Yoga é uma palavra masculina da língua sânscrita, derivada de Yuj e significa Juntar, Unir, Integrar.

A prática surgiu no contexto da civilização indiana, milênios antes da era cristã, data de uns 5000 anos e foi sistematizada nos Sutras de Patanjalí (Yoga Clássico). É um caminho para descoberta interior e desenvolvimento da Hiperconsciência (Samadhi), numa prática que visa integração do corpo, mente e emoções, em uma realidade única. De acordo com Patanjalí, Yoga é o aquietamento das ondas mentais (YOGAS CITTA VRTTI NIRODHAH) e este objetivo é conseguido através das técnicas sistematizadas, baseadas em princípios e atitudes, que compõem as diferentes metodologias das linhas de Yoga. Autores atuais como BKS Yiengar, dizem que Yoga é a condição de samadhi e é também um sistema de técnicas para atingir tal estágio. Pratica-se Yoga para aprender a se conhecer e lidar com diferentes situações, tendo o controle de si, cessando o turbilhão de pensamentos da mente, desvencilhando-se das perturbações que causam idéias distorcidas em mentes instáveis e para centrar-se na Realidade, alcançando o conhecimento correto de Si Mesmo . A prática segue os sistemas que tenham uma metodologia baseada em princípios e atitudes que regem a conduta do praticante, atrelado às técnicas para desenvolvimento do controle corporal, da respiração e dos sentidos, para atingir estados de controle interno e vislumbrar a plenitude do ser. Baseado nos Sutras de Patanjalí, os preceitos do Yoga estão divididos em oito partes, os Yamas, Nyamas, Asanas, Pranayamas, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi. Os Yamas e Nyamas constituem O código de ética, valores e virtudes que o praticante deve desenvolver para um bom convívio social e aprimoramento do seu ser. Os Yamas visam autodomínio, são as normas de conduta para formação do caráter e para o bom convívio social, depende de convicção e não só de odediência, são eles: Ahimsa: não violência Satya: verdade Asteya: não roubar Brahmacharya: controle Aparigraha: desapego Os Nyamas são as atitudes em relação a si próprio, o que fazer para cultivar ações mentais saudáveis, construtivas e ter assim o aprimoramento pessoal, são eles: Saucha: pureza Santocha: contentamento Tapas: disciplina/austeridade

para minimizar o esforço do corpo e interiorizar. permitindo o desenvolvimento do autocontrole. a plenitude do ser. estabelecendo o entendimento do ser como unidade. o entendimento da realidade única. Mudras e bandhas . onde há a identificação com o Universo que o ser habita. A fase seguinte é Dhyana.domínio das ações-reações Bhakti Yoga realização devocional Jnana Yoga realização da sabedoria Mantra Yoga domínio dos sons e vibrações Tantra Yoga . a transcedência dos níveis de consciência para um estágio de Hiperconsciência. O Pratyahara está relacionado ao controle dos sentidos.técnicas acessórias e travas. E Samadhi é o estado de iluminação . O Dharana é o estágio de concentração. para controle e retenção de fluxo energético Samyamas condições para vislumbrar a alma em sua plenitude (concentração. meditação e samadhi) . O Hatha Yoga tem também ramificações e agrega Kriyas técnicas de purificação do corpo. a meditação em si. onde a mente busca a conexão com o corpo. Permitindo o desenvolvimento do autoconhecimento. para promover harmonia e equilíbrio nos pensamentos.Svadhyaya: auto-análise Ishvara-pranidhana: autoentrega Os Asanas são as posturas corporais para domínio psico-físico. é uma fase de transição do trabalho. Estes preceitos de Patanjalí constituem a base das linhas que o Yoga Classico se ramifica: Hatha Yoga para exercer o domínio psicofísico Raja Yoga para desenvolver o domínio amplo da mente Karma Yoga . onde ocorre a interiorização. Os Pranayamas são as técnicas de respiração. devem ser estável. ações e emoções exercendo o controle do prana (a força vital).realização do conhecimento. o ambiente externo não mais apresenta obstáculos para prática. firme e confortável.

br www.profhermogenes.pro.yoga.yogasite. atuando nos níveis físico.br . da Força e do Equilíbrio Diminuição dos níveis de ansiedade.uol. mental e emocional.Prof Hermógenes Curso Básico de Yoga Gerson D Addio Fisiologia da Meditação Marcelo Airas e Roberto Simões www.com.eyoga.com.br www.com. desenvolvendo o ser de forma integral.br www. Eis alguns: Desenvolvimento da Flexibilidade. irritabilidade e stress Consciência dos estados mentais Relaxamento físico e mental Vitalidade e Longevidade Algumas recomendações para pesquisa e leitura: Autoperfeição com Hatha Yoga .Os benefícios da prática de Yoga são vários.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful