Ficha de Trabalho de Geologia – 11.º/12.

º Anos
Tema IV | Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento
Nome: Data:

_________________________________________________

_____________________

FALHAS E DOBRAS 1. Complete o seguinte texto, recorrendo ao uso dos termos/conceitos expostos na caixa em baixo. A deformação das rochas ocorre como resposta à tensão gerada pelos processos [A] e origina um conjunto de estruturas cujos elementos mais representativos são as [B] e as [C]. A tensão ou pressão resultante dos processos [A] é a força exercida por unidade de área (expressas frequentemente em bar ou Pascal). Sobre as rochas podem atuar a tensão [D] ou confinante e a tensão dirigida, não litostática ou tectónica. A primeira resulta do peso das rochas situadas acima, atua uniformemente em todas as direções e provoca a [E] do volume das rochas. Por sua vez, a tensão não litostática, que pode ser compressiva, distensiva ou de cisalhamento, atua numa ou várias direções e é a responsável pela formação de estruturas tectónicas como as [B] e as [C]. As rochas podem sofrer dois tipos de deformação: [F], em que o material fica moldado (dobramento) e/ou [G], em que há quebra (rutura) dos materiais. Pode dizer-se que o limite de plasticidade de uma rocha é geralmente [H]. Quando este limite é ultrapassado, e mesmo que cesse a atuação da força exercida, pode dizer-se que se instalou a [I]. A rocha sofre, então, rutura ou fica permanentemente deformada, já que estes processos são [J].
Utilize estes termos/conceitos para completar o texto:

Tectónicos Litostática Diminuição Plástica ou dúctil Dobras

Irreversíveis Frágil Falhas Deformação Baixo

2. Preencha o seguinte quadro com os tipos de tensões dirigidas (horizontal – A, B e C) e as deformações respetivas (vertical – 1, 2 e 3). Utilize os termos «distensão», «indeformado», «compressão», «dúctil», «cisalhamento» e «frágil».
Tipos de Tensões Dirigidas

A

B

C

1

Tipos de Deformações

2

3

Escrito conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Página 1 de 3

o que entende por «falha»? 8. justificando a sua resposta. No contexto da Geologia. 7. faça a classificação da estrutura relativamente ao movimento vertical dos blocos. Fundamente tais classificações (a negrito). «As falhas resultam da ação de qualquer tipo de tensões (compressivas.3. Estas imagens ilustram duas estruturas dobradas. Diga a que tipo de deformação corresponde cada uma das imagens seguintes (falha ou dobra). classifique as seguintes estruturas. Relativamente à imagem da falha. enquanto a segunda ilustra um sinclinal. Refira-se ao valor lógico da afirmação anterior. Estrutura A Estrutura B Estrutura C 6. Estrutura A Estrutura B 4. Faça a legenda da seguinte imagem. A primeira refere-se a um anticlinal. que representa uma dobra. 5. distensivas e cisalhantes) em rochas com comportamento dúctil». Relativamente à disposição espacial. Escrito conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Página 2 de 3 . Faça a(s) devida(s) correção/correções se for o caso disso.

2 – Falha normal ou distensiva. por meio de uma dupla seta (). que representa uma falha. Classifique a estrutura de acordo com o movimento vertical dos blocos e indique. EUA)? c) Qual das estruturas possui falhas divergentes para o interior e está associada a zonas elevadas. originando as estruturas geográficas representadas nas figuras seguintes.9. Preencha a caixa em baixo de forma a fazer corresponder a cada uma das classificações uma das seguintes imagem. 3 – Desligamento ou falha transformante. As falhas podem surgir associadas a outras falhas. como o Maciço Marginal de Coimbra? Bom trabalho!  Rúben Oliveira-Freitas Escrito conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Página 3 de 3 . Falha A Falha B Falha C 1 – Falha inversa ou compressiva. Falha ______ Falha ______ Falha ______ 11. Responda às alíneas. 10. Estrutura A Estrutura B a) Que estrutura representa cada uma das imagens? b) Qual das estruturas possui falhas convergentes para o interior e está associada a zonas de depressão – vales alongados de fundo plano –. como o Vale da Morte (Califórnia. Faça a legenda da seguinte imagem. o rejeito da estrutura.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful