Compartimentos de líquidos corporais

Células 

A célula é a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. A membrana plasmática é a estrutura que delimita as células, tanto as procarióticas como as eucarióticas. A membrana plasmática estabelece a fronteira entre o líquido intracelular e o líquido extracelular.  

.

adjacente às células. O endotélio é formado por poros que restringem o fluxo de proteínas.      . está o endotélio vascular. Entre os compartimentos plasmático e o intersticial.Compartimentos líquidos corporais  Líquido intracelular(LIC): está contido dentro das células. Líquido extracelular(LEC): está contido fora das células. O LEC se subdivide em compartimento intersticial. LIC e LEC estão separados pelas membranas celulares. e em compartimento plasmático.

.

. Funções: .meio no qual ocorre transporte de nutrientes e reações metabólicas catalisadas enzimaticamente.Água  Solvente universal.auxilia na manutenção da homeostase corporal.auxilia na regulação da temperatura corporal .  .lubrifica órgãos .

    Organismo humano: 50% a 70% do peso corporal Distribuição: LIC / LEC LIC: dentro da célula (2/3 da água corpórea total) LEC: fora da célula (1/3 da água corpórea total) .

.

canais para água formados por proteínas geneticamente codificadas. nos dois compartimentos. são as mesmas. . A membrana plasmática é permeável à água por causa da permeabilidade da bicamada e das aquaporinas. a osmolaridade das soluções. portanto. A água está em equilíbrio osmótico compartimentos intracelular e intersticial. entre os   Equilíbrio osmótico pressupõe que a pressão osmótica e.

. Soluções Hiposmótica: têm menor osmolaridade. Osmolaridade: é a concentração de partículas osmoticamente ativas.      Osmose: Fluxo de água através de uma membrana semipermeável devido a diferenças na concentração dos solutos. Pressão Osmótica: é a força impulsora para que favorece o fluxo osmótico de água. Soluções Hiperosmóticas: têm maior osmolaridade. Soluções Isosmóticas: têm a mesma osmolaridade.

.

  . SEXO: mulher tem menos água corporal porque tem maior proporção de tecido adiposo.Fatores que alteram a agua corporal  IDADE: o percentual decresce com a idade crianças 75-80% do peso corporal idosos 40-50% do peso corporal. PESO: obesos tem menos água corporal porque a quantidade de tecido adiposo é maior.

Desidratação   Ocorre quando o organismo apresenta quantidade insuficiente de água.  Sintomas da desidratação: -volume sanguíneos reduzido -pele áspera -fraqueza e sensação de corpo pesado (alterações musculares). Pode ocorrer por ingestão insuficiente ou por perdas excessivas de água.. ..

obstrução venosa ou linfática.Edema   Acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial Causas: cardíaca. renal. Edema generalizado: acumulo de líquidos no corpo inteiro  . pulmonar. desnutrição.

EDEMA POR DESNUTRIÇÃO .

LIC e o LEC têm concentrações amplamente diferentes dos vários solutos Existem também diferenças nas concentrações de solutos entre intersticio e plasma devido a exclusão de proteinas do líquido intersticial.Composição dos compartimentos hídricos orgânicos    A composição dos líquidos corporais não é uniforme. .

Nas soluções biológicas as concentrações de soluto são muito baixas e expressas por milimoles/L (mmol/L) ou miliequivalentes /L (mEq/L) ou por miliosmoles/L (mOsm/L).Unidades para determinação das concentrações de solutos       Quantidade de Soluto: moles. osmoles por litro (Osm/L). equivalentes por litro (Eq/L). 1milimol= 1/1000 ou 10-3 moles Uma concentração de glicose de 1 mmol/L tem 1x10-3 moles de glicose em 1L de solução. equivalentes ou osmoles Concentrações de soluto: moles por litro (mol/L). . Ex:1mol= 6x1023 moléculas de uma substância.

  1 mol de CaCl2 em solução se dissocia em 2 equivalentes de Ca++ e 2 equivalentes de Cl-.e 1 equivalente de K+.  1 mol de KCl em solução se dissocia em 1 equivalente de Cl. .    EQUIVALENTES 1 Eq = quantidade de soluto carregado (ionizado) e é o número de moles multiplicado pela valência do soluto.

  OSMOLARIDADE= é a concentração de partículas em solução expressa como OSMOLES/Litro.: 1mmol/L de NaCl=2mOsm/L . Ex.   OSMOL 1 osmol é o número de partículas nas quais um soluto se dissocia em solução.

pH    Expressa a concentração de H+ nos líquidos corporais humanos. . pH= -log10 (H+)   O pH diminui quando a concentração de H+ aumenta e o pH aumenta quando a concentração de H+ diminui. onde é muito baixa.

.

deve possuir a mesma concentração em Eq/l de cargas positivas (cátions) e cargas negativas (aníons). .Eletroneutralidade dos compartimentos hídricos orgânicos  Cada compartimento hidríco orgânico deve obedecer ao princípio da eletroneutralidade. ou seja.

COMPOSIÇÃO do LIC e do LEC A OSMOLARIDADE do LIC é igual à do LEC porque a água flui livremente através das membranas celulares. .

Geração de diferenças de concentrações através das membranas celulares  As diferenças na concentração de solutos através das membranas celulares são geradas e mantidas por mecanismos de transporte que consomem energia. localizados na membrana celular.   . O mecanismo mais conhecido é a bomba de Na+-K+ ATPase As diferenças na composição entre o LIC e o LEC sustentam funções fisiológicas muito importantes.

BOMBA DE Na+-K+ ATPase .

. As proteínas não atravessam a parede endotelial por isso. o líquido intersticial é pobre em proteínas.Diferenças de concentração entre o plasma e o líquido intersticial   A diferença de composição mais significativa entre esses 2 compartimentos é a presença de proteínas no plasma.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful