Escola EB2,3 Prof. Dr. C.

Mota Pinto

Relembrarei este dia por entre todos aqueles que me fizeram feliz…
São Valentim - 14 de Fevereiro 2011

Coord.PTE’2011

História/Lenda de São Valentim

O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque até nós chegaram relatos de pelo menos dois Valentim, santos martirizados, directamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.

São Valentim - 14 de Fevereiro 2011
Coord.PTE’2011

História/Lenda de São Valentim
As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.

São Valentim - 14 de Fevereiro 2011
Coord.PTE’2011

História/Lenda de São Valentim
A dúvida persiste no entanto, em saber a qual dos santos se refere este dia. Muitos acreditam tratar-se de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.

São Valentim - 14 de Fevereiro 2011
Coord.PTE’2011

História/Lenda de São Valentim
Outra lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Claudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonouse pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III.. Nesta lenda, a conotação do dia e do amor que ele representa não se relaciona tanto com a paixão, mas mais com o «amor cristão» uma vez que ele foi executado e feito mártir pela sua recusa em rejeitar a sua religião.

São Valentim - 14 de Fevereiro 2011
Coord.PTE’2011

Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luís de Camões

(Filme retirado de www.Youtube.com)

Coord.PTE’2011

São Valentim - 14 de Fevereiro 2011

O Amor
O amor, quando se revela, Não se sabe revelar. Sabe bem olhar p'ra ela, Mas não lhe sabe falar. Quem quer dizer o que sente Não sabe o que há-de dizer. Fala: parece que mente Cala: parece esquecer Ah, mas se ela adivinhasse, Se pudesse ouvir o olhar, E se um olhar lhe bastasse Pr'a saber que a estão a amar! Mas quem sente muito, cala; Quem quer dizer quanto sente Fica sem alma nem fala, Fica só, inteiramente! Mas se isto puder contar-lhe O que não lhe ouso contar, Já não terei que falar-lhe Porque lhe estou a falar.. Fernando Pessoa

São Valentim - 14 de Fevereiro 2011

Coord.PTE’2011

Escola EB2,3 Prof. Dr. C. Mota Pinto

Trabalhos realizados pelos alunos.

São Valentim - 14 de Fevereiro 2011
Coord.PTE’2011

5º ano

6º ano

Eu gosto muito de ti porque és bonita, inteligente e bem comportada. Eu gosto de ti porque também és agradável e engraçada Resumindo: Amo-te muito k.6.

Nas Estrelas vejo o brilho Do teu intenso olhar Quando olho para o céu Vejo mais brilho no Luar.
Sem ti nada faz sentido Quando não estás a meu lado Tudo se torna tão triste O Mundo parece estar calado. Quando eu não te vejo Não sei em que pensar Só sonho em estar contigo Para te poder falar. Quando tu estás longe Só quero estar contigo Já nada faz sentido O meu coração fica partido.
Lageosa, 14 de Fevereiro de 2011, Assinado…EU

Carta de amor… para ti.
Minha querida amiga. Nunca te disse o quanto gosto de ti. Por isso escrevo esta carta. Amo-te muito mais do que ninguém na vida. Tens tudo o que uma mulher deve ter, és bonita, inteligente e tens os olhos bonitos como o luar, cabelo ondulado como as ondas do mar escuro como a noite te acompanha. Aqui fica um poema que “pesquei” da net, porque a minha veia poética está um pouco em baixo. Espero que me desculpes….
Meu olhar no teu olhar Minha boca em teu sorriso És o meu porto de abrigo Meu intimo paraíso… Como e bom viver assim Imersos e harmonia Coração a coração Amor pleno, dia a dia.

Carta de amor para ti…
Lajeosa, 14 de Fevereiro de 2011

Olá!

Eu gosto muito de ti ! O dia dos namorados não é um dia como os outros.
É, sim, um dia especial, como tu és para mim! Quando apareceste, a minha vida mudou por completo! Nunca mais te esquecerei…

Ouvi falar de amor Mas foi tudo em vão, Só percebi o verdadeiro significado Quando entraste no meu coração. Sem ti o mundo é triste, A minha vida segue as mesmas pegadas Só consigo ser feliz Quando temos as mãos entrelaçadas.
Sem ti o mundo não é belo As flores deixam de florir As estrelas já não brilham Já nada me faz sorrir. Contigo ao teu lado Sou feliz cada dia O mundo ganha mais cor E a noite mais magia. Por isso meu amor Como já deves ter percebido Eu amo-te para sempre Não quero que isto fique esquecido!

Lageosa, 14 de Fevereiro

Olá. Sabias que és muito bonita?

Não consigo parar de pensar em ti mesmo nos momentos mais difíceis. És uma pessoa que não me liga muito. Eu tento pôr conversa e tu nada… Mesmo assim, continuo a lutar por ti sabendo que não gostas de mim . Escrevi esta carta com toda a minha sinceridade e o que me veio á cabeça.
Adeus, um beijo.

Dedico-te este Poema
Não existe amor Impossível, Apenas pessoas incapazes de lutar por aquilo Que chamam de…. Amor

Carta de amor
Lajeosa, 14 de Fevereiro de 2011

Olá. És muito bonita. Não consigo parar de pensar em ti. És o meu amuleto da sorte. Eu amo-te. Se eu vivesse na Grécia, tu eras a minha Deusa da sorte. Serias o meu amuleto para a minha sorte de todo o dia. Estarias pregada a mim e poderia olhar para ti sempre que desejasse. Para ti, um abraço….

O teu suposto “amigo”

Carta de Amor para ti
Lageosa, 14 de Fevereiro de 2011 Olá Eu, quando olho para o céu vejo lá sempre o teu rosto alegre, Os teus olhos são como as flores e também são parecidos com as pocinhas de água azul clara, Eu se fosse o rei da Grécia tu eras a minha deusa da sorte. Quando chega o Fim de Semana e que estás longe, ando lá pelos cantos da casa muito triste e por isso eu gostava de estar mais vezes…contigo. Amo-te, 500 vezes.

Lageosa, 8 de Fevereiro de 2010 Olá, Meu querido amiguinho preferido!

Tenho muitíssimas saudades tuas, não consigo parar de pensar em ti.

És um anjo que me protege de noite e de dia e á tarde também.
És tudo o que uma rapariga pode gostar. Mas não podes ser de mais ninguém. O meu coração morre de amor. Sem ti, o meu dia é noite. A noite é dia, não consigo dormir. Um abraço da ……!!! 

Carta de Amor para ti
Olá! Meu amor, Eu gosto muito de ti. És o meu melhor amigo e a pessoa que me acompanha em todo o meu dia a dia, és a luz do meu dia, és a lua da minha noite. Sem ti eu não era nada. Tens tudo o que uma rapariga possa sonhar, és perfeito. Por mais que tente, não consigo deixar de pensar em ti. Para mim, um segundo é uma década sem ti. O meu coração morre de amores por ti, por ti era capaz de dar a volta ao mundo.

Amo-te muito!

7º ano

Porque Amor também é Amizade …

Um dia deixarei cair uma lágrima minha no rio e quando a encontrares saberás que é quando a nossa amizade irá acabar!!!!!!
NUNCA!!!!!

Quando te conheci fiquei logo louca por ti, pela tua beleza, pela tua amizade, pela tua forma de ser. Agora que falamos e que te conheço, sei que és uma boa amiga, não tens manias, és linda, és amiga dos teus amigos e não tens nenhum defeito.

S.VALENTIM!
Se quiseres saber quanto te amo, multiplica as estrelas do céu com os grãos de areia do mundo, com as gotas do oceano, com todos os sorrisos dados em toda a história do planeta e com todas as vezes que te disse “Amo-te” e ficarás a ter uma pequena ideia do quanto te amo.

Para mim tu significas muito, Nunca nos vamos separar, Melhores amigas para sempre No coração vamos guardar. Ai quem me dera no tempo Em que amar era um bem! Ai, o amor do meu pai, Os beijos da minha mãe!

Para mim significas tudo que há no mundo, pois nunca nos vamos separar, adoro-te muito”My special friend”. E serás meu amigo para sempre.

8º ano

Hoje é dia de S. Valentim Preciso de estar contigo Para esta história não ter fim.

S. Valentim para ti…

És o raio de sol que me ilumina num dia de tempestade

Preciso de estar contigo para este dia triste poder passar

A amizade é um sentimento muito profundo, e não se pode deixar ir ao fundo.

Amizade

Amigos são pessoas fieis Companheiros de uma vida. Estão para todas as horas Mesmo aquela mais comprida
Em dia de São Valentim, também realço a Amizade

Amarelo é o ouro Branco é a nata Castanhos são os olhos Do rapaz que me mata!!

Olá fofo <3’
Porque entre as pedras pode haver flores E entre nós não pode haver amor ?! Porque dentro do rio pode haver peixes E entre nós não pode haver amor? Porque no meio da multidão pode haver solitários E entre nós não pode haver amor?

PORQUÊ????
Não ames quem te sorri pois quem te sorri engana e quem te ama chora por ti.

Nunca partas o meu coração pois tu estás dentro dele.

Gostava de ser um formiguinha daquelas que foram o chão para forrar teu peito o roubar teu coração. Beijinhos de quem te ama

De quatro letras apenas, é a palavra AMOR
Simples e curta no seu sentido E quando olho para ti, O alfabeto fica partido As letras nunca mais acabam Quando olho para ti Misturam-se umas nas outras E sabem o que senti! Se me lembrasse da matéria Como eu me lembro de ti Não haveria tanta miséria Nas notas que recebi Concluo assim este poema Misturando escola e amor Manda-me um sinalzinho Que acalme a minha “dor” 

O amor não são apenas palavras que se dizem… mas sim são sentimentos que se sentem.
<3 Gostava de ser uma borboleta Para pousar no teu quarto Ensinava-te a voar Até ficares farto

9 horas a sonhar contigo E 15 horas a pensar em ti.

O dia tem 24 horas E eu reparti-as assim

9º ano

Lageosa , 14 DE FEVEREIRO DE 2010

Meu querido!

O amor bateu-me a porta Desde o dia em que me olhaste de forma diferente Com os teus olhos hipnotizantes Deixaste-me o coração ardente! Fiquei com o rosto quente E a mão bué geladinha O teu olhar ardente Deixou cravada uma esperançazinha Espero, espero e volto a esperar Um breve sinal teu Espero poder dizer um dia Este amor já é “MEU”!!

LOVES XXXXX 

Lageosa do Dão, 14 de Fevereiro de 2011

Nunca soube que poderia existir um dia melhor, mas entraste na minha vida e levaste toda a tristeza. Os dias de tristeza são coisas do passado, os dias do amor são coisas do presente, os dias do vazio estam a ir com o vento porque o vazio do coração foi preenchido pelo teu sol. Abriste uma janela, Mostraste a luz, Reveste o sorriso, Percorreste a alma…

Lajeosa do Dão, 14 de Fevereiro de 2011

Carta de amor
No dia em que te conheci nunca pensei que seria assim. Começou com uma grande amizade que foi crescendo até hoje, nunca imaginei gostar tanto de alguém como gosto de ti «3 Começamos por nos chamar de princesa e príncipe , até que agora és o meu rei ;D Não sei expressar o amor que sinto por ti , por palavras é impossível. Quis-te , quero-te e sempre vou querer , és a minha vida , tudo gira á volta de ti , sem ti viver é impossível ;$ Meu rei , és tudo para mim, nunca me deixes , sem ti não sou nada, sem ti o mundo pára de girar , és a minha vida nunca te irei deixar. Amo-te , mas é que te amo mesmo muito, minha vida és tu «3 Quero-te para sempre meu amor, és o meu porto de abrigo ;t

Assinado: Eu

Lageosa do Dão – 14/02/2011

Meu querido amor… Tu és tudo para mim, és o sol que me ilumina, que faz bater o meu coração. Sempre que penso em ti fico com saudades. Tu és e sempre serás o meu amor.

És tu que me ajudas a superar todas as dificuldades e que me fazes feliz.
Amo-te muito.

Lageosa do Dão – 14/02/2011

Meu querido amor …
Estou a escrever-te esta carta, como se fosse o último dia das nossas vidas. Quero aproveitar este dia como se nunca mais houvesse amanhã. Contigo, já passei por coisas que nunca tinha imaginado passar … Sou feliz contigo e quero continuar a sê-lo por muitos longos anos … Sempre quis ter-te comigo dia e noite, mas sei que isso nunca vai ser possível.

Quero que o nosso amor floresça como as rosas na Primavera mas eu prefiro ter-te no meu pensamento para todo o sempre …
Vou amar-te para sempre, meu amor ...

Aqui fica um beijo da tua querida amada …
Assina, Eu …

Lajeosa do Dão, 14 de Fevereiro Meu amor, Contigo já passei momentos que nunca irei passar com mais ninguém, és simplesmente único.

Quando te conheci tive medo de te olhar, quando te olhei tive medo de me apaixonar, quando me apaixonei tive medo de te querer, agora que te tenho, tenho medo de te perder :$

A vida não és tu, mas tu és a vida, amo-te «3

Assinado: Eu

Lajeosa do Dão, 14 de Fevereiro de 2011

Querida, Ter-te na minha vida é a melhor coisa que me podia ter acontecido! Via-te todos os dias e não sabia que eras a tal. Até te ter como minha, nada fazia sentido. Agora és minha e não te vou deixar, nunca. Preciso de ti, preciso de te ter ao meu lado <3 Meu amor, minha princesa, preciso de ti na minha vida para ser feliz, para que tudo faça sentido. Fui cego e não te vi mais cedo, quando sempre estiveste à minha frente! Fica comigo para sempre, porque eu Amo-te <3 Assinado: Eu

Lageosa do Dão, 14 de Fevereiro de 2011

Não sabes o quão és importante para mim… e para o demonstrar lembrei-me de ti, neste dia tão especial. Quero-te para sempre, és vida.

Lageosa do Dão, 14 de Fevereiro 2011

É complicado expressar-me e demonstrar o que sinto, principalmente por palavras, mas a verdade é que ao longo que escrevemos, o sentimento surge e sem notar acabo por dizer todo o que sinto do fundo do coração, com sinceridade… Antes de gostarmos de alguém de verdade, e perceber que essa pessoa é perfeita e é quem queres para ti, pensamos que o amor não existe, e só afecta os outros, e que só trás problemas e faz sofrer… mas quando nos afecta a nós percebemos que nem tudo é verdade, percebemos que amar é lindo e que não é só tristeza mas sim felicidade… Foi assim que aconteceu, não sabia o que sentia, pensei que seria apenas mais um rapaz, algo passageiro sem sentimento, mas enganei-me, comecei a gostar mais e mais, quando estava contigo sentia as «borboletas» no estômago, fazias me rir como ninguém fazia. Ao longo do tempo fui percebendo que eras o tal, que eras a pessoa que me fazia feliz, que me completava, que me trazia alegria. Passamos por muito, mas a verdade é que superamos tudo, e que acabamos por ficar juntos, apaixonamo-nos e aquele sentimento estranho, bonito mas ao mesmo tempo triste, aquele sentimento que nos faz perceber o que sentimos por alguém nos juntou… é aquele sentimento que deve ser vivido e sentido como se o futuro não existisse, o amor é assim. Sei que quando vais embora tudo perde o sentido, tu levas as cores do arco-íris e o céu fica cinzento, levas a minha felicidade, levas parte de mim, levas o meu sorriso, os meus abraços… és importante pra mim como nunca ninguém foi nem será, podes não ser perfeito, pois a perfeição não existe, mas tens tudo para me fazeres feliz… gosto imenso de ti, só de imaginar que te posso perder a minha alegria vai embora, deixares de ser meu é como as estrelas não fazerem parte do céu, como se os peixes não fossem feitos para a água, é como se metade de mim morresse e a outra metade se limitasse a sobreviver, é como se a tristeza toda do mundo se espalhasse por mim e me atacasse… algo triste que não quero sentir… Quero que continues a fazer parte de mim, a passar tudo o que vier comigo, juntos como um só…
Amo-te

Lageosa do Dão-14/02/2011
Meu querido amor, foste a coisa mais maravilhosa que me aconteceu ma minha vida, agora já conheço o verdadeiro significado da felicidade. Desde o momento em que apareceste na minha vida os meus dias passaram a fazer mais sentido. Escrevo aqui porque só mas palavras consigo encontrar o conforto e a estabilidade que sinto quando estou contigo. O nosso afastamento mata-me é a saudade consomeme a alma pela vontade de te voltar a ver. Assim, escrevo para de certo modo aliviar a agonia que sinto por estar longe de ti. Ass. Eu

Lageosa, 14 de Fevereiro de 2011

Sim, és tu quem me faz pensar “o que é o amor?” Nunca obtive resposta, pois nunca soube se significa felicidade ou dor? Lágrimas ou sorrisos? Noites sem dormir, ou sonhos apaixonantes? Apenas palavras bonitas de um poema? Nunca soube…. Mas espero que um dia…. Venha a saber o que significa… A teu lado! Pois amar, significa nunca ter que dar uma definição por palavras, mas sim por acções.

Lajeosa do Dão, 14 de Fevereiro 2011

Eu amo-te mesmo muito e por mais que queira não consigo parar de pensar em ti. Tu és a “peça” que faltava para completar o meu coração. Tudo aquilo que sinto por ti, é mais do que sentirei por alguém, tu és e serás a pessoa mais importante da minha vida, mesmo passando por momentos difíceis ou fáceis. Estarei sempre contigo! Amo-te!

Lajeosa do Dão, 14 de Fevereiro 2011

Sem ti no meu mundo

Não sei ser quem sou
As estrelas deixam de brilhar A felicidade acabou; Mas quando estamos juntos Tudo nos é indiferente O nosso único desejo É ficarmos assim para sempre; Se algum dia na vida Te tentasse esquecer

Acredita que era uma prova
Impossível de vencer.

Lajeosa do Dão, 14 de Fevereiro de 2011

Querida,

Meu amor, o nosso namoro sempre teve altos e baixos, como tantos outros namoros e o nosso não era perfeito, alguns apoiavam enquanto outros só nos queriam separar, mas o que conta é que ainda continuamos juntos. Contigo aprendi o significado da palavra "Amo-te"! Amo-te muito, nunca duvides disso, por mais vezes que te digam o contrario, por mais asneiras que faça, pensa que és apenas tu a minha vida e que és só tu quem realmente importa e quem eu quero ter a meu lado para sempre.

Amo-te para a vida meu amor!

Lageosa do Dão , 14 de Fevereiro 2011

Querido amigo… Juro que nunca amei ninguém como te amo. Quando te conheci pensei que seria apenas só mais um da minha lista de amigos, mas enganei-me e ainda bem. Nunca me deixes, sem ti não sou nada acredita. Fica comigo para seres o meu maisque-tudo para toda a vida. Preciso de ti! És mais que apenas um namorado, és o meu conselheiro, és como um irmão, antes de te amar como namorado já te amava como amigo. Quero-te para sempre, ao meu lado, meu amor.

Se pensas que te amo, preciso de ti, choro por ti, sinto a tua falta, estás certa. És a coisa mais importante na minha vida. Amo te <3

Lajeosa do dão 14 de Fevereiro

O amor e a solidão nunca vão ser amigos, pois quem ama nunca se sente sozinho… Ter amigos e ter tudo o que é mais necessário na vida, pois quem não os tem nunca poderá amar ninguém….

A vida muitas vezes e injusta, e outras tantas é justa, consegue unir duas pessoas opostas e torna-las inseparáveis, mesmo que as vezes haja complicações intermináveis.
Amar é saber perdoar, respeitar e muitas outras coisas mais, mas amar pode não ser sempre um mar de rosas. Para terminar todos aqueles que eu amo estão no meu coração que por fora parece pequeno mas por dentro e muito, muito, muito grande e vocês meus amigos estão todo cá !

Feliz Dia
de São Valentim!

Coord.PTE’2011

SÃO VALENTIM
O meu amor é como o universo Não tem fim Por isso escrevo este verso Para te lembrares de mim Se fosse o peluche do lado Abraçaria a almofada Para te lembrares de mim Desta tua silenciosa amada!

Meu amor, Estás no meu coração. Não te preocupes eu, Lembro-me da tua compaixão Por mim…

Querida, não te preocupes Com a vida ou com o amor,

Pois estará sempre alguém
Na alegria e na dor.

Eu amo-te muito. Tu és muito linda. Eu choro por ti. Até morrer.

Marcelo nº 13 7ºA

Há três coisas no mundo que eu mais gosto As pessoas! O mundo! E o destino! As pessoas porque tu és uma delas! O mundo porque tu vives nele! E o destino que nos fez ficar assim!!!
Beatriz 7ºA

Se o meu coração fosse igual ao teu coração Seriamos dois corações unidos em um só coração

És muito querida E muito fofinha Quero-te aqui Na minha boquinha!

Sonho contigo E vou sonhar Todo o ano

Até me fartar!

Eu amo-te O teu amor é um orgulho Queria dar-te um abraço

Bem apertado.

Vítor Peixoto 7ºA Nº18

Olho para esta imagem e penso

Quanto amor há em nós
Por vezes fico tenso Ao ouvir a tua voz. Penso na alegria De contigo partilhar

Estar contigo neste dia
Para mais tarde recordar.

Os ursitos gostam de mel
Enquanto eu gosto de ti Mesmo em slide ou em papel Escrevo estas letras para ti! Márcio Milhães 7ºA nº 14

O amor é um sentimento muito bonito que nos faz sonhar e pensar em coisas boas. Quando estamos apaixonados só pensamos nessa pessoa, e dar-lhe presentes.

BRUNO 7ºA nº3

O amor não se explica Simplesmente existe.

O amor por vezes é cruel, mas sempre será o amor verdadeiro

Cátia 7ºA

Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer.

O meu amor por ti não acaba Por ti tudo farei E ao longo de todo o tempo

Eu sempre te amarei

Davide 7ºA

O meu amor é como os teus olhos, bonitos O meu amor é como o teu sorriso, encantador, Mas um coisa tu podes ter a certeza O meu amor é imortal. Tu és linda e encantadora Eu nunca amei ninguém,

Como te amo a ti.
Tu és o meu amor.
Daniel Figueira Nº7 7ºA

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful