facebook.com/psd.peniche psd.peniche@gmail.

com

BOLETIM INFORMATIVO ABRIL 2011

CONSIGO, PARA MUDARMOS O DESTINO DE PENICHE
Caros Amigos, Iniciamos, com este Boletim, um contacto regular com a população de Peniche. Queremos transmitir as nossas preocupações e as nossas ideias para Peniche e permitir que nos contactem com ideias, sugestões e problemas. Vivemos um tempo de desencanto com a política. É fundamental mudar isso. O primeiro passo é o de nos convencermos de que a política somos todos nós, com as opções que fazemos, de actuar ou de não actuar, de falar ou de ficar calado, de defender as nossas ideias ou de o não fazer. O compromisso que assumo, na liderança do PSD Peniche, é o de trabalhar para mudar o destino do nosso Concelho. Esse trabalho implica ter um rumo para o futuro, mas também ter a capacidade de apresentar soluções no presente. É no presente que vivemos e de nada nos servirá preocuparmo-nos com o futuro se não soubermos, agora, resolver os problemas. A gestão competente dos recursos da Câmara é um passo fundamental para que Peniche possa ter um futuro. A actual situação de descontrolo financeiro deixa em risco o funcionamento do Município, mas também as empresas a quem a Câmara deve. É preciso cortar no desnecessário e fazer opções sérias. Peniche tem características únicas. Devemos preservar o património ambiental e cultural, impedir que se continuem a cometer atentados urbanísticos que desfiguram a nossa costa. Só assim podemos aproveitar o potencial turístico que a praia e o surf nos trazem, não apenas publicitando, mas sim atraindo investimento privado e permitindo a criação de empregos. A agricultura e as actividades ligadas ao Mar devem ser vistas como actividades com futuro e devidamente impulsionadas. Naturalmente que não depende apenas da Câmara Municipal resolver os problemas de Peniche. Depende dos organismos do poder central mas depende também de cada um de nós. Estou convencido de que a minha geração tem muito a oferecer. Deve aprender com os mais velhos, mas deve trilhar um rumo novo, com espírito inovador, eficiência e rigor, essenciais no mundo em que vivemos. É assim em Peniche e é assim no País. Quando, em breve, formos chamados a escolher um novo Governo, o nosso futuro não poderá continuar nas mãos de quem enganou os Portugueses ao longo dos últimos 6 anos. Pedro Passos Coelho é a alternativa séria e credível para o nosso futuro comum, para podermos começar, de imediato, a trilhar caminho para um futuro em que Portugal possa crescer. Se cada um de nós, jovens e menos jovens, quiser participar e tiver vontade de contribuir para um presente melhor e para um futuro promissor dos jovens de amanhã, é agora que deve fazê-lo. Um abraço, Ademar Vala Marques
Presidente da Comissão Política

Eleições 2011
Pedro Passos Coelho:

“Um novo Governo, com mais confiança, com mais força e com mais determinação para vencer a crise em que vivemos.”
3 HABITAÇÃO SOCIAL EM PENICHE
É necessário recuperar a habitação social existente e fazer opções correctas.

4

facebook.com/psd.peniche

ABRIL 2011

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

PSD PENICHE DEFENDE QUE SEJAM OUVIDOS OS CIDADÃOS QUANTO AO FUTURO DA ENVOLVENTE DO FOSSO DAS MURALHAS

FOSSO PARTICIPADO
Deputada Municipal Cristina Leitão alerta para a necessidade de dar voz aos cidadãos
Na Assembleia Municipal de 25 de Fevereiro, a Arquitecta Cristina Leitão, Deputada Municipal do PSD, criticou o Presidente da Câmara Municipal, por ter afirmado na reunião de Câmara que deu indicações aos técnicos do Município sobre o projecto da segunda fase do Fosso das Muralhas. Os trabalhos actualmente em curso dizem respeito somente à limpeza do fosso, construção da eclusa e das pontes. Está por definir o uso do espaço envolvente ao fosso. A população de Peniche tem expectativas em relação ao espaço do Fosso das Muralhas, conhecendo-se diversas opiniões a esse respeito. O sentimento generalizado vai no sentido de considerar a importância da valorização da área envolvente directa, dando relevo à Muralha, que por ser Monumento Nacional deveria tornar-se num símbolo da cidade, verdadeiro cartão de visita à entrada da mesma. Associada à obra do Fosso deveria acontecer a revitalização da malha urbana industrial adjacente, que tem uma importância estratégica para a economia local. A participação activa dos cidadãos na fase inicial do projecto é essencial, por forma a que o espaço que surja seja adequado às suas expectativas e necessidades. Cabe à Câmara Municipal procurar averiguar quais são essas expectativas, promovendo inquéritos à população. A Arquitecta afirmou que a gestão territorial de hoje se faz em 4 fases: 1. Ouve-se a população; 2. Consultam-se entidades; 3. Fazem-se opções; 4. Produzem-se planos e projectos. Considerou por isso que a forma como o Presidente da Câmara tratou o assunto, querendo começar pelo fim!, é desajustada à forma de fazer bem e pediu-lhe que corrija e que ouça a população de Peniche sobre aquilo que quer para a área do Fosso da Muralha, envolvendo as pessoas nas decisões essenciais sobre o futuro da Cidade.

FESTA DO PINHAL
2

8 MAIO 2011, 12H30

PINHAL DE FERREL

APARECE!

facebook.com/psd.peniche

ABRIL 2011

Hospital de Peniche

QUE FUTURO?
Na campanha autárquica de 2009, o PSD criticou que a CDU se vangloriasse de salvar o Hospital de Peniche, face ao que era então já evidente: Peniche está a ficar sem hospital! A Câmara e a CDU apressaramse a desmentir, figurando indignação. Infelizmente, o tempo deu-nos razão e Peniche tem hoje um edifício sem equipamentos e quase sem pessoal médico, que foram entretanto transferidos para Caldas da Rainha e Alcobaça. A nossa preocupação é só uma: os cidadãos de Peniche têm direito ao seu hospital. Peniche, enquanto cidade piscatória e centro turístico com um potencial de excelência, tem de ter serviços médicos de qualidade e não a 30kms de distância. A Câmara descuidou a realidade em nome da propaganda eleitoral e não soube exigir do Ministério da Saúde o cumprimento dos compromissos assumidos. Esperemos que não tenham acordado tarde demais para a realidade.

“Um novo Governo, com mais confiança, com mais força e com mais determinação para vencer a crise em que vivemos.”
Pedro Passos Coelho defendeu que “o PSD não quis prolongar a vida de um Governo que não faz o que é preciso fazer e deve ser feito; e assim se torna injusto para os portugueses”. O Presidente do PSD disse confiar que com um novo Governo saído de eleições será possível “apresentar, quer aos mercados, quer aos nossos parceiros europeus, uma estratégia de médio longo prazo que, finalmente, enfrente os problemas, vá à raiz dos problemas, e que não se limite de meio em meio ano a pedir sacrifícios redobrados aos portugueses sem que estes vejam forma de encontrar uma esperança ou uma saída para a crise”. Em relação à campanha, Passos Coelho referiu que “Portugal inteiro sabe que, nesta altura, o Governo só tem uma estratégia, que é querer responsabilizar o PSD por tudo o que de mau acontece em Portugal. Todos os portugueses já perceberam que a única preocupação do primeiro-ministro é dizer que, se não houver dinheiro, a culpa é do PSD, se os mercados não confiarem, a culpa é do PSD, se porventura algum desastre económico acontecer em Portugal, é culpa do PSD e possivelmente, se chover, a culpa também é do PSD, mas se não chover, também o PSD tem a culpa...”. O PSD estabelece “cinco pilares-chave” como base para o seu futuro programa eleitoral: “Sociedade civil e instituições; Crescimento económico e emprego; Estado eficiente e sustentável; Sustentabilidade, inclusão e solidariedade sociais; Política externa ao serviço do desenvolvimento”. No plano económico, o PSD promete “uma agenda para o crescimento, competitividade e emprego, como via para o aumento da taxa potencial de crescimento económico, incluindo uma agenda para a justiça com medidas de simplificação, celeridade, reforço da independência dos operadores judiciários, incluindo a capitação de processos”.
Fonte: Povo Livre 30.03 e 05.04

3

facebook.com/psd.peniche
O PSD Peniche defendeu já por diversas ocasiões que a Câmara Municipal de Peniche deve resolver a situação de multiplicação de alojamentos turístico sem licenciamento ou fiscalização (denominados Surf Camps), onde qualquer anexo de madeira serve para alojar meia dúzia de jovens durante uma semana de Surf. Outras estruturas mais dignas, como apartamentos ou moradias, servem noutros casos o mesmo propósito, mas a maioria destas soluções não cumpre os requisitos exigidos por lei. Para um turismo de qualidade é fundamental fazer cumprir regras quanto ao alojamento turístico. Nesta matéria não se pode facilitar, em primeiro lugar porque se trata de uma questão de segurança e de saúde, em segundo lugar porque é uma questão de equidade perante outros investidores (ou comerciantes) a quem são exigidas licenças, taxas e obrigações. Se a Autarquia actuar poderemos contribuir para a dignidade do nosso alojamento local, dando melhores condições e garantindo segurança e condições de higiene básicas a quem nos visita e ao mesmo tempo valorizaremos o nosso produto turístico. O alojamento local é uma estrutura fundamental como motor de desenvolvimento do Concelho.

ABRIL 2011

APROVEITAR A ONDA

PSD PENICHE DEFENDE LEGALIZAÇÃO DE SURF CAMPS E TRANSFORMAÇÃO EM ALOJAMENTO TURÍSTICO DE QUALIDADE

HABITAÇÃO SOCIAL – NOVO CAMINHO
Na campanha de 2009 a CDU prometeu a construção de dezenas de fogos de habitação social. Não construiu um único, provavelmente não construirá. A má ideia da CDU era construir prédios no Bairro do Calvário: no fundo, repetir no local onde hoje há casas com logradouro – que são um bom exemplo de habitação social – os maus exemplos de bairros sociais que já provaram ser errados. O PSD Peniche não faria assim e tem defendido a mudança do paradigma de Habitação Social, para um que passe pela integração no centro da cidade, fomentando a reabilitação urbana. Os vereadores do PSD propuseram na Câmara Municipal que se abandone a ideia de destruir o Bairro do Calvário. Devem aproveitar-se as verbas do ProHabita mas para reabilitar, não apenas o Coosofi, o Verde Mar e o Fernão de Magalhães, mas também o Bairro do Calvário. Nos tempos difíceis que correm, em que Peniche tem uma elevada taxa de desemprego, é importante que aquelas casas sejam recuperadas para poderem ser atribuídas a quem realmente precisa e que sejam abandonados os projectos errados de destruir o bairro.

4

AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES
O PSD está preocupado com vários problemas do Concelho: • O estacionamento de autocaravanas não está regulamentado e é permitido em qualquer local, seja nas falésias seja a ocupar o pouco estacionamento público existente. Têm de ter um local próprio e com condições! O Regulamento da Venda Ambulante, recentemente aprovado na Assembleia Municipal, está por aplicar. Os vendedores continuam a fazer concorrência desleal aos comerciantes da cidade e a CMP nada faz... Falta uma Casa Mortuária digna na Cidade de Peniche... ainda por cima a CMP utilizou o empréstimo para o efeito e diz que tem o dinheiro para a obra. Porque não começou já? A poluição do Rio de São Domingos continua sem solução à vista. O ambiente tem de ser uma prioridade! [Issue] :: [Date] Novos Órgãos do PSD Peniche

TEMPO DE

OPÇÕES
A Câmara de Peniche não tem dinheiro. Não paga aos fornecedores. Reduziu o apoio aos Bombeiros e a outras instituições do Concelho. Vai reduzir apoios sociais a funcionários. E, no entanto... Continua a planear eventos caros como se tivesse muito dinheiro para gastar. Atribuiu 20.000 euros para a construção de um monumento aos exCombatentes. A falta de dinheiro implica fazer opções políticas muito sérias e por vezes difíceis. Até impopulares. É precisa coragem política. Seriedade. Obras que até se podem justificar têm de ficar para mais tarde. Não estamos no tempo das festas.
João Augusto Barradas Presidente da Assembleia de Militantes Ademar Vala Marques Presidente da Comissão Política Maria João Avelar Vice-Presidente da Comissão Política

Marcelino Pereira Tesoureiro

Humberto Machado Vogal

Cristina Leitão Vogal

João M. R. Ribeiro Vogal

Filipe Sales Vogal

Laura Ganhão Vogal

Luís Marques Vogal

Mesa da Assembleia de Secção: Vice-Presidente – Paulo Rodrigues Secretário – João de Sá Cipriano

Membros por inerência: Presidente JSD – Rui Martins Designado JSD – Hugo Martins

Vereador PSD – Francisco Salvador Líder Grupo AM – Carlos Santana

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful