P. 1
Trabalho Concluido de Desenv Pessoal e Profissional

Trabalho Concluido de Desenv Pessoal e Profissional

|Views: 2,780|Likes:

More info:

Published by: Taciana Guandalini Costa on Apr 17, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/15/2013

pdf

text

original

ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE DE OSASCO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

. como requisito parcial para a nota Semestral da matéria de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.A. Orientador: Marcos Allan Ferreira Gonçalves .2 OSASCO 2011 MARCOS AURÉLIO GOMES DO VALE .RA 1105272944 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL Trabalho Acadêmico Apresentado ao curso de Logística das Faculdades de Osasco da Anhanguera Educacional S.

3 OSASCO 2011 .

...............................................................................................9 QUESTIONÁRIO...............8 COMPETÊNCIAS PESSOAIS..................................................12 ....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................4 MINISTÉRIO DO TRABALHO............6 GERENTE DE COMPRAS.................................................................................10 CONCLUSÃO.......................................4 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...............................................7 ATIVIDADES................11 REFERÊNCIAS...........................................................................................................5 CBO..................................................................................................................9 RECURSOS...............................................................................................................................................................

principalmente através do site do Ministério do Trabalho. seja em qualquer parte de nossa vida. . culturais. precisamos estar sempre em sintonia e acompanhar as mudanças se quisermos crescer pessoalmente e profissionalmente. Para chegarmos ao um lugar de destaque. ou um cargo elevado ou almejado.5 INTRODUÇÃO Com as constantes mudanças. entre outras. pessoais. morais. precisamos descruzar os braços e correr atrás. sejam elas tecnológicas. Mas como saber se aquele cargo tão almejado é compatível com nossas habilidades e interesses? E como alcançá-los? O trabalho mostra que é possível encontrar todas essas informações através de pesquisas na Internet.

índices. No site do ministério podemos encontrar. etc. políticas salariais. . formação e desenvolvimento profissional.6 MINISTÉRIO DO TRABALHO O ministério do trabalho tem por finalidade gerir a política e diretrizes para a geração de renda e apoio ao trabalho. aplicações de sansões previstas em normas legais ou coletivas. infantis e outros trabalhos que denigrem o homem. dados e estatísticas. duvidas. segurança e saúde no trabalho. As funções do ministério do trabalho são: fiscalização do trabalho. Visa assegurar ao trabalhador condições dignas de trabalho e evitar trabalhos escravos. ajuda ao trabalhador e o que iremos nos aprofundar o conhecido CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

O processo de descrição é desenvolvimento por meio de comitês de profissionais que atuam nas famílias. sobretudo no que concerne aos programas de qualificação profissional e intermediação da mão-deobra. Iremos abordar abaixo a descrição de um cargo que encontra-se cadastrado no CBO. partindo-se da premissa de que a melhor descrição é aquela feita por quem exerce efetivamente cada ocupação. O CBO é uma estratégica importante.7 CBO A CBO é o documento que reconhece.br) ou também pode se fazer o downloads. bem como no controle de sua implementação. . Estiveram envolvidos no processo pesquisadores da Unicamp. O CBO pode ser consultado diretamente no site do ministério do trabalho ( http://portal. implicando alterações estruturais no mercado de trabalho. nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. UFMG e Fipe/USP e profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural. Terá relevância também para a integração das políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego. na medida em que. econômico e social do País nos últimos anos.mte. poderá ser utilizada pelos mais diversos atores sociais do mercado de trabalho. com a padronização de códigos e descrições.gov.

insumos e serviços em empresas industriais. Para preenchimento de vagas com profissionais externos. materiais indiretos. em empresas e instituições de grande porte. . normalmente. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional. almoxarifado e logística. principalmente. Gerente de Planejamento de Compras. nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho . Coordenador de Compras. Gerente Geral de Compras e Gerente Geral de Compras.CLT.598/2005. equipamentos. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação.8 GERENTE DE COMPRAS – CBO 1424-05 Também pode ser encontrado com outros nomes como: Administrador de Compras. fruto do trabalho sob pressão. comerciais e de serviços. Suas principais atividades são: gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra. englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras. exceto os casos previstos no art. Condições gerais do exercício: os profissionais da família podem ser encontrados. demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos. armazenagem e movimentação de matériaprima. os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse. 10 do decreto 5. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira. Formação e Experiência: o acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa. Gerente de Materiais. procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função. com ou sem escolaridade de nível superior.

processar a venda direta de sucatas e produtos inativos. analisar cotações. verificar linhas de financiamento. controlar alterações de preço. redigir comunicados e normas. definir meio de transporte e rota. calcular preço final da importação. fixar critério para descarte. acionar companhia de seguros em caso de sinistro e negociar garantia de funcionamento e assistência técnica. telefone. Desenvolver novos fornecedores – Identificar novos fornecedores. visitar fornecedores. contratar leiloeiro e contratar empresas especializadas em descartes. identificar novos produtos. fixar prazos e quantidades mínimas para compras.9 ATIVIDADES Gerenciar Compras: Analisar necessidades de compras do cliente interno. qualificar novos fornecedores. solicitar contratação de seguro e câmbio. definir forma de pagamento. analisar custos incidentes na compra. Comunicar-se – demonstrar clareza na comunicação oral e escrita. acompanhar os indicadores de eficiência do departamento. comunicar-se via correio eletrônico. identificar novos fornecedores em feiras e congressos e identificar novos fornecedores em revistas. liderar reuniões. negociar formas de pagamento com fornecedores. avaliar processo produtivo do fornecedor. monitorar preços do mercado. cotar preços para compras especiais. comunicar-se com fornecedores. subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa. contratar serviços de terceiros. negociar preços com fornecedores. Internet e guias. participar de reuniões. supervisionar trabalho do despachante. pesquisar informações cadastrais de fornecedores. contratar despachante. estabelecer critérios de atualização do cadastro. Realizar importações – verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo. equalizar preços ofertados. acompanhar embarque e desembarque dos materiais. determinar condições de embarque dos materiais. relacionar-se com os departamentos da empresa. Descartar resíduos. Controlar Fornecedores – Avaliar desempenho do fornecedor. definir critérios de venda de sucata e produtos inativos. realizar parcerias com fornecedores. priorizar compras de emergência. reportar-se a diretores. fax e celular. . sucatas e produtos descontinuados – Acompanhar legislação ambiental relativa a descarte de resíduos. elaborar relatórios. levantar informações financeiras dos fornecedores e desqualificar fornecedor. aprovar pedidos de compra e controlar orçamentos de compras por centros de custos. controlar contratos. expressar-se em outros idiomas.

. 7. 13. 9. 15. Revelar eficiência. 9. 8. Telefone. Fax. 2. 12. Calculadora Eletrônica. Teleconferência. 10. Demonstrar responsabilidade. Manter-se atualizado. Celular. 11. Demonstrar criatividade. 6. Dominar o sistema produtivo da empresa. 6. Demonstrar habilidade para negociar. 4. 3. Demonstrar objetividade. 8. 4. Demonstrar capacidade de convencimento. 5. Automóvel. Papéis. Demonstrar capacidade de inovação. 14. Demonstrar liderança. 10. 2. 12. Maquina Copiadora. Avião. Demonstrar raciocínio lógico. Demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão. 3. Microcomputador. 11. 5. Demonstrar sensatez. Caneta. Videoconferência. RECURSOS DO TRABALHO 1. Demonstrar flexibilidade. 7.10 COMPETÊNCIAS PESSOAIS 1. Desenvolver capacidade de observação.

conhecer a necessidade das áreas e dos solicitantes das compras para assim. empatia. Power Point. treinamentos na área de liderança. papéis. celular. telefone. liderança. Cotação de mercadorias ou serviços. fax. etc. . 2) Quais as que você precisa desenvolver? Gerenciamento de equipe. entre outros recursos necessários que serão averiguados durante a faculdade. email. carro. 3) Quais são os recursos que você sabe utilizar? Excell.11 QUESTIONÁRIO 1) Que competências você já tem? Negociação com fornecedores para encontrar o melhor preço e negócio. avião. calculadora. caneta. realização de um curso de idiomas. utilização de recursos áudio visuais para conferências. Conhecimento de sistemas específicos na área. se aprofundar nas técnicas de negociação. 4) Quais são os recursos de trabalho que você precisará aprender a usar? Utilização de sistema SAP (muito utilizado hoje pelas empresas). realizar a compra certa na primeira vez.

escolher o caminho correto a percorrer para alcançar os objetivos almejados. primordiais para o sucesso. etc. . temos uma explicação clara das atividades.12 CONCLUSÃO Com todo o conhecimento adquirido através deste trabalho fica muito mais fácil. pois através deste. recursos. O trabalho foi de grande valor para o aprendizado e para que possa traçar e percorrer minhas metas futuras. cursos. graduação.

br .mte.gov.13 REFERÊNCIAS Site do Ministério do Trabalho: http://portal.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->