1.

(Ufg 2008) Analise os cladogramas a seguir que ilustram dois sistemas de classificação:

sistema A, no qual os seres vivos são classificados em dois reinos, e sistema B, no qual os seres vivos são classificados em cinco reinos.

A análise dos cladogramas A e B permite concluir que, a) pelo sistema A, as diatomáceas e as amebas são classificados no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Monera. b) por ambos os sistemas, os musgos são ancestrais das clorofíceas e das rodofíceas. c) por ambos os sistemas, as estrelas-do-mar são ancestrais das tênias e das aranhas. d) pelo sistema A, as leveduras, o fermento biológico, são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Fungi. e) por ambos os sistemas, os peixes e as planárias são ancestrais de águas-vivas e de corais.
2. (Ufc 2008) Na evolução dos diferentes grupos animais, muitas mudanças ocorreram para dar

origem a seres mais complexos. Observe o cladograma (árvore filogenética) a seguir e responda ao que se pede:

a) Os números I e II representam características que levaram ao surgimento dos táxons

Cite uma característica que inclui os poríferos no Reino Animal e.Cnidaria e Nematoda. b) Cite uma característica compartilhada entre protistas e animais que culminou na teoria monofilética. na sua maioria marinho. os exclui dos outros Reinos. a) Pinacócitos b) Porócitos c) Espongioblastos . (Uece 2008) Dentre os elementos de sustentação das esponjas. as espículas são estruturas calcárias ou constituídas de sílica.4 (célula digestiva) . A parede corporal desses animais apresenta uma série de células especializadas e responsáveis por diversas funções.3 (célula sensorial) . Na figura.5 (célula sensorial) 4. os poríferos são considerados os animais com características mais primitivas. a qual sugere a origem dos animais a partir de protistas. ao mesmo tempo. Hoje se sabe que esses organismos apresentam estruturas típicas de animais.4 (célula sensorial) .2 (célula nervosa) . (Ufpel 2008) Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos de corpo mole ou gelatinoso.2 (célula sensorial) .3 (célula nervos . em seus conhecimentos. a) 1 (célula glandular) .4 (cnidoblasto) . a seguir. indique corretamente os nomes das células identificadas por números.3 (célula glandular) . 3.3 (cnidoblasto) .4 (célula digestiva) .4 (célula digestiva) . temos a representação esquemática da estrutura celular de um pólipo de uma 'Hydra' onde observamos os diversos tipos de células com funções as mais diversas. digestiva e sensitiva.5 (cnidoblasto) c) 1 (célula nervosa) .5 (célula digestiv b) 1 (célula glandular) .2 (cnidoblasto) .5 (célula digestiva) e) 1 (célula sensorial) . respectivamente. c) De acordo com o cladograma. de vida livre ou fixa. Indique essas características.2 (cnidoblasto) .5 (célula sensorial) d) 1 (célula nervosa) .3 (célula glandular) . podendo viver em colônias ou isolados. Baseado nos textos.2 (célula glandular) . Qual a principal característica que classifica esses organismos como primitivos? d) Por muito tempo. os poríferos não foram incluídos no Reino Animal. entre outras: protetora. Assinale a alternativa que contém a denominação correta das células que produzem essas estruturas.

O nó 2 reúne as espécies que rugem. com participação da atividade de alguns organismos. é correto afirmar que a) a Panthera Leo é mais aparentada com a pantera-nebulosa do que com o tigre. que ocorrem no mar. dois tipos de recifes: os de corais. Existem. largos e. Vol. o nó 3.]. Os recifes podem ser formados pelos esqueletos de corais ou por acúmulo de produtos das rochas e dos solos. e) o leão e o leopardo compartilham mais características entre si do que a onça e o leopardo. são verdadeiros paredões naturais. J.d) Escleroblastos 5.Classe 'Scyphozoa' d) Filo 'Ctenophora' . c) as panteras-nebulosas representam o gênero Panthera. Com relação a essa árvore filogenética. às vezes profundos.Classe 'Anthozoa' e) Filo 'Cnidária' . e os de pedra.Classe 'Hydrozoa' c) Filo 'Cnidária' . assinale a alternativa que indica o Filo e a Classe dos indivíduos que constituem um recife. chamados também de recifes coralíneos. recifes de pedra. Esse último tipo. pode ser observado em praticamente toda a costa nordeste do Brasil. reúne num mesmo grupo os grandes felinos. as que não têm essa capacidade. "Biologia. d) cada nó representa um evento de especiação por anagênese. Único" [adapt. podendo ocorrer até mesmo a presença de corais. . (Ufrgs 2008) A árvore filogenética a seguir. a) Filo 'Ctenophora' .Classe 'Anthozoa' 6.Classe 'Cnidaria' b) Filo 'Anthozoa' . assim. Baseado no texto e em seus conhecimentos. como o arenito. LAURENCE. que não tem a capacidade de rugir. (Ufpel 2008) Recifes. tendo dado origem ao nome da capital do estado de Pernambuco. b) os felinos rugidores surgiram depois dos não-rugidores. ou arrecifes. que é baseada em dados moleculares.

simetria radial. dois folhetos germinativos. Resposta da questao 3: [A] Resposta da questao 4: [D] Resposta da questao 5: [E] Resposta da questao 6: [E] . c) Ausência de tecidos verdadeiros. pseudoceloma. d) Desenvolvimento embrionário.Tecidos verdadeiros.Tubo digestivo completo. b) Estrutura dos flagelos / Estrutura molecular dos ribossomos. cavidade digestória. gastrulação. a2.Gabarito: Resposta da questao 1: [D] Resposta da questao 2: a) a1.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful