RECURSOS NATURAIS

Utilização e Consequências

RECURSOS NATURAIS Os recursos naturais são formas de energia ou de matéria disponíveis para a Humanidade. Existem diferentes tipos de recursos naturais: Minerais y Energéticos y Hídricos y Biológicos y Estes recursos podem ser: Recursos renováveis ² podem ser utilizados quase infinitamente. y Recursos não renováveis ² esgotam-se num determinado período de tempo. y .

cobre.RECURSOS MINERAIS Um recurso mineral é uma concentração de rochas e minerais na crosta terrestre que pode ser explorada. areia« y Recursos minerais metálicos ² ferro. alumínio« y Os recursos minerais exploram-se em minas e pedreiras. Inclui: Recursos minerais não metálicos ² granito. calcário. A exploração dos recursos minerais pode provocar: Poluição atmosférica y Poluição aquática y Poluição dos solos y .

carvão e gás natural Minérios radioactivos ² urânio. volfrâmio« .RECURSOS ENERGÉTICOS Os recursos energéticos incluem as diferentes fontes de energia presentes nas actividades humanas. Podem ser: y Renováveis Energia eólica ² força do vento Energia hídrica ² força da água Energia solar ² calor do Sol Energia geotérmica ² calor da Terra Biomassa ² matéria orgânica y Não renováveis Combustíveis fósseis ² petróleo.

. y Nas refinarias são transformados em combustíveis (gasolina e gasóleo). y A utilização excessiva dos combustíveis fósseis conduz à sua diminuição e ao aumento da poluição aquática. Os carvões são rochas utilizadas como combustível e são explorados em minas. plástico e insecticidas. formados há milhões de anos. atmosférica e dos solos. y A partir do petróleo produz-se ainda borracha.COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Os combustíveis fósseis são recursos energéticos derivados da matéria orgânica. O petróleo e o gás natural são hidrocarbonetos: São explorados por perfuração.

y As águas de nascente incluem as águas subterrâneas bacteriologicamente próprias. de circulação subterrânea e pode ter efeitos favoráveis à saúde. com características que as tornam adequadas para o consumo humano no seu estado natural. y .RECURSOS HÍDRICOS Os recursos hídricos são as águas superficiais e as águas subterrâneas utilizadas pelas populações. A água mineral natural é bacteriologicamente própria. y A água mineral natural efervescente liberta espontaneamente dióxido de carbono.

.A maior parte da água é gasta na agricultura. seguida da indústria e do uso doméstico. y Poluição aquática. para preservar os recursos hídricos. As consequências da utilização excessiva dos recursos hídricos são: Perda de habitats e diminuição da biodiversidade. y A Carta Europeia da Água deve ser seguida por todos os países.

Podem ser. y Florestais ² produtos da floresta. que pode levar à extinção de espécies. y . y Marinhos ² animais marinhos e algar que fornecem alimentos A produção e o consumo excessivos de recursos biológicos têm como consequências: Destruição de habitats por desflorestação. y Agro-pecuários ² animais e plantas que fornecem alimento e matérias-primas.RECURSOS BIOLÓGICOS Os recursos biológicos são a matéria e energia que o ser humano pode obter a partir de outros seres vivos. y Poluição da água e dos solos. y Sobreexploração ² diminuição dos produtos da pesca.

A Terra é a nossa casa! . poupando os recursos naturais. As populações devem contribuir para a sustentabilidade.A exploração sustentável dos recursos provoca menos poluição e evita destruir a Natureza.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful