ÁLGEBRA DE BOOLE

As operações básicas da Álgebra de Boole são:

AVALIAÇÃO DE UMA EXPRESSÃO BOOLEANA Uma expressão booleana é uma expressão formada por sinais de entrada (chamados variáveis de entrada) ligados por conectivos lógicos, produzindo como resultado um único sinal de saída. Na avaliação de uma expressão Booleana, deverá ser seguida uma ordem de precedência conforme a seguir definido: 1º - avalie NOT 2º - avalie AND 3º - avalie OR Obs.: respeitando-se sempre os parênteses! Ex.: Avalie a expressão:

EQUIVALÊNCIA DE FUNÇÕES LÓGICAS Duas funções Booleanas são equivalentes se - e somente se - para a mesma entrada, produzirem iguais valores de saída . PORTANTO, DUAS FUNÇÕES LÓGICAS EQUIVALENTES TEM A MESMA TABELA VERDADE. Ex.: Verifique se as funções lógicas a seguir representam funções equivalentes:

PROPRIEDADES DA ÁLGEBRA DE BOOLE Exercício: Simplifique a seguinte expressão: PROPRIEDADES DA FUNÇÃO EXCLUSIVE OR (XOR) .

Aceitando essa afirmação. além da dor de cabeça aos estudantes? Há neste caso uma razão maior que a comodidade ou a aparente dificuldade: a razão econômica. Para que serviria tal artimanha. Por diversas razões construtivas. a) CIRCUITO INVERSOR b) CIRCUITO AND c) CIRCUITO OR . todo e qualquer circuito pode ser representado usando exclusivamente as função NAND ou as função NOR.CONCEITOS DE LÓGICA DIGITAL . fica mais barato construir TODOS os circuitos de um computador usando APENAS UM ÚNICO TIPO DE CIRCUITO.CONTINUAÇÃO REPRESENTAÇÃO DE CIRCUITOS COM AS FUNÇÕES NAND E NOR Usando as propriedades apresentadas. vamos enfrentar a tarefa de represntar os nossos circuitos já conhecidos usando apenas funções NAND ou os NOR.

Solução: .Exercício: Escreva a expressão do circuito abaixo e simplifique.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful