P. 1
gravuras da prova de historia 6 ano_2011

gravuras da prova de historia 6 ano_2011

|Views: 581|Likes:
Published by Jair Marçal Junior

More info:

Published by: Jair Marçal Junior on Apr 14, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as RTF, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/14/2011

pdf

text

original

Revisão dos conteúdos

1 Até que ponto o historiador pode saber tudo o que aconteceu, de fato, no passado? 2 Quais as diferenças e as semelhanças entre a atividade do historiador e a do romancista?

Aprofundamento do estudo
3 Observe as fontes históricas seguintes.

Ponte Buarque de Macedo (Recife). Cartão-postal de 1913. Certidão de casamento de imigrantes italianos (Itália, 1921). Como o serviço de imigração de São Paulo ciava prioridade à vinda de famílias, este documento era importante para a obtenção de passagens subsidiadas.

í M.
Boneca da década de 1930 que pertenceu à rainha Elizabeth II. Última página da carta de Pêro Vaz de Caminha, de 1500. A moldura é trabalho posterior.
#
fflt:

*

,1.

de Jean Baptiste Debret. dos trabalhadores.* •X Páginas da obra de gramática cie António Nebrija. observe a imagem e responda às questões em seu caderno. A história vista de baixo Durante muito tempo. A história vista de baixo valoriza o testemunho das mulheres. 21 . c) Selecione quatro das fontes históricas apresentadas e explique o que cada uma delas pode nos informar sobre a vida humana no passado. a história escrita pêlos historiadores considerava apenas o ponto de vista das pessoas poderosas. e ignorava a experiência histórica dos homens e das mulheres anónimos. A partir da segunda metade do século XX. litogravura do século XIX. -i Leia o texto. dos doentes. das crianças. Anote em seu caderno. CDs. Negros de carro. a) O que são fontes históricas? b)Classifique as fontes históricas mostradas nas imagens em fontes escritas e fontes não escritas. 1481. dos pobres. trazendo para o nosso conhecimento a vida de pessoas há muito esquecidas pêlos estudiosos. os historiadores têm procurado recuperar a memória dos excluídos da história. Ferro de passar roupa à base de carvão.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->