A Lei do Amor

1

ouvir mais. (agir evitando reagir. ainda nos esforçamos para obter lucidez e razão. ‡ Preservamos numa fase a herança das anteriores. .Busca do amor ‡ Por milênios no processo de evolução: partimos do automatismo busca da sensibilidade instintos básicos razão. mais difícil a libertação. promover a paz). reflexionar como primeiro passo. ‡ A herança animal quando muito forte se transformou em 2 conflito psicológico. Quanto mais fortes as fixações. pensar antes de atuar. ‡ Como a fase de instinto animal foi longa.

é puramente maquinal.] os seres vivos o possuem. ‡ O instinto de conservação diz. Allan Kardec: O livro dos espíritos. questão 702.. Cap. É uma lei da natureza e todos [. respeito à sobrevivência e à perpetuação das espécies. item 11. Nuns. Allan Kardec: A gênese. 3 . raciocinado em outros.. qualquer que seja o grau de sua inteligência.CONCEITO DE INSTINTO: ‡ O instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários. 3. tendo em vista a conservação deles. especificamente.

. combinados. 4 . 3.] Allan Kardec: A gênese.. Cap. Allan Kardec: A gênese. de acordo com a oportunidade das circunstâncias.CONCEITO DE INTELIGÊNCIA: ‡ A inteligência se revela por atos voluntários. item 12. ‡ A inteligência é [. refletidos.. premeditados. [.. item 12.] incontestavelmente um atributo exclusivo da alma. 3. Cap.

21. 5 .. 21 (Conversação edificante). ed. 2003. item 8. Entre a terra e o céu. p. tem sentimentos [. Allan. 205-206. podemos afirmar: [. O instinto e a inteligência pouco a pouco se transformam em conhecimento e responsabilidade e semelhante renovação outorga ao ser mais avançados equipamentos de manifestação. quando instruído e depurado.. Cap. Em sua origem.. Pelo Espírito André Luiz. Cap. o homem só tem instintos. quando mais avançado e corrompido. XAVIER. só tem sensações.. O evangelho segundo o espiritismo. KARDEC.. 172. Instinto e Inteligência Em síntese..] os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. 11. p.. Francisco Cândido.]. Rio de Janeiro: FEB.

‡ que julga condena e não perdoa. ‡ respeito pelo medo e pela culpa. ‡ a nossa imagem. ‡ recebemos o maior castigo possivel. pela eternidade. 6 . ‡ porque não entendemos o amor.Criamos um Deus antropomórfico.

‡ Amor é o sentimento por excelência. falta fazermos. 7 . ‡ Já melhoramos muito. reflexionar para fazer. a Lucidez e a Razão. mas precisamos desperta-lo pela experiência (moralidade e inteligência).Busca do amor ‡ temos a amor na essência. aceitamos as idéias de amor e caridade. ‡ pensar antes de atuar. ‡ Estes instintos serão substituídos pela Lógica. ouvir e se colocar na situação do próximo. promover a paz. ‡ Estamos sufocando este amor pelo egoísmo e orgulho.

desceram ao circo´ (ESE. ‡ maduro: que é pacificador e se entrega sem cobrar. Amor é o resumo da filosofia de Jesus8 . 186) O amor atravessa diferentes fases: ‡ infantil: com caráter possessivo. ‡ juvenil: se expressa pela insegurança. os povos sobressaltaram-se e os mártires. p. ébrios de esperança.Jesus ³Quando Jesus pronunciou a divina palavra ± amor ±.

por mais que façam. no fundo do coração.Jesus O Amor é de essência divina e todos vós.´ (ESE. p.] Entretanto. a centelha desse fogo sagrado. 186) Com Jesus temos um Deus que: ‡ Perdoa incessantemente e renova oportunidades .. tendes... do primeiro ao último. não logram sufocar o gérmen vivaz que Deus lhes depositou nos corações ao criá-los.. [. ‡ Acolhe os aflitos com consolo e apoio ‡ Ama a todos indistintamente! 9 .

Caridade é Amor em ação Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade. pergunta 886 Lembrar das reuniões mediúnicas! 10 . perdão das ofensas. indulgência para as imperfeições dos outros.´ Livro dos Espíritos. como a entendia Jesus? ³Benevolência para com todos.

elevado e transfigurado. ³Já não é ao suplício que ela conduz o homem: condu-lo à conquista do seu ser. 186) 11 . Estai atentos. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem. p. pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios. e a reencarnação. revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual.Kardec O Espiritismo vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. triunfando da morte.´ (ESE.

‡ no possível somos participantes dos planos. 12 . ‡ somos socorridos quando falhamos. para conquista da perfeição. ‡ estamos com quem e onde precisamos. ‡ somos resgatados quando perdemos sintonia. ‡ temos assistência durante nossa vida.Reencarnação e Amor ‡ lei da evolução inexorável.

‡ encarar a grande família humana como a sua. ‡ dar mais que recebemos dos que nos rodeiam. ‡ fazer aos outros o que desejamos a nós.AMAR é: ‡ ser leal. ‡ buscar aliviar a dor do próximo. integro. 13 . honesto.

filhas do amor. paciencia. (Amai ao próximo como a vós mesmos. 14 . humildade. amigos. abnegação. benevolencia. Jesus) ‡ nosso planeta se aproxima da condição de regeneração. (Fenelon) ‡ não teremos preferências por família. mas todos serão igualmente irmãos.Onde Chegaremos: ‡ estamos preparados para uma semeadura fecunda pela doutrina espirita. ‡ amor é latente e chegaremos a amar a todos como irmãos (amar para sermos amados) matando o egoísmo. ‡ assim poderemos gozar a felicidade e a paz. nele se praticarão a caridade.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful