P. 1
templomaconico

templomaconico

|Views: 40|Likes:
Published by António Gonçalves

More info:

Published by: António Gonçalves on Feb 21, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/20/2013

pdf

text

original

TEMPLO MAÇÔNICO

ÍNDICE História de Templos Antigos................................02 O Primeiro Templo Maçônico.............................05 Origem Histórica e Arquitetônica do Templo....09

1

cercada. um cesto de tijolos. figuradamente. que se fizeram representar em avental. destruída pelo rei assírio Senaqueribe. eram bastante simples. Os primeiros templos surgiram na Mesopotâmia ("terra entre rios"). Os mais importantes templos. Essa torre..C. 2 . No início de sua história mística. significa lugar respeitável. o homem usava. que eram em forma de zigurate. mais precisamente entre os sumerianos. já que. o grande templo era o do deus Marduc chamado de Esaguil ("casa do teto alto"). tiveram sua expressão maior no Novo Império (a partir de 2. cuja base era um Quadrado de 91 metros de lado e cuja altura também era de 91 metros. foi refeita por Nabopolassar e seu filho Nabucodonosor. a definição é a de um lugar respeitável. sem teto. Mercúrio. Saturno). no caso do templo maçônico. foram colocados muros para proteção. foram os da Babilônia. Os templos só surgiram na época em que. chamada Etemenanqui ("templo dos fundamentos dos Céus e da Terra") e conhecida pelo nome de "Torre de Babel".HISTÓRIA DE TEMPLOS ANTIGOS TEMPLO (do latim: templum) é o edifício consagrado a um culto religioso e. Evidentemente. de seu interior. aproximadamente) e obedeciam a um esquema invariável: havia uma alameda processional. feitos de tijolos secos ao sol. Marte. situada entre os rios Tigre e Eufrates. Vênus. tendo. tendo a estátua do deus contra a parede do fundo e cercada pelas demais paredes. Júpiter. fosse possível ver os céus. pela torre em degraus. lugar sagrado.2(NI a. é. também. já que a Maçonaria não é um culto religioso. de cada lado. que surgiram depois. para as suas orações. por volta do IV milênio a.C. nos locais tradicionalmente destinados ao culto religioso. permanecendo descoberta a parte de cima. ao norte. ao ombro. Lua. Os primitivos templos mesopotâmicos. E isso não é estranhável. considera-se que é nos céus que residem os deuses. o alto das montanhas. flanqueado. atingindo o seu apogeu na época dos babilônios. para que. quando se considera que os primeiros deuses da humanidade eram os astros visíveis no firmamento (Sol. Os templos egípcios. o local onde as Lojas maçônicas celebram as suas sessões. desde os primitivos tempos. o zigurate. todavia. ou o refúgio sob as árvores de bosques e florestas.

como arquétipo exclusivo. 3 . que embora a História maçônica registre que o templo maçônico tem. Os templos egípcios e babilônicos influenciaram. a contribuição de diversas civilizações. O seu núcleo é a cela. o recinto interior é dividido por duas filas de colunas interiores em nave central. erigida para o deus e Para a sua Presença em forma de imagem. ou templo de Salomão. formas e estilos que refletem. Com equilíbrio. de maneira que a imagem cultual do deus apareça. nela. evidentemente. mas. a habitação do deus. com a configuração de um retângulo alongado e larga porta aberta num dos lados menores. tendo. a Oeste. nos templos descobertos. que são reforçadas na Parte anterior ("antas"). depois um teto imitando a abóbada celeste).por uma fileira de esfinges. da qual brotavam as colunas. como gigantescos papiros. também. a cela tem a estrutura fundamental da casa grega. conduzindo à porta de acesso. em frente a ela. ou Oriente. dá acesso à cela. a partir deste eixo. ou Ocidente. e duas naves laterais. que viria a ser o arquétipo das igrejas. isso de maneira secundária em relação à sua finalidade. Mas foi com os gregos que a construção de templos tornou-se a mais alta expressão da arquitetura antiga. uma orientação. Os templos egípcios eram a representação da Terra. principalmente a grega. ele. A forma básica do templo grego. adquire. de maneira objetiva e exemplar. o templo grego é. desenvolvendo. situada entre suas colunas e através da qual se chegava a um pátio interno e. na sua decoração. de cada lado. duas colunas e formando o átrio. também. equilibradamente. a essência da antiga arte de construir. mostra. determinada por um eixo longitudinal e desenvolvendo-se. inclusive o lendário grande templo de Jerusalém. no seu continente. os templos hebraicos. segundo a Qual a porta do Leste. ampla e dominante. o megaron. entre elas. em direção ao céu estrelado (no início. para a sua concretização. na realidade. mais estreitas. Influenciando todas as culturas posteriores. em seguida. o templo de Jerusalém. não só no seu arcabouço. Esse tipo de construção viria a ser fundamental nas religiões posteriores à época da antiga civilização grega e pode-se afirmar. mais tarde. ao santuário. constituído pelo prolongamento das paredes mais compridas do quadrilátero. essencialmente. o próprio céu. O megaron tem um vestíbulo.

dentro da pesquisa relativa ao grande conjunto de Ciências Humanas e Exatas que é a Maçonaria. ou da sabedoria: o Delta Radiante. nas igrejas. especificamente. que. portanto. no templo maçônico é substituída pelo símbolo da divindade. Autor: Desconhecido Fonte: Internet 4 . os templos maçônicos merecem um estudo à parte. apenas. nenhuma religião.no seu conteúdo. pelo altar-mor. era substituída pela Arca da Aliança e. ao qual não se presta culto. pois a Maçonaria não é um sistema religioso e os seus templos não abrigam. de diversas contribuições das antigas civilizações e de agrupamentos medievais. Amálgama. no templo de Jerusalém. mas respeito. A imagem do deus.

nem sempre os locais de trabalho das Lojas ocorriam em "templos". suas Lojas trabalham em "templos". não. Note-se que o termo "contemplar" compõe-se. a ponto de dar a entender que aí se pratica uma religião? É bom que se saiba que. dentro deles. Entretanto. ou dos "deuses". numa primeira acepção. em nossos dias. necessariamente. Até mesmo os ateus. mas "pensadores" (digamos assim). onde tinham seus alojamentos. O uso do termo vem desde a época dos romanos do latim "templum". é local de prática religiosa. No período "operativo". estamos falando da franco-maçonaria já do ponto de vista "especulativo" e não do "operativo". suas 5 . entendendo-se "sagrado" como "reservado". Claro. a fase dos "aceitos". como hoje os vemos. que a humanidade luta por preservar. a Maçonaria não é religião. no passado. livrando-os da destruição sócio-econômica. Os parques. de "cum + templum". e significava o local onde os sacerdotes se posicionavam. vindo. porém. Quando se dá a transição para o período "especulativo". as reservas naturais. a céu aberto. uma "religião". Na verdade. onde se cultua alguma coisa. etimologicamente. por tal clima sacramental. o que para a maioria das pessoas parece uma contradição. a assumir a carga mística que hoje encerra. sentem-se envolvidos. não raro são também chamados de "templos da natureza". precisamente. por que esses locais reservados pelos franco-maçons para o trabalho de suas Lojas são denominados de "templos". que não eram "operários". que longe estão de ser religiosos. posto que "templo". quando a missão do maçom (pedreiro) era a construção dos edifícios. comumente. os canteiros de obra eram os locais onde também se reuniam.O PRIMEIRO TEMPLO MAÇÔNICO Todos sabemos. a melhor conotação que se empresta ao termo é de "lugar sagrado". Mas. para observá-lo e a todas as manifestações "celestiais" da natureza. onde conviviam pelo tempo necessário à construção. e significava "estar absorto com o tempo".

reuniões ou ocorriam nos adros das igrejas. na condição de "aceitos". junto das tavernas. embora também outros locais fossem utilizados. ainda não costumavam ter nomes distintivos próprios. os franco-maçons comendo. mais ou menos como "tem goteira". Fundada a Grande Loja de Londres e Westminster (24/06/1717). militares ingleses. Estamos falando dos franco-maçons ingleses. Lembremo-nos dos locais onde se reuniam as quatro Lojas inglesas que fundaram. o alerta era dado. não era muito diferente. na época. em 1717. 6 . em sua grande maioria. Elas continuam se valendo dos mesmos locais de sempre. compassos. para ver o que faziam. mesmo porque ele é da essência da Instituição. 3) A Macieira (The Apple Tree) e 4) O Copázio e as Uvas (The Rummer and Grapes). como hoje. nesses locais. em quatro desses locais: 1) O Ganso e a Grelha (The Goose and Gridiron). em salas reservadas. É bom lembrarmos das famosas Lojas Militares. Assim. de modo que havia quem. acompanhados daqueles fidalgos. que já pertenciam à francomaçonaria. réguas.). anteriores à fundação da Grande Loja Londrina. os futuros Carlos II (1660 a 1685) e Jaime II (1685 a 1688). onde tais desenhos já estavam previamente grafados. exilam-se na França. escoceses e mesmo franceses. mas. E até mesmo "admitindo" novos obreiros. das catedrais. Desse período é que surgiu a expressão "goteira". vai demorar muito ainda para que as Lojas ganhem espaços próprios para seus trabalhos. pendurava-se nas calhas (goteiras) para espreitar através das janelas. despertavam a curiosidade. Fugindo da ditadura de Cromwell (1649 a 1658). 2) A Coroa (The Crown). entretanto. a Grande Loja de Londres e Westminster. isto é. cervejarias as duas primeiras e tabernas as duas últimas. na França. precisamente. já estava presente. Isso porque era costume ocorrerem as reuniões às mesas de refeições. Quando esses curiosos eram percebidos. fidalgos. irlandeses. O simbolismo. Trabalhando sempre a cobertos. como era mais comum. que emprestavam seus nomes para essa Lojas que. ou. das cervejarias. em recintos fechados. trolhas. durante as reuniões. riscavam sobre o chão os desenhos maçônicos (colunas. Ou então já dispunham de uma espécie de tapete. etc. bebendo e discutindo seus temas. esquadros. Isso ocorreu quando da deposição e decapitação do católico Carlos I (1649). os dois filhos de Carlos I. das estalagens e hospedarias. que eram formadas por aristocratas.

aí articulam-se. berço da moderna Maçonaria. na Maçonaria. onde fica ladeado pelos líderes do governo e da oposição. que tem início. reunindo-se em tendas de campanha e em salas dos palácios. ao fundo da sala (oriente?). Algo que também não se pode ignorar é. mais as estátuas de Minerva. A França não ficaria atrás e. Desde então. razão por que a França aparece como o país onde tal aspiração teve início. em toda a Europa. estalagens e hospedarias. também constrói o seu primeiro Templo Maçônico. Praticavam a Maçonaria. outras influências se fizeram sentir. No parlamento inglês. Por exemplo. que. sentados uns em frente aos outros. Foi somente em 1775. Mas. foi inaugurado um ano depois. majestoso. as Lojas Regulares foram proibidas de voltarem a se reunir em tavernas. em 24 de junho de 1717. imponente. Os parlamentares restantes ficavam no resto da sala (ocidente?). de planetas. as colunas Jônica. em Londres. Dórica e Coríntia. como num templo greco-romano. foi a do Parlamento britânico. e as bases nacionais da futura franco-maçonaria francesa. em 1788. voltando à Inglaterra. e as Doze Colunas Zodiacais. Outra forte influência. ao longo do tempo. belíssimo. Hermes e Vênus. não obstante esse primeiro Templo Maçônico seguir os mesmos princípios de orientação e divisão interna. mais próxima da época da construção. dizíamos que por muito tempo os trabalhos das suas Lojas continuariam a se desenvolver nos mesmos lugares.Homiziados no Castelo de Saint Germain. por sua vez. Soberbo. fundada a Grande Loja de Londres e Westminster. lembrando um costume egípcio (Templo de Luxor). valendo-se da Maçonaria para seus contatos secretos e trânsito. na Great Chair. política e militarmente. obedeciam ao modelo do Templo de Salomão. que o enfeitam. como diziam. a construção do primeiro templo maçônico. no dia 23 de maio de 1776. ou "maçonavam". com as características com que os vemos hoje. cervejarias. pintar o teto como um céu cheio de estrelas. o Sol e a Lua. as tavernas. com a disposição interna dos bancos (assentos). etc. na Great Queen-Street. o Primeiro Ministro tem assento. Data dessa época as primeiras tentativas de ingresso da mulher. e por aí vai. o "Freemason’s Hall". com a pedra fundamental lançada a 1º de maio. A disposição 7 . separados por um corredor. comum às igrejas anglicanas (Inglaterra). perseguindo-se a intenção de que o templo maçônico represente a terra e o universo.

triangular: no ápice. os parlamentares da situação e os da oposição. a Great Chair. os templos maçônicos foram sendo alterados.era. há os parlamentares independentes que se sentam no corredor central. entretanto. Atualmente. quase descaracterizando. do corredor. sobre a matéria. nos templos maçônicos. outras inovações e. há a Ortografia abaixo. E a sala que antecede esse local. de julho/agosto-1990. Suficiente. de Alex Horne. Aqui. de frente para a Great Chair. Nesse sentido. Além do mais. e que será bastante esclarecedor. com a posterior proliferação de ritos e mais ritos. para a idéia geral. lado esquerdo e lado direito. assim. publicado na revista A Trolha no. na essência. "O Templo do Rei Salomão na Tradição Maçônica". Autor: Desconhecido Fonte: Internet 8 . leia-se o artigo do Ir. da Editora Pensamento. para maiores detalhes e informações aos que desejarem se aprofundar. também. eu vi!". foram sendo perpetradas. que foi também adotada. do lado de fora. os templos. um verdadeiro tratado. pág. chama-se "Sala dos Passos Perdidos". Outra obra importante é. como maçônicos. neste trabalho. aberrações. guardassem as mesmas peculiaridades do original. em termos de pesquisa histórica e origem da "Lenda de Hiran". Além do que. 48. nossa preocupação foi exclusivamente introdutória. 77/8. José Castellani. ainda que. "Meninos. até mesmo. Na verdade.

Contribuíram para seu estilo a Igreja Medieval. que foi a Grande Loja de Londres. teve lançada a sua pedra fundamental no dia 1 de maio de 1775. Na realidade. Sendo inaugurado e consagrado a 23 de maio de 1776.ORIGEM HISTÓRICA E ARQUITETÔNICA DO TEMPLO Como surgiu o Templo Maçônico da forma moderna. As construções de templos maçônicos iniciaram-se com a Maçonaria moderna. sendo o primeiro inaugurado em 1776 na Inglaterra. como o conhecemos. O templo maçônico. 9 . quais as origens e influências históricas e arquitetônicas no seu desenvolvimento. é realmente recente. o primeiro templo maçônico. os agrupamentos e seitas místicas da época e o modelo de parlamento inglês.

A Loja da taberna O Ganso e a Grelha era também chamada de Loja de São Paulo. Inicialmente operativa. A primeira obediência maçônica do mundo. O Ganso e a Grelha. por quatro Lojas que tomavam como título distintivo. teria iniciado a admitir homens não ligados à arte de construir. a Grande Loja de Londres. Teria servido de modelo arquitetônico o Templo de Jerusalém (que era modelo do Templo de 10 . A Coroa e 4. numa prática herdada das lojas de maçons de ofício. A Macieira. as Lojas maçônicas reuniam-se em tabernas ou nos adros das igrejas. ou operativos. porque celebrava as reuniões no pátio da Igreja de São Paulo. Esta Loja que posteriormente adotaria o nome de “Antiquity” (teria sido fundada em 1691) e a partir dos primeiros anos do século 18 teria começado a promover modificações estruturais que iriam redundar na moderna Maçonaria. Assim. nos séculos 17 e 18. não teria surgido de uma só vez. foi formada. 2.Antes disso. 3. As tabernas européias. possuíam uma função importante e tinham uma fama bem diferente dos bares e cervejarias atuais: serviam para descontraídas reuniões de entidades associativas e intelectuais. o Templo Maçônico. O Copo e as Uvas. criada em 24 de junho de 1717. os nomes das tabernas em que se reuniam: 1. inicialmente.

Ritualística. as colunas dórica.Salomão) e que já servira de modelo para as Igrejas. Isso não é de estranhar. Além disso. com Trono que fica no Oriente (santo dos santos do Templo de Jerusalém). a doutrina maçônica adotou a mística do Deuses e Semi-Deuses 11 . influência esta não apenas na concepção do templo. como também na sua Doutrina. Todavia existem outras influências não só das antigas civilizações. e a estrela de cinco pontas (Pentáculo ou Pentagrama) que é a estrela hominal da escola de Pitágoras (e que foi introduzida na maçonaria no século 18. uma influência da ordem dos Templários cujos estatutos consideravam o templo de Jerusalém como o símbolo das obras perfeitas e dedicadas a Deus. Outras. como do misticismo medieval e oriental. aí. jônica e corintia. Filosofia e Misticismo. reunindo-se nos adros ou dentro delas mesmas. arrecada daquele templo. orientação. o Altar de Perfumes. Dos gregos ainda.contribuições: . estrela de Cinco Pontas. b) Dos gregos. assim como algumas peças arquitetônicas internas e as duas colunas vestibulares. com sua forma. divisão e as colunas vestibulares. Parece indiscutível que a orientação na construção dos Templos Maçônicos. assim como das Igrejas. O conceito que havia. tem origem no Templo de Jerusalém. visto que a Maçonaria Operativa frutificou à sombra da Igreja. Mar de Bronze.. além do Altar.Das antigas Civilizações a) O Templo de Salomão (depois o Templo de Jerusalém).

em sua circulação é o mensageiro das dignidades da Loja. pois sendo responsável pela guarda da lei e pelas peças de oratória. . . a contribuição foi à decoração estelar do teto.1° Vigilante – representa Ares (Marte). Matemáticos e Físicos). Ainda dos egípcios advêm os mitos solares e o conceito da trindade (Osíris. . podendo ser absorvido também pela deusa Atená (Minerva). . deusa do amor e da beleza. já que este oficial reflete nas atas a Luz que vêm do Orador. Análise e Síntese. temos a dualidade (corpo e alma) e os conceitos do bem e do mal (vício e virtude). Do pensamento de Pitágoras. da sabedoria. Além disso. Já para os gregos era apenas um elemento decorativo. pois este oficial. Os templos egípcios eram a representação da Terra e do Universo. deus da agricultura e da guerra. Isis e Horus). ou da força.Secretário – representa Artemis (Diana). o Pavimento de Mosaico.Mestre de Cerimônias – representa a Hermes (Mercúrio). vinculados aos oficiais de uma Loja: .Venerável Mestre – representa Zeus (Júpiter) por sua condição de dirigente.gregos. que apregoava que a evolução do pensamento humano se dá pela: Intuição.Dos agrupamentos medievais: a) Dos astrólogos – As colunas zodiacais e o simbolismo das mesmas. que correspondem aos nossos graus simbólicos e ainda o pensamento Pitagórico. . 12 . presentes também na mitologia grega e na Igreja Católica (Santa Trindade). Observar que as colunas vestibulares (originárias dos babilônicos) são na verdade uma contribuição egípcia ao Templo de Salomão. de onde brotavam as colunas como gigantescos papiros em direção ao firmamento. d) Dos Sumérios. a influência mística dos números na maçonaria. terra e fogo) e. deusa da lua. é do Pitagorismo. deus do Sol. e pode também ser relacionado a Héracles (Hércules).Orador – representa Apolo. água.2° Vigilante – representa Afrodite (Vênus). sendo para eles um terreno sagrado. . embora também possa ser localizada na Cabala Hebraica. Ainda do Pitagorismo temos a similaridade entre os graus iniciáticos (Ouvintes. b) Da Alquimia – os quatro elementos (ar. Dos gregos ainda temos a Espada Flamejante (que representa o raio que Zeus tem em sua mão). este oficia representa a luz. c) Dos egípcios. mensageiro dos deuses olímpicos.

cresceu e fortaleceu á sombra desta. as hierarquias. Palmares do Sul.principalmente. Simb:.S:. 23 de Julho de 2008 13 . a Maçonaria adotou a disposição existente dos assentos dos Maçons em templo. pois como vimos. adotou o conceito de uma Entidade Única Criadora (Deus) – teísmo . 213 . A Alquimia pretendia fazer a transmutação de metais em ouro. Neste. M:.M:. sendo ladeado pelos líderes do governo e da oposição.G:. situação de um lado e oposição de outro em bancadas de diferentes níveis. c) Dos Rosa-Cruzes – Encontram-se na decoração dos graus simbólicos. enquanto os demais membros sentam-se frente a frente. politeístas – e o uso da Bíblia como Livro da Lei . Quarta-feira. . Luis Genaro Ladereche Figoli.que denominou como GADU – lembrar que as antigas civilizações eram. Também a Sala dos Passos Perdidos. o Presidente tem assento no “Great Chair” (Grande Cadeira).* Membro da Loj:. por excelência. Simbolicamente a Alquimia Espiritual. transforma o homem impuro em puro.G:. As antigas Igrejas tinham duas colunas na entrada e um triângulo eqüilátero (Delta) na fachada. foi colocada como anexo do Templo Maçônico. Por Irm:.Da Igreja Medieval e da Igreja do Início da era Moderna a) A Maçonaria teve decisiva contribuição da Igreja. Além disso.R:.Do Parlamento Inglês que existe desde 1296 a) Do Parlamento Inglês. nos elementos encontrados na Câmara de Reflexões. que é um anexo do Parlamento Inglês.L:.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->