You are on page 1of 15

mais parece sem sentido” Steven Weinberg .“Quanto mais o universo parece compreensível.

....................................................................................................................................8 Perspectiva cristã..............................................2 O que é o ADN.............................. e cromossomas?............................11 Bibliografia .................................................................5 Manipulação genética na criação de arte...........................................................................................................................1 Genes e Manipulação Genética......................................7 Bioética...........................................................................................................................................4 Genes definidores de personalidade....................................................8 Perspectiva pessoal........................................................8 Conclusão.............................3 Manipulação genética ou evolução...........................................................2 Manipulação genética................................................8 Perspectiva budista............................. genes.Índice Introdução..............................................................................................................10 Bibliografia.................................................................

mais ou menos directo. De facto a tecnologia avançou tanto que é permitido ao homem fazer quase tudo a que se proponha. chegou uma nova geração da ciência. Até agora o homem descobria e produzia através daquilo que via e a que tinha acesso. Agora. tendo como objectivo esclarecê-los e discuti-los. e analisarei seguidamente a opinião de alguns filósofos ou escritores contemporâneos e darei a minha própria opinião sobre o assunto Págin a1 . Manipulação genética Introdução Na sociedade actual a tecnologia e os avanços tecnológicos têm um papel fundamental no quotidiano das pessoas. mas actualmente a ciência está a mudar. É aqui que entra então a manipulação genética. Nessa medida vou começar por expor uma base técnico-científica do tema. a geração onde o Homem cria a partir do nada e molda o que já foi criado a seu bel-prazer. Este é um ramo da ciência que está a avançar a um ritmo estonteante e que causa imensa controvérsia a níveis éticos e morais. discutir e pensar sobre o assunto e apresentá-lo aqui neste trabalho. São estes mesmo níveis éticos que me levaram a abordar.

uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica.na definição da genética clássica. Manipulação genética Genes e Manipulação Genética O que é o ADN. por exemplo. fisiológicas. é a unidade fundamental da hereditariedade. é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. dão informações para alguém crescer. Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. o conjunto de características observáveis . Na definição moderna o gene é um segmento de um cromossoma a que corresponde um código distinto.anatómicas. Nos cromossomas dos seres formados por várias células. Gene . Mas. Um cão vai possuir genes que o vão Págin a2 . isto é. e acima de tudo. Eles dão a informação para produzir cabelos encaracolados. que contém vários genes. genes. De uma forma geral vão ser estes compostos genéticos que vão controlar toda a actividade num qualquer ser vivo. Os genes vão distinguir os seres vivos em espécies. a cor dos olhos. o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular.é uma longa sequência de DNA. são os genes que vão determinar o fenótipo O fenótipo designa a aparência do individuo.o ácido desoxirribonucleico. morfológicas. e outras sequências de nucleótidos com funções específicas nas células dos seres vivos. Ilustração 1– Exemplo de ADN Cromossoma . e cromossomas? ADN . entre todas as outras actividades reguladoras no organismo.

Manipulação genética Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo. Só para dar um exemplo dessa grande semelhança. Quando o homem fez pela primeira vez oTricale. um cereal que foi criado pelo homem através do cruzamento do trigo e do centeio. É possível cortar ou modificar Ilustração 2Cartoon da manipulação as moléculas de ADN. tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo. Manipulação genética fazer andar em quatro patas. há já muitos anos começou a manipulação genética. enquanto que o homem vai possuir genes que o façam andar em duas. Em geral os genes dos mamíferos têm uma grande similaridade. introduzindo uma nova característica. Estando descoberta esta compatibilidade entre os genes foi muito fácil para os humanos chegar á conclusão que se poderiam combinar genes entre espécies de forma a dar uma espécie mais “eficiente”. ou produzindo uma nova proteína ou enzima. O objectivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua “utilidade” (conceito de utilidade para o ser humano). ou seja muito mais de metade são iguais em todos os mamíferos. No caso das mulas isso já não acontece. Só será possível produzir uma descendência viável se até certo nível os genes das duas espécies forem compatíveis. utilizando Págin a2 . geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. ou que pelo menos servisse melhor os propósitos do homem. por vezes há seres vivos de diferentes espécies que reproduzem entre si e dão uma descendência viável (descendência capaz de se reproduzir entre si). Mas antes de serem divididos em espécies os seres vivos podem ser agrupados em outras categorias como os mamíferos.

mas geneticistas estão já a desenvolver técnicas que permitem separar e escolher espermatozóides e óvulos que quando se combinam não provoquem estas doenças. Mas existem muitas outras doenças provocadas por deformações de genes. Estas adaptações revelam-se em por exemplo nas girafas que possuem um pescoço gigante para melhor chegarem ao topo das árvores. a progeria (conhecida como síndrome Benjamin Button). Manipulação genética ou evolução A teoria da evolução de Darwin é actualmente aceite pela maior parte dos cientistas e tida como teoria científica. como por exemplo as ligases que unem diferentes cadeias de ADN. a interleucina (proteínas produzidas pelas células T). Têm assim uma Págin a2 . Os vectores que são responsáveis por este processo. Claro que nestes casos os geneticistas já vão ter que interferir com a ordem natural do acto reprodutivo. só culminará na reprodução da mensagem genética de tal gene. se este estiver contido num vector de clonagem apropriado. Esta característica é mostrada no fenótipo da girafa. hemofilia (incapacidade de estancar o sangue) entre outras. também manipulados geneticamente. Os seres vivos vão se adaptando e escolhendo os melhores genes que se adaptam ao meio. vários tratamentos contra o cancro e tumores. ou seja manipular os genes. logo também o seu genótipo vai mudando. A introdução de fragmentos de DNA contendo genes de interesse numa célula. vírus e outros. como o Síndrome de Down. Existem bastantes produtos resultantes da manipulação genética que são usadas actualmente na luta contra doenças. Para este tipo de doenças não existe ainda um medicamento que as cure. Manipulação genética enzimas específicas. Nesta teoria é mostrado que os seres vivos evoluem de forma a ficarem melhor adaptados ao meio. Mas estes tratamentos são baseados no fabrico de medicamentos que vão curar esta deficiência no corpo humano. Entre esses produtos estão a insulina. Tais vectores contém sequências de regulação importantes para que a maquinaria celular possa "ler" e "ler correctamente" a informação contida no gene. Com isto tudo quero dizer que a manipulação genética já é feito há milhares de anos pela Natureza. podem ser plasmídios.

Págin a2 . Manipulação genética manipulação genética que visa o melhoramento de uma espécie. tal como os humanos querem fazer actualmente.

Se assim for. Págin a3 . Esta teoria é um tanto ou quanto assustadora na medida em que diz que a personalidade das pessoas são determinadas pelos genes que possuem e não por uma série de experiências de vida. Não só este gene da sociabilidade foi encontrado. Mas o facto é que ninguém inventou os genes. pois há muitos cientistas que não acreditam nem defendem esta teoria. Acreditam eles que é por isso mesmo que se dizem expressões como “és teimoso tal e qual o teu pai”. os gigantes farmacêuticos da Suíça estão a licitar freneticamente para licenciarem o gene” In Grist Online São muitas as pesquisas genéticas que incidem sobre determinados tipos de genes e o efeito que isso tem na personalidade de uma pessoa. só que os exploradores querem ter o direito sobre esses genes para só eles poderem ter o direito de criar curas para possíveis doenças que esse gene possa causar. É um facto provado que o corpo humano. também genes da “liderança” e genes da “submissão”. com a manipulação genética não tardará a que seja possível criar personalidades em laboratório. Patente na sua forma é o que dá direito a um inventor de explorar comercialmente o seu invento. a consciência. e por essa mesma razão geneticistas acreditam que os genes têm um papel na personalidade das pessoas. as emoções são provocadas por reacções físicas e químicas no corpo humano. Significa isto que um dia todas as pessoas que tomam antidepressivos. Manipulação genética Genes definidores de personalidade “Sente-se sociável? Isso já foi patenteado O gabinete de pesquisa da Universidade de Columbia pediu a patente de um gene que dizem controlar a sociabilidade. entre muitos outros genes. ou medicação para o défice de atenção (…) terão de pagar um imposto á Universidade da Columbia? Aparentemente. Mas o mais curioso é que as Universidades e os investigadores andam a patentear estes genes.

são em 50% dos casos manipulados de forma a transmitir uma verdade parcial mas lucrativa. Até que ponto será ético criar a personalidade de uma pessoa em laboratório? Págin a2 . Manipulação genética As indústrias farmacêuticas sentem-se tão atraídas por estas possibilidades de negócio que há quem afirme que todas estas notícias e novos “avanços”.

É necessária uma mente imaginativa por parte do criador para que se possam juntar duas imagens concretas e formar um conceito totalmente novo que faça parte da imaginação.Imagem do cacto de Laura Cinti Págin a1 . Hoje. Ilustração 4. que é a mistura de um conceito que é o cavalo com outro que são as asas. Outro caso muito curioso é o caso da artista Laura Cinti que exibiu na sua exposição um cacto transgénico no qual cresciam não picos. Este tipo de arte caracteriza-se principalmente pelo facto de os seus criadores pegarem em genes de diferentes organismos e os juntarem de forma a obter uma coisa totalmente nova. Este tipo de arte possui já Ilustração 3– Existe uma teoria que defende que os Neandertais muitos admiradores devido se extinguiram e surgiu a umapela predisposição genética a resistir á mudança primeira vez na Austrália quando um (na falta de melhor termo) artista criou umas asas através das células da espinha de um corpo. A arte genética. alguns novos artistas e geneticistas estão a trabalhar em conjunto e a crias novos tipos de arte. ao longo dos séculos artistas deram asas á sua imaginação e criaram obras de arte magnificas. Por exemplo estamos no mundo da imaginação quando vemos um cavalo alado. Manipulação genética Manipulação genética na criação de arte No conceito de arte está muito inerente o conceito de imaginação. mas sim verdadeiro cabelo humano. E assim.

além das velhas controvérsias morais como aborto e eutanásia. pois isso vai contra a ordem que deus pôs no mundo. mas de acordo com o budismo tudo no mundo é natural. Págin a3 . Existem várias histórias budistas de xamãs que mudavam a forma de animais sem que houvesse algo de “inatural” nisso. Manipulação genética Bioética “O termo "Bioética" surgiu na década de 1970 e tinha por objectivo deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico. Perspectiva budista Um dos argumentos da religião cristã contra a manipulação genética é o facto de esta ir contra a ordem natural do mundo. requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar e dinâmica por definição. A biossegurança.” Pedro Jacy Perspectiva cristã A religião cristã que diz que o mundo e todas as coisas que nele habitam foram e são obras de deus. de um viés mais tecnicista para um caminho mais pautado pelo humanismo. a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos. Defende então a posição que qualquer intervenção do homem nos seres vivos que vá contra a criação natural não é aceitável. O que os budistas não aprovam é o uso dessa manipulação para fins pouco altruístas e comerciais. superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores estudáveis pela ética. Para esta religião não é ético manipular genes. Tanto o Papa como outras instituições católicas já mostraram a sua posição contra a manipulação genética em casos como a fertilização in vitro e a utilização de células estaminais. se é criado pelo homem é natural.

em segundo lugar o natural de todos os seres biológicos é arranjar estratégias de modo a garantir uma maior longevidade da mesma. logo tudo o que possa ser originado/criado pelas suas mãos vai ser na mesma ordem natural. Doenças como a progeria ou síndrome de Down deixariam de existir.Criança que sofre da doença genética progeria que causa o envelhecimento precoce Págin a1 . Manipulação genética Perspectiva pessoal Na minha opinião a pesquisa no ramo da manipulação genética deve continuar e deve ser “aplicada” nos humanos. Como seres biológicos talvez daqui a 1000 anos já seremos diferentes daquilo que somos agora. Então porque não realizarmos já nós próprios a nossa evolução? A manipulação genética permite erradicar milhares de doenças e pode evitar outras tantas causadas por deficiências nos genes. se conciliada com as éticas de dignidade e direitos humanos apresentadas até aos dias de hoje. Ilustração 5. Na minha opinião a manipulação genética não poderá trazer senão benefícios para a vida humana. A própria evolução humana não deixa de ser uma manipulação genética a que estamos sujeitos. A manipulação genética não vai contra a ordem natural das coisas porque em primeiro lugar o Homem é um ser natural.

Como se sabe a ética está profundamente ligada com a política. contudo muitos defendem que o Homem não deve intervir nas leis da Natureza pois também ele é um ser natural e não deve tentar manipular as leis a que também está sujeito. logo é necessário que governos de vários países comecem já a prever futuras situações de manipulação genética para que seja evitado um caos futuro. mesmo que saiba como fazê-lo. Págin a2 . e mesmo assim já está a gerar grandes controvérsias em várias culturas. Manipulação genética Conclusão A manipulação genética começou ainda só agora a dar os primeiros passos. instituições e governos em todo o mundo. Este é um assunto muito recente que toca em vários níveis éticos. Este ramo científico já ajuda milhares de doentes e permite uma melhor eficiência dos processos biológicos naturais. como o exemplo das patentes genéticas.

org/gca/index.sapo.pt/budismo.stc.wikipedia.edu.org/wiki/Cromossomo http://pt.mkgip.ac. Michael (2007).jpg http://www.symbiotica.htm www.org/wiki/Gene http://religioes.ppt http://www.wordpress.home.uwa.com/2008/03/13/neanderthal-man-too- cautious-to-survive/ http://pt. Manipulação genética Bibliografia http://onestatesolution. Next.th/Manila-Buddhism.chula.apbioetica.au/educate CRICHTON.org/wiki/DNA http://pt.arts.wikipedia.wikipedia. Dom Quixote Págin a3 .php?id=135&idbloco=156 http://www.com/p/tsize=388/gallery/cms_images/services/biotechnol ogy.