velho Carpinteiro 89 Pois bem. Ela é um presente meu para você. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando matérias inadequados. o chefe veio fazer a inspeção da casa. E depois entregou as chaves da casa ao carpinteiro e disse: “Essa é sua casa. a arte de destruí-las está em cultivares unicamente bons pensamentos. Ele ainda disse que sentiria falta do salário. melhora também os teus pensamentos pensando unicamente no Bem! Estatutos do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento 59 O Velho Carpinteiro Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira. Quando o carpinteiro acabou. Se queres melhorar de sorte. A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro. O Carpinteiro concordou. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com a sua família.59. mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto. mas era fácil ver que não estava entusiasmado com a idéia. mas realmente queria se aposentar. como um favor. o teu ambiente e a tua vida. . Experimenta e verás! Os pensamentos bons modificam a tua saúde. teria feito tudo diferente. Que pena! Se soubesse que estava construindo sua própria casa. . .

um aluno perguntou se a ultima pergunta do teste ia . Seja feliz! 60 Lições Primeira importante lição: Durante meu segundo mês na escola de enfermagem. Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a ‘casa’ que você vai morar amanhã. Você é o carpinteiro. cabelo escuro. Construa com sabedoria! E lembre-se: Trabalhe como se você não precisasse de dinheiro.60. como se você nunca tivesse sido magoado. mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar. Depois. Lições 90 O mesmo acontece conosco. Eu era um bom aluno e respondi rápido todas as questões ate chegar a ultima que era: “Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?”. descobrimos que precisamos viver na casa que nós mesmos construímos. e muitas vezes não fazemos o melhor possível durante a construção. nosso professor nos deu um questionário. . ajusta tábuas e constrói paredes. Nós construímos nossa vida. . Sinceramente. la pelos seus 50 anos. A vida é um projeto que você mesmo constrói. Todo dia você martela pregos. Se nós pudéssemos fazer tudo de novo. . Ela era alta. Dance como se ninguém estivesse olhando. com surpresa. . faríamos diferente. Ame incondicionalmente. um dia de cada vez. trabalhe pelo simples prazer de fazer um serviço bem feito. isso parecia uma piada. Mas não podemos voltar atrás. Eu já tinha visto a tal mulher varias vezes.

Sinceramente. respondeu o professor. O carro dela tinha enguiçado e ela precisava. numa noite. Deus o abençoe por ter me ajudado e por de forma tão bondosa não deixar de ajudar outros. parecendo que não tinha conhecimento dos acontecimentos e conflitos dos anos 60. ela começou a acenar para os carros que passavam. Um jovem branco. A chuva não só tinha encharcado minhas roupas como também meu espírito. Lições 91 contar na nota. procurou ajuda mecânica e chamou um táxi para ela. O rapaz a colocou em um lugar seguro. você encontrara muitas pessoas. de uma carona.60. Mrs. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples ‘alô’. “Absolutamente”. americana do lado de uma highway no estado do Alabama enfrentando um tremendo temporal. Para a surpresa dele. Todas tem seu grau de importância.” Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy. estava uma senhora negra. Completamente molhada. Nat King Cole” Terceira importante lição: Sempre se lembre daqueles que te serviram. Ela parecia estar realmente com muita pressa mas conseguiu anotar o endereço dele e agradece-lo. você apareceu. Sete dias se passaram quando bateram a porta da casa do rapaz. . Ai. Segunda lição importante: Na chuva. parou para ajuda-la. “Na sua carreira. Por sua causa eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse. uma enorme TV colorida com o console e tudo estava sendo entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia: “Muito obrigada por me ajudar na highway naquela noite. desesperadamente.

Ao se aproximar da imensa rocha. Quarta importante lição: O obstáculo no nosso caminho. colocou na mesa e saiu. “50 centavos” . voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. De repente. a conta. pagou no caixa a conta e saiu. A garçonete trouxe o sorvete simples. Uma garçonete colocou um copo de agua na frente dele. Alguns ate esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali. O menino. um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. O menino acabou o sorvete. passa um camponês com uma boa carga de vegetais. O menino puxou as moedas do bolso e começou a conta-las. então. o menino não pode pedir o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete. Quando a garçonete voltou. tinham duas moedas de 5 centavos e cinco moedas de 1 centavo . mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garçonete perdendo a paciência.60. mais uma vez. contou as moedas e disse: “eu vou querer. Ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. do lado do prato.ou seja. A essa altura. “Bem. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do cami- . “Quanto custa um sundae?” ele perguntou. “35 centavos” respondeu ela. quanto custa o sorvete simples?” ele perguntou. veja bem. Ele. ela começou a chorar a medida que ia limpando a mesa pois ali. de maneira brusca. ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. um menino de 10 anos entrou num coffee shop de um hotel e sentou a uma mesa. Lições 92 Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje.respondeu a garçonete. ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Após muita forca e suor. Em tempos bem antigos. o sorvete simples”. então.

me desculpe por favor”. Eu as peguei . Ele mesmo as pegou. E ele disse: “Ah. Como nós tratamos aqueles que amamos. Mais tarde naquele dia. Então. o meu coração era quem derramava lágrimas. Mas em nossa casa. nos despedimos e cada um foi para o seu lado. quanta cortesia você usou! Mas com seu filho. . E ele foi embora. Nesse momento. Eu nem imaginava como havia sido rude com ele. acorde.61. aquele estranho e eu. Estas são as flores que você pegou pra mim?” Ele sorriu. Quando eu fui me deitar. Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa. a amarela e a azul. Quando eu me virei. você nem sequer se preocupou com isso! Olhe no chão da cozinha. foi a minha reação. . acontecem histórias diferentes. “Eu as encontrei embaixo da árvore. eu estava fazendo a janta e meu filho parou do meu lado tão em silencio que eu nem percebi. Eu lhe dei uma bronca. desculpe-me também. certamente com seu pequeno coração partido. “Saia do meu caminho garoto!” E eu disse aquilo com certa braveza. O camponês aprendeu o que muitos de nos nunca entendeu: “Todo obstáculo contem uma oportunidade para melhorarmos nossa condição”. Então eu fui até a cama dele e ajoelhei ao seu lado. Família e Trabalho 93 nho. “Acorde filhinho. eu podia ouvir a voz calma e doce de Deus me dizendo: “Quando falava com um estranho. e você nem viu as lágrimas nos olhos dele”. eu simplesmente nem te vi!” Nós fomos muito educados um com o outro. E agora. você verá algumas flores perto da porta. 61 Família e Trabalho Eu estava correndo e de repente um estranho trombou em mim: “Ah. eu me senti muito pequena. Aquelas são flores que ele trouxe pra você. a criança que você ama. a cor-de-rosa.

muitas vezes agimos com rudeza. se morrermos amanhã. Perdemos o tempo de ser carinhoso. de dar um sorriso. um príncipe da região norte do país. “Ah mamãe.” Você já parou pra pensar que. Ao invés disso. a empresa para a qual trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias. Sabendo disso. na China antiga. Eu sabia que você iria gostar. especialmente da azul” Eu disse. de dizer um “Obrigado”. estava as vésperas de ser coroado imperador.c. eu te amo mesmo assim!!” Eu disse: “Filho. Eu não devia ter gritado com você daquela maneira. e não percebemos o quanto isso machuca os nossos queridos. serva do palácio há muitos anos. No dia seguinte. Uma velha senhora. Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa família. de acordo com a lei. ou de dizer o quanto cada pessoa é importante pra nós. não tem problema. a família que deixamos para trás. e não nos damos conta do que realmente estamos perdendo. A flor 94 porque as achei tão bonitas como você!. de dizer um “Eu te amo”. . Mas as pessoas que nos amam. “Filho. E eu adorei as flores. ele deveria se casar.62. eu também te amo. mas. que as pessoas que nos amam. ele resolveu fazer uma disputa” entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. eu sinto muito pela maneira como agi hoje.” E ele disse. 62 A flor Conta-se que por volta do ano 250 a. especialmente a azul. numa celebração especial. o príncipe anunciou que receberia. E nós raramente paramos para pensar nisso. sentirão essa perda para o resto de suas vidas. . todas as pretendentes e lançaria um desafio. ouvindo os comen- .

finalmente. com as mais belas roupas. pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor. amizades ou relacionamentos. mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe. Passaram-se três meses e nada surgiu. como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem. usara de todos os métodos que conhecia. a jovem chegou ao palácio. . me trouxer a mais bela flor. A filha respondeu: – Não. eu sei que jamais poderei ser a escolhida. A flor 95 tários sobre os preparativos. sentiu uma leve tristeza. o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas ricas moças da corte. será escolhida minha esposa e futura imperatriz da china. ela não precisava se preocupar com o resultado. o príncipe anunciou o desafio: – Darei a cada uma de vocês. que valorizava muito a especialidade de cultivar algo. mas cada vez mais profundo o seu amor. querida mãe. Aquela que. A proposta do príncipe não fugiu as profundas tradições daquele povo. cuidava com muita paciência e ternura a sua semente. de fato. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho. Tire esta idéia insensata da cabeça. não estou sofrendo e muito menos louca. sejam costumes. espantou-se ao saber que ela pretendia ir a calibração. Lá estavam. eu sei que você deve estar sofrendo. com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. A jovem tudo tentara. então.62. Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem. e indagou incrédula: Minha filha. O tempo passou e a doce jovem. pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. isto já me torna feliz. mas não torne o sofrimento uma loucura. dentro de seis meses. uma semente. A noite. mas nada havia nascido. todas as mais belas moças.

Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que. 96 Por fim. Ela estava admirada. ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa. . calmamente o príncipe esclareceu: – Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. Se para vencer. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Você será sempre um vencedor. os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Então. na data e hora combinadas. estiver em jogo a sua honestidade. pois todas as sementes que entreguei eram estéreis. 63 Pensamentos. . uma a uma. independente das circunstâncias retornaria ao palácio. perca. das mais variadas formas e cores. Depois de algum tempo você aprende a diferença. Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Na hora marcada estava lá. cada uma com uma flor mais bela do que a outra. bem como todas as outras pretendentes. A flor da honestidade. Após passar por todas. pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe. nunca havia presenciado tão bela cena. a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. com seu vaso vazio. . Pensamentos. .63. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. .

. . E que bons amigos são a família que nos remitiram escolher. ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa. das quais se arrependerá pelo resto da vida. E aprende que não importa o quanto você se importe.63. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante. porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam. E o que importa não é o que você tem na vida. não são promessas. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende a construir todas as sua estradas no hoje. e que companhia nem sempre significa segurança. e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. . E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes. com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. mas quem você tem da vida. e terem bons momentos juntos. sempre devemos deixar as . e que você pode fazer coisas em um instante. E aceita que não importa quanto boa seja uma pessoa. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destrui-la . Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa – por isso. Pensamentos. algumas pessoas simplesmente não se importam. 97 E você aprende que amar não significa apoiar-se. ou nada. . Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós. pode ser a última vez que as vejamos. e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade. 98 pessoas que amamos com palavras amorosas. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. . Aprende que não importa onde já chegou. e que o tempo é curto. mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva. Pensamentos. ou você controla seus atos ou eles o controlarão. é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. mas nós somos responsáveis por nós mesmos. qualquer lugar serve. mas onde está indo.63. sempre existem dois lados. mas . Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que você aprendeu com elas. a pessoa que você espera que o chute quando você cai. Aprende que paciência requer muita prática. mas se você não sabe para onde está indo. poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que. . enfrentando as conseqüências. do que com quantos aniversários você celebrou. Descobre que algumas vezes. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você suponha. pois não importa quanto delicada e frágil seja uma situação.

pois existem pessoas que nos amam. não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode. aqui estou porque em igrejas não há espelhos. você será em algum momento condenado. muito desanimado. mas simplesmente não sabem com demonstrar ou viver isso. que realmente é forte. algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E você aprende que realmente pode suportar. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. 99 Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame. pois nunca me senti satisfeito com minha aparência. Nós e o Espelho isso não te dá o direito de ser cruel. . . . ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. o mundo não pára para que você o conserte. entrou numa igreja e em determinado momento disse para Deus: – Senhor. Aprende que com a mesma severidade com que julga.64. plante seu jardim e decore sua alma. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!” Willian Shakespeare 64 Nós e o Espelho Alguém. Portanto.

Observe que não há uma única linha sobre Mim que afirme . que tinha algumas partes de vidro. Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos: o que importa são as palavras que saem dela. Atônito. Não importa a aparência dos pés: sua função é tomar o rumo do Amor e da Humildade. Nesse exato momento sentiu que toda sua vida se modificaria. Não importa se braços são longos ou curtos: sua função é o desempenho do trabalho honesto. esse alguém dirigiu-se para a porta de saída. nenhuma das minhas obras veio ou ficou sem beleza. Havia esse lembrete na porta aderido: Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro e lembre-se de tudo que deixei escrito. se ele existe ou não numa cabeça: o que importa são os pensamentos que por ela passam. Nós e o Espelho 100 Subitamente uma folha de papel caiu aos seus pés. Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras: sua função é dar e receber o Bem. Não importa se um corpo é gordo ou magro: ele é o templo do espírito e este é eterno. Não importa a forma ou a cor dos olhos: o que importa é que eles vejam o valor da Vida.64. vinda do alto do templo. Ainda atônito. Não importa um formato de nariz: o que importa é inspirar e expirar a Fé. Não importa o tipo de cabelo. ele a apanhou e nela viu a seguinte mensagem: Minha criatura. pois a feiúra é invenção dos homens e não minha.

três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. Não gaste tudo o que tens. Muitas vezes. Quem acredita em tudo o que ouve. Quem faz tudo o que pode. Não acredites em tudo o que ouves.65. Quem gasta tudo o que tem. Porque: Quem diz tudo o que sabe. 101 65 Atitude Não digas tudo o que sabes. Não faças tudo o que podes. A primeira. disse: – Eu quero ser baú mais precioso do mundo. no alto da montanha. Gasta o que não pode. Diz o que não convém. cheio de tesouros. olhando as estrelas. . 66 Caminhos Havia. Julga o que não vê. Para tal. Faz o que não deve. Atitude que sou bonito. até me disponho a ser cortada.

acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito. . . numa sexta-feira. mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco. A terceira árvore olhou o vale e disse: – Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto. Caminhos A segunda olhou para o riacho e suspirou: 102 – Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas. cheia de luz e de estrelas. numa certa noite. E a terceira. . onde havia mil melodias ao ar. E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: “Para que isso?” Mas. ao olharem para mim. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos. E de repente. a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e . que as pessoas. a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra. todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele coxo de animais. o homem levantou e disse ao mar revolto: “Sossegai”. a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. . coberto de feno. mesmo sonhando em ficar no alto da montanha. carregando pessoas e peixes todos os dias. E num relance. levantem seus olhos e pensem em Deus. Tempos mais tarde. anos mais tarde. A segunda árvore. Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca. acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco. Que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais.66.

eles não coincidem com os planos que Deus tem para nós. avistaram um portão magnífico. . no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. Por isso. . Depois de muito caminhar. nossos planos e por vezes. morro acima. Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição. seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente. O caminhante dirigiu-se ao homem que numa guarita. que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro. pois Ele. guardava a entrada. pois fora condenado à morte mesmo sendo inocente. caminhavam por uma estrada. Numa curva do caminho. ele disse. sabe o que é melhor. todo de mármore. Todos nós temos nossos sonhos. A caminhada era muito longa. o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. esse homem se deu conta de que ele. como um Pai amoroso. é importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele. sentiu-se horrível e cruel. . Céu e Inferno? 103 um homem foi pregado nela. Logo. – Bom dia. e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.67. mas no Domingo. 67 Céu e Inferno? Um homem. o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade. As árvores tinham sonhos. mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado. E quase sempre somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia. Precisavam desesperadamente de água. para cada um de nós. seu cavalo e seu cão.

disse o homem. prosseguiu seu caminho. Mas ele não beberia. estamos com muita sede. Assim. Céu e Inferno? – Bom dia. – Há uma fonte naquelas pedras. . com sede e cansaço multiplicados. Depois de muito caminharem morro acima. 104 – Que bom que nós chegamos ao céu. cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi aberta. disse o homem e indicando o lugar. tão lindo? Ele perguntou. O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. disse o guarda. A porteira se abria para um caminho de terra. respondeu o homem. um homem estava deitado. Aqui não se permite a entrada de animais. disse o guarda. disse o caminhante. meu cavalo e meu cachorro.67. – Bom dia. – Estamos com muita sede. ele chegou a um sítio. indicandolhe a fonte. parecia que estava dormindo. Podem beber a vontade. – Lamento muito. – O senhor pode entrar e beber água à vontade. disse o homem. o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede. – Bom dia. – Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede. – Que lugar é este. O homem. À sombra de uma das árvores. cabeça coberta com um chapéu. foi a resposta. com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. – Isto aqui é o céu. deixando seus amigos com sede. eu.

essa informação falsa deve causar grandes confusões. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus melhores amigos. Os Versos de Ouro de Pitágoras – Muito obrigado. respondeu o homem. eles nos fazem um grande favor. disse o caminhante. Ele expressa em poucas palavras. respondeu o homem. respondeu o homem. até hoje pouco conhecido do público. ele disse ao sair. – A propósito. – De forma alguma. – Mas então. breve e único. eles apontam e sinalizam impecavelmente o caminho da regeneração de cada indivíduo.500 anos atrás.68. Na verdade. 105 – Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu! – Aquilo não é o céu. Este texto. Na complexa transição de hoje para uma civilização global. o compromisso de vida dos pitagóricos de todos os tempos. O fato de que caiu no esquecimento e é relativamente raro só faz aumentar seu valor. Os Versos de Ouro serão tão atuais dentro de 500 anos como eram na Grécia antiga há 2. e com uma clareza definitiva. . qual é o nome deste lugar? – Céu. O caminhante ficou perplexo. 68 Os Versos de Ouro de Pitágoras Os Versos de Ouro da tradição pitagórica constituem um documento de valor inestimável. . – Voltem quando quiserem. base para o renascimento coletivo da sabedoria nos próximos anos e décadas. disse ele. . aquilo é o inferno. é um mapa preciso do caminho prático para a sabedoria divina.

e a todos os membros da tua família. A seguir. 4. Depois os heróis ilustres. e a raiva.68. outras versões importantes dos Versos. depois a preguiça. 9. Os Versos de Ouro de Pitágoras 106 Os Versos de Ouro. É um mapa. a luxúria. como manda a lei. portanto. e aprende com os atos dele que são úteis e virtuosos. a partir do texto de Hierocles de Alexandria. reler e meditar ao longo do tempo. um guia e um tratado completo sobre a vida dos sábios. Honra em primeiro lugar os deuses imortais. então. 13. um texto imortal que se pode ler. Mas não afasta teu amigo por um pequeno erro. respeita a ti mesmo. Leve-se em conta. 12. A seguir. . 6. 3. Rowe em 1707. Aproveita seus discursos suaves. reverencia o juramento que fizeste. sobretudo. cheios de bondade e luz. 7. escolhe como amigo o mais sábio e virtuoso. entre elas a de Fabre d’Olivet (século 19). Não faz junto com outros. 11. Homenageia. E. 2. Honra em seguida a teus pais. 5. 8. e adotada hoje pela maior parte dos estudiosos da tradição pitagórica. nem sozinho. ENSINAMENTOS DE PITÁGORAS 1. 10. os espíritos terrestres e manifesta por eles o devido respeito. Leva bem a sério o seguinte: Deves enfrentar e vencer as paixões. Primeiro a gula. com base na versão em língua inglesa feita por N. Porque o poder é limitado pela necessidade. o que te dá vergonha. Entre os outros.

68. Os Versos de Ouro de Pitágoras 14. Pratica a justiça com teus atos e com tuas palavras. 15. E estabelece o hábito de nunca agir impensadamente. 16. Mas lembra sempre um fato, o de que a morte virá a todos.

107

17. E que as coisas boas do mundo são incertas, e assim como podem ser conquistadas, podem ser perdidas. 18. Suporta com paciência e sem murmúrio a tua parte, seja qual for. 19. Dos sofrimentos que o destino determinado pelos deuses lança sobre os seres humanos. 20. Mas esforça-te por aliviar a tua dor no que for possível. 21. E lembra que o destino não manda muitas desgraças aos bons. 22. O que as pessoas pensam e dizem varia muito; agora é algo bom, em seguida é algo mau. 23. Portanto, não aceita cegamente o que ouves, nem o rejeita de modo precipitado. 24. Mas se forem ditas falsidades, retrocede suavemente e arma-te de paciência. 25. Cumpre fielmente, em todas as ocasiões, o que te digo agora. 26. Não deixa que ninguém, com palavras ou atos, 27. Te leve a fazer ou dizer o que não é melhor para ti. 28. Pensa e delibera antes de agir, para que não cometas ações tolas. 29. Porque é próprio de um homem miserável agir e falar impensadamente.

68. Os Versos de Ouro de Pitágoras

108

30. Mas faze aquilo que não te trará aflições mais tarde, e que não te causará arrependimento. 31. Não faze nada que sejas incapaz de entender. 32. Porém, aprende o que for necessário saber; deste modo, tua vida será feliz. 33. Não esquece de modo algum a saúde do corpo. 34. Mas dá a ele alimento com moderação, o exercício necessário e também repouso à tua mente. 35. O que quero dizer com a palavra moderação é que os extremos devem ser evitados. 36. Acostuma-te a uma vida decente e pura, sem luxúria. 37. Evita todas as coisas que causarão inveja. 38. E não comete exageros. Vive como alguém que sabe o que é honrado e decente. 39. Não age movido pela cobiça ou avareza. É excelente usar a justa medida em todas estas coisas. 40. Faze apenas as coisas que não podem ferir-te, e decide antes de fazê-las. 41. Ao deitares, nunca deixe que o sono se aproxime dos teus olhos cansados, 42. Enquanto não revisares com a tua consciência mais elevada todas as tuas ações do dia. 43. Pergunta:Em que errei? Em que agi corretamente? Que dever deixei de cumprir?”

68. Os Versos de Ouro de Pitágoras 44. Recrimina-te pelos teus erros, alegra-te pelos acertos.

109

45. Pratica integralmente todas estas recomendações. Medita bem nelas. Tu deves amá-las de todo o coração. 46. São elas que te colocarão no caminho da Virtude Divina. 47. Eu o juro por aquele que transmitiu às nossas almas o Quaternário Sagrado. 48. Aquela fonte da natureza cuja evolução é eterna. 49. Nunca começa uma tarefa antes de pedir a bênção e a ajuda dos Deuses. 50. Quando fizeres de tudo isso um hábito, 51. Conhecerás a natureza dos deuses imortais e dos homens, 52. Verás até que ponto vai a diversidade entre os seres, e aquilo que os contém, e os mantém em unidade. 53. Verás então, de acordo com a Justiça, que a substância do Universo é a mesma em todas as coisas. 54. Deste modo não desejarás o que não deves desejar, e nada neste mundo será desconhecido de ti. 55. Perceberás também que os homens lançam sobre si mesmos suas próprias desgraças, voluntariamente e por sua livre escolha. 56. Como são infelizes! Não vêem, nem compreendem que o bem deles está ao seu lado. 57. Poucos sabem como libertar-se dos seus sofrimentos. 58. Este é o peso do destino que cega a humanidade.

colocarás em prática com facilidade todas as coisas que te recomendo. Se ela comunicar a ti os teus segredos. de nunca despertar desarmonia. que os lança para cima e para baixo sem que percebam. 72. Porque são acompanhados por uma companheira sombria. 70. Avalia bem todas as coisas. mas foge dela! 62. 63. quando abandonares teu corpo físico e te elevares no éter. Buscando sempre guiar-te pela compreensão divina que tudo deveria orientar. terás a plenitude e não mais morrerás. Mas evita as comidas pouco recomendáveis para a purificação e a libertação da alma.68. Trata. 65. discretamente. 67. porque os homens pertencem a uma raça divina. com sofrimentos intermináveis. a desunião fatal entre eles. 68. 60. Os Versos de Ouro de Pitágoras 110 59. 71. tu não deves ter medo. E a natureza sagrada tudo revelará e mostrará a eles. Assim. livra a todos eles de sofrimentos tão grandes. para lá e para cá. Porém. . 64. 66. 69. Mostrando a cada um o Espírito que é seu guia. 61. Os seres humanos andam em círculos. Oh Deus nosso Pai. E ao curar a tua alma a libertarás de todos estes males e sofrimentos. Serás imortal e divino.

então: – Está cheio?” Todos olharam para o frasco e disseram que sim. o consultor começou a colocar as pedras. e perguntou: – Quantas pedras vocês acham que cabem neste frasco? Após algumas conjecturas dos presentes. Colocou-o sobre a mesa. A areia filtrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pela gravilha. O que é importante 111 69 O que é importante Um consultor. que começou a despejar no frasco. – Muito bem! – exclamou o consultor. um jarro e começou a jogar água dentro do frasco. – Não! – exclamaram os ouvintes. até encher o frasco. Em seguida. Perguntou. então. quis surpreender a platéia durante uma conferência. – Está cheio? . e repetiu: – Está cheio?” Dessa vez. . especialista em ’Gestão do Tempo’. os ouvintes duvidaram: -Talvez não. ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho. O consultor sorriu. ele tirou um saco com gravilhas debaixo da mesa. Pegou. sem transbordar. As pedrinhas penetraram pelos espaços encontrados entre as pedras grandes. Colocou parte da gravilha dentro do frasco e agitou-o. Deu por encerrada a experiência e perguntou: .perguntou de novo. de boca larga. . Tirou debaixo da mesa uma frasco grande.69. ”. que absorvia a água. com ironia. pousando sobre a mesa um saco com areia.

os nossos sonhos. não se via absolutamente nada. a pessoa amada. se quisermos. Subindo por uma parede a apenas 100 m do topo ele escorregou e caiu. 70 A Fé Esta é uma estória de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Mas ele queria a glória somente para ele. . e resolveu escalar sozinho sem nenhum companheiro.sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos. E quais são as grandes pedras nas nossas vidas? São os nossos filhos. o que seria natural no caso de uma escalda com essa dificuldade. nunca seremos capazes de colocá-las depois. somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão. e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade. . Escureceu e a noite caiu q nem um breu nas alturas da montanha. – Não! – concluiu o especialista. os amigos. . a uma velocidade vertiginosa. . e porque não havia se preparado para acampar. A Fé – Bom. . Começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde. zero de visibilidade. resolveu continuar a escalada decidido chegar até o topo. Ele resolveu depois de muitos anos de preparação escalar o Aconcágua.70. se não colocamos as pedras grandes primeiro. O que esta lição nos ensina é que. Tudo era escuridão. o que acabamos de demonstrar? Um participante respondeu: 112 – Que não importa o quão cheia está a nossa agenda. e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz. O resto encontrará o seu lugar. não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens. a nossa saúde.

mesmo que nossa corda arrebente. encontrou um alpinista congelado..70. confiando-a ao pai. suspendido pelos ares na completa escuridão. passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que já havia vivido em sua vida. . . . . agarrado com força a uma corda. . O homem se agarrou mais ainda à corda e refletiu que se fizesse isso morreria. não havia nada a fazer a não ser gritar: – Ó meu Deus. . e nesses angustiantes momentos. Houve um momento de silêncio e reflexão. . . . A somente meio metro do chão. Shack!. como todo alpinista experimentado. me ajude!!! De repente uma voz grave e profunda vinda dos céus. Por favor!!! – Você realmente acredita que eu possa te salvar? – Eu tenho certeza. meu filho? – Me salve meu Deus. . . havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda que fixou em sua cintura. . meu Deus – Então corte a corda que te mantém pendurado. Nesse momento de silêncio . porém ter fé é arriscar-se a perder total controle sobre a própria vida. Que possamos todos entregar-nos e viver plenamente na confiança de que existe aquele que está sempre ao nosso lado a nos suportar. . . Conta o pessoal de resgate que ao realizar as buscas. Por vezes nos agarramos às nossas velhas cordas que nos mantêm seguros. . A Fé 113 Ele continuava caindo. . . de repente ele sentiu um puxão que quase o partiu pela metade. respondeu: – O que você quer de mim. morto.

então eu perguntei como nunca o havia visto antes. então eu dei de ombros e segui meu caminho. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Ele olhou para mim e disse.F”. Eu perguntei se ele queria jogar futebol no Sábado comigo e meus amigos. Ele ergueu o rosto e eu vi a terrível tristeza em seus olhos.quando eu era um calouro na escola. Ele respondeu que antes ele freqüentava uma escola particular. Havia um grande sorriso em sua face. Seus óculos voaram. e perguntei onde ele morava. Eu o ajudei a apanhar seus livros. Meu coração se penalizou por ele. Eles realmente deviam arrumar uma vida própria.71. e eu os vi aterrissarem na grama alguns metros de onde ele estava. Enquanto eu lhe entregava os óculos eu disse: Aqueles caras são uns babacas. e eu carreguei seus livros. “Obrigado!”. arrancando todos os seus livros de seus braços e o empurrando. e eu pude ver uma lágrima em seu olho. Conforme eu ia caminhando. eu vi um grupo de garotos correndo na direção dele. eu vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Eu já tinha meu final de semana planejado (festas e um jogo de futebol com meus amigos Sábado de tarde). procurando por seus óculos. Ele se revelou um garoto bem legal. de forma que ele caiu no chão. Eles o atropelaram. Eu pensei: “Por que alguém iria levar para casa todos os seus livros numa Sexta-Feira? Ele deve mesmo ser um C. Nós conversamos por todo o caminho de volta para casa. Ele disse que . Seu nome era Kyle. Então eu corri até ele enquanto ele engatinhava.D. Parecia que ele estava carregando todos os seus livros. Por coincidência ele morava perto da minha casa. O Amigo 114 71 O Amigo Um dia.

rapaz. e eu ia para a Duke. mesmo usando óculos. Eu o parei e disse. garotão. ele disse. que a distância nunca seria um problema.F.Diabos. Hoje era um daqueles dias. Ele teve que preparar um discurso de formatura. Ele estava mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência. Ele era um daqueles caras que realmente se encontraram durante a escola. ele limpou a garganta e começou o discurso: . e eu ia tentar uma bolsa escolar no time de futebol. Chegou a Segunda-Feira. Kyle decidiu ir para Georgetown. Quando ele subiu no oratório. e lá estava o Kyle com aquela quantidade imensa de livros outra vez. Ele saía com mais garotas do que eu.D. No dia da formatura eu vi Kyle. Então eu dei um tapinha nas costas dele e disse: – Ei. E meus amigos pensavam da mesma forma. Eu sabia que seríamos sempre amigos. Eu o provocava o tempo todo sobre ele ser um C. mais eu gostava dele. Pelos próximos quatro anos Kyle e eu nos tornamos melhores amigos. você vai se sair bem! Ele olhou para mim com aquele olhar (aquele olhar de gratidão) e sorriu. você vai ficar realmente musculoso carregando uma pilha de livros assim todos os dias!. “Valeu”. O Amigo sim. Quando estávamos nos formando começamos a pensar na Faculdade. Eu estava super contente em não ser eu quem deveria subir no palanque e discursar. Ele estava ótimo. e todas as meninas o adoravam! Às vezes eu até ficava com inveja. Ele seria médico. Eu podia ver o quanto ele estava nervoso sobre o discurso. 115 Nós ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia Kyle. Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros.71. Kyle era o orador oficial de nossa turma.

Você agora tem duas opções. ou 2. Deus nos coloca à todos nas vidas uns dos outros para que tenhamos um impacto um sobre o outro de alguma forma. Para melhor ou para pior. Meu amigo me salvou de fazer algo inominável”. Passar esta história aos seus amigos. Seus pais. Nunca subestime o poder de suas ações. Como você pode ver. Ele contou à todos como ele havia esvaziado seu armário na escola. . para que sua Mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse. “Felizmente eu fui salvo. talvez até um treinador. seus irmãos. Eu vou lhes contar uma história”. Ele havia planejado se matar naquele final de semana. e estava levando todas as suas coisas para casa. Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele olhou diretamente no meus olhos e me deu um pequeno sorriso.71. O Amigo 116 “A formatura é uma época para agradecermos àqueles que ajudaram você durante estes anos duros. Apague este texto e aja como se ele não tivesse tocado seu coração. seus professores. mas principalmente aos seus amigos. Você pode: 1. Procure o bem nos outros. eu escolhi a primeira opção. . Amigos são anjos que nos deixam em pé quando nossas asas têm problemas em se lembrar de como voarem. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa. . Eu vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com aquela mesma gratidão. Eu observava o nó na garganta em todos na platéia enquanto aquele rapaz popular e bonito contava à todos sobre aquele seu momento de fraqueza. Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia. Eu estou aqui para lhes dizer que ser um amigo para alguém é o melhor presente que você pode lhes dar.

– Que bom que nós chegamos ao céu. A caminhada era muito longa. todo de mármore. guardava a entrada. que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro. Precisavam desesperadamente de água. Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição. disse o homem. avistaram um portão magnífico. Céu e Inferno 117 72 Céu e Inferno Um homem. o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. tão lindo? Ele perguntou. – Bom dia. . . respondeu o homem. prosseguiu seu . seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente. foi a resposta. O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. disse o guarda. morro acima. – Bom dia. – O senhor pode entrar e beber água à vontade. seu cavalo e seu cão. esse homem se deu conta de que ele. – Lamento muito. no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. Aqui não se permite a entrada de animais. Depois de muito caminhar. O caminhante dirigiu-se ao homem que numa guarita. – Isto aqui é o céu. estamos com muita sede. – Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede. ele disse. Assim.72. Numa curva do caminho. disse o guarda. – Que lugar é este. deixando seus amigos com sede. Mas ele não beberia. indicandolhe a fonte. caminhavam por uma estrada.

– Muito obrigado. eu. 118 Depois de muito caminharem morro acima. meu cavalo e meu cachorro. com sede e cansaço multiplicados. – Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu! – Aquilo não é o céu.72. disse o caminhante. respondeu o homem. aquilo é o inferno. disse ele. ele chegou a um sítio. À sombra de uma das árvores. O caminhante ficou perplexo. – Bom dia. essa informação falsa deve causar grandes confusões. com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. O homem. cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi aberta. A porteira se abria para um caminho de terra. ele disse ao sair. – A propósito. qual é o nome deste lugar? – Céu. Na verdade. – Há uma fonte naquelas pedras. Céu e Inferno caminho. cabeça coberta com um chapéu. eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar . disse o homem e indicando o lugar. disse o caminhante. – Estamos com muita sede. o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede. – Mas então. – De forma alguma. – Voltem quando quiserem. um homem estava deitado. Podem beber a vontade. respondeu o homem. respondeu o homem. disse o homem. parecia que estava dormindo. – Bom dia.

na necessidade de troca. disponibilidade. ele é muito maior e mais abrangente. E mais ainda. Tudo o que pensam ser o amor. a todas as coisas e a todos os seres que nos acompanham nessa linda viagem que é a vida. proximidade. amigos próximos e companheiros de jornada. É o abraço. . tolerância. E sobretudo. os ouvidos prontos para ouvir. 119 73 Reflexões Sobre o Amor Querem saber o que é o amor? Posso dizer que é quase tudo o que pensam ser. sim. . porém sem que haja limites ou condições para que você expresse esses sentimentos. É o alegrar-se com a presença do outro. o coração aberto. . . É o carinho e os bons sentimentos dirigidos ao outro. não somente aos familiares. sim. Reflexões Sobre o Amor seus melhores amigos. Todo o bem querer. . sim. o sorriso. no egoísmo que impõe condições e regras. só será amor verdadeiro quando for estendido por todos nós. alegria. É a vontade de auxiliar o outro. sim. só poderão ser uma face do amor quando não tiverem amarras no apego. mas sem que haja necessidade que esse outro lhe retribua. que tudo isso possa ser dirigido a todas as pessoas. mas sem tornar essa presença sua única razão de viver. o olhar terno. tudo isso dirigido ao outro.73. até pode ser considerado uma parte deste sentimento. toda a benevolência. Porém. porém sem exigir que o outro seja ou faça só o que você julga correto.

transa. Mas namorado. nuvem. de ânsia enorme de viajar para a Itália ou mesmo de metrô. de saliva. fugidia ou impossível de durar. brisa ou filosofia. até paixão é fácil. Se você tem três pretendentes. nuvem. bonde. ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição. mesmo. é muito difícil. Necessita de adivinhação. dois paqueras. Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva. quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria. fazer sesta abra- . . caso. mesmo assim pode não ter namorado. um envolvimento e dois amantes. Ressaca pós dia dos namorados 120 74 Ressaca pós dia dos namorados Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo. de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada. ainda que rápida. Namorado é a mais difícil das conquistas. de pele. lágrima. de carinho escondido na hora em que passa o filme. cavalo alado. Namorado não precisa ser o mais bonito. Paquera. de poesia de Fernando Pessoa. flerte. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. quindim. cinema sessão das duas. tapete mágico ou foguete interplanetário. Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado. mas aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme. sanduíche de padaria ou drible no trabalho. escondida. Não tem namorado quem faz pactos de amor com a felicidade. A proteção dele não precisa ser parruda. Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas. Não tem namorado quem transa sem carinho. sua frio e quase desmaia pedindo proteção. decidida.74. gabiru. medo do pai. . de flor catada no muro e entregue de repente. Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar. Quem não tem namorado não é quem não tem um amor: é que não sabe o gosto de namorar. . envolvimento.

e escove a alma com leves fricções de esperança. show do Milton Nascimento. Não tem namorado quem não fala sozinho. beira d’água. saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. bosques enluarados. Ressaca pós dia dos namorados çado. Não tem namorado quem ama sem se dedicar. e passeie de mãos dadas com o ar. quem não dedica livros. Enfeite-se com margaridas e ternuras. ponha a saia mais leve. Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo. ruas de sonhos ou musical da Metro. De alma escovada e coração estouvado. fliperamas. 121 Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor. quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana. . nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele. quem curte sem aprofundar. quem não recorta artigos. na madrugada ou meio-dia de sol em plena praia cheia de rivais. quem gosta sem curtir. Não tem namorado quem não tem música secreta com ele. abobalhados de alegria pela lucidez do amor. Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques. quem vive cheio de obrigações. quem não chateia com o fato de o seu bem ser paquerado. Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e medo. . aquela de chita. quem namora sem brincar. Não tem namorado quem ama sem gostar.74. . fazer compra junto.

e feliz disse: – Isto dá. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fadas. brilhavam quando viu determinado objeto. Os olhos da cor do céu. cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases e palavras de galanteria. Uma garotinha se aproximava da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrina. – Sabe. pra fazer a vida parar e. não dá? Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa. olhava a rua de forma distraída. parecer que faz sentido. Eu quero dar este presente para minha irmã mais . de repente. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma nuvem de borboletas. Gratidão 122 Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela.75. – É para minha irmã. (Namorados/ Carlos Drumond de Andrade) 75 Gratidão O homem por detrás do balcão. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquezas azuis. Colocou-o sobre o balcão. Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário. continuou. Pode fazer um pacote bem bonito? O dono da loja olhou desconfiado olhou para a garotinha e lhe perguntou: – Quanto dinheiro você tem? Sem hesitar ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós.

O homem. Desde que morreu nossa mãe. embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com um fita verde. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês. – Tome! Disse para a garota. Enquanto suas mão tomava o embrulho . Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou: – Este colar foi comprado aqui? – Sim senhora. . ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é da cor dos seus olhos. Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo. O colar é verdadeiro.75. tomou o estojo. . e duas lágrimas rolaram pelas faces jovens. O homem. – Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. refez o embrulho com extremo carinho. Ainda não acabara o dia. Gratidão 123 velha. A moça continuou: – Mas minha irmã somente tinha algumas moedas. colocou a fita e o devolveu à jovem. . – E quanto custou? – Ah! Falou o dono da loja.Ela deu tudo que tinha! O silêncio encheu a pequena loja. foi para o interior da loja. Leve com cuidado.ela retornava ao lar emocionada. quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou à loja. Colocou o colar em um estojo.

nós a tratamos com paciência. Derrotas Temporárias 124 Verdadeira doação. . três coisas não retornam ao ponto inicial: a flecha lançada. Toda vez que um homem as supera. água e adubo.76. Gratidão como Amor é também dever que não apenas aquece quem recebe. Na vida. imatura. é dar-se por inteiro sem restrições. torna-se mental e espiritualmente mais forte. é sempre a manifestação de amor para com pessoas que tem riqueza de emoções e altruísmo.não passa pela cabeça de ninguém condená-la como frágil. Quando a semente se transforma em muda. notamos que ela fica dormindo muito tempo no seio da terra. Ao contrário. 76 Derrotas Temporárias Ainda não encontrei homem algum bem-sucedido na vida que não houvesse antes sofrido derrotas temporárias. Sê sempre grato. É assim que aprendemos o que devemos à grande lição da adversidade. dizendo: “Você não tem raízes profundas” ou “falta entusiasmo na sua relação com o campo”. mas ninguém ousa criticá-la. a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. incapaz de nos brindar imediatamente com as rosas que estamos esperando. mas não espere pelo reconhecimento de ninguém. como reconforta quem oferece. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. 77 As Rosas Quando plantamos uma roseira. E a gratidão.

a rosa é a rosa desde o momento em que nasce até seu período de esplendor. puderam perceber que ninguém ali.78. fazer uma transfusão. possuía o sangue preciso. Depois de algum tempo. Foi necessário chamar ajuda por um rádio. Também nós. então. o povo da aldeia e tentaram explicar o que estava acontecendo. Reuniram. gesticulando muito. Mas como ? Após alguns testes rápidos com o próprio pessoal da equipe de socorro. um médico e uma enfermeira da marinha dos EUA chegaram ao local. viu-se um braço magrinho levantar-se timidamente. semente. A cada estágio que atravessa. senão a menina morreria devido aos traumatismos e à perda de sangue. Ele foi preparado às . Teriam que agir rapidamente. Era de um menino chamado Cheng. em nosso crescimento e constante mutação. antes de criticar a lentidão de nossas mudanças. nosso coração se enche de alegria. urgentemente. Os missionários e duas crianças tiveram morte imediata e as restantes ficaram gravemente feridas. Doação de Sangue 125 Ao contrário: nos maravilhamos com o processo do nascimento das folhas seguido dos botões. expressa o melhor de si. Entre elas. passamos por vários estágios: vamos aprender a reconhecê-los. uma menina de oito anos ficou em estado grave. queria dizer que precisavam de um voluntário para doar sangue. broto. um orfanato dirigido por uma grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Depois de um silêncio sepulcral. e. que era muito difícil para eles. botão. 78 Doação de Sangue Numa aldeia vietnamita. Era preciso. e termina murchando e morrendo. Entretanto. arranhando o idioma. no dia em que as flores aparecem. flor.

78. Doação de Sangue

126

pressas ao lado da menina agonizante e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto. Passado alguns momentos, Cheng deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico perguntou a ele se estava doendo e ele disse que não. Mas não demorou muito a soluçar de novo, contendo as lágrimas. O médico ficou preocupado e voltou a lhe perguntar, e novamente ele negou. Os soluços ocasionais deram lugar a um choro silencioso, mas ininterrupto. Era evidente que alguma coisa estava errada. Foi então que apareceu uma enfermeira vietnamita vinda de outra aldeia. O médico, então, pediu que ela procurasse saber o que estava acontecendo com Cheng. Com a voz meiga e doce, a enfermeira foi conversando com ele e explicando algumas coisas, e o rostinho do menino foi se aliviando. . . Minutos depois, ele estava novamente tranquilo. A enfermeira então explicou aos americanos: – Ele pensou que ia morrer. Não tinha entendido direito o que vocês disseram e estava chorando achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina não morrer. O médico se aproximou dele e com a ajuda da enfermeira perguntou: – Mas se era assim, porque então você se ofereceu para doar seu sangue ? E o menino respondeu simplesmente: – Ela é minha amiga. Este caso, realmente ocorrido durante a guerra do Vietnã, serve como exercício de sensibilização e inteligência intrapessoal.

79. Amizade

127

79

Amizade

Se Um Dia. . . Se um dia lhe der uma louca vontade de chorar. . . Me chama. Não lhe prometo fazer sorrir, Mas posso chorar com você.

Se um dia resolver fugir; Não se esqueça de me chamar. Não lhe prometo convencer de ficar, Mas posso fugir com você.

Se um dia lhe der uma louca vontade De não falar com ninguém; Me chama assim mesmo. Prometo ficar bem quietinho(a). Mas. . .

Se um dia você me chamar e eu não responder. . . Vem correndo ao meu encontro. . . Talvez eu esteja precisando de você. . .

80

Naufrágio

Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar boiando. Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora

80. Naufrágio

128

de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente. Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences, e como sempre agradeceu. Nos dias seguintes a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia. No entanto um dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando: “O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?” Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado. No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava. – Viemos resgata-lo. – Como souberam que eu estava aqui? – Nós vimos o seu sinal de fumaça. É comum sentir-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento. Lembrem-se: se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina. Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva: Você diz: “Isso é impossível” Deus diz: “Tudo é possível” (Lucas 18:27) Você diz: “Eu já estou cansado” Deus diz: “Eu te darei o repouso” (Mateus 11:28-30) Você diz: “Ninguém me ama de verdade” Deus diz: “Eu te amo” (João 3:16 e João 13:34) Você diz: “não tenho condições”

80. Naufrágio Deus diz: “Minha graça é suficiente” (II Coríntios 12:9) Você diz: “Não vejo saída” Deus diz: “Eu guiarei teus passos” (Provérbios 3:5-6) Você diz: “Eu não posso fazer” Deus diz: “Você pode fazer tudo” (Filipenses 4:13) Você diz: “Dói” Deus diz: “Eu te livrarei da angustia” (Salmos 90:15) Você diz: “Não vale a pena” Deus diz: “Tudo vale a pena” (Romanos 8:28) 129 Você diz: “Eu não mereço perdão” Deus diz: “Eu te perdôo” (I Epístola de São João 1:9 e Romanos 8:1) Você diz: “Não vou conseguir” Deus diz: “Eu suprirei todas as suas necessidades” (Filipenses 4:19) Você diz: “Estou com medo” Deus diz: “Eu não te dei um espírito de medo” (II Timóteo 1:7) Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado” Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações” (I Pedro5:7) Você diz: “Eu não tenho talento suficiente” Deus diz: “Eu te dou sabedoria” (I Coríntios 1:30) Você diz: “Não tenho fé” Deus diz: “Eu dei a cada um uma medida de fé” (Romanos 12:3) .

o Professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. novamente muitos responderam: . por isso. o professor perguntou: – Então. ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou.81. a maioria dos alunos estava receosa. pela terceira vez. mas. E. primeiramente. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. unanimemente responderam: – Sim! O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Filosofia 130 81 Filosofia Numa aula de Filosofia. algumas pedras grandes. Para tanto. Então perguntou à classe: – Está cheio? Pelo que viam. está cheio? Agora. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. Então ele perguntou aos alunos: – E agora. os alunos. o vaso estava repleto. mas a maioria respondeu: – Sim! Continuando. está cheio? Desta vez. o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. alguns estavam hesitantes.

Ele já estava repleto com as coisas menores. começou a experiência. A agua encharcou e saturou a areia. ele sempre conseguirá espremer dentro. Neste ponto. depois os pedregulhos e por ultimo. seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida. o professor explicou para o rapaz: – As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento pessoal e espiritual. O aluno. em primeiro lugar. mais coisas! – Não exatamente! O ponto é o seguinte: A menos que você. afazeres). tentou colocar as pedras grandes. Filosofia – Sim! 131 Finalmente. suas obrigações (profissão.81. com a mesma quantidade de pedras grandes. de pedregulhos. o professor perguntou para a classe: . colocando a agua. que elas não couberam no vaso. surpreso. depois a areia. Quando você da prioridade a isso e mantem-se aberto para o novo.amigos). – Vamos! Experimente! Disse o professor ao aluno. entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro. Então. o professor pegou um jarro com agua e despejou o liquido dentro do vaso. de areia e de agua. nunca mais conseguirá coloca-las la dentro. coloque as pedras grandes dentro do vaso. Verificou . então . se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas.Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: – Não importa quanto a agenda da vida de alguém esteja cheia. Mas. as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos (familia.

– Você me colocou ao lado de um negro. Ainda há tempo. nunca terão espaço em sua vida. Uma senhora branca de uns cinqüenta anos senta-se ao lado de um negro. como eu suspeitava. – Qual é o problema. Eu não consigo ficar ao lado destes nojentos. Antes que a megera pudesse responder algo. Entretanto. Ainda é tempo. – Minha senhora. a aeromoça continuou: – É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira . não há nenhum lugar vago na classe econômica.82. Esvazie seus vasos (mental. Vou ver se tem algum lugar na executiva ou na primeira classe. Recomece. emocional) e comece a preenche-los com as pedras grandes. acalme-se. A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois. No Avião 132 aquelas que são realmente importantes. ainda temos um assento na primeira classe. senhora? – pergunta a aeromoça. Sempre é. Eu conversei com o comandante que confirmou que não há mais lugar na executiva. Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. – Mas você não está vendo? – responde a senhora. Dê-me um outro assento! – Por favor. E uma boa sugestão. e aconteceu num avião da British Airways num vôo entre Johanesburgo e Londres. 82 No Avião Esta não é uma piada. Ela chama a aeromoça para se queixar.

83 Arriscar-se é viver Rir é arriscar-se a parecer louco. mudar. Só a pessoa que arrisca é livre. Arriscar-se é viver 133 classe a alguém da classe econômica. . eu já preparei aquele assento para o senhor. . . Mas. . Mas assim não poderá aprender. Podem estar evitando sentimentos e a tristeza. Ter esperança é arriscar-se a sofrer decepções. ” . o comandante considerou que seria escandaloso que alguém seja obrigado a sentar-se ao lado de uma pessoa tão execrável. . Abrem mão de sua liberdade. . mas. . viver. Estender a mão para outro é arriscar-se a parecer sentimental. amar. Tentar é arriscar-se a falhar. Chorar é arriscar-se a parecer sentimental. Expor suas idéias e sonhos é arriscar-se a perder.83. . Dizendo isso. Todos os passageiros ao redor que acompanharam a cena se levantaram e bateram palmas para a atitude da companhia. Não arriscar-se é perder a vida. crescer. dadas as circunstâncias. . . Porque o maior azar da vida é não arriscar nada. ela se vira para o negro e diz: – Se o senhor quiser fazer o favor de pegar seus pertences. Viver é arriscar-se a morrer. que nada fazem nada são. Pessoas que não arriscam. . Arriscar-se é perder o pé por algum tempo. Expor seus sentimentos é arriscar-se a não ser amado. . sentir. é preciso correr riscos. Acorrentadas as suas atitudes são escravas.

esperando que. uma borboleta sair do casulo.Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas. . com uma tesoura. Mas nada disso aconteceu.84. decidiu ajudar a borboleta.em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura foi o modo escolhido pela natureza para exercita-la e fortalecer suas asas. e ficou imóvel. horas a fio. e libertando-a imediatamente. incapaz de voar. suas asas se abrissem e ela levantasse vôo. termina sem condições de vencer a batalha seguinte. ela pareceu ter perdido as forças. 85 O Lado Bom Esqueça os dias de nuvens escuras. ou quem tem ajuda errada. Depois de muito tempo. Mas lembre-se das horas passadas ao sol. Ela conseguiu fazer um pequeno buraco. na verdade. . O homem continuou a observá-la. e jamais consegue voar até o seu destino. então. O homem. Algumas vezes. . abriu o restante do casulo. a borboleta passou o resto da vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. A lição da Borboleta 134 84 A lição da Borboleta Um homem estava observando. mas seu corpo era grande demais para passar por ali. Quem se recusa a fazer este esforço. a qualquer momento. O que o homem . um esforço extra é justamente o que nos prepara para o próximo obstáculo a ser enfrentado.

86. Comeram meu biscoito

135

Esqueça as vezes em que você foi derrotado. . . Mas lembre-se das suas conquistas e vitórias.

Esqueça os erros que já não podem ser corrigidos. . . Mas lembre-se das lições que você aprendeu.

Esqueça as infelicidades que você enfrentou. . . Mas lembre-se de quando a felicidade voltou.

Esqueça os dias solitários que você atravessou. . . Mas lembre-se dos sorrisos amáveis que encontrou. . .

Esqueça os planos que não deram certo. . . Mas lembre-se SEMPRE TENHA UM SONHO. . .

86

Comeram meu biscoito

Certo dia, uma moça estava a espera de seu vôo na sala de embarque de um aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas resolveu comprar um livro para matar o tempo. Também comprou um pacote de biscoitos. Ela achou uma poltrona numa parte reservada do aeroporto para que pudesse descansar e em paz. Ao lado dela se sentou um homem. Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela ficou indignada, mas não disse nada. Ela pensou: “Mas que cara de pau.

87. Amor na latinha de leite

136

Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho que ele nunca ia esquecer”. A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo a deixava tão indignada que ela não conseguia reagir. Restava apenas um biscoito e ela pensou: “O que será que o abusado vai fazer agora?” Então, o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela. Aquilo a deixou irada e bufando de raiva. Ela pegou o seu livro e suas coisas e dirigiu-se ao embarque. Quando sentou confortavelmente em seu assento, para surpresa dela o seu pacote de biscoito estava ainda intacto, dentro de sua bolsa. Ela sentiu muita vergonha, pois quem estava errada era ela, e já não havia mais tempo para pedir desculpas. O homem dividiu os seus biscoitos sem se sentir incomodado, ao contrário dela, que se sentiu muito transtornada. A individualidade excessiva e a falta de comunicação roubaram desta moça o privilégio de vivenciar um momento de boa vontade entre os homens. Afinal não é para isto que Jesus veio a este mundo? Para demonstrar a boa vontade de Deus para com os homens? Jesus nos ensinou a amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Procure hoje um bom motivo para dividir algo que é seu com alguém e sinta a alegria de ser abençoado por Deus!

87

Amor na latinha de leite

Um fato real, dois irmãozinhos maltrapilhos, provenientes da favela – um deles de cinco anos e o outro de dez, iam pedindo um pouco de comida pelas casas da rua que beira o morro.

87. Amor na latinha de leite

137

Estavam famintos: “vai trabalhar e não amole”, ouvia-se detrás da porta; “aqui não há nada moleque. . . ”, dizia outro... As múltiplas tentativas frustradas entristeciam as crianças. . . Por fim, uma senhora muito atenta disse-lhes: “Vou ver se tenho alguma coisa para vocês. . . coitadinhos!” E voltou com uma latinha de leite. Que festa! Ambos se sentaram na calçada. O menorzinho disse para o de dez anos: “Você é mais velho, tome primeiro. . . ” e olhava para ele com seus dentes brancos, a boca semi-aberta, mexendo a ponta da língua”. Eu, como um tolo, contemplava a cena. . . Se vocês vissem o mais velho olhando de lado para o pequenino. . . ! Leva a lata à boca e, fazendo gesto de beber, aperta fortemente os lábios para que por eles não penetre uma só gota de leite. Depois, estendendo a lata, diz ao irmão: “Agora é sua vez. Só um pouco.” E o irmãozinho, dando um grande gole exclama: “Como está gostoso!” “Agora eu”, diz o mais velho. E levando a latinha, já meio vazia, à boca, não bebe nada. “Agora você”, “Agora eu”, “Agora você”, “Agora eu”. . . E, depois de três, quatro, cinco ou seis goles, o menorzinho, de cabelo encaracolado, barrigudinho, com a camisa de fora, esgota o leite todo. . . ele sozinho. Esse “agora você”, “agora eu” encheram-me os olhos de lágrimas. . . E então, aconteceu algo que me pareceu extraordinário. O mais velho começou a cantar, a sambar, a jogar futebol com a lata de leite. Estava radiante, o estômago vazio, mas o coração trasbordante de alegria. Pulava com a naturalidade de quem não fez nada de extraordinário, ou melhor, com a naturalidade de quem está habituado a fazer coisas extraordinárias sem dar-lhes maior importância.

Você já encontrou meninos como estes acima? Como você reagiu? Na próxima vez que encontrar uma criança carente pergunte-lhe o seu nome e ofereça algo mais do que uma lata de leite – ofereça um pouco da sua atenção! Como você poderia hoje encontrar um pouco desta felicidade fazendo a vida de alguém melhor.88. . que os outros nem sequer possam agradecer-nos o serviço que nós lhe prestamos. Os olhos da cor de céu. Pode fazer um pacote bem bonito? O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou: – Quanto de dinheiro você tem? Sem hesitar. ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. O Presente 138 Daquele moleque nós podemos aprender a grande lição. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul. com tal discrição. com tal elegância. Vamos lá. Colocou-o sobre o balcão e feliz. levante-se e faça o que for necessário! 88 O Presente O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine. brilhavam quando viu um determinado objeto. quem dá é mais feliz do que quem recebe. É assim que nós temos de amar. mais gostosa de ser vivida. Sacrificandonos com tal naturalidade. – É para minha irmã. disse: – Isso dá? Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.

O Presente 139 – Sabe. Verdadeira doação é dar-se por inteiro. embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. O homem foi para o interior da loja colocou o colar em um estojo. – Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. falou o dono da loja. Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo.88. – ELA DEU TUDO O QUE TINHA. mas não esperemos pelo reconhecimento de ninguém. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Sejamos sempre gratos. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. sem restrições. quero dar este presente para minha irmã mais velha. disse para a garota. O silencio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho. – A moça continuou: Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro ou não é? Ela não teria como paga-lo!”. – Tome!. refez o embrulho com extremo carinho. . Leve com cuidado. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou: – Este colar foi comprado aqui? – Sim senhora. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. É aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor de seus olhos. – E quanto custou? – Ah!. colocou a fita e o devolveu a jovem. – O homem tomou o estojo.

“E agora? quem ainda quer essa nota?” As mãos continuaram levantadas. vocês todos tem devem aprender uma valiosa lição: Não importa o que eu faça com esta nota. mas primeiro deixe me fazer isso!” Ele continuou e amassou a nota. sujo ou limpo. pisados. 89 O Nosso Valor Um famoso palestrante começou um seminário segurando uma nota de 20 dólares. Nos nos sentimos como sem valor. você . Ele então perguntou: “Quem ainda quer esta nota?” Mãos continuaram levantadas. e ficamos imundos. agora imunda e amassada. O Nosso Valor 140 Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe. Para Ele. “Bom. Ele disse: “Eu darei essa nota a um de vocês. e esfregada no chão. e se eu fizer isso?” e ele deixou a nota cair no chão começou a pisar nela com o sapato. “Meus amigos. amassado ou finamente ajeitado. mas não importa o que aconteceu ou o que acontecerá. vocês ainda irão querê-la.89. nos somos amassados. como reconforta quem oferece. ele perguntou “Quem quer essa nota de 20 dólares?” Mãos começaram a se levantar. Muitas vezes em nossas vidas. você nunca perderá o valor para os olhos de Deus. ainda valerá 20 dólares. Ele pegou a nota. sem importância. porque ela não perde o valor. numa sala com 200 pessoas. por decisões que fazemos e pelas circunstâncias que vem em nossos caminhos.

Mensagem ao Homem do Povo . . e aos Homens que Dirigem o Povo141 ainda assim. Não se esqueça disso!” 90 Mensagem ao Homem do Povo . O preço de nossas vidas não é pelo que nós fazemos ou sabemos. . será muito valioso para Ele. e lembre-se da paz que existe no silêncio. e aos Homens que Dirigem o Povo Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança Não fortalecerás os fracos por enfraqueceres os fortes Não ajudarás o assalariado se arruinares aquele que o paga Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos Não poderás criar estabilidade permanente baseado em dinheiro emprestado Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.90. Mas pelo que SOMOS! e VOCÊ é especial. até onde não precise . . Abraham Lincoln 91 Uma Mensagem Seja tranquilo por entre o clamor e a impaciência. Esteja de bem com todos. .

Aceite graciosamente o conselho dos anos. são muitas as pessoas que lutam por ideais nobres e por toda a parte a vida está cheia de heroísmo. o mundo é bonito. Você é uma parte do universo. como as árvores e as estrelas: você tem direito de estar aqui. esteja em paz com sua consciência. Apesar de todas as falsidades.91. Procure ser feliz. quaisquer que sejam suas vicissitudes e aspirações. no ruidoso tumulto da vida. Interesse-se pela sua profissão. Evite as pessoas vulgares e agressivas pois elas são vexatórias ao espírito. Desfrute suas realizações tanto quanto os seus planos. por mais humilde que seja. quer lhe pareça claro ou não. Diga a sua verdade de modo sempre sereno e claro e ouça os outros. mas não exija demais de si mesmo. Fortaleça seu espírito. Tenha uma disciplina sadia. pois face a toda aridez ele é tão perene quanto a relva.eles também têm sua história. Uma Mensagem 142 sacrificar os seus princípios. ela é um bem verdadeiro na sorte inconstante do tempo. Mas não se torture com produtos da sua imaginação. pois sempre haverá melhores e piores do que você. E. Mas não deixe que isto o torne cego para o valor. Portanto. abrindo mão de bom grado das coisas da juventude. muitos pesadelos são filhos do cansaço e da solidão. e. sobretudo não simule afeição. pois o mundo está cheio de traições. Sorria para a vida. Mas tampouco descreia do amor. esteja em paz com Deus. para poder enfrentar o golpe súbito do destino. Seja autêntico. Não se compare a outros. . para não se tornar amargo ou vaidoso. Tenha prudência em seus negócios. o universo está seguindo como devia. todas as canseiras e todos os sonhos desfeitos. mesmo os tolos e ignorantes . qualquer que seja sua concepção dele.

toda a nossa atenção. Entretanto. a desintegração de nosso núcleo de poder liberaria o caos. toda a nossa atenção e cuidado!” Então os deuses começaram a discutir. alguém conseguiria subir até o topo desta . merece. ora se desesperam. . “Vamos esconder a FELICIDADE na montanha mais alta da Terra. logo eles poderiam encontrá-la! Ou seja. os deuses do mundo se reuniram e decidiram criar um homem e uma mulher. merece. irão ter um corpo igual ao nosso. Felicidade 143 92 Felicidade Um dia. um deles disse: “Esperem! Não vamos simplesmente criá-los. senão estaríamos criando novos deuses! Devemos tirar-lhes algo. chegaram a conclusão que deveriam tirarlhes a FELICIDADE. logo forneceria elementos decisivos para uma futura rebelião de deuses! É uma situação muito delicada.92. pois ali eles terão dificuldades de encontrá-la!. pois. libertá-los e esquecê-los! Se vamos criá-los à nossa imagem e semelhança. . Não te recordas que demos força a eles?. eles terão os nossos poderes e os nossos privilégio de rei! Devemos pensar em algo que os diferencie de nós. Trata-se. Outro deus ainda argumentou: “Os homens que perdem o segredo da FELICIDADE ora se isolam cabisbaixos. . Planejaram criá-los à sua imagem e semelhança . mas o que poderíamos tirar?” Depois de muito pensarem. . ora se encolerizam. . logo. . pois. de uma situação extremamente melindrosa. . força e inteligência idênticas às nossas! Se vamos criá-los à nossa imagem e semelhança. . Se mantivéssemos a FELICIDADE em tal local. o problema era onde escondê-la para que nunca a encontrassem. Então. portanto. Ou seja.

sejam as discordâncias ligeiras. está tomado a nuvem por Juno e confundindo a aparência com a realidade. Felicidade montanha e poderia saber o lugar em que ela está!” 144 “Então vamos ocultá-la no fundo do mar.” “Quem sabe. Também não seria eficaz. possamos escondê-la em um planeta de uma galáxia longínqua!. O homem passa a vida toda buscando a FELICIDADE sem saber que a traz consigo. ora navega pelas nuvens. Estejamos. pediu a palavra e lhes disse: “Creio que sei onde poderíamos colocar a FELICIDADE. pois o caminho é turvo. . o único deus que não havia falado. . em um lugar que eles nunca descobrirão!” Um deus que era muito gozador argumentou: “Meu amigo ora desvia da discussão em pauta. aonde??” E ele lhes respondeu: “Colocaremos a FELICIDADE dentro deles. pois estarão tão preocupados buscando-a afora. irão querer ultrapassar limites e logo criarão algo para voar pelo espaço e certamente a encontrarão. pois lhes demos inteligência e alguém certamente criaria alguma máquina que os faria submergir e encontrá-la. . . pois. . . portanto. portanto. . . Sempre discordam de tudo. Caríssimos. atentos!” Todos ficaram de acordo. sejam de peso. portanto. auxiliá-lo e confortá-lo. Também não seria um bom lugar. . . . difícil e perigosíssimo!.92. ou seja.” Depois de muito discutirem e não chegarem a nenhuma conclusão. que nunca a descobrirão.” Todos ficaram espantados e perguntaram ao deus que não havia falado: “Então nos diga. . os homens sempre estão no caos. e desde então tem sido assim. devemos. . pois lhes demos a curiosidade e a ambição.