CONCEITO DE TENSÃO

CONCEITO DE TENSÃO

Representa a intensidade da força interna sobre um plano específico (área) que passa por um determinado ponto.

é definida como tensão de cisalhamento. é definida como tensão normal. que atua no sentido perpendicular a DA. Portanto pode-se escrever que: y Tensão de Cisalhamento: A intensidade da força ou força por unidade de área. s (sigma).Tensão Normal e Tensão de Cisalhamento y Tensão Normal: A intensidade da força ou força por unidade de área. que atua na tangente a DA. Portanto pode-se escrever que: . t (tau).

Unidades de Tensão no SI y No Sistema Internacional de Unidades (SI). como essa unidade é muito pequena. nos trabalhos de engenharia são usados prefixos como quilo (10³). mega (106) ou giga (109). Esta unidade é denominada pascal (1 Pa = 1 N/m²). a intensidade tanto da tensão normal quanto da tensão de cisalhamento é especificada na unidade básica de newtons por metro quadrado (N/m²). .

além disso. 2) A fim de que a barra possa sofrer deformação uniforme. a seção transversal deve permanecer plana durante a deformação. .Tensão Normal Média Hipóteses de simplificação 1) É necessário que a barra permaneça reta tanto antes como depois de a carga ser aplicada. e. é necessário que P seja aplicada ao longo do eixo do centróide da seção transversal e o material deve ser homogêneo e isotrópico.

Tensão Normal Média Simplificações y Material Homogêneo: Possui as Mesmas propriedades físicas e mecânicas em todo o seu volume. y Material Isotrópico: Possui as Mesmas propriedades físicas e Mecânicas em todas as direções. .

.Distribuição da Tensão Normal Média onde: s = Tensão normal média em qualquer ponto da área da seção transversal. A = área da seção transversal da barra. aplicada no centróide da área da seção transversal. P = resultante da força normal interna.

A = Área da seção transversal. .Tensão de Cisalhamento Média onde: t méd = Tensão de cisalhamento média na seção. V = Resultante interna da força de cisalhamento.

Cisalhamento em Juntas Cisalhamento Simples: Cisalhamento Duplo: .

Tensão Admissível O engenheiro responsável pelo projeto de elementos estruturais ou mecânicos deve restringir a tensão do material a um nível seguro. portanto. . deve usar uma tensão segura ou admissível.

Valores específicos dependem dos tipos de materiais usados e da finalidade pretendida da estrutura ou máquina. .Fator de Segurança (F.) é a relação entre a carga de ruptura Frup e a carga admissível Fadm.) (F.S.S. O fator de segurança é um número maior que 1 a fim de evitar maior possibilidade de falha.S.) Aula O fator de segurança (F.

2) Área da seção transversal de um acoplamento submetido a cisalhamento. 3) Área requerida para resistir ao apoio.Projeto de Acoplamentos Simples Elemento sujeito a aplicação de força normal: Elemento sujeito a aplicação de força de cisalhamento: Problemas comuns: 1) Área da seção transversal de um elemento de tração. 4) Área requerida para resistir ao cisalhamento provocado por carga axial. .

Área da Seção Transversal de um Elemento sob Tração .

Acoplamento Submetido a Cisalhamento .

Área Requerida para Apoio .

Cisalhamento por Carga Axial .

Material de Aula. E. R.BIBLIOGRAFIA Hibbeler. São Paulo 2004.Resistência dos Materiais.. . Prentice Hall. Rodrigues Resistência dos Materiais. J. C. y . M. y ??? Beer y L.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful