2. QUEM É JESUS?

AJUSTANDO O FOCO INTRODUÇÃO:Hoje veremos queJesus é Aquele que vive e tem as chaves da morte e do inferno. Com Ele podemos enfrentar o passado sem remorso e o futuro sem receio. A morte nunca fez parte do plano divino. Ela tira a significação e o propósito da vida, é cruel e insensível. Arrebata crianças inocentes, acaba inesperadamente com um romance e faz com que pessoas idosas definhem lentamente em sofrimento até a morte. Mas a vitória de Cristo sobre a morte possibilita que en caremos o futuro com confiança e sem temor.

1. Alguma vez você sentiu o perigo da morte? Como você lidou com a situação?

RETRATO BÍBLICO Apocalipse 1: 4 - 20

2. Na visão de João qual a aparência de Jesus? Descreva a visão que João teve em relação à morte! 3. Considere os fatos:O homem não tinha saída para a morte, vivia perdido e sem esperança. Que lições aprendemos da atitude dAquele que é a ³Vida´ se entregar à morte por nós? 4. Adolescentes: Jesus disse que tem as chaves da morte e do inferno, mas quando pensamos em nossas falhas do passado, sentimos medo da morte. Por que vem este tipo de medo?³Remoer o passado traz algum benefício? 5. Jovens: Por que Jesus falou que esteve morto, mas está vivo? Qual a mensagem que Ele deu ao dizer que tem as chaves da morte e do inferno?
AMPLIE SUA VISÃOA palavra de Cristo ressuscita os mortos. ³Satanás não pode reter os mortos em seu poder quando o Filho de Deus lhes ordena que vivam. Não pode manter em morte espiritual uma alma que, com fé, recebe a poderosa palavra de Cristo. Deus está dizendo a todos que se acham mortos em pecado: µDesperta, tu que dormes, e levanta -te dentre os mortos¶. Efésios 5: 14. Essa palavra é vida eterna´ O DTN, Ed. Popular pág. 303. ILUSTRAÇÃO: O pai de quatro filhos adultos sofreu um ataque cardíaco aos 63 anos de idade. Quando os filhos chegaram, foram cumprimentados por uma enfermeira que exclamou: ³lamentamos ter que dizer que vosso pai faleceu´. Os filhos ficaram aturdidos e perplexos, mas um raio de luz dissipou as trevas.

O pastor esteve com aquele pai na UTI pouco antes dele falecer, e ouviu o moribundo sussurrar: ³Jesus, sei que eu te verei na primeira ressurreição.´ Aquele pai pode enfrentar a morte com confiança e sem temor. Nada poderi a ter sido mais confortante para os filhos do que ser informados de que as últimas palavras do pai foram uma expressão de vitória em Cristo.
ENQUADRANDO-SE NA FOTO

1. Que significa para você a experiência de enfrentar a morte sem medo? Que atitudes você pretende demonstrar para ajudar as pessoas a enfrentarem a morte com confiança e sem temor?
CONCLUSÃO:Ainda vivemos num mundo de sofrimentos e angústias, tristezas e desilusões, mas a ressurreição de Cristo garante nossa ressurreição. Ele retém ³as chaves do reino dos céus´, mas as partilha conosco. Jesus é Aquele que ressuscita os justos mortos da sepultura e traz de volta a alegria de viver. Em breve enviará os Seus anjos, aos quatro cantos da terra, para chamar os nomes dos seus filhos, os quais levantarão do sepulcro para receberem a coroa da vida eterna.