Teia de Executivos e Empreendedores de Impacto em Ações Sustentáveis ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E VALORES

Iniciativa: INOVARTE Negócios Sustentáveis Parceria: MinasInvest - www.teias.teiaslive.net

MISSÃO E VISÃO

Missão A Missão da TEIAS é melhorar a sociedade formando e fortalecendo uma rede de líderes que usam o poder do negócio para criar impacto social, econômico e ambiental positivo . Visão: Conscientizar, mobilizar, equipar e motivar empreendedores, executivos e investidores sócioambientalmente responsáveis da força da aplicação do conhecimento e do negócio como agente de mudança na sociedade.
2

METAS E OBJETIVOS
COLABORAÇÃO: Compartilhamento transversal de conhecimento entre segmentos econômicos, Oportunidades de negócio em rede da nova economia digital – WEB 2.0 Oportunidades de aprendizagem entre os membros Oportunidades de investimentos em projetos e empresas socialmente e ambientalmente responsáveis. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Criando oportunidades de carreira profissional para seus membros. Atividades como: Hospedar workshop de desenvolvimento de carreira (como eventos específicos ou em conjunto com atividades educacionais) Divulgar abertura de posto de trabalho e consultoria em projetos pertinentes ao ramo por meio de comunicação on-line Divulgar links a websites de carreira e recursos em sustentabilidade no portal Facilitar atividades tutoriais entre os níveis junior de profissionais e os executivos seniores (formalmente e informalmente)

METAS E OBJETIVOS

A meta da TEIAS/NET IMPACT é facilitar:
O Desenvolvimento profissional, O compartilhamento transversal de conhecimento entre segmentos econômicos, As oportunidades de negócio em rede e As oportunidades de aprendizagem entre os membros As oportunidades de investimentos em projetos e empresas socialmente e ambientalmente responsáveis.

O Público alvo são pessoas de formação acadêmica e profissional diversificada em todos os tópicos relacionadas aos aspectos práticos da responsabilidade corporativa social, motivados a criar impacto social e ambiental positivo.

QUADRO DE MEMBROS

TEIAS/NET IMPACT está aberta a todas as organizações e indivíduos com pelo menos dois anos de experiência de trabalho que estejam usando ou interessados em usar suas habilidades empreendedoras para o bem social e ambiental. Membros em potencial podem encontrar informações detalhadas , interagir e colaborar por meio do web site e blog da TEIAS/Net Impact e participando dos encontros presenciais. TEIAS/NET IMPACT observa uma equipe mínima de liderança com dois membros e dez membros no lançamento do Grupo. Cada membro que entra em uma Grupo da TEIAS estará registrado como membro do Net Impact, EUA, com os mesmos benefícios.

1. COMPARTILHAMENTO & COLABORAÇÃO

Um dos principais objetivos do alcance da TEIAS/NET IMPACT é facilitar as oportunidades de compartilhamento (networking) dos Grupos. Essas oportunidades consistem de eventos de encontro, banco de projetos disponibilizados na comunicação online (news-letter, portal, blog) e oportunidades de trabalho relacionadas a sustentabilidade e entrecruzamento de oportunidades entre os Grupos, a nível nacional e internacional. As atividades de networking são encontros informais dos membros da TEIAS/NET IMPACT em que companheiros de interesses e metas comuns compartilham suas experiências e conhecimentos em áreas focais de sustentabilidade.

2. EDUCAÇÃO

Os formatos dos eventos educacionais podem envolver: apresentações, seminários ou aulas formais presenciais ou virtuais, viagens ao campo para organizações e empreendimentos no ramo, discussões informais em grupo, interações com escolas de negócio etc O propósito desses eventos é ampliar o conhecimento e conscientização de temas e projetos de sustentabilidade dentro de campos múltiplos de interesse.

ENGAJAMENTO
TEIAS/NET IMPACT participa de programas de engajamento comunitário e projetos corporativos de sustentabilidade. O objetivo dessas participações é desdobrado em:
1) disponibilização aos empreendimentos e organizações locais de recursos para assessorá-los com desafios e oportunidades de sustentabilidade. 2) disponibilização aos membros de oportunidade de pôr seus conhecimentos em prática, ao mesmo tempo em que oferece a eles experiência de trabalho pertinente ao ramo. 3) Consultoria em projetos relacionados a finanças, marketing, planejamento, captação de recursos, planejamento estratégico ou desenvolvimento de programa.

Programas E projetos Membros

`DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

TEIAS/NET IMPACT tem como uma de suas principais metas oferecer oportunidades de carreira profissional para seus membros. Atividades como: Hospedar workshop de desenvolvimento de carreira (como eventos específicos ou em conjunto com atividades educacionais) Divulgar abertura de posto de trabalho e consultoria em projetos pertinentes ao ramo por meio de comunicação on-line da TEIAS e de seus Grupos Divulgar links a websites de carreira e recursos em sustentabilidade no portal da TEIAS Facilitar atividades tutoriais entre os níveis juniores de profissionais e os executivos seniores (formalmente e informalmente) Os membros da TEIAS/NET IMPACT registrados como pagantes também se beneficiarão de acesso integral às aberturas de oportunidades de trabalho e projetos, ferramentas de carreira e recursos no website e blog nacional da TEIAS/Net Impact.

GESTÃO DOS GRUPOS

Atividades e Eventos dos Grupos Os Grupos da TEIAS/NET IMPACT deverão manter um mínimo de quatro atividades por ano. Comunicação com os membros TEIAS/NET IMPACT se comunicará mensalmente com seus membros por meio de newsletter email. Os Grupos também utilizarão espaços no portal e blog disponibilizado na TEIAS Central. Comunicação com TEIAS Central Sempre que necessário, os Grupos reportarão suas atividades à TEIAS em bases regulares. Dois participantes, pelo menos, dos Grupos participarão da conferência nacional e internacional da TEIAS/NET IMPACT .
O detalhamento das atribuições e funcionamento dos Grupos são esboçados nos Guias dos Líderes e no Acordo de Filiação

CRENÇAS E VALORES DA TEIAS

SONHAR COM RESPONSABILIDADE: “ Tudo corre e chega tão ligeiro; será que se há lume de responsabilidade? Se sonha; já se fez...” G. Rosa PESSOAS DE CONHECIMENTO: “Não discorra sobre gestão de conhecimento. Isto não existe. O que existe são pessoas de conhecimento.” Peter Drucker UNIÃO DE CONHECIMENTO: “ Por que é que todos não se reúnem, para sofrer e vencer juntos, de uma vez?”G. Rosa ACESSIBILIDADE AO CONHECIMENTO: “ a sociedade do conhecimento se tornará inevitavelmente muito mais competitiva que qualquer outra sociedade anterior – pela simples razão de que sendo o conhecimento universalmente acessível, não há desculpa para não desempenhar.” Peter Drucker OUSADIA : “ O que ninguém ainda não tinha feito, a gente se sentia no poder fazer.” “ O melhor não sou, oxente, mas porfio no que quero e prezo...”G.Rosa PLANEJAMENTO: “ Versar viagem a cavalo sem ter estradas – só doido é quem faz, ou jagunz.” G. Rosa MUDANÇA A PARTIR DE DENTRO: “ A gente tem de sair do sertão! Mas só se sai do sertão é tomando conta dele a dentro...”

CRENÇAS E VALORES DA TEIAS
IGUALDADE: “ Aprender é descobrir o que nós já sabemos. Fazer é demonstrar o que se sabe. Ensinar é lembrar aos outros de que eles sabem tão bem quanto você. Somos todos aprendizes, fazedores e professores.” Peter Drucker CONHECIMENTO COM AÇÃO: “ O sábio vê o conhecimento e a ação como uma unidade. “ Bhagavad-Gita TENACIDADE: “ Ou nós achamos o caminho ou fazemos um.” Hannibal “ Agora que já principiamos e já andamos um caminho tão grande, ninguém nos faz virar e nem andar de fasto.” G.Rosa DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO: “ conhecimento é poder…. No póscapitalismo, o poder vem da transmissão da informação para torná-la produtiva, não de escondê-la.” Peter Drucker UTILIDADE: “Nada que não venda eu não quero inventar. A venda é a prova da utilidade e a utilidade é a prova do sucesso.” Thomas Edson REALISMO: “ Uma coisa é por idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias...” Guimarães Rosa

CRENÇAS E VALORES DA TEIAS
INCLUSIVIDADE E INOVAÇÃO: “ Mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.” G.Rosa SIMPLICIDADE: “ Um homem consegue intrujar de tudo; só de ser inteligente e valente é que muito não pode.” G.Rosa INSTRUÇÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE: “ Ah quanta coisa limpa verdadeira uma pessoa de alta instrução não concebe! Aí podem encher este mundo de outros movimentos, sem os erros e volteios da vida em sua lerdeza de sarrafaçar”. G. Rosa DIVERSIDADE: “ No real da vida, as coisas acabam com menos formato, nem acabam. Melhor assim. Pelejar por exato, dá erro contra a gente. Não se queira.” VISÃO DE FUTURO: “ Eu atravesso as coisas – e no meio da travessia não vejo! – só estava era entretido nas idéias do lugares de saída e de chega.” EXPERIMENTAÇÃO: “ O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”

PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL

Os membros da TEIAS aderem e divulgam, dentro de sua esfera de influência, os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, uma série de valores intrínsecos que abrangem os seguintes campos: DIREITOS HUMANOS Princípio 1 - Os negócios devem defender e respeitar a proteção de direitos humanos internacionalmente reconhecidos e, Princípio 2 - Observar que eles não são cúmplices em abusos humanos. CONDIÇÕES DE TRABALHO Princípio 3 – Os negócios devem defender a liberdade de associação e o reconhecimento legítimo do direito às reivindicações coletivas; Princípio 4 – Eliminação de todas as formas de trabalho forçado e compulsório Princípio 5 - Efetiva abolição do trabalho infantil; e Princípio 6 – Eliminação de discriminação relativa ao emprego e à ocupação. MEIO AMBIENTE Princípio 7 – Os negócios devem defender uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; Princípio 8 – Assumir iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental; e Princípio 9 - Estimular o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis ANTI-CORRUPCÃO Princípio 10 - Os negócios devem trabalhar contra todas as formas de corrupção, incluindo extorsão e propinas.

PEGRE

PRINCÍPIOS PELA EDUCAÇÃO GERENCIAL RESPONSÁVEL Os membros da TEIAS aderem ao PREGRE, lançado na Conferência dos líderes do Global Compact em julho/2007 em Genebra. O PEGRE oferece um arcabouço para que as instituições acadêmicas desenvolvam a responsabilidade social corporativa incorporando valores universais no currículo e na pesquisa. Os princípios abordam o impacto das escolas de administração/negócios e graduandos no futuro da responsabilidade corporativa social. “ A globalização não apenas precisa de empresas que contribuam decisivamente aos mercados mais sustentáveis e inclusivos; precisa igualmente uma nova geração de executivos e líderes em dia com a evolução. A iniciativa PEGRE, como uma convoção global, será firmada por um número crescente de instituições”, disse Dr Manuel Escudero, Líder das Iniciativas Acadêmicas do Pacto Global das Nações Unidas, ao referir-se ao significado do PEGRE

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful