P. 1
espirito santo

espirito santo

|Views: 14|Likes:
Published by Valdo Elias Guambe

More info:

Published by: Valdo Elias Guambe on Mar 14, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/28/2013

pdf

text

original

VOCÊ PRECISA DO ESPÍRITO SANTO

PARA VENCER O DIABO Quando Jesus foi revestido com o poder do alto, era como se estivesse a dizer-nos: « olha tu também precisas de ser revestido com o poder do alto para venceres o diabo, quando não ele vai enganar-te ». Há irmãos, presbíteros e até pastores, que são enganados pelo diabo. Pensam que o este só está presente nas pessoas quando estrebucham, escumam, rebolam-se no chão, gritam, etc. Mas, o diabo é muito mais astuto que isso! Na revista anterior comecei por dizer isto mesmo. Hoje, vamos então aprender como podemos vencer o diabo. Por exemplo, quando alguém está com raiva contra outra pessoa, decerto está debaixo de uma pressão satânica. Quando alguém está com sentimentos de vingança, está debaixo de influência maligna. Quando uma pessoa casada está com interesse noutra pessoa ( que não seja o conjuge ), está debaixo do sentimento de um demónio. Nós precisamos saber mais destas coisas de sermos tentados pelo diabo. Depois de ser revestido com o poder do alto, Jesus foi tentado pelo diabo, mas venceu-o. E Jesus é o nosso exemplo. Ele vai a nossa frente como que dizendo: "vem atrás de mim! Recebe este poder e toma atenção: agora, quando fores atacado pelo diabo vais vencê-lo." O diabo falou a Jesus mais ou menos nestes termos: "Jesus, Tu não tens necessidade de andar assim! Já viste que andam pessoas atrás de ti, e tens de dar alimento a todos ... anda cá, que eu vou mostrar-te as riquezas deste mundo ... Já viste? A pregares sem ninguém te conhecer! Vou dar-te uma 'mãozinha'... vou mostrar-te o rei, o presidente da república, os ministros ... ponho-te a bem com eles ... eles emprestam-te salas e tu pregas lá ... Fica tudo muito mais fácil!" A tentação que Jesus sofreu foi verdadeira. Podemos ler na Bíblia como o diabo falou com Ele: "dar-te-ei a ti, todo este poder e glória porque me foi entregue!" E é verdade que tudo isso foi entregue ao diabo! E sabe porquê? Porque Deus deu tudo ao Adão e à Eva, e estes entregaram-no a satanás. Apartir daí, este mundo passou a pertencer ao

diabo. A glória deste mundo! O que é a glória deste mundo? São os bens deste mundo: o ouro, prata, bons carros, boas casas com piscinas ... é a sociedade ... eu sou e tal ... vou aquele chá, vou aquele hotel! Quero abrir um parêntesis para dizer que não tem mal nenhum ter boas coisas. O que tem mal é as coisas terem-nos a nós. Devemos viver com boas coisas, pois Deus as criou para nosso benefício. Mas nunca esquecer que acima das coisas está a glória do Criador. Bom, mas você pode ser daquelas pessoas que diz que o diabo não tenta ninguém. Deus tem me dito que há irmãos que estão no mundo, estão na tentação, caíram na tentação do diabo! Sem se aperceberem foi o diabo segredou-lhes: - "Chega-te para aqui, pá! Enche-te de ouro para toda a gente ver como tu és bem sucedido. Compra uma casa, mais outra, mais outra ... pois, dá pouco a igreja! Já chega! ... Mete-te nessa golpada, mais naquilo ..." E a pessoa começa a engordar e até pensa que esses bens vêm de Deus, mas vêm do diabo. Este vai deixando o cristão engordar... É como um porco que volta de novo para a porcaria. Não é assim que a Bíblia ensina? A pessoa até anda toda bem vestida, carro novo, não liga nenhuma a Deus, vai à igreja quando pode ... uma vez por semana e ... já chega ...! Todos os anos compra coisas novas para ela. Para Deus dá trocos. E, acha-se muito rico! Mas, nem repara que é como um porco. Aos olhos de Deus ele é como um porco que voltou à pocilga. Perfuma-se ... a mulher veste-se com ostentação ... Mas Deus diz: - "cheiram mal!" Porquê? Porque um cristão assim, ainda está no mundo! Está a perceber o que estou a dizer? Se ele continuar assim e não se arrepender quando morrer, então vai ver como é que Deus o via. Não levou nada deste mundo - construiu tudo no reino do diabo! Estava tão cego que nem via que estava debaixo da tentação do diabo! Tal era a cegueira! Isto é tremendo! Por outro lado, Jesus está a dizer-nos: - "segue-me a mim! Sê revestido com o poder do alto, com o Espírito Santo, porque Ele é que te vai abrir os olhos, para veres o que é que esse 'bicho' anda para aí a oferecer-te. Não caias nessa tentação! Quando a tentação fôr forte, tu tens o Poder contigo para não te deixar cair, para venceres." Algumas pessoas, no final da vida, vão ouvir Deus dizer-lhes coisas que nunca pensaram ouvir! Eles dirão:

- "Senhor, Senhor, eu ia a igreja todos os domingos! " - "Não te conheço! Não me lembro de ti! " Dir-lhe-á Jesus. - "Ó, mas eu até orava pelos doentes! " - "Não, não te conheço! Tu não fazias a vontade do meu Pai! Quando te mandou ir pregar, dizias não ter tempo. Quando te pediu a casa para o grupo familiar, não concordaste porque te podiam estragar a alcatifa! " - "Mas, Deus não me disse nada! Foi o Pastor que mandou! " - "O Pastor? Não! Foi Deus que falou ao Pastor para te mandar pregar a um Grupo Especial. E tu dizias: Não posso porque gasto muita gasolina, e além disso tenho os meus compromissos! " Você pode dizer: Ah, Pastor! Que lição tão dura! Não, não é! Esta é a melhor lição que eu lhe posso dar. Vou ter as mãos limpas do seu sangue e do sangue de toda a gente que tiver ouvido esta lição. Então o que é viver no mundo do Espírito? É sermos revestidos com o poder do Espírito Santo para enfrentarmos a tentação! Nós precisamos ser capazes de conhecer a tentação que nos rodeia. Comprar coisas para nós, só para nós... só cuidarmos de nós, da nossa vida, da nossa família ... esquecendo o reino de Deus, não está certo! O Espírito Santo dá-nos força, para não cairmos nisso - a tentação do mundo, a luxúria do mundo. O diabo tentou Jesus mostrando-Lhe o poder e a glória do mundo: as boas casas, o prestígio, a fama ... . Há irmãos que se afastam da igreja porque se importam mais com a opinião dos amigos: - "o que é que os meus amigos vão dizer? Falam mal da igreja Maná, e até pastores ...! Não este Pastor Tadeu está mal! Escreveram isso tudo no jornal!" Mas, o Espírito Santo diz-lhe o mesmo que disse à igreja de Loadiceia: "Não sabes que és um desgraçado, nu ..." Os cristãos pensavam que eram ricos em Deus, mas eram ricos nas coisas do mundo.

Eu quero lhe dizer, uma igreja que não é perseguida, não está a fazer grandes coisas para Deus. O diabo não tem muito tempo a perder com essas pessoas. Mas uma igreja onde está o poder de Deus, e onde as coisas acontecem, o bicho mexe por todo o lado, meu irmão. O que é então que faz o Espírito Santo? Foi dado a Jesus, para Ele vencer as tentações do diabo. E que mais? Para Jesus fazer toda a obra de Deus. Conforme diz a Escritura, o Espírito Santo ungiu Jesus para curar os cegos, evangelizar os pobres, etc. Em João 14:12 Jesus disse ( parafraseado ): - "Na verdade vos digo ( olha que é mesmo verdade, talvez tu penses que não é verdade, mas é verdade), aquele que crê em mim, as mesmas coisas que eu fiz, fará e ainda maiores." O que é que Jesus fez? Transformou a água em vinho. Multiplicou o pão e o peixe. Nunca passou fome e dava dinheiro, dava de comer, dava aos outros. Vamos continuar a ler: - "E, tudo quanto pedirdes em meu nome Eu o farei." ( tudo quanto tu exijas que aconteça no nome de Jesus) É como se Jesus dissesse: - "quando levantares o meu nome e disseres no nome de Jesus Cristo que eu sirvo, aconteça isto, seja este curado, seja o outro liberto da droga, seja este casamento um casamento maravilhoso, isso acontecerá!" Veja como esta é uma forma de viver diferente da do mundo. João 14:13 - "E tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei para que o Pai seja glorificado, no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre; ( e ele disse quem era ) o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." Estará dentro de nós! Não só estará ao lado mas dentro de nós. O que é que Jesus estava a dizer? - "Eu sou o teu Messias, sou o teu Deus segue-me a mim. Segue-me que eu sou o Caminho! Anda atrás de mim, faz o que eu faço. O que eu consegui fazer tu também vais conseguir." Diz Jesus a cada um de nós. - "Eu !!!" Perguntará um irmão.

- "Sim, porque eu te deixei o meu nome. Ao meu nome as coisas acontecerão. E a segunda coisa te darei o Espírito Santo, aquele que tem o Poder para criar coisas onde elas não existem." Alguns Pastores dizem: - "Ah, é tudo tão difícil! Aqui, onde eu estou não há nada!" Mas, é por isso que o pastor está lá. Alguns irmãos dizem: - "Ah, Pastor, isto é tão difícil. A situação está difícil!" O meu conselho é: Saia do mundo. Encoste-se a Deus. Passe para o lado de Deus. Com o nome de Jesus e o Espírito Santo você faz uma revolução. Sabe que eu sou uma testemunha, um testemunho vivo, em como isto é verdade. Quando eu comecei a obra de Deus, o que é que eu tinha? Não tinha dinheiro nenhum. Não tinha influência nenhuma em ninguém, nem ninguém acreditava em mim. Quando cheguei ao aeroporto de Lisboa, ninguém estava a minha espera. Aliás, só um irmão: o irmão Jesus Cristo. E ele disse-me: - "nós dois somos a maioria. Não precisas de votos. Eu já votei em ti." Mas, eu sozinho, não sou nada! Deus quer que você e eu O sirvamos. Jesus disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Em Mateus 10, lemos que Jesus tinha a unção do Espírito Santo, para vencer o mundo. Jesus tinha a unção do Espírito Santo para vencer o diabo! Passa-se o mesmo connosco. Estamos atrás de Jesus Cristo. Onde Ele vai, vamos. O que ele faz, fazemos. Mateus 10:1 - " E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal." Mateus 10:7,8 - "E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demónios: de graça recebeste, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre (...) nem alforges para o caminho (...)" (parafraseado) - "onde te receberem muito bem. Se não te receberem sacode o pó dos teus sapatos, e vai em frente. ( mais adiante Jesus dizia ) ... quem me confessar diante dos homens eu confessarei diante do Pai, mas se tu te envergonhares diante de mim, quer dizer, te envergonhares de ser da igreja, envergonhar-me-ei de ti. Olha que eu não vim trazer paz. Vim trazer espada - separação nas famílias. Haverá aqueles que gozarão e aqueles que me querem

servir. Toma atenção porque se amares mais o teu pai ou a tua mãe, ou a tua filha, ou as fraldas, ou as panelas, ou as roupas ou a sociedade do que a mim, não és digno de mim. Toma a tua cruz, faz a minha vontade não faças a tua, e então um dia quando chegar este dia glorioso, o mundo acaba e eu te trouxer cá a cima, eu te vou dizer: dá cá essa cruz pesada, eu te vou substituir a cruz por uma coroa de vitória. Eu vou ouvir Jesus dizer-me isso. E você? Eu vou ouvir Jesus dizer: - "dá-me a tua cruz, dá-me a tua cruz, e toma uma coroa de vitória. Eu vou dar-te um nome novo." O Espírito Santo está na terra para fazer montes de coisas: não veio para continuarmos egoístas, e dizer, " dá-me a mim, dá-me a mim, dá-me a mim". Veio para nos dar poder, para vencermos o mundo, sairmos do mundo. Veio para pensarmos como Jesus pensa e para vivermos no mundo do Espírito e não mais na carne. O Espírito Santo veio para fazermos a obra de Deus. Deus deu-me um recado, para todos nós. Ele quer ensinar-nos que para termos sucesso na vida: - Temos que dar a vida ao próximo; não apenas dinheiro; - Temos de dar de nós próprios; - Temos de dar do nosso tempo para ir visitar os doentes; - Temos de dar do nosso tempo para ir onde Deus nos chama, para irmos a um grupo familiar dar a Palavra, irmos a um Grupo Especial, etc.

Seja cheio do Espírito Santo. Vença a tentação do diabo e do mundo e sirva a Deus cada vez mais e melhor. Deus o abençoe.

Aprenda a viver pelo Espírito - 1ª parte
Deus vive de uma maneira diferente da nossa e quer que aprendamos a viver à maneira d'Ele. Eu quero ensinar as coisas do espírito para você entender como é que nós vamos

viver para sempre. AS COISAS DO ESPÍRITO SÃO DIFERENTES DAS COISAS DO MUNDO

Nós, os seres humanos, somos tão carnais, tão do mundo, tão cheios do mundo, que as coisas do Espírito se tornam difíceis de entender. As coisas do Espírito são muito diferentes das coisas do mundo. Nós vivemos no mundo. Estamos no mundo mas não somos do mundo. O que quero dizer com isto? Quando vou visitar o Brasil, ou a França, ou a Alemanha, estou lá mas não sou brasileiro, nem francês nem alemão. Noutro dia, fui a Geneve à convenção de fé. Eu estava em Geneve mas não sou suíço! Fui aos Estados Unidos, mas não sou americano! Não falo a linguagem deles, não como as comidas deles, nem penso como eles pensam. Eu estive lá, mas não sou de lá. O que eu quero dizer é o seguinte: no momento, estou no mundo mas não sou do mundo! Eu vivo à maneira do Espírito. Existem coisas do Espírito e são diferentes das coisas do mundo. Para melhor entendermos como se vive no mundo espiritual convém que saibamos bem claro como surgiu o ser humano, como é que Deus o criou e qual Seu objectivo ao criá-lo. O HOMEM É UM ESPÍRITO MAS VIVE NUM CORPO

Primeiro que tudo, Deus criou o homem parecido com Ele, isto é, à Sua imagem e semelhança. A Bíblia diz em I Tessalonicenses 5:23 que o homem é um espírito. Ele tem uma alma e vive dentro de um corpo. Mas, o seu verdadeiro "EU" - a sua verdadeira pessoa é um espírito e habita na região do ventre ( João 7:38-39 ). Para melhor entendermos isto vamos ver o exemplo do meu automóvel. Se olharmos para ele na garagem, vamos ver que ele está como um morto. Se você falar com ele, ele não faz nada! Nem um barulho! Nem buzina! Mas, se eu entrar no carro e ligar a chave ele ressuscita e começa a andar. O seu corpo é como um automóvel, um veículo para você poder andar aqui na terra. No dia em que o seu espírito sair do sítio onde você mora, que é o corpo, este morre, fica parado. Mas se você voltar ao corpo ele ressuscita. Foi o que aconteceu com Jesus. Ele saíu do corpo: despiu o corpo, deixou o fato - deixou-o no túmulo. Três dias depois, voltou e entrou de novo no corpo. Apartir dali, este voltou a mexer. O homem tem a imagem e semelhança de Deus. Gênesis 1:26 - " E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus os criou; macho e fêmea os criou."

Ser criado à imagem e à semelhança de Deus, quer dizer, que nós somos um espírito. Deus é espírito e fez o homem para ser governado pelo espírito. Mas, quando o homem pecou, ficou dominado por satanás. Morreu espiritualmente. Morte significa separação. A consequência da desobediência

de Adão e Eva, foi o espírito deles ficar separado do Espírito de Deus - morreram. Génesis 2:16 - " E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: de toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore da ciência do bem e do mal. Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Repare! Parece um paradoxo! O Adão e a Eva comeram da tal árvore, mas não morreram!!! Quero dizer, ainda viveram novecentos e tal anos! Parece que não morreram! Mas morreram! Então, o que é que morreu? O espírito deles. O que quero ensinar quando digo que o homem ficou morto no espírito? Quero dizer que ele deixou de ser governado pelo Espírito de Deus e passou a ser governado por satanás, pela sua própria cabeça e até, ainda mais baixo, pelo corpo. Assim, hoje em dia, as pessoas no mundo vivem de acordo com o sistema e leis do mundo. Deixaram de lado a parte do espírito e passaram a usar a cabeça: aquilo que compreendem é aquilo que acreditam; aquilo que vêem é aquilo que aceitam como real. Por isso dizem, ver para crer. O mundo de hoje vive desse geito: separado de Deus! Não percebe nada das coisas de Deus, e quando alguém fala delas, riem-se ou acham loucura. VIVER NO ESPÍRITO É UM MODO DE VIVER DIFERENTE

Deus é quem fez as regras todas. Quando me converti a Jesus comecei a ler a Bíblia. Achava tudo tão diferente! Depois, conheci homens de Deus, e

comecei a ler os seus livros e a ouvir maravilhosos grupos musicais. Então, descobri que existiam dois mundos paralelos, por assim dizer: o mundo regido pelo sistemas das pessoas, e o outro mundo à parte que é de aqueles que servem a Deus, regido pelo sistema de Deus. Ao longo dos anos, fui compreendendo que há uma maneira diferente de viver: a maneira certa que é a bíblica, a de Deus. Aliás, quando formos para o céu vamos viver eternamente por este método. Deus diz: Os céus e a terra passarão, mas a minha palavra jamais passará. Deus vai acabar com os mundos, mas a Sua Palavra não passará! Quer dizer: o estilo de vida de Deus, não passará. O mundo está tão afastado de Deus, que quando ouve falar das coisas de Deus acha estranho e esquisito. Quando nos convertemos a Jesus, você sabe quem é que nos mostra que Ele existe? Você nunca viu Jesus, pois não! Vivemos e fazemos montes de coisas para um Jesus que nunca vimos! Acreditamos que vamos viver para sempre, só por causa de uma coisa: o Espírito Santo é que nos convence. Ele é que nos mostra, bem dentro de nós, que Deus é verdadeiro, a Bíblia é verdade, que Jesus existe e que um dia vamos viver no céu. Mas porque é que você acredita nisso? Porque quando você acredita nisso, você está a viver no mundo do espírito! Não se acredita com a cabeça mas com o espírito. Muitas pessoas sabem que Deus existe porque existe algo que lhes diz isso. Quem faz isto é o Espírito Santo. Quando nós entregamos a vida a Jesus, passamos a acreditar na Bíblia. Uns acreditam mais, outros menos, mas entramos mais no mundo do Espírito. Ao dizer, entramos no mundo do espírito, quero dizer que deixamos de ter corpo? Deixamos de ver? De comer e

dormir? Ou de fazer tudo o que antigamente faziamos? Não! Quero dizer que entramos noutro mundo, noutra maneira de viver. Não chamo viver pelo Espírito apenas aos momentos quando sentimos a unção de Deus! Por vezes, o Espírito Santo está presente e você não sente nada. Outras vezes, sente-se. Às vezes, quando ele me fala parece que tenho um fogo a minha volta! Outra vezes, não sinto nada: apenas ouço uma voz que me diz coisas, ou versículos bíblicos. Bom, nós que já saímos do mundo sabemos viver à maneira do mundo, mas, agora estamos a dar os primeiros passos, no sentido de viver à maneira do Espírito. É um estilo de vida diferente. Viver à maneira do Espírito é viver pela Bíblia; é aprender a ouvir a voz do Espírito Santo e ser guiado pelo Espírito Santo. À medida que vamos aprendendo a viver por esta maneira diferente, vamo-nos afastando da maneira de pensar, viver, acreditar e falar que o mundo tem. O mundo fala de uma maneira diferente de nós. O mundo pensa de maneira diferente de nós. O mundo faz coisas diferente de nós.

Á medida que nos formos afastando do mundo e passarmos para o lado de Deus, a nossa vida passa a ser cada vez melhor e melhor. Por outro lado, se você for um cristão, que vai aos domingos fazer um visitinha de duas ou três horas a Deus e depois volta para o mundo, vai andar sempre aflito, dum problema para outro. Deus vai ter que andar sempre a apagar fogos, incêndios! Você terá sempre problemas, porquê? Porque

ainda está a viver segundo o sistema do mundo! Você deve sair do mundo! Não significa que deve morrer, mas sim sair da maneira de viver, pensar e falar do mundo. Por vezes, acho uma certa piada como certas falam. Mas, depois logo me lembro que também já fui assim. Um dia destes passados, fez frio. Mas, no dia anterior tinha estado muito quente. Eu estava no Porto. Apanhei um táxi e o taxista dizia: - Este tempo dá-nos umas constipações, já viu? Eu pensei: mas, há que anos que eu não falo assim! Constipações ?!? Então disse-lhe: - « Para nós não dá, homem! Isto está bom! » Ele ficou a olhar para mim, como que a pensar: Ele é estrangeiro, vem lá da Fraança!!! É diferente a modo de pensar do mundo, mas se nós nos afastarmos e pensarmos cada vez mais à maneira de Deus, estamos a entrar no mundo do Espírito. Eu vivo 24 horas por dia e não preciso estar sempre na igreja para praticar a Bíblia. Ser cristão não é como muita gente pensa. Cristianismo é viver a Bíblia! Viver a Bíblia é eu viver pelo Espírito de Deus. Viver pelo Espírito é eu sair do mundo, da maneira do mundo pensar, do que eles confiam, e confiar mais das coisas do Espírito. Confiar na Palavra, no método de Deus.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->