P. 1
Apostila-Meridianos

Apostila-Meridianos

|Views: 1,385|Likes:
Published by terapiaschinesas

More info:

Published by: terapiaschinesas on Apr 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/27/2015

pdf

text

original

Humaniversidade Holística

Meridianos

Uma escola que tem alunos que colocam o coração no que fazem, alunos como você que vão até o fim para realizarem seus projetos. Obrigado por você ser o que você é. Alameda dos Guaramomis, 1055 – Moema – São Paulo – SP - Cep. 04076-012 Tel.: 5055-0880 Fone/Fax: 5055-2800 Site: www.humaniversidade.com.br E-Mail: humaniversidade@uol.com.br

Sumário
Matéria:
Meridianos Teoria dos Meridianos Os Meridianos e a Organização Social Relação dos 12 Meridianos Função dos meridianos Distribuição dos 12 Meridianos Fluxos e Conexões nos Meridianos Os Pontos de Acupuntura Os 5 Elementos Elemento Fogo Ministerial Elemento Fogo Imperial Elemento Terra Elemento Metal Elemento Água Elemento Madeira Ciclo da Geração e da Dominância Os Elementos e os Orgãos Quadro dos 5 Elementos Madeira Quadro dos 5 Elementos Fogo, Água Quadro dos 5 Elementos Terra, Metal Quadro de Correspondências Grande Circulação de Energia Ki Relógio Cósmico Pequena Circulação de Energia Ki Localização dos Pontos Pontos de Comando Tabela de Localização dos Pontos de Alarme Tabela de Principais Pontos Meridiano Vaso Governador Meridiano Vaso Concepção Meridiano Fígado Meridiano Vesícula Biliar Meridiano Coração Meridiano Intestino Delgado Meridiano Circulação Sexo Meridiano Triplo Aquecedor Meridiano Baço Pancreas Meridiano Estômago Meridiano Pulmão Meridiano Intestino Grosso Meridiano Rim Meridiano Bexiga Vasos Maravilhosos Sitomatologia Lista de Palavras Chinesas Glossário Bibliografia
Humaniversidade Holística 1

Página: 02 02 02 03 03 04 05 05 06 06 06 06 07 07 07 07 08 09 10 11 12 13 13 14 16 16 18 19 20 26 31 36 45 49 55 59 66 71 81 85 91 98 110 116 117 118 118

Meridianos
Quando o organismo é agredido por algum agente externo, sua reação pode manifestar-se na forma de exacerbação ou depressão através do meridiano atingido. Se a agressão for passageira, o meridiano volta ao seu estado de equilíbrio. Mas se esta persiste, o desequilíbrio do meridiano permanece e pode originar nos órgãos e sistemas muitas alterações que se manifestam pelas diversas síndromes. Cada meridiano doente pode originar síndromes diferentes. Se os meridianos conseguem retornar a seu estado de equilíbrio energético, espera-se que os órgãos e sistemas a ele relacionados voltem à normalidade. Por isso, estimulam-se determinados pontos que teriam a função de restaurar o equilíbrio e o fluxo energético do meridiano comprometido. Os meridianos ligam-se profunda e superficialmente, tornando-se um sistema completo e fechado.

Teoria dos Meridianos
Origem Na medicina chinesa, a mais antiga referência à Teoria dos Meridianos encontra-se no livro Hwang Ti Nei Jing, que contém descrições precisas sobre seus princípios. No entanto, até hoje desconhece-se o modo como foi criada, sendo muito provável que a Acupuntura e as Qi-Kung (artes marciais) tenham contribuído para sua formação. Ao estimular certos pontos de Acupuntura constata-se que a sensação de calor e parestesias seguem direções predeterminadas. Os antigos já mencionavam uma sensação de calor que percorria certas vias do corpo, durante a prática de Qi-Kung. Constatou-se também que numa doença os sintomas podem manifestar-se em outros lugares, seguindo uma via precisa de inter-relacionamento. É possível que a Teoria dos Meridianos tenha sido formulada a partir dessas observações, sendo fruto da experiência e da observação de muitos desde os primórdios da medicina chinesa. Há no corpo humano muitos pontos cujos efeitos à aplicação da Acupuntura são semelhantes, talvez por pertencerem a dermátomos iguais. Ao se traçarem linhas conectando esses diversos pontos análogos, obtiveram-se linhas ou trajetórias longitudinais que foram denominadas Tin (meridianos) e trajetórias horizontais, denominadas Lo (comunicações). A experiência clínica demonstrou que havia uma nítida relação entre os órgãos e os meridianos do corpo. Assim, traçaram-se doze meridianos ordinários; esses tinham relação direta com os órgãos e vísceras do corpo. Além deles, estabeleceram-se oito meridianos denominados Lo-Mai (meridianos conexos). Há ainda doze meridianos denominados tendinosos e doze chamados superficiais, que percorrem superficialmente o tronco e e os membros. A teoria do Yin e do Yang diz que o Yin visa estar em equilíbrio com o Yang. Às vezes, no entanto, estabelecem-se diferenças de nível entre essas duas energias. Essa diferença de nível pode ser dividida em três Yin e três Yang. Daí nascem os três meridianos Yang da mão, que vão até a cabeça, e da cabeça nascem os três meridianos Yang da perna, que descem até as extremidades dos membros inferiores.

Os Meridianos e a Organização Social
O pensamento correlativo dos chineses examinou o circuito meio-órgao-função do ponto de vista analógico. Assim, a fisiologia energética chinesa define os sistemas primários de energia em interação no organismo por símile às funções dos agentes do governo, na administração do Estado. Por expressar, tal como o corpo humano, verdadeira organização de funções, a fisiologia social mostra-se um paradigma para a identificação das funções do organismo mediante o princípio de correspondências.

Humaniversidade Holística

2

FÍGADO: Ministro da Defesa - elabora os planos estratégicos . VESÍCULA BILIAR: Ministro do Planejamento - julga e toma decisões (para suprir necessidades). CORAÇÃO: Chefe Supremo - dirigente (para conhecimento íntimo da organização). INTESTINO DELGADO: Ministro das Finanças - dirige as despesas (envia matéria nutritiva transformada). CIRCULAÇÃO – SEXO ou PERICÁRDIO: Ministro das Relações Exteriores - relações entre as partes e harmonia social. TRIPLO – AQUECEDOR: Ministro dos Transportes e Interior - coordena os transportes e os vínculos. ESTÔMAGO: Ministro da Fazenda - coordena a receita pública. BAÇO – PÂNCREAS: Ministro das Relações Econômicas (Agricultura, Indústria e Comércio, Minas e Energia) - coordena desenvolvimento e expansão. PULMÕES: Ministro da Justiça – controla a atividade dos agentes públicos para a ordem e a segurança. INTESTINO GROSSO: Ministro da Previdência Social – controla o bem estar e evolução coletiva. RINS: Ministro do Trabalho – controla a força do trabalho. BEXIGA: Ministro das Comunicações – controle regulador das demais funções.

Relação Superficial-Profunda dos Doze Meridianos Ordinários
Os doze meridianos ordinários se acoplam aos pares, sendo estes formados sempre por um meridiano superficial e outro profundo. Suas relações são: a) Os meridianos yin pertencem aos órgãos e seu Lo às víceras; os meridianos yang pertencem às vísceras e seu Lo aos órgãos; b) Existem conexões Lo entre os meridianos superficiais; c) Os meridianos superficiais e os profundos se conectam nas extremidades dos dedos dos membros. Os meridianos superficiais e profundos, além dessas conexões, têm íntimas relações no tratamento das doenças, podendo ser utilizados associadamente. Os doze meridianos ordinários guardam as seguintes relações com os cinco elementos:
Meridianos Profundos: Pulmão Rins Fígado Coração Pericárdio/Circul.- Sexo Baço-Pâncreas Elementos: Meridianos Profundos:

→ → → → → →

Metal Água Madeira Fogo Igual ao Fogo Terra

→ → → → → →

Intestino Grosso Bexiga Vesícula Biliar Intestino Delgado Triplo-Aquecedor Estômago

Função dos Meridianos
O meridiano é responsável pela boa circulação de quatro fatores: ki - energia xue - sangue Ying – nutrição (fator nutritivo intravascular) Wei – defesa (fator defensivo extravascular) Esses quatro fatores fisiológicos circulam em fluxos pelos meridianos, atingindo os cinco órgãos, as seis vísceras e todas as estruturas do corpo, mantendo-o todo em harmonia.

Humaniversidade Holística

3

Nos Membros
Três Yin da mão: Tai-Yin – o meridiano do pulmão (Yin maior) Jue-Yin – o meridiano do pericárdio ou Circulação-Sexo (Yin de transferência) Shao-Yin – meridiano do coração (Yin menor) Três Yang da mão Yang-Ming – o meridiano do intestino grosso (combinação de Yang) Shao-Yang – o meridiano do triplo aquecedor (Yang menor) Tai-Yang – o meridiano do intestino delgado (Yang maior) Três Yin da perna Tai-Yin – o meridiano do baço-pâncreas (Yin maior) Jue-Yin – o meridiano do fígado (Yin de transferência) Shao-Yin - o meridiano dos rins (Yin menor) Três Yang da perna Yang-Ming – o meridiano do estômago (combinação de Yang) Shao-Yang – o meridiano da vesícula biliar (Yang menor) Tai-Yang – o meridiano da bexiga (Yang maior)

Distribuição dos Doze Meridianos
Nos membros superiores, os três meridianos que percorrem a face palmar do braço pertencem a Yin. São eles: pulmão, pericárdio e coração. Os três meridianos Yang - intestino grosso, triplo aquecedor e intestino delgado - percorrem a face dorsal ( externa ) do braço. Nos membros inferiores, os meridianos Yin - baço-pâncreas, fígado e rins – percorrem o lado medial dos ossos fêmur e tíbia. Os três meridianos Yang – estômago, vesícula biliar e bexiga – distribuem-se pela borda lateral e dorsal da perna. Membros Superiores:
Face Palmar Pulmão Pericárdio Coração
Tai-Yin Jue-Ying Shao-Yin

Face Medial Baço-pâncreas Fígado Rins

Face Lateral Estômago Vesícula biliar Bexiga
Yang-Ming Shao-Yang Tai-Yang

Face Dorsal Intestino grosso Triplo aquecedor Intestino delgado

Na Cabeça • • • • Todos os meridianos Yang chegam à cabeça. Os meridianos Yang-Ming dos pés e das mãos distribuem-se pela face. Os meridianos Shao-Yang da perna e da mão distribuem-se pelas regiões laterais da cabeça. Os meridianos Tai-Yang da mão chegam à região temporal da cabeça.

• Os meridianos Tai-Yang da perna chegam à região parietal. No tronco • • • Os meridianos Yang-Ming e Tai-Yang distribuem-se pela perte ventral do tronco. Os meridianos Jue-Yin e Shao-Yang percorrem as áreas laterais do tronco. Os meridianos Shao-Yin distribuem-se ao lado da linha central da parte ventral do tronco.
4

Humaniversidade Holística

• •

Os meridianos Tai-Yang distribuem-se pela região dorsal do tronco. Os três meridianos yin da perna sobem até o tronco, de onde vão até as extremidades dos membros superiores.

Fluxos e Conexões nos Meridianos
Todos os meridianos se interligam complexamente entre si. Há um fluxo ordenado entre os doze Meridianos Ordinários. Entre os próprios meridianos há muitas conexões e junções, que originam inúmeros Meridianos de Junção. Entre estes, por sua vez, há mais de cem meridianos mais importantes e de freqüente uso na terapêutica. Fluxo entre os doze Meridianos Ordinários:
Pulmão Baço-pâncreas Coração Rins Pericárdio Fígado Intestino grosso Estômago Intestino delgado Bexiga Triplo aquecedor Vesícula biliar

Os Pontos de Acupuntura
Em Acupuntura, os pontos de aplicação são denominados Hsue, que em chinês significa “buraco”. Trata-se de pontos de depressão ou vias, por onde a agulha, principalmente ao ser aplicada, encontra baixa resistência, e geralmente se localizam entre tecidos mais rígidos, como ossos e tendões, ou ainda no meio de tecidos moles. Os pontos corretamente usados em Acupuntura são quase dois mil. Dentre estes, 670 são denominados pontos de meridianos; os demais são constituídos pelos pontos extrameridianos, pontos da orelha, da cabeça, do nariz, das mãos, dos pés, etc. Alguns desses pontos deixaram de ser usados, enquanto outros passaram a sê-lo. Este fato é uma conseqüência da pesquisa e deve-se à evolução dessa ciência. Esses pontos foram sendo descobertos no decorrer da prática milenar da medicina chinesa. Cada um deles tem seus efeitos e indicações específicas, diferentes entre si. No entanto, os pontos de um mesmo meridiano apresentam efeitos terapêuticos muito semelhantes. De acordo com seus efeitos, podemos dividir esses pontos em três categorias: 1. Efeitos sistêmicos: por exemplo, Hegu (IG4) e Fuliu (R7), pois sua aplicação pode controlar a sudorese, ou ainda Dashu (B11 ) e Quchi (IG11) para controlar a febre. 2. Efeitos locais: pontos locais para tratamento da dor, ou ainda a aplicação de pontos regionais para alívio de sintomas apresentados por algum órgão que se localiza em determinada região. 3. Efeitos à distância: por exemplo, aplicação no Zusanli (E36), localizado na perna, para tratar doenças do aparelho digestório. A fisiologia energética chinesa define os sistemas primários de energia em interação no organismo comparando-os às funções dos agentes do governo, na administração do Estado. Obtém-se dessa forma um paradigma para a identificação das funções do organismo mediante o princípio de correspondências.

Humaniversidade Holística

5

Os 5 Elementos
Utilização prática dos princípios comuns que regem o homem e a natureza. Cada elemento tem correspondência com dois ou mais meridianos, como veremos a seguir.

Elemento Fogo (Ministerial)
Caracteriza-se pela energia de reserva para os demais meridianos. CIRCULAÇÃO – SEXO Representa uma função reguladora da sexualidade e das secreções sexuais internas e externas; atua sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais. Relaciona-se com a atividade parassimpática e com o transporte de hormônios, enzimas e produtos do metabolismo intermediário através da circulação sangüínea. Atua sobre axilas inchadas, câimbras, peito inchado, sensação geral de melancolia. Denominado Porta da Vida, é o Embaixador da Felicidade e da Alegria. TRIPLO – AQUECEDOR Representa uma função reguladora do equilíbrio térmico: é responsável pela produção do calor animal resultante da transformação energética dos alimentos. Relaciona-se com a circulação e as seguintes etapas do processo metabólico. Respiração; Digestão: auxilia a digestão do Intestino Delgado e conduz os produtos do processo digestivo para os Pulmões; Sistema Gênito-Urinário: responsável pela excreção dos detritos.

Elemento Fogo (Imperial)
Caracteriza o calor psíquico e emoções superiores. CORAÇÃO Faz circular os produtos do metabolismo. O meridiano comanda a função cardíaca. Age sobre a temperatura do corpo e uma parte do psiquismo: a coragem moral. Atua sobre a secura na boca e garganta, dor ou frio no braço esquerdo (dor típica de ataque cardíaco). INTESTINO DELGADO Órgão de eliminação e de transformação de energia dos alimentos. O meridiano atua sobre o intestino delgado e sua função de absorção dos alimentos transformados no estômago. Relaciona-se à compreensão dos princípios superiores e à nutrição espiritual (separa o puro do impuro). Atua na surdez, olhos amarelados, dor no cotovelo, na nuca, inchações no rosto.

Elemento Terra
Caracteriza o desenvolvimento físico do corpo: o intelecto. BAÇO – PÂNCREAS Retém energia de reserva. O meridiano atua sobre a função combinada dos órgãos: o baço regula o sangue e o pâncreas regula as reservas de glicogênio (depositado no fígado) através da secreção de insulina. Age sobre o desenvolvimento mental, moral e intelectual; sobre o sistema genital e seu psiquismo. Atua nos enjôos, soluços, indigestão, diarréias, indisposição geral. Age também nas moléstias da parte central do corpo. Dores produzidas por gases. ESTÔMAGO Recebe alimentos e os prepara para o metabolismo. O meridiano atua sobre o estômago e o duodeno nas suas funções digestivas transformadoras do alimento: relaciona-se à digestão física, mental e psíquica (a habilidade de digerir a vida); atua nas dores de cabeça, calafrios e flatulências. Atua nas moléstias da parte frontal do tórax.
Humaniversidade Holística 6

Elemento Metal
Caracteriza os produtos da terra; o ar e a energia prânica. PULMÃO Recebe o oxigênio para o metabolismo; é um órgão de reserva de energia vital. O meridiano atua sobre os pulmões e as vias respiratórias na sua função de absorção e eliminação de substâncias gasosas; estimulado, age sobre todas as deficiências respiratórias. INTESTINO GROSSO Expele o desnecessário para o metabolismo; órgão de eliminação afeta toda eliminação, através do corpo (pele, muco, etc). O meridiano atua sobre o intestino grosso e suas funções de absorção líquida e eliminação de resíduos pesados: atua nas moléstias da parte superior do corpo.

Elemento Água
Condutor básico, ou químico, da vida; é a fonte da existência da vida. RINS Órgão de energia ancestral de reserva expele os sub-produtos do metabolismo. O meridiano atua sobre os rins e as glândulas supra-renais, contribuindo para a purificação do sangue e para a regulação de todos os líquidos do corpo. Relaciona-se diretamente com a energia sexual e problemas genitais, apetite sexual, medo, insegurança, determinação, coragem. BEXIGA Órgão de eliminação de toxinas líquidas e emoções negativas (Yin). O meridiano comanda toda a função eliminadora renal, e atua diretamente sobre o psiquismo; regula as inconstâncias de caráter causadas por doenças prolongadas. Ação para olhos doloridos, hemorróidas, rupturas, dedos dos pés duros, dores nas articulações e dores de cabeça. Atua nas moléstias das costas.

Elemento Madeira
Tem como característica a essência da vida, do crescimento. FÍGADO É o centro do metabolismo. Ele coordena e determina o ritmo de atividade dos demais órgãos do corpo. É um órgão de eliminação de toxinas e resíduos em todos os níveis: físico, mental e psíquico. O meridiano comanda as múltiplas funções do fígado, especialmente as relacionadas com o metabolismo, a sexualidade, a musculatura e a acuidade. Age sobre as dores no fígado e estômago. Atua nas moléstias da parte inferior do corpo. VESÍCULA BILIAR Comanda a função biliar total: sistema excretor e secretor, intra e extra hepático; é um órgão de eliminação. É denominado “o meridiano dos hipocondríacos”. É indicado no tratamento das doenças psicossomáticas; age sobre a coragem e o espírito de determinação, sobre as dores nos olhos, dificuldades de audição, tonturas, depressão, enxaquecas.

Os Ciclos da Geração e da Dominância
Ilustrando a organização cíclica do universo, esta teoria estabelece entre os elementos uma relação dinâmica onde o equilíbrio harmônico está submisso a duas leis antagônicas e complementares: a lei da produção, pela qual cada elemento gera um outro e o alimenta; e a lei da dominância segundo a qual cada elemento inibe o outro, numa ordem invariável. Os elementos fornecem energia uns aos outros constituindo o Ciclo da Geração. Essa geração sucessiva e incessante é equilibrada pelo Ciclo da Dominância – uma relação de inibição entre os elementos que freia o crescimento ilimitado e equilibra a constituição do universo.

Humaniversidade Holística

7

CICLO DA GERAÇÃO MADEIRA cria o FOGO (combustão) FOGO cria a TERRA (cinzas) TERRA cria o METAL (gera) METAL cria a ÁGUA (funde-se) ÁGUA cria a MADEIRA (nutre) E E E E E

CICLO DA DOMINÂNCIA destrói a TERRA (penetra) destrói o METAL (funde) destrói a ÁGUA (absorve) destrói a MADEIRA (corta) destrói o FOGO (extingue)

Os Elementos e os Órgãos
Relacionando os cinco elementos com suas correspondências orgânicas teremos cinco pares de órgãos, cada par representado a nível mental ou de consciência, segundo as características próprias de seu elemento.

ELEMENTO MADEIRA FOGO TERRA METAL ÁGUA Fígado Coração

YIN

YANG Vesícula Biliar Intestino Delgado Estômago Intestino Grosso Bexiga

Baço-Pâncreas Pulmões Rins

As duas funções totalizadoras Circulação – Sexo/Pericárdio e Triplo – Aquecedor foram omitidas por não serem propriamente órgãos. Ambas pertencem ao elemento FOGO. Como cada elemento compreende um reino particular relacionado a fenômenos humanos e naturais, a ação excessiva ou deficiente de qualquer atributo de um elemento sobre o organismo resultará no desequilíbrio da energia do órgão correspondente. Essas relações permitem avaliar a condição do órgão no que diz respeito às suas funções nos planos orgânico, emocional, mental, psíquico, etc e ainda favorecem o estabelecimento de planos terapêuticos visando o reestabelecimento da harmonia energética do órgão afetado.

A aplicação terapêutica da Lei dos Cinco Elementos permite o tratamento dos órgãos segundo as normas de geração e dominância (ciclos da geração e da dominância). Assim a tonificação do Fígado (Madeira) produzirá igualmente a tonificação do Coração (Fogo) e, opostamente, a sedação do Baço – Pâncreas (Terra). Estes recursos terapêuticos são comumente utilizados na acupuntura.O quadro das correspondências proporciona dados para o diagnóstico e o tratamento dos órgãos de forma extremamente ampla. Como a Teoria dos Cinco Elementos reflete o ritmo essencialmente mutante da natureza, a classificação esquemática seguinte não deve ser entendida em termos absolutos, mas preferencialmente, como tendências ou dados referenciais.

Humaniversidade Holística

8

Quadros: Algumas das principais correspondências dos Cinco Elementos

MADEIRA
Estação Direção Cor Sabor Odor Fator Climático Fase da vida Número Planeta Yin-Yang Animais Animais Dom. Grãos Sistemas Yin Espírito (Hum) Nº Nascimento F Sistemas Yang Nº Nascimento VB Órgão dos sent. Tecidos Sentimento Temperamento Negativo Temperamento Positivo Sons e Expressão Atitude Líquido / Humor Primavera Leste Verde Azedo Rançoso Vento Nascimento 8 Júpiter Yang Mínimo Peixe Ovelha Trigo Fígado (Gan) Alma etérea Final 4 Ves. Biliar (Dan) Final 5 Olhos Tendões Fúria / Raiva Descontente Descontrolado Passivo Sereno Grito Controle Lágrimas

Humaniversidade Holística

9

FOGO
stação Direção Cor Sabor Odor Fator Climático Fase da vida Número Planeta Yin-Yang Animais Animais Dom. Grãos Sistemas Yin Espírito (Xem) Nº Nascimento C Sistemas Yang Nº Nascimento ID Órgão dos sent. Tecidos Sentimento Verão Sul Vermelho Amargo Acre Calor Crescimento 7 Marte Yang máximo Pássaros Ave Feijão Coração (Xin) Mente Consciente Final 6 Int.Delg. (Xiaochang) Final 7 Língua Vasos Alegria

ÁGUA
Estação Direção Cor Sabor Odor Fator Climático Fase da vida Número Planeta Yin-Yang Animais Animais Dom. Grãos Sistemas Yin Espírito (Zhi) Nº Nascimento R Sistemas Yang Nº Nascimento B Órgão dos sent. Tecidos Sentimento Temperamento Negativo Temperamento Positivo Sons e Expressão Atitude Líquido / Humor Inverno Norte Preto Salgado Pútrico Frio Estoque Velhice 6 Mercúrio Yin máximo Com conchas Porco Milhete Rim (Shen) Força de vontade Final 2 Bexiga (Panaauang) Final 3 Ouvido Ossos Medo Medroso Covarde Confiante Corajoso Gemido tremor Urina

Temperamento Negativo Emotivo Ansioso Temperamento Feliz Positivo Bem humorado Sons e Expressão Riso Atitude Líquido / Humor Agitação Suor

Humaniversidade Holística

10

TERRA
Estação Direção Cor Sabor Odor Fator Climático Fase da vida Número Planeta Yin-Yang Animais Animais Dom. Grãos Sistemas Yin Espírito (Yi) Nº Nascimento BP Sistemas Yang Nº Nascimento E Órgão dos sent. Tecidos Sentimento Temperamento Negativo Temperamento Positivo Sons e Expressão Atitude Líquido / Suor Entre todas Alto verão Centro Amarelo Doce Perfumado Umidade Transformação Puberdade 5 Saturno Centro Homem Boi Arroz Baço (Pi) Pensamento Final 8 Estômago (Wei) Final 9 Boca Músculos Preocupação Reflexão Obcecado Desconfiado Compreensivo Perceptivo Cantoria Arroto Saliva

METAL
Estação Direção Cor Sabor Odor Fator Climático Fase da vida Número Planeta Yin-Yang Animais Animais Dom. Grãos Sistemas Yin Espírito (Pó) Nº Nascimento P Sistemas Yang Nº Nascimento IG Órgão dos sent. Tecidos Sentimento Temperamento Negativo Temperamento Positivo Sons e Expressão Atitude Líquido / Humor Outono Oeste Branco Picante Carnoso Secura Colheita 9 Vênus Yin mínimo Mamíferos Cachorro Cânhamo Pulmão (Fei) Alma Corporea Final 0 Int.Grosso (Dachang) Final 1 Nariz Pele, Pêlos Tristeza Mágoa Angustiado Intolerante Tranqüilo Seguro Choro tosse Muco

Humaniversidade Holística

11

Quadros: Algumas das principais correspondências dos Cinco Elementos
ATRIBUTOS Estação Direção Cor Sabor Odor Fator Climático Fase da vida Ações Esforço Número Planeta Yin-Yang Animais Animais Dom. Grãos Energia Dinâmica Órgãos (YIN) Vísceras (YANG) Sistemas Yin Espírito (Hum) Nascimento F Nº Sistemas Yang MADEIRA Primavera Leste Verde Azedo Rançoso Vento Nascimento Germinar Ocular FOGO Verão Sul Vermelho Amargo Acre Calor Crescimento Crescer Caminhar TERRA Entre todas Alto verão Centro Amarelo Doce Perfumado Umidade Transformação Puberdade Fartar Sentado METAL Outono Oeste Branco Picante Carnoso Secura Colheita Amadurecer Deitado ÁGUA Inverno Norte Preto Salgado Pútrico Frio Estoque Velhice Deteriorar De pé

8
Júpiter Yang Mínimo Peixe Ovelha Trigo Sangue Fígado Ves. Biliar Fígado (Gan) Alma etérea Final 4 Ves. Biliar (Dan) Marte

7

5
Saturno Centro Homem Boi Arroz Energia física Baço Pâncreas Estômago Baço (Pi) Pensamento Final 8 Estômago (Wei)

9
Vênus Yin mínimo Mamíferos Cachorro Cânhamo Energia vital Pulmões Int. Grosso Pulmão (Fei) Alma Corporea Final 0 Int.Grosso (Dachang)

6
Mercúrio Yin máximo Com conchas Porco Milhete Vontade Rins Bexiga Rim (Shen) Força de vontade Final 2 Bexiga (Panaauang)

Yang máximo Pássaros Ave Feijão Energia psíquica Coração Int. Delgado Coração (Xin)Mente Consciente Final 6 Int.Delg. (Xiaochang)

Nascimento VB Nº Plano Mental

Final 5 F- planificação; criação VB- julgamento; decisão Olhos / Visão Tendões Músculos Fúria / Raiva Descontente Descontrolado Insatisfeito, Agressivo Furioso,Irado Trabalhador Passivo Sereno Grito Controle Lágrimas Unhas

Final 7 C- sabedoria; regência ID- separação (puro do impuro) Língua / Fala Vasos sanguíneos

Final 9 BP Desenv. Intelectual E- digestão (física e mental) Boca / Paladar Tec. conjuntivo e estrutura física Preocupação Reflexão Obcecado Desconfiado

Final 1 P-Controle do KI: ordem IG-eliminação mudanças Nariz / Olfato Pele, Pêlos

Final 3 R-controle da água; movimento B-eliminação

Órgão dos sentidos Nutre os Tecidos

Ouvido / Audição Ossos

Sentimento Temperamento Negativo

Alegria Emotivo Eufórico Ansioso

Tristeza Mágoa Melancólico Angustiado Intolerante Ansioso Simples Tranqüilo Seguro Choro Tosse Muco Pêlos da pele

Medo Medroso Covarde Desanimado

Personalidade Temperamento Positivo Sons e Expressão Atitude Líquido, Humor Deve-se Observar

Ativo Feliz Bem humorado

Calmo Compreensivo Perceptivo Cantoria Arroto Saliva Lábios

Movimentado Confiante Corajoso Gemido Tremor Urina Cabelos

Riso Agitação Suor Tez

Humaniversidade Holística

12

KI Grande Circulação de Energia
O Ciclo De Captação de energia concentra-se no período que vai de um pouco antes do nascer do sol até um pouco antes do meio do dia. Pertencem a esse ciclo o Pulmão, Intestino Grosso, Estômago e Baço - Pâncreas, que estão ligados às fontes de manutenção da energia respiratória e alimentar. É importante neste ciclo nos "limparmos" através das excreções e expiração, deixando assim o corpo livre e sensível para nos "alimentarmos" através do ar, de alimentos energéticos, e não ingerirmos substancias tóxicas de nenhuma espécie. Neste período estamos em conexão com a energia macro-cósmica e ficamos sensíveis e intuitivos. O Ciclo De Assimilação de energia começa um pouco antes do meio do dia e termina ao entardecer, vemos aí o Coração, Intestino Delgado, Bexiga e Rim, que nutrem, circulam e filtram o sangue, fortalecendo a substancia humana, ressaltando nossa inteligência e vitalidade. O Ciclo De Utilização da energia vai do entardecer até pouco antes do amanhecer, vemos aí Circulação-Sexo, Triplo Aquecedor, Vesícula Biliar e Fígado, que protegem, selecionam, conservam e transformam todas as substâncias do corpo. O supra-sensível, que é a consciência de existir como ser humano, e que durante o dia interage com o corpo físico, neste período se desliga para que o corpo se recicle quanto matéria organizada. Na grande circulação de energia a cada 2 horas a energia predomina em um determinado meridiano. Em 4 horas, a energia flui por um par de meridianos acoplados, um Yin e outro Yang. O conjunto de quatro meridianos formam um ciclo de 8 horas. Período da manhã, ciclo de capacitação; período da tarde, assimilação; noite, utilização.

1º Ciclo Manhã/Capacitação: Das 03 h às 05 h – P. Das 05 h às 07 h – IG. Das 07 h às 09 h – E. Das 09 h às 11 h – BP

2º Ciclo Tarde/Assimilação: Das 11 h às 13 h – C. Das 13 h às 15 h – ID. Das 15 h às 17 h – B. Das 17 h às 19 h - R.

3º Ciclo Noite/Utilização: Das 19 h às 21 h – CS. Das 21 h às 23 h – TA. Das 23 h às 01 h – VB. Das 01 h às 03 h – F.

Tronco Mão Mão Cabeça Cabeça Pé Pé Tronco

1º Ciclo (Captação) P IG E BP Frente

2º Ciclo (Assimilação) C ID B R Trás

3º Ciclo (Utilização) CS TA VB F Meio

Yin (Braço) Yang (Braço) Yang (Perna) Yin (Perna)

Relógio Cósmico
Cada meridiano integrante da Grande Circulação apresenta duas horas de máxima atividade diária, período em que o órgão correspondente se mostra mais propenso a manifestar sua condição de equilíbrio ou desequilíbrio. Essas duas horas de maior atividade funcional representam o melhor horário para atuar sobre o meridiano e respectivo órgão para sedá-lo. As duas horas seguintes, são adequadas à tonificação. Cada órgão tem por outro lado, um período de atividade mínima que coincide com o horário de atividade máxima do órgão que lhe está em oposição de 12 horas no Relógio Cósmico. Nesse período de repouso o órgão pode manifestar suas disfunções mascaradas por sintomas característicos do órgão oposto.
Humaniversidade Holística 13

Essa relação permite a aplicação (especialmente na acupuntura) da Lei do Meio-Dia/ Meia-Noite: o estímulo – sedação ou tonificação – de um órgão no seu período de máxima atividade acarreta um efeito contrário sobre o órgão que se acha em oposição horária.

A Pequena Circulação de Energia KI
A constituição do feto, que possibilitará a vivência de uma alma, se dá num processo de unificação de forças; Yin (da mãe) e Yang (do pai) através da opção do casal em originar uma nova vida no aspecto físico-material pela cópula e fecundação, somada à opção essencial da mãe, através do seu profundo desejo de gerar. O sêmen do pai traz a possibilidade da formação do invólucro que abrigará a vida, é uma energia YANG, centrípeta, num movimento de densificação. A mãe dá a possibilidade da vida vir abrigar-se nessa matéria criada e em processo de evolução dentro do seu corpo, num movimento YIN de transformação, centrífugo, de abertura e recepção. A unificação dessas duas forças origina os dois meridianos que formam a pequena circulação de energia: o Vaso da Concepção - o aspecto feminino - e o Vaso Governador - o aspecto masculino. Esse sistema catalisa em nós a fonte de energia ancestral e potencializa o microcosmo homem.

Esperma
Movimento YANG

Óvulo
Movimento YIN

Humaniversidade Holística

14

O Vaso de Concepção (VC) e o Vaso Governador (VG) também chamado Sistema Nervoso (SN) juntamente com os meridianos do Triplo Aquecedor e Circulação-Sexo, que fazem parte da Grande Circulação de Energia, têm uma função abrangente na totalidade do homem nos seus caracteres físico, anímico e espiritual, estão ligados ao sistema nervoso, ao sistema endócrino e aos grandes centros de energia (chakras). A Pequena Circulação de Energia forma um circuito fechado em si: a energia sobe a nível subcutâneo partindo do ponto entre o ânus e a área genital (VC 1) e vai pela linha média anterior até a boca, formando o segmento do Vaso da Concepção.

Vaso da Concepção (VC)

Da boca, a energia desce internamente pelo corpo e sai abaixo do cóccix (VG 1) onde passa a subir a nível subcutâneo pela coluna vertebral atingindo a cabeça até a parte superior da boca; este é o segmento do Vaso Governador e daí desce internamente pelo corpo e atinge o ponto inicial.

Vaso Governador (VG)

Como estão na linha média do corpo esses meridianos são ímpares e de acordo com a região dos seus pontos, o estímulo nesses, atua nos chakras e nos gânglios nervosos da região correspondente. Como a corrente energética forma um circuito cíclico, independe por onde começamos o estudo. Os chineses taoístas, com a visão poética inerente a sua filosofia, considerando que a vida terrena tem o seu marco inicial e derradeiro com a respiração, fixaram o Pulmão como referência inicial.

Humaniversidade Holística

15

Localização dos Pontos
O resultado terapêutico na Acupuntura depende muito da precisão da aplicação. Assim, há várias maneiras de localizar com precisão os pontos. As mais utilizadas baseiam-se em: a) Medição com base nos dedos (as polegadas do corpo) do paciente. A unidade de mensuração se baseia na distância interfalangiana média do paciente (polegada); mas esse método não é muito prático. Há outros mais eficientes. As polegadas são também conhecidas pela filosofia oriental como Tsu´en ou Cun. b) Sistema de medição do terapeuta. Assim, em pessoas normolíneas, o comprimento que vai da articulação interfalangiana média do dedo indicador ao dedo mínimo tem mais ou menos 3 polegadas. O comprimento entre as articulações interfalangianas distais do indicador ao dedo anular tem 2 polegadas e, entre o indicador e o dedo médio, 1,5 polegada; a articulação distal do dedo polegar mede 1 polegada. Esse método não é muito preciso, podendo, no entanto, ser utilizado como um procedimento auxiliar.

Pontos de Comando
Todos os pontos correspondentes a um meridiano exercem uma maior ou menor ação sobre o órgão ou função correspondente. Cada meridiano possui sete pontos importantes, cuja ação é específica com respeito ao funcionamento do órgão com o qual está relacionado. São os seguintes: Pontos de Tonificação - Abreviatura: PT Usados para aumentar a quantidade de energia no Meridiano. A excitação deste ponto provoca a excitação do órgão ou a função relacionada com o Meridiano. Mas deve-se entender que esse efeito estimulativo só pode ser exercido se o órgão se encontrar em nível energético inferior ao normal. Deve-se entender que pelo simples fato de excitar o ponto não criamos energia. A tonificação é feita quando trazemos energia de outro Meridiano. Portanto, a condição indispensável para uma tonificação de energia é que haja energia a mais em outros meridianos. Vemos então que, ao tonificarmos um meridiano com pouca energia, trazemos a energia de um outro que estava com excesso e conseguimos o equilíbrio energético. O melhor momento para tonificar um meridiano é o final de seu horário de maior atividade (horário do meridiano seguinte). A punção dos pontos de tonificação deve ser feita de forma bilateral, com pressão alternada. Pontos de Sedação - Abreviatura: PS Usados para diminuir a quantidade de energia do Meridiano. A energia dispersada pelo ato de sedar não se perde, simplesmente se desloca, indo incorporar-se com a energia de um Meridiano em falta. Sedar um determinado Meridiano pode ser uma boa técnica para tonificar outros. O melhor momento para sedar um Meridiano corresponde às horas de sua máxima atividade. Pontos Fontes - Abreviatura: PF Ponto ambivalente, usado como complemento de uma tonificação ou de uma sedação da energia do Meridiano. Portanto, este ponto deve ser usado em conexão com o Meridiano acoplado (Pulmão – Intestino Grosso – Fígado – Vesícula Biliar – etc.). Muitos autores aconselham utilizar o ponto fonte de maneira sistemática quando tonifica ou seda; em ambos os casos se reforça o ato.
Humaniversidade Holística 16

Ponto Geki - Abreviatura: PG Ponto japonês usado para sintomas agudos. Tem como efeito geral sedar. Ponto Horário - Abreviatura: PH Ponto a ser usado no intervalo de tempo correspondente à maior energia do Meridiano. Ponto de tratamento. Ponto Lo - Abreviatura: PLo Ponto de facilitação na regulação dos meridianos acoplados. Quando usado em conjunto com o ponto fonte do acoplado permite o equilíbrio do par. Sedar ponto Lo do meridiano com excesso e tonificar o ponto fonte do meridiano em falta. Ponto de Assentamento - Abreviatura: PA O ponto de assentamento se encontra fora do trajeto do Meridiano. Está localizado sobre o Meridiano da Bexiga. A utilização deste ponto pode ser feita em tonificação ou sedação, é de grande utilidade em sintomas crônicos. Tem como efeito geral tonificar. Os Pontos Associados são classicamente utilizados para a sedação, e os Pontos de Alarme, situados na parte da frente do corpo, para a tonificação. Sendo as costas de natureza Yang, e o tórax e hara de natureza Yin, em geral o shiatsu nas costas apresenta uma característica mais sedativa, e no hara mais tonificante.

Humaniversidade Holística

17

Pontos de Alarme - Abreviatura: PA São utilizados para verificar a intensidade de energia do meridiano. Estão localizados sobre os órgãos com os quais estão relacionados. Se na observação do ponto o sentirmos duro, quente e dolorido superficialmente, isto indica excesso de energia (Yang). Se for mole, frio e dolorido em profundidade há falta de energia (Yin). Os Pontos de Alarme localizam-se no tórax e no abdome. Tornam-se espontaneamente sensíveis quando as funções dos meridianos a eles relacionados apresentam alguma alteração. Não é necessário verificar todos os Pontos de Alarme – basta utilizar aqueles que sirvam para testar as observações colhidas nas formas de diagnóstico, típicas do zen shiatsu (zonas reflexas do hara e das costas, alongamentos dos meridianos).

Tabela de Localização dos Pontos de Alarme
F VB C ID CS CS CS TA TA TA TA BP E P IG R B F14 VB24 VC14 VC4 VC15 R11 CS1 VC5 VC7 VC12 VC17 F13 VC12 P1 E25 VB25 VC3 2 t na linha do mamilo, entre a 6ª e 7ª costelas 2 t na linha do mamilo, abaixo do F14 2 t abaixo do esterno 3 t abaixo do umbigo 1 t abaixo do apêndice xifóide e 1 t abaixo do esterno Na linha superior da sinfise púbica 0,5 cun lateral VC2 1 t lateral do mamilo, 3 t abaixo da axila, no 4º espaço intercostal 2 t abaixo do umbigo 1 t abaixo do umbigo 4 t acima do umbigo (Geral) (Geniturinário / Sexo) (Estômago)

1 cun lateral do 4º espaço intercostal ou lado do mamilo (Respirat.) 2 t na extremidade da 11ª costela 4 t acima do umbigo 1,5 t abaixo do meio da clavícula 2 t ao lado do umbigo 2 t na extremidade da 12ª costela 4 t abaixo do umbigo e 1 t acima do púbis (borda superior)

Humaniversidade Holística

18

Tabela de Principais Pontos CICLO DE CAPTAÇÃO P IG P1 E25 B13 B25 P9 IG4 P8 IG1 P6 IG7 P9 IG11 P5 IG2 P7 IG6 CICLO DE ASSIMILAÇÃO B R VC3 VB25 B28 B23 B64 R3 B66 R10 B63 R5 B67 R7 B65 R1 B58 R4 CICLO DE UTILIZAÇÃO CS TA CS1/R11/VC15 * B14 B22 CS7 TA4 CS8 TA6 CS4 TA7 CS9 TA3 CS7 TA10 CS6 TA5

P.Alarme P. Assentamento P.Fonte P.Horário P.Geki P. Tonificação P. Sedação Ponto Lo

E VC12 B21 E42 E36 E34 E41 E45 E40

BP F13 B20 BP3 BP3 BP8 BP2 BP5 BP4

P. Alarme P. Assentamento P. Fonte P. Horário P. Geki P. Tonificação P. Sedação Ponto Lo

C VC14 B15 C7 C8 C6 C9 C7 C5

ID VC4 B27 ID4 ID5 ID6 ID3 ID8 ID7

P. Alarme P. Assentamento P. Fonte P. Horário P. Geki P. Tonificação P. Sedação Ponto Lo

VB VB24 B19 VB40 VB41 VB36 VB43 VB38 VB37

F F14 B18 F3 F1 F6 F8 F2 F5

* TA = VC17 – respiratório VC5 – geral

VC12 - digestório VC7 – geniturinário

Humaniversidade Holística

19

Meridiano do Vaso Governador (Du-Mai DM) Sintomatologia
Du-Mai tem duas funções principais que são: • Governar e regular a energia de Yang do corpo; • Manter a resistência do corpo. Quando este meridiano apresenta algum problema, haverá espasmo e rigidez até com opistótono. Os sintomas principais são: dor nas costas; dor de cabeça; convulsão; epilepsia; comportamento maníaco; hemorróidas; hérnia; diurese; esterilidade.

Trajetória do Meridiano
Este meridiano tem seu início no períneo, passa ao lado do ânus chegando à extremidade do cóccix. Sobe, então, ao longo da coluna sacral, lombar, dorsal, cervical até atingir o crânio. O ramal superficial sobe pela linha vertical parietal frontal até o nariz, descendo, a seguir, pelo lado dorsal da boca. O ramo mais profundo entra no cérebro pela nuca, saindo pelo nariz. Há ainda outro ramal que sobe pelo períneo, passa por baixo do abdômen, ligando-se à bexiga e aos rins. Possui 28 pontos

Humaniversidade Holística

20

VG1 - Changquiang ( Chokyo ) Crescimento da força - Força Persistente Natureza: Ponto de Conexão do Vaso Governador Localização: no ponto médio entre o final do cóccix e o ânus Aplicação: agulhar, para cima, obliquamente, ,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: diarréia; hemorróidas; prolapso do anûs; espermatorréia; dor no cóccix. Ação: Regulariza os Vasos Governador e Diretor. Resolve a umidade-Calor. Acalma a Mente. VG2 - Yaoshu ( Yoyu ) Ponto de assentamento lombar - Ponto de Transporte da Parte Inferior das Costas Localização: na junção entre o osso sacro e o cóccix, no lado do hiato do sacro Aplicação: agulhar, para cima, obliquamente, 0,5-1 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: menstruação irregular, hemorróidas; dor no sacro e cóccix, espermatorréia; impotência. Ação: Extringue o Vento interior. Acalma os esparmos e convulsões. Fortalece a parte inferior das costas VG3 - Yaoyangquan ( Koshi no Yokan ) Barreira do Yang - Portão do Yang Lombar Localização: na linha central da espinha da coluna; no espaço entre o processo espinhal dos L4 e L5. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: lombalgia; impotência; espermatorréia; menstruação irregular; leucorréia; cólica intestinal; diarréia. Ação: Fortalece a parte inferior das costas. Tonifica o Yang. Fortalece as pernas. VG4- Mingmen (Meimon) Porta da vida ( porta da radiância ) - Portão da vida Localização: na linha central da espinha da coluna; no espaço entre as espinhas da segunda e da terceira vértebras lombares. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor de cabeça, zumbido, dor lombar, opistótono, espasmo das costas, hemorróidas, diarréia crônica. Ação: Tonifica o Yang do Rim (Shen). Nutre o Qi Original. Aquece o Portão de Vitalidade. Expele o Frio. Fortalece a parte inferior das costas. Beneficia a Essência (Jing). VG5 - Xuanshu ( Kensu ) Pilar suspenso Localização: na linha central da espinha no espaço entre a primeira e a segunda vértebras lombares Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor de barriga, diarréia, prolapso do ânus, dor lombar. VG6 - Jizhong ( Sekichu ) Metade das vértebras Localização: na linha central da coluna, entre o décimo primeiro e o décimo segundo processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun Indicações: icterícia e epilepsia VG7 - Zhongshu ( Chusu ) Pivô médio Localização: na linha central da coluna, entre o décimo e o décimo primeiro processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa 5-10 minutos Indicações: lombalgia, icterícia, febre, perturbações da visão. VG8 - Jinsuo ( Kinshuku ) Contração muscular - Espasmo do Tendão Localização: na linha central da coluna, entre o nono e o décimo processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa 10 minutos. Indicações: tontura, afasia, dor nas costas, gastralgia, epilepsia. Ação - Relaxa os tendões. Elimina o Vento interior. VG9 - Zhiyang ( Shiyo ) Chegada do yang - Alcançando o Yang Localização: na linha central da coluna, entre o sétimo e o oitavo processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa 10 minutos Indicações: tosse, dispnéia, epigastralgia, borborigmo, icterícia, dor nas costas, fraqueza.
Humaniversidade Holística 21

Ação: Regulariza o Fígado (Gan) e a Bexiga (Pangguang). Move o Qi. Abre o Tórax e o diafragma. Resolve a Umidade-Calor. VG10 - Lingtai ( Reidai ) Terraço do espírito Localização: na linha central da coluna, entre o sexto e o sétimo processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: moxa 10-15 minutos. Indicações: gripe, tosse, asma, bronquite, dor nas costas, furunculose. VG11 - Shendao ( Shindo ) Rota divina - Caminho da Mente Localização: na linha central da coluna, entre o quinto e o sexto processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: moxa 10-15 minutos. Indicações: falta de memória, tosse, convulsão, dor e rigidez nas costas, ansiedade. Ação: Regulariza o Coração (Xin). Acalma a Mente. VG12 - Shenzhu ( Shinchu ) Coluna do corpo - Pilar Corpóreo Localização: na linha central da coluna, entre o terceiro e o quarto processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: agulhar 0,3-1 cun; moxa 10-15 minutos Indicações: epilepsia, insônia, dor e rigidez nas costas, epistaxe, bronquite, tuberculose. Ação: Elimina o Vento interior. Acalma os Espasmos. Tonifica o Qi do Pulmão (Fei). Fortalece o Corpo. VG13 - Taodao ( Todo ) Rota da mutação - Caminho do Forno Natureza: Ponto de Encontro do Vaso Governador e da Bexiga (Pangguang) Localização: na linha central da coluna, entre o primeiro e o segundo processo espinhoso das vértebras dorsais. Aplicação: agulhar 0,3-1 cun; moxa 10-15 minutos. Indicações: dor e rigidez nas costas, dor de cabeça, malária, tuberculose, febre, epilepsia. Ação: Elimina o Calor. Liberta o Exterior. Regulariza o Yang Mínimo. VG14 - Dazhui ( Daitsui ) Grande vértebra - Grande Vértebra Natureza: Ponto de Encontro Vaso Governador, Bexiga (Panggang), Vesícula Biliar (Dan) e Estômago (Wei) Localização: no ponto médio entre os processos espinhosos, sétima vértebra cervical e primeira vértebra dorsal. Aplicação: agulhar 0,3-1 cun; moxa 10-15 minutos. Indicações: febre, malária, tosse, dor e rigidez na nuca e costas, asma, gripe. Ação: Elimina o Calor. Liberta o Exterior. Expele o Vento. Regulariza o Qi Nutritivo e Defensivo. Desobstrui a Mente. Tonifica o Yang. VG15 - Yamen ( Amon ) Porta do mutismo - Portão da Mudez Natureza - Ponto do Vaso Yang de Conexão Localização: na linha central da nuca, no ligamento intra-espinhoso da primeira e segunda vértebras cervicais; na borda superior do processo espinhoso da segunda vértebra cervical. Aplicação: agulhar para baixo, obliquamente, 0,5 cun; cuidado para não penetrar na coluna. Indicações: dor de cabeça, dor e rigidez na nuca, dificuldade de falar, língua rígida, convulsão e opistótono, esquizofrenia, comportamento maníaco, neurose. Ação - Desobstrui a Mente. Estimula a fala. VG16 - Fengfu ( Fufu ) Oficina do vento - Palácio do Vento Natureza: Ponto do Vaso Yang de Conexão. Ponto Mar da Medula. Localização: na linha centro-vertical do occipital, na fossa inferior da protuberância ocipital. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-0,8 cun. Indicações: dor de cabeça, occipitalgia, rigidez na nuca, comportamento maníaco, tontura, afasia, apoplexia. Ação: Elimina o vento. Desobstrui a Mente. Beneficia o cérebro. VG17 - Naohu ( Noko ) Porta do cérebro - Janela do Cérebro Natureza: Ponto de Encontro do Vaso Governador e da bexiga (Pangguang) Localização: 1,5 cun acima do ponto DM16, na borda superior da protuberância occipital. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-0,8 cun. Indicações: dor e rigidez na nuca, occipitalgia, tontura, epilepsia, perturbação da visão.
Humaniversidade Holística 22

Ação: Elimina o vento. Beneficia o cérebro. Desobstrui a Mente. VG18 - Qiangjian ( Kyokan ) Local da força Localização: 1,5 cun acima do ponto DM17, no ponto médio entre DM17 e DM19. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-0,8 cun. Indicações: dor e rigidez na nuca, occipitalgia, tontura, epilepsia, perturbação da visão. VG19 - Houding ( Cocho ) Eminência posterior da cabeça - Vértice Posterior Localização: 1,5 cun atrás do ponto DM20. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-1 cun Indicações: dor de cabeça ( parietal ), enxaqueca, rigidez na nuca, insônia, esquizofrenia, epilepsia. Ação: Acalma a Mente. VG20 - Baihui ( Hyakue ) Cem reuniões - Cem Encontros Natureza: Ponto de Encontro de todos os Meridianos Yang. Ponto Mar da Medula. Localização: na linha centro-vertical da cabeça; 7 cun acima da borda posterior do cabelo; 5 cun atrás da margem anterior do cabelo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun para trás. Indicações: dor de cabeça ( parietal ), convulsão infantil, palpitação, AVC, falta de memória, hemorróidas, prolapso do ânus, prolapso do útero, esquizofrenia, comportamento maníaco, epilepsia. Ação: Desobstrui a Mente. Eleva o espírito. Tonifica o Yang. Fortalece a função ascendente do Baço (Pi). Elimina o Vento interior. Promove a ressuscitação. VG21 - Qianding ( Zencho ) Eminência anterior Localização: 1,5 cun antes do ponto VG20, na linha central vertical da cabeça. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun para trás. Indicações: dor de cabeça ( parietal ), tontura, coriza, entupimento nasal, convulsão epilepsia. VG22 - Xinhui ( Shine ) Reunião do frontal Localização: 3 cun antes do ponto VG20. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun para trás. Indicações: dor de cabeça, obstrução nasal, epistaxe, convulsão infantil, epilepsia. VG23 - Shangxing ( Joseí ) Estrela superior - Estrela Superior Localização: na linha central vertical da cabeça, 1 cun atrás da margem do cabelo, 1 cun na frente do ponto VG22. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun para trás. Indicações: dor de cabeça, tontura, obstrução nasal, coriza, epistaxe, problemas nos olhos. Ação: Abre o Nariz VG24 - Shengting ( Sbintei ) Palácio divino - Pátio da Mente Natureza: Ponto de Encontro do Vaso Governador e do Estômago (Wei) Localização: 0,5 cun na frente do ponto VG23. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun para trás. Indicações: dor de cabeça ( frontal ), tontura e vertigem, rinite, ansiedade, insônia, palpitação, problemas nos olhos, epilepsia, opistótono. Ação: Acalma a Mente VG25 - Suliao ( Soryo ) Agulheiro simples Localização: na ponta do nariz. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,1-0,3 cun. Indicações: rosácea de nariz, obstrução nasal, epistaxe, rinite. VG26 - Renzhong ( Suiko ) Dreno para a água - Meio da Pessoa Localização: na linha centro-vertical, um terço da distância entre o lábio e o nariz. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,1-0,3 cun. Indicações: desmaios, coma, lombalgia, paralisia facial, distúrbio mental. Ação: Promove a ressuscitação. Beneficia a coluna lombar.

Humaniversidade Holística

23

VG27 - Duiduan ( Datan ) Borda superior do lábio Localização: no meio ponto do lábio superior, na junção entre a mucosa e a derme. Aplicação: agulhar, 0,1-0,3 cun para cima. Indicações: gengivite, epistaxe, mau hálito. VG28 - Yinjiao ( Ginko ) Cruzamento das gengivas Localização: no lado inferior do lábio superior, no meio ponto entre a mucosa do lábio e a gengiva. Aplicação: agulhar para sangrar uma a duas gotas. Indicações: gengivite, hemorróidas, comportamento maníaco.

Humaniversidade Holística

24

Humaniversidade Holística

25

Meridiano da Vaso Concepção (Ren-Mai RM ) Sintomatologia
Em chinês, “Ren” significa nascer e criar. Este meridiano liga-se a todos os meridianos de Yin. Por isso, chama-se “O mar dos meridianos de Yin”. O desequilíbrio da energia deste meridiano se evidenciará no homem sob forma de hérnia e cólicas abdominais, e na mulher como problemas nos órgãos genitais, leucorréia e esterilidade. Além desses, há ainda outros tipos de problemas tais como: distúrbios de menstruação, impotência, epilepsia, espermatorréia, infecção na uretra, aborto. Os pontos do Ren-Mai são usados para tratamentos gastrintestinais, pulmonares, e de garganta etc.

Trajetória do Meridiano
Este meridiano começa na cavidade da pélvis, sai pelo períneo, passa pelo órgão genital externo, na altura da sínfise púbica. Corre ao longo da linha central do abdômen, tórax e pescoço, continuando até atingir a região mandibular, ao redor da boca ( lábios ). Possui um ramal que, subindo pelo lado da boca, liga-se aos olhos. Possui 24 pontos

Humaniversidade Holística

26

VC1 - Huidyin ( Ein ) Reunião do Yin - Encontro do Yin Natureza: Ponto de Início dos Vasos Diretor, Penetrador e Governador. Ponto de Conexão do Vaso Diretor. Localização: na linha central do períneo; nos homens fica no meio ponto entre o ânus e o escroto, enquanto que nas mulheres se localiza entre o ânus e a vagina. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 5-10 minutos. Indicações: hemorróidas, uretrite, distúrbios de menstruação, espermatorréia, coma. Ação: Nutre o Yin. Promove a ressuscitação. Resolve a Umidade-Calor. Beneficia a Essência (Jing). VC2 - Qugu ( Kyokkotsu ) Osso curvo Localização: na borda superior da sínfise púbica, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, 0,6-2 cun; moxa 10 minutos. Indicações: impotência, espermatorréia, menstruação irregular, leucorréia, cólica de menstruação, inflamação dos órgãos da pélvis, distúrbios de micção, enurese noturna. VC3 - Zhongji ( Chukyoku ) Zênite do meio - Extremidade Média Natureza: Ponto de Coleta Frontal da Bexiga (Pangguang). Ponto de Encontro do Vaso Diretor, Baço (Pi), Fígado (Gan) e Rim (Shen) Ponto Mu= ALARME da bexiga Localização: na linha central do abdômen, 1 cun (um quinto da distância entre o umbigo e a sínfise púbica) do ponto VC2. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5, acima da fáscia abdominal. Indicações: impotência, espermatorréia, menstruação irregular, amenorréia, cólica de menstruação, inflamação dos órgãos da pélvis, distúrbios de micção, enurese noturna, doenças da bexiga. Ação: Resolve a Umidade-Calor. Promove a função da Bexiga (Pangguang) de transformação do Qi.Elimina o Calor. VC4 - Guanyuan ( Kangen ) Origem da barreira - Portão do Qi Original Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Intestino Delgado (Xiaochang). Ponto de Encontro do Vaso Diretor, Baço (Pi), Fígado (Gan) e Rim (Shen) Ponto Mu = ALARME de intestino delgado Localização: 3 cun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun acima da fáscia abdominal. Indicações: impotência, distúrbio de menstruação, espermatorréia, enurese noturna, problemas dos órgãos da pélvis, problemas do intestino delgado dor no abdômen, diarréia. Ação: Nutre o Sangue (Xue) e o Yin. Fortalece o Yang. Regulariza o útero. Beneficia o Qi Original Tonifica o Rim (Shen). Acalma a Mente. Fixa a Alma Etérea. VC5 - Shimen ( Sekimon ) Porta das pedras - Porta de Pedra Natureza: Ponto de Coleta frontal do triplo Aquecedor (Sanjiao) Ponto Mu = ALARME do Triplo-Aquecedor Estado geral Localização: 2 cun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun acima da fáscia abdominal. Indicações: distúrbios de menstruação, espermatorréia, problemas nos órgãos genitais, hemorragia pósparto, dispepsia, ascite, cólica abdominal, diurese. Ação: Fortalece o Qi Original. Promove a transformação e a excreção dos fluidos no Aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Abre as Passagens da Água. VC6 - Qihai ( Kikai ) Mar da energia - Mar do Qi Localização: 1,5 cun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun acima da fáscia abdominal. Indicações: distensão abdominal, dor no abdômen, cólica ao redor do umbigo, menstruação irregular, hemorragia do útero, espermatorréia, enurese, distúrbio urogenital, lombalgia. Ação: Tonifica o Qi e o Yang. Regulariza o Qi. Tonifica o Qi original. Resolve a Umidade. VC7 Yinjiao ( do abdômen ) ( Inko ) Cruzamento dos Yin - Travessia do Yin Ponto MU = ALARME do Triplo-Aquecedor Geniturinário Localização: 1 cun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun acima da fáscia abdominal. Indicações: qualquer problema dos órgãos genitais, menstruação irregular, leucorréia, hemorragia pósparto, cólica abdominal, hérnia.
Humaniversidade Holística 27

Ação: Nutre o Yin. Regulariza o útero. Ponto do Vaso Penetrador. VC8 - Shenque ( Shinketsu ) Barreira divina - Palácio da Mente Localização: no centro do umbigo. Aplicação: colocar a moxa sobre sal ou gengibre; 10-20 minutos. Indicações: diarréia, dor abdominal, apoplexia, prolapso anal. Ação: Salva o Yang. Fortalece o Baço. Tonifica o Qi Original. VC9 - Shuifen ( Suibun ) Divisão das águas - Separação da Água Localização: 1 cun acima do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: distensão e dor abdominal, borborigmo, diarréia, edema, ascite. Ação: Promove a transformação dos fluidos. Controla as Passagens da Água. VC10 - Xiawan ( Gekan ) Parte inferior do estômago - Epigástrio Inferior Natureza: Ponto de Encontro do Vaso Diretor e Baço (Pi) Localização: 2 cun acima do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: gastrite, enterite, dispepsia, distensão abdominal, borborigmo, vômito. Ação: Promove a descendência do Qi do Estômago (Wei). Alivia a estagnação dos alimentos. Tonifica o Baço (Pi) VC11 - Jianli ( Kenrí ) Povoado estabelecido - Construindo Milhas Localização: 3 cun acima do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: distensão abdominal, borborigmo, dispepsia, náuseas e vômito, peritonite, edema. Ação: Promove a decomposição e a digestão do Estômago (Wei). Estimula a descendência do Qi do Estômago (Wei). VC12 - Zhongwan ( Chukan ) Centro do estômago - Meio de Epigástrio Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Estômago (Wei). Ponto de União para Sistemas Yang. Ponto de Coleta Frontal para o Aquecedor Médio (Jiao Médio). Ponto Mu = ALARME de estômago e do Triplo-aquecedor digestório Localização: 4 cun acima do umbigo, na linha central do abdômen, no meio ponto entre o processo xifóide e o umbigo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, até na fáscia do abdômen 0,5-1,5 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: epigastralgia, distensão abdominal, borborigmo, dor intestinal, diarréia, regurgitação de ácido, dispepsia, vômito, icterícia. Ação: Tonifica o Estômago (Wei) e o Baço (Pi). Resolve a Umidade. Regulariza o Qi do Estômago (Wei) VC13 - Shangwan ( Jokan ) Estômago superior - Epigástrio Superior Localização: 5 cun acima do umbigo, 1 cun acima do ponto VC12, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, até na fáscia do abdômen 0,5-1,5 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: gastrite;úlcera péptica;dor abdominal;distenção abdominal; võmito;diarréia dor no coração. Ação: Domina a Rebelião do Qi do Estômago (Wei) VC14 - Juque ( Koketsu ) Grande barreira - Grande Palácio Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Coração Ponto MU = ALARME do coração Localização: 2 cun acima do ponto VC12, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, até na fáscia do abdômen 0,5-1,5 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: dor no coração, angina pectoris, acidez, vômito, dor de estômago, distensão abdominal, palpitação, comportamento neurótico, falta de memória, hematêmese. Ação: Domina a rebelião do Qi do Estômago (Wei). Acalma a Mente. Elimina o Coração (Xin). VC15 - Jiuwei ( Kyubí ) Cauda da pomba - Cauda da Pomba Natureza: Ponto de Conexão do vaso Diretor. Ponto de Fonte dos Cinco Sistemas Yin. Ponto MU = ALARME da Circulação Sexualidade Localização: 3 cun acima do ponto VC12, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, até na fáscia do abdômen 0,5-1,5 cun; moxa 10-20 minutos.
Humaniversidade Holística 28

Indicações: dor no coração, epigastralgia, vômito, soluço, opressão no peito, distensão abdominal, asma, hematêmese, comportamento neurótico, epilepsia. Ação: Acalma a Mente. Beneficia o Qi Original. VC16 - Zhongting ( Chutei ) Pavilhão central Localização: na linha medial do esterno, no nível do quinto espaço intercostal, 1,6 cun abaixo do ponto VC17. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: opressão no peito, dor na garganta, distensão do estômago, vômito, regurgitação de ácido, tosse. VC17 - Tangzhong ( Danchu ) Meio do peito - Meio do Tórax Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Pericário (Xinbao). Ponto de Coleta Frontal do Aquecedor Superior (Jiao Superior). Ponto mar do Qi. Ponto MU = ALARME do Triplo-Aquecedor Respiratório Localização: na linha medial do esterno no nível do mamilo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1,5 cun. Indicações: dispnéia, asma, opressão no peito, soluço, dor no coração, tireoidite, bronquite. Ação: Tonifica o Qi. Regulariza o Qi. Dissipa a plenitude torácica. Limpa o Pulmão (Fei). Resolve a Fleuma (Tanyin). Beneficia o diafragma e as Mamas. VC18 - Yutang ( Gvokudo ) Salão de jade Localização: na linha central do esterno, no nível do espaço da terceira intercostal. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1,5 cun. Indicações: bronquite, sma, pleurite, hemoptise, tuberculose. VC19 - Zigong ( do peito ) ( Shíkyu ) Palácio púrpura Localização: na linha central do esterno, no nível do segundo espaço intercostal. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1,5 cun. Indicações: bronquite, asma, amidalite, opressão no peito. VC20 - Huagai ( Kagai ) Cobertura florida Localização: na linha central do esterno, no nível da junta entre manúbrio esterno e corpo esterno. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1,5 cun. Indicações: dor de garganta, tosse, asma, amidalite, opressão no peito. VC21 - Xuanji ( Senki ) Pérola de jade Localização: na linha central do esterno, no nível da linha da borda inferior da clavícula. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa 10-15 minutos. Indicações: dor de garganta, tosse, asma, amidalite, opressão no peito. VC22 - Tiantu ( Tentotsu ) Sendeiro celestial - Projeção Celestial Natureza: Ponto do Vaso Yin de Conexão Localização: no ponto central, na fossa supra-esternal; 0,5 cun acima da borda da incisura jugular. Aplicação: agulhar, obliquamente, para baixo do manúbio esterno, 0,5-1,5 cun ou perpendicularmente 0,3 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: asma, bronquite, faringite, distúrbio das cordas vocais, amidalite, soluço. Ação: Estimula a descendência do Qi do Pulmão (Fei). Resolve a Fleuma (Tanyin). Elimina o Calor. Interrompe a Tosse. Beneficia a garganta. Suaviza a asma. VC23 - Lianquan ( Rensen ) Fonte lateral - Esquina da Primavera Natureza: Ponto do vaso Yin de Conexão Localização: na linha central do pescoço, no meio ponto entre a cartilagem tiróide e a borda inferior do mandibular. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun. Indicações: faringite, laringite, estomatite, afasia, dificuldade em engolir. Ação: Dissipa o Vento interior. Promove a fala. Elimina o Fogo. Resolve a Fleuma (Tanyin). Domina a Rebelião do Qi.

Humaniversidade Holística

29

VC24 - Chengjiang ( Shosho ) Recepção dos líquidos - Receptor da Saliva Localização: na linha central do rosto, na depressão abaixo do lábio inferior. Aplicação: agulhar 0,3-0,5 cun. Indicações: paralisia facial, gengivite, inchaço no rosto, dor de dentes. Ação: Expele o Vento Exterior.

Humaniversidade Holística

30

Meridiano do Fígado F (Madeira)
Jue-Yin da perna Este meridiano é de natureza Yin, acoplado ao meridiano da vesícula biliar, que é Yang. Recebe a energia do meridiano da vesícula biliar, e a transmite ao meridiano do pulmão. Em relação aos cinco elementos, é Madeira, de Yin; sua Mãe é de Água (Rins) e seu Filho é de Fogo (Coração). Este meridiano possui um ramal que sobe atravessando o diafragma pelo lado posterior do tórax, esôfago, laringe, passa pela região naso-faringeal e liga-se aos olhos. Desse ramal, sai dos olhos atingindo a região maxilar ao redor dos lábios. Passa pelo diafragma e pulmão ligando-se ao meridiano do pulmão. Possui 14 pontos de cada lado. Fígado: Funções e Órgãos Função: Armazena nutrientes e energia, liberando-os no momento necessário – tem uma função de planejamento energético e desintoxicação do sangue para a manutenção da energia física. Atua na digestão – produção de bílis. Órgão Zang (GAN): Função de aplainar e assegurar a regulação. Regula a digestão e assimilação, movimentação do TA, liberação da via das águas, encerrar e conservar o sangue. Comanda os alimentos e tendões e a aparência externa = unhas e aberturas nos olhos. Relaciona-se com a ira e a pressão.
Plenitude Físico Vazio

Mau funcionamento do fígado, má digestão e propensão a formação de gases Dor de cabeça e tensão nos ombros Problemas nos órgãos reprodutores Tendência a comer e beber em excesso Garganta seca, gosto amargo Bordas pálpebras vermelhas Dor irradiando para as gengivas Transtornos menstruais Face azul-esverdeada, cítrico-amarelada Micções difíceis e dolorosas Dores lombares e genitais Língua vermelha purpúrica Revestimento viscoso e amarelado Pulso tenso e rápido Psíquico Excitabilidade, cólera, choro Insônia, energia compulsiva Obstinação e teimosia Trabalha compulsivamente Pessoa que busca organizar tudo e controlar a todos Exaustão Briga à toa com tudo e todos

Falta de energia Propensão a intoxicação orgânica Articulações fracas e músculos rígidos Coagulação lenta, equimoses Dores de garganta Vista cansada e sensível Dor na face interna da coxa, pélvis Vertigens, tropeços, zumbidos Obstipação Fezes amarelas e acinzentadas Pele seca e tensa Língua brilhante e lisa Pulso profundo, fino, fraco e lento Irritabilidade, medo e frigidez Impotência Falta de garra e determinação Indecisão Falta de discernimento, planificação e organização Mau humor, sentindo-se confrontado por pequenas coisas

Fígado: Sintomas Principais Aparelho urogenital: dor no órgão genital externo, dor suprapúbica, distúrbio de menstruação, doenças infecciosas nos órgãos da pélvis, ptose do útero, distúrbios de micção. Olhos: conjuntivite, perturbação da visão Fígado: dor no fígado, na região da borda costal direita; hepatrofia ou alargamento do fígado, febre, icterícia. Tendões e fáscias: tendinite, periartrite, espondilite Mente: irritabilidade, irascibilidade, emotividade, insônia, tendência ao sonho, estado maníaco.

Humaniversidade Holística

31

Sintomas de Excesso de Energia: Dor no peito, reborda costal e epigastral, dor nos órgãos genitais, convulsão, dor de cabeça, conjuntivite e olhos lacrimejantes, insônia, boca amarga, irascibilidade e emotividade, dispepsia, náuseas e vômitos. Sintomas de Falta de Energia: Tontura, perturbação da visão, zumbido, fraqueza nas costas e pernas, olhos secos.

Trajeto do meridiano
Este meridiano começa no dedão do pé, pelo lado do pé entre o primeiro e o segundo metatarsos, passando no ponto F4, 1 cun na frente do maléolo medial. Cruza com o meridiano do baço-pâncreas no ponto BP6 acima do maléolo medial, e sobe pelo lado ântero-medial da perna na borda medial da tíbia. Segue pelo lado medial do joelho e coxa para a região genital externa e suprapúbica, onde se junta com o meridiano Ren-Mo. Continuando sua trajetória, sobe pelo lado do abdômen, até a reborda costal, ligando-se ao fígado e à vesícula biliar.

Humaniversidade Holística

32

F1 - Dadun (Daiton) Grande abundância - Grande Espessura Natureza: Ponto Nascente. Ponto Madeira. Ponto Horário, elemento madeira - ponto TING Localização: 0,1 cun acima do ângulo lateral do leito ungueal do dedão do pé. Aplicação: agulhar para sangrar duas gotas, ou obliquamente, 0,1-0,2 cun; moxa no lado dorsal próximo da articulação interfalangeal. Indicações: hemorragia pós-parto; menorragia funcional; amenorréia; ptose do útero; dor no pênis; hipertrofia da próstata; uretrite; enurese; hérnia. Ação: Regulariza a Menstruação. Resolve a Umidade-Calor. Promove o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan). Restaura a consciência. F2 - Xingjian (Kokan) Intervalo ativo Natureza: Ponto Manancial. Ponto Fogo. Ponto de Sedação. Ponto Sedação, elemento fogo - ponto IONG Localização: entre o primeiro e o segundo dedos do pé, na frente das articulações metatarso- falangeais. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: menorragia; menstruação irregular; dor nos órgãos genitais externos; uretrites; enurese; hipertrofia da próstata; dor na margem costal; hipertensão; conjuntivite; insônia; epilepsia; dor ciática. Ação: Elimina o Fogo do Fígado (Gan). Domina o Yang do Fígado (Gan). Esfria o Sangue (Xue). Domina o Vento interior. F3 – Taichong (Taisho) Assalto supremo - Precipitação Maior Natureza: Ponto Fonte. Ponto Riacho. Ponto Terra. Ponto Yuan = Fonte, elemento terra - pontoIU Localização: entre o primeiro e o segundo metatarsos, atrás das articulações metatarso- falangeais. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun, moxa 10 minutos. Indicações: dor de cabeça; tontura dor na genitália externa; hipertrofia da próstata; hérnia; dor e distensão na margem costal; distúrbio nos olhos; menorragia; mastite. Ação: Domina o Yang do Fígado (Gan). Expele o Vento interior. Promove o fluxo suave do Qi do Fígado(Gan). Acalma a Mente. Acalma os espasmos. F4 - Zhongfeng (Chuho) Selo central - Fechamento Médio Natureza: Ponto Rio. Ponto Metal. Elemento metal - Ponto KING Localização: 1 cun à frente do maléolo, na borda medial do tendão do músculo tibial anterior acima da tuberosidade navicular. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun, moxa 10 minutos. Indicações: dor no pênis, uretrite, prostatite, hérnia, lombalgia, hepatite, dor no tornozelo Ação: Promove o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan) no Aquecedor inferior (Jiao Inferior). F5 - Ligou (Reiko) Última goteira - Fossa da Cuia Natureza: Ponto de Conexão Ponto LO Localização: 5 cun acima do maléolo medial, na borda póstero-medial da tíbia. Aplicação: agulhar perpendicularmente 0,5-1 cun, moxa 10 minutos. Indicações: menorragia, leucorréia, menstruação irregular, orquite, disúria, espermatorréia, impotência, dor na perna, lombalgia. Ação: Promove a fluxo suave do Qi do Fígado (Gan). Resolve a Umidade-Calor. F6 - Zhongdu (Chuto) Capital central - Capital do Melo Natureza: Ponto de Acumulo Ponto XI = Geki Localização: 7 cun acima do maléolo medial, na borda póstero-medial da tíbia. Aplicação: agulhar perpendicularmente 0,5-1 cun, moxa 10 minutos. Indicações: menorragia; hemorragia pós-parto; dor abdominal suprapúbica; hérnia; dor no joelho ou na perna. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Promove o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan). Interrompe a dor

Humaniversidade Holística

33

F7 - Xiguan (Shitsukan) Barreira da rótula - Portão do Joelho Localização: no lado póstero-inferior do côndilo medial da tíbia, 1 cun atrás do ponto BP9. Aplicação: agulhar perpendicularmente 0,5-1 cun, moxa 10 minutos. Indicações: dor no joelho, periartrite, dor de garganta. F8 – Ququan (Kyokusen) Fonte da curva - Pular e Dobrar Natureza: Ponto Mar. Ponto Água. Ponto de Tonificação. Ponto de Tonificação, elemento água - Ponto HO Localização: no fim do lado medial da prega poplítea, na borda ântero-medial dos músculos semimembranoso e simitendinoso. Aplicação: agulhar perpendicularmente 0,5-1 cun, moxa 10 minutos Indicações: infecções no urogenital; ptose do útero; coceira na área genital; dor suprapúbica; dor na região inguinal; frigidez; periartrite no joelho. Ação: Beneficia a Bexiga (Panggang). Resolve a Umidade do Aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Relaxa os Tendões. Nutre o Sangue (Xue) do Fígado (Gan). F9 - Yinbao (Impo) Envoltório do Yin Localização: 4 cun acima do epicôndilo medial do fêmur, entre os músculos sartorius e vastus medial. Aplicação: agulhar 0,5 cun; moxa 10-15 minutos. Indicações: menstruação irregular, enurese noturna, dor no cóccix e no abdômen inferior. F10 - Wuli da coxa (Ashi no Gori) Cinco comarcas Localização: 3 cun abaixo da região inguinal, na borda ântero-medial do músculo adutor longo. Aplicação: agulhar 0,5-1,5 cun; moxa 10-15 minutos. Indicações: distúrbios de micção, dermatite no escroto, sonolência. F11 Yinliao (Inren) Ângulo do Yin Localização: 1 cun abaixo da inguinal, na borda ântero-medial do ponto inicial do músculo adutor longo. Aplicação: agulhar 0,5-1,5 cun; moxa 10 minutos. Indicações: dor na coxa, menstruação irregular, esterilidade. F12 - Jimai (Kyumyaku) Flecha para os carneiros Localização: no lado lateral e inferior do osso púbico, 2,5 cun lateral e 1 cun inferior da borda superior da sínfise púbica. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun. Indicações: dor genital, dor no pênis, ptose do útero, hérnia, dor na coxa medial. F13 - Zhangmen (Shomon) Porta grande - Portão do Capítulo Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Baço (Pi). Ponto de União dos cincos sistemas Yin. Ponto MU =Alarme de Baço-Bâncreas. Localização: na borda inferior do ponto final da décima primeira costela, no lado do abdômen. Aplicação: agulhar 0,5-0,8 cun; moxa 10 minutos Indicações: inchação do baço, distensão abdominal, cólica biliar, dor no lado do abdômen, borborigmo, indigestão, diarréia, magreza. Ação: Promove o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan). Alivia a retenção alimentar. Beneficia o Estômago (Wei) e o Baço (Pi). F14 - Quimen (Kimon) Porta da época - Portão Ciclístico Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Fígado (Gan). Ponto do Vaso Yin de Conexão. Ponto de Encontro do Baço (Pi) e do Fígado (Gan). Ponto MU = ALARME Localização: na linha mamilar diretamente abaixo do mamilo, no espaço intercostal entre a sexta e a sétima costelas. Aplicação: agulhar 0,5 cun; moxa 15 minutos. Indicações: pleurite; hepatite; dor no peito; dor na margem hipocondrial; malária. Ação: Promove o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan). Beneficia o Estômago (Wei). Esfria o Sangue (Xue).

Humaniversidade Holística

34

B18 - Ganshu (Kakuyu) Ponto de Assentamento Localização: na mesma linha vertical do Geshu (B17), no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T9). Indicações: hepatite; hepatomegalia; cirrose; colecistite; problemas do tendão e olho; dor nas costas; nevralgias; diabete; furunculose; linfoadenite; qualquer problema no órgão genital; esquizofrenia.

Humaniversidade Holística

35

Meridiano da Vesícula Biliar VB (Madeira)
Chao-Yang das pernas Este meridiano é de natureza Yang, acoplado ao meridiano do fígado, que é Yin. Recebe energia do meridiano triplo-aquecedor, transmitindo-a ao meridiano do fígado. Em relação aos cinco elementos é Madeira de yang, sendo sua mãe de Água ( bexiga ) e seu filho de Fogo ( intestino delgado). Possui 44 pontos de cada lado Vesícula Biliar: Funções e Órgãos Função: Equilíbrio da energia total do corpo, agindo através do controle de secreções e hormônios como a bílis, insulina e hormônios secretados pelo duodeno. Equilibra a distribuição de nutrientes no organismo. Víscera Fu (DAN): Formada pelo Qi excedente do fígado, auxilia a digestão. Tem relação com o plano mental. Decisão / Vontade. Plenitude Vazio Físico Rigidez muscular e tensão nos ombros Dor nas pernas e ombros Dor de cabeça Dores torácicas e costelas Artralgias freqüentes Pernas cansadas ou entorpecidas Dores erráticas (migratórias) Dormência no joelho e membros Edema mamário inferiores Vista cansada, olhos sem vida e Fraqueza visual e formação de muco nos amarelados olhos Edema sob os joelhos Edema de bochecha e mento Câimbra nos flancos Calafrios Boca amarga pela manhã Medo, insegurança, indecisão Apetite excessivo ou irregular Carência de energia devido ao cansaço causado pela distribuição inadequada de nutrientes Peso na cabeça e estômago Dificuldade em digerir alimentos gordurosos Surdez Vertigens Fadiga muscular Astenia, fadiga Icterícia Anemia Língua amarela Língua branca Língua rubro-amarelada Língua rósea Pulso rápido e tenso Pulso fino e lento Psíquico Irritabilidade, sonolência Insônia Grandes suspiros Suspiros Impaciência Depressão Responsabilidade excessiva Cansaço Perturba-se facilmente Nervosismo e irritabilidade Pessoa permanentemente com pressa Pessoa desmotivada Pode até agredir fisicamente Vesícula Biliar: Sintomas Principais Dor ao longo do trajeto do meridiano: enxaqueca ( dor têmporo-oftálmica), dor no ouvido, occipitalgia, dor na nuca, dor na axila, dor no quadril, coxa e perna. Olhos: perturbação da visão, conjuntivite. Ouvidos: vertigem, surdez. Distúrbios do fígado e vesícula biliar: icterícia, frio e febre, dor na reborda costal, boca amarga. Mental: insônia, ansiedade, irritabilidade, irascibilidade, fobia, suspiros freqüentes. Sintomas de Excesso de energia: Febre com sensação de frio, boca amarga, dor na axila e margem costal, irritabilidade, icterícia, língua avermelhada, enxaqueca.
Humaniversidade Holística 36

Sintomas de Falta de energia: Vertigem, tontura e vômito, perturbação da visão, insônia e tendência ao sonho, zumbido e surdez, fobia. Trajeto do Meridiano O meridiano da vesícula biliar começa no ângulo lateral do olho, sobe para a região temporal, desce por trás do ouvido, ao longo do lado da nuca pela frente do meridiano triplo-aquecedor até a fossa supraclavicular. Há um ramal que passa por trás e entra no ouvido, saindo pela frente da orelha no angulo lateral do olho. Desse mesmo ponto, sai outro ramal que desce pelo lado medial da mandíbula, atravessa a região maxilar inferior do olho, e desce pelo pescoço até atingir a fossa supra-clavicular. A seguir, acompanhado de outro ramal, desce pelo mediastino, passa pelo diafragma e liga-se com o fígado e a vesícula biliar. Saindo da vesícula biliar, desce pelo lado lateral do abdômen e atinge a região inguinal e vira por trás, na região trocantérica. O meridiano principal sai do ângulo lateral do olho, passa na frente da orelha pela lateral da cabeça, e desce pela lateral do músculo trapézio na região supra-escapular. Segue pela frente do ombro, ao lado do peito, desce pelo lado do tronco na região trocantérica, ligando-se com o meridiano da bexiga na região da nádega. Desce pela borda lateral da coxa, perna e pela parte ântero-lateral do tornozelo até o lado dorsal do pé, passando entre o quarto e o quinto metatarsos no quarto dedo do pé. Há outro ramal que se separa no lado dorsal do pé, passa entre o primeiro e o segundo metatarsos até o lado dorsal do dedão do pé e liga-se com o meridiano do fígado.

Humaniversidade Holística

37

VB1 - Tongziliao (Doshiryo) Oco da pupila - Fenda do Aluno Natureza: Ponto de Encontro do Intestino Delgado (Xiaochang), da Vesícula Biliar (Dan) e do Triplo Aquecedor Sanjiao). Localização: 0,5 cun na borda lateral do ângulo externo do olho. Aplicação: agulhar, obliquamente para a borda lateral, 0,5-0,8 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: qualquer problema nos olhos, dor de cabeça, paralisia facial. Ação: Expele o Vento-calor. Elimina o Fogo. Ilumina os olhos. VB2 - Tinghui (Choe) Reunião do ouvido - Convergência Auditiva Localização: ao abrir a boca, na fossa anterior e inferior do trago da orelha, um pouco abaixo do ponto ID19. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: zumbido, surdez, otite média, dor de dentes, luxação da junta têmporo-mandibular, paralisia facial. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Beneficia os ouvidos. Expele o vento exterior. VB3 - Shangguan (Kakushujin) Hóspede e Anfitrião Localização: na frente do ouvido, na borda superior do arco zigomático, acima do ponto E7. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 cun; moxa, 3-5 minutos. Indicações: zumbido, surdez, paralisia facial, dor de dentes. VB4 - Hanyan (Ganen) - Avaliador do peso do queixo Localização: a linha do couro cabeludo temporal a meio caminho entre o touwei. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: cefaléia e zumbido VB5 - Xuanlu (Kenro) Cabeça suspensa - Crânio Pendurado Localização: na linha entre os pontos VB4 e VB7, um terço da distância abaixo do ponto VB4. Aplicação: agulhar 0,2-0,3 cun. Indicações: enxaqueca, dor têmporo-oftálmica, dor de dentes, rinite. VB6 - Xuanli (Kenri) Balança suspensa - Desvio do Crânio Pendurado Natureza: Ponto de Encontro da Vesícula Biliar (Dan), do Triplo Aquecedor (Sanjiao) e do Estômago (Wei) Localização: na linha entre os pontos VB4 e VB7, um terço de distância acima do ponto VB7. Aplicação: agulhar 0,2-0,3 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: enxaqueca, dor oftálmica, dor de dentes. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Beneficia os ouvidos. VB7 - Qubin (Kyokubin) - Curva das suiças Localização: ao dobrar a orelha para baixo, no lado ântero-superior, onde a orelha encosta na borda do cabelo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,3 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: enxaqueca, dor nos olhos, dor de dentes, espasmo ou inflamação no músculo temporal. VB8 - Shuaigu (Sokkoku) Final do vale - Vale Principal Natureza: Ponto de Encontro da vesícula Biliar (Dan) e da Bexiga (Pangguang) Localização: ao dobrar a orelha para baixo, fica 1,5 cun acima dela, na borda do cabelo, onde o ponto superior da orelha encosta. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 5-10 minutos. Indicações: dor de cabeça após beber álcool, enxaqueca, tontura, vômito. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Beneficia os ouvidos. VB9 - Tianchong (Tensho) Ponto celestial - Paraíso Penetrante Localização: 0,5 cun atrás do ponto VB8, 2 cun acima da borda do cabelo, acima e atrás da orelha. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 5-10 minutos. Indicações: dor de cabeça temporal, gengivite, epilepsia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Domina o aumento do Qi. Elimina o vento interior. Acalma os espasmos. Acalma a mente.

Humaniversidade Holística

38

VB10 - Fubai (Fuhaku) Claridade crescente Localização: 1 cun abaixo e atrás do ponto VB9, atrás e acima da orelha, da depressão, 1 cun acima da borda do cabelo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: zumbido, surdez, dor de dentes, dor e rigidez na nuca, amidalite. VB11 - Qiaoyin (Afama no Kyoin) Cavidade do Yin Localização: 1 cun abaixo do ponto VB10 no ponto quase central entre VB10 e VB12, na depressão superior e posterior do processo mastóideo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça e na nuca, zumbido, surdez, trigeminalgia, espasmo nos membros. VB12 - Wangu (Kankotsu) Osso da almofada - Osso Inteiro Natureza: Ponto de Encontro da vesícula Biliar (Dan) e da bexiga (Pangguang) Localização: na depressão póstero-inferior do processo mastóideo, 0,7 cun abaixo do ponto VB11. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor de cabeça e na nuca, zumbido, dor de ouvido, dor de garganta, amidalite, dor de dentes, gengivite, paralisia facial, insônia, epilepsia. Ação: Elimina o vento. Acalma os espasmos. Domina o Qi aumentando. Acalma a Mente. VB13 - Benshen (Honshin) Providência fundamental - Raiz da Mente Natureza: Ponto do Vaso Yang de Conexão Localização: acima da região frontal na borda do cabelo, 3 cun na lateral da linha central. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 5-10 minutos. Indicações: dor de cabeça, tontura, vertigem, vômito, epilepsia, psicose. Ação: Acalma a Mente. Elimina o vento. Reúne a Essência à cabeça. Limpa o cérebro. VB14 - Yangbai (Yohaku) Desprender da claridade - Branco do Yang Natureza: Ponto do Vaso Yang de Conexão Localização: 1 cun acima da linha da sobrancelha, perpendicular à pupila. Aplicação: agulhar, perpendicularmente ou obliquamente, 0,2-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça frontal, dor nos olhos, enxaqueca, tontura, qualquer problema nos olhos, trigeminalgia, paralisia facial. Ação: Elimina o vento exterior. Domina o aumento do Qi. VB15 - Linqi da cabeça (Afama no Rinkyu) Descida das lágrimas - Lágrimas caindo Natureza- Ponto do Vaso yang de conexão. Ponto de Encontro da Vesícula Biliar (Dan) e da Bexiga (Pangguang). Localização: na linha vertical da pupila, 0,5 cun acima da borda do cabelo, no ponto médio entre VG24 e E8. Aplicação: agulhar, perpendicularmente ou obliquamente, 0,2-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: tontura, zumbido, perturbação da visão, muita lacrimação, dor nos olhos, obstrução nasal, coma, apoplexia, epilepsia. Ação - Regulariza a Mente. Equilibra as emoções. VB16 - Muchuang (Mokuso) Janela dos olhos Localização: 1 cun acima do ponto VB15. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça, problemas nos olhos, rosto inchado, obstrução nasal. VB17 - Zhengying (Shoei) Direção correta Localização: 1 cun atrás do ponto VB16. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça, tontura, dor de dentes, labirintite. VB18 - Chengling (Shorei) Acolhida do Espírito - Receptor do espírito Natureza - Ponto do Vaso Yang de Conexão Localização: 1,5 cun atrás do ponto VB17. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça, obstrução nasal, rinite, tosse, asma, dor nos olhos, epistaxe. Ação - Acalma a Mente. Limpa o Cérebro.
Humaniversidade Holística 39

VB19 - Naokong (Noku) Oco do cérebro Localização: 1,5 cun acima do ponto VB20, na borda lateral da protuberância occipital, atrás do ponto VB18. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: occipitalgia, vertigem, tontura, rigidez na nuca, asma, zumbido, epistaxe. VB20 - Fengchi (Fuchi) Barreira dos ventos - Lago do Vento Natureza - Ponto do Vaso Yang de Conexão Localização: abaixo da borda occipital na depressão entre os músculos trapézio e esternocleidomastóideo, na margem do cabelo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor de cabeça, rigidez e dor na nuca, tontura, vertigem, zumbido, resfriado, hipertensão, enxaqueca, insônia, apoplexia. Ação - Elimina o vento (interior e exterior). Domina o yang do Fígado (Gan). Ilumina os olhos. Beneficia os ouvidos. Elimina o Calor. Limpa o cérebro. VB21 - Jianjing (Kensei) Poço dos ombros - Paço do Ombro Natureza - Ponto de Encontro da Vesícula Biliar (Dan) e do triplo Aquecedor (Sanjiao). Ponto do Vaso Yang de Conexão. Localização: no ponto eqüidistante entre VG14 e o acrômio do ombro, 1 cun acima do ponto TA15. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: tontura, dor e rigidez na nuca, braquialgia, mastite, paralisia no braço, hipertireoidismo. Ação - Relaxa os tendões. Promove a lactação. Promove o parto. VB22 - Yuanye (Eneki) Abismo da axila Localização: 3 cun abaixo da borda da axila, na linha anterior da axila, no quarto espaço intercostal. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor intercostal, pleurite, linfadenite axilar. VB23 - Zhejin (Chokin) Músculos impetuosos Localização: 1 cun anterior ao ponto Yuanye (VB22), no quarto espaço intercostal. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: opressão no peito; asma; vômito; acidez na boca; rigidez nos membros e alalia ou dislalia; parkinsonismo. VB24 - Riyue (Jitsugetsu) Sol-lua - Sol e Lua Natureza - Ponto de Coleta Frontal da Vesícula Biliar (Dan) Ponto MU =Alarme Localização: na linha do mamilo, na borda inferior da costela, 4,5 cun acima do umbigo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1 cun; moxa, 5-10 minutos. Indicações: dor na margem da costela, epigastralgia, acidez e vômito, distensão abdominal, hepatite, icterícia, soluço. Ação - Resolve a Umidade-Calor. Promove a função da Vesícula Biliar (Dan) e do Fígado (Gan). VB25 - Jingmen (Keimon) Porta da capital - Porta da Capital Natureza - Ponto de Coleta Frontal do Rim (Shen) Ponto MU = Alarme do Rim Localização: na linha posterior da axila, na borda anterior e inferior da ponta da décima segunda costela, 0,5 cun acima do umbigo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: qualquer problema dos rins, dor nas costas, dor na bacia e região inguinal, cólica intestinal, distensão abdominal, oligúria e edema. VB26 - Daimai (Taimyaku) Meridiano da cintura - Vaso da Cintura Natureza - Ponto de início do Vaso da Cintura Localização: ao nível do umbigo, abaixo do ponto F13, na extremidade da décima primeira costela, e em cima do músculo oblíquo abdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: lombalgia, cistite, menstruação irregular. Ação - Regulariza o útero. Resolve a Umidade-Calor. Regulariza o Vaso da Cintura.
Humaniversidade Holística 40

VB27 - Wushu (Gosu) Cinco dobradiças Localização: 3 cun antes e abaixo do ponto VB26, no nível de RM4 na frente da espinha ântero-superior da ilíaca. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: lombalgia, cólica abdominal, constipação, cólica urogenital, corrimento urogenital. VB28 - Weidao (Ido) Rota das uniões Localização: 0,5 cun abaixo do ponto VB27, no lado ínfero-anterior da espinha ilíaca ântero-superior. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor inguinal, dor lombar, enterite, ascite, apendicite. VB29 - Juliao do fêmur (Kyoryo) Cavidade do repouso - Fenda Curta Natureza - Ponto do Vaso Yang do Calcanhar Localização: local eqüidistante entre o ponto mais proeminente do trocânter femural e a espinha ilíaca ântero-superior, na borda do músculo tensor fáscia lata. Aplicação: agulhar, 1-2 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: dor no quadril, na coxa e na perna, paralisia ou fraqueza na perna. Ação - Remove obstruções do Meridiano VB30 - Huantiao (Kancho) Ressalto da cintura Natureza: Ponto de Encontro da Vesícula Biliar (Dan) e da bexiga (Pangguang) Localização: na nádega, na linha entre o hiato da sacra e o proeminente do trocânter maior; um terço da distância lateral na borda inferior do músculo piriforme. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-2,5 cun; moxa, 10-30 minutos. Indicações: dor na perna, dor no quadril, dor ciática, paralisia na perna, dor lombar e lombossacral, hemiplegia, urticária, coceira na pele, reumatismo na perna. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Tonifica o Qi e o Sangue (Xue). Resolve a Umidade-Calor. VB31 - Fengshi (Fushi) Localização: deixando-se o braço e a mão caídos paralelamente à coxa, o ponto fica correspondente ao dedo médio, isto é, na lateral da coxa, 1 cun acima do joelho na borda posterior do músculo fáscia lata do fêmur. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor ciática, dor na coxa, fraqueza na perna, hemiplegia, dor e fraqueza no joelho, coceira geral no corpo, adormecimento da perna. Ação: Expele o Vento. Relaxa os tendões. Fortalece os ossos. Alivia o prurido. VB32 - Zhondu do fêmur (Chutoku) Localização: 5 cun acima do joelho, na lateral da coxa, no tendão da fáscia lata. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor na coxa e no joelho, dor ciática. VB33 - Xiyangguan (Ashi no Yokan) Barreira do yang - Portão Yang do Joelho Localização: na borda lateral do joelho, 3 cun acima do ponto VB34, na depressão superior do epicôndilo lateral do fêmur. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-0,8 cun (atenção para não penetrar a cápsula articular); moxa, 10 minutos. Indicações: dor no joelho VB34 - Yanglingquan (Yoryosen) Fonte da colina yang - Nascente Yang da Colina Natureza: Ponto Mar. Ponto Terra. Ponto de União para os tendões. Elemento terra - Ponto HO Localização: 1 cun abaixo do joelho, na depressão anterior e inferior da cabeça da fíbula, na fáscia do músculo perônio longo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: artrite ou periartrite no joelho, tendinite no joelho, dor na perna, inchaço na perna, dor na axila, inchaço no rosto, boca amarga, vômito, vertigem, tontura, hemiplegia, qualquer distúrbio dos tendões. Ação: Promove o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan). Resolve a Umidade-Calor. Remove obstruções do Meridiano. Relaxa os tendões. Domina a rebelião do Qi.
Humaniversidade Holística 41

VB35 - Yangjiao (Yoko) Cruzamento do yang - Travessia do Yang Natureza: Ponto de Cruzamento dos três Meridianos Yang da perna. Ponto de Acúmulo do Vaso Yang de Conexão. Localização: 7 cun acima do maléolo externo na borda anterior da fíbula. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 5-10 minutos. Indicações: asma, dor de garganta, dor no peito, dor na borda lateral da perna, espasmo do músculo gastrocnêmico, conjuntivite. Ação: Relaxa os tendões. Remove obstruções do Meridiano. Interrompe a dor. VB36 - Waiqiu (Gaikyu) Colina externa - Monte Externo Natureza: Ponto de Acúmulo do Meridiano da Vesícula Biliar (Dan) Ponto XI =Geki Localização: 1 cun atrás e ao mesmo nível do ponto Yangjiao (VB35), na borda posterior da fíbula. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 5-10 minutos. Indicações: dor na borda lateral da perna; espasmo do músculo gastrocnêmico. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Interrompe a dor. VB37 - Guangming (Komei) Claridade Radiante - Brilho Natureza: Ponto de Conexão Ponto Lo Localização: 5 cun acima do ponto mais alto do maléolo externo, na borda anterior da fíbula. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 5-15 minutos. Indicações: problemas nos olhos, dor na perna Ação: Ilumina os olhos. Expele o Vento. Elimina o Calor. Conduz o Fogo em descendência. VB38 - Yangfu (Yoho) Apoio do yang - Auxilio do Yang Natureza: Ponto Rio. Ponto Fogo. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação, elemento fogo - Ponto KING Localização: 4 cun acima do ponto mais alto do maléolo externo, na borda posterior da fíbula em cima da fáscia do músculo perônio longo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 5-15 minutos. Indicações: enxaqueca; espasmo muscular; sensação de frio na região lombar. Ação: Domina o Yang do Fígado (Gan). Elimina o Calor. Resolve a Umidade-Calor. VB39 - Xuangzhong (Kensho) Sino suspenso - Sino Pendurado Natureza: Ponto de União da Medula Ponto do grande Lo de três meridianos yang Localização: 3 cun acima do ponto mais alto do maléolo externo, na depressão entre a fíbula e os tendões, perônio longo e curto. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa 10-15 minutos Indicações: enxaqueca, torcicolo, dor e rigidez na nuca, gota, qualquer tipo de artrite, dor no pé, torção e inchaço no tornozelo e pé, hemorróidas, epistaxe, coriza. Ação: Beneficia a Essência (Jing). Nutre a Medula. Elimina o Vento. VB40 - Qiuxu (Kyukyo) Mercado da colina - Monte em ruínas Natureza: Ponto Fonte Ponto Yuan = Fonte Localização: no lado ântero-inferior do maléolo externo, na depressão lateral do tendão do músculo extensor digital longo. Aplicação: agulhar, 0,2-,5 cun. Indicações: dor e inchaço no tornozelo; dor ao longo do trajeto deste meridiano. Ação: Promove o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan) VB41 - Linqi do pé (Ashí no Rinkyu) Descida das lágrimas - Lágrimas Caindo Natureza: Ponto Riacho. Ponto Madeira. Ponto de Abertura do Vaso Cintura. Ponto Horário, elemento madeira - Ponto IU Localização: na depressão entre o quarto e quinto metatarsos. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: febre reumática; endocardite; mastite; conjuntivite; vertigem; lombalgia; dor nas costas e no peito; zumbido.
Humaniversidade Holística 42

VB42 - Diwuhui (Chígoe) Quinta reunião terrestre Localização: entre o quarto e o quinto metatarsos atrás das articulações metatarso-falangeais. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: zumbido, vertigem, dor na axila, mastite, metatarsalgia. VB43 - Xiaxi (Kyokei) Vale estreito - Inserção do Riacho Natureza: Ponto Manancial. Ponto Água. Ponto de Tonificação. Ponto de Tonificação, elemento água - Ponto IONG Localização: à frente das articulações metatarso-falangeais entre o quarto e o quinto dedos do pé Aplicação: agulhar, 0,2-0,3 cun. Indicações: zumbido; vertigem; surdez; dor no peito; dor intercostal. Ação: Domina o Yang do Fígado (Gan). Beneficia os ouvidos. Resolve a Umidade-Calor. VB44 - Qiaoyin (Ashi no kyoin) Princípio do yin - Yin do Orifício Natureza: Ponto Nascente. Ponto Metal. Elemento Metal - Ponto TING Localização: 0,1 cun póstero-lateral do leito ungueal do quarto dedo do pé Aplicação: agulhar até sangrar uma ou duas gotas. Indicações: enxaqueca, vertigem, dor nos olhos, faringite, tendência ao sonho. Ação: Domina o Yang do Fígado (Gan). Benéfica os olhos. Acalma a Mente. B19 – Danshu Ponto de Assentamento Localização: 1,5 cun, no lado lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T10). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: hepatite; colecistite; dor nas costas; boca amarga; falta de apetite; náuseas e vômito; tuberculose pulmonar.

Humaniversidade Holística

43

Humaniversidade Holística

44

Meridiano do Coração C (Fogo)
Shao-Yin da mão Este meridiano é de natureza Yin, apresenta-se acoplado ao meridiano do intestino delgado, que é Yang. Recebe energia do meridiano do baço-pâncreas, transmitindo-a ao meridiano do intestino delgado. Em relação aos cinco elementos, pertence ao fogo de Yin, sendo sua mãe de Madeira (Fígado) e seu filho de Terra (Baço-Pâncreas). Possui 9 pontos de cada lado. Coração: Funções e Órgãos Função: Absorção de informações – nutrição psíquica-espiritual; controla o espírito e a emoção, a vivacidade e afetividade; a expressão verbal; controla a energia psíquica (consciência, inteligência), e a partir daí todo o corpo-mente. É o supremo controlador. Este meridiano relaciona-se ao órgão do coração e vasos sanguíneos. Órgão Zang (XIN): Comanda o sangue e os vasos. A força ou fraqueza "C" se refletem no pulso e cor do rosto, o "C" encerra o Shen, abertura do "C" = Língua, governa a alegria. Plenitude Vazio Físico Tensão e pontadas no peito, costelas e ombros Palpitação Boca seca, sede excessiva, com vontade de Parte superior do hara fraca e tensa tomar bebidas geladas Face rubra e pele sensível Sensação de frio no tórax e membros Soluços desordenados Face pálida Sudorese quente ou febril Sudorese fria Urina alaranjada Língua vermelha e clara Língua pesada e adormecida Palmas suadas Língua vermelha na ponta Ejaculação noturna Pulso forte e rápido Dificuldades respiratórias Pouca flexibilidade física Pulso fraco e fino Psíquico Alegria excessiva, riso fácil Ausência de alegria, riso difícil Super-exitabilidade Memória falha Espírito inquieto Depressão, medo, angustia Tendência a ansiedade e inquietação que tenta manter sob controle Falta de vivacidade e de força de vontade Euforia Timidez Agressividade contida Sono pouco reparador Stress e fadiga mental Coração: Sintomas Principais Coração: falta de ar, aperto no coração, palpitação, dor no coração. Vasculares: sensação de calor e rubor no rosto, calor na palma da mão, suor noturno. Boca e Língua: boca seca e sede, rigidez na língua, língua avermelhada e apresentando úlceras. Braço: dor, adormecimento ou formigamento no braço, ao longo do meridiano. Mental: nervosismo, insônia, falta de memória, muito sonho. Sintomas de Excesso de energia: Boca seca e sede, dor no coração (pré-cardial), dor no trajeto do meridiano, rosto avermelhado, ansiedade e insônia, língua rígida apresentando coloração avermelhada e úlceras, aumento da pulsação. Sintomas de Falta de energia: Dispnéia no esforço, aperto no peito, palpitação, muito sonho, insônia, calor na palma da mão, hiper transpiração à noite, falta de memória, membros frios. Trajetória do Meridiano A energia deste meridiano sai do coração pelo caminho do nervo autônomo do sistema cardiovascular; descendo, passa pelo diafragma, comunicando-se com o intestino delgado. O ramal principal sai do coração e sobe pelo pulmão, atingindo a axila.
Humaniversidade Holística 45

Passa então ao longo do lado medial e ulnar do braço e desce pelo epicôndilo medial do cotovelo e pelo lado medial dos músculos flexores ulnar e carpal. Passa pelo pulso entre o quarto e quinto metacarpos da mão e chega ao ponto do dedo mínimo.O ramal colateral profundo sobe do coração ao longo do esôfago, da faringe e da raiz da língua, passa por trás do nariz, por entre os olhos,comunicando-se com os seus tecidos.

C1 - Jiquan (Kyokusen) Fonte suprema - Nascente Suprema Localização: no centro da fossa axilar, no lado medial da artéria axilar. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; evitar a artéria; moxa, 20 minutos. Indicação: dor no braço; ombro e peito; dor no coração; nevralgia intercostal; mau cheiro na axila. Ação: Nutre o Yin do Coração (Xin). Elimina o Calor–Vazio. C2 - Qhingling (Sei rei) Espírito Jovem Localização: 3 cun acima do cotovelo, na borda medial do músculo bíceps do braço. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; evitar a artéria; moxa, 10 minutos. Indicação: dor de cabeça frontal; icterícia e frieza do corpo; nevralgia e espasmo do braço.
Humaniversidade Holística 46

C3 - Shaohai (Shokaí) Mar menor - Mar do Yin Mínimo Natureza: Ponto Mar. Ponto Água. Elemento Água - ponto HO Localização: no lado radial do epicôndilo medial do úmero, acima do ponto inicial do músculo pronador e do músculo flexor do antebraço. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; evitar a artéria; moxa, 5-10 minutos. Indicações: dor de dentes; dor de cabeça; dor na nuca e antebraço; nevralgia intercostal; torcicolo; zumbido; furunculose; tremor nos braços. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Acalma a Mente. Elimina o Calor. C4 Lingdao - ( Reido ) Rota do espírito - Via da Mente Natureza: Ponto Rio. Ponto Metal. Elemento Metal - ponto KING Localização: no lado ventral e medial do antebraço, no lado do músculo flexor carpal e 1,5 cun acima da linha do punho. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3 cun; moxa, 10 minutos. Indicação: angina pectoris, dor nos braços no lado ulnar, histeria, edema ou paralisia das cordas vocais. Ação: Remove obstruções do Meridiano. C5 Tongli - (Tsurí) Comunicação com o interno - Comunicação Interna Natureza: Ponto de Conexão. Ponto Lo Localização: no lado ventral e ulnar do antebraço, no lado ulnar do tendão do músculo flexor carpal ulnar; 1 cun acima do punho. Aplicação: agulhar 0,3 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicação: dor de cabeça e tontura; palpitação; voz rouca; dor de garganta; rigidez da língua; insônia ou sonolência; preguiça; dor no punho. Ação: Acalma a Mente. Tonifica o Qi do coração (Xin). Abre a Língua. Beneficia a bexiga (Pangguang). C6 - Yingxi (Ingekí) Vale do Yin - Acúmulo de Yin Natureza: Ponto de Acúmulo Ponto XI=Geki Localização: no lado ulnar do punho, no lado radial do tendão do músculo flexor carpal ulnar, 0,5 cun acima do ponto Shenmen (C7). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,4 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: tontura; palpitação; paroxismo da taquicardia; epistaxe; amigdalite; dor de garganta; neurastenia; angina pectoris; soluço; transpiração à noite; histeria. Ação: Nutre o Yin do Coração (Xin). Elimina o Calor. Interrompe a sudorese. Acalma a Mente. C7 - Shenmen (Shinmon) Porta do espírito - Porta da Mente Natureza: Ponto Fonte. Ponto Riacho. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação e Yuan= Fonte, elemento terra - ponto IU Localização: no lado ulnar do punho, no lado radial do tendão do músculo flexor carpal ulnar, atrás do osso pisiforme. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,1-0,3 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: angina pectoris; neurastenia; psiconeurose; ansiedade; palpitação; dor de cabeça e tontura; epilepsia; insônia; icterícia; dor na axila; dor na garganta; dor no punho. Ação: Acalma a Mente. Nutre o Sangue (Xue) do Coração (Xin). Abre os orifícios. C8 - Shaofu (Shofu) Oficina menor - Mansão do Yin Mínimo Natureza: Ponto Nascente. Ponto Fogo. Ponto Horário e elemento fogo - ponto IONG Localização: na palma, entre o quarto e o quinto metacarpos, atrás das juntas metacarpo- falangianas. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: qualquer problema do coração; palpitação; angina pectoris; diurese; enurese; dor no lado ulnar do antebraço. Ação: Elimina o Fogo do Coração (Xin), o calor-Vazio do Coração (Xin) e a Fleuma (Tanyin) – Fogo do Coração (Xin). Acalma a Mente.

Humaniversidade Holística

47

C9 - Shaochong (Shosho) Assalto menor - Precipitação do Yin Mínimo Natureza: Ponto Nascente. Ponto Madeira. Ponto de Tonificação. Ponto de Tonificação, elemento madeira - ponto TING Localização: no lado radial do dedinho, 0,1 cun no canto radial da unha. Aplicação: agulhar, 0,1 cun. Indicações: palpitação; dor no peito; dor de garganta; apoplexia; coma. Ação: Elimina o Calor. Domina o Vento. Abre os orifícios do Coração. Alivia a plenitude. Restaura a consciência. B15 - Xinshu (Shinyu) Ponto de Assentamento Localização: no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T5), na mesma linha vertical do ponto Feishu (B13). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: problemas do coração; náuseas e vômitos; dor no peito ; ansiedade; epilepsia; esquizofrenia; falta de memória. VC14 - Juque (Koketsu) Grande barreira Ponto de Alarme Localização: 2 cun acima do Zhongwan (VC12), na linha central do abdômen. Indicações: dor no coração; angina pectoris; acidez; vômito; dor de estômago; distensão abdominal; palpitação; comportamento neurótico; falta de memória; hematêmese.

Humaniversidade Holística

48

Meridiano do Intestino Delgado ID (Fogo)
Tai-Yang da mão
Este meridiano é de natureza Yang, e se apresenta acoplado ao meridiano do coração, que é Yin. Recebe a energia do meridiano do coração, transmitindo-a ao meridiano da bexiga. Em relação aos cinco elementos, pertence ao elemento fogo de Yang, sendo sua Mãe de Madeira (Vesícula Biliar) e seu Filho de Terra (Estômago). Possui 19 pontos de cada lado.

Intestino Delgado: Funções e Órgãos
Função: Absorção de nutrientes – nutrição física, separa “puro do impuro” (nutrientes e resíduos), também está relacionado à circulação sangüínea (nutrientes absorvidos entram na circulação sangüínea). Vícera Fu (XIAO CNANG): Recebe e encerra a matéria, a transforma e separa dos resíduos.

Plenitude Físico Dor temporal ou cervical lateral Dor no ombro, braço e região lombar Abscessos na boca e faringe e herpes labial Face esverdeada Boca seca, falta de saliva Congestão abdominal Má digestão, funcionamento intestinal irregular

Vazio Face pálida e esbranquiçada Tensão nos ombros e rigidez na parte interna das coxas Dor periauricular Energia escassa Pressão abdominal ou dor Prisão de ventre

Má circulação principalmente no quadril. Rigidez na nuca e baixo ventre Propensão a anemia Urina avermelhada e escassa Micções abundantes e freqüentes (urina) Língua viscosa, vermelha nas bordas Magreza Pulso deslizante e rápido Ciclo menstrual irregular Psíquico Pensamento obsessivo, determinação, Riso fácil concentração em uma só coisa Sensibilidade exagerada (se magoa Obstinação, desassossego e inquietação com pequenas coisas) Tendência ao “excesso”, come Tristeza profunda depressa demais Capacidade de reter tudo dentro de si

Intestino Delgado: Sintomas Principais
Cervical: dor, adormecimento ou formigamento na nuca, ombro e braço o longo do trajeto do meridiano Ouvidos: zumbido, surdez Garganta: dor, úlcera Intestino delgado: dor ao redor do umbigo, borborigmo, diarréia Sintomas de Excesso de energia: Dor de garganta, dor e rigidez na nuca, dor no ombro e braço, dor nos olhos Sintomas de Falta de energia: Borborigmo, diarréia, zumbido, surdez, adormecimento ou formigamento do braço ao longo do trajeto do meridiano.

Humaniversidade Holística

49

Trajeto do meridiano
Começa no ponto do dedo mínimo (quinto) da mão, sobe pelo lado ulnar da mão, passando pelo punho. A seguir corre ao longo do lado ulnar dos músculos extensor carpo-ulnar do carpo e flexor carpo-ulnar; no cotovelo passa pelo lado medial do olecrânio; depois sobe pelo lado ulnar do músculo tríceps braquial até a borda posterior e lateral do ombro. A partir do ombro, sobe, passando ao longo do osso omoplata e da fossa supraclavicular por entre o tronco (pelo espaço mediastinal); liga-se ao coração, desce e, atravessando o diafragma e o abdômen, atinge o intestino delgado. Um de seus ramais sobe da fossa supraclavicular ao longo do lado do pescoço (em posição póstero-lateral) do músculo esterno-cleidomastóideo ao lado do rosto até o ângulo lateral do olho, dirigindo-se então para trás do ouvido. O outro ramal desce lateralmente ao rosto passando pela parte inferior do olho até seu ângulo medial.

Humaniversidade Holística

50

ID1 - Shaoze (Shotaku) Barreira menor - Pântano Mínimo Natureza: Ponto Nascente. Ponto Metal. Elemento Metal - ponto TING Localização: no lado ulnar do dedinho da mão, 0,1 cun ao lado ulnar do leito ungueal. Aplicação: agulhar, 0,1 cun, ou por punção, para sangrar uma a duas gotas. Indicações: dor de cabeça; rigidez e dor na nuca; dor de garganta; surdez; epistaxe; dor e paralisia do dedinho e antebraço; mastite; falta de leite pós-parto; apoplexia; mania. Ação: Expele o Vento-Calor. Domina o Vento. Abre os orifícios. Remove obstruções do Meridiano. Promove a lactação. ID2 - Quiangu (Zenkoku) Vale anterior - Vale Frontal Natureza: Ponto Manancial. Ponto Água. Elemento Água - ponto IONG Localização: no lado ulnar do dedinho da mão, na frente da junta metacarpo-falangeal, entre as peles clara e escura. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,1-0,3 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça; occipitalgia; dor na nuca; dor nos olhos; zumbido; epistaxe; sinusite; dor de garganta; dor no braço; epilepsia; mastite; falta de leite pós-parto. Ação: Elimina o Calor. ID3 - Houxi (Ookei) Vale posterior - Riacho Posterior Natureza: Ponto Riacho. Ponto Madeira. Ponto de Abertura do Vaso Governador. Ponto de Tonificação. Ponto de Tonificação, elemento madeira - ponto IU Localização: no lado ulnar da mão, atrás da junta metacarpo-falangeal do quinto dedo, entre as peles clara e escura. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,3 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: conjuntivite; epistaxe; rigidez e dor na nuca; occipitalgia; dor nas costas; adormecimento no dedinho da mão; dor na perna; zumbido; surdez; epilepsia; transpiração noturna; malária. Ação: Elimina o Vento interior do Vaso Governador. Expele o Vento exterior. Beneficia os tendões. Resolve a Umidade. Resolve a icterícia. Limpa a Mente. ID4 - Wangu (Wankotsu) Osso da munheca - Osso do Punho Natureza: Ponto Fonte Ponto Yuan= Fonte Localização: no lado ulnar da borda da mão, na depressão entre os ossos quinto metacarpo e triquetro. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicação: artrite no braço; mãos e dedos; dor de cabeça e nuca; rigidez na nuca; zumbido; febre e icterícia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Elimina a Umidade-Calor. ID5 - Yanggu (Yokoku) Vale do Yang - Vale Yang Natureza: Ponto Rio. Ponto Fogo. Ponto Horário, elemento fogo - ponto KING Localização: no lado ulnar do punho, na depressão entre o pisiforme e o processo estilóide ulnar. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de dentes; dor de garganta; gengivite; estomatite; artrite no têmporo- mandibular; zumbido; surdez; distúrbio mental. Ação: Limpa a Mente. Remove as obstruções do Meridiano. Expele a Umidade-Calor. ID6 - Yanglao (Yoro) Ajuda dos velhos - Nutrindo o Velho Natureza: Ponto de Acúmulo Ponto XI=Geki Localização: na fossa formada entre o dedão, o músculo carpo-ulnar e o processo estilóide ulnar. Aplicação: agulhar, perpendicular ou obliquamente, 0,2-0,3 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: distúrbio da visão; paralisia no braço e mão; dor lombar; torção no tornozelo. Ação: Beneficia os tendões. Ilumina os olhos. Remove as obstruções do Meridiano. ID7 - Zhizheng (Shisei) Correção dos membros - Ramificação para o Meridiano do Coração Natureza: Ponto de Conexão Ponto LO
Humaniversidade Holística 51

Localização: 5 cun acima do punho, no lado ulnar do músculo extensor carpo-ulnar. Aplicação: agulhar, 0,3-0,8 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: rigidez na nuca; dor de cabeça; dor no braço e dedos; tontura; distúrbio mental. Ação: Remove as obstruções do Meridiano. Acalma a Mente. ID8 - Xiaohai (Shokai) Pequeno mar - Mar do Intestino Delgado (Xiaochang) Natureza: Ponto Mar. Ponto terra. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação, elemento terra - ponto HO Localização: na fossa entre o olecrânio e o epicôndilo medial do úmero na borda lateral do nervo radial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,3 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: dor de cabeça; tontura; dor de dentes; gengivite; dor no ombro, braço, antebraço e mão, no lado ulnar. Ação: Resolve a Umidade-Calor. Remove as obstruções do Meridiano. Acalma a Mente. ID9 - Jianzhen (Kentei) Ombro casto - Ombro Vertical Localização: 1 cun acima da terminação da dobra axilar. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun; moxa 15 minutos. Indicações: dor de cabeça; tontura; dor de dentes; gengivite; dor no ombro, braço, antebraço e mão, no lado ulnar. ID10 - Naoshu (Juyu) Assentamento da escápula - Ponto de Transporte do Úmero Natureza: Ponto do Vaso Yang do Calcanhar. Ponto do Vaso Yang de Conexão Localização: no lado posterior da junta do ombro, na borda do osso espinha-escapular, em cima do músculo deltóide. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 15 minutos Indicações: bursite no ombro, braquialgia, hemiplegia, hipertensão. ID11 - Tianzong (Tenso) Antepassado celestial - Atribuição Celestial Localização: no centro da fossa infra-escapular, entre o músculo infra-escapular, com ID10 e ID9 forma um triângulo equilátero. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 15 minutos Indicações: dor no ombro, peito e costas; braquialgia, mastite, falta de leite pós-parto, tosse. ID12 - Binfeng (Heifu) Cavalgar o vento - Observando o vento Natureza: Ponto de encontro do Intestino Delgado (Xiaochang), da Vesícula Biliar (Dan), do triplo Aquecedor (Sanjiao) e do Intestino Grosso (Dachang). Localização: na fossa supra-escapular no ponto médio da linha entre os pontos ID13 e IG16, no lado superior do músculo supra-espinhoso. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 15 minutos Indicações: tendinite, bursite no ombro, braquialgia. ID13 - Quyuan (Kyokuen) Muro curvado - Muro Inclinado Localização: na borda superior da espinha escapular onde há uma grande curva, mais ou menos no ponto eqüidistante entre ID12 e a borda medial da escapula dentro dos músculos supra-espinhoso e trapézio. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 15 minutos Indicações: tendinite, bursite no ombro, braquialgia. ID14 - Jianwaishu (Kengaíyu) Assentimento externo do ombro - Ponto de Transporte do Lado Externo do Ombro Localização: 3 cun laterais da linha central da vértebra; no nível horizontal da borda inferior do processo espinhoso da primeira vértebra dorsal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 15 minutos Indicações: dor na nuca, torcicolo agudo ou crônico, dor nas costas e ombros, braquialgia.

Humaniversidade Holística

52

ID15 - Jianzhongshu (Kenchuyu) Assentimento do meio do ombro - Ponto de Transporte do Centro do Ombro Localização: 2 cun para o lado da linha da espinha, ao nível da sétima vértebra cervical, no lado do músculo elevador da escápula. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 15 minutos Indicações: dor e rigidez na nuca, costas e ombro; torcicolo, bronquite e asma. ID16 - Tianchuang (Tenso) Janela Celeste Localização: na borda posterior do músculo esterno-cleidomastóideo, ao nível da borda inferior da cartilagem tiróide. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,6 cun; moxa 10 minutos. Indicações: dor e rigidez na nuca, torcicolo, dor de garganta, zumbido. ID17 Tianrong (Tenyo) Figura Celestial - Aparência Celestial Localização: no lado anterior do músculo esterno-cleidomastóideo, na borda póstero-inferior do ângulo mandibular. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,6 cun; moxa 10 minutos. Indicações: amidalite, laringite, parotidite, voz rouca, dor na nuca, zumbido, surdez. Ação: Resolve a Umidade-Calor. Expele o Fogo Patogênico. Remove as obstruções do Meridiano. ID18 - Quanliao (Kenryo) Oco da mação do rosto - Fenda Zigoma Natureza: Ponto de encontro do Intestino Delgado (Xiaochang) e do triplo Aquecedor (Sanjião). Localização: na borda inferior do processo do osso zigomático maxilar no nível inferior do nariz e na linha vertical da comissura lateral da pálpebra.. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa 10 minutos. Indicações: trigeminalgia, dor de dentes, paralisia facial Ação: Expele o vento. Alivia a Dor. ID19 - Tinggong (Chokyu) Palácio do ouvido - Ouvindo o Palácio Natureza: Ponto de encontro do Intestino Delgado (Xiaochang), da Vesícula Biliar (Dan) e o TriploAquecedor (Sanjião). Localização: na frente do ouvido, na depressão logo atrás da junta mandibular quando a boca está aberta. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa 10 minutos. Indicações: zumbido, surdez, otite, voz rouca, afasia. Ação: Beneficia os ouvidos B27 - Xiaochanshu (Shochoyu) Ponto de Assentamento Localização: 1,5 cun, lateral da linha central das costas e no nível do primeiro forame sacral posterior. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: disenteria; hematúria; leucorréia; enurese; prostatite; hemorróidas; dor nas juntas ílio-sacrais; lombalgia. VC4 - Guanyuan (Kangen) Origem da barreira Ponto de alarme Localização: 3 cun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun acima da fáscia abdominal. Indicações: impotência; distúrbio de menstruação; espermatorréia; enurese noturna; problemas dos órgãos da pélvis; problemas do intestino delgado; dor no abdômen; diarréia.

Humaniversidade Holística

53

Humaniversidade Holística

54

Meridiano Pericárdio ou Circulação-Sexo CS (Fogo)
Jue-Yin do braço O meridiano do pericárdio ou CS é Yin. Recebe energia do meridiano dos rins, transmitindo-a ao meridiano do triplo-aquecedor Yang, ao qual está acoplado. Em relação aos elementos, este meridiano é de Fogo, de Yin no período de outono e inverno, e de Água durante a primavera e verão. Possui 9 pontos de cada lado Circulação-Sexo: Funções e Órgãos Função: Controle de líquidos do corpo (sistema sanguíneo – circulação principal), suplementa e protege a função do meridiano do Coração. Está relacionado ao sistema circulatório, por intermédio da circulação sangüínea, controla a alimentação e proteção (através de anticorpos) das células do corpo. Órgãos Zang (XIN BAO): Invólucro externo do coração, tem como função protegê-lo. Plenitude Físico Palpitações, taquicardia Pressão alta, má circulação Tensão no plexo solar Mau hálito Dor de cabeça Diminuição dos batimentos cardíacos Dificuldade de respirar e de engolir Pressão baixa Sensação de pressão no tórax Pouca resistência física Psíquico Inquietação Pessoa intimamente triste e deprimida Emotividade Pessoa desligada e distraída Sensibilidade exagerada Falta de amor próprio Nervosismo, quando a pessoa está em Pessoa inquieta, mas aparentemente público tranqüila Dispersão e falta de concentração no Não consegue realizar projetos trabalho Circulação-Sexo: Sintomas Principais Circulatório (vascular): dor no coração, rubor e calor no rosto, calor na palma da mão, aperto no peito, palpitação. Psicossomático: distensão abdominal, irritabilidade, ansiedade. Mental: riso incontrolável, desconcentração, deleção, retardamento. Braços: dor e adormecimento no braço ao longo do trajeto do meridiano. Sintomas de Excesso de energia: Calor e vermelhidão facial, opressão no peito, dor na axila, convulsão infantil, ansiedade, riso incontrolável, dor no coração. Sintomas de Falta de energia: Palpitação, vexação, desconcentração, retardamento. Vazio

Trajeto do Meridiano A energia deste meridiano começa no peito; descendo, passa pelo diafragma e se liga a todas as partes do triplo-aquecedor. Um ramal sai do ponto central da axila e corre ao longo da borda medial do músculo bíceps do braço, entre o meridiano do pulmão e do coração, até o lado medial do cotovelo. Desce, então, ao longo dos tendões do músculo longo da palma e do músculo flexor carpo-radial da mão. Na mão, ele passa entre o terceiro e o quarto metacarpos, no terceiro dedo. Há um ramal na mão que liga ao quarto dedo.

Humaniversidade Holística

55

CS1 - Tianchi (Tenchi) Barreira celeste - Lago Celestial Natureza - Ponto de Encontro terminal Yin [Pericário (Xinbao) e Fígado (Gan)] Ponto MU = ALARME Localização: no quarto espaço intercostal; 1 cun para o lado do mamilo, 3 cun abaixo da axila. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: opressão no peito; asma; tosse; dor intecostal; mastite. CS2 - Tianquan (Tensen) Fonte celeste Localização: no lado medial do braço, entre as duas cabeças do músculo bíceps do braço; 2 cun abaixo da dobra axilar. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no peito; dor no coração; palpitação; soluço; dor no braço. CS3 - Quze (Kyokutaku) Barreira da curva - Pântano Curvado Natureza: Ponto Mar. Ponto Água. Elemento água - Ponto Ho Localização: no meio da prega cubital do cotovelo, no lado ulnar do músculo bíceps. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa, 10minutos. Indicações: angina pectoris; palpitação; tosse e vômito; tremor nos braços; febre; coma. Ação: Pacifica o Estômago (Wei). Elimina o Calor. Esfria o Sangue (Xue). Expele o Fogo Patogênico. Abre os orifícios. Interrompe as convulsões Move o Sangue (Xue) e dissipa a estase. Acalma a Mente. CS4 - Ximen (Gekimon) Porta do limite - Divisão da Porta Natureza: Ponto de Acúmulo Ponto XI - Geki Localização: 5 cun acima da prega do punho, entre os tendões do músculo palmar longo e do músculo flexor carpo-radial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: opressão no peito, dor no coração, náuseas e vômitos, pleurite, mastite, furunculose,de pressãoe ansiedade, vexação, pericardite, amigdalite.
Humaniversidade Holística 56

Ação: Remove obstruções do Meridiano. Interrompe a dor. Acalma o Coração (Xin). Abre o tórax. Regulariza o Sangue (Xue). Esfria o Sangue (Xue). Fortalece a Mente. CS5 - Jianshi (Kanshi) O intermediário Natureza: Ponto Rio. Ponto Metal. Ponto de Encontro dos Três Meridianos Yin do braço. Elemento metal - Ponto KING Localização: 3 cun acima da prega do punho, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor carpo-radial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: palpitação, angina pectoris, epigastralgia, náusea e vômito, depressão e ansiedade, dor na garganta, voz rouca, malária, escabiose, inchaço e rigidez no braço, epilepsia, distúrbio mental. Ação: Resolve a Fleuma (Tanyin) no coração (Xin). Regulariza o Qi do Coração (Xin). Abre o tórax. Regulariza o Estômago (Wei). Elimina o Calor. CS6 - Neiguan (Naikan) Barreira interna - Portão Interno Natureza: Ponto de Conexão. Ponto de Abertura do vaso Yin de Conexão. Ponto LO Localização: 1 cun abaixo do ponto Jianshi; 2 cun acima do punho, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor carpo-radial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no coração, pressão no peito, palpitação, ansiedade, histeria, epilepsia, insônia, soluço, febre, icterícia, dor no braço. Ação: Abre o Tórax. Regulariza o Qi do Coração (Xin) e do Sangue (Xue). Regulariza e limpa o triplo Aquecedor (Sanjiao). Acalma a Mente. Regulariza o terminal do Yin. Harmoniza o Estômago (Wei). CS7 - Daling (Dairyo) Grande planalto - Grande Colina Natureza: Ponto de Fonte e riacho. Ponto terra. Ponto de Sedação Ponto de Sedação e Fonte, elemento terra – Ponto IU Localização: no meio da prega do punho no lado palmar, entre os músculos palmar longo e flexor carpo-radial. Aplicação: agulhar, 0,2-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: insônia; ansiedade; depressão; opressão no peito; palpitação; dor no coração; dermatite na palma; artrite no punho; halitose; hiperidrose palmar. Ação: Acalma a Mente. Elimina o Calor. CS8 - Laogong (Rokyu) Palácio das fadigas - Palácio do Trabalho Natureza: Ponto Manancial. Ponto Fogo. Ponto Horário, elemento fogo – Ponto IONG Localização: na palma, na região próxima da articulação metacarpo-falangeal, entre o terceiro e o quarto metacarpos. Aplicação: agulhar, 0,2-0,5 cun Indicações: dor no coração; sede e calor; estomatite; icterícia; anorexia; soluço; ansiedade; depressão; preguiça e cansaço; dermatite palmar; prurido. Ação: Elimina o Fogo do Coração (Xin). Acalma a Mente CS9 - Zhongchong (Chusho) Assalto central - Ímpeto central Natureza: Ponto Nascente. Ponto Madeira. Ponto de tonificação. Ponto Tonificação, elemento madeira – Ponto TING Localização: 0,1 cun acima do leito ungueal da terceira falange distal, no lado ulnar. Aplicação: agulhar. 0,1-0,2 cun; ou pungir para sangrar uma a duas gotas. Indicações: angina pectoris; febre; pericardite; apoplexia; coma; dor na língua. Ação: Elimina o calor. Restaura a consciência. Expele o vento. B14 - Jueyinshu (Ketsuinyu) Ponto de Assentamento Localização: na mesma linha do ponto Feishu (B13), no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T4). Aplicação: agulhar 0,3-0,5 cun; moxa 15 minutos. Indicações: dor no peito; nevralgia intercostal; dor de dentes; soluço; pericardite; formigamento e frio na região distal dos membros.

Humaniversidade Holística

57

R11 - Henggu (Okotsu) Osso transverso Ponto de ALARME Localização: na borda superior do osso público; 0,5 cun lateralmente à linha central. Aplicação: moxa 15 minutos, evitar agulha. Indicações: problemas nos órgãos genitais; disúria; conjuntivite; impotência. VC15 - Jiuwei ( Kyubí ) Cauda da pomba Ponto de ALARME. Localização: 3 cun acima do ponto VC12, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, até na fáscia do abdômen 0,5-1,5 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: dor no coração, epigastralgia, vômito, soluço, opressão no peito, distensão abdominal, asma, hematêmese, comportamento neurótico, epilepsia.

Humaniversidade Holística

58

Meridiano Triplo-Aquecedor (Fogo)
Shao-Yang do braço Este meridiano é de natureza Yang, e vem acoplado ao meridiano do pericárdio de Yin, que lhe fornece energia transmitindo-a ao meridiano da vesícula biliar. Em relação aos cinco elementos, é Fogo de Yang durante o outono e inverno, e água na primavera e verão. Possui 23 pontos de cada lado. Triplo Aquecedor: Funções e Órgãos Função: Controle de líquidos do corpo (sistema linfático) e da temperatura do corporal (sistema sangüíneo - circulação periférica). O controle da temperatura do corpo, suplementa a ação do meridiano do Intestino Delgado. Através da circulação de nutrientes/energia, relaciona-se com órgãos do tórax, aquecedor superior (função cardio-respiratória); aquecedor médio aos da área do plexo solar (função digestiva); e aquecedor inferior aos da região do baixo-ventre (função genito-urinária). Víscera Fu (SAN JIAO): Aquecedor superior = tórax médio = epigástrica; Aquecedor Inferior = Genito Urinário.
Aquecedor Superior

Plenitude Congestão torácica, muco, angina Tensão nos braços, ombros, pescoços e tórax Problemas linfáticos e susceptibilidade a inflamações Pressão na cabeça e olhos provocada por mau funcionamento circulatório Sudorese nas têmporas Língua seca

Vazio Físico Congestão torácica, respiração curta Inquietação, nervosismo, muco Mau funcionamento do sistema linfático Pele mucosa e olhos sensíveis, propenso a ter alergias Dor de cabeça no occipital e têmporas Sensibilidade a mudança de temperaturas Sensação geral de frio e fraqueza Facilidade para resfriar-se

Aquecedor Médio Plenitude Congestão no centro do abdômen e respiração curta Vazio Físico Congestão e ruídos no centro do abdômen, melhora com pressão

Aquecedor Inferior Plenitude Obstipação, fezes viscosas ou sanguinolentas, micção difícil Plenitude Tensão e cautela exagerada Irritabilidade provocada por alterações atmosféricas Vazio Físico Diarréia, enurese e edema

Triplo Aquecedor Vazio Psíquico Falta de energia e lassidão Estado emocional influenciável por variações climáticas Obsessão mental (cansa de tanto pensar) Principais Sintomas Ouvido: zumbido, vertigem, dor. Pulmão e coração (aquecedor superior): transpiração espontânea, tosse, dor na faringe, língua rígida, membros frios, má disposição, desconcentração. Gastrintestinal e baço-pâncreas (aquecedor médio): muito calor e suor à tarde, anorexia, náusea, distensão abdominal, desequilíbrio hídrico, alteração mental.
Humaniversidade Holística 59

Urogenital: polidipsia, edema, oligúria, disúria, frigidez, ascite, distúrbio genital. Sintomas de Excesso de energia: Dor ao longo do meridiano, dor na faringe, distensão abdominal, disúria, surdez. Sintomas de Falta de energia: Transpiração espontânea, vertigem, zumbido e surdez, mãos frias e entorpecidas Trajeto do meridiano Este meridiano começa no ponto do quarto dedo da mão, sobe pelo lado dorsal da mão, entre o quarto e o quinto metacarpos, passa pelo punho no meio do lado dorsal do punho e do antebraço, entre os ossos rádio e ulna. Sobe, passa pelo lado radial do olecrano e pelo lado radial do músculo tríceps, no lado posterior do ombro. O trajeto passa atrás do ombro, sobe pela supra-escapular e atrás da nuca da região auricular até a região lateral do supercílio, onde se liga ao meridiano da vesícula biliar. Há um ramal que sai da supraclavicular, entra no tronco do corpo, desce pelo mediastino e se liga ao pericárdio e à pleura. Descendo, passa pelo diafragma indo até a cavidade abdominal, ligando-se ao peritônio e à serosa intestinal, visceral e pélvica. O ramal do pulmão (pleura) sobe pela nuca, ao longo da borda posterior da orelha na região temporal, desce até a região maxilar, alcançando então a região infra-orbital.

Humaniversidade Holística

60

TA1 – Guanchong (Kansyo) Assalto da barreira - Portão de Precipitação Natureza: Ponto nascente. Ponto Metal. Elemento metal - Ponto TING Localização: no lado ulnar, 0,1 cun do ângulo ungueal do dedo anular (quarto dedo da mão). Aplicação: agulhar, 0,1 cun; sangrar uma ou duas gotas Indicações: dor de cabeça; dor de garganta; febre; zumbido; boca seca; úlcera na língua; coma; apoplexia. Ação: Elimina o calor. Expele o Vento. Revigora o Sangue (Xue). Restaura a consciência. Interrompe convulsões. TA2 – Yemen (Ekimon) Porta dos líquidos turvos - Porta do Fluido Natureza: Ponto Manancial. Ponto Água. Elemento água - Ponto IONG Localização: entre os dedos quarto e quinto, à frente da articulação metarcapo-falangeal, no limite da derme dorsal e da palmar. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,2-0,5 cun. Indicações: cefaléia; conjuntivite; zumbido; dor na garganta; gengivite; malária; febre; ausência de sudorese. Ação: Elimina o Calor. Expele o vento. Beneficia a orelha. Remove obstruções do Meridiano. TA3 – Zongzhu (Chusho) Ilhota central - Ilhota Média Natureza: Ponto Riacho. Ponto Madeira. Ponto de Tonificação. Ponto de Tonificação, elemento madeira - ponto IU Localização: no lado dorsal da mão, na fossa posterior metarcapo-falangeal entre o quarto e o quinto metarcapos. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: zumbido; surdez; cefaléia; dor na garganta; parotidite; braquialgia; dor nas costas; adormecimento na mão e nos dedos. Ação: Elimina o calor. Expele o Vento. Beneficia a orelha. Remove obstruções do Meridiano Regulariza o Qi. Eleva a Mente. TA4 – Yangchi (Yochi) Barreira do Yang - Lago Yang Natureza: Ponto Forte Ponto Yuan = Fonte Localização: no lado dorsal do punho, na depressão no meio da dobra dorsal do punho, entre os tendões dos músculos extensor digital comum e extensor digital do quinto dedo. Aplicação: agulhar 0,3-0,5 cun. Indicações: dor no punho; excesso de pêlo na mulher; boca seca; diabete melito; malária; vômito durante a gravidez. Ação: Relaxa os tendões. Remove obstruções do Meridiano. Elimina o calor. Regulariza o estômago (Wei) Promove a transformação dos fluidos. Beneficia o Qi Original. Tonifica os Vaso Penetrador e Diretor. TA5 – Waiguan (Gaikan) Barreira externa - Portão Externo Natureza: Ponto de Conexão. Ponto de Abertura do Vaso Yang de conexão. Ponto LO Localização: 2 cun acima da dobra dorsal do punho, entre os tendões do músculo extensor digital comum e o músculo dígito quinto-próprio. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: cefaléia, dor na nuca, dor no braço, adormecimento e paralisia dos dedos, dor intercostal, zumbido, surdez. Ação: Expele o Vento-Calor. Liberta o Exterior. Remove obstruções do Meridiano. Beneficia o ouvido. Domina o yang do Fígado (Gan). TA6 – Zhigou (Shiko) Fosso ramificado - Fosso Dividido Natureza: Ponto Rio. Ponto Fogo. Ponto Horário, elemento fogo - Ponto TING Localização: 1 cun acima do ponto Waiguan (TA5) , entre os tendões do músculo extensor digital comum e o músculo dígito quinto-próprio. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: nevralgia intercostal; constipação; dor no ombro e braço; pericardite e pleurite. Ação: Regulariza o Qi. Remove obstruções do Meridiano. Remove obstruções do Intestino Grosso (Dachang). Elimina o Calor. Expele o Vento.
Humaniversidade Holística 61

TA7 – Huizhong (Eso) Encontro dos antepastos - Meridianos Convergentes Natureza: Ponto de Acúmulo Ponto XI =GEKI Localização: no lado ulnar do Zhigou (TA6), na borda radial do músculo extensor carpo-ulnar. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no braço; surdez; epilepsia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Beneficia os olhos e os ouvidos. Interrompe a dor. TA8 – Sanyangluo (Sanyoraku) - Três Conexões Yang Natureza: Ponto de Encontro dos três Meridianos Yang do braço Lo dos três Yang Localização: uma cun acima do Zhigou (TA6), entre os músculos extensores comuns dos dedos e o quinto próprio do dedo. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor no braço, laringite, rouquidão, surdez, gota. Ação: Elimina o calor. Remove obstruções do Meridiano. TA9 – Sidu (Shitoku) Quatro valetas Localização: 5 cun distal do cotovelo, entre os músculos extensores comuns dos dedos e extensor ulnar do carpo. Aplicação: agulhar 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor no antebraço, laringite, rouquidão, tendinite TA10 – Tianjing (Tensei) Poço celestial - Poço Celestial Natureza: Ponto Mar. Ponto Terra. Ponto de Sedação Ponto Sedação, Elemento terra - ponto HO, ponto de mãe durante primavera e verão; ponto de filho no outono e no inverno Localização: na depressão acima do olécrano, na borda do tendão tríceps braquial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: dor no cotovelo; furunculose no braço; linfadenite; dor de cabeça e na nuca; surdez; dor de garganta. Ação: Relaxa os tendões. Resolve a Umidade e a Fleuma (Tanyin). Dissipa os “Tumores”. Elimina o Calor. Dissipa a estagnação. Regulariza o Qi Nutritivo e Defensivo. TA11 - Quinglengyuan (Seireien) Frio límpido do abismo Localização: 2 cun acima do olécrano, na borda do tendão tríceps braquial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: dor no cotovelo, braço, ombro e olhos. TA12 - Xiaoluo (Shoreki) Desvis das águas represadas Localização: no ponto médio entre os pontos TA11 e TA13. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: dor na cabeça. Na nuca e no braço. TA13 - Naohui (Jue) Reunião dos deltóides - Convergência do Ombro Natureza: Ponto do Vaso Yang de Conexão Localização: no lado póstero-lateral do ombro, na borda inferior do músculo deltóide, 3 cun abaixo do ponto TA14. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: bursite ou periartrite no ombro, dor no braço. TA14 - Jianliao (Kenryo) Oco do ombro - Fenda do Ombro Localização: na depressão entre o acrômio e o tubérculo maior do húmero, na dorda do tendão infraespinhal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: bursite ou periartrite ou tendinite no ombro. TA15 - Tianliao (Tenryo) Oco celestial - Fenda Celestial Natureza: Ponto do vaso yang de Conexão Localização: na fossa supra-escapular, entre ID13 e VB21. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos.
Humaniversidade Holística 62

Indicações: braquialgia, dor e rigidez na nuca, dor no ombro. TA16 - Tianyou (Tenyo) Janela celeste Localização: no lado posterior e inferior do processo mastóide na borda posterior lateral do músculo esterno-clidomastóideo, entre B10 e ID17. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: cefaléia, edema facial, dor e rigidez na nuca, surdez, trigeminalgia.

TA17 - Yifeng (Eifu) Janela de proteção contra o vento - Tela de Vento Natureza: Ponto de Encontro do Triplo Aquecedor (Sanjiao) e da Vesícula Biliar (Dan) Localização: na depressão póstero-inferior da orelha, entre a mandíbula e o processo mastóide. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun. Indicações: surdez, zumbido, otite, paralisia facial, trigeminalgia, periartrite têmporo-mandibular, parotidite. Ação: Expele o vento. Beneficia os ouvidos. TA18 - Qimai (Keimyaku) Vaso pulsátil Localização: atrás do lóbulo da orelha, no ponto proeminente do processo mastóide, onde há veia. Aplicação: agulhar para sangrar uma ou duas gotas. Indicações: zumbido, surdez, paralisia facial, dor de cabeça. TA19 - Luxi (Rosoku) Respiração da cabeça Localização: 1 cun acima do ponto TA18. Aplicação: agulhar para sangrar uma ou duas gotas. Indicações: zumbido, surdez, paralisia facial, dor de cabeça. TA20 - Jiaosun (Kakuson) Ângulo da orelha Localização: acima da borda superior do pavilhão auricular na margem do cabelo, no ponto superior, dobrando a orelha em sentido anterior. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,1-0,2 cun. Indicações: orelha vermelha e inchada, gengivite, dor de dentes. TA21 - Ermen (Jimon) Porta do ouvido - Porta do Ouvido Localização: ao abrir a boca, no centro da depressão, na frente do trago da orelha. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun. Indicações: surdez, zumbido, otite média, gengivite, dor de dentes. TA22 - Holiao (Waryo) Oco dos cereais Localização: na região anterior da orelha, no limite póstero-inferior dos cabelos. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,1-0,3 cun. Indicações: cefaléia, zumbido, conjuntivite, coma, paralisia facial. TA23 - Sizhukong (Shichikuku) Bambu de seda - Buraco do Bambu de Seda Localização: na depressão lateral e superior dos cílios, acima do fim das sobrancelhas. Aplicação: agulhar 0,3-0,5 cun. Indicações: qualquer problema nos olhos, enxaqueca, otalgia. Ação: Expele o vento. Ilumina os olhos. Interrompe a dor. B22 Sanjiaoshu ( Sanshoyu ) Ponto de Assentamento Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L1). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15-40 minutos. Indicações: diabete melito; anorexia; dispepsia; indigestão; diarréia; distensão abdominal; borborigmo; ascite; edema do corpo; oligúria; lombalgia. VC5 - Shimen ( Sekimon ) Porta das pedras - Porta de Pedra ALARME do Triplo-Aquecedor Estado geral Natureza: Ponto de Coleta frontal do triplo Aquecedor (Sanjiao) Localização: 2 cun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun acima da fáscia abdominal.
Humaniversidade Holística 63

Indicações: distúrbios de menstruação, espermatorréia, problemas nos órgãos genitais, hemorragia pósparto, dispepsia, ascite, cólica abdominal, diurese. Ação: Fortalece o Qi Original. Promove a transformação e a excreção dos fluidos no Aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Abre as Passagens da Água. VC7 Yinjiao ( do abdômen ) ( Inko ) Cruzamento dos Yin - Travessia do Yin ALARME do Triplo-Aquecedor Geniturinário Localização: 1 cun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun acima da fáscia abdominal. Indicações: qualquer problema dos órgãos genitais, menstruação irregular, leucorréia, hemorragia pósparto, cólica abdominal, hérnia. Ação: Nutre o Yin. Regulariza o útero. Ponto do Vaso Penetrador. VC12 - Zhongwan ( Chukan ) Centro do estômago - Meio de Epigástrio ALARME do Triplo-Aquecedor Digestório Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Estômago (Wei). Ponto de União para Sistemas Yang. Ponto de Coleta Frontal para o Aquecedor Médio (Jiao Médio). Localização: 4 cun acima do umbigo, na linha central do abdômen, no meio ponto entre o processo xifóide e o umbigo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, até na fáscia do abdômen 0,5-1,5 cun; moxa 10-20 minutos. Indicações: epigastralgia, distensão abdominal, borborigmo, dor intestinal, diarréia, regurgitação de ácido, dispepsia, vômito, icterícia. Ação: Tonifica o Estômago (Wei) e o Baço (Pi). Resolve a Umidade. Regulariza o Qi do Estômago (Wei) VC17 - Tangzhong ( Danchu ) Meio do peito - Meio do Tórax ALARME do Triplo-Aquecedor Respiratório Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Pericário (Xinbao). Ponto de Coleta Frontal do Aquecedor Superior (Jiao Superior). Ponto mar do Qi. Localização: na linha medial do esterno no nível do mamilo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1,5 cun. Indicações: dispnéia, asma, opressão no peito, soluço, dor no coração, tireoidite, bronquite. Ação: Tonifica o Qi. Regulariza o Qi. Dissipa a plenitude torácica. Limpa o Pulmão (Fei). Resolve a Fleuma (Tanyin). Beneficia o diafragma e as Mamas.

Humaniversidade Holística

64

Humaniversidade Holística

65

Meridiano do Baço-Pâncreas BP (Terra)
Tai-Yin da perna Este meridiano é de natureza Yin e apresenta-se acoplado ao meridiano do estômago, que é de natureza Yang. Recebe a energia do meridiano do estômago, e transmite-a ao meridiano do coração. Pertence ao elemento Terra de Yin, enquanto sua mãe é de fogo, de Yin (coração) e seu filho é de Metal, de Yin (pulmão) Possui 21 pontos de cada lado. Baço – Pâncreas: Funções e Órgãos Função: Fermentação e digestão de alimentos - responsável por secreções digestivas, como a saliva, o suco pancreático, etc. Está relacionado à fadiga e ansiedade psicológica, à capacidade de “digerir” o conteúdo da vida. Está também relacionado com as funções genito-urinárias e ao ciclo menstrual - secreção de hormônios sexuais. Baço = Órgão Zang (PI) : Controla o transporte e transformação de Jing Qi dos alimentos, comanda a carne e os membros, faz subir o que é puro, controla o sangue nos vasos. A abertura externa é a boca e suas manifestações são os lábios. Governa a reflexão. Plenitude Apetite irregular Tendência a obstipação Congestão torácica, muco Sede excessiva Grande tamanho corporal Hiper atividade gástrica Distensão abdominal Lábios vermelhos Articulações doloridas Ombros rígidos, friagem nas costas e na região dos quadris. Pulso forte e rápido Ansiedade Pensa demais Timidez, tendência a se isolar Dificuldade de engolir e digerir as coisas Vontade de comer doces Vazio Físico Vontade de comer doces Diarréia Má digestão, dispepsia. Boca seca e pegajosa Tamanho corporal diminuído Come consumindo muito liquido Flatulência, náuseas Aerofagia Sensação de frio e peso nos pés e pernas e ou edema leve Profunda rigidez no umbigo Pulso fraco e lento Psíquico Ansiedade Grandes suspiros, tristeza, obsessões e pesadelos. Inquietação emória falha e dificuldade de assimilação nolência eresse por detalhes

Baço – Pâncreas: Sintomas Principais Gerais: desnutrição, palidez. Gastrintestinais: epistralgia, distensão abdominal, eructação, náuseas e vômitos depois de comer, dispepsia, opressão no peito, diarréia, icterícia, dor na raiz da língua, corpo desvitalizado e indolente, depressão, insônia, sonolência e tendência a sonhar. Musculares: distrofia e fraqueza muscular. Hematológicos: anemia, menorragia. Psicológicos: dificuldade de concentração, preocupação, depressão. Sintomas de excesso energético: Distensão abdominal, epigastralgia, icterícia e febre, dor nas articulações, eructação, constipação

Humaniversidade Holística

66

Sintomas de falta de energia: Distensão do intestino, borborigmo, diarréia, indigestão, inapetência, náuseas e vômito, insônia (acorda facilmente), fraqueza e distrofia dos membros, indolência, ascite.

Trajeto do Meridiano Esse meridiano começa no dedão do pé; sobe ao longo do lado medial do dedão, primeiro metatarso ao maléolo medial. Continua ao longo da borda póstero-medial da tíbia; passa pelo lado medial do joelho, e sobe pelo lado medial da coxa, atingindo a região da virilha. Daí, segue pela região ântero-lateral do abdômen e pelo lado lateral do peito até a axila. O ramal profundo parte da região inguinal; introduz-se na cavidade do abdômen, liga-se ao meridiano do baço-pâncreas a ao do estômago, passando pelo diafragma; contorna então o esôfago e atinge a raiz e o lado inferior da língua. Este meridiano possui um outro ramal que sai do estômago, passa pelo diafragma e liga-se ao coração.

Humaniversidade Holística

67

BP1 - Yinbai (Impaku) Claridade do Yin - Branco Escondido Natureza: Ponto Nascente. Ponto Madeira. Elemento madeira - ponto TING Localização: no lado medial do dedão do pé; 0,1 cun póstero-medial do leito ungueal. Aplicação: agulhar, obliquamente, para cima, 0,1-0,2 cun; para sangrar uma a duas gotas. Indicações: distensão abdominal; diarréia; menstruação irregular; menorragia; insônia; distúrbio mental; sonolência; tendência ao sonho. Ação: Fortalece o Baço (Pi). Regulariza o Sangue (Xue). Acalma a Mente. BP2 - Dadu (Daito) Grande Cidade - Capital Grande Natureza: Ponto Manancial. Ponto Fogo. Ponto de Tonificação. Ponto Tonificação, elemento fogo mãe - ponto IONG Localização: no lado medial do dedão do pé, ântero-inferior da articulação do primeiro metatarsofalangeal, entre as peles escura e clara. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: distensão abdominal; cólica abdominal; lombalgia; gastroenterite; indigestão; constipação; cansaço do corpo. Ação: Fortalece o Baço (Pi). Promove a digestão. Elimina o Calor. BP3 - Taipai (Taihaku) Claridade Suprema - Branco Máximo Ponto Yuan = Fonte e ponto horário, elemento terra - ponto IU Natureza: Ponto Terra. Ponto Fonte e Riacho. Localização: no lado medial do pé, póstero-inferior do joanete (na articulação do primeiro metatarsofalangeal), na linha da junção da pele escura e clara. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: gastralgia; distensão abdominal; cólica do intestino; indigestão; gastroenterite; desinteria; hemorróidas; artrite no pé; gota; lombalgia. Ação: Fortalece o Baço (Pi). Resolve a umidade. Fortalece a coluna. BP4 - Gongsun (Koson) Neto do Príncipe - Meridianos de Conexão Pequenos Natureza: Ponto de Conexão. Ponto de Abertura do Vaso Penetrador. Ponto Lo Localização: no lado medial do pé, 1 cun atrás da articulação metatarso-falangeal, na junção da pela escura e clara. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: gastralgia; dispepsia; inapetência; náuseas e vômitos; diarréia; distensão do estômago e intestino; cólica abdominal; colite crônica; inchaço do rosto; gota; metatarsalgia; epilepsia. Ação: Tonifica o estômago (Wei) e o Baço (Pi). Regulariza o Vaso Penetrador. Interrompe o sangramento. Dissipa a plenitude. Pacifica o Estômago (Wei). Remove as obstruções. Regulariza a Menstruação. BP5 - Shangqiu (Shokyu) Outeiro dos Mercadores - Monte de Ouro (ou Metal) Natureza: Ponte Rio. Ponto Metal. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação, elemento metal filho - ponto KING Localização: na fossa ântero-inferior do maléolo medial do tornozelo, do ponto de encontro das linhas das bordas anterior e inferior do maléolo medial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: distensão abdominal; borborigmo; dispepsia; vômito; diarréia; constipação; icterícia; hemorróidas; dor no tornozelo. Ação: Fortalece o Estômago (Wei) e o Baço (Pi). BP6 - Sanyinjiao (Saninko) Cruzamento dos três Yin da perna - Três Encontros Yin Natureza: Ponto de encontro dos três Yin da perna. Localização: 3 cun acima do maléolo medial, na borda póstero-medial da tíbia. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-1 cun; moxa, 15-20 minutos. Indicações: distúrbios de estômago e pâncreas; distensão epigástrica; indigestão; falta de apetite; borborigmo e diarréia; distúrbios dos órgãos genitais; menorragia; dismenorréia; menstruação irregular; impotência; orquite; dor no pênis; aspermia; infecção urogenital; dor ou artrite na perna; inchaço na perna.

Humaniversidade Holística

68

Ação: Fortalece o Baço (pi). Resolve a umidade. Promove a função do Fígado (Gan) e suaviza o fluxo do Qi do Fígado (Gan). Tonifica o Rim (Shen). Nutre o Sangue (Xue) e o Yin. Beneficia a micção. Regulariza o útero e a menstruação. Move o Sangue (Xue) e elimina a estase. Esfria o Sangue (Xue). Interrompe a dor. Acalma a Mente. BP7 - Lougu (Rokoku) Vale aberto Localização: 6 cun acima do maléolo medial, na borda posterior da tíbia. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: borborigmo; distensão abdominal; magreza; enurese; hérnia inguinal; dor ou adormecimento da perna; frio na perna ou no pé. BP8 - Diji (Chiki) Força divina da Terra - Pivô da Terra Natureza: Ponto de Acúmulo Ponto XI = Geki Localização: no lado medial da perna, 5 cun abaixo do joelho, 3 cun abaixo do ponto Yinlingquan (BP9), na borda posterior da tíbia. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: distensão abdominal; falta de apetite; indigestão; diarréia; dismenorréia; leucorréia; hérnia inguinal; aspermia; lombalgia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Regulariza o Qi e o Sangue (Xue). Regulariza o Útero. Interrompe a dor. BP9 - Yinlingquan (Inryosen) Fonte da Colina Yin - Nascente Yin do Monte Natureza: Ponto do Mar. Ponto da Água. Elemento água - ponto Ho Localização: no lado medial da cabeça da tíbia, na depressão da borda póstero-inferior da tíbia, na linha inferior da tuberosidade da tíbia. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun. Indicações: distensão abdominal, indigestão, cólica abdominal, diarréia, desinteria, edema, oligúria, ascite, dor gênito-urinária, micção noturna, menstruação irregular, dor na perna e joelho, furunculose na coxa medial, dor no cotovelo. Ação: Resolve a Umidade. Beneficia o aquecedor inferior (Jiao Inferior). Beneficia a micção. Remove obstruções do Meridiano. BP10 - Xuehai (Kekkai) Mar do sangue - Mar de Sangue Localização: 2 cun acima da borda superior da patela, no lado do músculo vastus medial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: menstruação irregular; menorragia; oligúria ou menorréia; infecção genital; urticária; furunculose na coxa medial. Ação: Esfria o Sangue (Xue). Remove a estase do Sangue (Xue). Regulariza a menstruação. Tonifica o Sangue (Xue). BP11 - Jimen (Kimon) Porta com crivo Localização: 6 cun acima do Xuehai (BP10), no lado medial do músculo sartório. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; evitar a artéria; moxa, 10 minutos. Indicações: dor no lado medial da coxa e inguinal; dor na pélvis; hemorróidas; infecção genital; disúria; enurese; impotência; orquite. BP12 - Chongmen (Shomon) Porta de assalto - Porta Precipitada Natureza: Ponto de encontro do Baço (Pi) e Fígado (Gan) Localização: 6 cun do ponto medial da borda superior da sínfise púbica, no lado lateral da artéria. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 cun; evitar a artéria. Indicações: dor ou inflamação nos órgãos genitais; leucorréia; orquite; endometriose; hérnia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Tonifica o Yin. BP13 - Fushe (Fusha) Casa do talhar Localização: 0,7 cun acima do Chongmen (BP12) e 4 cun no lado lateral da linha média vertical do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,7-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: cólica abdominal; diarréia; hérnia inguinal; apendicite; distensão abdominal.
Humaniversidade Holística 69

BP14 - Fujie (Fuklwtsu) Nó do ventre Localização: 1,3 cun abaixo do ponto Daheng (BP15), 4 cun na borda lateral da linha medial do abdômen. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,7-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: dor de barriga periumbilical; hérnia; diarréia; apendicite. BP15 - Daheng (Daio) Grande transverso - Grande Ataque horizontal Natureza: Ponto do Vaso Yin de Conexão Localização: na linha horizontal do umbigo, 4 cun na borda lateral do umbigo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,7-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: diarréia; cólica crônica; prisão de ventre; dor abdominal; paralisia intestinal; hiper-hidrose noturna. Ação: Fortalece o Baço (Pi). Fortalece os membros. Resolve a Umidade. Regulariza o Qi. Interrompe a dor. Promove a função do Intestino Grosso (Dachang). BP16 - Fuai (Fukuai) Indisposição abdominal Localização: 3 cun acima do ponto Daheng (BP 15), 4 cun no lado da linha medial. Aplicação: agulhar, 0,7-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: dor de barriga periumbilical; indigestão; constipação. BP17 Shidou (Sbokutoku) Abertura alimentar Localização: no quinto espaço intercostal, 6 cun no lado da linha medial. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,8 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: pneumonia; pleurite; nevralgia intercostal; hepatite; cirrose e ascite; disenteria; indigestão. BP18 Tianxi (Tenkei) Garganta Celeste Localização: no quarto espaço intercostal, 6 cun no lado da linha medial ou 2 cun no lado da linha do mamilo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,8 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: nevralgia intercostal; dor no lado do peito; mastite; tosse; soluço. BP19 Xiongxiang (Kyokyo) Região do peito Localização: no terceiro espaço intercostal, 6 cun no lado da linha medial. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,8 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: nevralgia intercostal; dor no lado do peito; mastite; tosse; soluço. BP20 - Zhourong (Shuei) Sangue circulante Localização: no segundo espaço intercostal, 6 cun no lado da linha medial. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,8 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: dor e distensão no peito; nevralgia intercostal; tosse. BP21 - Dabao (Daiho) Grande propulsor - Controle Geral Natureza: Ponto de Conexão. Localização: 3 cun a abaixo da fossa axilar, na linha midaxilar no sexto espaço intercostal. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,8 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: asma; pneumonia; pleurite; dor intercostal; dor no lado do peito; fraqueza e dor no corpo inteiro. Ação: Move o Sangue (Xue) nos Meridianos de Conexão do Sangue (Xue). B20 - Pishu (Hiyu) Ponto de Assentamento Localização: 1,5 cun, lateral da linha central das costas, no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T11). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15-40 minutos. Indicações: anorexia; dor no estômago; úlcera péptica; magreza; hepatite; cirrose; dispepsia; regurgitamento; diarréia crônica; distensão. F13 - Zhangmen (Shomon) Porta grande Ponto de Alarme Localização: na borda inferior do ponto final da décima primeira costela, no lado do abdômen. Aplicação: agulhar, 0,5-0,8 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: inchação do baço; distensão abdominal; cólica biliar no lado do abdômen; borborigmo; indigestão; diarréia; magreza.
Humaniversidade Holística 70

Meridiano do Estômago E (Terra)
Yang-Ming da perna O meridiano do estômago recebe energia do meridiano do intestino grosso, transmitindo-a ao meridiano do baço-pâncreas. É um meridiano de Yang acoplado com o meridiano do baço-pâmcreas, que é Yin. Em relação aos cinco elementos, é de Terra, mas sendo sua mãe de Fogo (intestino delgado) e seu folho de metal (intestino grosso). Possui 45 pontos de cada lado. Estômago: Funções e Órgãos Função: Digestão – transformação (recepção e decomposição) de alimentos, controla o mecanismo do apetite – a busca do que necessitamos. Está relacionado ao funcionamento do esôfago, estômago, duodeno, ovários, ciclo menstrual e a lactação. Víscera Fu (WEI): Receber alimentos, retirar a essência. Plenitude Vazio Físico Diarréia Vômitos aquosos após as refeições

Tendência a obstipação Boca queimada e epigastralgias Lábios descamados, hipercloridria, bocejos, acne, Congestão e distensão gástrica sede, halitose (mau-hálito) Lábios vermelhos e secos Lábios e línguas branco-roseos Gengivas inchadas e doloridas Frio no estômago ou na frente do corpo Hiper atividade gástrica, gula Digestão lenta e estômago embrulhado Revestimento lingual viscoso e amarelado Erupções de pele Face ruborizada principalmente à esquerda Vermelhidão na ponta do nariz Músculos pouco flexíveis e pernas cansadas Obstrução nasal ao acordar Pulso profundo e lento. Sensação de febre Fraqueza nas pernas e pés frios Tensão no plexo solar Sobrancelhas doloridas Pulso forte e rápido Psíquico Pensa demais Fala sem pensar Obsessão pelo trabalho Propensão a buscar “o caminho mais curto” Vive apressado Emotividade, tristeza, lagrimas Apetite excessivo Alimenta-se irregularmente Desejo por comidas macias e frias, que come Engole demais sem deixar transparecer sem mastigar direito Anorexia Estômago: Sintomas Principais Sintomas gastrintestinais: distensão gástrica, arroto, náuseas e vômito, dor epigástrica, indigestão, sensação de vazio gástrico, mau hálito, constipação. Condições Gerais: fadiga, cansaço aparente, calafrios, tremor, bocejos frequentes, ulcerações da mucosa, febre (às vezes), sudorese (às vezes). Face: paralisia ou espasmo facial, acne, obstrução nasal, coriza (sinusite maxilar). Mental: pouca sociabilidade, aversão ao fogo, busca de isolamento, psicose maníaco-depressiva. Membros: dor, parestesia, frieiras, adormecimento ao longo do meridiano. Sintomas de Excesso de energia: Fome freqüente, dor e distensão epigástrica, secura e mau hálito, urina amarelada, constipação, sensação de calor pelo corpo, inchaço do pescoço e dor de garganta, espasmos faciais, dor nas pernas e joelhos (ao longo do meridiano) Sintomas de Falta de energia: Calafrios, bocejos, sensação de cansaço, suspiros, depressão, pessimismo, indisposição, ardência precordial, perda de apetite, distensão gástrica, eliminação de fezes malformadas, desinteria, urina clara, paralisia facial.
Humaniversidade Holística 71

Humaniversidade Holística

72

Trajeto do Meridiano
Tem sua origem nos dois lados do nariz e, comunicando-se com o meridiano da bexiga na raiz do nariz, penetra pelo arco dentário superior e sai pela pálpebra inferior do olho, descendo pelo ângulo da boca para a mandíbula. A partir do ângulo mandibular, sobe pelo arco zigomático na frente do ouvido e passa pela testa até a borda do cabelo. O ramal principal desce pela mandíbula no ponto E5, desce pelo lado ântero-lateral do pescoço ao longo do lado medial do músculo esterno-cleidomastóideo até a fossa supraclavicular onde se situa o ponto E12. A partir do ponto E12, divide-se em dois ramos, sendo um profundo e outro superficial. O ramo profundo desce ao longo do esôfago, passa pelo diafragma até a região do estômago e tem um ramo que liga com os órgãos do baço-pâncreas. O ramo superficial desce pelo ponto E12 pela linha do mamilo; passa na borda costal; atravessa a lateral do músculo reto-abdominal até a região inguinal na lateral do osso púbico; desce pela borda medial da artéria femural; depois segue pelo lado ântero-lateral da coxa, na origem dos músculos sartório e tensor da fáscia lata, descendo pela borda lateral do músculo reto-femural ao longo da rótula; atinge o lado ânterolateral da tíbia e o lado do músculo da tíbia anterior até o dorso do pé, passando entre o segundo e o terceiro metatarsos até o segundo dedo do pé.

Humaniversidade Holística

73

E1 - Chengqi (Shokyu) Ligadura da cabeça - Lágrimas Contidas Natureza: Ponto do Vaso Yang do calcanhar. Localização: na pálpebra inferior entre o globo ocular e a borda do osso infra-orbital, na linha vertical da pupila. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-1 cun. Indicações: conjuntivite; miopia; paralisia facial; hiperlacrimação. Ação: Expele o Vento. Ilumina os olhos. Interrompe a lacrimação. E2 - Sibai (Shihaku) Barreira inferior - Quatro Brancos Natureza: Ponto do Vaso Yang do Calcanhar. Localização: 0,7 cun abaixo do Chengoi (E1), na depressão da forâmen infra-orbital. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,3 cun. Indicações: conjuntivite; paralisia facial; espasmo facial; tique; dor de cabeça; tontura; trigeminalgia. Ação: Expele o Vento. Ilumina os olhos. E3 - Juliao (Koryo) Osso maxilar - Grande Osso Natureza: Ponto do Vaso Yang do Calcanhar. Localização: no ponto de encontro entre a linha vertical da pupila e a linha horizontal da borda inferior do nariz, na fossa maxilar, abaixo do processo zigomático. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun. Indicações: paralisia facial; conjuntivite; hiperlacrimação; miopia; epistaxe; dor de dentes; trigeminalgia; inchaço no rosto. Ação: Expele o Vento. Remove obstruções do Meridiano. Alivia edemas. E4 - Dicang (Chiso) Vaso das lágrimas - Celeiro da Terra Natureza: Ponto de encontro do Estômago (Wei) e Intestino Grosso (Dachang). Ponto do Vaso Yang do Calcanhar. Localização: 0,4 cun. No canto da boca. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,3 cun, ou horizontalmente na direção do ponto Jiache (E6), 1-2 cun. Indicações: paralisia facial; trigeminalgia; tique; hipersalivação. Ação: Expele o Vento. Remove obstruções do Meridiano. Beneficia tendões e músculos. E5 - Daying (Daígei) Quatro claridades Localização: na borda da fossa mandibular, em frente ao músculo masseter no lado da artéria. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,4 cun, evitar a artéria. Indicações: dor de dentes; inchaço do rosto; paralisia facial; parotidite. E6 - Jiache (Kyosha) Grande oco - Carruagem da Mandíbula Localização: ângulo mandibular, no ponto inicial do músculo masseter. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun, ou horizontalmente na direção do ponto Ditsang (E4), 1-2 cun. Indicações: dor de dentes; paralisia facial; parotidite; espasmo do músculo masseter; trigeminalgia. Ação: Expele o Vento. Remove obstruções do Meridiano. E7 - Xiaguan (Gekan) Armazém da Terra - Portão Inferior Natureza: Ponto de encontro do Estômago (Wei) e Vesícula Biliar (Dan). Localização: na depressão baixa da borda do arco zigomático, no lado anterior do processo condilóide e mandibular. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun. Indicações: zumbido; dor de ouvido; dor de dentes; trigeminalgia; artrite do têmporo-mandibular; paralisia facial. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Beneficia o ouvido. E8 - Touwei (Zui) Grande acolhida - Suporte da Cabeça Natureza: Ponto do Vaso Yang de Conexão. Ponto de encontro do Estômago (Wei) e Vesícula Biliar (Dan). Localização: 0,5 cun acima da linha do cabelo, no canto súpero-lateral da linha do cabelo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça (frontal e orbital); hiperlacrimação; paralisia facial.
Humaniversidade Holística 74

Ação: Expele o Vento. Alivia a dor. Ilumina os olhos. Elimina o calor. Interrompe a Lacrimação. Alivia a tontura E9 - Renying (Jingei) Acolhida humana - Recepção da Pessoa Natureza: Ponto Mar do Qi Localização: lado ântero-lateral do pescoço, na linha horizontal do processo da cartilagem da tiróide, na borda anterior do músculo esterno-clidomastóideo. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun. Indicações: laringite; amigdalite; tosse; voz rouca; asma; hipertrofia da tiróide. Ação: Regulariza o Qi. Remove as massas. Beneficia a garganta. Alivia edemas. E10 - Shuitu (Suitotsu) Água que surge Localização: no meio da distância entre os pontos Renying (E9) e Qishe (E11), abaixo do Renying (E9), no lado anterior do músculo esterno-cleidomastóideo. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: faringite; amigdalite; tosse; asma. E11 - Qishe (Kisha) Casa de energia Localização: acima da clavícula na borda lateral do músculo esterno-cleidomastóideo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa 10 minutos. Indicações: amigdalite; faringite; tosse.; falta de ar; furunculose; rigidez de nuca; asma. E12 - Quepen (Ketsubon) Bacia desbeiçada - Bacia Vazia Localização: fossa supraclavicular, na linha mamária acima da clávicula. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa 10 minutos. Indicações: asma; faringite; amigdalite; furunculose; bronquite; rigidez e dor na nuca; braquialgia; pleurite. Ação: Domina o Qi Rebelde. E13 - Qihu (Kiko) Porta da energia Localização: borda inferior da clavícula, na linha mamária. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: asma; bronquite; falta de ar; braquialgia. E14 - Kufang (Kobo) Casa do tesouro Localização: uma costela abaixo do ponto Qibu (E13), entre o pescoço da primeira e da segunda costela, na linha mamária. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa 10 minutos. Indicações: bronquite; nevralgia intercostal. E15 - Wuyi (Okueí) Biombo da habitação Localização: segundo espaço intercostal, na linha mamária. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun, ou obliquamente, 0,5-1 cun; moxa de 10-20 minutos. Indicações: bronquite; nevralgia intercostal; urticária; inchaço do corpo; dermatite. E16 - Yingchuang (Yoso) Janela do peito Localização: segundo espaço intercostal, na linha mamária. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: asma; bronquite; nevralgia intercostal; dor na região mamária; cólica intestinal. E17 - Ruzhong (Nyuchu) Metade do seio Localização: no tórax no 5º espaço intercostal, no centro do mamilo, 4 cun lateral a linha média anterior. Aplicação: contra-indicação de agulha ou moxa. E18 - Rugen (Nyukon) Raiz do seio - Raiz da mama Localização: no espaço do quinto intercostal abaixo do mamilo, na linha mamária. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun, ou obliquamente para o lado do corpo, 0,5-0,8 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: mastite; distúrbio da lactação; nevralgia intercostal. Ação: Regulariza o Qi do Estomago (Wi). Regulariza a mama e a lactação. Dissipa a estagnação.
Humaniversidade Holística 75

E19 - Burong (Fuyo) Falta de conteúdo Localização: 2 cun no lado de Jujue (VC14), na borda da costela, 6 cun acima da linha horizontal do umbigo. Aplicação: agulhar, obliquamente (para cima e para o lado), 0,5-0,8 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor de estômago; náusea e vômito; nevralgia intercostal. E20 - Chengman (Shoman) Recepção da plenitude Localização: 5 cun acima do umbigo e 2 cun ao lado da linha média na linha lateral do músculo retoabdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: gastrite; cólica intestinal; epigastralgia; distensão abdominal; dispepsia; cólica biliar; icterícia. E21 - Liangmen (Ryomon) Porta das vigas - Porta do Raio Localização: 4 cun acima do umbigo e 2 cun ao lado da linha média na linha lateral do músculo retoabdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: gastralgia; úlcera gástrica ou duodenal; diarréia; cólica intestinal Ação: Regulariza o Estômago (Wei). Domina o Qi Rebelde. Interrompe o vômito. Alivia a dor. E22 - Guanmen (Kanmon) Porta da barreira Localização: 3 cun acima do umbigo e 2 cun ao lado da linha média na linha lateral do músculo retoabdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: distensão abdominal; diarréia; borborigmo; anorexia. E23 - Taiyi (Taiitsu) Grande Mônoda Localização: 2 cun acima do umbigo, ao lado do músculo reto-abdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: distensão abdominal; diarréia; borborigmo; anorexia. E24 - Huaroumen (Katsunikumon) Carne resvaladiça Localização: 1 cun acima do umbigo, ao lado do músculo reto-abdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: rigidez da língua; náusea e vômitos; distúrbio gastrointestinal; comportamento maníaco; esterilidade; dismenorréia. E25 - Tianshu (Tensu) Eixo celestial - Pilar Celestial Natureza: Ponto de Coleta Frontal do Meridiano do Intestino Grosso (Dachang) Localização: 2 cun ao lado do (VC8), na linha lateral do músculo reto-abdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun; moxa, 15-20 minutos. Indicações: gastroenterite aguda ou crônica; desinteria; diarréia alérgica; borborigmo; náuseas e vômitos; distensão abdominal; constipação; ascite; apendicite; dismenorréia. Ação: Promove a função dos Intestinos (Dachang e Xiaochang). Elimina o Calor. Regulariza o Qi. Alivia a retenção dos alimentos. E26 - Wailing (Gairyo) Colina exterior Localização: 1 cun abaixo do umbigo, 2 cun ao lado da linha medial, na borda lateral do músculo retoabdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: cólica abdominal; dismenorréia. E27 - Daju (Daiko) Grande colosso - Grande Máximo Localização: 2 cun abaixo do umbigo e 2 cun ao lado da linha medial na borda lateral do músculo retoabdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: cólica intestinal; constipação; distensão abdominal; cansaço e preguiça do corpo; insônia; distúrbio e micção. Ação: Regulariza o Qi do Estômago (Wei).

Humaniversidade Holística

76

E28 - Shuidao (Suido) Curso da água - Passagens das Águas Localização: 3 cun abaixo do umbigo e 2 cun ao lado da linha média, na borda lateral do músculo retoabdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: nefrite; cistite; distúrbio urogenital; prolapso anal; dismenorréia. Ação: Beneficia a micção. Abre as Passagens das Águas. Beneficia a Síndrome da Micção Difícil. Regulariza a Menstruação. Interrompe a dor. E29 - Guilai (Kírai) Retorno - Volta Localização: 4 cun abaixo da linha horizontal do umbigo e 2 cun ao lado da linha medial do corpo, na borda lateral do músculo reto-abdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dismenorréia; amenorréia; menorragia; infecção urogenital; hérnia; cólica abdominal ou urogenital; dor no pênis; esterilidade. Ação - Alivia a Estagnação do Sangue (Xue). E30 - Qichong (Kisho) Assalto da energia - Qi Penetrante Natureza: Ponto do Vaso Penetrador. Ponto Mar dos Alimentos. Localização: na linha horizontal suprapúbica, 2 cun ao lado da linha medial, na borda lateral da região púbica. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor dos órgãos genitais; distúrbio urogenital; hérnia; dismenorréia; esterilidade. Ação: Regulariza o Qi do Estômago (Wei). Regulariza o Vaso Penetrador.Promove a Essência (Jing). Tonifica o Mar dos Alimentos. Regulariza o Sangue (Xue). E31 - Biguan (Hikan) Barreira da cadeira - Portão da Coxa Localização: no encontro das linhas da espinha ântero-superior ilíaca e infrapúbica, entre o músculo tensor da fáscia lata e o músculo sartório. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: tendinite da coxa; hemiplegia; paralisia da perna. Ação: Remove a obstrução do Meridiano. E32 - Futu (Fukuto) Lebre encostada - Coelho Escondido Localização: 6 cun acima da patela, no lado do músculo reto-femural. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun. Indicações: dor na coxa; fraqueza da perna; hemiplegia; urticária. Ação: Remove as obstruções do Meridiano. Expele o Vento-Calor. E33 - Yinshi (Inshi) Mercado às sombras Localização: 3 cun acima da borda superior da patela, na lateral do tendão do músculo quadríceps da coxa. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no joelho e na perna; paralisia da perna; edema da perna. E34 - Liangqiu (Ryokyu) Colina das vigas - Monte de Raio Natureza: Ponto de Acúmulo. Ponto XI = Geki Localização: 2 cun acima da borda superior da patela, na lateral do tendão do músculo quadríceps da coxa. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: artrite ou periartrite no joelho; dor na perna; mastite; gastrite; enterite; apendicite. Ação: Domina a rebelião do Qi do Estomago (Wei). Remove obstruções do Meridiano. Expele a Umidade e o Vento. E35 - Dubi (Tokubí) Focinho do bezerro - Nariz de Bezerro Localização: na fossa lateral do tendão da patela abaixo da rótula. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: artrite; periartrite; tendinite no joelho; distúrbio de função do músculo do esfíncter anal. Ação: Revigora o Meridiano. Alivia o edema. Interrompe a dor.

Humaniversidade Holística

77

E36 - Zusanli (Ashi no Sanrí) Três distâncias da perna - Três Milhas do Pé Natureza: Ponto Mar. Ponto Terra. Ponto Mar dos Alimentos. Ponto Horário, elemento terra - Ponto HO Localização: 3 cun atrás da patela entre o músculo da tíbia anterior e o músculo extensor longo dos dedos. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: indigestão; dispepsia; gastrite; dor de estômago; desnteria; náuseas e vômito; distensão abdominal; constipação; enterite; paralisia na perna; paralisia facial; epilepsia; rinite; faringite e para fortalecimento geral. Ação: Beneficia o Estômago (Wei) e o Baço (Pi). Tonifica o Qi e o Sangue (Xue). Dissipa o Frio. Fortalece o corpo. Ilumina os olhos. Regulariza o Qi Defensivo e Nutritivo. Regulariza os Intestinos (Dachang e Xiaochang). Aumenta o Yang. Expele o Vento e a Umidade. Expele o Vento e a Umidade. Resolve o Edema. E37 - Shangjuxu (Jokokyo) Relevo superior - Grande Vazio Superior Natureza: Ponto Mar Inferior do Meridiano do Intestino Grosso (Dachang). Ponto Mar do Sangue (Xue). Localização: 3 cun abaixo do Zusanli (E36), no lado anterior lateral do músculo da tíbia. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de estômago; enterite; diarréia; dor no intestino grosso; apendicite; edema nas pernas e nos joelhos; paralisia das pernas. Ação: Regulariza a função do Estômago (Wei) e Intestinos (Dachang e Xiaochang). Elimina a umidadeCalor. Dissipa a retenção dos alimentos. Acalma a asma. E38 - Tiaokou (Joko) Abertura regular - Abertura Estreita Localização: 8 cun abaixo do joelho, 2 cun abaixo do ponto Shangjuxu (E37), no lado do músculo anterior da tíbia. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: paralisia das pernas; dor nas pernas; frieza nas pernas; epigastralgia; cólica abdominal; diarréia; dor nos ombros; amigdalite. Ação - Remove as obstruções do Meridiano E39 - Xiajuxu (Oekokyo) Relevo inferior - Grande Vazio Inferior Natureza: Ponto Mar Inferior do meridiano do Intestino Delgado (Xiaochang). Ponto Mar do Sangue (Xue). Localização: 1 cun abaixo do ponto Tiaokou (E38). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: cólica abdominal e epigástrica; disenteria; paralisia das pernas; dor nos seios; dor no cotovelo. Ação: Regulariza a função do Estômago (Wei) e Intestino (Dachang e Xiaochang). Elimina a umidadeCalor. Elimina a umidade-vento. Interrompe a dor. E40 - Fenglong (Horyu) Abundância e prosperidade - Saliência Abundante Natureza: Ponto de Conexão Ponto LO Localização: 8 cun abaixo do joelho; 0,5 cun ao lado do ponto Tiaokou (E38), na borda lateral do músculo extensor longo dos dedos. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: asma; tosse com muito catarro; tontura ou vertigem; constipação; edema nas pernas; pernas adormecidas ou paralisadas; hemiplegia; dor de cabeça; amigdalite; apoplexia e hipertensão. Ação: Resolve a Fleuma (Tanyin) e a Umidade. Acalma a asma. Elimina o calor. Acalma e limpa a mente. Abre o tórax. E41 - Jiexi (Kaikei) Vale da tíbia - Rio Disperso Natureza: Ponto Rio. Ponto Fogo. Ponto de Tonificação. Ponto Tonificação, elemento fogo mãe - Ponto KING Localização: no ponto médio dorsal do tornozelo acima do ligamento cruciato, entre os tendões do músculo extensor hallux longo e o extensor longo dos dedos. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça frontal; tontura; inchaço no rosto; distensão abdominal; constipação; diarréia; torção no tornozelo; perna e pé adormecidos.
Humaniversidade Holística 78

Ação: Remove as obstruções do Meridiano. Elimina o Vento. Elimina o Calor. Limpa a Mente. Ilumina os olhos. E42 - Chongyang (Shoyo) Assalto do yang - Yang Precipitado Natureza: Ponto Fonte Ponto Yuan = Fonte Localização: 1,5 cun abaixo do ponto Jiexi (E41), no lado da artéria, onde passa a artéria dorsal do pé. Aplicação: moxa. 10-15 minutos. Indicações: dor no pé; dor de dentes; gengivite; anorexia; epilepsia; inchaço no rosto. Ação: Tonifica o Estômago (wei) e Baço (Pi). Acalma a Mente. Remove obstruções do Meridiano. E43 - Xiangu (Kankoku) Vale aprofundado - Vale Submerso Natureza: Ponto Riacho. Ponto Madeira. Elemento madeira - ponto IU Localização: na depressão entre o segundo e o terceiro metatarso, próximo da junta do metatarsofalangeal, no lado do músculo interósseo dorsal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 1 minuto. Indicações: inchaço no rosto, conjuntivite, cólica abdominal, ascite, hipertranspiração noturna, dor no lado dorsal do pé, dor na palma da mão, amigdalite, metatarsalgia, bocejo. Ação: Elimina o vento e o calor. Remove obstruções do Meridiano. E44 - Neiting (Naitei) Pavilhão interior - Pátio Interno Natureza: Ponto Manancial. Ponto Água. Elemento água - ponto IONG Localização: entre o segundo e o terceiro dedo do pé, na frente das juntas metatarso-falangianas. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de dentes, epistaxe, amigdalite, faringite, artrite da junta têmporo-mandibular, distensão abdominal, cólica do intestino, desinteria, dismenorréia, bocejo. Ação: Elimina o Calor. Elimina a plenitude. Regulariza o Qi. Interrompe a dor. Promove a digestão. Elimina o vento da face. E45 - Lidui (Reida) Pago cruel - Boca Doente Natureza: Ponto Nascente. Ponto Metal. Ponto de Sedação. Ponto Sedação e elemento metal filho - ponto TING Localização: 0,1 cun no lado da esquina lateral do leito ungueal do segundo dedo do pé. Aplicação: agulhar, para sangrar, ou obliquamente, 0,1-0,2 cun. Indicações: gengivite; amigdalite; hepatite; paralisia facial; epistaxe; rinite; excesso de sonhos; comportamento maníaco. Ação: Acalma a Mente. Ilumina os olhos. Limpa o Coração (Xin). Alivia a retenção dos Alimentos. B21 - Weishu (Iyu) Ponto de Assentamento Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T12). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15-40 minutos. Indicações: gastralgia; úlcera péptica; distensão gástrica; dispepsia; anorexia; náuseas e vômito; regurgitamento; borborigmo; magreza. VC12 - Zhongwan (Chukan) Centro do estômago Ponto de Alarme Localização: 4 cun acima do umbigo, na linha central do abdômen, no meio ponto entre o processo xifóide e o umbigo. Indicações: epigastralgia; distensão abdominal; borborigmo; dor intestinal; diarréia; regurgitação de ácido; dispepsia; vômito; icterícia.

Humaniversidade Holística

79

Humaniversidade Holística

80

Meridiano do Pulmão P (Metal)
Tai-Yin da mão O meridiano do pulmão é de natureza Yin e apresenta-se acoplado ao meridiano do intestino grosso que é Yang. Recebe a energia do meridiano do fígado e a transmite ao meridiano do intestino grosso. Pertence ao elemento Metal de Yin, sendo sua mãe do elemento Terra (baço-pâncreas) e seu filho de Água (rins). Possui 11 pontos de cada lado. Pulmão: Funções e Órgãos Função: absorção da energia Ki do ar, através da circulação, resistência a intrusões externas (físicas e psicológicas) e vias respiratórias que capturam corpos estranhos no muco, não permitindo que penetrem no organismo. Relacionamento mundo interior/exterior e purificação do organismo através da exalação (eliminação de gases). Órgãos relacionados: pulmões, vias respiratórias e pele (que também respira). Órgão Zang (FEI): dirige o Ki, controlando a descida, roga a difusão. Manifestação externa (epiderme), abertura do pulmão é o nariz; governa a tristeza. Plenitude Peito pesado Diminuição da capacidade pulmonar Bronquite e asma Tosse seca, bocejos e espirros Catarro abundante e coriza Asa do nariz avermelhada Garganta seca e dolorida Transpirações abundantes Micções freqüentes (urina) Dor no ombro e membros superiores Revestimento lingual viscoso Língua amarelada Pulso rápido e liso Vazio Físico Respiração superficial Inflamações no sistema respiratório Tosse leve Calafrios e espirros Bochecha ruborizada (vermelha) Sensibilidade ou frio Sensação de desmaio Face pálida e pele seca Insônia Perda de Peso Ombros e escápulas frias Dor na fossa supraclavicular Língua vermelha Pulso fraco e fino Psíquico Pouca sociabilidade / evita o contato Hiper sensibilidade a criticas Ansiedade, Melancolia e incapacidade de aprimorar-se e relacionar-se.

Ansiedade obsessiva Respiração difícil Angústia

Pulmão: Sintomas Principais Respiratórios: mal-estar torácico; dispnéia; tosse com ou sem expectoração; hemoptise; dor torácica; calafrios; febre; coriza. Cutâneos: hiperidrose; sudorese noturna; urticária; dor cutânea. Mental: medo; depressão; claustrofobia. Membros Superiores: dor ou parestesias ao longo da área do meridiano. Sintomas de Excesso de energia: Respiração ruidosa, voz alta, distensão torácica, dor dorsal alta, dor nos ombros e braços, dor cutânea, hemoptise, tosse com chiado, febre, calafrios, dor torácica, expectoração purulenta ou de odor fétido. Sintomas de Falta de energia: Taquipnéia com tosse, escarro fluido, voz fraca ou baixa, chiado seco, sudorese noturna, medo, claustrofobia, depressão, parestesias profundas e mal definidas ao longo da área do meridiano.

Humaniversidade Holística

81

Trajeto do Meridiano Nascendo no nível do centro do abdômen, atravessa o diafragma, entra nos pulmões e alcança as axilas, onde se localiza o ponto Zhongfu. A partir desse ponto, o primeiro dos nove pontos intermediários do meridiano do pulmão desce ao longo da face radial e palmar do braço; segue pelo antebraço, para terminar ao nível da unha polegar (leito ungueal). As doenças pulmonares apresentam síndromes diferentes, que se manifestam à medida que os pulmões estejam em repleção ou em depleção. Se os pulmões estiverem num estado de recepção, será necessário dispersar a energia excedente. Se estiverem repletos, será preciso tonificá-los.

P1 - Zhongfu (Chufu) Meio das Vísceras Residência Central Natureza - Ponto de Coleta Frontal do Pulmão (Fei). Ponto de Encontro do Yin Máximo [Pulmão (Fei) – Braço (Pi)]. Ponto MU = Alarme Localização: no lado ântero-lateral do peito, abaixo do ponto Yunmen (P2). (fossa entre a clavícula e o ombro), no espaço entre a primeira e a segunda costela, 6 cun do lado da linha média do corpo. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15-20 minutos. Indicações: tosse; falta de ar; dispnéia; asma; bronquite; dor no ombro; tuberculose; nevralgia intercostal. Ação: Regulariza o Qi do Pulmão (Fei) e interrompe a tosse. Estimula a descendência do Qi do Pulmão (Fei). Dispersa a plenitude do tórax e interrompe a dor.
Humaniversidade Holística 82

P2 - Yunmen (Unmon) Porta da Nuvem Localização: no lado ântero-lateral do peito, na fossa triangular abaixo do encontro da clavícula e do aerônio do ombro. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: tosse; asma; dor no peito e no ombro. Ação: Dispersa a plenitude do tórax. Estimula a descendência do Qi do Pulmão (Fei). Interrompe a tosse P3 - Tianfu (Tempu) Víscera Celeste - Residência Celestial Localização: no lado medial do braço, 3 cun abaixo da linha axilar; no lado radial do músculo bíceps do braço, 6 cun acima do cotovelo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun. Indicações: asma; epistaxe; dor no braço. P4 - Xiapai (Kyohaku) Claridade Nobre Localização: no lado medial do braço, no lado radial do músculo bíceps do braço; 1 cun abaixo do ponto Tianfu (P3). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-0,8 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: tosse; falta de ar; nevralgia intercostal; taquicardia; dor no braço. P5 - Chize (Shakutaku) Barreira do Cotovelo Pântano do Pé Natureza: Mar do Ponto. Água do Ponto. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação, elemento água - Ponto HO Localização: na linha média do cúbito. No lado do tendão do músculo bíceps branquial. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: tosse; bronquite; amigdalite; pneumonia; pleurite; tuberculose pulmonar; dor no ombro; braço e peito; dor no joelho. Ação: Elimina o Calor do Pulmão (Fei). Estimula a descendência do Qi do Pulmão (Fei). Expele a Fleuma (Tanyin) do Pulmão (Fei). Beneficia a Bexiga (Pangguang). Relaxa os tendões. P6 - Kongzui (Kosaí) Agulheiro extremo Maior Buraco Natureza: Ponto de Acúmulo. Ponto XI = Geki Localização: no lado medial do antebraço, 7 cun acima do punho no lado ulnar do músculo branquiorradial e acima do músculo pronador. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 20 minutos. Indicações: tosse; dor de garganta; amigdalite; dor de cabeça (frontal); dor no antebraço; voz rouca; tuberculose pulmonar; hemorróidas. Ação: Regulariza o Qi do Pulmão (Fei). Faz o Qi do Pulmão (Fei) descender. Elimina o Calor. Interrompe o Sangramento. P7 - Lieque (Rekketsu) Desfiladeiro Seqüência Quebrada Natureza: Ponto de Conexão. Ponto de Abertura do Vaso Diretor. Ponto LO Localização: no lado medial do antebraço, 1,5 cun acima da linha do punho entre tendões do músculo adutor longo do polegar e do músculo extensor longo carpo-radial. Aplicação: agulhar, obliquamente para cima ou perpendicularmente, 0,2-0,3 cun; evitar a artéria; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça (frontal); rigidez da nuca; tosse; asma; paralisia facial; dor no antebraço e mão; dor no peito. Ação: Estimula a descendência e a dispersão do Qi do Pulmão (Fei). Circula o Qi Defensivo e liberta o Exterior. Expele o Vento Exterior. Abre o Vaso Diretor. Beneficia a Bexiga (Pangguang) e abre as passagens da Água. Abre o nariz. Comunica-se com o Intestino Grosso (Dachang). P8 - Jingqu (Keikyo) Vaso que deságua Canal do Meridiano Natureza: Ponto do Rio. Ponto do Metal. Ponto Horário, elemento metal - ponto KING Localização: no lado medial, um cun acima da linha do punho, no lado medial do processo estilóideoradial, no lado da artéria. Aplicação: agulhar, 0,1-0,2 cun; evitar a artéria. Indicações: tosse; dor no peito; dor de garganta; dor no punho.
Humaniversidade Holística 83

P9 - Taiyuan (Taien) Abismo Supremo - Maior Abismo Natureza: Ponto Fonte e Riacho. Ponto Terra. Ponto da União das artérias e veias. Ponto da Tonificação. Ponto Yuan = Fonte e Tonificação, elemento terra - ponto IU Localização: no lado medial e radial, no fim da linha do punho, entre os tendões do músculo adutor longo do polegar e músculo extensor largo carporadial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,1-0,3 cun; evitar a artéria. Indicações: asma; tosse; tuberculose pulmonar; dor no peito e mamas; amigdalite; dor no braço. Ação: Resolve a Fleuma (Tanyin). Regulariza o Qi do Pulmão (Fei), interrompe a tosse. Tonifica o Qi e o Yin do Pulmão (Fei). Tonifica o Qi Torácico. Estimula a circulação sangüínea e influencia o pulso. Limpa o Pulmão (Fei) e o Calor do Fígado (Gan). P10 - Yuji (Gyosai) Rincão do pescado - Borda do Peixe Natureza: Ponto Manancial. Ponto Fogo. Elemento fogo - ponto IONG Localização: no lado palmar, acima da junta do primeiro metacarpo digital, entre as peles escura e clara. Aplicação: agulhar, 0,3-0,7 cun. Indicações: tosse, asma, hemoptise, amigdalite, faringite, voz rouca, dor no peito, dor no punho. Ação: Elimina o calor do Pulmão (Fei). Beneficia a garganta. P11 - Shaoshang (Shosho) Mercador Menor - Metal Mínimo Natureza: Ponto Nascente. Ponto Madeira. Elemento madeira - ponto TING Localização: no lado radial da unha do polegar, 0,1 cun acima do leito ungueal. Aplicação: agulhar, para sangrar uma ou duas gotas. Indicações: amigdalite, coma, epistaxe, palotilite, diarréia crônica infantil. Ação: Expele o Vento (interior e exterior). Estimula a dispersão e a descendência do Qi do Pulmão (Fei). Beneficia a garganta. Abre os orifícios e promove a ressuscitação. B13 - Feishu ( Haiyu ) Ponto de Assentamento Localização: na linha vertical, entre a linha central da espinha e a borda medial da escápula, 1,5 cun no lado da linha central das costas, nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra do terceiro dorsal (T3). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: Tosse; pneumonia; bronquite; dispnéia; asma; tuberculose pulmonar; dor nas costas; dermatite; prurido.

Humaniversidade Holística

84

Meridiano do Intestino Grosso IG (Metal)
Da Chang - Yang-Ming do braço Este meridiano é Yang, acoplado com o meridiano do pulmão, que é Yin. Recebe energia do meridiano do pulmão, transmitindo-a ao meridiano do estômago. Seu elemento é Metal de Yang, sendo sua mãe do elemento Terra (estômago) e seu filho de Água (bexiga). Possui 20 pontos de cada lado. Intestino Grosso: Funções e Órgãos Função: absorção de líquidos, auxilia na função dos pulmões – água é adicionada ao oxigênio tornando-o líquido antes de ser absorvido pelo sangue. Eliminação de resíduos sólidos do corpo e psicológicos (negatividade, insatisfação, etc.). Elimina a estagnação da energia Ki. Vícera Fu (DA CHANG): Via de passagem, recebe os resíduos, absorve a água, excreta os resíduos. Plenitude Físico Dor e edema no trajeto (collon descendente) Rigidez no ombro Dor anal Abdômen distendido e duro Gases Obstipação Tendência a se resfriar Coriza Sensação de corpo quente Melhora com amargo ou pelo calor Boca seca, lábios gretados Revestimento lingual amarelo e viscoso Insatisfação Isolamento interior Apego demasiado Evacuações freqüentes Sensação de frio Erupções e prurido orolabial Abdômen distendido e mole Diarréia ou constipação Aquece com dificuldade Congestão nasal Melhora pelo azedo ou frio Lábios secos Revestimento lingual branco Pulso profundo e lento Psíquico Negativismo Falta de apego Falta de vontade de conquistar Vazio

Intestino Grosso: Sintomas Principais Gengivite, odontalgias, caninos, pré-molares e, molares baixos Boca: faringite, amigdalite e boca seca Nariz: coriza, obstrução e epistaxe. Nuca e braços: dor no pescoço e inchação; algias no membro superior, arroto, náuseas e vômito; dor epigástrica, indigestão, sensação de vazio gástrico, mau hálito, constipação. Condições gerais: fadiga, cansaço aparente, calafrios, tremor, bocejos freqüentes, ulcerações da mucosa, febre (às vezes), sudorese (às vezes). Face: paralisia ou espasmo facial, acne, obstrução nasal, coriza (sinusite maxilar) Mental: pouca sociabilidade, aversão ao fogo, busca de isolamento, PMD (psicose maníaco-depressiva) Membros: dor, parestesia, frieiras, adormecimento ao longo do meridiano. Sintomas do intestino grosso: dor abdominal, borborigmos, constipação ou diarréia. Sintomas de Excesso de energia: Fome freqüente, dor e distensão epigástrica, secura e mau hálito, urina amarelada, constipação, sensação de calor pelo corpo, inchaço do pescoço e dor de garganta, espasmos faciais, dor nas pernas e nos joelhos, parestesias, adormecimento no braço e ao longo do caminho do meridiano do intestino grosso. Dor de garganta, febre e epistaxe, boca seca ou queimação, borborigmo, dor abdominal, constipação. Sintomas de Falta de energia: Sensação de frio nas extremidades, aumento do peristaltismo, diarréia.

Humaniversidade Holística

85

Trajeto do Meridiano O meridiano principal do intestino grosso tem seu início na ponta do dedo indicador, sendo a continuação do fluxo energético do meridiano do pulmão, de uma ligação de P7 e IG1. Sobe pelo dedo indicador dorso-radial da mão, passando pelo músculo do primeiro interossal, depois pela face dorso-radial do antebraço, entre os músculos extensores longo e curto do polegar; sobe até o dorso lateral do cotovelo, na borda lateral do músculo bíceps e tríceps do braço, chegando ao ombro. Do ombro, caminha pela região superescapular, liga com Du-Mai no ponto Dazhui (VG14), depois volta para a fossa supraclavicular, ligando-se a E12. Desse ponto, parte um ramal pelo espaço mediastínico que desce para o abdômen, ligando-se com o intestino grosso. Do espaço mediastinal sai uma conexão que se liga aos pulmões. Da fossa supraclavicular, o meridiano sobe pela borda lateral do músculo esterno-cleidomastóideo do pescoço até a região mandibular pelo lado da boca e caminha pelo lado oposto à asa do nariz, cruzando na altura do lábio.

Humaniversidade Holística

86

IG1 - Shangyang (Shoyo) Solar dos Mercadores - Yang Metal Natureza: Ponto Nascente. Ponto Metal. Ponto Horário, elemento metal - ponto TING Localização: no lado radial do dedo índex, 0,1 cun posterior e radial no leito ungueal. Aplicação: agulhar, 0,1-0,2 cun ou deixar sangrar uma a duas gotas. Indicações: furunculose no rosto; amigdalite; dor de dentes; apoplexia; coma; glaucoma; dor no ombro; dedos ardomecidos. Ação: Elimina o calor. Ilumina os olhos. Beneficia a garganta. Acalma a Mente. Expele o Vento e dispersa o Frio. IG2 - Erjian (Jikan) Segundo intervalo - Segundo Intervalo Natureza: Ponto Manancial. Ponto Água. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação, elemento água filho - ponto IONG Localização: no lado radial do dedo índex, na depressão distal da junta metacarpo-falangeana. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,1-0,3 cun. Indicações: epistaxe; dor de dentes; amigdalite; faringite; bursite no ombro; febre Ação: Elimina o Calor. IG3 - Sanjian (Sankãn) Terceiro Intervalo Elemento Madeira - ponto IU Natureza: Dispersa o Vento exterior. Elimina o calor. Ilumina os olhos. Beneficia a garganta. Localização: no lado dorsal da mão, no lado radial do segundo metacarpo, na depressão atrás da segunda junta metacarpo-falangeana. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 cun Indicações: laringite; amigdalite; dor de dentes; trigeminalgia; dor no olho; bursite no ombro; tendinite no cotovelo; boca seca; língua amarela; falta de apetite. Ação: Dispersa o Vento exterior. Elimina o Calor. Ilumina os olhos. Beneficia a garganta. IG4 - Hegu (Cokoku) Fundo do vale - Vale da Junção Natureza: Ponto Nascente. Ponto Yuan = Fonte Localização: no lado dorsal da mão, entre o primeiro e o segundo osso metacarpo no meio do primeiro músculo interósseo dorsal; ao abrir o polegar e o dedo indicador, no meio da linha entre a junção do primeiro e do segundo osso metacarpo, o ponto médio da borda da palma, ou quando fecha a mão, entre o primeiro e o segundo metacarpo, o ponto mais alto em cima do músculo interósseo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça; dor de dentes; amigdalite; faringite; rinite; epistaxe; asma; bronquite; paralisia facial; dor no braço e ombro; gripe; hipoidrose ou hiperidrose; insônia; nervosismo; zumbido ou distúrbio do ouvido; escabiose. Ação: Dispersa o Vento exterior. Liberta a função dispersora do Pulmão (Fei). Interrompe a dor. Remove as obstruções do Meridiano. Tonifica o Qi e consolida o Exterior. Harmoniza a ascendência e a descendência. IG5 - Yangxi (Yokei) Vale do Yang - Riacho Yang Natureza: Ponto Rio. Ponto Fogo. Elemento fogo - ponto KING Localização: no lado dorso-radical do punho, um pouco distal do osso rádio, onde há depressão entre os tendões do músculo extensor curto e longo do polegar, ao esticar e abrir os tendões do músculo extensor curto e longo do polegar, ao esticar e abrir o polegar. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça; conjuntivite; zumbido; distúrbios do ouvido; dor de garganta; amigdalite; dor de dentes; dor no punho e na mão. Ação: Expele o Vento. Liberta o Exterior. Beneficia a Garganta. Interrompe a dor. IG6 - Pianli (Henreki) Trecho lateral - Passagem Inclinada Ponto LO Natureza: Ponto de Conexão. Localização: 3 cun acima do Yangxi (IG5), no lado dorso-radial do antebraço, do músculo adutor longo do polegar e tendão do músculo extensor curto do carpo-radial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 cun; moxa, 10 minutos.
Humaniversidade Holística 87

Indicações: amigdalite; zumbido; distúrbios do ouvido; epistaxe; dor de dentes; paralisia facial; dor nos ombros e nos braços. Ação: Abre as Passagens da Água do Pulmão (Fei). IG7 - Wenliu (Onryu) Desaguar suave - Fluxo Quente Natureza: Ponto de Acúmulo. Ponto XI = Geki Localização: 5 cun acima do punho, no lado dorso-radial do antebraço, entre o músculo adutor longo do polegar e músculo extensor curto do carpo-radial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de dentes; furunculose no rosto e braço; amigdalite; dor no braço; estomatite; parotite; glossite; inchação no rosto. Ação: Elimina o Calor. Interrompe a dor. Expele o Vento. Beneficia a garganta. IG8 - Xialian (Geren) Região inferior do braço Localização: 4 cun abaixo do cúbito, no lado dorso-radial do antebraço, entre o músculo extensor carporadial longo e o músculo extensor carpo-radial curto. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça; tontura; dor no antebraço; dor de barriga (ao redor do umbigo); pleurite; mastite; hematúria (cistite). IG9 - Shanglian (Joren) Região superior do braço Localização: 3 cun abaixo do cúbito, no lado dorso-radial do antebraço, no meio do músculo extensor carpo-radial longo. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: dor de cabeça; dor no ombro e no cotovelo; dor de estômago; dor no intestino (borborigmo); membros adormecidos; hemiplegia. IG10 - Shousanli (Te no Sanri) Três distâncias do braço - Três Li do Braço Localização: 2 cun abaixo do cúbito, no lado dorso-radial do antebraço entre o músculo extensor carporadial longo e o músculo braquiorradial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: dor de dentes; parotidite; rinite; furunculose; carbunculose; mastite; hemiplegia; dor no cúbito, braço e ombro; tremor nos braços; distensão abdominal; diarréia. Ação: Remove as obstruções do Meridiano. Tonifica o Qi. IG11 Quchi (Kyokuchi) Barreira Curva - Pequeno Lago Tortuoso Natureza: Ponto Mar. Ponto Terra. Ponto de Tonificação Ponto de Tonificação, elemento terra mãe - ponto HO Localização: no lado radial do cotovelo, no músculo braquiorradial; ao dobrar o cotovelo, na depressão radial no fim da linha cubital. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1,2-1,5 cun; moxa, 20 minutos. Indicações: dor no cotovelo (tennis elbow); dor no ombro; dor no joelho; paralisia no braço; hemiplegia; febre; hipertensão; amigdalite; pleurite; dermatite; eczema; gengivite; tuberculose; pneumonia; conjuntivite; dismenorréia; reumatismo. Ação: Expele o vento exterior. Elimina o calor. Esfria o sangue (Xue). Resolve a umidade. Regulariza o Qi nutritivo e o sangue (Xue). Beneficia os tendões e articulações. IG12 - Zhouliao (Churyo) Oco do cotovelo - Junção do Cotovelo Localização: em cima do epicôndilo lateral do úmero, no lado do osso, 1 cun acima do Quchi (IG11). Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor no cotovelo e no braço; sonolência. IG13 - Wuli (Te no Gori) Cinco distâncias Localização: no lado ântero-radial do úmero, 3 cun acima do cúbito, no ponto inicial do músculo braquiorradial, ao lado do músculo tríceps do braço. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 cun (evitar lesar a artéria e os nervos); moxa, 10-20 minutos. Indicações: dor no braço, dor no cotovelo; braquialgia.

Humaniversidade Holística

88

IG14 - Binao (Hiju) Músculo do braço - Braço e Escápula Localização: abrange o lado lateral e um pouco do radial do braço, no ponto distal do músculo deltóide, 3 cun abaixo do ponto Jianyu (IG15). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5, cun; moxa, 15-20 minutos. Indicações: dor no ombro e no braço, furunculose. Ação: Remove a obstrução do Meridiano. Ilumina os olhos. Resolve a Fleuma (Tanyin) e dispersa os tumores. IG15 - Jianyu (Kengu) Assentamento do meio do ombro - Ponto de transporte do Ombro Natureza: Ponto do Vaso Yang do Calcanhar. Localização: em cima do ombro, na borda lateral do acrômio, há duas depressões; este ponto fica na depressão anterior. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: bursite de ombro, hemiplegia; urticária; furunculose. Ação: Beneficia os tendões. Estimula a circulação do Qi nos Meridianos. Interrompe a dor. Expele o vento. IG16 - Jugu (Kokotsu) - Grande Osso Natureza: Ponto do Vaso Yang do Calcanhar Localização: na depressão entre a borda superior e posterior da junta acrômioclavicular e a espinha da omoplata. Aplicação: agulhar, 1-1,2 cun. Indicações: tendinite; bursite de ombro. Ação: Movimenta o sangue (Xue) no local. Remove as obstruções do Meridiano. Abre o Tórax. Domina a rebelião ascendente do Qi. Estimula a Descendência do Qi do Pulmão (Fei). Beneficia as articulações. IG17 - Tianding (Tentei) Vaso celestial Localização: 1 cun abaixo do ponto Futu do pescoço (IG18). Na borda posterior do músculo esternocleidomastóideo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: faringite; amigdalite; inflamação das cordas vocais (voz rouca). IG18 - Futu (Futotsu) Lado da saliência - Suporte da Proeminência Localização: na linha da borda inferior da cartilagem da tireóide, a 3 cun da linha central, no lado do músculo esterno-cleidomastóideo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun. Indicações: tosse; laringite; faringite; amigdalite. Ação: Beneficia a garganta. Alivia a tosse. Resolve a Fleuma (Tanyin) e dispersa os tumores. IG19 - Heliao (Karyo) Osso dos cereais Localização: 0,5 cun no lado do ponto Renzhong (VG26). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun. Indicações: epistaxe; obstrução nasal; rinite; paralisia facial. IG20 - Yingxiang (Geiko) Recepção dos perfumes - Fragrância Bem-vinda Natureza: Ponto de encontro do Estômago (Wei) e intestino Grosso (Dachang) Localização: no ponto de encontro da linha inferior do nariz e da linha nasolabial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun ou obliquamente para cima (súpero-medial), 0,3/0,7 cun. Indicações: rinite; sinusite; paralisia facial; distúrbio olfativo; cólica biliar. Ação: Dispersa o vento exterior B25 - Dachangshu (Daichoyu) Assentamento intestino grosso Ponto de Assentamento Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L4). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15-30 minutos. Indicações: lombalgia; dor de barriga; borborigmo; distensão abdominal; diarréia ou constipação. E25 Tianshu (Tensu) Eixo celestial Ponto de Alarme Localização: 2 cun ao lado do ponto (VC8), na linha lateral do músculo reto-abdominal. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 cun; moxa, 15-20 minutos. Indicações: gastroenterite aguda ou crônica; desinteria; diarréia alérgica; borborigmo; náuseas e vômito; distensão abdominal; constipação; ascite; apendicite; dismenorréia.
Humaniversidade Holística 89

Humaniversidade Holística

90

Meridiano do Rim (Água)
Shao-Yin da perna Sendo Yin, este meridiano se apresenta acoplado ao meridiano da bexiga, Yang, de quem recebe a energia que, posteriormente, transmite ao meridiano do pericárdio ou circulação-sexo. Em relação aos cinco elementos, sua mãe é de Metal (pulmão) e seu filho é de Madeira (fígado). Possui 27 pontos de cada lado. Rim: Funções e Órgãos Função: Filtrar o sangue, purificando-o e produzindo a urina, mantendo o equilíbrio e a proporção correta de líquidos no organismo. Está relacionado ao sistema glandular endócrino, controlando a energia, a vitalidade do corpo e o equilíbrio psicológico. Relaciona-se diretamente à produção de hormônios sexuais, adrenalina e à vontade (instinto) de sobrevivência e evolução. Órgão Zang (SHEN): Armazena a essência (JING). Rege o crescimento e a reprodução. O Jing dos rins abrange o Yin e o Yang dos rins, governa a água, recebe o Qi, produz a medula e governa os ossos. Manifesta-se no cabelo, abertura das orelhas, temor, medo; MING MIN = significa "Porta da vida" - é o elemento essencial que mantém a vida. Plenitude Físico Micção escassa Urina acastanhada Pés pesados, quentes e doloridos Cefaléias Zumbido Pessoa com muita energia Língua seca Convulsões Propensão a distúrbios hormonais Ligeiro enegrecimento na cor da face Língua vermelha e pouco saburrenta Pulso rápido e fraco Sonha que é difícil relaxar a cintura Impaciência Agitação Compulsão pelo trabalho Pessoa crítica, detalhista e que reclama demais Obsessão por sexo Micção freqüente Urina incolor de odor forte Pés e pernas frias Pressão na região occiptal Dor ou frio na região lombar Sudorese intensa Pele enegrecida e sem elasticidade Mal funcionamento das glândulas endócrinas, problemas sexuais e com os órgãos reprodutivos Inapetência sexual Inchaço do corpo Pulso lento e fraco Psíquico Sonha com árvores inundadas Timidez, indecisão e medo Falta de determinação e motivação Desânimo, preguiça Pessimismo Nervosismo, negatividade Vazio

Rim: Principais Sintomas
Resistência geral: cansaço, pouca resistência, queda do nível da ambição, boca e garganta secas. Adrenal e genital: impotência, esterilidade, distúrbio do crescimento, tendência à velhice, hiper pigmentação. Ossos e cérebro: distúrbio de desenvolvimento de dentes e ossos, instabilidade dos dentes, retardamento mental, esquizofrenia. Cabelo: queda ou ausência de cabelo, falta de brilho no cabelo. Ouvido: zumbido, surdez, vertigem. Distúrbios urogenitais: formação de cálculos, oligúria, poliúria. Sintomas de Excesso de energia: Sede e ardência na boca, distensão abdominal, diarréia.

Humaniversidade Holística

91

Sintomas de Falta de energia: Espermatorréia, impotência, lombalgia, frio nos ombros, queda de cabelos, enfraquecimento dos dentes, zumbido ou dificuldade de audição, oligúria, edema e ascite, insônia, distúrbio mental.

Trajeto do meridiano
O meridiano dos rins começa na planta do pé e ascende, pelo lado ínfero-medial da cabeça do primeiro metatarso, seguindo pelo lado medial do osso cubóide, região póstero-inferior do maléolo medial e ao longo da borda medial do músculo gastrocnêmico, na região póstero-medial do joelho e, medialmente à coxa, ao longo dos músculos adutor e grácil, entre a pélvis e ventralmente às vértebras até o rim. O trajeto tem seu início no rim, desce pelo lado do músculo psoas até a pélvis e a bexiga. Saindo da pélvis, corre ao longo do lado medial do músculo reto-abdominal (ao lado da linha alba) e do externo até a frente do pescoço. Há um ramal que sai do rim, sobe, passando pelo diafragma e segue paralelo ao pulmão, ao longo da traquéia e da garganta, até a raiz da língua. Outro ramal sai do pulmão, une-se ao coração e, passando pelo peito, liga-se ao pericárdio, de onde transmite energia ao meridiano do pericárdio.

Humaniversidade Holística

92

R1 - Yongquan (Yusen) Fonte borbulhante - Primavera Borbulhante Natureza: Ponto Nascente. Ponto Madeira. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação, elemento madeira filho - ponto TING Localização: na planta do pé, posteriormente às articulações metatarsofalangeanas, entre o segundo e o terceiro metatarsos. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: cefaléia parietal; metatarsalgia; tontura; vertigem; coma; convulsão infantil, comportamento maníaco (fobia); insônia; nefrite; uremia; diabete. Ação: Tonifica o Yin. Elimina o Calor. Domina o Vento. Domina o Calor-Vazio. Acalma a Mente. Restaura a consciência. Limpa o cérebro. R2 - Rangu (Nenkoku) Vale da aprovação - Vale da Combustão Elemento fogo, ponto IONG Natureza: Ponto Manancial. Ponto Fogo. Ponto do Início do Vaso Yin do Calcanhar. Esfria o Sangue. Localização: na borda ântero-inferior do osso navicular do pé. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun. Indicações: dor no pé, laringite, hipertranspiração noturna, prostatite, distúrbios dos órgãos genitais, impotÊncia, menstruação irregular, tétano de recém-nascido, cistite, diabete melito. R3 - Taixi (Taikei) Vale supremo - Riacho Máximo Natureza: Pontos Riacho e Fonte. Ponto Terra. Ponto Fonte, elemento terra - ponto IU Localização: entre a borda posterior do maléolo medial e o tendão de Aquiles. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun, ou 0,3-0,5 cun obliquamente ao lado posterior do maléolo. Indicações: dor de dentes; laringite; estomatite; mastite; impotência; dismenorréia; dor na perna, tornozelo e pé; frio nos ombros; malária; nefrite; metatarsalgia. Ação: Tonifica o Rim (Shen). Beneficia a Essência (Jing). Fortalece a parte inferior das costas e joelhos. Regulariza o útero. R4 - Dazhong (Daisho) Grande sino - Grande Sino Natureza: Ponto de Conexão Ponto LO Localização: 0,5 cun abaixo do ponto Taixi (R3), na frente do tendão de Aquiles. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: estomatite; laringite; asma; hipertrofia prostática; lombalgia; dor no calcanhar; constipação; sonolência e preguiça. Ação: Fortalece as costas. Anima o espírito. R5 - Shuiquan (Suisen) Fonte da água - Água da Primavera Natureza: Ponto de Acúmulo Ponto XI = Geki Localização: na borda posterior do maléolo medial, 1 cun abaixo do ponto Taixi (R3), na depressão ântero-superior do lado medial do tubérculo do calcâneo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: leucorréia; prolapso uterino; endometrite; menstruação irregular; diurese; miopia. Ação: Beneficia a micção. Promove a circulação do Sangue (Xue). Interrompe a dor abdominal. Regulariza o útero. R6 - Zhaohai (Shokai) Mar luminoso - Mar Brilhante Natureza: Ponto de abertura do Vaso Yin do Calcanhar Localização: na depressão entre o maléolo medial e o osso tálus; 0,4 cun inferior da borda do maléolo medial. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: menstruação irregular; prolapso uterino; amigdalite; constipação; cólica abdominal; diarréia crônica de madrugada; insônia. Ação: Nutre o Yin. Beneficia os olhos. Acalma a Mente. Revigora o Vaso Yin do Calcanhar. Esfria o Sangue (Xue). Beneficia a garganta. Promove a função do útero. Abre o Tórax.

Humaniversidade Holística

93

R7 - Fuliu (Fukuryu) Corrente posterior ( Seis Fu ) - Corrente de Retorno Natureza: Ponto Rio. Ponto Metal. Ponto de Tonificação. Ponto de Tonificação, elemento metal - ponto KING Localização: 2 cun acima do Taixi (R3), na borda ântero-medial do músculo sólium. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15-30 minutos. Indicações: inchaço dos membros; edema; ascite; hipertranspiração noturna; lombalgia; nefrite; orquite; uretrite. Ação: Tonifica o Rim (Shen). Resolve a Umidade. Elimina o edema. Fortalece a parte inferior das costas. Regulariza a sudorese. R8 - Jiaoxin (Koshin) Confiança mútua - Encontro do meridiano do baço (Pi) Natureza: Ponto de Acúmulo do Vaso Yin do Calcanhar Localização: entre a borda posterior do maléolo medial e o tendão de Aquiles. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun, ou 0,3-0,5 cun obliquamente ao lado posterior do maléolo. Indicações: dor de dentes; laringite; estomatite; mastite; impotência; dismenorréia; dor na perna, tornozelo e pé; frio nos ombros; malária; nefrite; metatarsalgia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Interrompe a dor abdominal. Remove os tumores. Regulariza a menstruação. R9 – (Zhubin) Construção do dique - Edifício do Hóspede Natureza: Ponto de Acúmulo do Vaso Yin de Conexão Localização: 5 cun acima do ponto Taixi (R3), na borda ântero-medial do músculo sólium. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: espasmo do músculo sólium e gastrocnêmio; comportamento maníaco; epilepsia; desintoxicação. Ação: Acalma a Mente. Tonifica o Yin do Rim (Shen). Abre o Tórax. Regulariza o Vaso Yin de Conexão. R10 - Yingu (Inkoku) Vale do Yin - Vale Yin Natureza: Ponto Mar. Ponto Água. Ponto Horário, elemento água - ponto HO Localização: no lado medial da prega poplítea, entre os músculos semitendinoso e semimembranoso. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no joelho; edema na perna; ascite; distúrbio urogenital; disúria; hemorragia uterina; dor genital; comportamento maníaco. Ação: Expele a Umidade do Aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Tonifica a Yin do Rim (Shen). R11 - Henggu (Okotsu) Osso do transverso Ponto de Alarme do Circulação-Sexualidade Localização: na borda superior do osso púbico; 0,5 cun lateralmente à linha central. Aplicação: moxa, 15 minutos, evitar agulha. Indicações: problemas nos órgãos genitais; disúria; conjuntivite; impotência R12 - Dahe (Daikaku) Austeridade suprema Localização: 1 cun acima do ponto Henggu (R11), 0,5 cun no lado do ponto Zhongji (VC3), na linha central. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: Dor nos órgãos genitais; disúria; uretrite; cistite; conjuntivite; lombalgia; espermatorréia; impotência; hérnia direta. R13 - Qixue (Kiketsu) Ponto de energia - Buraco do Qi Natureza: Ponto do Vaso Penetrador Localização: 2 cun acima da borda suprapúbica (3 cun abaixo do nível umbilical), e 0,5 cun no lado lateral da linha central do abdômen, na borda medial do músculo reto-abdominal. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos, Indicações: distúrbio dos órgãos genitais; menstruação irregular; esterilidade; diarréia. Ação: Tonifica o Rim [Shen e a Essência (Jing)]. Remove obstruções do Meridiano. R14 - Siman (Shíman) Quatro plenitudes Localização: 1 cun acima do ponto Qixue (R13); 0,5 cun no lado do ponto Shimen (VC5). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos.
Humaniversidade Holística 94

Indicações: menorragia; dismenorréia; menstruação irregular; esterilidade; uretrite; cistite; dor abdominal no umbigo; conjuntivite. R15 - Zhongzhu (Chuchu) Corrente central abdominal Localização: 1 cun abaixo do nível do umbigo, 0,5 cun no lado da linha central. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: menstruação irregular; dor abdominal; constipação; conjuntivite. R16 - Huangshu (Koyu) Assentimento dos centros vitais - Ponto do Transporte Vital Natureza: Ponto do Vaso Penetrador Localização: 0,5 cun na linha lateral do umbigo, na borda medial do músculo reto-abdominal. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: cólica periumbilical; constipação; hérnia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Tonica o Rim (Shen). Beneficia o Coração (Xin) R17 - Shangqu (Shokyoku) Terreno baldio dos mercadores Localização: 2 cun acima do Huangshu (R16). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: cólica abdominal; constipação; dor de estômago; anorexia. R18 - Shiguan (Sekikan) Barreira de pedra Localização: 3 cun acima do Huangshu (R16). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: cólica abdominal; constipação; dor de estômago; anorexia. R19 - Yindu (Into) Capital do Yin Localização: 4 cun acima do Huangshu (R16); 0,5 cun do lado lateral do Zhongwan (VC12). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no estômago; soluço; esterilidade; dor uterina pós-parto; constipação; distensão abdominal; icterícia. R20 - Tonggu (Hara no Tsukoku) Vale comunicante abdômen Localização: 5 cun acima do Huangshu (R16); 0,5 cun no lado da linha central Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no estômago; distensão abdominal; vômito; dispepsia; preguiça. R21 - Youmen (Yumon) Porta escura Localização: 6 cun acima do Huangshu (R16); 0,5 cun no lado lateral do Jujue (RM14) Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun, até a fáscia do músculo reto-abdominal; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor no estômago; distensão abdominal; vômito; dispepsia; preguiça; nevralgia intercostal; hepatite. R22 - Bulang (Horo) Varanda de passagem Localização: no quinto espaço intercostal; 2 cun lateralmente à linha central do corpo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun até a fáscia do músculo; moxa, 15 minutos. Indicações: nevralgia intercostal; pleurite; bronquite; náusea; vômito. R23 - Shenfeng (Shimpo) Consagração divina - Selo da Mente Localização: no quarto espaço intercostal; 2 cun lateralmente à linha central, na borda do osso esterno. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun até a fáscia do músculo; moxa, 15 minutos. Indicações: nevralgia intercostal; pleurite; bronquite; náusea; vômito. R24 - Lingxu (Reikyo) Vazio da alma - Cemitério do Espírito Localização: no terceiro espaço intercostal; 2 cun lateralmente à linha central. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun até a fáscia do músculo; moxa, 15 minutos. Indicações: bronquite; tosse; dor intercostal; mastite; vômito; obstrução nasal.

R25 - Shencang (Shinzo) Tesourão da divindade - Armazém da Mente Localização: no segundo espaço intercostal entre a segunda e a terceira costelas; 2 cun lateralmente à linha central.
Humaniversidade Holística 95

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun até a fáscia do músculo; moxa, 15 minutos. Indicações: tosse; asma; bronquite; pleurite; dor intercostal; dispnéia; pneumonia; soluço; vômito. Ação: Tonificar o Rim (Shen) R26 - Yuzhong (Wakuchu) A dúvida Localização: no primeiro espaço intercostal; 2 cun lateralmente à linha central da borda lateral do esterno. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun até a fáscia do músculo; moxa, 15 minutos. Indicações: pneumonia; asma; bronquite; dor intercostal; pleurite. R27 - Shufu (Yufu) Oficina dos assentimentos - Mansão do Ponto de Transporte Localização: na depressão entre a clavícula e a primeira costela lateralmente à cabeça do esterno. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: pneumonia; bronquite; asma; pleurite; dor intercostal; braquialgia; dispnéia; vômito. Ação: Estimula a função do Rim (Shen) de receber o Qi. Domina a rebelião do Qi. Interrompe a tosse. Acalma a asma. Resolve a Fleuma (Tanyin). B23 - Shenshu (Jinyu) Ponto de Assentamento Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L2). Aplicação: agulhar, 0,5-1,5 cun perpendicular ou obliquamente para o lado lateral até o ponto Zhishi (B51); moxa, 10-30 minutos. Indicações: nefrite, infecção urogenital; enurese noturna; impotência; lombalgia; edema; diabete melito; dismenorréia; neurastenia. VB25 Jingmen ( Keimon ) Porta da capital Ponto de Alarme Localização: na linha posterior da axila, na borda anterior e inferior da ponta da décima segunda costela, 0,5 cun acima do umbigo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: qualquer problema dos rins; dor nas costas; dor na bacia e região inguinal; cólica intestinal; distensão abdominal; oligúria e edema.

Humaniversidade Holística

96

Humaniversidade Holística

97

Meridiano da Bexiga B (Água)
Tai-Yang da perna Este meridiano recebe a energia do meridiano do intestino delgado e a transmite ao meridiano dos rins. Sua natureza é Yang, apresentando-se acoplado ao meridiano dos rins que é Yin. Pertence ao elemento Água. Sua mãe é do elemento Metal (intestino grosso) e seu Filho é de Madeira (vesícula biliar). Possui 67 pontos de cada lado. Bexiga: Funções e Órgãos Função: Armazenagem e eliminação da urina (complementando e auxiliando a função dos rins), relacionado ao sistema nervoso autônomo – em especial ao sistema simpático, e assim a todas as funções orgânicas. Está ligado aos órgãos genitais e urinários. Víscera Fu (PANG GUANG): Armazenar líquido temporariamente, eliminar. Plenitude Físico Dor ao longo da coluna, cintura Ereções excessivas Desejo imperioso de urinar Retenção urinária Urina insuficiente e turva Rigidez e sensibilidade no baixo ventre Pouca flexibilidade na parte posterior das pernas Tensão na parte posterior da nuca e ombros Prostatite Congestão abdominal Stress do sistema nervoso autônomo Psíquico Agitação, stress e preocupação exagerada Medo, fadiga nervosa e confusão mental Suporta muita pressão Não suporta pressão Pessoa que se queixa à toa Bexiga: Sintomas Principais Nuca e costas: lombalgia, dor nas costas, rigidez na nuca e costas, dor ciática, dor na região ílio-sacra. Dor de cabeça: frontal, parietal, occipital. Nariz: obstrução nasal, coriza, distúrbio do olfato, epistaxe. Olho: dor no olho, dor supra-orbital. Sistema urinário: infecção, distúrbio da micção. Sintomas de Excesso de energia: Dor de cabeça, dor e rigidez na nuca, dor aguda nas costas, lombar e perna; febre, comportamento maníaco. Sintomas de Falta de energia: Frio nas costas, dor nas costas com irradiação para a perna, adormecimento ou formigamento da perna ao longo de seu trajeto. Trajeto do Meridiano Tem seu início no ângulo medial dos olhos, subindo pela região frontal, parietal e occipital da cabeça. Tem um ramal que desce da região parietal para o ouvido, retornando ao trajeto principal na fossa suboccipital. Possui outro ramal que, saindo da parte mais alta e superficial da cabeça, se introduz no cérebro, voltando ao trajeto principal na fossa suboccipital (ponto B10).
Humaniversidade Holística 98

Vazio Dor ao longo da coluna Frio e sensibilidade nas costas, musculatura das costas fraca (tendência a se curvar) Falta de vigor sexual Muitos vermes intestinais Tendência a urinar demais e freqüentemente. Problemas de bexiga Incontinência urinária, enurese Urina abundante e incolor Cérebro transtornado Sensibilidade nas pernas e baixo ventre Mau funcionamento do sistema nervoso autônomo

Da nuca, ao longo dos músculos paravertebrais, o trajeto principal desce pelas costas até a região sacroílica, pela nádega, por trás da coxa, até a fossa poplítea. Há um ramal nas costas que se liga aos rins e depois à bexiga, descendo pelo lado da virilha e por detrás da coxa até o poplíteo. Da nuca sai outro ramal que, descendo pelo lado medial da omoplata e pelo lado dos músculos íliocostais até a nádega, liga-se com o meridiano da vesícula biliar no ponto VB30; atrás da região trocanteriana, desce pelo lado do músculo bíceps femural até o poplíteo. Da fossa poplítea, o meridiano da bexiga desce entre os músculos atrás da perna pelo lado do tendão de Aquiles e pela borda do maléolo lateral do pé, até a borda lateral do quinto dedo do pé.

Trajeto 1

Trajeto 2

Humaniversidade Holística

99

B1 - Jingming (Seimei) Pupila clara - Brilho nos Olhos Natureza: Ponto dos Vasos Yin e Yang do Calcanhar. Ponto de encontro da Bexiga (Pagguang), Intestino Delgado (Xiaochang) e Estômago (Wei). Localização: 1 cun do lado médio superior do ângulo medial do olho. Aplicação: agulhar, perpendicularmente ou obliquamente, 0,2-0,5 cun, ao lado do osso. Indicações: qualquer doença dos olhos, como conjuntivite, etc. Ação: Expele o Vento. Elimina o Calor. Ilumina os Olhos. Interrompe a dor. Interrompe o prurido. Interrompe a lacrimação. B2 - Zanzhu (Sanchiku) Bambus apertados - Coletando o Bambu Localização: na depressão medial do início da sobrancelha. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,3 cun ou obliquamente pra baixo ao longo da borda supra-orbital. Indicações: dor de cabeça; tontura; doença dos olhos; paralisia facial; sinusite e rinite. Ação - Expele o Vento. Ilumina os olhos. Suaviza o Fígado (Gan). Remove obstruções do Meridiano. Interrompe a dor. B3 - Meichong (Bísho) Meio da sobrancelha Localização: em cima da linha vertical do ponto Zanzhu (B2); 0,5 cun em cima da linha do cabelo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça; tontura; obstrução nasal; distúrbio do olfato; excesso de lacrimejamento; conjuntivite; problemas de visão; epilepsia; catarata. B4 - Quchai (Kyokusa) Curva diferente Localização: na linha vertical, 1,5 cun lateral da linha central, 0,5 cun acima da linha do cabelo. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça frontal; obstrução nasal; epistaxe; problemas de visão. B5 - Wuchu (Gosho) Cinco locais - Cinco Palácios Localização: 0,5 cun em cima do Quchai (B4). Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça; perturbação da visão; epilepsia; tétano. Ação: Domina o Vento interior. Restaura a consciência B6 - Chengguang (Shoko) Herança luminosa Localização: 1,5 cun acima (ou atrás) do Wuchu (B5). Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça; tontura; resfriado; distúrbio da visão; glaucoma; miopia. B7 - Tongtian (Tsuten) Comunicação com o céu - Alcançando o Paraíso Localização: 1,5 cun posterior ao Chengguang (B6). Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça; sinusite; rinite; epistaxe; distúrbio do olfato; rigidez na nuca; tontura. Ação - Domina o vento. Limpa o nariz. Ilumina os olhos. Interrompe a convulsão. Abre os orifícios. B8 - Luoque (Rakkyaku) Traçado das veias Localização: 1,5 cun atrás do Tungtian (B7). Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça parietal; tontura ou vertigem; zumbidos; obstrução nasal; paralisia facial; visão turva; glaucoma. B9 - Yuzhen (Gyokuchin) Almofada de jade Localização: na lateral, 1,3 cun da protuberância occipital (ao nível superior). Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 cun. Indicações: cefaléia (occipital, parietal ou oftálmica); tontura; miopia; obstrução nasal; distúrbio do olfato. B10 - Tianzhu (Tenchu) Coluna celestial - Pilar Celestial Natureza: Ponto Mar do Qi Localização: no nível entre as espinhas da segunda e terceira vértebras, 1,3 cun lateral da linha média dorsal, no lado da borda do músculo trapézio.
Humaniversidade Holística 100

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun. Indicações: dor de cabeça occipital; occipito-temporal; enxaqueca; dor na testa (oftálmica); torcicolo; rigidez e dor na nuca; tonteira; vertigem; insônia; turvação da visão; faringite; dor nas costas e ombros; obstrução nasal; distúrbio do olfato; rinite. Ação: Expele o Vento. Limpa o cérebro. Abre os orifícios. Suaviza os tendões. Remove obstruções do Meridiano. Ilumina os olhos. Revigora o baixo ventre. B11 - Dashu (Daijo) Grande lançadeira - Grande Palheta Natureza: Ponto Mar do Sangue (Xue). Ponto de União para os Ossos. Ponto de Encontro da Bexiga (Panggyang) e do Intestino Delgado (Xiaochang). Localização: 1,5 cun, na borda inferior da espinha, na primeira vértebra dorsal (T1). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: gripe, resfriado; tosse; rigidez e dor na nuca; dor nas costas e ombros; dor no joelho; dor de garganta. Ação: Nutre o Sangue (Xue). Expele o Vento. Fortalece os ossos. Suaviza os tendões. Alivia o Exterior. B12 - Fengmen (Fumon) - Porta do Vento Localização: 1,5 cun, na borda inferior da espinha, na segunda vértebra dorsal (T2). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: febre; cefaléia; tosse; rigidez na nuca; dor nas costas; pneumonia; bronquite; urticária; sonolência. Ação: Expele e previne o vento exterior. Liberta o Exterior. Estimula a função dispersora do Pulmão (Fei). Regulariza o Qi Defensivo e Nutritivo. B13 - Feishu (Haiyu) Assentamento do pulmão - Ponto de Transporte Posterior do Pulmão (Fei) Natureza: Ponto de Transporte Posterior do Pulmão (Fei) Localização: na linha vertical, entre a linha central da espinha e a borda medial da escápula, 1,5 cun no lado da linha central das costas, no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra do terceiro dorsal (T3). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: tosse; pneumonia; bronquite; dispnéia; asma; tuberculose pulmonar; dor nas costas; dermatite; prurido. Ação: Estimula as funções dispersora e descendente do Pulmão (Fei). Regulariza o Qi do Pulmão (Fei). Regulariza o Qi defensivo e nutritivo. Tonifica o Qi do Pulmão (Fei). Interrompe a tosse. Elimina o calor. B14 - Jueyinshu (Ketsuinyu) Assentamento do circulação-sexualidade - Ponto de Transporte Posterior do Yin Terminal Natureza: Ponto de Transporte Posterior para o Pericárdio (Xinbao) Localização: na mesma linha do ponto Feishu (B13), no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T4). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: dor no peito; nevralgia intercostal; dor de dentes; soluço; pericardite; formigamento e frio na região distal dos membros. Ação: Regulariza o Coração (Xin) B15 - Xinshu (Shinyu) Assentamento do coração - Ponto do Transporte Posterior do Coração (Xin) Natureza: Ponto de Transporte Posterior para o Coração (Xin) Localização: no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T5), na mesma linha vertical do ponto Feishu (B13). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: problemas do coração; náuseas e vômitos; dor no peito; ansiedade; epilepsia; esquizofrenia; falta de memória. Ação: Acalma a Mente. Elimina o Calor. Estimula o cérebro. Revigora o Sangue (Xue). Nutre o Coração (Xin). B16 - Dushu (Tokuyu) Assentamento vaso governador - Ponto de Transporte Posterior do Vaso Governador Natureza: Ponto de Transporte Posterior para o Vaso Governador Localização: 1,5 cun da linha central no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T6). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos.
Humaniversidade Holística 101

Indicações: endocardite; dor no peito (intercostalgia); dor no abdômen; soluço; queda de cabelos; pruridos; borborigmo. Ação: Regulariza o Coração (Xin). Revigora o Sangue (Xue). B17 - Geshu (Kakuyu) Assentamento do diafragma - Ponto de Transporte Posterior do diafragma Natureza: Ponto de Transporte Posterior do diafragma. Ponto de União para o Sangue (Xue). Localização: 1,5 cun da linha central, no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T7). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: hemopatias (como problemas hemorrágicos, anemia); soluço; dor no peito; dor de barriga; falta de apetite; náuseas; sonolência e falta de ânimo; febre; suor noturno; neurose; histeria; taquicardia; tuberculose pulmonar. Ação: Nutre o Sangue (Xue). Revigora o Sangue (Xue). Abre o tórax. Remove obstruções do diafragma. Pacifica o Qi do Estômago (Wei). Tonifica o Qi e o Sangue (Xue). Elimina o Calor. Acalma a Mente. B18 - Ganshu (Kakuyu) Assentamento do fígado - Ponto de Transporte Posterior do Fígado (Gan) Natureza: Ponto de Transporte Posterior para o Fígado (Gan). Localização: na mesma linha vertical do Geshu (B17), no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T9). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: hepatite; hepatomegalia; cirrose; colecistite; problemas do tendão e olho; dor nas costas; nevralgia; diabetes; furunculose; linfoadenite; qualquer problema no órgão genital; esquizofrenia. Ação: Beneficia o Fígado (Gan) e a Vesícula Biliar (Dan). Resolve a Umidade-Calor. Movimenta o Qi estagnado. Beneficia os olhos. Elimina o Vento. B19 - Danshu (Tanyu) Assentamento da vesícula biliar - Ponto de Transporte Posterior da Vesícula Biliar (Dan) Natureza: Ponto de Transporte posterior para a Vesícula Biliar (Dan). Pacifica o Estômago (Wei). Relaxa o diafragma. Localização: 1,5 cun, no lado lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T10). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 15 minutos. Indicações: hepatite; colecistite; dor nas costas; boca amarga; falta de apetite; náuseas e vômitos; tuberculose pulmonar. B20 - Pishu (Hiyu) Assentamento do baço-pâncreas - Ponto de Transporte Posterior do Baço Natureza: Ponto de Transporte Posterior para o Baço (Pi) Localização: 1,5 cun, lateral da linha central das costas, no nível da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T11). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15-40 minutos. Indicações: anorexia; dor no estômago; úlcera péptica; magreza; hepatite; cirrose; dispepsia; regurgitamento; diarréia crônica; distensão. Ação: Tonifica o Baço (Pi) e o Estômago (Wei). Resolve a Umidade. Nutre o Sangue (Xue). B21 - Weishu (Iyu) Assentamento do estômago - Ponto de Transporte Posterior para o Estômago (Wei) Natureza: Ponto de Transporte Posterior para o Estômago (Wei) Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (T12). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15-40 minutos. Indicações: gastralgia; úlcera péptica; distensão gástrica; dispepsia; anorexia; náuseas e vômito; regurgitação; borborigmo; magreza. Ação: Regulariza e tonifica o Qi do Estômago (Wei). Resolve a Umidade. Pacifica o Estômago (Wei) Alivia a retenção dos alimentos. B22 - Sanjiaoshu (Sanshoyu) Assentamento do triplo-aquecedor - Ponto de Transporte Posterior do Triplo-Aquecedor (Sanjião) Natureza: Ponto de Transporte Posterior para o Triplo-Aquecedor (Sanjião). Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L1). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 cun; moxa, 15-40 minutos. Indicações: diabete melito; anorexia; dispepsia; indigestão; diarréia; distensão abdominal; borborigmo; ascite; edema do corpo; oligúria; lombalgia.
Humaniversidade Holística 102

Ação: Resolve a Umidade. Abre as Passagens das Águas. Regulariza a transformação dos fluidos no aquecedor Inferior (Jiao Inferior). B23 - Shenshu (Jinyu) Assentamento dos Rins - Ponto de Transporte Posterior do Rim (Shen) Natureza: Ponto de Transporte Posterior do Rim (Shen) Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L2). Aplicação: agulhar, 0,5-1,5 cun perpendicularmente ou obliquamente para o lado lateral até o ponto Zhishi (B51); moxa, 10-30 minutos. Indicações: nefrite; infecção urofenital; enurese noturna; impotência; lombalgia; edema; diabete melito; dismenorréia; neurastenia. Ação: Tonifica o Rim (Shen) e nutre a sua Essência (Jing). Fortalece a parte inferior das costas. B24 - Quihaishu (Kíkaiyu) Assentamento do Qi Mai Mar de energia - Ponto do Transporte Posterior do Mar do Qi Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L3). Aplicação: agulhar, 0,5-1,5 cun perpendicularmente ou obliquamente para o lado lateral até o ponto Zhishi (B51); moxa, 10-30 minutos. Indicações: lombalgia; hemorróida. Este ponto é estreitamente ligado ao VC6 e indicado para tratar desordens por desequilíbrio do KI. Ação: Fortalece a parte inferior das costas. Remove obstruções do meridiano. Regulariza o Qi e o Sangue (Xue). B25 - Dachangshu (Daichoyu) Assentamento do intestino grosso - Ponto do Transporte Posterior do Intestino Grosso Natureza: Ponto do Transporte Posterior para o Intestino Grosso (Dachang) Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L4). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15-30 minutos. Indicações: lombalgia; dor de barriga; borborigmo; distensão abdominal; diarréia ou constipação. Ação: Estimula a função do intestino grosso (Dachang). Fortalece a parte inferior das costas. Remove obstruções do Meridiano. Alivia a plenitude e o edema. B26 - Guanyuanshu (Kangenyu) Assentamento do Guanyuan – VC4 - Ponto de Transporte Posterior do Portão Original Localização: 1,5 cun, lateral da borda inferior do processo espinhal da vértebra (L5). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15-30 minutos. Indicações: distensão abdominal; diarréia; disúria; lombalgia. Ação: Fortalece a parte inferior das costas. Remove obstruções do Meridiano. B27 - Xiaochangshu ( Shochoyu ) Assentamento do intestino delgado - Ponto do Transporte Posterior do Intestino Delgado (Xiaochang) Natureza: Ponto do Transporte Posterior do Intestino Delgado (Xiaochang) Localização: 1,5 cun, lateral da linha central das costas e no nível do primeiro forame sacral posterior. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 15-30 minutos. Indicações: desinteria; hematúria; leucorréia; enurese; prostatite; hemorróidas; dor nas juntas ílio-sacrais; lombalgia Ação: Estimula a função do intestino Delgado (Xiaochang). Resolve a Umidade. Elimina o Calor. Beneficia a micção. B28 - Pangguangshu (Bokoyu) Assentamento da bexiga - Ponto do Transporte Posterior da Bexiga (Pagguang) Natureza: Ponto do Transporte Posterior para a Bexiga (Pangguang) Localização: na borda lateral, 1,5 cun do dorso (linha central das costas) no nível do segundo forame posterior sacral. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 30 minutos. Indicações: qualquer problema da bexiga; enurese noturna; dor ou infecção do órgão genital; disúria; dor lombar ou lombossacra; frieza dos membros; constipação. Ação: Regulariza a Bexiga (Pangguang). Resolve a Umidade. Elimina o calor. Interrompe a dor. Elimina a estagnação. Abre as passagens das águas no aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Fortalece o dorso. B29 - Zhonglushu (Churoyu) Assentamento da região sacra Localização: 1,5 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível do terceiro forame posterior do sacro.
Humaniversidade Holística 103

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 30 minutos. Indicações: dor na região lombossacra e ciática; desinteria; hérnia. B30 - Baihuanshu (Hakkanyu) Assentamento do esfíncter - Ponto do Transporte do Anel Branco Localização: 1,5 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível do quarto forame posterior do sacro. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 30 minutos. Indicações: dor na região sacroíliaca; dor ciática; disúria ou enurese; constipação; leucorréia; menorragia; infecção urogenital. B31 - Shangliao (Joryo) Agulheiro superior - Fenda Superior Localização: no primeiro forame posterior do sacro; no meio das costas (Du-Mai) e espinha posterior da região ilíaca. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-1,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: distúrbio urogenital; distúrbio de micção e defecação; dor na região lombossacra e joelho; dor ciática; leucorréia; dismenorréia; impotência. Ação: Regulariza o Aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Tonifica a região Lombar e os Joelhos. Nutre o Rim (Shen). B32 - Ciliao (Jiryo) Segundo agulheiro - Segunda Fenda Localização: no segundo forame posterior do sacro. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-1,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: distúrbio urogenital; distúrbio de micção e defecação; dor na região lombossacra e joelho; dor ciática; leucorréia; dismenorréia; impotência. Ação: A mesma do Sangliao (B-31) B33 - Zhongliao (Churyo) Agulheiro central - Fenda Central Localização: no terceiro forame posterior do sacro. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-1,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: distúrbio urogenital; distúrbio de micção e defecação; dor na região lombossacra e joelho; dor ciática; leucorréia; dismenorréia; impotência. Ação: A mesma do Shangliao (B-31) B34 - Xialiao (Geryo) Agulheiro inferior - Fenda Inferior Localização: no quarto forame posterior do sacro. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-1,5 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: distúrbio urogenital; distúrbio de micção e defecação; dor na região lombossacra e joelho; dor ciática; leucorréia; dismenorréia; impotência. Ação: A mesma do Zhongliao (B-33) B35 - Huiyang ( Eyo ) Reunião dos Yangs Localização: 0,5 cun lateral da linha central, no nível da borda inferior do osso coccígeo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-1,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dismenorréia e dor lombar, leucorréia; impotência; hemorróidas; dor na perna. B36 - Chengfu (Shofu) Junto do músculo - Recebendo Suporte Localização: no ponto médio da linha glútea; na borda inferior do músculo glúteo máximo; na linha média vertical da coxa posterior. Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: dor ciática; hemorróidas; constipação; disúria; dor genital. B37 - Yinmen (Inmon) Porta da alma - Portão Enorme Localização: na linha média vertical da coxa posterior, entre os músculos bíceps femural e semitendinoso, 6 cun acima da fossa poplítea. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-2 cun. Indicações: lombalgia e dor ciática; paralisia da perna; inchaço da perna. B38 - Fuxi (Fugekí) Centros vitais Localização: no lado medial do músculo bíceps femural, 1 cun acima do Weiyang (B39) Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun. Indicações: cistite; disúria; constipação; dor na coxa; joelho e perna.
Humaniversidade Holística 104

B39 - Weiyang (Iyo) Palácio da providência - Yang de Suporte Natureza: Ponto Mar Inferior do Aquecedor Inferior (Jiao inferior) Localização: na fossa poplítea, na prega poplítea, no lado medial do tendão do músculo bíceps femural. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-0,8 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: espasmo dos músculos gastrocnêmio; dor lombar; prostatite ou hipertrofia benigna da próstata; hemorróidas; inchaço na axila; comportamento maníaco. Ação: Abre as Passagens das Águas no Aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Estimula a transformação e a excreção dos fluidos no aquecedor inferior (Jiao Inferior). Beneficia a Bexiga (Pangguang). B40 - Weizhong Barreira do diafragma - Médio Suporte Elemento terra mãe - ponto HO Natureza: Ponto Mar. Ponto Terra. Localização: no centro da fossa poplítea, na prega poplítea. Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; evitar moxabustão. Indicações: dor ciática; lombalgia; paralisia da perna; dor no joelho; A.V.C; hipertranspiração. Ação: Elimina o Calor. Resolve a Umidade. Relaxa os tendões. Remove obstruções do Meridiano. Esfria o Sangue (Xue). Elimina a estase do Sangue (Xue). Elimina o Verão-Calor. B41 - Fufen (Fubun) Porta da alma do fígado Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível da borda inferior na segunda espinha da vértebra (T2). Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,8 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor e rigidez na nuca; branquialgia. B42 - Pohu (Hakko) Ligadura do Yang - Porta da Alma Corpórea Natureza: Este é um ponto sobre a linha externa da bexiga (Pagguang), correspondente ao Feishu (B-13), ponto de transporte Posterior para o Pulmão (Fei). Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), na linha vertical da espinha da vértebra (T3). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: bronquite; asma; pleurite; dor e rigidez na nuca; dor nas costas e ombro. Ação: Estimula a descendência do Qi do pulmão (Fei). Regulariza o Qui. Elimina o Calor. Interrompe a tosse e a Asma. Domina a rebelião do Qi. B43 - Gaoshuang (Koko) Assento da imaginação – Vital Natureza: Este é o ponto sobre a linha externa da Bexiga (Pangguang) correspondente ao (B-14), ponto do Transporte Posterior para o pericárdio (Xinbao). Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T4). Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,8 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: bronquite; tuberculose pulmonar; pleurite; nevralgia intercostal; dor nas costas; fraqueza geral. Ação: Tonifica o Qi. Fortalece a Deficiência. Nutre a Essência. Nutre o Yin do Pulmão (Fei). Revigora a Mente. Interrompe a tosse e acalma a asma. B44 - Shentang (Shíndo) Despensa do estômago - Hall da mente Natureza: Este ponto está localizado sobre a linha externa da bexiga (Pangguang) em correspondência com Xinshu B-15, ponto do transporte Posterior para o coração (Xin). Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T5). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: tosse; asma; nevralgia intercostal; dor e rigidez nas costas. Ação: Acalma a Mente. B45 - Yixi (Iki) Porta dos centros vitais Localização: 3 cun, lateral da linha central, no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T6). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: tosse; bronquite; dor nas costas e omoplatas; tontura; soluço; pericardite. B46 - Geguan (Kakukan) Assento da vontade Localização: 3 cun, lateral da linha central, no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T7). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: nevralgia intercostal; soluço; vômito; dor e rigidez nas costas; dor no corpo; qualquer problema no sangue.
Humaniversidade Holística 105

B47 - Hunmen (Konmon) Centro vital do útero - Porta da Alma Etérea Natureza: Este Ponto está localizado sobre a linha externa da Bexiga (Pangguang) em correspondência com o Ganshu (B-18), ponto do transporte posterior para o Fígado (Gan). Localização: 3 cun, lateral da linha central, no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T9). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: moléstias do fígado; pleurite; endocardite; dispepsia; dor nas costas e coração; dor de barriga e borborigmo; epigastralgia. Ação: Regulariza o Qi do Fígado (Gan). Enraíza a Alma Etérea. B48 - Yanggang (Yoko) Lado da quarta sacral Localização: 3 cun, lateral da linha central, no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T10). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: diarréia; dispepsia; icterícia; borborigmo; dor abdominal; cólica biliar. B49 - Yishe (Isha) Recebimento do apoio - Abrigo do Pensamento Natureza: Este ponto está localizado sobre a linha externa da bexiga (Panggang) em correspondência com o Pishu (B-20), ponto de transporte posterior para o Baço (Pi) Localização: 3 cun, lateral da linha central, no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T11). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: distensão abdominal; dispepsia; hepatite; cólica biliar; diarréia; dor nas costas; diabete melito; gastralgia. Ação: Tonifica o Baço (Pi). Estimula a memória e a concentração. B50 - Weitchang (Iso) Porta da prosperidade Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível da borda inferior da espinha da vértebra (T12). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: epigastralgia; vômitos; distensão abdominal; constipação; dor lombar. B51 - Huangmen (Komon) Vale superficial - Porta Vital Natureza: Este Ponto está localizado na linha externa da bexiga (Panggang) em correspondência com o B22, ponto de Transporte Posterior para o triplo-aquecedor (Sanjiao) Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível da borda inferior da espinha da vértebra (L1). Aplicação: agulhar, 1-1,5 cun; até a fáscia do músculo. Indicações: epigastralgia (dor de estômago); constipação; mastite. Ação: Regulariza o Triplo-Aquecedor (Sanjiao). Assegura a dispersão suave do Qi do Triplo-Aquecedor (Sanjiao) para a região do coração. B52 - Zhishi (Shishitsu) Armazenamento do yang - Sala da Força de Vontade Natureza: Este ponto está localizado sobre a linha externa da bexiga (Pangguang) em correspondência com o Shenshu B-23, ponto de Transporte Posterior para o Rim (Shen). Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível da borda inferior da espinha da vértebra (L2). Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-20 minutos. Indicações: lombalgia; espermatorréia ou ejaculação precoce; impotência; indigestão; edema pelo corpo; disúria; infecção na área genital. Ação: Tonifica o Rim (Shen). Fortalece as costas. Reforça a força de vontade. B53 - Baohwang (Hoko) Armazenamento médio - Vitalidade da Bexiga (Pangguang) Localização: 3 cun, lateral da linha central, no nível da segunda espinha do sacro, na borda lateral da junta iliossacral. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dificuldades de evacuação e micção; paralisia da bexiga; inflamação urogenital; lombalgia; dor ciática. Ação: Abre as Passagens das Águas no Aquecedor Inferior (Jiao Inferior). Estimula a transformação e excreção dos fluidos. B54 Zhibean (Chippen) Grito de dor - Margem Inferior Localização: 3 cun, lateral da linha central (Du-Mai), no nível do quarto forame posterior do sacro, na linha inferior da origem do músculo piriforme. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-2 cun; moxa, 15-20 minutos. Indicações: dor na região lombossacral; dor ciática; paralisia ou adormecimento da perna; dor genital; paralisia da bexiga; cistite; disúria.
Humaniversidade Holística 106

B55 - Heyang (Coyo) Reunião do yang Ponto Xi do sangue Localização: 2 cun abaixo da prega poplítea (do ponto Weizhong (B40)), entre a cabeça medial e lateral do músculo gastrocnêmio Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: lombalgia; dor na perna; leucorréia; hérnia. B56 - Chengjin (Shokin) Sustentação muscular Localização: no meio entre os pontos Heyang (B55) e Chengshan (B57); por entre o músculo gastrocnêmio Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: lombalgia; torção do músculo da perna; cãibra; hemorróidas. B57 - Chengshan (Sbozan) Sustentação da montanha - Montanha de Suporte Localização: no meio entre os pontos Weizhong (B40) e o calcanhar, 8 cun abaixo do ponto Weizhong (B40) Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: câimbra na perna; lombalgia; hemorróidas; torção da perna; anorexia. Ação: Relaxar os tendões. Revigorar o Sangue. Eliminar o Calor. Remover as obstruções do Meridiano. B58 - Feiyang (Hiyo) Vôo planejado - Levantando Vôo Natureza: Ponto de Conexão Ponto LO Localização: 1 cun abaixo do lado lateral do ponto Chengshan (B57); 7 cun acima do calcanhar, no lado lateral do tendão do músculo gastrocnêmio. Aplicação: agulhar, 0,5-1 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: lombalgia; dor na perna; epilepsia; gota; oftalmalgia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Fortalece o Rim (Shen). B59 - Fuyang (Fuyo) Yang do osso do pé - Yang do peito do Pé Natureza: Ponto do vaso Yang do Calcanhar. Ponto de Acúmulo do vaso Yang do Calcanhar. Localização: na borda lateral do tendão de Aquiles, 3 cun acima do maléolo lateral do tornozelo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 cun; moxa, 10-15 minutos. Indicações: dor na região lombossacra; cefaléia; torção ou artrite no tornozelo; dor e fraqueza nas pernas. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Revigora o Vaso Yang do Calcanhar. Fortalece as costas. B60 - Kunlun (Konron) montanha do Tibet - Kunlum (Montanhas) Natureza: Ponto Rio. Ponto Fogo. Elemento fogo - ponto KING Localização: entre o tendão de Aquiles e a borda do maléolo lateral do tornozelo, ao nível do ponto mais alto do maléolo. Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-0,8 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: dor de cabeça; rigidez na nuca; lombalgia; dor ciática, dor no cóccix; dor e inchaço no tornozelo; distúrbio do parto. Ação: Expele o Vento. Remove obstruções do Meridiano. Relaxa os tendões. Elimina o calor. Revigora o Sangue (Xue). Fortalece as Costas. B61 - Pushen (Bokushin) Ajuda do servidor Localização: 1,5 cun inferior e posterior do maléolo externo, abaixo do ponto Kunlun (B60). Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor no calcanhar; fraqueza ou paralisia da perna; lombalgia; epilepsia. B62 - Shenmai (Shinmyaku) Meridiano da hora Chenn – 15:00 –17:00 - Nono Meridiano Natureza: Ponto de abertura e início do Vaso Yang do Calcanhar Localização: 0,5 cun abaixo do maléolo externo, na depressão inferior do maléolo. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun. Indicações: dor de cabeça; dor lombossacral; dor e inchaço no tornozelo; epilepsia; tontura e vertigem Ação: Remove obstruções do Meridiano. Beneficia os olhos. Relaxa os tendões. Abre os Vaso yang do Calcanhar. Limpa a mente. Elimina o Vento interior. B63 - Jinmen (Kinmon) Porta de ouro - Porta Dourada Natureza: Ponto de Acúmulo. Ponto de Início do Vaso Yang de Conexão. Ponto XI Geki
Humaniversidade Holística 107

Localização: no lado anterior e posterior do ponto (B62), na depressão posterior da articulação calcâneo-cubóide. Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 cun; moxa, 10 minutos. Indicações: epilepsia; vertigem; surdez; dor no calcanhar. Ação: Elimina o Calor. Interrompe a dor. B64 - Jinggu (Keikotsu) Osso capital - Osso Capital Natureza: Ponto Fonte Ponto Yuan = Fonte Localização: na borda posterior e inferior da tuberosidade do 5º metatarso. Aplicação: igual à do ponto Shugu (B65) Indicações: dor nas costas e pernas; tontura; vertigem; epilepsia; cefaléia; rigidez e dor na nuca. Ação: Elimina o Calor. Elimina o Vento. Acalma a Mente. Limpa o cérebro. Fortalece as costas. B65 - Shugu (Sokkotsu) Ligadura óssea - Osso Atado Natureza: Ponto Riacho. Ponto Madeira. Ponto de Sedação. Ponto de Sedação, elemento madeira - ponto IU Localização: na borda póstero-inferior da articulação do 5º metatarso-falangeano do pé, no limite das epidermes dorsal e plantar. Indicações: dor de cabeça e nuca; rigidez na nuca; dor lombar; dor na perna; dor na região oftalmofrontal; conjuntivite; hemorróidas; epilepsia. Ação: Remove obstruções do Meridiano. Elimina o Calor. Elimina o vento. B66 - Tonggu (Ashi no Tsukoku) Vale comunicante - Passando o Vale Natureza: Ponto Manancial. Ponto Água. Ponto Horário, elemento água – ponto IONG Localização: na depressão anterior e inferior da articulação do 5º metatarso-falangeano do pé. Aplicação: agulhar, 0,1-0,3 cun. Indicações: dor de cabeça; epistaxe; tontura; dispepsia. Ação: Elimina o Calor. Remove obstruções do Meridiano. Elimina o Vento. B67 - Zhiyin (Shiin) Chegada do yin - Alcançando o Yin Natureza: Ponto nascente. Ponto Metal. Ponto de Tonificação. Ponto de Tonificação, elemento metal – ponto TING Localização: 0,1 cun na borda lateral e proximal do ângulo ungueal do quinto dedo do pé. Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,1-0,2 cun, ou agulhar para sangrar; moxa, 10-20 minutos; não aplicar moxa em mulheres grávidas. Indicações: má posição do feto; dificuldade de parto; alergia na pele ou urticária; coceira na pele; cefaléia e dor na perna; comportamento maníaco. Ação: Elimina o Vento. Remove obstruções do Meridiano. Revigora o Sangue (Xue). Limpa os olhos. VC3 - Zhongji (Chukyoku) Zênite do meio Ponto de Alarme Localização: na linha central do abdômen; 1 cun (um quinto da distância entre o umbigo e a sínfise púbica) do ponto Qugu (RM2). Indicações: impotência; espermatorréia; menstruação irregular; amenorréia; cólica de menstruação; inflamação dos órgãos da pélvis; distúrbios de micção; enurese noturna; doenças da bexiga.

Humaniversidade Holística

108

Humaniversidade Holística

109

Vasos Maravilhosos
Além dos meridianos ordinários, cujos fluxos energéticos são mais perceptíveis, há outros oito meridianos que surgem ocasionalmente. São eles: Du-Mai (VG); Ren-Mai (VC) , Cheng-Mai; Dai-Mai; Yinchiao-Mai; Yangchiao-Mai; Yinwei-Mai, Yangwei-Mai.

Cheng-Mai (O Meridiano da Vitalidade )
Sintomatologia É um meridiano muito importante por sua função; ele controla a energia das vísceras, especialmente a dos órgãos da pélvis. Os sintomas principais são: mal-estar, cólica abdominal, problemas ginecológicos. Trajetória do Meridiano Este meridiano tem sua origem na pélvis, ligando-se, portanto, aos seus órgãos. Seu ramal mais profundo sobe por trás da pélvis, passa pelo períneo ao lado das vértebras, voltando ao peito. O ramal superficial sobe pela frente do abdômen, pelo mesmo trajeto do meridiano dos rins até a garganta, passando ao redor dos lábios. Os pontos são:

RM1, E30, R11, R12, R13, R14, R15, R16, R17, R18, R19, R20, R21.

Dai-Mai (O Meridiano da Cintura)
Sintomatologia Ele faz a ligação dos meridianos yin e yang no meio do tronco. Os sintomas principais são: distensão abdominal, lombalgia e fraqueza da região lombar e das pernas, menstruação irregular, leucorréia. Trajetória do Meridiano Este meridiano sai da região dorso-lombar, anda obliquamente para a frente acima da bacia e abaixo do umbigo, contornando o tronco como um cinto. Os pontos do Dai-Mai são:

F13, VB26, VB27, VB28

Yinchiao-Mai (O Meridiano da Mobilidade de Yin)
Sintomatologia Os problemas do Yinchiao-Mai apresentam os seguintes sintomas: espasmo muscular no lado medial da perna, epilepsia, convulsão, dor no olho no ângulo medial, conjuntivite, distúrbio motor nos membros, adormecimento nas pernas, cólica abdominal na pélvis, dor no quadril e genital externo, leucorréia. Trajetória do Meridiano Este meridiano começa atrás do osso navículo do pé, no lado inferior do maléolo medial. Sobe pelo lado posterior do maléolo medial e pela borda póstero-medial da tíbia, passando pelo joelho e lado medial da coxa até a região genital externa. Sobe pelo lado ântero-lateral do abdômen pelo peito, passa no supraclavicular, na borda lateral da cartilagem tireóide, subindo pelo lado do rosto na borda do processo zigomático e liga-se com YangchiaoMai. Os pontos são:

R6, R8, B1

Humaniversidade Holística

110

Yangchiao-Mai (O Meridiano da Motilidade de Yang)

Sintomatologia
Os sintomas principais deste meridiano são: espasmo muscular no lado da perna, epilepsia, convulsão, dor nas costas e na região lombar, dor nos olhos, insônia, adormecimento nas pernas. Trajetória Este meridiano começa no calcanhar, sobe pelo lado do maléolo lateral e posterior da fíbula, passa na lateral do joelho, coxa e quadril. Sobe pelo lado do tronco do corpo até o ombro, depois pelo lado do pescoço e rosto para o olho, liga-se com Yinchiao-Mai no ângulo medial. Depois sobe pelo caminho do meridiano da bexiga chegando atrás da nuca, ligando-se com o meridiano da vesícula biliar em VB20. Os pontos

B62, B61, B59, VB29, ID10, IG15, IG16, E4, E3, E1, B1, VB20.

Yinwei-Mai (O Meridiano Regular de Yin)
Sintomatologia Os sintomas principais são: dor no coração, dor epigástrica, opressão na axila, dor lombar e dor no órgão genital externo. Trajetória do Meridiano
Este meridiano começa no lado medial da perna, sobe ao longo da borda medial do joelho e da coxa até o abdômen. Reúne-se ao meridiano do baço-pâncreas, sobe pelo lado do peito, seguindo para o pescoço, onde se une ao Ren-Mai.

Os pontos são:

R9, BP13, BP15, BP16, F14, RM22, RM23.

Yangwei-Mai (O Meridiano Regular de Yang)
Trajetória do Meridiano Este meridiano começa no calcanhar e sobe passando pelo lado do maléolo externo, ao longo do trajeto do meridiano da vesícula biliar, passa pelo quadril, ao lado do corpo, da parte posterior da axila e por trás do ombro. Depois, sobe pelo supra-escapular, para o pescoço até a região frontal e, mudando de direção, vira para trás, seguindo o caminho do meridiano da vesícula biliar, para o lado posterior da nuca. Comunica-se, então, com Du-Mai. Sintomatologia
Frio e febre.

Os pontos são:

B63, VB35, ID10, TA15, VB21, E8, VB13, VB14, VB15, VB16, VB17, VB18, VB19, VB20, DM16, DM15.
PONTOS EXTRAS YINTANG Hall da Foca Localização Na linha média do corpo entre as sobrancelhas. Ação Elimina o Vento. Interrompe convulsões. Acalma a Mente. Comentário
Humaniversidade Holística 111

Este ponto elimina o Vento interior e suas manifestações particularmente às convulsões. É, portanto, usado para tratar os estágios tardios das patologias febris infantis.

TAIYANG Máximo Yang Localização Na depressão de 1 cun posterior ao ponto médio entre terminação lateral da sobrancelha e o canto esquerdo do olho. Ação Elimina o Vento. Elimina o Fogo. Comentário Este ponto é muito usado como ponto local para cefaléia decorrente do aumento do Yang do Fígado (Gan) ou Fogo do Fígado (Gan). Também pode ser utilizado para patologias oculares devidas ao calor, exteriores, como no Vento-Calor ou interiores como no Fogo do Fígado (Gan) BAXIE Oito Fatores Patogênicos Localização No dorso das mãos, nas membranas entre os cincos dedos de ambas as mãos. Ação Relaxa os tendões. Expele o Vento-Umidade. Revigora o Sangue (Xue). Comentários Estes pontos são freqüentemente utilizados na Síndrome da Obstrução Dolorosa das mãos e dos dedos. Eles eliminam o Vento e a umidade e relaxam os tendões. Eles também movem o Sangue (Xue) nas mãos e dedos sendo, portanto utilizados para a Síndrome da Atrofia das mãos. BAFENG Oito Ventos Localização No dorso do pé nas membranas entre os cinco dedos do pé, proximal às margens das membranas. Ação As mesmas do Baxie. Comentários Estes pontos são utilizados de maneira similar ao Baxie para a Síndrome da Obstrução Dolorosa dos pés. ZIGONG Palácio da Criança Localização No baixo ventre, 3 cun lateral ao Zhongji Ren-3 Ação Tonifica e esquece o Qi Original. Regulariza a menstruação. Acalma o feto. Comentários Este ponto é utilizado para tonificar o Rim (Shen) e regularizar a menstruação. É principalmente indicado para menorragia, metrorragia e infertilidade nas mulheres. YUYAO Espinha do Peixe Localização Na linha da sobrancelha. Ação Elimina o Calor. Remove obstruções do Meridiano. Ilumina os olhos. Comentários Este ponto é utilizado principalmente para patologias oculares, tais como visão turva ou flutuações, principalmente decorrentes da Deficiência do Sangue (Xue) do Fígado (Gan).

Humaniversidade Holística

112

SIFENG Quatro Estalos Localização Na superfície palmar, nas dobras transversais das articulações interfalangianas proximais dos quatro dedos (excluindo o polegar). Ação Expele o Vento. Resolve a Umidade. Promove a digestão. Comentários Estes pontos são principalmente utilizados nas crianças para promover a digestão. Os pontos devem ser puncionados extraindo-se um fluido amarelo dos mesmos. Todavia, eles são também efetivos se não houver expulsão do fluido amarelo.

SHIXUAN Dez Declarações Localização Sobre as pontas dos dedos, por volta de 0,1 cun distal das unhas. Ação Elimina o calor. Domina o Vento interior. Abre os orifícios. Comentários Estes pontos são utilizados nas situações agudas quando a pessoa estiver inconsciente nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

XIYAN Olhos dos Joelhos Localização Dois pontos nas depressões medial e lateral para os ligamentos patelares. O Xiyan lateral é idêntico ao Dubi E-35 Ação Expele o Vento-Umidade. Beneficia os joelhos. Comentários Estes são pontos locais importantes para a Síndrome da Obstrução Dolorosa dos joelhos, especialmente quando a dor estiver na parte frontal do joelho ou dentro da articulação. A agulha deve ser inserida de maneira oblíqua levemente para cima e medialmente em direção ao centro da articulação a uma profundidade de no mínimo 0,25 cun. Estes pontos apresentam bons resultados se a moxa queimar sobre a agulha.

JINGGONG Palácio da Essência Localização Nas costas, 0,5 cun lateral ao ponto ZHISHI B-52. Ação Tonifica a Essência (Jing) do Rim (Shen) Comentários Este ponto é usado para tonificar o Rim (Shen) e especialmente a Essência (Jing) do Rim (Shen).

HUATUOJIAJI Pontos de Preenchimento das Costas de Hua Tuo Localização Um grupo de pontos em ambos os lados da coluna 0.5 cun da linha média em correspondência aos espaços intervertebrais da primeira vértebra torácica para a quinta vértebra lombar. Ação Varia de acordo com a localização de cada ponto

Humaniversidade Holística

113

Comentários Estes pontos receberam o nome de um médico famoso, Hua Tuo, que viveu durante a Dinastia Han. Diz-se que ele utilizou estes pontos como pontos de transporte posterior. A ação destes pontos é similar à dos pontos de Transporte Posterior Correspondentes. Todavia, eles não são freqüentemente utilizados neste sentido, uma vez os pontos de Transporte Posterior seriam mais efetivos. Eles são, todavia, utilizados com freqüência como pontos locais para lombalgia e mais particularmente para corrigir desvios de vértebras. SISHENCONG Quatro Audições da Mente Localização Um grupo de quatro pontos no vértice, 1 cun do Baihui Du-20 em uma formação cruzada. Ação Domina o vento interior Comentários Estes pontos são usados principalmente como pontos locais para o tratamento da epilepsia.

DIGCHUAN Interrompe a Asma Localização Este ponto é 0,5 cun lateral ao Dazhui Du-14 Ação Expele o vento exterior. Acalma a asma. Comentários Este ponto é principalmente utilizado para acalmar um ataque agudo de asma.

SHIQIZHUIXIA Abaixo da Décima Sétima Vértebra Localização Este ponto é localizado na linha média das costas abaixo da ponta da quinta vértebra lombar. Ação Remove obstruções do Meridiano. Beneficia as costas. Comentário Este ponto é excelente como ponto local para o tratamento da lombalgia se a dor for na linha média ou bilateral. Só é utilizado se a dor for na parte inferior do sacro ou logo acima.

JIANNEILING Monte Interior do Ombro Localização Via média entre a terminação da dobra axilar anterior e o Jianyu IG-15. Ação Remove obstruções do Meridiano. Expele a Umidade e o Frio. Comentários Este é um ponto local extremamente útil no tratamento da dor no ombro ou ombro congelado. Somente é selecionado se a dor irradiar-se em direção ao aspecto anterior do ombro.

DANNANGXUE Ponto da Vesícula Biliar (Dan) Localização Este ponto está situado aproximadamente 1 cun abaixo do Yanglingquan VB-34. Sua localização não é fixa já que a agulha é inserida na área abaixo do VB-34, onde quer que esteja sensível sob pressão. Ação Resolve a Umidade-Calor da Vesícula Biliar (Dan) Comentários
Humaniversidade Holística 114

Este ponto é freqüentemente utilizado (se estiver sensível sob pressão) para expelir a Umidade-Calor da Vesícula Biliar (Dan) na colecistite ou colelitíase.

LANWEIXUE Ponto do Apêndice Localização No meridiano do Estômago (Wei), entre o Zusanli E-36 e o Shangjuxu E-37, na perna direita somente. A localização deste ponto também é variável e está onde quer que esteja sensível sob pressão entre o E-36 e o E-37. Ação Interrompe a dor abdominal. Resolve a Umidade-Calor. Comentários Este ponto é basicamente utilizado apenas no ataque agudo de apendicite para interromper a dor. Também é útil no auxílio do diagnóstico da apendicite (incluindo o tipo crônico) se estiver ob pressão.

Humaniversidade Holística

115

Sintomatologia
ORELHAS
VERMELHAS Infecção renal (excesso de sal ou proteína animal)

UNHAS
BRANCAS OU ARROXEADAS CÔNCAVAS MANCHADAS, FRACAS PONTAS QUEBRADIÇAS PONTAS ALARGADAS LINHAS HORIZONTAIS LINHAS ONDULADAS PONTOS BRANCOS LUAS GRANDES CUTÍCULA GROSSA Anemia Parasitas Fígado doente Órgãos sexuais Problemas cardíacos Alimentação irregular (horário e qualidade) Vermes intestinais Excesso de açúcar ou produtos químicos Excesso de alimentos, especialmente proteínas Excesso de proteínas

MÃOS
TRÊMULAS PALMAS VERMELHAS PALMAS AMARELAS PALMAS AZULADAS BASE VERMELHO ESCURO LINHA AZUL (POLEGAR) BOLHA D’ÁGUA (PULSO) INFLEXIBILIDADE Problemas de Circulação-Sexo (Neurovegetativo) Eliminação de toxinas do sangue Problemas no pâncreas, baço, vesícula ou fígado Excesso de açúcar, frutas, etc. Problemas na bexiga, útero ou ânus Problemas digestivos, estômago e intestino Retenção de líquidos e açúcar Artérias enrijecidas (colesterol); inflexibilidade física e mental

PÉS
PÉS DE ATLETAS DOLORIDOS (DE PÉ) RACHADOS UNHAS QUEBRADIÇAS CALOS ODOR Problemas renais (excesso de proteína animal) Rins e bexiga doentes (excesso de líquidos) Problemas no baço e pâncreas Excesso de drogas (fígado doente) Excesso de proteínas Excesso de comida animal

PELE
VERMELHA AMARELA PÁLIDA CINZA MARROM ESCURO VERDE VIOLETA SARDAS TUMOR, VERRUGA ACNE Problema cardíaco Crônica: baço-pâncreas ou estômago-súbita: fígado e vesícula Pulmões debilitados ou anemia Fígado cansado ou vermes intestinais Problemas dos rins ou supra-renais Organismo em decomposição (possibilidade de câncer, úlcera ou outras doenças degenerativas) Organismo muito doente, próximo da morte (extr. Yin) Excesso de açúcar sendo eliminado pela pele Excesso de proteína animal ou de alimentação em geral Má fermentação nos intestinos (toxina animal)

VOZ
TIMBRE E POTÊNCIA RITMO E VELOCIDADE Condição dos pulmões e intestino grosso Condição do coração

Humaniversidade Holística

116

Lista de Palavras Chinesas
O uso de palavras chinesas foi mantido em um número mínimo, mas onde o conceito da Medicina Tradicional Chinesa não tem o significado equivalente em português, a palavra chinesa foi mantida. Geral Zang Fu Sistemas de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa Zang Sistemas de Órgãos Yin Fu Sistemas de Vísceras Yang Jing Luo Sistema de Canais e Colaterais Xue Mai Sistema de Canais e Colaterais que carregam predominantemente o Sangue Ming Men Portão da vida Matérias Palavras chinesas Qi Xue Jing Shen Jin Ye Tipos de Qi Palavras chinesas Yuan Qi Gu Qi Zhong Qi Zhen Qi Yong Qi Wei Qi

Aproximação portuguesa Energia Sangue Essência Espírito Líquidos Orgânicos

Aproximação portuguesa Qi Qi Qi Qi Qi Qi Original ou Energia Fonte dos Grãos ou Essencia dos alimentos do Tórax Verdadeiro Nutritivo ou Energia de Nutrição Defensivo ou Energia de Defesa

Zang Fu (Órgãos e Vísceras) Palavras chinesas Aproximação portuguesa Shen Pi Gan Xin Fei Xin Bai Fu Palavras chinesas Pang Guang Wei Dan Xiao Chang Da Chang San Jiao Rins Baço / Pancreas Fígado Coração Pulmões Pericádio

Abreviação R BP F C P CS

Aproximação portuguesa Bexiga Estômago Vesícula Biliar Intestino Delgado Intestino Grosso Triplo Aquecedor

Abreviação B E VB ID IG TA

Oito Canais Mistos (Oito Canais Extras) Palavras chinesas Aproximação portuguesa Du Mai Ren Mai Chong Mai Dai Mai Yang Qiao Mai Yin Qiao Mai Yin Wei Mai Yang Wei mai
Humaniversidade Holística

Canal Canal Canal Canal Canal Canal Canal Canal

Governador Concepção Penetrante da Cintura Equilibrador do Yang Equilibrador do Yin de Ligação do Yin de Ligação do Yang
117

Glossário
Afasia = distúbio cerebral que impossibilita a compreensão da fala ou da escrita. Alalia = paralisia dos órgãos da fala. Anorexia = falta de apetite; inapetência. Apendicite = inflamação do apêndice ileocecal (final do instestino delgado e início do intestino grosso). Apoplexia = privação da fala por distúrbio neurológico. Ascite = aumento de concentração líquida na região peritonial (abdômem). Aspermia = esterilidade no homem. Borborigmo = ruído produzido no ventre pela deslocação dos gases intestinais. Braquialgia = nevralgia dos nervos do membro superior. Constipação = infecção adquirida por vírus das mucosas do nariz e da garganta; resfriado ou prisão de ventre. Dislalia = dificuldade em articular palavras. Dismenorréia = perturbação do catamênio; menstruação dolorosa. Dispepsia = dificuldade na digestão; má digestão. Disúria = dificuldade em urinar. Dor Inguinal = dor na virilha. Enterite = inflamação nos intestinos. Epigastralgia = dor no epigastro, na região estomacal. Epistaxe = derramamento de sangue pelas fossas nasais. Escabiose = sarna. Espasmo = contração muscular involuntária. Espermatorréia = derramamento involuntário do esperma. Hematêmese = vômito de sangue; hemorragia proveniente do estômago. Hemiplegia = paralisia de um dos lados do corpo. Hipertranspiração = transpiração exessiva. Hipoidrose ou Hiperidrose = falta ou exesso de suor. Icterícia = sintoma de uma doença ou afecção do sistema biliar caracterizada pela cor amarelada da pele e conjuntivas oculares. Linfadenite Axilar = inflamação dos linfonodos (gânglios) axilares. Mastite = inflamação da glândula mamária. Metatarsalgia = dor nos ossos do pé. Nefrite = inflamação aguda ou crônica dos rins. Nevralgia = dor aguda que se sente no trajeto de um nervo. Occipitalgia = dor na região posterior da cabeça (osso occiptal). Oligúria = diminuição no volume normal de urina. Orquite = inflamação de um ou de ambos os testículos. Parkinsonismo = conjunto de sintomas da doença de Parkinson. Parotidite = inflamação da parótida. Pericardite = inflamação do pericárdio. Periumbilical = dor ao redor do umbigo. Pleurite = inflamação da pleura. Ptose Do Útero = afrouxamento dos ligamentos viscerais ou das paredes abdominais, que produz a queda dos órgãos (queda do útero). Rosácea = tipo de alergia. Trigeminalgia = dor no trigêmio. Vexação = ficar com vergonha.

Bibliografia
Acupuntura Clássica Chinesa – Tom Sintam Wen Zang Fu – Jeremy Ross Os Fundamentos da Medicina Chinesa –Giovanni Maciocia Atlas de Acupuntura – Claudia Focks
Humaniversidade Holística 118

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->