P. 1
TIPOS DE AUDITORIA

TIPOS DE AUDITORIA

|Views: 6,001|Likes:
Published by Italo Rodrigues

More info:

Published by: Italo Rodrigues on Apr 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/22/2013

pdf

text

original

TIPOS DE AUDITORIA

A auditoria pode ser classificada em dois tipos: auditoria de demonstrações financeiras e auditoria operacional ou de gestão. Auditoria de demonstrações financeiras é o exame das mesmas por um profissional independente com a finalidade de emitir parecer técnico sobre sua finalidade. Auditoria operacional consiste em revisões metódicas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores público e privado com a finalidade de avaliar e comunicar-se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente e se estão sendo alcançados os objetivos operacionais, ou seja, auditoria operacional é um processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar e aumentar o êxito da organização. Alguns objetivos principais dentro da filosofia da auditoria de gestão são: participação da auditoria interna em todos os momentos empresariais; foco da “atividade de auditorias” com participação inovadora; e avaliação de indicadores não monetários. A auditoria operacional pode ser de diversos tipos: revisão limitada; revisão de caixa; parciais (auditorias apenas em determinados setores, auditoria para determinar responsabilidades contingentes, e auditoria de estoques e custos de produção); de fusão ou incorporação de empresas; de avaliação de negócios para fins de aquisição; e de ativos fixos, de investimentos, etc. Em todas essas auditorias, apenas na que se refere às Demonstrações Financeiras é que o auditor emite parecer. Para as demais, prepara relatórios longos sobre o trabalho executados e sua conclusão. A auditoria operacional, comumente denominada auditoria interna, é uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, executada por seu próprio pessoal, que se destina a revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Constitui um controle gerencial que funciona mediante análise e avaliação da eficácia de outros controles. Além desses dois tipos básicos de auditoria também temos: auditoria tributária, auditoria de sistemas informatizados, auditoria de Compliance, e outras auditorias especiais. Auditoria tributária é a análise da eficiência e eficácia dos procedimentos adotados para a apuração, controle e pagamentos dos tributos que incidem nas atividades comerciais e operacionais da empresa. Avaliação do planejamento tributário. Auditoria de sistemas informatizados compreendem os exames e avaliações da qualidade do sistema de computação de dados e dos controles existentes no ambiente de tecnologia de informações, visando otimizar a utilização dos recursos de computação de dados, minimizar os riscos envolvidos nos processos e garantir a geração de informações e dados confiáveis, em tempo, ao menor custo possível.

A auditoria especial abrange a realização de trabalhos especiais de auditoria. Disponível em <http://pt. São exemplos de auditoria especial: como exames de fraudes. cisão e incorporação de empresas. não compreendidos na programação normativa da área. fusão. contratos especiais de grande vulto. aquisição.14000 – meio ambiente. 2010. Acesso em 12 de março de 2011.com/doc/6996932/Aula-4-Formas-eTipos-de-Auditoria>. DAYSE WILLIANE DOS SANTOS BARROS . REFERÊNCIAS: CREPALDI. Fiscal. também conhecida como Compliance. São Paulo: Atlas. 2008.scribd. desmobilização. objetiva determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedece às regras ou regulamentos que a elas se aplicam. Silvio Aparecido. Luciano. Auditoria Contábil: teoria e prática. Uninove. Diretoria ou determinados em legislação específica. irregularidades. A Auditoria Ambiental trata da Avaliação dos processos operacionais e produtivos das empresas visando a identificação de danos ao meio ambiente e quantificação de contingências e a preparação da empresa para receber o Certificado ISO – International organization for Standardization . PERRONE. entre outros. solicitados pelos membros dos Conselhos Administrativos.Auditoria de cumprimento normativo. Auditoria I: formas e tipos.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->